Oração de São Camilo: para cura, saúde, súplica, reverência e mais!

Oração de São Camilo: para cura, saúde, súplica, reverência e mais!

Conheça a incrível história de São Camilo, que se transformou em um homem de Deus e cuida de pessoas com doenças físicas e espirituais!


Por que fazer a oração de São Camilo?

Pessoa orando com Bíblia.

A igreja católica tem entre seus ritos a canonização, um ato oficial religioso que transforma pessoas em santos. Neste artigo, você conhecerá a história de São Camilo, que se tornou padroeiro dos enfermeiros e dos hospitais devido ao seu trabalho humanitário nessa área.

Ao entrar para a história, o santo deixou a sua oração, para que os seus devotos possam fazer os seus pedidos de acordo com a sua fé. A oração de São Camilo se destina a pedir ajuda nas tristes horas das doenças. Ela também pode ser utilizada para pedir forças no combate aos vícios, doença da qual São Camilo se curou.

Entretanto, ninguém precisa de um motivo específico para fazer uma oração pedindo saúde e força, pois é possível fazê-la para outros, e não faltam pessoas doentes e fracas de vontade neste mundo. Aliás, uma oração para outra pessoa tem mais mérito do que uma para si mesmo. Portanto, confira os detalhes das preces a São Camilo a seguir!

História de São Camilo

Estátuas de santos.

São Camilo foi um padre italiano cuja história foi um verdadeiro milagre. Sendo um soldado do exército italiano com fama de valente e encrenqueiro após uma juventude problemática, para ele, terminar a vida como santo após ajudar pessoas doentes foi um grande milagre. Continue a leitura e conheça toda a história de São Camilo!

Origem de São Camilo

O nascimento de Camilo de Léllis se deu em condições milagrosas, uma vez que sua mãe, Camila Compelli, tinha quase sessenta anos quando engravidou. Camilo nasceu em 25 de maio de 1550, durante o conturbado período das Cruzadas, as guerras santas do catolicismo contra os pagãos.

Foi um parto complicado em que Camilo saiu vencedor, já que nasceu sem problemas de saúde. O pai de Camilo, João de Léllis, era do exército e quase sempre estava fora, cabendo à mãe a tarefa de criar e educar a criança. Com o falecimento da mãe, quando tinha 13 anos, o jovem Camilo se viu praticamente sozinho para enfrentar a vida.

Adolescência conturbada

A pouca educação a que Camilo teve acesso veio de sua mãe, que ensinou os fundamentos da religião e da moral. Com sua morte, ele largou os estudos, tornando-se um jovem de caráter rebelde e que se metia em confusões quando foi morar com o pai.

A vida ao lado do pai não ajudou a melhorar o jovem Camilo, pois o pai era constantemente transferido por causa de problemas que se relacionavam ao vício de jogar. Assim, não havia afetividade nem estabilidade financeira, uma vez que seu pai costumava perder muito com jogos.

Pai fraco que quer ajudar

O pai de Camilo era um homem rude, como a maioria dos homens no século XVI, pertencia ao exército e não tinha como controlar e educar um adolescente. Além disso, era dominado pelo vício do jogo, que Camilo logo aprendeu. No entanto, havia amor de pai em seu coração e, na tentativa de ajudar o filho, colocou-o no exército.

Assim, aos 14 anos, São Camilo se tornou um soldado italiano que não sabia ler bem, mas que tinha um corpo forte e resistente. Para ele, sobrava o trabalho braçal por conta da pouca instrução, e também por isso, nunca poderia passar de soldado. Dessa forma, acabou saindo do exército devido aos vícios.

Um jovem violento e viciado no jogo

Aos 19 anos, São Camilo já tinha fama de brigão e violento e provocava medo nas pessoas, além de ser viciado no jogo. Foi com essa idade que perdeu o pai, que morreu sem deixar nenhuma herança, a não ser o vício que aumentou, após ficar sozinho no mundo. Com a morte do pai, as más tendências se acentuaram.

Sem nenhum recurso após perder tudo no jogo, Camilo parecia estar destinado a ser mais um jovem comum da idade média, vivendo entre guerras em um ambiente hostil e violento, sem família ou boas amizades que o orientassem.

