Para que serve a erva baleeira? Benefícios, como usar, dicas e mais!

Para que serve a erva baleeira? Benefícios, como usar, dicas e mais!

Com suas ações anti-inflamatórias e analgésicas a erva baleeira auxilia no combate a doenças como artrites e artroses. Confira seus benefícios!


Considerações gerais sobre erva baleeira e para que serve

Chá de erva baleeira.

São várias as propriedades medicinais encontradas na erva baleeira, pois sua composição faz com que ela seja benéfica para vários tipos de doenças. Mas a principal ação que pode ser destaca desta planta é a anti-inflamatória.

Por isso, em geral, ela é altamente recomendada para pessoas que sofrem com doenças com sintomas deste tipo, como dores musculares, artrite reumatoide, reumatismos e outros tipos de inflamações distintas que podem causar incômodos e dores em várias partes do corpo.

Conhecer as propriedades desta planta é de grande importância, pois ela pode auxiliar nos tratamentos de doenças difíceis de serem lidadas, aliviando seus sintomas e dando mais qualidade de vida para os portadores. Veja mais sobre a erva baleeira a seguir!

Erva baleeira, propriedades terapêuticas e para que serve

Ervas crescendo.

As propriedades medicinais e terapêuticas da erva baleeira são muitas. Esta é uma planta que pode ser encontrada em abundância no Brasil, já que trata-se de uma espécie nativa da Mata Atlântica.

Portanto, é muito comum que esta planta seja utilizada em práticas como a fitoterapia, para aliviar sintomas de doenças mais graves ao longo dos tratamentos. Apesar de ser conhecida em sua grande maioria por estas ações, há de se destacar que a erva baleeira também pode ser usada na culinária. Continue lendo para saber mais!

O que é a erva baleeira

A erva baleeira é uma planta comum da Mata Atlântica que faz parte da família Boraginaceae, e seu nome científico é Cordia verbenácea. Seu crescimento é em forma de arbustos perene, e este ganha diversas ramificações. Portanto, esta é uma planta que cresce bastante.

Devido a suas ações terapêuticas, também pode ser conhecida em alguns lugares como maria-milagrosa ou maria-rezadeira. Na medicina caseira e popular, as suas folhas são muito utilizadas para várias finalidades distintas, e este uso é mais comum nas regiões litorâneas e no sudeste do país.

As propriedades terapêuticas da erva baleeira

As propriedades da erva baleeira são muitas, pois, devido à sua composição, ela pode agir em várias áreas do corpo. Suas ações são anti-inflamatórias, antiartríticas, antiulcerogênicas e analgésicas, de modo geral. Levando em consideração estes atributos, é muito comum que as pessoas façam o chá desta erva para tratar feridas.

Em outros casos, ela também serve para produzir medicações naturais dedicadas para doenças como artrose, dores musculares e artrite. Como suas propriedades são vastas, a erva baleeira também pode auxiliar em problemas gastrointestinais, garantindo alívio.

Onde encontrar

Por se tratar de uma planta nativa da Mata Atlântica, é comum que a erva baleeira seja encontrada de forma mais ampla em locais que são contemplados com este tipo de vegetação.

Portanto, ao redor de várias localidades do Brasil, esta é uma erva muito comum e amplamente difundida. Vale acrescentar que a erva baleeira cresce de forma muito vistosa, mesmo se tratando de um arbusto perene. Ela acaba criando várias ramificações, o que facilita bastante para que se espalhe e novos arbustos sejam formados.

Uso popular

O uso popular da erva baleeira abrange várias áreas distintas, pois suas propriedades são vastas e ela é capaz de atender as necessidades relativas a muitas doenças diferentes. É muito comum que esta planta seja utilizada para a criação de medicamentos fitoterápicos, mas também é possível consumi-la através de chás.

Mas, neste caso, os medicamentos que são produzidos com esta finalidade podem atender pacientes que sofrem com dores pelo corpo, causadas por inflamações e doenças mais graves. Sendo assim, a erva baleeira é indicada para tratar nevralgias, contusões, tendinites, gota e reumatismos.

Para que serve a erva baleeira

As aplicações da erva baleeira são muitas e, apesar de ser conhecida pelas suas propriedades medicinais, ela também é usada como tempero, mesmo que não seja muito comum. Tanto em sua utilização para produção de medicamentos e chás como também como tempero, devem ser colhidas apenas as folhas da planta, que pode ser macerada para uso.

Quando são processadas desta forma, as folhas da erva baleeira exalam um cheiro forte devido à presença do seu óleo essencial. Este cheiro é o motivo pela qual muitas pessoas acabam por utilizar desta planta para finalidades culinárias, como tempero, para substituir produtos industrializados.

Os benefícios da erva baleeira

Mulher bebendo chá.

A utilização da erva baleeira no dia a dia é muito benéfica para a saúde de pacientes que enfrentam doenças que causam dores constantes. Ela favorece para que haja um maior alívio destes sintomas, dando uma qualidade de vida muito maior para estas pessoas.

