Oração de São Valentim: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Oração de São Valentim: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Conheça São Valentim e suas como suas orações podem te ajudar ao longo da vida. Continue a leitura para entender melhor!


Qual a importância da oração de São Valentim?

Pessoa fazendo uma oração.

Assim como qualquer outra prece, a oração de São Valentim tem um papel muito importante na vida de um fiel. Se feita com fé e devoção, uma oração tem o poder de materializar o pedido do devoto e trazer paz ao seu coração.

Existem várias orações que podem ser feitas a São Valentim sendo que as mais conhecidas são destinadas as pessoas que desejam encontrar alguém especial, trazer proteção e fortalecimento aos relacionamentos e também para quem sofre de desmaios e ataques epiléticos, pois São Valentim também é conhecido como padroeiro da epilepsia.

Sendo conhecido como ‘Valentine Day”, o dia de São Valentim é comemorado no mundo todo como dia dos namorados devido a sua história de vida que o consagrou como padroeiro dos casais. Nesse dia, os namorados costumam trocar presentes e bilhetes como forma de demonstrar seu amor e carinho.

Conhecendo São Valentim

Homem orando.

São Valentim teve uma passagem linda e inusitada enquanto viveu na época do Império Romano. Continue a leitura para você conferir mais detalhes sobre sua história e o motivo de sua morte.

Origem

Conhecido no mundo todo como o padroeiro dos namorados e dos amantes pelo fato de ter realizado vários casamentos escondidos, São Valentim foi preso e condenado à morte em Roma por contrariar os ensinamentos cristãos da época e ter celebrado vários matrimônios clandestinamente.

Durante o século V, a Igreja Católica estabeleceu o dia de São Valentim como o dia dos namorados com a intenção de incentivar os casais a formarem uma família através do casamento.

Entretanto, ao final do século XVIII, o dia de São Valentim foi retirado do calendário religioso, pois a Igreja Católica alegou que não existiram provas suficientes da real existência do mártir.

Mesmo assim, atualmente pessoas do mundo todo recorrem à São Valentim com o intuito de pedir bênçãos para seus relacionamentos e os casais comemoram o seu dia em 14 de fevereiro, data em que foi executado.

História

São Valentim foi bispo no Império Romano e viveu no século III, época em que os casamentos foram proibidos pelo Imperador Cláudio II, pois segundo a sua concepção os soldados que eram solteiros tinham um melhor desempenho nas guerras.

Entretanto, São Valentim ficou conhecido por realizar vários casamentos escondidos até ser descoberto, preso e morto. Contudo, mesmo estando preso recebia várias flores e cartas de pessoas como forma de agradecimento por ele ter realizado seus casamentos.

Ainda na prisão, São Valentim se apaixonou por uma moça cega, filha de um dos vigilantes. Diz a história que ele teria a curado milagrosamente de sua cegueira, deixando uma carta de despedida com a frase “De seu Valentim” no dia de sua morte.

A data de seu martírio ainda é incerta, pois histórias diferentes afirmam que ele teria sido executado nos anos de 269, 270, 273 ou 280. No entanto, a maioria dos relatos afirmam que São Valentim foi morto em 14 de fevereiro de 269 ao lado do Portão Flaminiano no norte de Roma.

Como era São Valentim?

São Valentim nasceu em 175 e foi bispo em Roma passando por cima das leis do Imperador da época Cláudio II, ao realizar casamentos às escondidas, motivo pelo qual foi martirizado.

Além de ser padroeiro dos casais, também é considerado um santo padroeiro da epilepsia e dos apicultores embora, seja conhecido também como o santo que nunca existiu devido à Igreja Católica não ter encontrado provas suficientes de sua existência.

Outra versão da história conta que São Valentim era um homem de muita fé que se recusou a negar o Cristianismo e por esse motivo teria sido executado.

Sua imagem é representada como um bispo segurando um cajado em uma mão e na outra uma chave. Em outras versões, encontra-se a imagem de um bispo segurando um cajado em uma mão e na outra um livro com um coração em cima.

O que o São Valentim representa?

Considerado padroeiro dos noivos e dos casamentos felizes, São Valentim é representado em imagens com rosas e pássaros simbolizando o amor e o romantismo.