Uma conversa começa a mudar sua vida

O jovem Camilo chegou a viver mendigando, e sua fama de homem violento não ajudava em nada. Até que conheceu um frade franciscano que não se intimidou e estabeleceu uma relação de amizade com ele. A semente do bem estava latente em seu íntimo, e o frade a despertou.

Embora fosse de caráter violento, o frade conseguiu ver bondade no coração de Camilo por trás do aspecto rude e sofredor. O encontro tocou o coração do jovem e iniciou o processo de conversão, que se concretizaria algum tempo depois.

Tumor incurável

Camilo fez uma tentativa de entrar para a congregação franciscana, que o recusou por conta de uma grande úlcera em seu pé que precisava de tratamento. Na busca da cura, Camilo chegou na capital, Roma, onde descobriu que não havia cura para o ferimento. Mesmo assim, ficou trabalhando no hospital para pagar por um tratamento.

Contudo, a principal doença de Camilo era o vício que destruía sua alma e o fez recair, voltando para a vida de jogos e confusões e perdendo o emprego. Além disso, sua ferida permaneceu sem cura e só podia melhorar com o tratamento.

Uma visão muda seu coração

A situação de Camilo aos 25 anos era realmente difícil, pois se encontrava sem trabalho, na rua e com um tumor que não podia ser curado. Uma oportunidade de trabalho surgiu justamente na construção de um mosteiro, onde ele foi aceito para trabalhar como ajudante.

No trabalho, começou a sofrer a influência benéfica dos monges franciscanos responsáveis pela construção e que eram também trabalhadores. Foi nessa situação que teve uma visão, cujo conteúdo permanece oculto, mas que mudou a sua vida ao causar a conversão e o abandono definitivo dos vícios.

Volta para o hospital

Como um homem que renasce para uma nova vida, Camilo voltou para Roma e conseguiu entrar novamente no Hospital São Tiago para cuidar do tumor no pé. Sua segunda passagem pelo hospital foi totalmente diferente, pois, enquanto se tratava, ele trabalhava como voluntário na assistência aos doentes.

Assim, Camilo dava preferência para cuidar dos pacientes mais graves e que podiam causar nojo, já que, no século XVI, mesmo em um hospital, as condições sanitárias deixavam a desejar. Assim, alguns doentes eram praticamente deixados de lado pelos funcionários do hospital, e era para esses a atenção de Camilo.

O jovem bizarro se transforma num exemplo de amor

São Camilo ganhou o respeito e o amor de seus pacientes, que eram, em sua maioria, os rejeitados que estavam próximos da morte. Ainda assim, os que podiam se manifestar demonstravam a sua gratidão, não apenas pelos cuidados, mas também pelo carinho com que eram tratados.

Dessa forma, São Camilo causou a conversão de muitos dos doentes terminais do hospital. O seu atendimento não visava apenas o corpo, mas também a alma, que recebia conforto e amor cristão. Assim, ele ouvia os erros, as histórias, e era testemunha dos arrependimentos, bem como das confissões dos doentes.

Nasce a Congregação dos Camilianos

A história de São Camilo comprova a veracidade de um adágio que diz: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Com efeito, o seu trabalho dedicado atraiu outros jovens, que se juntaram a ele no difícil trabalho de cuidar dos enfermos de situação mais crítica.

Assim, surgiu, dentro do hospital, o que era uma irmandade formada de voluntários. Então, entrou na história Filipe Neri, um padre que também foi canonizado posteriormente e que se tornou amigo de São Camilo. Dessa amizade, nasceu a Congregação dos Ministros Camilianos, dedicada ao atendimento voluntário de enfermos.

A ajuda de São Filipe Néri

A congregação de São Camilo teve uma providencial ajuda por parte de São Filipe Néri, que, além de contribuir com a sua fundação, fez com que São Camilo retomasse os estudos e conseguisse ser ordenado como sacerdote.

Com a ordenação, São Camilo pôde ser eleito para comandar a Ordem dos Camilianos, que foi aceita como ordem religiosa pela igreja católica em 1591. Esta ordem ganhou o nome de “Ordem dos Padres Enfermeiros”, pois cuidar dos doentes era sua principal atividade. São Camilo trabalhou por vinte anos no comando da Ordem.

