Psicologia positivista, ou positiva: felicidade, benefícios e mais!

Psicologia positivista, ou positiva: felicidade, benefícios e mais!

Neste artigo, você vai saber o que é Psicologia Positiva, sua importância e como fazer para aplicá-la em sua vida. Confira!


O que é psicologia positivista, ou positiva?

sessão de psicologia.

Psicologia positiva é um estudo que tem como foco as emoções e reações positivas do ser humano. Assim, também pode ser considerada como o estudo da felicidade. A psicologia positiva busca compreender como pessoas comuns podem se tornar cada vez mais felizes e satisfeitas diante da própria vida.

Essa vertente da psicologia procura estudar elementos mais leves e saudáveis de cada pessoa, buscando fortalecer aspectos como resiliência, gratidão, otimismo e confiança, sem ter como fontes de estudo angústias, doenças e sofrimentos psíquicos. Se você se interessou e quer saber mais sobre a psicologia positiva, confira este artigo até o final!

Significado de psicologia positivista

Sessão de terapia.

A psicologia positivista ou positiva trata-se de um movimento científico com estudiosos do mundo inteiro que buscam comprovar que o homem pode ser mais feliz e ter uma vida melhor. Para compreender melhor esse tema, listamos, nos próximos tópicos, importantes aspectos da psicologia positiva. Confira mais detalhes a seguir!

Definição de psicologia positiva

Para compreender melhor a definição de psicologia positiva, é possível afirmar que ela é o estudo do que faz a vida valer a pena. É uma vertente da psicologia que busca dar mais atenção para aspectos positivos e otimistas de uma vida humana.

Assim, está tão interessada em construir as melhores coisas da vida quanto em dar atenção para a resolução de problemas e conflitos. Com isso, ela busca focar em tornar a vida de pessoas normais mais felizes do que com a cura de patologias.

Origem da psicologia positiva

A psicologia positiva surgiu através de um pesquisador chamado Martin Seligman. Possuindo uma ampla experiência na psicologia, Seligman buscou aprofundar os estudos, dando atenção a aspectos de bem-estar ou felicidade, ou seja, dando foco em aspectos positivos da existência humana, como a virtude.

Registros apontam que o movimento que iniciou a psicologia positiva nasceu entre os anos de 1997 e 1998, quando estudos começaram a ser divulgados pelo mundo. Seligman ficou frustrado com o foco que a psicologia dava em aspectos negativos, como doença mental, psicologia anormal, trauma, sofrimento e dor, e pouco enfoque a aspectos como felicidade, bem-estar, forças e prosperidade. Isso foi o suficiente para motivá-lo a aprofundar os seus estudos e dar origem à psicologia positiva.

O idealizador Martin Seligman

Sendo conhecido como o "pai da psicologia positiva", Martin Seligman, além de psicólogo, também é professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tendo uma experiência de mais de 30 anos em prática clínica. Também foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA) e já chegou a receber diversos prêmios por sua contribuição científica para a Psicologia Positiva.

Ele ganhou destaque como idealizador da psicologia positiva, graças ao lançamento de pesquisas e conteúdos como o artigo "Positivie Psychology: an introdution", que foi escrito em parceria com o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi. Este foi considerado um dos artigos marcos da história da Psicologia Positiva, pois cita a necessidade de uma abordagem centrada nas virtudes humanas.

Objetivo da psicologia positiva

O objetivo da psicologia positiva é contribuir para que o bem-estar não esteja somente na cabeça das pessoas. Ou seja, conseguir trazer a compreensão de que o ser humano, para ter o bem-estar, precisa sentir-se bem, ver sentido nas coisas que faz, ter bons relacionamentos e realizações pessoais.

Assim, o objetivo principal é contribuir para que pessoas consigam atingir o bem-estar subjetivo ou a famosa felicidade. Com isso, esse conceito sugere que, embora todo o ser humano vivencie situações difíceis, o foco para chegar na felicidade deve estar na construção de emoção positiva, engajamento, sentido na vida, realização positiva e relacionamentos interpessoais positivos.

