Chá de Moringa: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de Moringa: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Conheça mais sobre o chá de moringa, uma planta milenar que auxilia em vários tipos de doenças! Quer saber como utilizá-la? Clique e saiba tudo!


Por que tomar Chá de Moringa?

Moringa em pó.

É fato que os chás têm propriedades fantásticas que auxiliam na saúde e no bem-estar dos seres humanos. Em diversas culturas, o chá é muito consumido exatamente para a cura de doenças e o auxílio da saúde. Esse é o caso do chá de moringa.

Por apresentar grandes propriedades medicinais, a moringa é uma ótima alternativa para você, que está buscando complementar alguns tratamentos de doenças. Além disso, sua ingestão é fácil e ocorre através de chás, cápsulas ou pós para misturar em alimentos. Conheça mais sobre esta planta e suas propriedades neste artigo!

Mais sobre o Chá de Moringa

Folha de moringa.

A moringa, também conhecida como moringa da paz ou árvore da vida, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais.

Por possuir muitos nutrientes, essa planta tem sido utilizada para tratar algumas doenças respiratórias, para o auxílio na perda de peso, na diminuição da ansiedade, entre outras doenças e sintomas. Saiba mais sobre a planta nos tópicos abaixo!

Propriedades do Chá de Moringa

As possíveis propriedades da moringa trazem diversas ações muito benéficas para a saúde. Entre elas, podemos considerar: ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática, anti-hipertensiva, antimicrobiana, hepatoprotetora e, por fim, a cicatrizante.

Além disso, é importante ressaltar que as propriedades da planta citadas acima ainda estão em fase de estudo. Sendo assim, vários resultados ainda não possuem uma conclusão definitiva. Trata-se de uma planta com várias vertentes a serem estudadas, com benefícios já identificados, mas que ainda necessitam de tempo até ser, de fato, comprovada a sua verdadeira eficácia.

Origem da Moringa

Moringa oleifera é uma árvore nativa de partes da Ásia e da África. A árvore possui muitos galhos e é carregada com pequenas folhas esverdeadas. Das 14 espécies identificadas, duas são as mais populares - são elas: moringa oleifera e moringa stenotepala.

Nativa das encostas do Himalaia, a moringa oleifera foi reconhecida pela medicina ayurvédica como uma importante erva medicinal há 4 mil anos. Essa planta indiana acabou se espalhando pelo mundo e chegando no Brasil. Já a Moringa stenotepala é nativa do leste da África, mas ambas possuem grandes quantidades de nutrientes. A Moringa oleifera não precisa de muita água, tornando fácil o seu cultivo.

Efeitos colaterais

É sempre bom ficar atento aos efeitos colaterais do que consumimos, porque determinada planta que ingerimos pode ter algum efeito indesejado ou causar consequências que não imaginamos. Assim, o consumo da moringa traz consigo alguns efeitos colaterais conhecidos, como, por exemplo, náuseas, vômito e diarreia.

Vale ressaltar que é muito importante evitar o consumo da raiz e de seus extratos sem a orientação de um profissional. Isso porque eles contêm substâncias tóxicas que, quando utilizadas em excesso, podem causar paralisia e, inclusive, levar a pessoa a óbito.

Contraindicações

A moringa ainda vem sendo estudada relativamente às contraindicações, mas o que se sabe é que o consumo excessivo da planta pode resultar em vômitos, náuseas, diarreia, cálculos renais e até lesões no fígado.

Além disso, é importante saber que o consumo da moringa não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, já que seus efeitos colaterais podem interferir no período da gestação e na produção de leite materno. Pessoas com problemas de tireoide também devem evitar o consumo desta planta.

Vale ressaltar que, em 2019, a Anvisa proibiu a venda de qualquer produto contendo moringa, justamente por existirem poucos estudos que comprovem a segurança de seu consumo para a saúde.

Benefícios do Chá de Moringa

Moringa em pó.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa planta milagrosa, está na hora de conhecer os vários benefícios que podem ser encontrados na moringa. São tantos que podemos compreender através deles a importância dessa planta. Confira a seguir!

Alívio dos sintomas de doenças respiratórias

A moringa tem diversas propriedades que auxiliam em doenças. Assim, doenças respiratórias crônicas, como a asma, segundo alguns estudos, podem ser tratadas ou amenizadas através da sua utilização.

Tudo isso é possível porque ela ajuda a elevar as concentrações de hemoglobina e, consequentemente, de oxigênio circulante no sangue. Ou seja, pode ser uma boa aliada nestes casos.

Ajuda a prevenir diabetes

Sabemos que a principal característica da diabetes são os níveis elevados de açúcar no sangue. Assim, vários estudos mostraram que a moringa oleifera pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, a maioria das evidências é baseada em estudos com animais, existindo apenas alguns estudos baseando-se em seres humanos.

