Yoga emagrece? Entenda e conheça outros benefícios desta prática!

Yoga emagrece? Entenda e conheça outros benefícios desta prática!

Alguns benefícios da yoga são bem conhecidos: flexibilidade, menos estresse e prevenção de lesões. Mas, será que essa prática emagrece? Leia e descubra!


Afinal, yoga emagrece ou não?

Mulher fazendo posição de yoga vendo aula pelo notebook

O yoga é uma prática indiana que surgiu há cerca de 5 mil anos e atua no controle da ansiedade, na postura, na respiração e no alinhamento dos chakras. Segundo alguns estudos, a prática do yoga regulariza a produção de hormônios e estimula o metabolismo.

Além disso, o yoga traz vários benefícios para a saúde, além de ajudar no emagrecimento. Em suma, uma das formas que a pessoa consegue emagrecer é deixando a mente e o corpo saudáveis, por isso não é à toa que essa prática vem adquirindo cada vez mais seguidores.

No decorrer desse artigo você conhecerá tudo em relação a essa prática e todos os seus benefícios relacionados a saúde e a perda de peso.

Entendendo mais sobre o yoga

Grupo de idosos fazendo yoga

Yoga é uma palavra em sânscrito que significa unir ou integrar, usada pelo dialeto indiano. Tem como objetivo equilibrar o corpo e a mente por meio de três pilares que conecta com a nossa essência. Os três pilares do yoga são: a respiração, as diversas posturas do yoga e a meditação.

Cada um desses pilares tem suas técnicas dentro da prática do yoga trabalhando o emocional, o equilíbrio do corpo, as posturas e o desbloqueio das tensões. Além disso, ela nos permite a busca do autoconhecimento, resgata a harmonia interna e nos mostra uma visão do nosso ser interior, trazendo concentração e tranquilidade. Saiba mais a seguir.

Origem e história

O yoga se originou na Índia, segundo a história o primeiro praticante de yoga foi Shiva há muitos e muitos anos atrás. Outras lendas contam ​que os movimentos do yoga surgiram através de homem que era conhecido como Rei Bailarinos na Índia e que ele se movimentava de forma complexa e instintiva.

O certo é que com a influência do budismo ele foi se expandindo até chegar no Ocidente, com um propósito de harmonizar e manter corpo e mente equilibrados. Portanto, o yoga não é apenas uma atividade física, mas uma filosofia de vida.

Pra que serve e como funciona

O yoga serve como um ritual espiritual ou uma maneira de trabalhar em conjunto o corpo e a mente. Não existe contraindicação, mas é preciso entender cada tipo para escolher aquela que mais se adequa ao seu corpo, suas limitações e os seus objetivos.

O yoga funciona harmonizando as técnicas da respiração, postura e meditação. Além de ensinar as técnicas de autoconhecimento, relaxamento e qualidade de vida, o yoga também tem como ensinamento o respeito com o próximo, a calma e a maneira de se relacionar com o mundo seja nas ações, pensamentos e palavras.

Como perder peso com yoga?

Primeiramente, para se perder peso durante as aulas de yoga é preciso praticá-las todos os dias, pelo menos 25 minutos por dia. Ao iniciar uma prática cuja meta é perder peso, é preciso se preparar mentalmente para isso, porque a dificuldade em perder peso está relacionada à alimentação, o que também necessita uma mudança de hábitos.

No yoga, as asanas ajudam a tonificar e dar flexibilidade aos músculos, porém é preciso ter disciplina. Além dela, suas demais técnicas auxiliam o funcionamento do metabolismo, relaxam e fortalecem os músculos e promovem o gasto de calorias.

Tipos de yoga e qual o mais indicado para emagrecer?

O yoga tem uma variedade de tipos são elas: Hatha, Ashtanga, Vinyasa, Yin, yoga restaurativo e o yoga na cadeira. Todas elas trabalham as asanas que são as posturas feitas no yoga; e as pranayamas que são as técnicas de respiração, a concentração e o relaxamento.