Como funciona a psicologia positiva

O foco da psicologia positiva é construir e aperfeiçoar qualidades, identificando o que faz a pessoa feliz, utilizado isso para tratamento de doenças psicológicas e procurando sempre trazer o lado bom das coisas. A parte prática acontece a partir do reconhecimento e exercício das emoções, características individuais e instituições positivas - ou seja, os três pilares para conquistar uma vida mais plena.

Agora, falando sobre esses três pilares, o exercício das emoções nada mais é do que a vivência de bons sentimentos como alegria e esperança. Já o segundo pilar, as características individuais, é um dos pontos que a psicologia positiva mais trabalha, onde procura reforçar ou desenvolver uma visão mais altruísta, otimista, resiliente e muito mais.

O último pilar, o das instituições, pode ser adaptado para melhorar a qualidade de vida das pessoas, desde que elas mantenham atividades saudáveis em seu círculo de conhecidos.

A importância da psicologia positiva

Levando em consideração que a depressão é uma doença que está cada vez mais presente na vida das pessoas, a psicologia positiva tem um papel importante para ajudar a preveni-la. Diferente da psicologia tradicional, esta procura se concentrar nas coisas boas para melhorar o que está errado.

Esse campo da psicologia busca diminuir o sofrimento humano, promovendo a felicidade. Além de promover satisfação e otimismo, a Psicologia Positiva sugere a prática de comportamentos mais saudáveis, ajudando a prevenir patologias relacionadas à conduta. Com isso, quem busca aderir ao movimento tem maiores chances de obter uma saúde física e emocional em dia.

A felicidade para a psicologia positiva

Rosto feliz em bolinha no mar.

Existem várias definições para o termo "felicidade". Dentro da psicologia positiva, ela recebe o nome de bem-estar subjetivo, ou seja, refere-se ao que o indivíduo pensa e sente com relação à própria vida. O modelo da psicologia positiva se baseia em cinco elementos que estimulam o bem-estar. Confira nos próximos tópicos quais são esses elementos!

Fator de emoção positiva

O fator de emoção positiva está diretamente relacionado à produção dos chamados hormônios da felicidade (dopamina e ocitocina). Estes são liberados pelo nosso corpo quando temos a sensação de paz, conforto, gratidão, satisfação, acolhimento, prazer, inspiração, esperança, curiosidade ou amor.

Essas emoções têm um papel muito importante para a nossa mente. Elas ajudam a entender que tipo de situação nos faz bem, também sendo emoções que podem se multiplicar. Para perceber isso, lembre-se de como uma pessoa que sente gratidão ou felicidade consegue transmitir esses sentimentos para aquelas que estão ao seu redor.

Fator de engajamento

Dentro da estrutura da psicologia positiva, energia, dedicação e integração são os três principais elementos que são usados para medir o fator de engajamento. Como a pessoa se sente engajada e os fatores que fazem ela estar engajada com alguma atividade são levados em consideração.

Dois fatores muito importantes são a confiança no ambiente e a satisfação com a atividade que se propõe a fazer, seja um trabalho, um relacionamento ou alguma atividade de lazer. Estas acabam estimulando o engajamento e a entrega ao momento.

Fator de sentido na vida

Conhecido como fato de propósito ou sentido de vida, este é fundamental e tem sido estudado pela psicologia positiva. Ele é um dos fatores responsáveis quando falamos sobre motivação na vida.

Para a psicologia positiva, existe uma correlação entre pessoas que encontram significado nas funções que exercem e na alta performance entregue por elas.

Fator de realização positiva

O fator de realização positiva leva em consideração as realizações conquistadas pela pessoa, sejam elas profissionais ou pessoais. Esse fator é importante para que o indivíduo consiga desfrutar o sentimento de conquista, ajudando a impulsioná-lo para novos desafios. Além disso, muitas vezes, gera a sensação de capacidade muito grande.

A psicologia positiva leva esse fator como sendo importante, pois é nele que o ser humano consegue vivenciar sentimentos como autonomia e evolução. Muitas vezes, são através de realizações concretizadas que um indivíduo consegue se sentir mais motivado diante dos obstáculos da vida. Com isso, o prazer diante da vida se torna maior.