No século XVII, a data de 14 de fevereiro, dia em que São Valentim foi martirizado, começou a ser comemorada como o dia dos namorados na França e Inglaterra. Tempos depois, essa tradição também começou a ser praticada nos Estados Unidos.

O dia 14 de fevereiro era considerado ainda, na Idade Média, como o primeiro dia em que os pássaros acasalavam e em consequência disso, os casais costumavam deixar mensagens românticas nas portas das casas de seus amados nesse dia.

Em tempos atuais, no dia de São Valentim os casais costumam trocar cartões românticos e presentes como demonstração de amor e carinho, inspirados no bilhete que São Valentim deixou à sua amada antes de ser morto.

Martírio

São Valentim foi preso e condenado à morte por realizar casamentos às escondidas na época do Império Romano, sendo que o Imperador Cláudio II havia proibido os homens de se casarem, pois segundo a sua ideologia os homens solteiros seriam melhores combatentes nas guerras.

Em 14 de fevereiro de 269, São Valentim foi morto a pauladas e decapitado ao lado do Portão Flaminiano em Roma. Entretanto, outra versão do motivo do martírio desse santo foi a sua recusa em renunciar ao Cristianismo.

Seus restos mortais estão espalhados pelo mundo. Seu crânio pode ser encontrado na Basílica de Santa Maria em Cosmedin, Roma. Outras partes da relíquia de São Valentim encontram-se em Madri, Polônia, França, Viena e Escócia.

Algumas orações de São Valentim

Mão em oração.

Atualmente existem várias orações que se destinam à São Valentim sendo que, as mais conhecidas são feitas por fieis que desejam manter seus relacionamentos saudáveis ou estão à procura de um companheiro. Continue a leitura para conhecer algumas orações de São Valentim!

Principal oração de São Valentim

Uma oração tem como objetivo o pedido de uma graça em especial para o devoto. A principal oração de São Valentim tem como intuito a intercessão do santo como forma de ajudar o fiel a conseguir proclamar a sua fé através de palavras e ações.

Uma oração tem como objetivo o pedido de uma graça em especial para o devoto. A principal oração de São Valentim tem como intuito a intercessão do santo como forma de ajudar o fiel a conseguir proclamar a sua fé através de palavras e ações.

“Deus, Pai misericordioso, eu te louvo e te amo. Coloco-me diante de ti em oração e te peço, com toda a sinceridade de meu coração, que eu seja capaz de proclamar minha fé não somente em palavras, mas também, e sobretudo, com o testemunho de minhas ações. Amém. São Valentim, rogai por nós.”

Oração de São Valentim para encontrar alguém especial

Muitas pessoas, em algum momento, gostariam de compartilhar a sua vida com algum companheiro afetivo. A oração de São Valentim para encontrar alguém especial deve ser feita quando o fiel deseja achar alguém para ter um relacionamento. Deve-se lembrar que a fé do devoto é fundamental para que o santo interceda pelo pedido feito através da oração.

“Valei-nos, São Valentim, e escutai a nossa oração, que suplicantes vos fazemos em busca de um amor sincero e verdadeiro. Queremos, por vossa intercessão, alguém que saiba nos amar de forma completa, amiga e íntegra. Que em nosso caminho apareça uma pessoa carinhosa, honesta e trabalhadora.

Inflamai em (diga o nome da pessoa) o mais puro sentimento de afeto e que eu saiba reconhecer toda a expressão de atenção e paixão. Derramai vossas bênçãos em meu coração para também corresponder aos anseios desta pessoa.

Que saibamos ter um relacionamento seguro e que nunca nos esqueçamos do milagre que Deus, por intercessão de nosso querido São Valentim, concedeu a nós. Comprometemo-nos a ser fiéis que lutam para a nossa felicidade completa e da pessoa que amamos e, escolhemos para ser nossa companheira de toda a vida. Amém.”

Oração de São Valentim para proteger a união

A oração de São Valentim para proteger a união tem como objetivo pedir ao mártir bênçãos como forma de proteção ao relacionamento do devoto. Ela pede amparo ao santo para a união amorosa e a sabedoria para afastar todo tipo de inveja que possa surgir durante o relacionamento afetivo.

