Oração do perdão Seicho-No-Ie: origem, pra que serve, como fazer e mais

Oração do perdão Seicho-No-Ie: origem, pra que serve, como fazer e mais

A oração do perdão Seicho-No-Ie irá proporcionar para você a paz de espírito que tanto deseja. Aprenda pra que serve e como fazê-la tocando aqui!


Conheça os benefícios da oração do perdão Seicho-No-Ie!

Mulher ajoelhada na grama fazendo oração

O Lar do Progredir Infinito, ou Seicho-No-Ie, se originou no Japão em 1930 e difundiu a sua presença pelo mundo. Esta religião surge como uma resposta a toda negatividade e egoísmo que governa o mundo contemporâneo, a partir da anulação do ego e do exercício da gratidão.

Esta instituição é caracterizada por estimular as práticas de partilha do amor e positividade, afastando assim toda negatividade e abrindo o caminho para se alcançar a cura espiritual. Atualmente, essa instituição religiosa possui 1 milhão e meio de seguidores pelo mundo e um terço deles se concentra no seu país de origem.

Quer saber mais sobre a oração do perdão do Seicho-No-Ie que o levará pelo caminho da verdade e da iluminação do seu espírito? Continue a leitura e descubra tudo sobre essa religião e seus ensinamentos!

O que é o Seicho-No-Ie?

Fachada do Seicho-No-Ie

A religião Seicho-No-Ie surge com o propósito de levar os seus seguidores pelo caminho da verdade, alcançando assim a iluminação através da Imagem Verdadeira que seria a representação máxima de benevolência e da perfeição. Entenda sobre a sua origem e história na sequência e se surpreenda com a sua doutrina!

Origem

Fundada no quinto ano da Era Showa, dia 1 de março de 1930, a nova religião do Japão foi criada por Masaharu Taniguchi, um excelente escritor de origem japonesa e simpatizante do novo pensamento americano.

No ano de 1929, acredita-se que Taniguchi tenha sido iluminado por uma deidade Xintoísta conhecida como Suminoe-no-Ôkami, ou chamada também de Seicho-no-Ie Ôkami, Sumiyoshi, Shiotsuchi-no-Kami, ou simplesmente Kami (que quer dizer Deus).

Em suas revelações ele apresenta a religião Seicho-No-Ie como uma religião matriz de todas as outras religiões. Taniguchi propagava as palavras sagradas através de um periódico que possuía o mesmo nome da religião, espalhando assim o pensamento otimista e a sua crença na Imagem Verdadeira (ou Jissô).

O Jissô representaria assim a realidade verdadeira do Universo e dos indivíduos, se tornando assim a essência de tudo e de todos.

História

Na época do surgimento do Seicho-No-Ie no Japão, o império nipônico era o grande regulador das religiões no país e que o Xintoismo era considerado uma teocracia para os seus habitantes. Logo, no começo era demonstrada uma certa intolerância por Taniguchi e pelo Jissô.

Só após ele ter criado a obra doutrinária do Seicho-No-Ie conhecida como A verdade da Vida (ou Seimie no Jissô), uma coleção de 40 livros lançada em 1932 ao qual ele regulava toda a sua religião e a sua história.

A partir desse momento, a sua religião foi se difundindo pela comunidade japonesa, aumentando a sua reputação e sua aceitação. Dessa forma, o governo Imperial já não poderia ignorar a sua presença reconhecendo a instituição de Taniguchi em 1941.

O que facilitou a sua aceitação pelo Império também foi a ideologia nacionalista proposta em suas obras e conhecida como Kokutai, que significa Comunidade Nacional. Além disso, Taniguchi apoiaria a origem sagrada do Japão que legitima o império nipônico. O que garantiu apoio imperialista até a derrota do Japão na segunda guerra mundial em 1945.

Foi após a derrota que Taniguchi experimenta novas revelações de Seicho-No-Ie Kami, em sua visão ele confidencia a sua interpretação equivocada da obra mitológica do Xintoísmo conhecida como Kojiki (ou Crônicas das Coisas Antigas).

A partir disso, o Seicho-No-Ie precisa ser reestruturado para se encaixar na nova constituição do país, que era contrária à ideologia imperialista. Após um período inativo, Taniguchi retoma as suas atividades religiosas em 1949, cultivando a partir daí uma ideologia nacionalista que foi sendo aderida gradualmente na esfera política do país.

Foi em 1969 que o grupo político começou a ter uma voz ativa no governo japonês, se intitulavam como Seiseiren e se definiam como uma união política de direita, defendendo a ideia de família tradicional e combatendo ideias como o aborto. Taniguchi era contrário à nova constituição e tentava reviver os valores patrióticos do imperialismo.

Esse movimento político por parte de Taniguchi e do Seicho-No-Ie é interrompido em 1983, não deixando de assumir os valores nacionalistas anteriores à segunda guerra mundial. Entretanto, agora se torna mais uma expressão religiosa que política.