Fator de relacionamentos positivos

Todo o ser humano necessita fazer conexões com outras pessoas. É algo primordial para conseguir um bem-estar diante da vida. O ser humano que não se relaciona tende a se sentir isolado, aumentando os sentimentos opostos ao bem-estar.

Assim, a psicologia positiva reforça que, quanto mais saudáveis e cheios de confiança os laços estabelecidos nos relacionamentos, melhor vai ser o impacto deles na felicidade e na realização individual. Por isso, de acordo com o fator de relacionamentos positivos, relacionar-se com outras pessoas é importante para conseguir ter um bem-estar diante da vida.

Benefícios da psicologia positiva

Rosto feliz.

Quem se propõe a aderir ao movimento de psicologia positiva pode encontrar vários benefícios para melhorar a maneira como se relaciona com a própria vida. Confira nos próximos tópicos alguns benefícios!

Mudança de perspectiva

Uma mudança relativamente pequena na perspectiva de uma pessoa pode levar a mudanças muito significativas no modo em que ela leva a vida. Se preencher de visões mais otimistas é uma ação muito simples que pode lhe dar uma visão mais positiva diante da vida.

Neste lado, o equilíbrio é muito importante, pois não dá para sempre levar a vida pela ótica do positivo. A psicologia positiva não tem o intuito de fazer você apenas enxergar pelo lado bom das coisas, mas sim procurar maximizar o potencial de felicidade em muitos comportamentos inseridos no cotidiano.

Ou seja, ajudar a mudar sua perspectiva diante de fatos que, muitas vezes, não é possível enxergar por estar imerso a conflitos, confusões ou sensações desmotivadoras.

Dinheiro não é a fonte felicidade

Algumas pessoas depositam sua fonte de felicidade totalmente no dinheiro. Isso pode ser um grande erro, já que depender de algo material para se sentir feliz diante da vida pode te gerar muitas frustrações.

É claro que o dinheiro é importante para conseguir suprir algumas necessidades básicas humanas, porém depositar toda a sua felicidade nele pode ser um equívoco. Portanto, concentrar-se menos na obtenção de riquezas provavelmente fará com que você seja mais feliz.

Uso ideal do dinheiro

Saber utilizar o dinheiro para atividades que aumentem o seu bem-estar é fundamental para conseguir uma vida mais equilibrada e plena. Muitas pessoas se perdem, pois acabam utilizando o dinheiro para adquirir bens materiais em excesso.

Assim, gastar dinheiro em experiências que proporcionam um maior impulso à felicidade vai aumentar a sua conexão com a vida. Utilizar seus recursos para criar experiências positivas, como uma viagem, por exemplo, pode gerar maior satisfação. Além disso, gastar dinheiro com outras pessoas acaba resultando em maior felicidade.

Gratidão

Criar o hábito de se sentir grato diante do que você já possui ou conquistou vai te ajudar a sentir-se realizado cada dia mais. Esta é uma ação contribuinte para a conquista de uma vida mais saudável e plena. Sentir-se grato é um exercício que te ajuda a se conectar com os feitos da sua trajetória.

Além do mais, a gratidão é capaz de reduzir uma infinidade de emoções que são tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento. Ela, efetivamente, acaba aumentando a felicidade e ajudando a lidar com a depressão - ou seja, de acordo com a psicologia positiva, quanto mais buscarmos desenvolver a gratidão, mais felizes seremos.

Estímulo de afetos

Para a psicologia positivista, buscar desenvolver mais estímulos que te proporcionem hábitos que promovam afetos vai te ajudar a adquirir mais bem-estar para sua vida e para as pessoas ao seu redor.

Ao incentivar mais formas de afeto, você acaba produzindo mais hormônios de ocitocina, conhecidos como hormônios do amor. Esses podem te ajudar a estar mais confiante e ser mais empático, aumentando sua moralidade. Ou seja, dar mais abraços, ou incentivar outras formas de afeto físico pode te ajudar a impulsionar o seu bem-estar geral e dos outros.

Humor positivo

Durante a psicologia positiva, buscar cultivar um humor positivo pode te fazer muito bem ao longo da sua vida. É claro que a vida é feita de momentos em que nossa felicidade é colocada à prova, porém adquirir o hábito de cultivar um humor positivo vai te ajudar a enxergar sua caminhada de uma forma mais otimista.