Dons extraordinários

Durante todo o tempo em que esteve na Ordem dos Camilianos e nos sete anos que ainda viveu, São Camilo se dedicou de forma integral ao seu glorioso trabalho. Nos últimos anos de vida, passou a ensinar como cuidar dos doentes aos que iam chegando. Visitava os doentes em suas casas e, quando necessário, carregava-os nas costas para o hospital.

Com o tempo, o santo desenvolveu o dom da cura através da oração, o que fez com que passasse a ser procurado por pessoas que vinham de longe. Ficou famoso, amado e respeitado na Itália inteira, considerado santo pelo povo italiano antes de morrer. Faleceu em 14 de julho de 1614 e foi canonizado em 1746.

Títulos e causas de São Camilo

Arte de santos.

Um ditado antigo que se encaixa bem na vida de São Camilo é: “Não importa como você começa, mas como você termina a sua vida”. Isso porque ele passou de um jovem problemático para um homem caridoso, e terminou como um santo que ganhou títulos e honrarias. Continue a leitura e confira os detalhes das causas de São Camilo!

Padroeiro dos enfermeiros, dos doentes e dos hospitais

São Camilo teve um tumor que se transformou em ferida e nunca cicatrizou, sendo considerado sem cura pelos médicos. Entretanto, isso nunca o impediu de fazer o seu trabalho de caridade e assistência médica e espiritual aos seus enfermos. Ele carregava os doentes nos braços ou nas costas se fosse preciso.

Para aumentar o alcance de seu trabalho, fundou uma Ordem, e a dedicação que ele sempre mostrou gerou gratidão e reconhecimento. Por isso, não foi apenas canonizado, mas ganhou o título de padroeiro dos enfermeiros, dos doentes e dos hospitais. O título foi oficializado em 1886 pela igreja católica.

Protetor contra o vício do jogo

O vício de jogar dominou por muito tempo a vida do então adolescente Camilo e o acompanhou até a vida adulta. Após a morte da mãe, ele ficou com o pai, que era viciado e também se tornou um escravo do vício.

Assim, por ter conseguido largar um vício que tantos problemas lhe causou e mudado completamente a direção de sua vida, São Camilo ficou também conhecido como um protetor na ajuda contra os vícios.

Fundador da congregação dos Camilianos

A Ordem dos Ministros dos Enfermos, ou Ordem dos Camilianos, começou com apenas dois homens, além de São Camilo, mas funciona nos dias atuais administrando hospitais em várias partes do mundo. A ordem foi a grande herança que São Camilo deixou para a humanidade.

Além disso, a pequena irmandade cresceu e foi reconhecida como ordem religiosa, em uma justa homenagem à sua luta em prol dos doentes mais carentes. Seu trabalho incluía acompanhar o exército em batalhas para cuidar do corpo e da alma dos feridos. Esta foi uma causa nobre de um homem santo.

Preces a São Camilo

Pessoa orando na igreja.

Todos os santos têm uma ou mais preces com o seu nome que foram criadas em função das suas atividades na Terra, bem como na demonstração de sua fé. São Camilo também deixou algumas orações das quais você pode se valer em momentos dolorosos. Confira a seguir!

Oração a São Camilo de Léllis

A oração se caracteriza por ser um caminho direto de comunicação com o santo de seu coração e sua devoção. A oração pode ter como finalidade um pedido, um agradecimento, ou ainda um ato de louvor ao santo.

Assim, São Camilo tinha o dom da cura e ficou conhecido por causa disso, embora juntasse ao dom divino o seu próprio esforço físico. Trabalhou incansavelmente em prol de doentes, mesmo que fossem terminais, pois oferecia ajuda espiritual. Assim, as suas orações têm grande poder quando se trata de curar doenças.

Súplica a São Camilo

A súplica a São Camilo é um pedido direto em que pode ser colocado, inclusive, o nome da pessoa a ser beneficiada. Embora a oração ideal deva partir de dentro do coração, a oração pronta pode ser repetida ou modificada, de acordo com a necessidade.

