Chá branco: Para que serve, benefícios, contraindicações e mais!

Chá branco: Para que serve, benefícios, contraindicações e mais!

Conheça mais sobre o chá branco. Indicado para auxiliar no emagrecimento, alívio de resfriados e controle da diabetes. Veja mais!


Considerações gerais sobre o chá branco

Chaleira e xícara de chá branco

O chá branco tem se tornando cada vez mais conhecido e popular devido as suas propriedades medicinais e os benefícios que pode fornecer para a saúde de modo geral. Suas ações são amplas, mas ele se destaca por possui propriedades antioxidantes para o organismo humano.

Obtido da plana Camelia sinesis, de onde também se originam outros chás como o verde e preto, ele se diferencia dos demais no momento de seu preparo. O processo pela qual o chá branco passa é distinto, por isso ele mantém todas as propriedades da planta e sofre com pouquíssimas ou nenhuma modificação neste sentido. Conheça mais sobre o chá branco e suas propriedades a seguir!

Chá branco, nutrientes e como é produzido

Duas xícaras com chá branco e cubos de açúcar

As propriedades e ações do chá branco no organismo são muito positivas para a saúde e para a manutenção de alguns aspectos do corpo humano. Em geral, esta é uma bebida que age em processos que favorecem o emagrecimento, pois ajuda a desinchar e desintoxicar eliminando o excesso de líquidos e substâncias que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Também é importante para acelerar o metabolismo, pois queima gordura de uma forma mais rápida. Veja mais detalhes sobre o chá branco!

O que é o chá branco

O chá branco é produzido a partir da planta Camelia sinesis, que dá origem a outros dois chás muitos conhecidos, que são o preto e o verde. Apesar de terem a origem da mesma planta, os chás agem de forma distinta e também possuem sabores que os diferem.

Tudo isso se dá pelo fato de que a forma como são produzidos, após a planta passar pelos processos necessários para tal, algumas modificações acontecem. No caso do branco, ele passa por menos processos, por isso é mais simplificado e menor alterado em seu resultado final.

Como o chá branco é produzido

A produção do chá branco ocorre de uma forma distinta, pois ele é obtido através dos brotos e também das folhas mais jovens da Camelia sinesis. O seu nome vem do fato de que estes possuem uma coloração tida como prateada.

Assim, são colhidos logo no início do desabrochar enquanto os brotos ainda estão sendo protegidos por pelos finos. É importante ressaltar, que esta é considerada como sendo também a parte mais nobre da planta em questão. Outro processo que diferente o chá branco é a falta da fermentação, que os demais que surgem da mesma planta passam.

Os nutrientes do chá branco

Que o chá branco é rico em vários nutrientes e propriedades é algo já conhecido e notável, mas é essencial conhecer tudo que esta erva pode proporcionar para a sua saúde com seus componentes. Este chá é rico em diversas vitaminas, como C, B e K, além de possuir em sua composição cafeína, manganês, polifenois e antioxidantes.

E não para por aí, pois o chá branco também conta com muito potássio em sua composição e ácido fólico. Devido algumas de suas ações, este chá pode ser usado até mesmo pela sua funcionalidade como termogênico.

Receita do chá branco e ingredientes adicionais para potencializar efeitos

Xícara branca com chá branco

Conhecer as propriedades do chá branco é de grande importância para saber quais são as funções dele no organismo e o que ele pode trazer de benéfico para a sua vida de modo geral.

Existem várias combinações que podem ser feitas entre as ervas, e alguns chás levam outros ingredientes que dão mais sabor e se tornam mais palatáveis para as pessoas que possuem restrições ou ainda não se adaptaram com o sabor das ervas.

Para que os chás não percebam suas propriedades, é indicado que sejam preparados sempre antes do consumo. Veja a seguir como preparar o seu chá branco!

