Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Conheça as orações mais poderosas de São Cosme e Damião!

Templo de São Cosme e Damião.

São Cosme e Damião são figuras muito conhecidas pelos brasileiros. A celebração a ambos, realizada em setembro e ligada à distribuição de doces, remete ao sincretismo religioso relacionado aos gêmeos, cuja devoção e caridade se destacam. A partir delas, acredita-se que suas orações sejam poderosas em diversos segmentos da vida.

Além das orações, existe o terço de São Cosme e Damião e simpatias que podem ser feitas aos santos, com pedidos que podem ser entendidos como fartura. Proteção e cura são palavras-chave quando se pensa em São Cosme e Damião, devido à ocupação que exerceram em vida. Não é à toa que são padroeiros dos médicos, embora sejam de outros profissionais, também.

A promoção de saúde e cura física, emocional e espiritual coloca os médicos como poderosos agentes de transformação. No artigo, confira mais informações sobre os santos gêmeos, sua história e orações dedicadas a São Cosme e Damião!

Conhecendo São Cosme e Damião

Estátua de São Cosme e Damião com Jesus Cristo.

São Cosme e Damião sempre são representados juntos, assim como passaram suas vidas. Sua história é uma demonstração na verdadeira fé em Jesus Cristo, em tempos nos quais o cristianismo ainda não era aceito pela sociedade romana. Ainda que isso tenha lhes custado a vida, os santos deixaram um legado que ensina generosidade e amor. A seguir, conheça mais sobre os gêmeos e sua história!

Origem e história de São Cosme e Damião

Os irmãos Cosme e Damião nasceram na região da Ásia menor, onde, hoje, ficam países árabes, em uma cidade que acredita-se ser Síria. Nascidos em uma família nobre por volta do ano 260, os gêmeos se dedicaram ao estudo e à prática de ciências e medicina, o que lhes permitiu transformar profundamente a vida das pessoas que estavam ao redor.

Cosme e Damião, como médicos, fizeram de seu trabalho uma ferramenta de cura e caridade. Eles cuidavam das pessoas doentes e não hesitavam em oferecer tratamentos a quem não tinha recursos para pagar. Por isso, os gêmeos e profissionais se tornaram conhecidos pela competência e promoção da saúde sem custos.

Além disso, foram figuras notáveis quanto à sua fé. Viveram uma vida dedicada à salvação de vidas, sempre repetindo que o faziam em nome de Jesus Cristo e de seu poder. Por isso, acabaram perseguidos pelos que acreditavam que Cosme e Damião se utilizavam de feitiçaria para curar doenças.

Os irmãos foram presos e mortos, mas não na primeira tentativa. Isso porque, devido à devoção que possuíam e levavam a todos os lugares, os gêmeos foram protegidos por anjos antes de serem realmente executados em Egeia, na Síria.

Características de São Cosme e Damião

Os santos gêmeos, desde o início de seu contato com outras pessoas e animais, tinham como principal característica o altruísmo. O exercício de sua profissão os levou a transformar a medicina em uma ferramenta de generosidade, sem distinção, já que ajudavam, inclusive, os que mais necessitavam.

Outro traço de suas personalidades era a abertura para dividir o que tinham, além de sua notável devoção diante das mais diversas dificuldades.

Imagem de São Cosme e Damião

A imagem conhecida de São Cosme e Damião remete à própria história dos santos. Gêmeos, vestem-se da mesma forma em suas representações, a começar pela túnica verde, relacionada a saúde e vida, em particular aquela que vence a morte. Tal passagem lembra que ambos passaram por essa experiência, além de terem salvado muitas pessoas e animais ao longo de suas vidas.

Seus medalhões simbolizam justamente a fé que os presenteou com a vida eterna, já que morreram em devoção a Cristo. Por isso, o manto vermelho representa seu sofrimento, enquanto o colarinho branco ressalta a verdade e a pureza que acompanhavam os gêmeos em sua jornada profissional e espiritual. As caixas, uma na mão de cada um, simbolizam tudo o que foi dado aos pacientes em suas vidas.

Também são comuns frascos de medicamentos e folhas de palmeira, que, desde civilizações antigas, remetem a vitória, paz e vida eterna.

O que São Cosme e Damião representam?

