Transtorno de personalidade paranoide: causas, tratamento e mais!

Transtorno de personalidade paranoide: causas, tratamento e mais!

O Transtorno de Personalidade Paranoide ainda é um quadro desconhecido por muitos, mas que pode interferir em todos os aspectos da vida de uma pessoa. Confira!


O que é um transtorno de personalidade?

paranoia

O Transtorno de Personalidade Paranoide é uma condição mental que se caracteriza pelo fato de que o indivíduo portador dela expressa uma desconfiança excessiva com relação às pessoas e tende a interpretar as ações delas como dotadas de má-fé. De modo geral, essa patologia ocorre no início da fase adulta.

Esse transtorno pode ser ocasionado devido a fatores hereditários e experiências vivenciadas na infância. A boa notícia é que essa condição possui tratamento. Ele consiste em sessões de psicoterapia, e em casos específicos, pode ser necessária a administração de medicamentos ao paciente. Quer saber mais sobre o Transtorno de Personalidade Paranoide? Confira nesse artigo!

Sintomas do Transtorno de Personalidade Paranoide

paranoia

Como já foi definido anteriormente, o Transtorno de Personalidade Paranoide é uma condição na qual o indivíduo se vê excessivamente desconfiado com relação às ações dos outros. Além da desconfiança, esse transtorno apresenta outros sintomas. Confira com mais detalhes, a seguir!

Desconfiança sem motivo

O fato de uma pessoa desconfiar em excesso de outra, sem nenhum motivo aparente, é um sinal de que esse indivíduo sofre com o Transtorno de Personalidade Paranoide. A suspeita, sem nenhum fundamento, de estarem tramando contra ele, de ser explorado de alguma forma ou maltratado é uma característica marcante desse transtorno.

Estar constantemente desconfiando de que está sendo enganado por outras pessoas, também pode ser considerado um dos sintomas do Transtorno de Personalidade Paranoide. Procure ficar atento aos sinais e procure um profissional especializado.

Suspeitas frequentes da lealdade dos outros

Nem mesmo as pessoas mais próximas e aparentemente mais confiáveis escapam das suspeitas de um indivíduo com Transtorno de Personalidade Paranoide. As preocupações com relação a lealdade e a confiabilidade de amigos próximos, colegas e familiares é uma característica marcante desse transtorno.

Infelizmente, a desconfiança é algo que a princípio o paciente não consegue controlar, e isso exige uma certa compreensão de quem convive com ele. Somente com um tratamento especializado é que ele pode começar a recuperar a confiança nos outros.

Dificuldade de confiar nos outros

A dificuldade de confiar nos outros também é um dos sintomas do Transtorno de Personalidade Paranoide. Isso se deve ao fato de que o indivíduo tem medo de oferecer informações que possam ser usadas contra ele no futuro. Essa dificuldade de confiar tende a fazer com que o paciente se isole.

A falta de diálogo, o isolamento e também a desconfiança generalizada são características do Transtorno de Personalidade Paranoide. A partir do momento em que o indivíduo manifesta esses sintomas, ele deve procurar um profissional especializado.

Interpretações distorcidas

O indivíduo com Transtorno de Personalidade Paranoide tende a interpretar significados que estão ocultos, ou seja, dar uma significação àquilo que ele não sabe de fato. Geralmente, interpreta as atitudes dos outros como algo humilhante ou até mesmo ameaçador. Esse comportamento acontece inclusive com observações ou atitudes benignas.

É importante que as pessoas que se relacionam com o indivíduo portador de Transtorno de Personalidade Paranoide, tenham a maturidade necessária para compreender que esses comportamentos se devem à doença. Por isso, é importante ter empatia pelo paciente.

Rancores persistentes

O rancor é um sentimento altamente destrutivo e que geralmente se manifesta com mais intensidade em pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Paranoide. De modo geral, indivíduos com esse transtorno são bastante rancorosos e costumam ser implacáveis.