Portanto, um dos principais benefícios de se utilizar desta planta, seja através de seu chá ou medicamentos naturais, é o alívio das dores musculares e causas por inflamações. Mas ela também pode beneficiar em casos de lesões pontuais, facilitando a recuperação de contusões e outros problemas. Leia mais a seguir!

Emagrecimento

Apesar de contar com muitos benefícios e ações, não se tem uma comprovação científica até o presente momento de que a erva baleeira pode beneficiar o emagrecimento dos que estão passando por estas mudanças em suas vidas, seja por dietas ou exercícios físicos.

A ideia que ela favorece neste segmento vem de uma crença popular, mas não há comprovação de que ela possa acelerar o metabolismo e realizar a queima de gordura. Esta visão trazida pela crença popular vem do fato de que a erva baleeira tem ações diuréticas e laxantes. Desta forma, acabou sendo ligada a um potencial de emagrecimento.

Efeito cicatrizante

Um dos efeitos mais notáveis desta planta no corpo humano é o cicatrizante. Neste caso, é comum que a erva seja aplicada diretamente na pele em feridas, para que estas acabem por cicatrizar mais rapidamente.

Esta forma de agir vem das propriedades anti-inflamatórias desta planta, mas não somente isso, pois a erva baleeira também conta com uma ação antisséptica muito positiva, que, além de auxiliar no processo de cicatrização, evita que maiores problemas venham a ocorrer. Isso porque limpa a área da ferida, evitando infecções que poderiam atrapalhar o processo de cicatrização.

Alívio de dores musculares

A aplicação mais comum e pela qual a erva baleeira é conhecida é no alívio a doenças musculares. Neste caso, ela pode ser aplicada através de medicamentos fitoterápicos para tratamentos de dores constantes, mas também traz alívio para aqueles que realizam atividades físicas diariamente com treinos pesados.

Desta forma, existem muitos medicamentos naturais que levam esta planta como base para cremes que podem auxiliar nestes momentos, tanto de dores pontuais como para aliviar doenças de fato.

Auxílio no tratamento de gastrite e úlceras

Por mais que o nome da erva baleeira venha a mente quando se trata de alívios musculares, o fato de ser anti-inflamatória vai além, pois ela também pode ser utilizada para tratar outros sintomas neste sentido, pois pode ser aplicada a pacientes que contam com problemas gástricos e úlceras.

O seu efeito analgésico também auxilia neste processo, pois pode ajudar a diminuir as dores que são causadas por estes problemas. Mas vale ressaltar que, apesar de ser um excelente fitoterápico, a erva baleeira é usada como auxiliar e não deve ser levada como único medicamento de um tratamento específico para estas doenças.

Auxílio no tratamento de reumatismo e artrite

O efeito anti-inflamatório da erva baleeira é tão forte que ela é capaz de auxiliar em tratamentos para combater as dores causadas pelo reumatismo e a artrite, que muitas pessoas, em especial as de idade mais avançada, acabam por sofrer.

Esta ação capaz de favorecer até doenças muito fortes vem da presença do alfa-humuleno, que está na composição desta planta em altas quantidades. Esta é a propriedade responsável por trazer este efeito anti-inflamatório tão importante para a planta.

Como usar a erva baleeira

Mulher tomando chá.

Mesmo quando trata de plantas medicinais, é preciso ter muito cuidado ao utilizar qualquer tipo de produto que conte com ações específicas para melhorar a saúde ou auxiliar em algum processo ligado a esta área.

Portanto, é preciso usar com sabedoria e cuidado, sempre respeitando as quantidades e a forma correta de se utilizar cada tipo de produto. Como a erva baleeira possui várias aplicações distintas, ela também é usada como base de diversos tipos de medicamentos fitoterápicos. Conheça algumas de suas aplicações!

O chá de erva baleeira

O chá é uma das formas mais comuns de utilizar as plantas medicinais e, neste caso, a erva baleeira também pode ser usada desta forma. Vale destacar que, neste processo, utilizar a planta fresca colhida na hora ou há pouco tempo pode ser muito mais positivo, pois as propriedades ficam mais conservadas e o efeito será muito mais forte.

Mas a erva seca também é válida e terá um efeito muito bom, também. De qualquer forma, o preparo deste chá é bem simples. Confira os ingredientes e como ele é feito:

- 1,5 gramas ou uma colher de sobremesa de folhas secas da erva baleeira (caso opte pela fresca, coloque 1 colher de sopa);
- 1 xícara de água.

Lave e corte todas as folhas da planta, caso seja sua forma fresca. Deixe a água esquentar e, em seguida, quando estiver fervendo, coloque as folhas dentro e desligue o fogo. A mistura deve permanecer desta forma, em infusão, por 10 minutos. Por fim, coe as folhas, e seu chá estará pronto para consumo.

As pomadas e os cremes

Como a erva baleeira é usada para a produção de medicamentos naturais e fitoterápicos de modo geral, também é possível encontrar ela como elemento central de pomadas e cremes. Estes são usados, em sua grande maioria, como efeitos de alívio para dores musculares e no corpo.