“São Valentim, ajude-nos a não sentir invejas pessoais, de bens materiais, espirituais e financeiros. Nos dê a força e a benevolência que tem em sua alma e nos proteja sempre! São Valentim, também venerado como o santo protetor dos namorados em vários países do mundo, ampare nossa união amorosa, para que encontremos a pessoa certa para viver conosco até a velhice. Obrigado, em nome de Deus Pai. Amém.”

Oração de São Valentim para fortalecer o relacionamento

A oração de São Valentim para fortalecer o relacionamento tem o intuito de pedir a intercessão do santo como forma de proteger a união amorosa. Ela tem ainda, o objetivo de dar forças para que o casal consiga aceitar os defeitos um do outro e aprendam a reconhecer suas virtudes e vocações.

“São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus. Amém!”

Oração de São Valentim para não sofrer por amor

Sofrer por amor, com certeza não é uma experiência nem um pouco legal sendo que ninguém gostaria de passar por isso. Para tanto, existe uma oração de São Valentim para não sofrer por amor que pede que o mártir interceda pelo fiel para que ele não passe por essa situação.

“Jesus Cristo, venho pedir-lhe que me dê um amor de verdade, pois me sinto só, sem ter com quem compartilhar meus momentos de angústia, de alegria, minhas dívidas, meus lucros, meus sonhos, minhas realidades, minhas conquistas familiares e minhas derrotas.

Filho de Deus, que tanta humilhação passou pelos nossos pecados, não quero sofrer por amor. Isso me desanima demais. Faça com que eu tenha forças para lutar para que essa dor passe logo. Abrande meu coração e minha alma.

Coloque uma fé infinita dentro de mim, para que eu me torne uma fortaleza de bênçãos e riquezas divinas, para combater quaisquer coisas que queiram me fazer sofrer. Senhor Jesus Cristo, agradeço desde já a graça que começo a receber de seu espírito poderoso. Jesus, rogai por nós!”

Oração de São Valentim para superar problemas amorosos

Considerado o padroeiro do amor, dos casais e amantes, São Valentim tem uma oração específica para pessoas que desejam superar problemas amorosos. Essa oração pede que o fiel entre em sintonia com sua alma gêmea e também que erros dos seus antepassados não atrapalhem a sua vida amorosa.

“São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes.

Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea e que possamos desfrutar do amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Oração aos três Santos do amor

Existe uma oração que é feita aos três Santos do amor, sendo eles Santo Antônio, São Valentim e Santa Mônica com a intenção de pedir um amor verdadeiro ou a harmonia para um relacionamento que já existe. Ela deve ser feita durante sete dias seguidos.

“Querido santo Antônio, santo casamenteiro, agora não quero me casar, somente quero para mim o amor verdadeiro. Se ele(a) está longe, traga-o para mim, santo milagreiro, se ele está mudado, faça-o um bom companheiro! Assim como o que é certo perdurará, meu pedido o santo escutará!

São Valentim, o santo protetor dos namorados, traz ele de volta pra mim! Amado São Valentim, que ele seja bom para mim, e que nossas brigas tenham fim.
São Valentim, faz com que ele goste de mim, porque o que eu mais quero agora, é ele pertinho de mim!

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, seu marido foi duro e violento consigo, mas mesmo assim, conseguiu seguir o caminho da fé e da esperança, ajuda-me na minha fé, para que eu consiga viver um lindo amor, cheio de alegria e carinho, como a senhora cuidou de seu filho Agostinho!

Aos 3 santos do amor agradeço, deixando aqui todo meu apreço, na certeza de que serei atendida em meu pedido (faça aqui o seu pedido), prometendo acender uma vela a cada um dos queridos santinhos, para iluminar ainda mais seus caminhos.”

Oração de São Valentim para os que sofrem de desmaios e ataques epiléticos

Além de ser considerado o santo dos namorados, São Valentim é conhecido também por ser o patrono da epilepsia. E para tanto, existe uma oração específica para que pessoas que sofrem de desmaios e ataques epiléticos possam interceder ao santo por suas curas.