Esse benefício através do consumo da moringa só é possível porque ela possui propriedades antioxidantes, que podem regular o estresse oxidativo no organismo. Assim, acaba sendo responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de proteger as células do nosso corpo.

Bom para o coração

A moringa é uma planta muito rica em fibras. Sendo assim, ela pode ajudar na absorção de colesterol no intestino e impedir a formação de placas de gordura nas artérias, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, sabendo que a moringa possui um efeito antioxidante, esse aspecto se torna fundamental para diminuir a inflamação do organismo. Sendo assim, ela ajuda bastante para a saúde do coração.

Ajuda a emagrecer

Para quem está seguindo firme no plano de conseguir emagrecer alguns quilos, saiba que, por ser rica em fibras e proteínas, a moringa ajuda a aumentar a sensação de saciedade - ou seja, ajuda a não sentir tanta fome.

Assim, aliando esse benefício da moringa com uma boa dieta, o seu objetivo de emagrecer pode ser alcançado. Além de ajudar a diminuir a quantidade de alimentos e calorias ingeridos por conta da sensação de saciedade, alguns estudos feitos em animais também indicam que a moringa pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura acumulada no corpo.

Então, aqui está uma dica: para conseguir ter esses benefícios é indicado manter uma alimentação mais saudável, acompanhada de uma prática regular de atividade física. A moringa entra para potencializar este processo.

Antioxidante

Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres (moléculas tóxicas para nosso organismo) produzidos. Sendo o principal benefício da moringa, ela é capaz de combater os radicais livres, protegendo as células contra o envelhecimento e as doenças degenerativas.

Além disso, alguns estudos realizados com mulheres concluíram que tomar 1,5 colher de chá de pó das folhas da moringa oleifera todos os dias, durante três meses, aumenta significativamente o nível de antioxidantes no sangue.

Anti-inflamatório

Sabemos que a inflamação é uma resposta natural do organismo à infecção ou lesão - ou seja, é um mecanismo de proteção do organismo que, durante um longo tempo, pode causar incômodo.

Assim, devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico (substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório do organismo), a moringa poderia ser utilizada para ajudar a aliviar problemas inflamatórios, como reumatismo e até inflamação na próstata, por exemplo.

Além disso, possui ingredientes que agem como anti-inflamatórios naturais, beneficiando o tratamento de dores crônicas. Ela também pode ser utilizada como remédio para a fibromialgia, através do extrato da erva.

Ajuda a controlar a pressão

Se você possui problemas de hipertensão, vai gostar bastante de saber desse outro benefício da moringa: devido à presença de tocoferóis, polifenóis e flavonoides na sua composição, essa planta poderia contribuir na regulação da pressão arterial. Isso porque essas substâncias possuem efeito vasodilatador, sendo capazes de relaxar os vasos sanguíneos e melhorando a circulação do sangue.

Melhora a imunidade

Se você está procurando alternativas para melhorar a sua imunidade, saiba que a moringa é uma boa aliada para esta melhora, por possuir a vitamina C, polifenóis e betacaroteno na sua composição (substâncias capazes de ajudar a reforçar o sistema imunológico). Sendo assim, ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo.

Por conter altos níveis de nutrientes presentes na moringa, essa planta possui sete vezes mais vitamina C do que a laranja, quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio do que o leite de vaca, três vezes mais ferro do que o espinafre e três vezes mais potássio do que a banana.

Sendo assim, é um grande complexo vitamínico, que ajuda na melhora da imunidade. Mas lembre-se: se quiser ter um bom resultado na melhora da sua imunidade, só a moringa não é o suficiente. Manter uma alimentação saudável, tomar banho de sol com constância e praticar algum tipo de atividade física potencializam a melhora da sua imunidade.

Efeito analgésico

Por conter grande quantidade de substâncias anti-inflamatórias, a moringa oleifera é muito eficaz para o tratamento de alguns tipos de dores, como a dor de cabeça e dores que são causadas por alguns tipos de inflamações.

Além de possuir ingredientes que agem como anti-inflamatórios naturais, ela age em benefício para o tratamento de dores crônicas, sendo utilizada como remédio para a fibromialgia através do extrato da erva.

Melhora o sistema gastrointestinal

A moringa tem diversas propriedades que auxiliam na saúde dos seres humanos. Por exemplo, por apresentar grandes quantidades de fibra, essa planta milagrosa é capaz de ajudar muito o sistema gastrointestinal. Ela tem propriedades que ajudam a prevenir e auxiliar o tratamento de úlceras estomacais e também ajuda a combater a prisão de ventre. Ou seja, mostra ser uma grande aliada neste sentido.