Doutrina

É comum que os movimentos religiosos, em especial do séc. XX, se aproveitar da ideologia de diversas religiões. O Seicho-No-Ie não é diferente, apoiando-se no xintoísmo, budismo e cristianismo ele usa de diversos conhecimentos destas religiões para fundamentar a sua doutrina com uma forte base tradicionalista.

Desde começo, Masaharu Taniguchi representava o Seicho-No-Ie em suas revelações como a essência de todas as religiões, utilizando-se de ideias perenialistas insurgentes na época como a doutrina Oomoto que revelava a grande origem do universo.

Apesar dessa nova religião está fortemente associada ao Xintoísmo, afirma-se também que outras religiões que predominaram no Japão como o budismo e o confucionismo são complementares às ideias expostas pela doutrina do Seicho-No-Ie. O que a tornaria em sua natureza uma religião sincrética.

Cisões

Diversos desacordos foram surgindo desde o lançamento da coletânea "A verdade da vida" até hoje. Nos últimos anos foram os que ocorreram as cisões mais críticas da religião, pois há uma tentativa em adaptar o seu conteúdo pelo presidente mundial da Seicho-no-Ie à sociedade contemporânea em relação aos valores sociais e ambientais.

Contudo, há um movimento insurgente por um grupo de dissidentes que afirmam que o atual presidente está tentando se sobrepor aos ideais que fundamentam a doutrina do Seicho-no-Ie. Eles acreditam que é preciso preservar a tradição estabelecida por Masaharu Taniguchi.

Esta cisão deu início a Associação Para o Estudo Sobre o Mestre Masaharu Taniguchi (Taniguchi Masaharu Sensei o Manabu Kai), que incentiva a preservação dos ensinamentos de Masaharu Taniguchi, onde eles reproduzem os ensinamentos originais escritos pelo fundador do Seicho-No-Ie.

Há ainda outro grupo de dissidentes que é liderado por Kiyoshi Miyazawa no Japão, esse grupo foi batizado de Tokimitsuru-Kai. O seu fundador é marido da neta do fundador e cunhado de Masanobu Taniguchi - atual presidente do Seicho-No-Ie.

Práticas

Os praticantes da religião Seicho-No-Ie são ensinados a reconhecerem a sua verdadeira natureza como os filhos de Kami (Deus). Acreditando assim na virtude da consciência do sagrado que está presente em seu interior, transformando constantemente a sua realidade.

Logo eles acreditam que toda causa e efeito ocorridos no momento presente nascem a partir dessa consciência divina como: exteriorização de grandes talentos, solução de problemas amorosos e econômicos, reconciliação de lares em desarmonia, entre outros.

As práticas fundamentais do Seicho-No-Ie estão relacionadas a:

- Oração para a manifestação da "Forma Humana".
- Meditação Shinsokan;
- Cerimônia de Purificação da Mente
- Cerimônia de Culto aos Antepassados;
- Evocação do Jissô através do Canto Evocativo de Deus;

São realizados encontros semanais nas Instituições de Seicho-No-Ie, onde essas práticas são desenvolvidas. Além de ocorrerem conferências e outros eventos com intuito de treinar as academias religiosas para a cerimônia anual que é realizada no santuário de Hoozo. No Brasil ela está localizada na Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna, SP.

Entre essas atividades, existem algumas práticas diárias que devem ser realizadas em ambientes privados pelos indivíduos, como a meditação Shinsokan. Há diversas academias espalhadas pelo Brasil, você poderá recorrer a elas para buscar orientação em relação às doutrinas e para participar dos encontros semanais.

Meios de divulgação

A organização Seicho-No-Ie costuma fazer sua divulgação por meio dos livros doutrinários, principalmente a coletânea "A Verdade da Vida". Há também artigos periódicos que são destinados ao público que acompanha as Associações da Instituição que são:

- Jornal Círculo de Harmonia.
- Revista Mulher Feliz;
- Revista Fonte de Luz;
- Revista Querubim;
- Revista Mundo Ideal;

Você também poderá encontrar mais informações acerca dessa religião através das redes sociais, da página oficial da Associação pela internet, em blogs e vídeos no Youtube.

Organização interna

A sede mundial, fundada por Masaharu Taniguchi, da Seicho-No-Ie, está localizada na cidade de Hokuto, no Japão. A instituição é gerida por esta sede japonesa e é através dela que há o diálogo em relação ao planejamento de expansão e fundações de novas sedes pelo mundo.

Esta centralização existe como forma de controle dos conteúdos a serem divulgados nos canais oficiais da Instituição pelo mundo, buscando estabelecer uma isonomia em relação às publicações e adaptações da linguagem para que a doutrina do Seicho-No-Ie não seja alterada.

