Fruta-do-milagre: significado, benefícios, como usar e mais!

Fruta-do-milagre: significado, benefícios, como usar e mais!

Venha saber tudo sobre a Fruta-do-milagre, Quais são seus benefícios, propriedades nutritivas, como utilizar, onde achar e a média de preço.


O que é fruta-do-milagre?

Pé de fruta-do-milagre.

Talvez você já tenha ouvido falar da fruta-do-milagre, um alimento um tanto incomum, porém conhecer os seus benefícios e características, é uma informação mais difícil de se acessar.

Bem, a fruta-do-milagre nada mais é do que um planta, cultivada por tribos locais do oeste da África. Esses povos tinham a tradição de se alimentar da fruta antes de qualquer refeição. A planta milagrosa foi descoberta em 1725 pelo explorador Reynaud des Marchais.

Na região, o frutífero pode ser coletado duas vezes por ano, especialmente após períodos chuvosos. Com coloração vermelha, essa fruta tem um toque de acidez, o seu tamanho se assemelha a de uma uva.

Descubra, a seguir, mais detalhes sobre esse alimento, quais são suas propriedades, benefícios para saúde e diferenciais.

Significado da fruta-do-milagre

Frutas-do-milagre em uma tigela.

A fruta-do-milagre é tradicionalmente utilizada antes de todas as refeições. A principal utilidade desse frutífero é amenizar o sabor ácido e amargo das comidas que serão ingeridas, após o consumo da fruta. Isso acontece graças a uma molécula activa de glicoproteína com propriedades de carboidratos, conhecida como Miraculina.

O efeito milagroso tem a durabilidade entre trinta minutos a duas horas. Mas, é importante reforçar que a fruta-do-milagre não é nenhum alimento adocicado ou adoçante natural, ela age com outros benefícios peculiares, capazes de deixar a acidez e o amargo mais suaves, dependendo daquilo que você come.

Uma fruta um tanto curiosa, a fruta-do-milagre é uma importante fonte de saúde, auxiliando em doenças, como o diabetes, câncer e muitas outras. Além disso, o fruto proporciona uma maior qualidade do bem-estar, ajudando na perda de peso, para aqueles que assim desejarem.

Origem da fruta-do-milagre

Originalmente, a fruta-do-milagre foi descoberta no oeste da África pelo explorador Reynaud des Marchais, o cartógrafo era um importante viajante que explorava diversas regiões pelo mundo, a fim de produzir mapas dessas regiões. Essas produções foram publicadas pelo Père JB Labat em Amsterdã em 1730-31.

A planta era cultivada por tribos do oeste africano, que tradicionalmente colhiam as frutas duas vezes ao ano, após tempos de intensas chuvas. O fruto já é conhecido há séculos pelos nativos da região, porém ainda, nos dias atuais, essa fruta não é popularmente famosa, o que deixa os seus benefícios e funcionalidades ainda restrito a poucas pessoas.

Também conhecida como

Sideroxylon dulcificum é o nome científico da fruta-do-milagre, que por sua vez é do Reino: Plantae,
Divisão: Magnoliophyta, Classe: Magnoliopsida, Ordem: Ericales, Família: Sapotaceae e Gênero: Sideroxylon.

A planta ainda pode ser conhecida como fruta-milagrosa ou fruta do milagre Sideroxylon. O seu nome será reconhecido conforme a região do mundo.

A principal proteína da fruta é a miraculina, responsável por inibir o gosto de azedume e ácido dos alimentos, potencializando os sabores da comida, respeitando a qualidade e propriedade de cada ingrediente, não alterando o sabor final do prato.

O motivo do “milagre”

O principal motivo que torna a fruta milagrosa é a sua composição rica em miraculina, uma proteína que age consideravelmente na língua, por meio das papilas gustativas. Sua principal propriedade é ser um “bloqueador” de ácidos e o azedume das refeições, que são consumidas até 2 horas, após a ingestão da fruta.

Com a força da proteína miraculina, a fruta-do-milagre proporciona que a frutose (açúcar natural) dos alimentos sejam protagonistas no sabor dos alimentos, além de potencializar o sabor dos ingredientes.

Uma pequena fruta de grande valor

A fruta-do-milagre é um dos frutíferos mais raros do mundo, dificilmente de ser encontrada, a planta é considerada uma das mais caras. Mesmo que a fruta seja pequena, o valor agregado é relevante, visto os benefícios e atributos da fruta-do-milagre.

Quando falamos da muda da planta, o preço ainda é mais elevado, visto que a possibilidade de dar frutos é inevitável, se o plantio e colheita forem feitos de forma correta, respeitando os processos.

Visto a centenas de benefícios para a saúde e bem-estar, o valor agregado à fruta é compatível
às suas propriedades, pois com esse efeito "milagroso", ela deixa de ser uma fruta comum e passa a ser um inibidor de sabores indesejáveis.

