Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

A Árvore é a carta que traz as noções de segurança e estabilidade, falando sobre a saúde, suas raízes, ou até sobre comodismo. Clique para entender tudo!


Você sabe o significado da Carta 5 do baralho cigano?

Grande árvore em um gramado

O significado da Carta 5 do baralho cigano, A Árvore, é diverso. De maneira geral, ela aponta para o crescimento, saúde e bem-estar, não somente sobre o ponto de vista físico, como também pelo olhar da espiritualidade. Quando ela surge no seu jogo, é sinal de que é chegado o momento de olhar para si sob uma perspectiva mais holística.

Muitas vezes, esta carta traz consigo um conselho muito simples: conexão com a natureza. Separe um momento do seu dia para caminhar num parque, bosque ou, se puder, saia da cidade e se conecte com a natureza do local em que vive.

Por possuir raízes, a arvore pode tratar de assuntos do passado. Além disso, assim como uma árvore, o tema da pergunta demorou um pouco para crescer. Com os seus galhos que se estendem pelo ar em direção ao sol, existe a lembrança de que tudo está conectado e que pode existir um elo entre duas pessoas.

Para enxergar além da copa desta árvore, apresentamos suas raízes histórica e exploramos todo o seu processo de desenvolvimento, trazendo seus significados em leituras de amor, saúde e trabalho, além de como interpretar suas combinações. Confira.

Entendendo mais sobre o baralho cigano

Pessoa retiando carta em baralho cigano

O Baralho Cigano é um tipo de Tarot utilizado para fins divinatórios e de autoconhecimento. Usado como uma alternativa aos Tarots mais tradicionais como o de Marselha ou Waite, ele é conhecido mundialmente como Tarot Lenormand, pois carrega o sobrenome de sua idealizadora, Marie Anne Adelaide Lenormand.

Por possuir menos cartas com linguagem mais simples e direcionadas aos assuntos do cotidiano. Entenda mais sobre sua história a seguir.

Origem e história

O baralho cigano surgiu no século 18 da França rural. Inspirado no Tarot de Marselha, o seu ancestral, o baralho Cigano era originalmente conhecido por ‘Das Spiel der Hoffnung’, que significa, em alemão, “O Jogo da Esperança”.

O baralho cigano era inicialmente utilizado como os jogos de baralhos mais tradicionais, mas foi somente com as mãos da famosa vidente Madame Lenormand que suas 36 cartas começaram a ser utilizadas como uma ferramenta de divinação há mais de 200 anos, em especial na França e na Alemanha.

Nas cartas, é possível perceber imagens correspondentes à realidade do interior francês. Muitas delas representam elementos da sabedoria popular cigana (este é um dos motivos pelos quais este baralho é conhecido como baralho cigano).

Benefícios do Tarot cigano

Se você iniciante, um dos principais benefícios do baralho cigano é número reduzido de cartas, que totalizam 36 lâminas. Além disso, seu uso é bastante intuitivo, já que suas ilustrações remetem diretamente ao ambiente cotidiano e a temas relacionados a ele.

Consequentemente este baralho é mais fácil de ser utilizado, especialmente se se considerar a estrutura e a sensação que ele traz durante seu uso. Uma vez que o foco das cartas é os eventos do cotidiano, o Tarot Cigano abandona aspectos mais complexos da vida como a psicologia humana ou sus lições kármicas.

Desta maneira, outro benefício deste Tarot é o tipo de pergunta que engatilha as respostas durante o seu uso: a pergunta mais importante é “como” as coisas acontecem e não o porquê que elas acontecem.

Como funciona?

O Tarot Cigano tem um funcionamento um tanto especial que o diferencia dos baralhos mais clássicos como o de Marselha ou Rider Waite. A princípio, lembre-se que ele é utilizado para entender assuntos mais práticos, já que ele foca menos nos aspectos escondidos ou naquilo que está implícito.

O foco gira em torno do que pode ser percebido pela percepção do consulente. Outra grande diferença em relação aos outros tarots, é que o Baralho Cigano funciona melhor em tiragens com poucas cartas. Geralmente, usam-se pares, ao invés de uma carta apenas ou um conjunto de muitas cartas de uma só vez.

Esta quantidade de cartas reduzida se justifica de maneira é simples: quanto menos cartas, mais fácil será para entender o que está acontecendo na vida do consulente, gerando, assim, respostas mais diretas.

Quando tirar suas cartas, tenha em mente que a pergunta mais importante a ser feita com o tarot cigano trata do “como” invés do “porquê”. Assim, as cartas mostrarão as possíveis saídas e o provável desfecho dos seus atos e escolhas, a depender do que o consulente tem em mente.