Aqueles que buscam se vincular a instituição e se tornam colaboradores da "Missão Sagrada" devem divulgar a doutrina de Masaharu Taniguchi e contribuir financeiramente para que os trabalhos de divulgação da religião continuem. Logo, eles deixam de ser simpatizantes e passam a ser membros efetivos do Instituto.

A Instituição Seicho-No-Ie tem alcance global, estando presente em diversos países como nos EUA, Brasil, Peru, Angola, Austrália, Canadá, Espanha, entre outros. No Brasil, existem diversas sedes espalhadas pelos estados, sendo que a sede principal se encontra em São Paulo, no bairro de Jabaquara.

A oração do Seicho-No-Ie

Mãos em sinal de oração em fundo preto com fumaça branca ao redor

Na leitura a seguir será ensinada a oração do perdão escrito por Taniguchi. A sua leitura deve ser feita diariamente, para que assim Kami opere sobre a sua vida e suas escolhas de maneira a orientá-la pelo caminho da verdade. Acompanhe os próximos passos e aprenda mais sobre a oração do Seicho-No-Ie.

Para que serve a oração do Seicho-No-Ie

A oração do perdão é utilizada para aliviar as dores e ressentimentos que oprimem os nossos corações. No Seicho-No-Ie ela é considerada o primeiro passo no processo de evolução espiritual, auxiliando na liberação das mágoas que afetam o seu bem-estar físico e espiritual.

Quando fazer a oração do perdão?

Para que possamos liberar as nossas mágoas, dores e ressentimentos que impregnam a nossa alma e oprimem nosso coração diariamente. A oração do perdão do Seicho-No-Ie deve ser feita todos os dias, assim você se sentirá livre de todas as mazelas que afetam o seu corpo, a sua alma e sua mente.

Como fazer a oração do Seicho-No-Ie?

Para que a oração funcione o seu perdão deve ser sincero, pois só acreditando na verdade que você conseguirá deixar de lado os ferimentos causados em seu ser. Caso tenha dificuldades em liberar essas mágoas, então será necessário refletir sobre os motivos que o levam a guardar rancor para que você não perpetue esse ciclo de violência.

Só faça a oração após o exame dos seus problemas internos e quando se sentir pronto para perdoar aqueles que o ofenderam. Assim, você conseguirá se libertar e continuar em seu processo de evolução espiritual.

Oração do Perdão Seicho-No-Ie

Segue a sequência de frases que definem a oração do perdão descrito na coletânea "A verdade da vida":

"Eu o(a) perdoei e você me perdoou; eu e você somos um só perante Deus.
Eu o(a) amo e você me ama também; eu e você somos um só perante Deus.
Eu lhe agradeço e você me agradece. Obrigado, obrigado, obrigado.

Não existe mais nenhum ressentimento entre nós.
Oro sinceramente pela sua felicidade.
Seja cada vez mais feliz.
Deus o(a) perdoa, portanto eu também o(a) perdoo.

Já perdoei a todas as pessoas e acolho a todas elas com o Amor de Deus.
Da mesma forma, Deus me perdoa os erros e me acolhe com Seu imenso amor.
O Amor, a Paz e a Harmonia de Deus envolvem a mim e o outro.

Eu o amo e ele me ama.
Eu o compreendo e ele me compreende.
Entre nós não há mal-entendido algum.
Quem ama não odeia, não vê defeito, não guarda rancor.

Amar é compreender o outro e não exigir o impossível.
Deus o(a) perdoa, portanto, também o(a) perdoo.
Através da divindade da Seicho-No-Ie, perdoo e envio-lhe ondas de amor.
Eu amo você."

Normas fundamentais dos praticantes da Seicho-No-Ie

Casa com placa escrito "Seicho-No-Ie"

Assim como noutras religiões, os praticantes do Seicho-No-Ie devem respeitar as normas fundamentais declaradas por Taniguchi em sua doutrina. Estas condutas servem com o propósito de orientá-los para o caminho da verdade e auxiliarão em sua busca pela evolução espiritual. Aprenda mais sobre essas normas na leitura que se segue.

Agradecer a todas as coisas do Universo

A gratidão deve estar em todas as coisas do Universo, esse espírito deve o acompanhar desde o momento que você abre os olhos pela manhã, até a hora de dormir. Como é ensinado para as noivas na Escola de Noivas, em que as moças devem sentir gratidão pelos acontecimentos mais insignificantes da vida.

O despertar espiritual se inicia nesse processo de gratidão, pois é compreendido pelo Seicho-No-Ie que não devemos nos aprisionar aos eventos espetaculares da vida. Esses eventos são pontuais, portanto os pequenos hábitos que nos acompanham a cada dia é que devem ser agradecidos.