Esta oração é bem forte e emotiva, como todas as orações devem ser. Assim, deposite a sua fé e pronuncie a oração a seguir:

Querido São Camilo, vós soubestes reconhecer no rosto dos enfermos e necessitados a figura do próprio Cristo Jesus e os auxiliastes a ver na doença uma esperança de vida eterna e cura. Vos pedimos para que tenha o mesmo olhar de compaixão para com (diga o nome da pessoa), que neste momento se encontra num período doloroso de trevas.

Queremos pedir-vos para que intercedas junto a Deus para que não haja sofrimento durante o seu período de restabelecimento. Conduz as mãos dos profissionais de saúde para que possam fazer um diagnóstico seguro e preciso, dando um tratamento caridoso e sensível. Seja-nos favorável, São Camilo, e também não permitais que o mal da doença chegue em nossa casa, a fim de que sãos, possamos render glória à trindade santa. Assim seja. Amém.

Oração a São Camilo para atrair saúde

A oração a São Camilo mostrada a seguir é um pedido antecipado ao santo feito de modo genérico, sem que o pedinte esteja adoentado. É um tipo de oração muito comum, sendo um pedido de proteção contra os males que assolam este mundo, e serve como benção para toda a humanidade, não apenas para o solicitante.

O mérito e poder estão justamente nesta característica coletiva, que indica um sentimento de irmandade. Confira a oração abaixo:

Piedosíssimo São Camilo, que chamado por Deus para ser amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo, fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno.

Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtendo-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte, confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja.

Reverência a São Camilo

A oração de reverência é um ato de agradecimento e reconhecimento do poder do santo, mas que, no final, sempre inclui um pedido de proteção. A oração também tem um sentido grupal e envolve não apenas os doentes, mas também aqueles que, como São Camilo, dedicam a sua vida ao difícil trabalho em hospitais. Acompanhe a prece abaixo:

Nós vos reverenciamos, São Camilo de Lélis, por amparar os doentes e enfermeiros, pela sua bondade, dedicação e pelo amor a Deus.

Por seu valor inestimável que sempre carregou em sua alma, nós também vos reverenciamos e pedimos que permitais que os caminhos desses filhos doentes sejam abertos para a cura, e a sabedoria e o discernimento dos enfermeiros sejam redobrados para que eles tenham suas mãos abençoadas para ajudar os doentes quando necessário.

São Camilo de Lélis, sua proteção é reverenciada diante de todos nós fiéis que sempre acreditamos em seus milagres. Preservai-nos de todos os males. Amém!

Oração a São Camilo para cura de todos os males

São Camilo, quando faleceu, nada mais tinha em comum com o jovem Camilo, que passava a maior parte do tempo entre o jogo e as confusões. Ele foi salvo e modificado para servir ao próximo, e as mudanças foram tão radicais que é possível crer em uma missão já planejada.

Assim, trabalhava com o mínimo de descanso, mesmo sofrendo de dores no pé enfermo, que parecia lembrá-lo de seu trabalho, já que nunca foi curado. Ele se purificou no sofrimento e, por isso, sua prece o compara com o Mestre Jesus. Confira:

Ó São Camilo, que, imitando Jesus Cristo, destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, fortalecei meu ânimo, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificar-me dos meus pecados e para conquistar os méritos que me darão o direito à felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. São Camilo, rogai por nós.

Qual é a especialidade da oração de São Camilo?

Pessoa rezando ao ar livre.

A vida de São Camilo, após a sua conversão, foi toda dedicada aos cuidados com os doentes, em uma luta desigual contra as péssimas condições sanitárias do século XVI. Certamente, este detalhe indica o uso de suas orações para pedidos de cura de doenças, bem como para proteção preventiva.

No entanto, não se deve entender os santos da mesma forma que os homens, pois os primeiros são totalmente dedicados à prática do bem e, portanto, não se preocupam com especialidades. Logo, sendo você uma pessoa de fé e tendo devoção por São Camilo, é possível pedir ajuda para qualquer tipo de aflição.

Ademais, a força da fé está subordinada à vontade divina e ao merecimento de quem pede. Este entendimento é importante para evitar blasfêmias, caso o seu pedido não seja atendido. Afinal de contas, a doença, às vezes, é um mal necessário, mesmo que a limitada compreensão humana se recuse a aceitar este fato.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.