Cansaço mental: principais causas, sintomas, tratamentos e mais!

Cansaço mental: principais causas, sintomas, tratamentos e mais!

O cansaço mental pode trazer sérios problemas para a sua saúde. Neste artigo, saiba as principais causas, os sintomas e o que você pode fazer para evitá-lo!


O que é cansaço mental?

Mulher com cansaço mental

É comum sentir-se muito esgotado, ainda mais depois de um dia com muitas tarefas no trabalho. Porém, quando esse cansaço extrapola os limites da sua mente, ou seja, o seu cérebro fica sobrecarregado devido ao excesso de informações, uso de redes sociais ou exposição em excesso às tarefas do trabalho durante o dia, você pode estar passando por um cansaço mental.

Conhecido também como estafa mental, essa exposição em excesso pode gerar uma desregulação do sistema nervoso, tendo um aumento da concentração no sangue do hormônio relacionado ao estresse, o cortisol, resultando assim, em cansaço mental. Neste artigo, você vai saber mais sobre as principais causas, sintomas e como conseguir tratar o efeito do cansaço mental. Boa leitura!

Mais sobre cansaço mental

Homem com cansaço mental

A era da tecnologia aumentou demais a exposição das pessoas com o excesso de informações, um fato que potencializa bastante o cansaço mental. Descubra nos próximos tópicos quais aspectos podem contribuir para um esgotamento mental.

Causas do cansaço mental

O cansaço mental pode acontecer como consequência de qualquer situação que mantenha o cérebro sempre ativo. Uma rotina muito atarefada pode até ser sinônimo de "status" para algumas pessoas, porém, tudo que é em excesso pode lhe trazer sérios problemas.

A rotina conturbada, muitas preocupações, um nível elevado de cobrança, tanto pessoal quanto profissional e a falta de tempo programado para um descanso mental podem ser algumas das causas frequentes de cansaço mental.

Além disso, a exposição frequente a diversos estímulos de redes sociais ou de meios de informações, são fatores que podem causar esse problema, porque está cada dia mais difícil as pessoas conseguirem se desconectar do mundo virtual.

Excesso de trabalho

Com o avanço da tecnologia, aumenta cada vez mais a exposição de pessoas ao excesso de trabalho, tudo porque novas formas de trabalho estão sendo adotadas com o tempo, como é o caso do home office. Com isso, muitas pessoas passam a trabalhar de forma contínua, misturando rotina pessoal com aspectos profissionais, não conseguindo gerenciar o tempo de uma maneira mais saudável.

O intervalo ou as pausas necessárias para que a mente consiga produzir de uma maneira mais saudável passam a ser substituídas por longas horas de trabalho, fazendo com que o trabalho excessivo anule, até mesmo, períodos que poderiam estar sendo destinados a um momento de lazer.

Todo esse excesso de trabalho e a busca por mais produtividade faz com que hábitos saudáveis sejam desconsiderados, levando a pessoa a um cansaço mental.

Alto estímulo intelectual por longas horas

Pessoas que procuram destinar grande parte das horas do seu dia estudando não estão erradas, porém, quando essas horas acabam sendo excessivas é importante ter cuidado, pois até mesmo quando se estuda em excesso você pode sofrer os efeitos do cansaço mental.

Tudo isso acontece porque quando o cérebro está destinando a sua energia para uma atividade de alto estímulo intelectual por muito tempo, ele está totalmente ativo, diminuindo a energia do seu corpo para processar as informações. Por isso, ter vários dias com excesso de estudos podem ser causas reais para que você também chegue a um esgotamento mental. Fique atento!

Depressão ou ansiedade

A depressão pode aparecer de diversas formas. Ela pode ser definida como um sentimento de tristeza intensa com duração prolongada que causa um sofrimento, afetando o desempenho nas atividades do dia a dia. Já a ansiedade é uma doença que se apresenta por meio do pensamento, ou seja, preocupações intensas excessivas ou persistentes, podem se caracterizar como sendo ansiedade.