Ashtanga e Vinyasa são as modalidades do yoga que proporcionam a perda de peso, além de ajudar na desintoxicação do corpo por meio dos movimentos e da respiração, do aumento da circulação sanguínea e da intensidade da força. Essas práticas de yoga costumam durar cerca de 90 minutos e possuem 8 asanas fixos.

O que é melhor para emagrecer: yoga ou pilates?

Tanto o yoga como o pilates não vão fazer você emagrecer imediatamente, todavia, essas práticas podem contribuir para a perda de peso em médio e longo prazo. Portanto, é preciso ter conhecimento que ao optar por essas modalidades não será no primeiro mês que você terá um resultado de emagrecimento visível.

Segundo especialistas, uma única aula de yoga pode levar o praticante a perder 600 calorias, já em uma aula de pilates o gasto calórico é em torno de 200 calorias. De modo geral, os dois proporcionam vários exercícios que trazem o bem-estar, melhora a saúde e harmoniza o corpo e a mente.

Benefícios físicos do yoga

Mulher fazendo posição de yoga

Praticando yoga você aumentará sua flexibilidade e a resistência física. Além disso, outros benefícios notáveis são a correção da postura, a diminuição das dores musculares e articulares no corpo, o fortalecimento dos ossos, o controle da respiração e dos batimentos cardíacos e o equilíbrio da pressão arterial que reduz o risco de infarto e AVC.

O yoga ainda é uma ótima escolha para quem busca fortalecer o corpo, relaxar a mente e exercitar concentração e foco. Confira abaixo outros benefícios que o yoga proporciona.

Auxilia na perda de peso

A saúde do nosso corpo tem relação direta com a nossa mente, é por isso que precisamos manter a mente tranquila para que tudo possa fluir muito bem. Nesse sentido, o yoga vai te auxiliar a perder peso começando pela alimentação, pois essa prática vai te ensinar a comer com atenção.

A partir do momento que você tem consciência das suas emoções e que isso está conectado ao seu corpo, você reconhece a forma adequada de se alimentar e sabe do que realmente a sua fome precisa. As técnicas aplicadas nas aulas também auxiliam a queimar calorias, o que contribui para a perda de peso.

Fortalece a musculatura

Devido a intensidade das posturas o corpo fica mais flexível e os músculos firmes e tonificados. Além disso, você estará exercitando o corpo em posições pouco praticadas no cotidiano, fazendo com que ele se adapte aos novos movimentos, de alongamentos e posturas.

O fortalecimento dos músculos se dá por conta de uma série de asanas que envolve força e equilíbrio. Quanto mais você pratica, mais os seus músculos vão ficando elásticos e se fortalecendo dia após dia.

Melhora a flexibilidade

As asanas que são as posições posturais de yoga trabalham totalmente o corpo e, apesar de aparentar ser um exercício moderado em comparação aos outros tipos de exercícios, a prática de yoga exige muita força, equilíbrio e flexibilidade. Contudo, essas habilidades vão sendo desenvolvidas gradualmente com o passar do tempo.

Além disso, o alongamento feito pelos os exercícios também auxiliam no alívio da tensão, relaxando os músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia, osteoporose, dores nas articulações, contraturas musculares, entre outras.

Ajuda a desintoxicar o organismo

O Nauli Kriya é uma técnica de yoga que ajuda a desintoxicar organismo através de massagens. Essas massagens acontecem no local onde estão os órgãos digestivos, portanto, durante essa técnica a musculatura do abdômen é movimentada.

A técnica do Nauli Kriya aumenta a bioenergia, fortalecendo a musculatura do abdômen ajudando a eliminar a gordura localizada nessa região. Ela ativa os órgãos excretores para eliminar todo resíduo tóxico que fica grudado nas mucosas dos órgãos digestivos.

O yoga também atua na desintoxicação de outros sistemas como o circulatório e o linfático. Quando se pratica o yoga também você elimina os sentimentos e os pensamentos tóxicos, proporcionando assim uma desintoxicação tanto física quanto mental.

Ajuda a corrigir problemas de postura

O praticante na aula de yoga saberá identificar se o seu o corpo está se movendo de forma que ele possa perceber os seus próprios limites sem ultrapassá-lo. Desse modo, ele vai executar as asanas permitindo a correção postural.