Qualquer pessoa que profira algum tipo de insulto, injúria, ou até mesmo um simples deslize no falar, pode sofrer com o rancor de uma pessoa portadora de Transtorno de Personalidade Paranoide. Por isso, procure sempre compreender o quadro desse indivíduo e tente ao máximo evitar que o rancor surja.

Tratamento de Transtorno de Personalidade Paranoide

paranoia

A boa notícia para os portadores de Transtorno de Personalidade Paranoide é que essa doença possui um tratamento. Apesar de boa parte das pessoas considerar o tratamento irrelevante, ele é de suma importância para a recuperação do paciente. Saiba mais, a seguir!

Intervenção psiquiátrica

Uma das principais características que um indivíduo que possui o Transtorno de Personalidade Paranoide é que ele expressa uma desconfiança excessiva nas pessoas, inclusive nas mais próximas. Nem mesmo os profissionais de saúde escapam dessa desconfiança.

De modo geral, pacientes com o Transtorno de Personalidade Paranoide tendem a ser relutantes quanto ao tratamento. Contudo, apesar desse quadro, os familiares e amigos devem insistir que o paciente compareça ao consultório para que ele inicie o tratamento. A intervenção deve ser cautelosa e de maneira atenciosa e cordial, jamais invasiva.

Tratamento com medicamentos

O tratamento à base de medicamentos, também é algo visto com certa desconfiança por parte dos pacientes. Aqueles que possuem o Transtorno de Personalidade Paranoide mais acentuado, fazem uso de medicamentos antipsicóticos, que são administrados em pequenas doses.

O tratamento medicamentoso, também é recomendado nesses casos, principalmente devido às compensações psicóticas que podem acontecer no decorrer do tratamento do transtorno, contudo, as doses devem ser administradas com cuidado e sempre devem ser devidamente prescritas por um médico.

Psicoterapia

A psicoterapia é um passo importante na recuperação do indivíduo. Ela é considerada o tratamento mais adequado para esse quadro. Apesar das terapias em grupo serem bastante recomendadas para que as habilidades sociais e controle da ansiedade do indivíduo com Transtorno de Personalidade Paranoide sejam trabalhadas, a terapia em grupo não é a melhor opção.

Isso se deve ao fato de que pode ocorrer uma certa resistência por parte do paciente com relação às abordagens adotadas no tratamento, devido a sua excessiva desconfiança, hipersensibilidade e possíveis interpretações equivocadas sobre a opinião de outras pessoas.

Tratamento multidisciplinar

O tratamento do Transtorno de Personalidade Paranoide envolve uma abordagem multidisciplinar. Ele é igual a outros tratamentos de transtornos de personalidade. É importante ressaltar que nenhum tratamento contra esse transtorno manifestou ser totalmente eficaz.

Contudo, se o indivíduo estiver disposto a colaborar, a terapia cognitivo-comportamental é a melhor saída para que ele possa se recuperar. O tratamento medicamentoso também pode ser acionado nesse quadro. Medicamentos como antidepressivos e antipsicóticos, geralmente são receitados para tratar sintomas específicos.

Possíveis causas

paranoia

A causa específica do Transtorno de Personalidade Paranoide ainda não é conhecida, mas esse quadro provavelmente está relacionado a fatores biológicos e psicológicos. A hereditariedade também entra na lista de possíveis causas para a doença. Saiba mais sobre os fatores causadores desse transtorno, a seguir!

Fatores hereditários

Apesar de ainda não se saber ao certo quais são as causas que dão origem ao Transtorno de Personalidade Paranoide, é possível mencionar que os fatores hereditários estão diretamente relacionados com o surgimento do quadro. Essa compreensão se deve ao fato de que essa doença é mais comum em pessoas que possuem familiares esquizofrênicos ou com transtorno delirante.

Por isso, se você ou alguém possui algum familiar próximo que apresentou um quadro de Transtorno de Personalidade Paranoide, é importante ficar alerta, pois o histórico dessa doença na família é um fator de risco.