Conhecendo mais sobre a Carta 5 – A Árvore

Grande árvore com longos galhos

Para conhecer mais sobre a Árvore, a carta 5 do baralho cigano, apresentamos o seu naipe e descrição visual, já que eles são essenciais para interpretá-la corretamente. Além disso, mostramos seus significados na posição natural e invertida. Confira.

Naipe e descrição visual

Na carta da Árvore, vemos o naipe de copas. De acordo com a tradição esotérica, o naipe de copas está ligado às emoções, à cura e aos relacionamentos, uma vez que é regido pelo elemento Água. Por isso, a carta da Árvore possui relação com as qualidades deste elemento.

Como o próprio nome da carta sugere, a carta 5 mostra uma árvore frondosa. Além de imponente, ela possui muitos galhos e ramificações, indicando conexões. Suas raízes, grandes e marcadas estão presentes no solo, o que sugere estabilidade.

Significado da Carta 5 na posição normal

Quando a carta da árvore aparece durante uma leitura, ela geralmente trata da saúde do consulente. A depender de sua posição com relação ao consulente, ela indica se existe alguma condição física que ele precisa tomar ciência e se cuidar.

A árvore também representa crescimento ou até mesmo a conexão entre duas pessoas como almas gêmeas. Muitas vezes, seu aparecimento já sugere algo ligado ao passado que tem se desenvolvido e ganhado raízes na sua vida.

A carta 5 também pode representar alguém espiritualizado, que pratica yoga ou meditação. Outros temas ligados a esta carta são: crescimento pessoal, espiritualidade e sensação de pés no chão.

Significado da Carta 5 na posição invertida

Tradicionalmente, o uso do Baralho Cigano não admite o significado de cartas invertidas. No entanto, caso você queira introduzir esta nuance para a sua leitura, a carta 5 na posição invertida pode significar desprendimento do passado, quebra de tabus ou tradições, problemas de saúde ou mudança de perspectiva.

É um símbolo também de instabilidade, apatia e pode indicar falta de conexão com as suas próprias raízes.

Tempo da Carta 5

A medida de tempo indicada pela Carta 5 é interpretada como 5 dias, 5 semanas, 5 meses, o mês de maio ou o outono, no caso das pessoas que usam este baralho no hemisfério sul.

Com a presença de cartas como a Montanha ou o Lírio, este período pode ser ainda mais longo e indicar 5 anos. Âncora é outra carta que indica um prolongamento do tempo indicado pela Árvore.

Mensagens da Carta 5 – A Árvore

Cartas do baralho cigano

As mensagens trazidas pela carta 5, a Árvore, pode ser interpretada de acordo com os aspectos positivos e negativos desta carta. Além de apresentá-los, a seguir, uma vez que o tem da pergunta também dá margem a mais significados, incluímos como interpretar a carta 5 em leituras sobre amor, profissão e saúde. Confira.

Aspectos positivos

Um dos principais aspectos positivos da carta da Árvore é o relacionamento com a natureza. Ela também pode significar as leis da física, o mundo material e o seu relacionamento com o seu próprio corpo.

Por estar ligada à saúde, a árvore também se refere às atividades físicas e as funções e necessidades do corpo. Ela simboliza vitalidade, o crescimento lento, porém constante, a força da vida e uma energia forte e estável.

Outros aspectos positivos da carta 5 estão associados à robusteza, ancestralidade e a sensação de pertencer a algum lugar ou a algo maior do que você. A Árvore também traz consigo um estilo de vida com mais pé no chão e resiliência.

Aspectos negativos

Como aspectos negativos, a carta da Árvore traz a noção de inflexibilidade em todas as áreas da vida e falta de mobilidade física e ocupacional. Ela indica alguém muito apegado às suas raízes e ao passado, incapaz de sair de casa para viajar e descobrir o mundo.

Outro aspecto negativo marcante desta carta é a incapacidade de repensar as suas atitudes, o conservadorismo e a estagnação trazida por este excesso de estabilidade.

Carta 5 no amor e relacionamentos

Em tiragens de amor, a carta 5 é uma das mais importantes. Seu significado está associado ao amor em geral ou até mesmo a um conhecido ou um relacionamento. Existe um senso de conexão dado através do crescimento, o que indica que duas pessoas começarão a se aproximar e, aos poucos, de apaixonarão com o convívio.

Se você está num empasse amoroso, sua situação mudará entre um e dois semestres. Esta carta também significa conexão passada com alguém, podendo significar alma gêmea ou relacionamento duradouro. Se aparecer entre as cartas do cigano e da cigana, no entanto, significa tédio ou problemas na “saúde” do relacionamento.