A correção postural se dá através dos movimentos realizados no exercício de yoga e esse benefício é uma consequência da própria prática, se realizada de forma consistente. Através das asanas você fortalece a coluna vertebral, membros superior e inferior assim você pode perceber os bons resultados que se traduzem no alívio das dores.

Melhora o sistema respiratório

O mais importante quando se pratica yoga é aprender a respirar corretamente, isso porque a respiração precisa ser controlada antes de qualquer um dos seus pensamentos. Dessa forma, as técnicas usadas no yoga ajudam na respiração possibilitando um bom funcionamento dos pulmões e do coração.

Além disso, as posturas ajudam a reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca e respiratória. Portanto, trabalhar a respiração no yoga é vital para levar mais oxigênio ao sangue, controlar a energia, controlar a mente e as emoções.

Melhora a qualidade do sono

A prática do yoga estimula a produção de melatonina, que é o hormônio que regula o sono. Além de trazer benefícios com relação ao sono, o yoga permite o relaxamento e proporciona mais energia para o dia seguinte.

Além disso, o yoga estabelece uma boa conexão entre o corpo e a mente, ajudando a diminuir o estresse, desacelerando a frequência cardíaca e, consequentemente, estimulando o sono. Isso acontece porque a partir desses movimentos você fica em um estado de conforto e bem-estar, relaxando o corpo e aliviando as tensões, o que influencia diretamente na qualidade do seu sono.

Benefícios mentais e emocionais do yoga

Mulher fazendo yoga de frente a um lago

A prática do yoga também ajuda a lidar com as nossas emoções, isso ocorre por causa do controle da respiração que auxilia no relaxamento do corpo e mente.

Dessa maneira, o yoga ajuda a melhorar a saúde mental e espiritual, pois através dessa filosofia buscamos novos horizontes com relação ao autoconhecimento. Veja abaixo como o yoga pode estimular o bem-estar mental e seus benefícios.

Melhora a concentração

A meditação, que é o terceiro pilar do yoga, tem como objetivo ajudar na concentração. Durante a prática você vai evitar que os pensamentos acelerados e tóxicos atrapalhem a prática meditativa. Assim, a meditação vai manter a mente feliz, centrada e calma.

No entanto, para conseguir ter concentração é preciso que a prática seja feita em um local tranquilo, com auxílio de mantras e incensos que ajudam na concentração e manutenção do foco.

Ajuda no relaxamento

Sono iogue é assim chamado o yoga Nidra. O yoga Nidra é uma meditação que restaura e guia o corpo para um relaxamento profundo sem esforço. Desse modo, ele leva para um estado de consciência interior e um relaxamento intenso.

Enquanto o yoga proporciona alívio do estresse, o relaxamento ajuda a combater a ansiedade crônica, a depressão, e a desvencilhar-se de processos traumáticos, evitando outras doenças psicológicas.

Alivia a ansiedade e o estresse

A prática do yoga também muda a forma como lidamos com as emoções, através dos exercícios de controle da respiração, que estimula a tranquilidade na mente. Em suma, a ansiedade está relacionada com o nosso estilo de vida, onde muitas vezes deixamos de lado o autocuidado, devido às cobranças impostas pela sociedade moderna.

Portanto, a meditação praticada no yoga faz com que a pessoa se concentre naquele momento, se desprenda dos problemas do passado ou futuro, proporcionando equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e restauração da mente.

Favorece a autoaceitação

A prática do yoga faz com que você se conheça melhor de fora para dentro. Durante a prática você aprende a respeitar seus limites e se livra daquilo que traz frustração. Você passa a compreender que cada corpo é diferente e que cada beleza é única.

O yoga estimula uma viagem para dentro do seu interior, permitindo que você se aceite sem julgamentos e que você também não possa julgar àqueles à sua volta. Através dos exercícios você adota o seu ritmo, aceita os seus limites e eleva o seu nível de autoaceitação.