Esquizofrenia

A esquizofrenia pode ser definida como um conjunto de transtornos psiquiátricos graves e que incapacitam o indivíduo. Esse quadro é caracterizado por alterações no pensamento, emoções e comportamento, que pode ser ocasionado devido a fatores genéticos, ambientais e também pela alteração dos neurotransmissores.

De modo geral, a esquizofrenia surge entre o período final da adolescência e o início da vida adulta, tanto em homens quanto em mulheres. Esse quadro também pode contribuir para o surgimento do Transtorno de Personalidade Paranoide.

Transtorno de ansiedade

O termo ansiedade é designado para se referir a diversos tipos de distúrbios que causam um certo nervosismo, medo, apreensão e preocupação no indivíduo. Ela nada mais é do que uma reação que ocorre em diversas ocasiões do dia a dia, como discursar, esperar datas importantes, uma entrevista de emprego, a véspera de um exame de seleção, entre outras coisas.

Contudo, existem algumas pessoas que vivenciam essas emoções de forma mais intensa e frequente, o que caracteriza um transtorno de ansiedade, o que pode comprometer a saúde da mente. O Transtorno de Personalidade Paranoide também está atrelado a esse quadro, pois o indivíduo manifesta constante ansiedade devido a desconfiança.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é uma patologia de ordem psicológica, onde a pessoa acaba revivendo algum acontecimento traumático do passado. Isso faz com que seja ocasionado um medo excessivo e constante ao realizar as tarefas do dia a dia. Coisas simples, como ir ao supermercado ou ficar sozinho em casa podem se tornar experiências traumáticas.

Isso se deve ao fato de que o indivíduo com estresse pós-traumático acaba enxergando perigo onde não tem. Por isso, é necessária a compreensão dos amigos e familiares quanto a esse quadro, que necessita de muita empatia, pois é algo que o paciente não pode controlar.

Outros transtornos de personalidade

O Transtorno de Personalidade Paranoide é apenas um dos transtornos de personalidade. Existem diversos outros, como por exemplo, o Transtorno de Personalidade Antissocial, que se caracteriza pelo fato do indivíduo tentar manipular os outros para o próprio benefício, existe também o Transtorno de Personalidade Borderline, que consiste em uma alta instabilidade emocional, entre outros.

Além dos que foram mencionados acima, existem alguns outros transtornos de personalidade que afetam diretamente todas as áreas da vida de um indivíduo. Ao menor sinal dos sintomas de algum transtorno, procure um profissional especializado.

Alcoolismo

De acordo com um parecer vindo da Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo pode ser definido como uma doença crônica que é capaz de levar o paciente a desenvolver uma série de outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite. O alcoolismo é uma condição em que o indivíduo consome descontroladamente bebidas alcoólicas.

Com o passar do tempo, o organismo vai perdendo a sensibilidade ao álcool e a pessoa passa a consumir quantidades cada vez maiores dessa substância. O alcoolismo acaba atrapalhando a vida das pessoas em diversas áreas, afetando inclusive pessoas próximas.

Como lidar com alguém com Transtorno de Personalidade Paranoide?

paranoia

Infelizmente, a ciência ainda não descobriu um método de prevenção para o Transtorno de Personalidade Paranoide. Outro fator que se torna um agravante para esse quadro é o fato de que a pessoa, por vezes, não consegue perceber que está doente e não manifesta nenhum tipo de desconforto com o quadro. Isso se deve ao fato de que a mente dela está comprometida, por isso, ela precisa de auxílio.

O que deve ser feito nesse contexto, por parte da família e das pessoas próximas, é buscar a ajuda de um profissional especializado. Isso servirá para que o indivíduo perceba o quão prejudicial é esse quadro, tanto para ele quanto para os que o rodeiam.

A terapia cognitivo-comportamental surge como uma alternativa viável para o tratamento. Em suma, a partir do momento em que uma pessoa começar a demonstrar os primeiros sinais desse transtorno, procure um psicólogo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.