Carta 5 no trabalho e finanças

Quando se trata de trabalho, é um momento em que se precisa de permissão para crescer e ter os resultados que deseja. Pode indicar problemas no trabalho se estiver envolta de cartas negativas. Uma vez que o significado da carta da árvore é saúde, pode representar alguém que trabalha nesta área.

Se você está passando por problemas no trabalho e surgiu esta carta, a mensagem é clara: não desista e seja persistente. Se você está desemprego, é um ótimo sinal: indica um novo emprego a caminho que te dará mais estabilidade. Se você quer trocar de trabalho e precisa se decidir, est carta diz para você fazer a mudança.

Nas finanças, esta carta traz a dica de investimentos a longo prazo. Há chance de mais instabilidade e, se você está passando por problemas financeiras, a sua situação poderá melhorar, mas é preciso de tempo para que isso aconteça.

Carta 5 na saúde

Em leituras de saúde, a carta da árvore toca justamente no seu bem-estar físico, mental e espiritual. Para melhor entender a sua mensagem, esteja atento a combinação de cartas no seu jogo.

De maneira geral, esta carta indica que você passe um tempo na natureza para respirar ar fresco, pois os seus problemas podem durar por mais tempo do que você gostaria.

Principais combinações positivas com a Carta 5

Mulher embaralhando cartas do baralho cigano

Uma vez que as tiragens do baralho cigano consistem geralmente em pares de cartas, elas se combinam para dar uma resposta mais direcionada e precisa. Cada tipo de combinação pode ser interpretado sob uma interpretação positiva e negativa ao mesmo tempo.

Por isso, atente-se a este fato para, então, decidir o que significa positivo ou negativo para você, com base na situação do consulente. A seguir, apresentamos as principais combinações positivas com a Carta 5.

A Árvore e A Carta

A Combinação da carta A Árvore com A Carta se relaciona à saúde. Ela pode representar resultado de exames ou prescrições médicas. É também indicadora de comunicação através do toque e dos gestos.

Pode apontar temas como conversas sobre suas origens, seus ancestrais (tanto perguntar quanto receber informações sobre estes temas). Também representa um momento calmo e tranquilo e a presença de um mediador.

A Árvore e O Navio

A combinação da Árvore com O Navio indica uma jornada espiritual. Em alguns casos, é possível que você precise fazer uma viagem para tratar de algum problema de saúde que lhe assola. Esta combinação também indica saída da sua zona de conforto para adentrar um local no qual você não estará familiarizado e se sentirá muito inseguro.

É uma carta que indica crescimento através de novas experiências, mas também pode indicar um conflito interno, especialmente sobre o momento de seguir em frente e saber quando é a hora de partir. Pode indicar também conflito entre alguém muito devagar e alguém muito agitado.

A Árvore e Os Pássaros

A carta da Árvore quando combinada com a carta Os Pássaros indica que a energia está sendo lançada para todos os lados e que você não sabe como utilizar a sua energia física. Pode significar estresse e uma mente inquieta que dificulta mais ainda o seu processo de se sentir mais conectado e estabilizado.

É uma combinação que indica conflitos entre querer se assentar num local e, ao mesmo tempo, ter o desejo de desbravar o mundo. Além disso, esta combinação pode indicar uma abordagem pragmática para um assunto desesperador ou até mesmo problemas relacionados à fala.

A Árvore e O Sol

A combinação da carta da Árvore com o Sol possui tanto significados positivos quanto negativos. De maneira geral, ela é bastante positiva, indicando abundância de energia e uma ótima saúde.

Você se encontra rodeado de vibrações positivas que permitem que você encare o mundo de maneira positiva. Ela também indica sua confiança em suas habilidades físicas. Se esteve doente, significa recuperação.

No ponto de vista negativo, a combinação do Sol com a Árvore aponta para problemas de saúde causados pelo sol como queimaduras e desidratação. Ela também pode surgir como um alerta de que você precisa se expor mais ao sol.

A Árvore e As Estrelas

Se você está doente, a combinação da carta da Árvore com a carta das Estrelas aponta para uma recuperação. Esta combinação também fala sobre a cura e tratamentos. É possível também que existe um conflito entre o ponto de vista material e o espiritual.

Existe um desejo pela retração da saúde física e a necessidade de se conectar com suas próprias raízes espirituais. Pode indicar que você perdeu a noção do que é verdadeiro quando se trata de espiritualidade.