Com isso, ambas acabam afetando nossa relação com a mente, com nossas emoções e pensamentos. Quem vivencia essas doenças também pode sofrer com o cansaço mental. Tudo porque os sintomas dessas doenças acabam mudando a forma como a nossa mente se comporta durante o cotidiano.

Estresse

O estresse pode ser uma das causas que levam uma pessoa a ter um cansaço mental. Uma rotina conturbada, problemas na relação com as pessoas e problemas profissionais podem ser fatores que contribuem para que o estresse apareça.

Pessoas que vivenciam estresse com uma certa frequência apresentam uma tendência na relação com a própria mente muito afetada, aumentando, assim, as possibilidades de sentir os efeitos de um cansaço mental. O estresse não é considerado uma doença ou uma condição médica, porém pode ser um fator desencadeador do esgotamento mental tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Sintomas de cansaço mental

Homem com insônia

Ficar atento aos sinais que o próprio corpo emite pode te ajudar a identificar mais rápido quando você estiver passando por um cansaço mental. Nos próximos tópicos falaremos um pouco mais sobre alguns sintomas que essa condição apresenta.

Dor de cabeça

Ao se deparar com a frequência de dores de cabeça, você deve ficar atento para isso. Tudo porque pode ser o seu corpo te avisando que, possivelmente, existe alguma coisa errada acontecendo com a sua mente. Assim, a dor aparece para alertar sobre algo de excesso que pode estar acontecendo na sua vida.

A pessoa pode sentir uma dor mais pulsante ou simplesmente aquela sensação de pressão na cabeça, que pode vir acompanhada de náuseas. Por isso, não menospreze a frequência das dores no seu cotidiano buscando somente se automedicar. Analise profundamente as causas constantes dessas dores, pois podem ser um sinal de cansaço mental.

Distúrbio do sono

Em situações de cansaço em excesso, a pessoa pode sofrer tanto com a sensação de dificuldade para dormir, (conhecida como o termo de insônia) quanto com a de que não conseguiu dormir o suficiente.

Isso acontece porque, nessas condições, o cérebro não consegue percorrer os estágios normais de um sono de qualidade, ou seja, faz com que de fato a pessoa não consiga descansar o que realmente o organismo dela necessita.

Irritabilidade

Vários estímulos no cotidiano colocam a prova a saúde mental. Uma rotina corrida e estressante, uma busca constante por mais produtividade, gerenciar o relacionamento com pessoas e tomadas de decisões, estão entre alguns desses estímulos. Esses aspectos acabam sendo responsáveis pela construção da nossa relação com as coisas.

Porém, a tensão física e cansaço mental experimentado nesses momentos acaba gerando um estresse psicológico, levando a pessoa a se cobrar cada vez mais, gerando assim, uma irritação em situações em que normalmente não se irritaria. Ou seja, situações simples de serem resolvidas, quando uma pessoa está passando por um cansaço mental, tende a complicá-las.

Dores no corpo

Quando se passa por uma situação em que o organismo interpreta como ameaça, o corpo libera hormônios, como no caso da adrenalina, para que os músculos se contraiam. Com os nervos mais contraídos, como resultado, começam a aparecer dores pelo corpo.

Assim, o acúmulo de preocupações e de uma rotina recheada de tarefas podem fazer com que o corpo sinta essa sobrecarga, ficando cada vez mais tenso durante o cotidiano. Logo, fique atento quando dores pelo corpo começarem a ser mais presentes em sua vida - pode ser mais um indício de que você está passando por um cansaço mental e precisa dar atenção para isso.

Falta de concentração

Quando um corpo está muito cansado e a mente passou horas processando muitas informações, é natural que o seu corpo dê sinais de que você está exagerando. Em situações de exaustão, não somente o corpo dá sinais, mas o cérebro também.

Dessa forma, esses sinais emitidos pelo cérebro acabam aparecendo como uma certa dificuldade para se concentrar ou vários momentos de distrações no decorrer do dia. Contudo, um dos sintomas que caracterizam que você está com um cansaço mental é a falta de concentração, que pode acabar afetando bastante a sua produtividade.

