Como saber se sou médium? Confira os principais sinais de mediunidade!

Como saber se sou médium? Confira os principais sinais de mediunidade!

Todo ser humano é médium. Você sabia? Alguns têm um desenvolvimento maior que o outro. Mas como desenvolver a mediunidade? Entre aqui e descubra!


Significado geral de mediunidade e como saber se sou médium

Mulher médium próxima de vela

Embora existam pessoas que não acreditam na mediunidade, ou até mesmo no espiritismo, há outras pessoas que além de acreditar, estariam dispostas a comprovar que a mediunidade existe neste mundo sim. Para quem não sabe, mediunidade é definida como a capacidade de manter contato com o mundo material (com os encarnados) e o mundo espiritual (com os desencarnados).

Essa manifestação acomete todas as pessoas, entretanto, algumas sentem de forma mais intensa, enquanto outras, tendem a desacreditar e, devido a isso, acabam não desenvolvendo. E isso independe de pessoas crentes ou ateias, religiosas ou não. A mediunidade é uma capacidade inata do ser humano, que pode acontecer em qualquer lugar ou hora.

Por exemplo, se você já sentiu que algo ruim fosse acontecer e por isso evitou certos lugares, saiba que é uma das maneiras que a mediunidade encontra de se manifestar. Mas afinal, como saber se você é de fato um médium? Essa e outras perguntas você vai descobrir agora. Continue lendo o artigo.

Como identificar um médium e saber se sou um

Mulher médium com vela em uma mão e chamando alguém com a outra

Sabe-se que nos dias de hoje é comum ouvir pessoas se autodeclarando mediúnicas, dizendo que são capazes de fazer vários milagres e contato com o mundo espiritual. Entretanto, é fato que também há muitas outras pessoas maldosas, capazes de fingirem ser o que não são para tirar dinheiro das pessoas. Para saber se você é um médium ou como conseguir identificar um, confira a seguir!

Como identificar um médium

Antes de qualquer coisa, é justo - e necessário - ressaltar que, por a mediunidade ser uma capacidade natural de todo ser humano, ela não acontece de uma hora para outra. Isto significa que todo mundo nasce com um certo tipo de mediunidade, embora algumas pessoas consigam desenvolvê-la com mais facilidade.

Todavia, é possível identificar e seguir algumas pistas que nos mostram se de fato alguém é um médium. Por exemplo, os médiuns sabem de coisas que aconteceram sem que alguém os diga. Além disso, eles são capazes de sentir que algum ambiente está carregado de energias negativas.

É mais do que intuição e, muitas vezes, eles não conseguem explicar de onde vem as sensações. Outra pista típica é que os médiuns conseguem captar as sensações de amigos e familiares mesmo que eles estejam distantes.

Como saber se sou médium

Sabendo que a mediunidade é inata do ser humano, então é certo que você é um médium. Entretanto, cabe a você descobrir qual tipo de mediunidade tem e desenvolvê-la, fazendo com que fique mais aguçada com o passar do tempo.

Existem pessoas que sonham com possíveis fatos do futuro, outras captam energias ou sentem que algo vai acontecer e acontece. Há quem escute os mortos, há quem os veja; há quem consegue escrever uma carta psicografa. Ou seja, há diversos sinais.

Fique atento se você é uma pessoa que sente muito se os ambientes os quais frequenta está muito carregado, se as pessoas estão mal. Esses sinais típicos indicam que você tem uma mediunidade bem avançada, mas precisa se desenvolver.

A mediunidade infantil: como identificar em crianças

Pouco se sabe, mas até seus 7 anos uma criança tem contato com o mundo físico e o mundo espiritual. Sabe-se que as crianças são donas de uma imaginação fértil e podem até criar certos amigos imaginários, entretanto, os pais precisam saber até que ponto é imaginação ou um dom mediúnico.

É justo ressaltar que ter interações com o mundo espiritual durante a infância não é uma certeza que seu filho ou filha é um médium. Isso vocês só vão descobrir através do tempo.