Ingredientes e preparo do chá branco

Para preparar o chá branco, existem algumas combinações que podem ser feitas. Mas caso opte por preparar a bebida apenas com a erva em questão, é preciso separar os seguintes ingredientes.

- 2 colheres de chá de sopa
- 1 xícara de água

A proporção deve ser sempre de a cada xícara duas colheres do chá seco. Para preparar, coloque a água para ferver e em seguida quando esta atingir o ponto de fervura adicione o chá seco. Tampe o recipiente onde o chá foi preparado e deixe que ele fique em infusão por 5 minutos. Depois deste tempo o chá já pode ser consumido.

Chá branco e alimento termogênico

O chá branco é uma bebida excelente para os que estão em busca de emagrecer e estão passando pro alguns processos neste sentido. Ao ser consumido no dia a dia ele pode auxiliar na perda de peso.

Isso, pois como conta com algumas substâncias termogênicas em sua composição ele é capaz de reduzir a absorção de gordura que poderiam se depositar no organismo provenientes destes alimentos. Sendo assim, é indicado que este chá seja consumido próximo as refeições e em alguns momentos do dia, sempre respeitando as quantidades indicadas.

Chá branco com abacaxi ou melão

Para algumas pessoas a ingestão de chás ainda é algo muito complicado, pois para alguns podem não ser muito agradáveis ao paladar. Para isso, existe alguns métodos que podem facilitar a inserção do chá branco no seu dia a dia sem que ele seja nem mesmo percebido. Prepare o seu chá utilizando de frutas, como o abacaxi ou então o melão. Pra o preparo confira os ingredientes.

- 200 ml de chá branco
- Suco de meio limão
- 2 rodelas de abacaxi (ou melão)
- 3 folhas de hortelã (ou raspas de gengibre)

Bata todos os ingredientes no liquidificador e em seguida sirva a bebida gelada com alguns gelos no copo.

Os benefícios do chá branco

Espátula de mandeira comc chá branco seco

Os benefícios do chá branco são vastos, pois a composição desta planta é muita rica em nutrientes, vitaminas, antioxidantes e outros tantos elementos que são importantes para auxiliar em alguns processos do organismo humano melhorando a qualidade de vida e trazendo muito mais saúde para o seu dia a dia.

As ações, de acordo com as substâncias da composição do chá, são sentidas ao longo dos dias de consumo e não demoram para aparecer. O uso do chá branco de forma regular também pode auxiliar na prevenção de algumas doenças. Leia mais a seguir!

Atua na perda de peso

O chá branco pode auxiliar no processo de perda de peso por vários motivos. O primeiro é pelo fato de que ele conta com propriedades diuréticas. Levando isso em consideração, a atuação do chá no organismo fará com que todos os líquidos que estão acumulados no corpo sejam liberados através da urina.

Muitas pessoas quando iniciam seus processos de emagrecimento se sentem inchadas, e a ação deste chá será para trazer estes resultados mais imediatos, liberando todos estes líquidos que causam esta sensação ruim.

É boa para a saúde bucal

Por possuir níveis muito grandes de taninos, flavonoides e polifenois em sua composição, o chá branco também se destaca neste quesito, pois beneficia muito a saúde bucal e atua como agente protetor. Isso deve-se ao fato de que as propriedades descritas auxiliam no combate e crescimento de bactérias que são responsáveis pela formação das placas nos dentes.

Outro ponto interessante a se destacar é que o chá branco conta com algumas quantidades significativas de flúor natural em sua composição, que também ajudam a diminuir o aparecimento de cáries.

É boa para a saúde mental

Como parte de sua composição, o chá branco conta com uma quantidade muito grande de catequinas, que são fornecidas pelos atributos antioxidantes desta planta.

Sendo assim, estas substâncias possuem um poder muito grande de ajudar nas funções cerebrais o que garante que os indivíduos que consumirem este chá terão uma melhoria quanto a alguns aspectos de suas vidas, como memória e outras funções cognitivas. Também é importante destacar que ele pode servir como uma prevenção para que estas funções não sejam prejudicadas.