Simbolicamente, São Cosme e Damião representam a bondade e a alegria. Especialmente devido à figura que os representa na umbanda, são fortemente vinculados às crianças, além de serem patronos dos médicos, farmacêuticos e de outros profissionais, como cabeleireiros. Acima de tudo, ambos representam a fé inabalável em Jesus Cristo, mesmo diante de perseguições.

Por que pedir ajuda a São Cosme e Damião?

Cosme e Damião são conhecidos por terem realizado milagres em vida, tendo se tornado santos após sua morte. Pedir ajuda aos gêmeos é uma forma de usar a fé a serviço da realização de pedidos, levando em consideração que os santos sempre foram muito caridosos. Sua forma de cuidar de pessoas e animais em quaisquer condições mostra que todos merecem essa atenção, sem qualquer tipo de preconceito.

O poder das orações de São Cosme e Damião

As orações feitas a São Cosme e Damião chamam a atenção pelo poder que representam em relação a profissionais da saúde e crianças. Trata-se de preces muito poderosas, uma vez que são um meio de pedir bênçãos e proteção contra diversos tipos de males e doenças, já que o suporte dos santos alcança principalmente aqueles que mais precisam e não têm como pedir.

Durante sua jornada como médicos, eles promoviam a cura por meio de sua formação e de todo o conhecimento adquirido em seu período na Síria. As orações a Cosme e Damião também eram praticadas desde esse período, mostrando o poder das preces e dos tratamentos oferecidos pelos irmãos, sempre em nome de Jesus Cristo e de sua fé cristã.

Principais orações de São Cosme e Damião

Homem fazendo oração aos céus.

Como se sabe, São Cosme e Damião representam a cura e o tratamento sem distinção. Desse modo, as orações aos santos podem ser feitas para pedir pelo que aflige a alma, e não apenas a solução de problemas de saúde. São preces com grande poder, cujas graças podem envolver não só quem pede, mas também quem está ao redor. Na sequência, confira as principais delas!

Oração a São Cosme e Damião

A oração a São Cosme e Damião é poderosa e pode ser feita independentemente do dia. Seu principal pedido é pela bênção de quem trabalha com saúde. O fortalecimento da fé é outro destaque na oração, que é muito conhecida e invoca o poder dos santos irmãos.

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino do céu" São Cosme e Damião, rogai por nós.

Oração a São Cosme e Damião para o amor

Ao fazer a oração de São Cosme e Damião, visualize o amor e bons momentos se transformando em realidade.

Amados São Cosme e São Damião, em nome do Todo-Poderoso, eu busco em vós a bênção e o amor. Com a capacidade de renovar e regenerar, com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo de causas decorrentes, do passado e presente, imploro pela perfeita reparação do meu corpo e (Diga nome dos seus familiares).

Agora e sempre, desejando que a luz dos santos gêmeos esteja em meu coração! Vitalize meu lar a cada dia, trazendo-me paz, saúde e tranquilidade. Amados São Cosme e São Damião, eu prometo que, Alcançando a graça, não os esquecerei jamais! Assim seja,
Salve São Cosme e São Damião. Amém!

Oração a São Cosme e Damião para proteção

Para atrair bênçãos e proteção, faça a seguinte oração de São Cosme e Damião com fé:

São Cosme e Damião, verdadeiros amigos dos amigos, verdadeiros ajudantes de quem precisa de ajuda, recorro a vocês com todas as minhas forças para pedir auxílio para alcançar uma verdadeira e difícil graça. Peço-vos, com todo o meu amor, com todo o meu carinho e com todas as minhas humildes forças para que me ajudes com os vossos eternos poderes de santos.

Apenas vos peço (dizer aqui qual a sua graça). Ajuda-me com a força de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com o poder do herdeiro Espírito Santo. Ajuda-me neste difícil pedido difícil de ser realizado.
Sei que me ajudas, sei que mereço e sei que vou conseguir ultrapassar tudo isso devido à tua poderosa e miraculosa ajuda. São Cosme e Damião, obrigado.