Assim, esse é um hábito importante para que você melhore a sua relação com o mundo e seus seres. É certo que, algumas vezes, você vai precisar se esforçar para sentir-se mais positivo, mas, praticando isso no decorrer da vida, vai percebendo o quanto construir um humor mais positivo pode contribuir para sua felicidade.

Contágio de felicidade

Muitas vezes, você já chegou em um ambiente em que estava com uma energia tomada pelo baixo astral e, quando chegou uma pessoa com a sua própria energia positiva e contagiante, o ambiente teve sua energia mudada. Este é um sinal de que a felicidade é muito contagiante.

Buscar em suas relações ter uma frequência maior com pessoas mais felizes vai te ajudar a ser contagiada pela energia delas. Dessa forma, aqueles que procuram conviver com pessoas felizes são mais propensos a experimentarem a felicidade.

Fazer o bem faz bem

Fazer o bem para as pessoas torna os seres humanos muito melhores. Acabamos vivendo melhores e mais leves. Afinal de contas, quando se procura fazer com que outras pessoas se sintam bem, essa energia tende a voltar para você. Um ato de bondade pode gerar várias mudanças, desencadeando várias emoções positivas.

Contudo, é muito importante se lembrar do seguinte: pessoas que buscam realizar atos de bondade para os outros não só recebem um impulso no bem-estar, mas também são muito mais aceitas pelas outras pessoas. Isso, por sua vez, aumenta a autoestima e o prazer de construir novas relações.

Voluntariado

Para a psicologia positiva, distribuir alimentos para moradores de rua, arrecadar agasalhos e roupas de inverno para pessoas que necessitam, dar aulas online para alunos de baixa renda e fazer doação de sangue são algumas ações que fazem muita diferença para quem é beneficiado.

Segundo a ciência, quem procura adquirir hábitos de caridade também é muito favorecido, com uma generosa "dose" de felicidade que o próprio sistema nervoso começa a produzir. Procurar desenvolver um trabalho de voluntariado em uma causa que você acredita te ajudará a melhorar o seu bem-estar. Este tipo de satisfação com a vida pode até ajudar a reduzir os sintomas de depressão.

Emoções positivas

A perspectiva da psicologia positiva tem como foco a valorização das emoções positivas de um ser humano. Cultivar essas emoções, grande parte das vezes, vai te ajudar a impulsionar o seu desempenho durante a vida.

Assim, não importa onde cultive essas emoções, seja no trabalho ou em projetos pessoais, elas funcionarão como se fossem um motor propulsor. Muitas vezes, quando uma pessoa ou uma equipe de trabalho tem esse hábito, essas emoções acabam tendo um efeito cascata, estendendo-se pelo ambiente em que a pessoa está e aumentando a motivação diante das tarefas.

O impacto das pequenas ações

Muitas vezes, quando se pensa em proporcionar felicidade a uma pessoa ou ambiente, isso se assimila a ter que fazer grandes ações ou muito esforço. Olhar pela perspectiva de que pequenas ações durante o dia a dia podem gerar grandes impactos vai te ajudar a não menosprezar algumas atitudes menores.

Levando em conta que ações pequenas podem ter um grande impacto na nossa relação com a felicidade, ter mais ações benéficas, tanto ao ambiente em que está quanto com pessoas, pode tornar a ação ainda mais fácil. Assim, não precisa muito para incentivar qualquer ambiente, fazendo o possível para tornar um lugar mais feliz e mais positivo.

Mais sucessos

Quem não se sente mais confiante diante da vida quando consegue obter sucesso em algo que se propõe a fazer. Por natureza, quando alcançado o sucesso ajuda na motivação pessoal e aumenta a busca por novos desafios.

Desenvolver a ótica de valorizar aspectos positivos internos, pode ajudar e muito a busca por novas conquistas. Além de se beneficiar com as emoções positivas geradas quando se conquista algo, o sucesso pode alimentar novas vitórias, aumentando assim a possibilidade da sensação de felicidade e satisfação.