As primeiras interações com o outro plano ocorrem quando a criança começa a falar. Normalmente, os pequenos não sentem medo, e se questionam por que seus pais ou responsáveis não conseguem ver ou ouvir o que ele está vendo e escutando.

A criança não tem noção de morte e, devido a isso, elas agem como se fosse normal a presença dos espíritos. O pequeno que apresentar sinais de mediunidade vai demonstrar com sorrisos para o ''nada'', que nestes casos, podem estar vendo alguns amigos de vidas passadas ou os espíritos protetores. Outro sinal é que a criança é capaz de reconhecer pessoas da reencarnação anterior e renegar a atual família.

Os sinais da mediunidade

Homem médium sentindo os efeitos físicos da mediunidade

Existem pistas que indicam se uma pessoa é mediúnica ou não. Alguns desses sinais, além de apresentarem sintomas físicos, também podem indicar sensações ou outros aspectos de uma mediunidade específica. É o caso dos clarividentes, por exemplo.

Uma pessoa que é capaz de prever o que irá acontecer dificilmente conseguirá psicografar cartas de um desencarnado. Para saber mais sobre os sinais da mediunidade, continue lendo o artigo!

Sintomas e sensações comuns na manifestação da mediunidade

É fácil identificar os sinais e sensações mais comuns na manifestação da mediunidade. Veja abaixo:

- Se você já sentiu como se alguém estivesse tentando falar com você mesmo sozinho;
- Arrepios e calafrios repentinamente (principalmente quando não está frio);
- Acorda com o corpo mais pesado que o normal;
- Em lugares muito cheios, é comum que se sinta indisposto;
- Sentir que está sendo observado, mas não há ninguém;
- Sonhos aparentando ser reais;
- Sofre com plantas ou animais que estão sofrendo;

A vidência ou audição espiritual

Normalmente, pessoas que possuem vidência ou audição espiritual tendem a ter a intuição aguçada. É como se alguém soprasse no ouvido da pessoa o que ela deve fazer ou o que está acontecendo. Têm também sonhos verossímeis e premonitórios, muitas vezes ouvindo vozes de pessoas que não estão mais vivas.

Transe psicofônico ou psicográfico

As pessoas que são acometidas pelo transe psicofônico ou psicográfico sentem muita vontade de escrever, geralmente em caráter de urgência, e quando param para avaliar o que escreveram, percebem que a ideia não foi sua. Ou, é comum que elas tendem a falar de um modo que não corresponde com sua personalidade.

Os sintomas físicos

As pessoas reagem à mediunidade de diferentes formas. É comum que, conforme o indivíduo se adapte e conheça mais sobre o assunto, os sintomas vão diminuindo. Os sintomas físicos que indicam sinais de mediunidade são os seguintes:

- Suor excessivo;
- Formigamento nas extremidades;
- Vermelhidão nas orelhas e nas bochechas, aparentemente sem motivo;
- Sentir calafrios;
- Sensação frequente de desmaio;
- Falta de energia;
- Acordar cansado demais;
- Melancolia e abatimento perceptivo;
- Desenvolvimento de novas fobias;
- Palpitação ou taquicardia;
- Ânsia de vômito;
- Insegurança exagerada;
- Pés gelados;
- Dores nas costas;
- Perda ou excesso de sono.

Intuição e sonhos reveladores

As pessoas que possuem o dom da mediunidade têm uma intuição muito aguçada, entretanto, elas são incapazes de explicar como se sentem e como se desenvolveram. Elas são capazes de saber coisas que não foram ditas, saber o que se passa na cabeça de terceiros e sabem quando alguém é confiável ou não.

Os sonhos, por sua vez, são sinais de alerta importante, pois sempre trazem um significado ou demonstram o que está prestes a acontecer. E o pior ou melhor de tudo: eles acontecem.

Profunda empatia, facilidade de cativar pessoas e sincronicidades

Pessoas mediúnicas são incrivelmente empáticas. Elas sentem a dor do próximo como se fosse sua, se importam, se preocupam e estão sempre dispostas a auxiliar. Devido a isso, facilmente cativam outras pessoas. É quase impossível não gostar de um médium, pois ele é visto como luz para muita gente. Além disso, estão sempre sincronizados com o Universo.