Oração a São Cosme e Damião para alcançar uma graça

A oração abaixo é poderosa para levar um pedido especial e de busca pela graça aos santos gêmeos. Faça com fé e peça de coração o que deseja, independentemente da dificuldade:

São Cosme e Damião, verdadeiros amigos dos amigos, verdadeiros ajudantes de quem precisa de ajuda, recorro a vocês com todas as minhas forças para pedir auxílio para alcançar uma verdadeira e difícil graça. Peço-vos, com todo o meu amor, com todo o meu carinho e com todas as minhas humildes forças para que me ajudes com os vossos eternos poderes de santos.

Apenas vos peço (dizer aqui qual a sua graça). Ajuda-me com a força de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com o poder do herdeiro Espírito Santo. Ajuda-me neste difícil pedido difícil de ser realizado.
Sei que me ajudas, sei que mereço e sei que vou conseguir ultrapassar tudo isso devido à tua poderosa e miraculosa ajuda. São Cosme e Damião, obrigado.

Oração de São Cosme e Damião para a cura de um doente

A cura de pessoas e animais doentes é o principal pilar do trabalho de São Cosme e Damião em vida. Um detalhe interessante diz respeito à cura de forma integral. Ou seja, os santos cuidavam dos pacientes para além do corpo físico. A oração é poderosa e promove a cura física, emocional e espiritual a partir da fé.

Deus de bondade e misericórdia, permiti que pela intercessão dos gloriosíssimos mártires S. Cosme e S. Damião, e pelos gloriosos martírios por que passaram estes santos por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos cruéis tormentos que os fizeram sofrer nas mãos e nos pés, pelas cadeias com que os ataram, pelo mar sagrado em que os lançaram, pelo Anjo do Senhor que os livrou de morrerem afogados, pelo cárcere em que os prenderam, pelas cruzes onde os crucificaram, pelas pedras com que os lapidaram, pelas catorze setas com que os flecharam, pelo precioso sangue que correu de suas cabeças, pela decapitação e pela morte heróica que tiveram em honra de Jesus Salvador, possamos nós, humildes pecadores, alcançar a glória do Céu.

A vós imploramos, ó gloriosos mártires S. Cosme e S. Damião, permiti que, pela invocação dos Vossos nomes e pela veneração das Vossas santas relíquias, possamos nos incluir entre a multiplicidade e prodígios das curas instantâneas de enfermidades graves e desesperadas que praticastes, como sempre o fizestes em nome do Senhor, tanto assim que, por esses grandes milagres, fostes pela Santa Madre Igreja inscritos na lista daqueles santos cuja invocação é obrigatória para todos os sacerdotes na celebração da missa.

Assim, concedei-nos o dom de merecermos a graça em nossos pedidos, e sermos eficazmente assistidos por Vós na nossa enfermidade, tanto do corpo como da alma, procurando imitar-vos fielmente nas virtudes de que fostes vivos modelos.
Amém.

Rezar o Pai Nosso, a Ave Maria e Glória.

Terço de São Cosme e Damião

Homem fazendo oração ajoelhado.

Quando rezado, o terço a São Cosme e Damião reforça o poder da fé em cada indivíduo ao longo do processo. Acima de tudo, é um terço que representa a cura dos males do corpo e da alma, mais um indicativo do quanto os gêmeos sempre se preocuparam em amparar verdadeiramente os fiéis. A seguir, saiba mais sobre o procedimento do terço a São Cosme e Damião e suas indicações!

Indicações e simbolismo

O terço de São Cosme e Damião representa um momento de completa devoção aos santos. Assim como outros terços, é indicado para estabelecer uma maior conexão entre o devoto e as figuras santas, especialmente aqueles que buscam se aprofundar em sua fé. Afinal de contas, Cosme e Damião vivenciaram essa experiência até seus últimos instantes de vida.

Como rezar o terço de São Cosme e Damião

Com o terço em mãos, basta acender uma vela e pegar uma imagem de São Cosme e Damião para iniciar as orações. No crucifixo, é feito o sinal da cruz e o Credo, com o Pai Nosso rezado na primeira conta grande, a Ave Maria é rezada nas três primeiras contas pequenas, e a Glória é rezada na segunda conta grande. Depois, com fé, é feito o pedido.

No primeiro mistério, é o momento da contemplação do nascimento dos santos e do pedido para que todas as famílias sejam santas com a deles. Na conta grande, é rezado um Pai Nosso e, nas pequenas, deve-se repetir: “São Cosme e Damião, intercedei junto a Deus por mim. Curai-me o corpo e a alma e que, a Jesus, eu sempre diga sim”. Depois, você deve rezar uma Glória ao Pai.