Como encontrar a fruta-do-milagre

São cerca de 1,5 a 3 anos para que os frutos nasçam, a fruta-do-milagre é dificilmente de ser encontrada por todo esse período entre o plantio e colheita, à depender das condições físicas e meteorológicas da região onde foi plantada.

Por esse motivo, não é nada fácil ter acesso à essa fruta, porém a sua comercialização pela internet é o meio mais acessível em que as pessoas podem comprar esse alimento. Basta dar uma pesquisada na rede virtual, que rapidamente você achará um fornecedor ou vendedor da planta ou dos frutos.

Como usar a fruta-do-milagre

É recomendável ingerir a fruta-do-milagre antes de uma refeição, na qual um alimento ácido, cítrico ou amargo será ingerido. Contudo, somente de 1 a 2 unidades da fruta devem ser consumidas.

A fruta ainda pode ser consumida como chá, que tem a função de tranquilizar e acalmar os hormônios de humor, trazendo uma sensação de bem-estar e calmaria.

Além disso, a fruta beneficia quem a consome com outras propriedades, sendo capaz de combater o diabetes, proporcionar bem-estar, ajudar na perda de peso e melhorar o sabor dos alimentos.

Propriedades nutricionais

A fruta-do-milagre- também conhecida como Sideroxylon dulcificum possui propriedades nutricionais bastante atrativas, em sua propriedade o fruto carrega glicoproteína chamada de Miraculina, que tem a funcionalidade de “adoçar” alguns produtos medicinais ou industriais, além de alimentos no geral.

A Sideroxylon dulcificum ainda contém fortíssimos fitoquímicos Antioxidantes, Antiinflamatórios e Anticarcinogênicos como: Epicatequina, Rutina, Quercetina, Kampferol, Ácido Gálico/Ferúlico e Siringico, Antocianinas (Delfinidina glicosideo, Cianidina/Malvidina Galactosideo), Tocoferóis (alfa-tocotrienol, gama-tocoferol), Luteína e Vitamina C em grande quantidade.

Benefícios da fruta-do-milagre

Fruta-do-milagre no pé.

Os benefícios da fruta-do-milagre vão além de ser um “adoçante natural”, o fruto apresenta atributos nutritivos que podem ser usados não só em alimentos, mas também na indústria medicinal, por meio de remédios e, na indústria de cosméticos, na elaboração de cremes.

Além disso, essa fruta também pode contribuir para a sua saúde, combatendo o diabetes, ajudando na perda de peso, auxiliando no tratamento de câncer de diversas categorias, proporcionando sensação de bem-estar e sendo um poderoso suplemento nutritivo adicional a sua dieta.

Veja a seguir mais detalhes das vantagens da fruta-do-milagre e, como ela pode se encaixar no seu dia a dia, oferecendo benefícios exclusivos, que podem contribuir para a melhora da sua saúde.

Boa para diabetes

O diabetes é uma doença que acomete milhões de brasileiros todos os anos, uma das enfermidades mais comuns em nossa rotina, ele pode provocar centenas de agravantes que podem comprometer seu bem-estar.

Por isso, muitas pessoas recorrem a produtos e tratamentos alternativos, visando a naturalidade como uma boa opção. A fruta-do-milagre é um excelente caminho para quem deseja controlar o seu diabetes.

As propriedades nutricionais do fruto podem contribuir consideravelmente para baixar os níveis de açúcar no sangue, resultando num controle maior da doença, combinando com as recomendações médicas, remédios requeridos e dieta.

Ajuda na perda de peso

Para quem deseja perder peso, qualquer dieta milagrosa pode ser uma boa alternativa, porém os cuidados com a saúde devem vir em primeiro lugar, por isso tome cuidado com propagandas que podem ser mentirosas, afinal emagrecer não é um passe de mágica.

Visto isso, a fruta-do-milagre contém substâncias capazes de contribuir com a perda de peso, por meio do seu chá, que controla a hiperglicemia A bebida é preparada sem a adição de açúcar, o que contribui consideravelmente para uma dieta mais saudável.

No quesito gordura, a fruta-do-milagre possui 0% desse nutriente em sua característica, contribuindo para os amantes de exercícios físicos e atividades regulares que visam a movimentação corpórea.

Auxilia no tratamento do câncer

Quando uma pessoa passa por um intensivo tratamento de câncer, no qual utiliza de remédios fortes e constantes sessões de quimioterapia, muitas vezes o paladar é comprometido, deixando algumas comidas sem gosto.

Para quem sofre com isso, a fruta milagrosa age trazendo de volta as percepções de sabores, texturas e gosto ao paladar de quem faz tratamentos de câncer ou trata de alguma doença renal grave.