Alivia sintomas de resfriado

Por fortalecer e proteger o sistema imunológico, o chá branco garante que as gripes e resfriados sejam evitados. Mas caso o indivíduo venha a ser acometido por eles, o sistema imunológico estará muito mais fortalecido para combater a gripe de modo geral, podendo evitar que esta se agrave.

Portanto, as substâncias que estão presentes no chá branco podem tanto impedir que estas gripes e resfriados sejam mais comuns como também caso o indivíduo seja afetado ele possui ações combatentes que são capazes de lutar contra os agentes infecciosos.

Atua no controle do diabetes

Alguns estudos preliminares a respeito das propriedades do chá branco já indicam que esta bebida é excelente para aliviar os sintomas de doenças como a diabetes, que afeta milhares de pessoas no mundo todo.

Os sintomas mais comuns desta doença que podem ser combatidos com a ingestão cotidiana do chá branco são: a sede excessiva e o controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, um feito importantíssimo também proveniente do chá branco é o aumento da secreção de insulina.

Atua na prevenção do câncer

As ações antioxidantes do chá branco são benéficas para prevenir algumas doenças, como alguns tipos de câncer. Isso, pois estas atividades reduzem o risco de que ocorram danos celulares que podem ser o gatilho para que alguns tipos de câncer apareçam.

Também existem alguns indícios que estão sendo avaliados a respeito das ações positivas do chá branco em pacientes que enfrentam tipos de câncer como o de pulmão. O potencial desta planta, de acordo com alguns estudos, pode ser tido até mesmo como quimiopreventivo.

Promove melhorias no humor

O consumo de chá branco regularmente pode proporcionar muitas melhorias no dia a dia. Por agir em alguns aspectos importantes para o humor, garantindo relaxamento e bem-estar, algumas das ações de maior valor são mostradas através das melhorias no humor dos que o consomem.

Esta ação em questão é garantida devido a presença do aminoácido L-teanina, que agre diretamente no cérebro e faz com que os níveis do ácido gama, conhecido também como GABA, aumentem dando esta sensação de alívio e relaxamento.

É boa para a saúde reprodutiva

Outro ponto importante que vale a pena se destacar a respeito das ações do chá branco é a respeito do efeito que ele pode causar em relação a saúde reprodutiva.

Estudos apontam que este chá conta com alguns benefícios que melhoram neste quesito e podem até mesmo favorecer quanto a fertilidade, principalmente em relação aos homens. Isso, pois foi notado que o uso do chá branco pode aumentar a qualidade do esperma, devido as ações antioxidantes.

Contribui para uma pele saudável

O uso do chá branco no cotidiano também pode favorecer outros aspectos, pois devido a presença de determinadas substâncias na composição deste chá ele pode evitar que haja o envelhecimento precoce.

Também garante uma pele muito mais bonita e saudável. Esta ação é notada através dos efeitos que auxiliam na reparação e recuperação da pele danificada, novamente proveniente das ações antioxidantes. O chá branco beneficia também a pele protegendo contra os efeitos indesejados relativos a exposição a radiação.

Possui propriedades antienvelhecimento

Os radicais livres são um dos maiores responsáveis por acelerar os processos naturais de envelhecimento, sendo assim podem causar efeitos negativos em muitas pessoas que acabam, por sofrer com os efeitos do envelhecimento precoce.

As propriedades antioxidantes que estão presentes no chá branco possuem várias formas de agir, e neste caso ajudam a combater estes radicais livres evitando que haja este envelhecimento notável, que pode afetar a pele e vários outros aspectos.

Atua na saúde do coração e redução do colesterol

O uso do chá branco de forma recorrente no cotidiano pode auxiliar a combater e até mesmo evitar que várias doenças do coração acabem ocorrendo. Isso, pois ele beneficia e muito a saúde deste órgão vital, devido a vários efeitos.