Vale destacar que é importante conferir no rótulo deste produto como ele é para ser usado, quantas vezes e a quantidade indicada ao dia. Estes cremes e pomadas são feitos para alívio imediato, pois a aplicação será sobre o machucado ou local dolorido.

Extrato ou cápsula

Entre as várias formas de se utilizar a erva baleeira, também estão as cápsulas ou seu extrato. Esta forma de usar precisa também respeitar a dosagem indicada no rótulo dos produtos.

Assim, ao adquirir qualquer um destes dois produtos, confira na bula ou no rótulo como ele deve ser usado, pois há uma dosagem específica que deve ser seguida e respeitada para que os efeitos positivos não se tornem ruins com uma superdosagem, por exemplo.

Aerossol

Existem produtos de erva baleeira no mercado que são feitos no formato aerossol, assim como as pomadas e cremes servem ara ser aplicados nos locais exatos onde há dor. Em geral, este tipo de produto, feito neste formato, favorece o alívio imediato, pois, ao ser aplicado na área contundida ou dolorida, os efeitos serão sentidos.

Assim como os outros medicamentos fitoterápicos, sempre consulte a bula ou, se necessário, um médico para avaliar o seu uso, e tome cuidado com as altas doses. Sempre respeite o que é indicado pelos fabricantes.

Dicas e cuidados no consumo da erva baleeira

Ervas.

Apesar de ser uma planta com atributos muito positivos, há quem acredite que os medicamentos naturais não causam problemas de forma alguma e acabam superdosando estes, acreditando que estão agindo da forma correta, pois são produtos naturais e certamente não causariam riscos à saúde.

Mas esta é uma ideia muito errada, pois qualquer tipo de medicamento ou produto, mesmo de origem natural, pode causar problemas se for ingerido em exagero. As doses devem ser consideradas corretamente e sem esperar por efeitos milagrosos e surpreendentes, pois a erva tem o seu tempo para agir. Entenda mais a seguir!

Não é milagrosa

O objetivo dos medicamentos naturais é trazer mais saúde e cuidados cautelosos para os pacientes com produtos que não são sintéticos e que podem auxiliar em seus tratamentos de uma forma mais branda.

Então, não acredite em medicamentos naturais milagrosos, pois, por mais que as ervas sejam poderosas e cheias de benefícios, elas não agem desta forma. Há também que se destacar que muitas pessoas têm a visão deturpada de que, usando os chás de erva baleeira, poderão perder peso devido aos seus efeitos laxantes e diuréticos.

Se necessário, vá ao médico

É importante sempre salientar que, mesmo com o uso de medicamentos naturais, vale a pena consultar um médico antes de decidir por esta utilização, pois algumas pessoas podem ser sensíveis a algumas propriedades e apresentarem alergias. Por isso, um bom acompanhamento é sempre importante para evitar maiores problemas.

Caso note também alguma alteração relativa ao medicamento em seu corpo, não deixe de procurar por um profissional imediatamente, para avaliar se estas questões estão ligadas ao medicamento e como isso pode ser resolvido.

Atenção com as mucosas

Ao consumir produtos provenientes da erva baleeira, fique atento a alguns cuidados que devem ser levados em consideração para evitar maiores problemas. Neste caso, tenha cautela ao usar os produtos, para que estes não entrem em contato com as mucosas, como olhos e boca, caso o medicamento em questão não tenha esta finalidade, como cremes, pastas, aerossol e outros.

Isso é preciso porque eles poderão causar irritações e problemas. Caso aconteça de entrar em contato devido a um acidente doméstico, lave a área em questão com água corrente, logo em seguida, até que tudo seja eliminado.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os medicamentos naturais também podem causar problemas se forem usados de forma incorreta ou caso o paciente conte com alguma restrição ou alergias aos componentes do mesmo.

Neste caso, é importante destacar que as contraindicações da erva baleeira devem ser levadas em consideração, pois podem causar alergias graves em pacientes, como feridas na pele e queimaduras. Não é recomendado também que faça o uso da erva ao mesmo tempo em que estiver utilizando de outro medicamento, pois isso pode acabar causando sérias irritações.

Ao descobrir para que serve a erva baleeira, posso substituir por tratamentos médicos?

Médico com a mão estendida.

Nenhum tratamento médico deve ser substituído por medicamentos, sejam eles naturais ou sintéticos. Somente o seu médico terá a capacidade de orientar a respeito do que precisa ser feito e o melhor para a sua saúde.

Estes fitoterápicos, como a erva baleeira, servem como auxiliares para combater as doenças e trazer mais qualidade de vida para você. No entanto, não devem substituir a ação médica, pois esta é imprescindível.

Desta forma, não deixe de visitar o médico regularmente ou quando notar alguma alteração em seu organismo. A erva pode ajudar muitos nos processos inflamatórios, por exemplo, mas o controle médico é essencial para uma boa recuperação.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado ervas

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números