Positividade tóxica

Uma descoberta muito importante da pesquisa em psicologia positiva é que procurar forçar pessoas que, por natureza, não são otimistas a apenas pensarem positivamente pode fazer mais mal do que bem.

Assim, a positividade tóxica consiste em impor a nós mesmos, ou a outras pessoas, uma atitude falsamente positiva. Ou seja, generalizar um estado feliz e otimista em qualquer situação, silenciando as emoções negativas. O otimismo irreal é muito prejudicial, juntamente com um intenso pessimismo. Assim, a busca pelo equilíbrio entra como sendo um papel fundamental para o nosso bem-estar.

Como a psicologia positiva pode ajudar um ambiente profissional

Funcionários em projeto.

Procurar adotar a psicologia positiva em um ambiente profissional pode trazer alguns benefícios, como: maior produtividade, tanto individual quanto coletiva, maior engajamento com as tarefas, habilidade para desenvolver problemas e conflitos, entre outros. Confira, nos próximos tópicos, mais detalhes sobre como a psicologia pode te ajudar em um ambiente profissional!

Ambiente favorável à inovação

Empresas que adotam a disciplina da psicologia positiva acabam construindo um ambiente favorável à inovação, aumentando a possibilidade de conseguir novos talentos e proporcionando um ambiente de autodesenvolvimento.

Assim, procurando deixar de lado regras muito rígidas e metas mais alcançáveis, as empresas acabam abrindo mais espaço para que os funcionários consigam pensar além, ou seja, tenham mais espaço para encontrarem soluções diferentes para resolver problemas. Assim, acabam surgindo as grandes inovações dentro da empresa.

Autodesenvolvimento

Manter uma postura otimista, incentivada pela psicologia positiva, mostra que cada ação feita dentro de um ambiente profissional é importante. Levando em conta que os erros fazem parte do autodesenvolvimento e que competências podem ser adquiridas ou melhoradas, isso aumenta as chances de criar um ambiente que estimula o autodesenvolvimento.

Criando uma consciência coletiva de que cada um tem grandes responsabilidades a respeito do seu comportamento e resultados do próprio trabalho, a postura otimista também acaba favorecendo o processo de autodesenvolvimento, contribuindo para o bem-estar profissional do funcionário.

Decisões mais assertivas

Ao investir em autoconhecimento e responsabilidade, os funcionários passam a ter mais decisões assertivas por conta do grau de sensibilidade humana desenvolvido. Sendo assim, passam a conviver melhor com os colegas de trabalho, aumentando o nível de colaboração e tendo impacto até no desempenho individual e de equipe.

Clima organizacional

A psicologia positiva acaba ajudando a melhorar o clima organizacional, ou seja, cria um ambiente onde o profissional sente maior satisfação em estar trabalhando. Isso é um ponto fundamental para uma empresa, pois, muitas vezes, as pessoas passam mais tempo no próprio trabalho do que em casa.

Assim, criar um clima organizacional favorável para os funcionários ajuda muito na busca por novos talentos, já que profissionais de alta performance costumam ser muito disputados no mercado. Como um diferencial, levam em conta um lugar em que se sintam bem trabalhando.

Promover um ambiente saudável

Quando uma empresa busca focar em aspectos positivos, ela contribui para o surgimento de um ambiente mais saudável para todos. Com isso, acaba contribuindo para a prevenção de doenças, faltas frequentes de seus funcionários, quedas na produtividade e refação de trabalhos.

Portanto, promovendo um ambiente saudável, a empresa pode ter ótimos resultados em aspectos da economia da empresa.

Psicologia positivista é a mesma coisa que pensamento positivo?

Mulher feliz.

Embora alguns termos de "pensamentos positivos" possam ser utilizados dentro da psicologia positiva, é interessante compreender que eles não são a mesma coisa.

Pensamento positivo é procurar olhar as coisas através de um único ponto de vista. Já a psicologia positiva tende a focar as atenções no otimismo, observando que, embora haja muitos benefícios em pensar positivo, na verdade, existem momentos na vida em que o pensamento mais realista se torna mais vantajoso.

Dessa forma, essa vertente da psicologia se dedica a estudar o exercício de um estado mental positivo, levando uma vida mais prazerosa, engajada e significativa.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.