No segundo mistério, há a exaltação ao profissionalismo dos santos, pedindo pelas pessoas que exercem o mesmo trabalho. No terceiro mistério, pede-se pelas curas físicas e espirituais, como as feitas pelos gêmeos. No quarto mistério, ocorre a contemplação da perseguição e da coragem dos irmãos e o pedido de resiliência diante das dificuldades que surgem ao longo da vida.

No quinto e último mistério, o pedido é por fidelidade e devoção a Jesus Cristo, mesmo em momentos decisivos e difíceis. A contemplação é pelo martírio dos gêmeos, sinal de sua fé inabalável. Os mistérios mencionados em quaisquer terços são momentos cruciais nas histórias bíblicas, que funcionam como ponto de partida para reflexão e admiração por parte dos devotos.

Principais simpatias de São Cosme e Damião

Homem segurando vela nas mãos.

Além das conhecidas orações a São Cosme e Damião, existem simpatias populares que podem ser feitas para pedir algo especial. A cura de doenças está presente, como sempre, mas há outros pedidos que fazem parte das simpatias difundidas ao longo do tempo. Precisa da ajuda dos santos gêmeos para proteção, dinheiro ou mudar de casa? Continue a leitura e saiba como fazer cada uma delas!

Simpatia de São Cosme e Damião para a cura de doenças

Pedir a cura de doenças para São Cosme e Damião demanda uma simpatia realizada a partir de um bolo. Faça a massa e, depois de assada e fria, enfeite-a e leve-a a um jardim ou praça com duas garrafas de refrigerante e duas velas pequenas, uma azul e outra rosa. Acenda as velas, ofereça o preparo a São Cosme e Damião e peça pela cura de doenças. Deixe tudo no local e vá embora sem olhar para trás.

Simpatia de São Cosme e Damião para a proteção dos filhos

Para a proteção dos filhos, são necessárias algumas balas. Distribua os doces entre crianças necessitadas e guarde uma, que deve ser enterrada em um vaso ou jardim. Já o papel do doce deve ser descartado. A simpatia pode ser repetida todos os anos.

Enquanto enterra a bala, repita: “São Cosme e Damião, tragam felicidade e proteção para todas as crianças do mundo, em especial para as da minha família. Que nunca falte o pão de cada dia, a roupa para vestir e o amor para proteger”.

Simpatia de São Cosme e Damião para não faltar dinheiro

No dia dos santos, separe uma figa de metal, 7 pães de mel e duas velas brancas. Acenda as velas e peça que São Cosme e Damião garantam dinheiro todos os dias do ano. Quando as velas terminarem de queimar, guarde a figa e deixe-a na carteira até o ano seguinte. Leve os pães de mel até uma praça e coloque-os na base de uma planta.

No ano seguinte, para repetir, deixe a figa usada junto com os pães de mel.

Simpatia de São Cosme e Damião para a proteção da casa

Em setembro, no dia de São Cosme e Damião, compre duas velas e duas chupetas, uma rosa e uma azul. Acenda as velas e deixe queimar, pedindo aos santos gêmeos que as chupetas atraiam sorte, prosperidade e proteção para o lar. Depois que as velas queimarem, guarde as chupetas em um armário da cozinha, escondidas.

Repita isso anualmente, deixando as chupetas em um jardim com duas balas de sua preferência.

Simpatia de São Cosme e Damião para arrumar uma casa nova para morar

Quem está procurando uma casa pode recorrer a uma simpatia simples, que pede a ajuda de São Cosme e Damião. Basta comprar uma chave nova e colocar em um pratinho de papelão. Em volta da chave, coloque 7 balas de mel e 7 suspiros e peça que os gêmeos te ajudem a encontrar um lar. Coloque os itens em uma praça ou jardim longe da casa atual e pronto: a simpatia está feita.

Outras informações sobre São Cosme e Damião

Estátua de São Cosme e Damião.

Em 26 de setembro, é celebrado o dia de São Cosme e Damião. Conhecidos como sinônimos de competência, cuidado e alegria, eles são figuras que sempre cuidavam de pessoas e animais, sem distinção. A devoção aos santos chegou ao Brasil trazida da Europa e, hoje, diz respeito às celebrações que envolvem doces e crianças. A seguir, saiba mais informações sobre os irmãos!