Aromas, sensibilidade, enxergar e sentir presenças

Se algum dia você sentiu como se estivesse com alguém e não estava com ninguém, é um grande sinal da mediunidade. As pessoas que têm mediunidade costumam sentir perfumes de pessoas que já morreram, por exemplo. Sentem a presença dos entes que já partiram e aromas familiar para o olfato, como o cheiro de flores do cemitério.

Origem da mediunidade, quando tende a aflorar e como se manifesta

Mulher médium com a mão para frente, sentada em frente a mesa com vela

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a mediunidade, é provável que dúvidas como ''onde surgiu'' podem se manifestar. A mediunidade é vista e estudada por divergentes maneiras em diferentes religiões.

Ou seja, a ideia que a religião evangélica tem a respeito disso é muito divergente da ideia que os espíritas têm. Por isso, para saber mais sobre esse tópico e quando a mediunidade tende a florar, continue a leitura.

A origem da mediunidade

Uma vez que a mediunidade foi dada como uma incógnita pois ainda não há 100% de certeza sobre o que de fato é esse fenômeno, ela ganhou a atenção de muitos cientistas e passou a ser investigada intensamente. A fim de saber a origem e o que é a mediunidade, pessoas cristãs e não-cristãs passaram a buscar respostas a fim de desvendar o mistério.

Entretanto, sabendo que a mediunidade vive presente em cada ser-humano, os espíritas acreditam que a consciência se reveste nos órgãos físicos e se manifesta no mundo concreto, assim como pontuam Joanna de Ângelis e Divaldo P. Franco, no livro Momentos de Consciência:

A mediunidade, que vige latente no organismo humano, aprimora-se com o contributo da consciência de responsabilidade e mediante a atenção que o exercício da sua função bem direcionada lhe conceda.
Faculdade da consciência superior ou Espírito imortal, reveste-se dos órgãos físicos que lhe exteriorizam os fenômenos no mundo das manifestações concretas.

Quando a mediunidade tende a aflorar

A mediunidade tende a florar espontaneamente, independente da idade, posição social, denominação religiosa ou cepticismo no qual se encontre o indivíduo. É comum que ela chame atenção por alguns efeitos físicos e intelectuais, como por exemplo, as manifestações na área visual e auditiva.

Como a mediunidade se manifesta

A diferença existente em cada ser humano pode contribuir para diferentes manifestações nessa faculdade. Algumas pessoas sofrem com perturbações de vária ordem, outras, sentem os sintomas de forma sutil, o que favorece a penetração em mais amplas faixas vibratórias.

Algumas orientações que podem auxiliar o desenvolvimento da mediunidade

Pessoa médium fazendo leitura de mãos

Certo de que a mediunidade é um fenômeno, o qual precisa ser desenvolvido, é justo - se não necessário - compartilhar com você as orientações que podem auxiliar o desenvolvimento da mediunidade. Normalmente, quando alguém escuta vozes não sabe o que fazer e tende a ficar com medo. Portanto, saiba a seguir como lidar com essas manifestações e o que fazer para desenvolver esse dom.

O que fazer ao registrar a presença de seres desencarnados?

Se em algum momento você sentir que está na presença de seres desencarnados, é importante que você silencie sua inquietação e ansiedade. Mantenha a calma e tente, ao menos, desdobrar a percepção psíquica. Fazendo isso, você será capaz de ouvir palavras acalentadoras e verá pessoas queridas acercando-se de ti, como explica Joanna de Ângelis e Divaldo P. Franco, no livro Momentos de Consciência, cap. 19.

Como um médium pode educar-se para exercer a sua mediunidade?

O exercício da mediunidade pede por equilíbrio, perseverança e sintonia. A disciplina, moral e mental, criará hábitos salutares que, consequentemente, irá atrair os Espíritos Superiores interessados no intercâmbio entre as duas esferas da Vida, o que vai facilitar o ministério.