Principais combinações negativas com a Carta 5

Mulher fazendo tiragem do baralho cigano

A seguir, apresentemos as principais combinações negativas com a carta 5. Lembre-se que, às vezes uma mesma combinação pode possuir tanto um significado negativo quanto positivo. Em muitos casos o que vai determinar, se a mensagem traz algo positivo ou negativo é, de fato, a situação na qual o consulente se encontra. Confira.

A Árvore e Os Livros

A combinação da carta da Árvore com a carta os Livros apontam para um livro ou estudos. É possível que o significado esteja relacionado ao estudo da natureza ou de cursos relacionados à área de saúde.

Esta combinação também indica o seu conhecimento sobre temas como sua saúde e seu corpo. Pode significar até mesmo uma educação sólida que te inspira confiança e o desejo de aprimorar a sua inteligência.

Esta combinação também indica o encontro e a busca pelas raízes da verdade e trata também sobre um estudo que exigirá paciência, planejamento e boa execução. Uma vez que toda árvore projeta sombras, esta combinação tem um lado negativo: pode indicar doença desconhecida ou a necessidade de se submeter a exames médicos.

A Árvore e A Foice

Se a Árvore está combinada com a carta A Foice, é sinal de dores físicas ou feridas. Esta combinação prevê cirurgia ou tratamento médico complicado. Algum mal hábito ou vício que você nutriu ao longo dos nos está finalmente trazendo as consequências para a saúde física. Por isso, busque ajuda médica par descobrir o que está acontecendo.

Esta combinação também indica ossos quebrados, injeções, problemas dentários, perturbação da sua paz ou algum procedimento de saúde mais invasivo.

A Árvore e As Nuvens

As Nuvens surgem encobrindo a Árvore nesta combinação. Ela sugere que existe um período de incerteza que se reflete tanto na sua saúde física quanto na sua espiritualidade. Esta combinação indica desequilíbrio, confusão e problemas de saúde mental gerados pelo sentimento de instabilidade que o companha.

Ela também é indicadora de ilusões, desconexo com a natureza e com o próprio corpo e a perda da noção sobre o que é, de fato, realidade. Pode indicar visão distorcida sobre o próprio corpo e mentiras sobre as próprias origens.

A Árvore e A Montanha

As cartas da Árvore e da Montanha combinadas simbolizam bloqueios e fadiga. Você está numa fase em que há dificuldades de recuperar a sua saúde e num momento em que existem muitos desafios físicos.

Pode indicar exaustão, inabilidade de seguir em frente ou até mesmo desmotivação, como se de fato houvesse uma montanha em seu cainho que precisa ser escalada. Além disso, também indica dores de cabeça intensas e uma teimosia extrema.

A Árvore e A Cobra

Quando a Árvore surge em combinação com A Cobra, prepare-se para problemas de saúde. Esta combinação surge para indicar doenças como a gripe ou até mesmo problemas intestinais. Pode indicar que você está destruindo a sua própria saúde ou comprometendo a saúde dos outros devido à sua ambição.

Sob o ponto de vista positivo, pode indicar uma jornada intensa de treinos para mudar a sua aparência física e melhorar seu condicionamento. Pode indicar também um comportamento relacionado a vícios, a transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia ou compulsão por exercícios.

A Carta da Árvore representa sentimentos de segurança e estabilidade!

Pessoa segurando pequena árvore

Por ser uma carta do naipe de copas, regido pelo elemento Água, a carta da Árvore representa sentimentos de segurança e de estabilidade. Tal como uma árvore, você aprendeu a fincar suas raízes no solo, adquirindo a estabilidade para ter a vida mais tranquila e segura que você tanto queria.

Este sentimento surgiu através da sensação de pertencimento que você tem com as suas origens e com todos os galhos e relações que você desenvolveu ao longo dos anos. No entanto, lembre-se que se você não quiser desenvolver o sentimento de estagnação e ficar preso somente às suas raízes, você poderá parar no tempo e se tornar alguém inflexível.

Por isso, conecte-se com o seu Eu superior e veja como utilizar este sentimento de segurança para se desenvolver como ser humano. Além disso, você pode refletir sobre como espalhar esta sensação de segurança com as pessoas à sua volta, estreitando seus laços.

Desta maneira, você possuirá suas raízes fincadas, mas, como uma árvore, você direcionará a sua vida para o sol, crescendo mais ainda e produzindo os melhores frutos.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


baralho cigano cartomancia

Artigos relacionados


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

O Baralho de Lenormand é conhecido popularmente como o baralho ciganos. Com apenas 36 cartas, ele é ideal para obter respostas rápidas para assuntos cotidianos.


Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

O Anel é a carta 25 do baralho cigano. Seu significado está relacionado aos relacionamentos, compromissos, as promessas e ciclos. Clique para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza