Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

O Baralho de Lenormand é conhecido popularmente como o baralho ciganos. Com apenas 36 cartas, ele é ideal para obter respostas rápidas para assuntos cotidianos.


Por que jogar o baralho de Lenormand?

Baralho cigano.

O baralho Lenormand revela uma outra maneira de espiar por detrás do véu do presente, passado e futuro. Uma das maiores vantagens de usá-lo é sua aparência intuitiva, o número reduzido de cartas e o fato de ele auxiliar a vislumbrar o possível desfecho ou o curso das ações que você deseja tomar.

Cada uma de suas 36 cartas estão associadas a uma figura central que faz parte do cotidiano de muitas pessoas, em especial daquelas de origem cigana. Por isso, este baralho também é chamado carinhosamente de “baralho cigano”, já que ilustra parte do cotidiano deste povo místico e poderoso.

Por dispor em cada lâmina símbolos dos arcanos menores, o baralho Lenormand é extremamente recomendado para checar sobre assuntos cotidianos. Além disso, ele pode ser usado para desenvolver o autoconhecimento e é um querido de muitas pessoas devido à sua precisão e ao modo atencioso que costuma usar para passar as mensagens.

Este artigo é uma espécie de manual introdutório aos significados destas cartas. Apresentamos também sua história, origem e métodos de leitura para que você possa utilizá-lo para adquirir as respostas que tanto precisa, numa jornada com muita música, alegria e mistério desse místico povo.

Conhecendo mais o baralho de Lenormand ou o baralho cigano

Jogando baralho cigano.

O baralho Lenormand é considerado um tarot clássico. Sua atmosfera é bastante intuitiva e, portanto, é ideal para obter respostas claras e objetivas sobre suas indagações pessoais. Ideal para iniciantes, já que possui menos cartas (apenas 36 em contraste com as 78 do Tarot de Marselha), revelamos a seguir os seus segredos. Confira.

Origem

A origem do baralho Lenormand está no século 19. Desde então, ele tem sido utilizado como uma ferramenta divinatória, de forma similar ao seu antecessor mais tradicional, o Tarot de Marselha.

Suas 36 cartas têm sido utilizadas ao longo dos últimos 200 anos, especialmente nas regiões da França e da Alemanha, devido à sua simbologia mais tangível, que faz mais referência aos assuntos do plano físico do que aqueles de natureza psicológica ou espiritual, por exemplo.

Por ter surgido na França, ele remete aos temas do interior francês, apoiado nos saberes populares do povo cigano. Entenda a sua história a seguir.

História

O Baralho Lenormand foi desenvolvido por Madame Lenormand no final do século 18. O seu mais antigo baralho, datado entre os anos de 1799 e 1800 ainda está preservado no Museu Britânico em Londres.

Originalmente, o baralho Lenormand era chamado de ‘Das Spiel der Hoffnung’, expressão alemã que significa “O Jogo da Esperança”, ele era utilizado como um jogo de salão, mas, com o passar do tempo, as imagens das cartas foram adotadas para fins divinatórios e esotéricos.

Foi somente com a morte da então conhecida por Sibila dos Salões, que este baralho foi conhecido por Lenormand, em homenagem ao sobrenome da cartomante que o utilizava.

Quem foi Madame Lenormand

Madame Lenormand nasceu sob o nome de Marie Anne Adelaide Lenormand no ano de 1772 na França. Considerada a maior cartomante de todos os tempos, ela foi uma figura extremamente importante para a popularização da cartomancia francesa, que teve como raízes o fim do século 18.

Nascida de pais pobres, Madame Lenormand obtive a fama durante o período histórico conhecido como Era Napoleônica, dando conselhos para pessoas extremamente influentes da época.

Ela morreu em 1843 em Paris, onde está enterrada. O seu maior legado foi, sem dúvida, deixar os segredos do seu baralho para gerações posteriores que poderiam se beneficiar deles.

Baralho de Lenormand no Brasil

O Baralho Lenormand no Brasil tem se tornado cada vez mais popular. Introduzido pelos ciganos e por pessoas que são adeptas da tradição francesa da cartomancia, este baralho poderoso é conhecido aqui como baralho cigano.

É muito comum que não se use o termo “Lenormand” para se referir a ele, já que no imaginário brasileiro, este Tarot é pertencente ao povo cigano. Existem diferentes versões do Baralho Lenormand no Brasil, portanto escolha um que mais se adeque a você. Atente-se à qualidade gráfico da impressão, pois ela varia de acordo com a edição e a editora.

Como jogar o baralho de Lenormand

Para jogar o baralho de Madame Lenormand, você pode utilizar diferentes métodos. O mais simples deles consiste em tirar uma ou três cartas para obter uma resposta mais direta para suas perguntas.

Além deste método, apresentaremos outro mais complexo conhecido por Método Pedalan. Mas não se preocupe: facilitamos a sua vida tudo estará bem “mastigado” para você.

Método de tiragem simples com uma ou três cartas

Neste método, você fará uma pregunta e tirará uma ou três cartas para obter a resposta que procura. Se você optou pela tiragem de uma carta só, significa que esta carta trará para você a resposta para sua pergunta.

Se você decidir tirar três cartas consecutivas, você terá que olhar para o significado de cada carta individualmente e então “somá-las”, para obter assim a resposta que precisa. Em outras palavras, a resposta para a tiragem com 3 cartas é a coma dos significados das cartas.

Para exemplificar este método simples, vamos imaginar as seguintes situações:

1) Você fez a pergunta “Devo ir para a academia hoje?”, embaralhou o seu Tarot e tirou a carta do “Cavaleiro”. Esta é a carta da energia, então a resposta para sua pergunta é “sim”.

2) Com a mesma pergunta em mente, você decidiu tirar três cartas invés de uma e recebeu como resposta um sim, um não e outro sim. Logo, o sim é a resposta prevalente, então a resposta para sua pergunta é sim.

Para facilitar a leitura com três, cartas, você pode seguir o seguinte esquema:

Resposta SIM: três cartas sim, duas cartas sim + uma carta não ou duas cartas sim + uma carta talvez.

Resposta NÃO: três cartas não, duas cartas não + uma carta talvez ou duas cartas não + uma carta sim.

Resposta TALVEZ: três cartas talvez, duas cartas talvez + uma carta sim, duas cartas talvez + uma carta não ou uma carta talvez + uma carta sim + uma carta não.

Método Peladan

O Método Pedalan consiste numa tiragem com 5 cartas, dispostas em formato de cruz. Ele é utilizado para responder a perguntas bastante específicas dentro de um período de tempo bem definido. Este método foi desenvolvido pelo autor francês Joséphin Pédalan, que era um católico com fascinação pelo ocultismo.

Para segui-lo, tire 5 cartas do seu Tarot já embaralhado e as disponha como uma cruz. A carta na ponta esquerda é a de número 1. Já a carta na ponta direita é a carta 2.

Na ponta superior da cruz está a carta de número 3, ao passo que na ponta inferior se encontra a carta 4. No centro de todas as cartas está a carta 5. Entenda seus significados de acordo com os seguintes pontos:

a) Carta 1: indica sentido positivo, contendo os elementos da situação presente do consulente;
b) Carta 2: indica o sentido negativa e revela os fatores que estão atrapalhando o presente;
c) Carta 3: indica o caminho que deve ser seguido para solucionar o problema.
d) Carta 4: indica o resultado.
e) Carta 5: representa a súmula da questão, já que está no centro de todos os fatores.

Carta 1, O Cavaleiro

Cavaleiro.

A carta 1 é o Cavaleiro. Representante da energia, o Cavaleiro significa paixão, a atividade e a velocidade, trazendo notícias e mensagens. Entenda que mensagens são estas a seguir.

Resposta SIM

Por representar a chegada, a resposta trazida pelo cavaleiro é “SIM”. Use a sua energia e paixão para agir com relação ao tema de sua pergunta. Como você suspeitava, é exatamente isto o que você estava pensando.

Aspectos positivos e negativos

O cavaleiro mostra que algo está se aproximando de você. Por isso, prepare seu caminho para esta chegada. Um aspecto positivo do cavaleiro é que energias que estavam bloqueando o seu caminho através de atrasos finalmente foram liberadas. Por isso, algo está prestes a acontecer, instigando a paixão e a energia que existe em você.

O cavaleiro também simboliza um dia agitado e a novidade a caminho poderá vir através de uma notícia, acontecimento ou até mesmo uma pessoa. No entanto, um aspecto negativo é que o que está por vir não durará muito. Portanto, esteja atento para aproveitar a oportunidade.

Carta 2, O Trevo

Trevos.

O Trevo é a carta 2, representante da sorte. Ela significa felicidade nas pequenas coisas, oportunidades e leveza de coração. Além disso, a carta do Trevo está relacionada à diversão e ao sentimento de bem-estar típico de quem está seguindo tranquilo na vida.

Resposta SIM

Por ser indicadora de sorte e de fortuna, a carta do Trevo é um claro “SIM”. Esteja preparado para mudanças positivas e acontecimentos que são explicados apenas como coincidências e eventos fortuitos.

Aspectos positivos e negativos

Assim como encontrar um trevo na vida real, esta carta sinaliza sorte ou coincidências que traem energias positivas para sua vida. Além deste aspecto positivo, ela está associada às oportunidades e aos pequenos prazeres da vida. Por isso, aproveite o que tem por perto, pois estes prazeres são passageiros.

Se você esperava por um sinal para agir, esta é a carta para você. Ë importante que você assuma as rédeas da sua vida e aja para poder colher o fruto que tanto deseja saborear. E é bom se apressar, pois o tempo está correndo contra você.

Um aspecto negativo desta carta pode vir da natureza leve que ela indica. Embora se sentir de boas é algo positivo, não assumir as suas reponsabilidades da maneira que deveria é algo que pode trazer problemas. Evite brincar muito, pois há momentos em que é preciso levar as coisas a sério.

Carta 3, O Navio

Veleiro.

O Navio é a carta de número 3. Sua energia está ligada aos mares e indica temas como viagem (especialmente sobre as águas), aventura e início de uma jornada. Como toda viagem, o Navio pressupõe distanciamento, despedida e partida.

Resposta SIM

O navio representa viagens e o início de uma jornada para algo novo. Por isso, ele está associado à resposta “SIM”.

Aspectos positivos e negativos

O Navio é a carta das jornadas. Ele pode significar que você fará uma viagem para um lugar distante, mas também está associado ao seu estado mental, já que ele é regido pelo naipe de espadas.

Você pode estar desejando conhecer novos lugares e ganhar o mundo e por isso você acabará se encontrando em uma viagem mais certo ou mais tarde, na qual você se distanciará daquilo com o qual está familiarizado. Ele também aborda o seu desejo de se distanciar de algo ou de alguém.

No âmbito negativo, ele pode significar uma tempestade e questões relacionadas à distância. Pode indicar afastamento do seu núcleo familiar, relacionamento a distância ou até mesmo uma viagem a negócios que trará para você a sensação de partida, pois envolverá despedidas.

Carta 4, A Casa

Casa.

A carta 4 se chama a Casa. Ela representa o lar, a privacidade e a sensação de segurança. Nela, é possível conservar a tradição, os costumes e se reestabelecer. Entenda mais sobre esta carta a seguir.

Resposta SIM

Por ser um símbolo de segurança, a resposta trazida pela casa para a sua pergunta é um claro “SIM”.

Aspectos positivos e negativos

A carta da Casa representa assuntos ligados à vida doméstica e família. Ela pode representar um membro da família, a sua casa em si ou até mesmo um lugar em que você se sinta em casa. Ela traz a simbologia da proteção e da segurança, além de significar pertencimento e conforto. Por isso, ela aparece para indicar estabilidade e segurança.

Num aspecto negativo, a Casa sinaliza comodismo, causado pelo seu medo de sair da sua zona de conforto. Sua casa se tornou uma espécie de bolha que te separa do que está realmente acontecendo lá fora. Pode ser um sinal também de alienação e mente fechada.

Carta 5, A Árvore

Árvore.

A Carta 5 traz a simbologia da Árvore. Portanto, ela significa crescimento, conexão com o passado e sinaliza uma natureza centrada. Ela é também um símbolo de cura, saúde, desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

Resposta SIM

A carta da Árvore é cercada de atributos positivos e por isso ela é interpretada como um “SIM”.

Aspectos positivos e negativos

A Árvore trata da saúde e do bem-estar. Ela traz a mensagem de que é importante buscar as suas raízes e se conectar com a natureza para encontra as respostas que procura.

Pode indicar ligação com assuntos do passado e como eles influenciam o agora. Um aspecto negativo desta carta é que ela traz a ideia da paciência, tão temida nos dias atuais.

Assim como uma árvore, o seu crescimento virá, mas levará tempo para que isso aconteça. Pode significar laços afetivos.

Carta 6, As Nuvens

Nuvens.

As nuvens estão presente na carta 6. Ela surge como sinal de confusão, desentendimento, dúvida e insegurança. Como mostraremos, é um momento com falta de clareza devido a segredos escondidos.

Resposta NÃO

Assim como as nuvens têm o poder de encobrir a luz do sol, a resposta para a sua pergunta também está encoberta. Por isso, significa “NÃO”.

Aspectos positivos e negativos

Uma vez que as nuvens aparecem para encobrir a luz, você não consegue perceber a verdadeira face do que está diante de você. Existe um véu que cobre a situação tema da sua pergunta e não há muita clareza.

Talvez você esteja passando por um período de rever suas escolhas e está, portanto, sem direcionamento. Elas trazem assuntos vagos e o sentimento de estar perdido.

Carta 7, A Cobra

Cobra.

A carta 7 é a Cobra. Ela representa a sexualidade, o desejo, a atração e o conhecimento proibido. Pode indicar decepção, sedução e sabedoria, como mostramos abaixo.

Resposta NÃO

A resposta mais clara para a presença da carta da Cobra é um “NÃO”. Portanto, espero o momento adequado para agir.

Aspectos positivos e negativos

A Cobra representa a ambição e o desejo intenso. Ela pode indicar, num lado positivo, a sua determinação que é muito forte e a sede pelo conhecimento e pela verdade (embora a verdade seja proibida).

Por estar ligada ao desejo, a cobra pode indicar que algo não está sob controle, o que pode levar ao vício. Ela também simboliza decepção gerada por uma pessoa manipulativa, invejosa e traiçoeira.

Carta 8, O Caixão

Caixão.

O caixão é a carta 8. Seu significado está relacionado à morte, perda, tristeza, ao luto, amadurecimento, aos funerais e términos. Entenda por que a seguir.

Resposta NÃO

O Caixão marca o fim de um ciclo como um processo natural e por isso simboliza um “Não”.

Aspectos positivos e negativos

O aspecto mais positivo da carta do caixão é o amadurecimento através das mudanças. De maneira geral, o Caixão simboliza morte ou período de transição emocional que pode ser intenso. Por isso, é importante olhar para as outras cartas para saber o tema do processo de mudança.

Ele também está ligado ao sofrimento, à perda e ao luto. Às vezes, indica que você não consegue se livrar de algo e que é necessário abrir mão dessa coisa para progredir.

No amor

No amor, ele simboliza término de relacionamento ou dificuldade de se libertar da influência do seu parceiro.

No trabalho

No trabalho, o Caixão significa perda de emprego, então esteja preparado para notícias intensas nesta área.

Carta 9, O Buquê

Buquê.

O Buquê é a carta 9, associada ao elogio, à vida social, etiqueta e cordialidade. Como mostraremos, ele também significa estima, polidez e simpatia.

Resposta SIM

Como um belo presente e simboliza a positividade, o encanto e a gratidão, a carta 9 traz um sonoro “SIM”.

Aspectos positivos e negativos

O buquê representa as interações sociais e os relacionamentos. Ele simboliza boas energias indicando a presença de alguém importante. Ademais, ele significa amizade e o prazer que somente o contato com as outras pessoas pode proporcionar.

Ele é também um símbolo de gratidão, reconhecimento e de apoio. Já que se recebe buquês em diferentes ocasiões, é importante prestar atenção às cartas para saber o seu real significado.

Carta 10, A Foice

Foice.

A Foice é a carta de número 10. Sua energia se alinha com a carta do Caixão, mas toca em temas como acidentes, perigos e decisões precipitadas. Ela surge como um aviso sobre a velocidade das coisas e o julgamento.

Resposta NÃO

Mesmo possuindo alguns significados positivos, a carta da foice indica cortes e, por isso, representa um “NÃO”.

Aspectos positivos e negativos

A carta da Foice indica mudanças brusca que provavelmente irá surgir quando você menos espera. Apesar da velocidade desta mudança, seus efeitos serão duradouros.

No ponto de vista positivo, a Foice representa a colheita, no qual você irá ceifar as coisas boas e ruins que plantou, sejam elas em forma de recompensas ou punições.

Por isso, ela traz um momento de pensar sobre nossos atos e suas consequências para que você siga rumo a uma vida melhor.

Carta 11, O Chicote

Chicote.

O Chicote é a carta 11. Ele representa conflito, objeção, oposição, debate, brigas e discussões. Além destes significados, ele também está associado a repreensão. Entenda o porquê a seguir.

Resposta TALVEZ

Por estar ligado a objeções, o Chicote traz como resposta a dúvida. Por isso, ele significa “TALVEZ”.

Aspectos positivos e negativos

O Chicote geralmente está envolto numa aura negativa. Ele sinaliza brigas e agressão, já que ele é um símbolo historicamente associado ao castigo. Ele simboliza intrigas, divergência de pensamentos, autoflagelo e está relacionado a discussões.

Consequentemente, mostra ataques verbais a insultos, podendo representar abuso físico, já que está associado a comportamentos destrutivos e às motivações que provocam dores nos outros.

Carta 12, Os Pássaros

Pássaros.

A carta dos Pássaros possui o número 12. Muitas vezes, esta carta possui diferentes interpretações. De maneira geral, ela significa preocupação, pressa, reações rápidas, comunicação verbal e encontros, falta de foco e caos. Confira.

Resposta NÃO

Apesar da energia de excitação desta carta, nervosismo e ansiedade pairam sobre ela. Por isso, a resposta para sua pergunta é “NÃO”.

Aspectos positivos e negativos

A carta dos Pássaros possui muita energia, devido a inquietude destes animais, que mudam de um local para outro muito rapidamente. Ela traz à tona temas como a ansiedade e nervosismo que dificultam o processo de encontrar um local estável para ficar.

Pode indicar fofoca, já que é a carta da comunicação verbal rodeada de barulho. Ele pode representar sua consciência e o estado agitado da sua mente.

Carta 13, A Criança

Criança.

A Carta 13 se chama A Criança. Sues significados giram em torno dos novos começos, da inexperiência, imaturidade, inocência, dos jogos e brincadeira e, como o nome sugere, de uma criança.

Resposta SIM

Por representar um novo caminho em sua jornada e a energia da inocência, o significado da carta da Criança é “SIM”.

Aspectos positivos e negativos

A carta da Criança indica um novo começo, mas pode ser literalmente interpretada como uma criança. Pode indicar novo relacionamento, amizade ou até mesmo emprego. Tudo vai depender das cartas que a acompanham.

Ela também pode significar ingenuidade, imaturidade e inexperiência. Você pode estar numa fase em que confia mais nos outros, o que implica que você está mais vulnerável. Cuidado. É também um momento adequado para leveza, novas perspectivas e curiosidade.

Carta 14, A Raposa

Raposa.

A Raposa é a carta 14. Seu significado está associado à cautela, astúcia e trapaça. Como mostraremos, a Raposa também pode indicar autocuidado e até mesmo egoísmo. Confira.

Resposta NÃO

Por indica cautela, existe alguma energia traiçoeira no ar. A resposta para sua pergunta é “NÃO”, portanto, tome cuidado.

Aspectos positivos e negativos

A carta da Raposa está associada à decepção relacionada a alguém do seu convívio que é bastante traiçoeiro. A raposa também significa esperteza e malícia, já que é um animal que precisa utilizar estas energias para poder sobreviver na vida selvagem.

No lado positivo, ela encarna a flexibilidade e adaptabilidade às situações. É um símbolo de inteligência, mas também representa a desconfiança, já que consegue sentir o inimigo de longe.

Carta 15, O Urso

Urso.

O Urso é a carta 15. Ela rege o poder, a força de caráter, a influência, a liderança e a impaciência, com mostramos a seguir.

Resposta NÃO

O Urso abraça o "NÃO" como resposta.

Aspectos positivos e negativos

O Urso surge em diferentes posições na sociedade, desde um parente até um chefe. Ele pode simbolizar o aspecto protetor deste animal, guiando seus filhotes, como também alguém que se importa com você e está investindo no seu futuro. Muitas vezes ele surge indicando alguém controlador, que gosta de tomar decisões por você e até agredi-lo.

Carta 16, A Estrela

Estrela.

A Estrela guia o caminho rumo à espiritualidade, trazendo esperança, otimismo e inspiração. Está relacionada aos sonhos e ao progresso para alcançar seus objetivos

Resposta SIM

A carta da Estrela é um claro "SIM".

Aspectos positivos e negativos

A Estrela simboliza realizações e progresso. É uma carta extremamente positiva servido de guia para a realização de sonhos e encontro com seus ideais. Ela surge como sinal de esperança, trazendo a verdade até nos momentos de dúvidas. Por isso confie na sua estrela e continue sua jornada.

Carta 17, A Cegonha

Cegonha.

A cegonha aprece indicando movimentos. É início de um novo ciclo, uma fase de transição na qual tanto a recorrência quanto a espera estão presentes.

Resposta SIM

A Cegonha traz como resposta o "SIM".

Aspectos positivos e negativos

A Cegonha traz novidades e transformações. Esta transformação pode indicar mudança de endereço ou até mesmo de país, já que esta ave é migratória. Você deve estar em processo de mudança interna no qual definirá sua identidade. Pode indicar a chegada de uma notícia ou uma situação recorrente na sua vida.

Carta 18, O Cachorro

Cachorro.

A carta da Cachorro significa lealdade e amizade. Ela surge como sinal de obediência, apoio, devoção e de alguém com quem se pode contar.

Resposta SIM

O Cachorro tem como significado o "SIM".

Aspectos positivos e negativos

Por ser o melhor amigo do homem, o Cachorro indica uma amizade verdadeira que muitas vezes se tona devoção a ponto e focar bastante no bem-estar do outro. Pode representar uma pessoa que deseja agradam até mesmo a custos de sua autoestima. No lado negativo, pode indicar alguém dependente dos outros.

Carta 19, A Torre

Torre.

A Torre é a carta da solidão, do isolamento e da autoridade. Está relacionada também a temas como Ego, arrogância e indiferença.

Resposta TALVEZ

A Torre tem resposta neutra, por isso significa "TALVEZ".

Aspectos positivos e negativos

O significado desta carta depende de onde o consulente enxerga a Torre. Quando vista da parte de cima, ela representa instituições, autoridades e burocracia. É um ambiente quase impenetrável, com seus mistérios próprios.

Se você a vê de dentro da Torre, você se recolheu para aumentar o seu senso de proteção. Pare um pouco a sua vida corrida para que possa sobreviver, mas cuidado com a arrogância e o sentimento de isolamento.

Carta 20, O Jardim

Jardim.

O Jardim representa a sociedade, cultura a fama e o trabalho em grupo. Pode significar também redes sociais e assuntos públicos.

Resposta SIM

Como num belo jardim, o tema da sua pergunta tende a florescer então a resposta é "SIM".

Aspectos positivos e negativos


Também conhecido por “Parque”, o Jardim mostra tudo o que está sob o olhar e opinião pública. Por isso, ele indica espaços públicos e veículos de comunicação. Ele pode significar a revelação de uma coisa importante como um prêmio, casamento ou resultado de um concurso.

Carta 21, A Montanha

Montanha.

A Montanha surge mostrando obstáculos, dificuldades e problemas. Pode significar esforços e até mesmo desafios e imparidade.

Resposta TALVEZ

A Montanha traz uma resposta neutra, por isso significa "TALVEZ".

Aspectos positivos e negativos

Quando a Montanha surge, espere por atrasos e obstáculos. O lado positivo deles é que, uma vez superados, eles farão com que você progrida. Pode simbolizar persistência e também a importância dos desafios para mudar as perspectivas sobre a vida.

Carta 22, O Caminho

Caminho.

A carta do Caminho representa as escolhas que se apresentam na vida. Ela significa oportunidades, viagem, hesitação, separação e decisões.

Resposta SIM

O Caminho traz como resposta o "SIM".

Aspectos positivos e negativos

Esta significa as escolhas e as dúvidas que elas acarretam. É uma carta sobre a tomada de decisões que precisam ser feitas para que você progrida. É carta do livre arbítrio, das oportunidades e os fardos decorrentes de escolhas realizadas no curso da vida.

Carta 23, Os Ratos

Rato.

A carta dos Ratos representa doença, destruição, defeito, diminuição e deficiência. É uma das cartas mais negativas deste baralho.

Resposta NÃO

A resposta dos Ratos é um claro " NÃO".

Aspectos positivos e negativos

Os Ratos trazem à tona a decadência. São símbolos de sujeira, doença e até mesmo roubo. Apesar de serem bonitos e aparentemente inofensivos, eles trazem sujeira e acaba com os mantimentos da casa. É preciso tomar cuidado com o que está ocorrendo na sua vida ou haverá uma destruição intensa.

Carta 24, O Coração

Coração.

O Coração é a carta do romance, da amizade, reconciliação, ternura e caridade. Além disso, representa amor e perdão.

Resposta SIM

A resposta trazida pelo Coração é "SIM".

Aspectos positivos e negativos

O Coração representa o amor, mas não necessariamente romântico. É a carta mais positiva para leituras sobre temas do coração, pois indica conexão. Apesar de ser positiva, ela alerta para não se deixar levar apenas pelos seus sentimentos, pois eles podem fazer com que defeitos passem despercebidos. É também sinal de empatia e compaixão.

Carta 25, A Aliança

Alianças.

A Aliança é a carta dos compromissos. Ela também significa promessa, parceria, honra, cooperação e ciclos.

Resposta SIM

A Aliança se compromete com a resposta "SIM".

Aspectos positivos e negativos

A Aliança representa vínculo. A partir de seu surgimento, novas parcerias (profissionais ou pessoais) serão formadas. Existe um compromisso a ser firmado, em termos de honra ou através da lei. Ele pode indicar também etapas repetitivas da sua vida, que impede que você saia do lugar onde está.

Carta 26, O Livro

Livro.

O Livro é a carta da sabedoria. Nela, estão contidas informações sobre diversas áreas incluindo a educação e cultura. Pode também representar segredos.

Resposta SIM

O Livro traz o "SIM" como resposta.

Aspectos positivos e negativos

O Livro é a carta do conhecimento, muitas vezes ligado à verdade e a segredos. É a carta daqueles que buscam pela verdade e pode indicar estudo ou preparação para provas. É o símbolo da educação formal e pode indicar alguém esnobe, que usa seu conhecimento para humilhar os outros.

Carta 27, A Carta

Carta.

A Carta significa novidades que serão dadas através de conversas, e-mails ou até mesmo correspondências. Pode significar um documento, a transmissão de informações e a comunicação.

Resposta SIM

A Carta traz em seu conteúdo a resposta "SIM".

Aspectos positivos e negativos

A Carta é a carta da comunicação e da informação que é compartilhada. Para entender o conteúdo da mensagem desta carta, preste atenção nas cartas que surgirem junto a ela. Ela pode significar documentação e comprovação, desde diplomas a currículos e faturas.

Carta 28, O Cigano

Cigano.

O Cigano representa um homem na sua vida como um amigo, parceiro ou parente. Pode representar você mesmo se você se identifica com o gênero masculino. É um símbolo da masculinidade.

Resposta TALVEZ

O Cigano tem resposta neutra, por isso significa "TALVEZ".

Aspectos positivos e negativos

A carta do Cigano está ligada à lógica, agressão, autonomia e fisicalidade. Ele pode representar tanto o consulente como alguém que incorpora essas características tidas como “masculinas” e não necessariamente ser um homem. Você precisará olhar para as cartas que acompanham o Cigano para saber quem ele representa.

Carta 29, A Cigana

Cigana.

A Cigana é a contraparte feminina da carta anterior. Representa uma mulher na vida do consulente, como uma amiga, parceira ou parente. Se você se identifica com o gênero feminino, ela pode representar você mesmo. É um símbolo da feminilidade.

Resposta TALVEZ

A Cigana tem essência neutra, por isso significa "TALVEZ".

Aspectos positivos e negativos

A carta da Cigana está relacionada ao cuidado, ao lado emocional, à receptividade, espiritualidade e maior dependência, atributos considerados mais “femininos”.

Ela pode representar tanto o consulente como alguém que incorpora estas características e não necessariamente representar uma mulher. Você precisará olhar para as cartas que acompanham a Cigana para descobrir quem ela representa.

Carta 30, Os Lírios

Lírio.

Os Lírios são a carta que representa o sexo, a sensualidade, a sabedoria, a ética, a virtude, a moralidade e até mesmo a virgindade. Descubra o porquê a seguir.

Resposta SIM

Os Lírios perfumam sua vida com um "SIM".

Aspectos positivos e negativos

A carta dos Lírios revela o paradoxo entre a sexualidade latente e a inocência recatada. Por isso, ele representa o esforço feminino entre trilhar o caminho de sua sensualidade e lidar com a pressão da sociedade sobre sua pureza.

Quando ela surge, simboliza sexo, prazer e o mundo material. No entanto, também sinaliza temas como virtude, pureza e moralidade.

Carta 31, O Sol

Sol.

Considerada a carta mais positiva, o Sol significa vitória, sucesso, luz, verdade, felicidade e poder. Confira.

Resposta SIM

O Sol brilha indicando a resposta "SIM".

Aspectos positivos e negativos


O Sol surge para indicar luz sobre o caminho do consulente. É um sinal de sucesso e otimismo. Se sua vida estava passando por problemas, esta carta mostra que você está tomando um novo rumo, até mesmo quando rodeada de cartas negativas. Pode significar reconhecimento.

Carta 32, A Lua

A lua.

A Lua é a carta dos desejos, das emoções e da fantasia. Ela também pode significar medos, o subconsciente e a intuição como mostramos a seguir.

Resposta TALVEZ

A Lua tem significa "TALVEZ", pois sua resposta é neutra.