O equilíbrio, por sua vez, irá auxiliar de forma eficaz a filtragem do pensamento e na exteriorização dele. A perseverança, no labor produzirá um clima de harmonia no próprio médium, que se credenciará ao serviço do bem junto aos Obreiros da Vida Mais Alta, objetivando os resultados felizes.

Em contrapartida, a sintonia, decorrerá dos elementos referidos, porque se constitui do perfeito entrosamento entre o agente e o percipiente na tarefa relevante. Para a mediunidade ser exercida, ela necessita da interferência dos Espíritos, sem o que a faculdade, em si mesma, se deteriora e desaparece. Quanto mais trabalhada, mais fácil serão os registros, cujas informações procedem do Além-Túmulo.

Qual a importância da concentração mental?

A concentração mental do indivíduo quando se trata de mediunidade é extremamente importante e necessária. Isso por que a mente que é a grande responsável por sintonizar as ideias superiores e fazer com que elas vibrem em frequências elevadas.

Portanto, quem não é capaz de manter-se no mesmo clima de vibração produz descargas oscilantes sobre a corrente geral, o que a desarmoniza.

O desenvolvimento da mediunidade pode produzir distúrbios comportamentais?

O desenvolvimento da mediunidade pode produzir distúrbios comportamentais, entretanto, é bom ressaltar que não é a mediunidade a grande responsável por isso. Uma vez que a ação fluídica dos Espíritos favorece a distonia ou não e ela se reveste, é possível que o indivíduo seja acometido por alguns distúrbios.

Qual a razão do surgimento da mediunidade em um indivíduo?

A mediunidade é uma forma de estarmos em contato com o Mundo Espiritual e, devido a isso, ela se manifesta em cada indivíduo. Quando você é capaz de desenvolver essa faculdade, você consegue manter uma relação intima com os Seres Espirituais. Isso vai fazer com que você tenha esperança e consiga passar pelo Mundo Material com mais otimismo.

As relações entre mediunidade e corpo físico

O corpo físico é o elo que existe entre os dois mundos. O corpo, o perispírito e a alma constituem o homem; enquanto a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito. O perispírito é o laço que une a alma e o corpo, e é através dele que a alma faz o corpo agir e percebe as sensações experimentadas pelo corpo.

Ou seja, sem o corpo físico nada disso seria possível. Por isso que a morte é a destruição do envoltório corporal. Uma vez morto, o espírito não depende mais do corpo material.

O papel da casa espírita para o médium iniciante

A casa espírita é o refúgio das pessoas na Terra, pois é ela quem os médiuns irão procurar quando precisarem de ajuda. Se você está passando pela fase iniciante, se descobrindo, o conselho é procurar uma casa espírita de confiança.

Os mestres da casa serão os responsáveis por lhe auxiliar, te acolher e te ensinar todas as coisas que você precisa saber. Além disso, eles podem te ajudar a desenvolver sua mediunidade caso você precise e te indique livros e estudos que também serão importantes durante todo o processo. Portanto, não hesite em procurá-los se sentir que precisa de um apoio.

Como ter a confirmação definitiva e saber se sou médium?

Mulher médium sentindo os efeitos da mediunidade

Agora que você sabe que toda criatura é um pouco sensível ou médium de fato fica mais fácil saber se verdadeiramente é um. Para deixar claro, Allan Kardec, Pai do Espiritismo, definiu como mediunidade o seguinte:

"Todo aquele que sente em um grau qualquer influência dos espíritos é, por esse fato, médium". Ou seja, se você sente qualquer conexão com outras existências de outros mundos, há grandes chances de ser um médium.

É justo ressaltar que todo ser humano é médium, entretanto, nem todos dispõe da mediunidade ostensiva, aquela em que a pessoa consegue manter contato direto com os mortos. Outro adendo importante: embora você não seja um médium capaz de falar, ver, ouvir os mortos, você pode desenvolver esse "dom'' quando achar que está pronto para recebê-lo.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.