Alterações de humor

A sensação de estar com a mente cheia pode não gerar uma sensação muito agradável para quem passa por isso. Logo, quem possui um esgotamento mental tem variações no humor no decorrer das situações da vida.

Isso pode acontecer pelo simples fato da pessoa não conseguir lidar com a sobrecarga de pensamentos e pressão que rodeiam ela ao longo do dia. Sendo assim, a tendência é que a pessoa não consiga ter uma maior constância no seu humor, justamente por conta de uma prática na rotina que não contribui para uma melhor saúde mental.

Sonolência

Uma mente cheia e muito conturbada pode atrapalhar a qualidade do sono de uma pessoa, trazendo algumas consequências ao longo do dia. Assim, sentir-se cansado ou com constante sonolência pode ser um sinal de que você está precisando descansar, pois possivelmente atingiu o seu limite mental.

Portanto, se atente para como o seu corpo reage durante os dias - se apresentar sinal de bastante sonolência, pode ser um indício de que a sua mente não está muito bem. O corpo é muito inteligente, sempre que acontece qualquer coisa interna, ele faz o possível para trazer alguma notificação para constar que tem algo errado.

Sendo assim, se atente para os sinais do seu corpo e procure ouvi-lo quando disser que é a hora de dar uma tranquilizada.

Alterações da pressão

A pessoa que manifesta um cansaço mental pode sofrer alterações na pressão, isso é um episódio considerado comum. Sabendo que a mente é um reflexo do nosso corpo, quando ela chega em um determinado limite, acaba fazendo com que o corpo tenha alguns sintomas mais físicos, como é o caso das alterações da pressão.

Isso ocorre pela junção de hábitos que fazem você chegar a um momento de esgotamento mental, como excesso de trabalho, preocupações ao extremo, ansiedade, uma noite mal dormida e, principalmente, o contato em excesso com ferramentas que estimulem o seu cérebro. Ou seja, um conjunto de hábitos ruins ocasionados pelo cansaço mental que acabam afetando diretamente a sua saúde.

Problemas gastrointestinais

Outro sintoma físico que o cansaço mental pode trazer para uma pessoa são alguns problemas gastrointestinais, como a prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico e gastrite. Tudo isso pode acontecer por conta da falta de atenção que a pessoa dá para um esgotamento mental.

Os sinais e sintomas de um cansaço mental são uma forma da sua mente indicar que o seu corpo se encontra em um estado de sobrecarga e que você precisa urgentemente descansar. Por isso, antes que vire um sintoma físico, como é o caso dos problemas gastrointestinais, busque compreender o que você vai ter que modificar na sua vida para que você lide com o cansaço mental apresentado.

Formas de melhorar o cansaço mental

Mulher praticando atividades físicas

Existem formas práticas e efetivas através de pequenos hábitos que você passa a inserir no seu dia a dia que contribuem para melhorar o seu cansaço mental. Listamos abaixo algumas dessas práticas, confira!

Se reorganize

Olhar mais atentamente para como está construída a sua rotina vai te ajudar a ter dias mais produtivos e menos corridos, pois a falta de organização no dia a dia pode te gerar uma sensação muito forte de que você não está produzindo o que existe muitas coisas para se fazer e possui pouco tempo.

Sendo assim, procure organizar as suas responsabilidades como ordem de prioridades do dia. O que você não conseguir executar no mesmo dia, faça o possível para agendar para o próximo. Ter uma agenda também vai te ajudar a ter mais controle da sua rotina, evitando os possíveis atrasos e estresses que te levam a chegar a um ponto de esgotamento mental.

Procure comer melhor

Para evitar uma baixa energia, atrapalhando o seu cérebro de processar melhor as informações da sua rotina, busque dar a atenção para a forma que você está se alimentando ao longo do dia. Com uma alimentação mais equilibrada e saudável, suas energias e vigor são cada vez mais renovadas.