Aspectos positivos e negativos

A Lua significa a parte escondida da mente que dá asas à imaginação. Em seu reino, não há espaço para lógica e revela tudo aquilo que não foi mostrado durante o dia. Ela representa a vida emocional e o aspecto mais sombrio do Eu. Encontre respostas na sua intuição e no contato com sua energia feminina.

Carta 33, A Chave

Chave.

A Chave significa revelação. Ela destranca as portas, libertando o que estava confinado e apresentando uma resolução.

Resposta SIM

A Chave abre as portas do "SIM".

Aspectos positivos e negativos

Você está diante de algo que abrirá os seus horizontes. Os obstáculos finalmente estão desparecendo e você terá a resposta que precisa para os seus problemas. A Chave também simboliza liberdade e a habilidade de alcançar as suas metas.

Carta 34, Os Peixes

Peixes.

Os Peixes simbolizam finanças, os negócios e a riqueza. São também indicadores de abundância, ganho material, bem coo dos valores.

Resposta SIM

Os Peixes trazem o "SIM" como resposta.

Aspectos positivos e negativos

A carta dos Peixes surge quando o tema é bens materiais. No entanto, ela pode também indicar valores e quando assumem este sentido, podem simbolizar algo de valor emocional, independte do preço.

Carta 35, A Âncora

Âncora.

A Âncora representa estabilidade. Dependendo do contexto, pode significar restrição, segurança, durabilidade, resiliência e o ato de fincar suas raízes.

Resposta SIM

A resposta para sua pergunta está ancorada num "SIM".

Aspectos positivos e negativos

Quando a Âncora surge, ela sinaliza o cumprimento de uma meta. Por isso, você está numa posição de estabilidade, focando nos seus objetivos de vida e criando um ambiente seguro. No entanto, ao mesmo tempo que traz segurança, ela pode significar estagnação. Por isso acompanhe as outras cartas para entender seu significado com mais exatidão.

Carta 36, A Cruz

Cruz.

A Cruz é a última carta do baralho e trata de temas como sofrimento, convicção, doutrinação, princípios, dever e sofrimento,

Resposta NÃO

A Cruz carrega para você um " NÃO" como resposta.

Aspectos positivos e negativos

A Cruz representa ideologias e responsabilidades que determinam seus valores e direcionam seus objetivos. Ela alerta sobre o Karma e questões relacionadas a doutrinas religiosas ou espirituais que podem restringir a sua visão sobre o mundo. Cuidado com o extremismo para que sua espiritualidade ou convicções não se transformem em fardos.

Qualquer um pode jogar o baralho de Lenormand?

Mulher jogando baralho cigano.

Sim. Por ser um baralho extremamente intuitivo, tanto a sua leitura, quanto a sua interpretação é mais direta e assertiva. Consequentemente, o baralho Lenormand é indicado para iniciantes.

Além disso, suas cartas são ligadas à natureza humana, suas atitudes, ao ambiente que o cerca e temas do cotidiano. Por isso, ele reflete a vida terra, trazendo mensagens mais fáceis de serem entendidas, já que tratam de temas tangíveis e facilmente decodificados.

Lembre-se que, como qualquer Tarot, aprender os significados das cartas e se sintonizar com as suas energias do seu baralho exigirá estudo, já que ele não é apenas uma ferramenta para prever o futuro, mas também um espelho em que se pode refletir os fragmentos de sua alma para então compreendê-la, numa jornada de autoconhecimento.

Sempre que precisar, leia e releia este artigo introdutório, busque por outras fontes aqui no Sonho Astral e, não menos importante, comece a fazer suas próprias leituras. Assim, você se alinhará com a sua intuição e poderá se beneficiar dos poderes deste oráculo poderoso.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


baralho cigano

Artigos relacionados


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

O Anel é a carta 25 do baralho cigano. Seu significado está relacionado aos relacionamentos, compromissos, as promessas e ciclos. Clique para saber mais!


Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

A carta Os Livros simboliza o conhecimento, educação formal e a inteligência. Além disso, ela também significa segredos.


Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

A Árvore é a carta que traz as noções de segurança e estabilidade, falando sobre a saúde, suas raízes, ou até sobre comodismo. Clique para entender tudo!


Carta 10 do baralho cigano – A Foice: mensagens, combinações e mais!

Carta 10 do baralho cigano – A Foice: mensagens, combinações e mais!

A carta 10 do baralho cigano representa tudo aquilo que você precisa ter atenção: o corte ou a colheita. Descubra as suas mensagens tocando aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.