“Ó Jesus Cristo, Salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo, que curastes cegos, surdos, mudos e paralíticos; que curastes o menino que sofria de ataques e caia na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, a quem destes o poder de curar os que sofrem de desmaios e ataques, livrai-nos da epilepsia.

São Valentim, peço-vos especialmente que restituais a saúde a (nome do doente). Fortalecei-lhe a fé e a confiança. Dai-lhe coragem, animo e alegria nesta vida, para que possa render-vos graças a vós, São Valentim e adorar a Cristo, o divino médico do corpo e da alma. São Valentim, rogai por nós.”

Outras informações sobre São Valentim

Mãos em cima de uma bíblia.

Atualmente, o dia da morte de São Valentim ficou conhecido como o dia dos namorados no mundo todo. Entretanto, no Brasil essa data foi alterada e é comemorada meses depois. Continue lendo para entender melhor sobre as celebrações de São Valentim no Brasil e no mundo.

Celebrações de São Valentim pelo mundo

São Valentim foi o bispo que inspirou o “Valentine Day” em várias partes do mundo, conhecido também como o dia dos namorados aqui no Brasil. Entretanto, o Dia de São Valentim no exterior é comemorado em 14 de fevereiro e aqui no Brasil essa data foi mudada para 12 de junho por interesse comercial.

Na Dinamarca é de costume enviar cartas com rimas assinadas com vários pontos, sendo que cada um representa a letra de um nome. Se a pessoa que receber a carta adivinhar o nome do seu pretendente ela ganhará um ovo de chocolate no domingo de Páscoa. Caso contrário, ela terá que presentear o seu admirador com o ovo de Páscoa alguns dias após o “Valentine Day”.

Por outro lado, na Finlândia e Estónia a data de 14 de fevereiro é comemorada como o dia da amizade, pois nesses países entende-se que o amor também deve ser considerado entre os amigos.

Celebrações de São Valentim no Brasil

Os brasileiros não costumam celebrar o dia de São Valentim, pois tal tradição fica restrita mais à alguns países no exterior. No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho desde 1948 coincidindo com a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

O motivo de estabelecer a data de 12 de junho como o dia dos namorados no Brasil foi estrategicamente comercial, pois junho era considerado um mês em que as vendas eram muito fracas.

Então, um publicitário chamado João Doria lançou uma campanha com o objetivo de melhorar as vendas do mês de junho em uma loja de São Paulo. Ela consistia em alterar a celebração do dia de São Valentim para 12 de junho incentivando a troca de presentes entre os casais e, consequentemente melhorando as vendas no mês de junho.

Fatos interessantes sobre São Valentim

Um dos fatos interessantes sobre São Valentim diz respeito a cura da cegueira de uma moça que ele teria se apaixonado enquanto estava preso. A moça era filha do carcereiro e sempre levava comida ao bispo. Após a misteriosa cura dos olhos dela, São Valentim e sua amada tinham o costume de trocar bilhetes de amor até o dia do martírio do santo.

Outra curiosidade é que em 1836, John Spratt, político americano da época, teria recebido do papa Gregório XVI um vaso tingido com o sangue de São Valentim e atualmente esse presente estaria exposto em uma Igreja em Dublin, na Irlanda.

São Valentim é o santo do amor, de casamentos e de reconciliações!

Mulher fazendo oração.

Devido a sua história de vida, São Valentim ficou conhecido como o santo do amor, dos casamentos e das reconciliações, pois enquanto vivo acreditava no amor e celebrava casamentos às escondidas, contrariando às ordens do Imperador Romano na época.

Por esse motivo foi preso e condenado à morte. E o mais inusitado, foi que mesmo na prisão e estando em sua condição de bispo, São Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro costumando escrever bilhetes de amor a sua amada.

Atualmente, o dia de São Valentim ficou conhecido como o dia dos namorados em grande parte do mundo. Nesse dia os casais celebram o seu amor com troca de presentes e bilhetes de amor inspirados na história do mártir.

Autor deste artigo

Formada em Ciências Contábeis sempre fui encantada pelas palavras e assuntos relacionados à espiritualidade. Já tive um blog sobre assuntos atuais e esotéricos e hoje contribuo com esse site.

Palavras-chave relacionadas


orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.