Promove o bem-estar

O yoga está diretamente ligado ao bem-estar quando essa prática faz parte do nosso estilo de vida; pois ele remove as impurezas, acalma a mente e proporciona a paz de espírito. Quando estamos com algum problema associado ao estresse, ansiedade ou depressão, por exemplo, podemos resolver essa questão sem tomar remédios.

Isso acontece porque o yoga proporciona o bem-estar para a mente, o corpo, os pensamentos e para as emoções. Você sendo adepto a essa prática fica orientado e capacitado para compreender a sua energia vital de uma forma positiva.

Outras informações sobre o yoga

Mulher fazendo aula de yoga na sala olhando o notebook

Yoga é uma modalidade praticada pelos orientais, é uma prática que se expandiu pelo mundo, e encontra-se disponível na maioria das academias do Brasil. A palavra yoga remete ao sentido da união que conecta ​o corpo, a mente e o espírito.

Existem várias técnicas e posturas que vão estimular o corpo e trabalhar no desenvolvimento e na movimentação, melhorando a flexibilidade, a tonificação e o equilíbrio. Quer ser um praticante de yoga? Veja abaixo as dicas, os locais, os custos e mais sobre essa prática.

Dicas para fazer uma boa sessão de yoga

Para começar nessa prática, você precisa se preparar bem para o momento. Para uma boa sessão é importante que você crie um ritual, procure um local calmo, não se alimente antes da sessão, vista roupas confortáveis, tenha almofadas volumosas e firmes, medite e respeite os seus limites.

Ademais, manter a concentração nem sempre é fácil, por isso é importante respirar profundamente antes de entrar na sessão, e conduzir os movimentos sem pressa. Então, procure manter a sua mente aberta, e isso vai lhe ajudar a ampliar e melhorar sua performance nas práticas de yoga.

Cuidados e contraindicações

O yoga não tem contraindicações, seus riscos são mínimos e qualquer pessoa pode praticar. Porém é preciso ter cuidado quando surgir qualquer desconforto durante as asanas, se isso acontecer é sinal de que você está executando de forma errada.

Além disso, as posturas que envolvem a coluna como as posturas de flexão, rotação ou torção devem ser praticadas com cuidado se houver problema de coluna.

O praticante não deve se virar com rapidez e nem virar o pescoço totalmente, para não comprimir as vértebras cervicais e causar dores. Por fim, a respiração também deve ser feita de acordo com suas limitações.

Frequência e execução

Segundo especialistas, o ideal é que as sessões de yoga sejam praticadas duas ou três vezes por semana. Com o tempo e com a adaptação, aumenta-se ou diminui-se a quantidade de sessões. Não existe um número mínimo ou máximo que limite as sessões. Isso é pessoal e depende da disponibilidade de cada pessoa.

São necessários pelo menos três meses para se obter todos os benefícios da yoga, pois conforme a pessoa vai praticando, ela consegue ter o aumento da consciência corporal passando a ter o controle melhor da mente e do corpo, para que juntos trabalhem com equilíbrio e harmonia.

Preço e onde fazer

O valor pode depender de acordo com seu objetivo específico e necessidade, caso você queira fazer aulas particulares. Em suma, o yoga pode ser praticado de forma individual, em grupo, em algum lugar específico, ao ar livre, e todas essas opções de local que são oferecidas acabam influenciando no custo de uma aula.

Mas, normalmente, as aulas de yoga são oferecidas em um estúdio apropriado para essa modalidade, onde o preço pode custar entre R$60,00 a R$100,00 por aula ou R$90,00 e R$300,00 por mês.

Aproveite os benefícios do yoga!

Mulher fazendo posição de yoga no tapete

O yoga não é apenas movimentar o corpo, ou seja, são posturas e técnicas interligadas com a mente. Essa prática ajuda os neurotransmissores a diminuir o estresse, e aumenta a concentração, a relaxar e a ter uma sensação de conforto e bem estar.

Além do mais, as asanas de respiração ajudam a limpar seus pensamentos e a ter uma meditação efetiva. Isso faz com que você possa compreender seu corpo em relação ao espaço e como ele interage com o mundo.

Com o tempo, os praticantes conseguem ter um controle maior sobre o corpo e a mente, e desse modo, obtêm inúmeros benefícios.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.