Portanto, pesquise sobre alimentos que contribuam para a saúde da sua mente e principalmente que sejam responsáveis por transmitir uma energia mais saudável. A alimentação é o combustível do nosso corpo, por isso, procure a cada dia se atentar para o que você ingere e tente ter uma dieta mais controlada que favoreça sua saúde.

Faça atividade física

É comum encontrar pessoas que têm preconceito ou preguiça de fazer algum tipo de atividade física. Porém, a falta da prática pode vir pelo simples fato de não ter consciência do impacto que o exercício físico tem na saúde do corpo e da mente.

Só a academia não é a única atividade física que vai te ajudar a ter uma melhor saúde. Então, pesquise e encontre alguma atividade que você goste de fazer. Dessa forma , fazer um exercício que te dê mais prazer pode potencializar os resultados dele com relação a sua saúde. Além de que, fazer uma atividade física é uma ótima forma de você liberar energia acumulada no decorrer do dia.

Tire tempo para lazer

O glamour de se tornar uma pessoa mais produtiva pode banalizar o tempo que uma pessoa retira para ter atividades de lazer. Esses momentos são importantes para que você consiga desfrutar de ocasiões especiais em que te gerem maior sensação de prazer diante da sua vida.

Assim, não ache que separar alguns dias da sua semana para encontrar uns amigos, se reunir para um almoço em família, fazer uma viagem com a sua namorada ou levar o seu cachorro para dar uma volta no parque seja um desperdício de tempo - pelo contrário, quando essa atitude é tomada, você está ajudando a sua mente a se conectar com maiores momentos de prazer.

Dessa forma, ter um momento de lazer é muito importante para que sua mente se restabeleça e recupere das tarefas mais pesadas que teve ao longo do dia.

Evite levar trabalho para casa

Se você trabalha em uma empresa que tenha um espaço físico e tenha que se locomover para trabalhar, faço o possível para que qualquer assunto de trabalho seja resolvido somente quando estiver no trabalho. Um hábito muito ruim é estender o seu trabalho para o seu ambiente de casa. Repetindo isso várias vezes, você pode cada vez mais viver a sua vida em função do trabalho.

Por isso, tenha em mente que você precisa colocar limite de horários para tudo o que você tiver que fazer com relação ao trabalho. Para quem trabalha em home office, estabelecer horários para executar as tarefas profissionais vai te ajudar a não gerar uma confusão na sua rotina, misturando compromissos.

Passe um tempo com família e amigos

Ter um tempo guardado na sua agenda para passar com a sua família e amigos vai contribuir para que você tenha mais momentos de descanso na sua rotina, pois uma sobrecarga mental aparece quando deixamos de fazer ou se relacionar com coisas que gostamos.

Por isso, valorize cada vez mais aqueles almoços de domingo com a família, ou aqueles passeios com seus amigos em que você dê muita risada, pode ter certeza de que essa atitude está contribuindo e muito para sua saúde mental.

Se necessário, procure um psicólogo

Caso você sinta que esse cansaço mental esteja perdurando por longos dias na sua vida, procure a ajuda de um profissional, como é o caso do psicólogo. Ele pode te ajudar a compreender quais são os comportamentos que você tem na sua rotina que contribuem para esse cansaço mental.

A ajuda de um profissional nesses casos, potencializa muito a sua busca por uma saúde mental mais equilibrada. Por isso, não adie a sua consulta caso precise de um.

Cansaço mental pode desencadear alguma doença?

Mulher chorando

Quando o seu corpo emite alguns sinais de alerta e você não busca se atentar para eles, o cansaço mental pode gerar algumas consequências físicas para o seu corpo, modificando o funcionamento do organismo, podendo levar a hipertensão e dores no corpo, dores de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, pode aumentar as chances do surgimento de depressão e crises de ansiedade.

Sendo assim, o nosso corpo é um grande aliado para que consigamos evitar algumas doenças. Os sintomas que aparecem são uma forma dele comunicar que alguma coisa está acontecendo. Então, procure se atentar para a construção de hábitos mais saudáveis e busque não ignorar os sinais do seu corpo.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.