Dicas para fazer as orações a São Cosme e Damião

A principal dica para fazer as orações e simpatias a São Cosme e Damião é ter fé. Valorizar os pedidos e confiar na ajuda dos santos gêmeos é o primeiro passo, além de respeitar qualquer especificação de dia da semana ou itens a serem usados. Em sua maioria, remetem ao sincretismo religioso e a conexão entre São Cosme e Damião e os Ibejis, da umbanda.

Veneração e celebrações a São Cosme e Damião pelo mundo

Ao longo dos séculos, as homenagens aos santos gêmeos se espalharam pelo mundo. Com início provável no império bizantino, a veneração a São Cosme e Damião sempre se relacionou a curas e milagres atribuídos aos dois. As basílicas foram o ponto de partida para as celebrações, que ganharam a Europa antes mesmo de chegarem ao Brasil, trazidas pelos colonizadores portugueses.

Os principais templos em celebração aos médicos gêmeos são o Convento das Clarissas, em Madri, na Espanha, e a Basílica dos Santos Cosme e Damião, em Roma, na Itália.

Veneração e celebrações a São Cosme e Damião no Brasil

A veneração a São Cosme e Damião é bastante popular no Brasil. Na data comemorativa em homenagem aos santos, fiéis costumam agradecer pelas graças alcançadas. A figura das crianças é muito comum devido ao sincretismo religioso, tornando a distribuição de doces e sacolinhas, um gesto que é o símbolo das celebrações a São Cosme e Damião.

As pessoas que fazem pedidos e orações, como as mulheres que desejam engravidar, podem levar doces e bolos em centros e festas dedicadas aos gêmeos. No Brasil, as manifestações aos santos são muito populares entre os umbandistas.

Fatos interessantes sobre São Cosme e Damião

São Cosme e Damião ficaram conhecidos não apenas pelos milagres que realizaram, mas também por atenderem pessoas e animais sem cobrar pelos tratamentos. Sua fé os levou a serem perseguidos, pois muitos acreditavam que suas curas eram feitiçaria. Assim, depois de capturados, foram necessárias algumas tentativas antes que ambos perdessem a vida, pois os anjos os ajudaram a sobreviver.

A distribuição de doces e balas é comum no Brasil como forma de celebração, já que os Ibejis, na umbanda, são crianças que gostam desses alimentos. Também é comum que os fiéis levem alimentos a centros de religião africana espalhados pelo país. A data comemorativa, embora seja 26 de setembro para o catolicismo, é comemorada no dia seguinte para a umbanda e o candomblé.

São Cosme e Damião são padroeiros das crianças devido ao forte sincretismo religioso. Também são os santos que protegem médicos, cirurgiões, farmacêuticos, barbeiros, cabeleireiros, turismólogos e faculdades que transmitem conhecimentos sobre saúde.

Qual a importância da oração de São Cosme e Damião?

Estátua de São Cosme e Damião com Jesus Cristo.

As manifestações de devoção a São Cosme e Damião envolvem a busca pelo suporte de dois santos que se sacrificaram em nome de sua fé em Jesus Cristo. Sua generosidade e acolhimento a quem não podia pagar por tratamentos médicos os colocou em destaque justamente por permitir transformações em diversas instâncias das pessoas, com reflexos na sociedade.

Desse modo, suas orações podem ser feitas com pedidos que curam problemas do corpo e da alma, indo de doenças à aquisição de uma casa, por exemplo. A valorização de todas as necessidades dos seres é o ponto central da fé nos santos.. Não é à toa que os gêmeos se empenhavam em oferecer cuidado a outros seres vivos, como animais doentes e que precisavam de tratamento.

São Cosme e Damião são uma referência para as crianças, profissionais da medicina e todos aqueles que precisam de cura física e espiritual.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Oração para descobrir a verdade: a São Miguel, a Deus, Salmos e mais!

Oração para descobrir a verdade: a São Miguel, a Deus, Salmos e mais!

Quer saber a verdade sobre algo ou alguém por meio da oração? Leia este artigo, pois as orações mais eficientes para esse desejo são evidenciadas!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.