Sensação de bem-estar

A fruta-do-milagre proporciona uma sensação de bem-estar, caso seja consumida por meio do seu chá. A bebida do fruto traz um mix tranquilizante para o organismo, muito parecido com os famosos chás de maracujá e camomila.

A calmaria que a fruta oferece se potencializa graças a substâncias que regulam o hormônio do humor, fazendo com que a pessoa se sinta mais leve e calmo. Esse chá é indicado principalmente para quem tem uma rotina corrida ou possui ansiedade.

Melhora o sabor dos medicamentos

Se você quer melhorar o sabor dos medicamentos, principalmente aqueles típicos azedos ou ácidos, a fruta-do-milagre pode ser a solução. Em sua substância, o fruto possui características capazes de neutralizar a acidez e azedume das comidas, que são ingeridas após o consumo da fruta.

Além disso, a fruta milagrosa pode trazer o doce de alguns alimentos, especialmente em casos de pessoas que possuem doenças renais ou que estejam em tratamento do câncer, pois essas enfermidades podem afetar no paladar e percepção de sabores.

Suplemento à saúde

Sendo um importante suplemento à saúde, a fruta-do-milagre é uma importante fonte de vitaminas, que contribui em especial para dietas, sobretudo para aqueles indivíduos que buscam emagrecer de uma forma segura e saudável.

Como todo fruto, a fruta-do-milagre não pode ser consumida em excesso, afinal todo alimento contém uma parcela, mesmo que pequena, de calorias.

Potencializador de alimentos

A fruta-do-milagre, diferente de outros ingredientes, não inibe os sabores da comida, pelo contrário, essa fruta faz com que elementos alimentícios sejam ainda mais potencializados, melhorando de forma considerável o gosto.

Falando ainda de sabor, a fruta-do-milagre também proporciona uma sensação quente, em casos de alimentos apimentados ou adocicados em excesso.

Efeitos colaterais da fruta do milagre

Várias frutas-do-milagre.

Pode ficar tranquilo! Consumir a fruta-do-milagre é muito seguro. Esse fruto não possui efeitos colaterais graves, o que há de comprovação científica é que há reações minimizadas, após a absorção desse alimento.

Para quem não quer sentir um sabor adocicado na boca por um tempo considerável, a fruta-do-milagre não é uma boa recomendação. Por conta da proteína miraculina, que causa esse efeito. Ela age na nas papilas gustativas dentro da boca, transformando os sabores dos alimentos azedos e críticos.

Mecanismo de atuação

Os mecanismos de atuação da fruta-do-milagre agem de forma rápida e segura, após o consumo da fruta, as propriedades da miraculina, proteína que traz a sensação adocicada, minimizando o gosto azedo, ácido e crítico de alguns alimentos.

Essas ações não prejudicam a qualidade da comida, elas enaltecem ainda mais os sabores e texturas dos alimentos, melhorando potencialmente o gosto. Uma mão na roda, não é?

Exagero

Caso a pessoa consuma de forma exagerada a fruta-do-milagre, o sabor adocicado ficará presente por mais tempo na boca do indivíduo que a consumiu. Além disso, esse fruto pode causar inflamações na boca, como aftas e, irritação do estômago

Se você busca uma alimentação regular, no intuito de perder peso, a fruta-do-milagre é recomendada. Mas nada de comer em excesso, afinal todo alimento possui calorias e com esse não é diferente.

Qual é a principal característica da fruta-do-milagre?

Fruta-do-milagre em cima da mesa.

A principal característica da fruta-do-milagre é o seu poder de inibir o gosto azedo, cítrico ou ácido de alguns alimentos, graças às suas propriedades, que proporcionam uma sensação adocicada na boca, indicado para ser ingerida antes do consumo de comidas apimentadas, azedas, ácidas ou críticas.

Se com esses benefícios já é demais ter uma fonte natural que pode potencializar o sabor dos alimentos, a fruta-do-milagre ainda pode te ajudar no tratamento de câncer, trazer bem-estar, auxiliar na perda de peso e controle do diabetes.

Com tudo isso, fica evidente as vantagens do fruto, porém o uso exagerado dessa fruta pode causar aftas e irritações do estômago. Pensando em todos esses pontos, é importante o consumo da fruta, pois sua praticidade auxilia pessoas que desejam consumir uma comida com um sabor menos ácido e crítico.

Autor deste artigo

Sou formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e estudante de Marketing pela mesma Instituição. Co-escrevi o livro “Novas Vozes do Jornalismo”. Trabalho como Redator Freelancer no Sonho Astral.

Minha maior habilidade é a escrita e tenho experiência em produções voltadas para a multimídia. Já fiz trabalhos, como jornal, e-book, revista e documentário.

Palavras-chave relacionadas


alimentação autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.