É dos fatos corriqueiros que se faz a vida. Logo, o sentimento de gratitude estará associado a esses fatos e ao exercer a gratidão por eles estaremos em constante movimento de libertação das mágoas e ressentimentos pelo que não temos. Agradeça verdadeiramente e você esquecerá os sentimentos negativos que o rodeiam.

Conservar o sentimento natural

Para o Seicho-No-Ie o sentimento natural é definido pelo número zero, ou pelo círculo. Você chegará nessa posição quando conseguir de libertar dos infortúnios, doenças e dificuldades que surgem em sua vida, pois quaisquer problemas o afastam dessa posição de sentimento natural.

Sendo assim, você só será capaz de conservar o sentimento natural e alcançar a perfeição em sua vida através da reflexão e do sentimento de gratidão. Pois, eles o orientarão pelo caminho da verdade, ultrapassando todas as infelicidades e retornando até o sentimento natural.

Manifestar o amor em todos os atos

Manifestar o amor se relaciona com o gesto de gratidão, a partir do momento que demonstramos nosso amor em todos os atos estamos decididos em seguir pelo caminho do bem. Assim despertamos os sentimentos positivos e afastamos toda negatividade da vida.

Para que se consiga cumprir com essa norma você precisará exercitar os amor-próprio e as cinco linguagens do amor que são:

- Palavras de afirmação;
- Dedicar o seu tempo;
- Presentear quem ama;
- Ajudar o próximo;
- Ser carinhoso.

Ser atencioso com todas as pessoas, coisas e fatos

A atenção só será útil para o próximo a partir do momento que você deixar de observar as suas partes negativas. Seja atencioso com todas as pessoas, coisas e fatos, mas sempre atento ao bem e as partes positivas que é o que realmente importa para o seu caminho.

Mas, para que isso aconteça será necessário eliminar o seu ego, se abrir para o perdão e para gratidão. Assim você se tornará capaz de exercer o bem na sua vida e no próximo, avançando então pelo caminho da iluminação.

Ver sempre as partes positivas das pessoas, coisas e fatos

Ao exercitar a gratidão você sentirá a sua vida se preencher de positividade. Esse comportamento mudará a sua percepção acerca das pessoas, coisas e fatos, permitindo que se consiga ver sempre as partes positivas das pessoas e se libertando da negatividade do mundo.

Anular totalmente o ego

A meditação Shinsokan e a oração do perdão irão ajudá-lo a anular totalmente o ego, abrindo o seu caminho para a positividade da vida e o tornando mais atencioso e amoroso com tudo e com todos. Logo, você se sentirá bem consigo mesmo e estará em direção do caminho da verdade até alcançar a sua iluminação.

Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória

Para tornar a sua vida terrestre uma vida divina será necessário seguir as normas fundamentais do Seicho-No-Ie com sabedoria e altruísmo. Lembre-se que enquanto humanos cometemos erros, o importante é não se culpar por eles e sim aceitá-los como parte do processo.

Assim você estará avançando crendo sempre na vitória. Pois, está preparando o seu espírito e sua mente para anular toda a negatividade do mundo. Se aproximando assim do caminho da verdade e da vitória.

Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias

Através da Meditação Shinsokan você será capaz de afinar a sua mente se conectando com o Mundo e com Deus, alcançando assim a Imagem Verdadeira da perfeição e do bem. Essa meditação é uma das práticas fundamentais do Seicho-No-Ie e deve ser feita todos os dias.

Shinsokan significa "ver, pensar e contemplar Deus", ou seja, quanto mais você exercitar essa meditação você estará mais consciente do caminho que o levará até a Imagem Verdadeira.

Esse exercício deve ser feito por 30 minutos e duas vezes por dia, caso não consiga cumprir com essa recomendação não se preocupe. O importante é exercitar o hábito de meditação diariamente, independente do tempo.

Na medida em que você for exercitando a meditação, você perceberá os benefícios dessa atividade. Se tornando mais pacífico, harmonioso, calmo e tornando-se mais atento a sua rotina e ao seu corpo. Além de proporcionar um estado de positividade e paz interior importantíssimo para ajudá-lo a seguir pelo caminho da verdade.

A oração do Seicho-No-Ie busca a cura interior?

Mãos erguidas em sinal de oração com luz do sol refletida

Sim, seguindo as normas fundamentais, a meditação Shinsokan e a oração do perdão do Seicho-No-Ie direcionam a sua consciência para o caminho da iluminação do espírito. Os exercícios e normas propostos pela religião o ajudarão a se tornar mais altruísta e positivo em relação às adversidades do mundo.

A doutrina de Taniguchi propõe em sua essência o caminho do bem que só será alcançado através da gratidão, anulação do ego e exercício do amor. Atitudes que irão afastar toda a negatividade e partilhar o bem para todos, assumindo a Imagem Verdadeira de Deus que é a perfeição e a benevolência. Logo, você estará em busca da sua cura interior.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.