A redução do colesterol é um deles, pois as substâncias que estão presentes no chá branco são capazes de reduzir a pressão arterial sanguínea evitando uma série de doenças que poderiam surgir desta ação. Também existem algumas comprovações de que o uso do chá branco pode auxiliar no tratamento de dislipidemia, que é uma condição que faz com que os níveis de lipídeo aumentem no sangue.

Diferenças entre chá branco, verde, preto e indicações de consumo

Colher de madeira com ervas secas e xícaras com chá branco

Apesar de terem origem da mesma planta, a Camelia sinesis, o chá branco, preto e verde possuem várias diferenças, pois são processador de formas distintas e isso faz com que suas ações também ocorram em outros aspectos da saúde.

É importante destacar isso, pois mesmo tendo esta origem os chás podem ou não ser usados para as mesmas finalidades. Entender as diferenças e as aplicações também é muito importante para fazer o uso do chá correto. A seguir, veja quais são as diferenças principais entre chá branco, preto e verde!

Diferenças entre o chá branco e o chá verde

O chá branco, como destacado, é colhido antes mesmo que suas flores se abram de fato. Elas são cobertas por uma penugem fina e de cor clara, o que dá a impressão de que ela tem uma cor prateada.

Por sua vez, este é um chá bem menos processado, sendo assim ele é consumido com suas propriedades praticamente sem alterações devidos as ações que são feitas. A diferença entre o branco e o verde neste caso é que o segundo será produzido a partir de folhas mais velhas, entretanto elas ainda não passaram por um processo de fermentação muito grande ainda.

Diferenças entre o chá branco e o chá preto

Já a diferença entre o chá branco e o preto se dá pelo fato de que o segundo é feito com as folhas ainda mais velhas do que as que são usadas para o preparo do verde. Neste caso, ele será produzido com folhas muito mais velhas que o branco e por isso conta com um processo de fermentação avançado, algo que nem mesmo existe para o chá branco.

A quantidade de antioxidantes no preto é bem menor do que no branco e verde, mas ele contém muito mais cafeína que os outros dois tipos. Entre os processos pela qual este chá passa estão a drenagem, rotação, fermentação e secagem fina.

Qual a melhor versão do chá branco

O chá branco pode ser encontrado de diversas formas, tanto a erva seca como também em sachê ou cápsulas. Especialistas indicam que a melhor forma de se consumir o chá e receber todos os seus nutrientes e propriedades positivas para a saúde é através da erva seca, que pode ser adquirida em lojas de produtos naturais.

Neste caso ela está em sua forma mais natural possível, e pode fornecer muito mais benefícios. Nos outros casos, existem processos que podem acabar retirando ou então diminuindo a eficiência das substâncias naturalmente contidas no chá branco.

O consumo indicado do chá branco

Assim como todos medicamentos, sejam eles naturais ou não, o chá branco deve ser tratado também desta forma pois em excesso pode acabar perdendo suas ações positivas.

Sendo assim, é indicado que o consumo deste chá não ultrapasse os limites indicados, pois com isso pode causar alguns malefícios a saúde. É recomendado que sejam consumidas entre 2 a 3 xícaras de chá, o que deve corresponder mais ou menos a 320 a 480 ml de chá.

Há contraindicações no consumo do chá branco?

Chaleira e xícara com chá branco

Por mais que seja um chá cheio de benefícios e vários atributos positivos para a saúde, alguns cuidados devem ser tomados para que ele não prejudique mais do que auxilie quanto a sua saúde. Neste caso, algumas pessoas devem evitar o uso deste chá, como as que possuem hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares.

No caso da insônia, o chá pode prejudicar ainda mais, pois como contém cafeína em sua composição pode afetar o sono desregulando ele ainda mais. E o mesmo pode ser causado pelos estimulantes da cafeína quanto aos que possuem problemas cardíacos, pois pode gerar ainda mais problemas neste sentido.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!