Bom para a pele

A planta moringa é ideal para quem busca um consumo maior de aminoácidos e proteínas de origem vegetal. Ela é classificada como um superalimento, oferecendo proteínas que ajudam a melhorar a pele e os tecidos cartilaginosos.

Além disso, contendo a presença de vitaminas B, C, E e A, a moringa favorece a formação de colágeno, além de facilitar o processo de cicatrização da pele e contribuir bastante para a hidratação da mesma.

Ajuda na menopausa

Um dos benefícios da moringa é exclusivamente para quem sofre bastante com as consequências da menopausa. Pelo fato de essa planta ajudar a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo, ela contribui para a fase da menopausa.

Assim, a moringa pode ajudar a manter a concentração de hormônios durante essa fase, diminuindo a intensidade dos sintomas.

Ajuda a prevenir o câncer

É impressionante quantos benefícios a moringa pode oferecer para a saúde. Já foram feitos alguns estudos com a planta que apontaram que a moringa possui efeitos anticancerígenos, pois ela estimula a destruição de células cancerígenas, principalmente nas regiões da mama e do intestino.

Ou seja, ela também pode auxiliar no combate ao câncer. No entanto, consulte seu médico para entender como a planta pode te ajudar, dependendo do seu caso.

Ajuda a controlar o colesterol

Alimentos como linhaça, aveia e amêndoas são capazes de ajudar a reduzir o colesterol. Segundo alguns estudos em animais e humanos, foi possível identificar que a moringa também pode conter efeitos parecidos com esses alimentos, ajudando a reduzir o colesterol no corpo.

Assim, esse é um grande benefício trazido pela planta, principalmente pelo fato de que o colesterol alto pode, também, ocasionar em um aumento de doenças cardíacas.

Atua contra o efeito tóxico do arsênio

A exposição a longo prazo a altos níveis de arsênio é algo que pode levar a problemas de saúde. Além disso, a contaminação da água e alimentos por essa substância é um problema em muitas partes do mundo.

Alguns estudos mostram que a exposição a esse elemento por um período longo pode aumentar o risco de ter doenças como câncer e algumas cardíacas. Dessa forma, estudos feitos em ratos e camundongos relatam que as folhas e as sementes da moringa oleifera podem chegar a proteger alguns efeitos causados pelo arsênico.

Chá de Moringa

Copo com chá de moringa.

Um jeito muito simples de usufruir dos benefícios da moringa é preparando um chá de moringa, que extrai muitas propriedades benéficas para a saúde e é uma das melhores formas para isso. Confira abaixo algumas indicações sobre o chá, os ingredientes para se fazer e como deve ser feito para que você possa aproveitar todos os benefícios da planta!

Indicações

Em primeiro lugar, é importante saber que o verdadeiro chá de moringa vem indicado na embalagem como moringa oleífera. O gosto do chá de moringa não é um dos melhores, por isso, adoce com mel ou outro tipo de adoçante, para que fique no seu agrado.

Uma outra orientação importante é: não exagere na quantidade quando for tomar o chá de moringa, para evitar efeitos adversos. Por fim, além do chá, você pode encontrar a moringa de diversas formas - entre elas, cápsulas, sementes ou em pó.

Portanto, procure esses ingredientes em lojas de produtos naturais e utilize de acordo com o rótulo da embalagem.

Ingredientes

Os ingredientes que compõem o chá de moringa são bem simples, sendo eles: 1 colher de chá de folhas de moringa desidratada (que você pode encontrar em casas de produtos naturais, em algumas farmácias específicas e em lojas especializadas), 1 litro de água filtrada e adoçante a gosto (caso queira, porém não é obrigatório).

Como fazer

É muito simples fazer o chá de moringa. Portanto, siga esses passos e faça você mesmo: primeiro, coloque 1 litro de água filtrada para esquentar. Quando a água chegar ao ponto de ferver, desligue o fogo e coloque 1 colher de chá de folhas de moringa.

Após isso, tampe e deixe por 5 minutos, para que as folhas liberem suas propriedades no contato com a água quente. Depois de passar o tempo em questão, coe o chá de moringa, adoce a seu gosto e ele estará pronto para beber.

Com que frequência posso tomar o Chá de Moringa?

Chá de moringa.

O chá de moringa, embora tenha inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar humano sendo estudados, não está entre a lista de plantas aprovadas pela Anvisa para o consumo dos seres humanos. Até o momento, existem poucos estudos que comprovem todos os benefícios que são falados, até mesmo sobre qual a quantidade mínima e máxima que pode ser ingerida para obter esses nutrientes.

Então, até que seja comprovada toda a sua eficácia e seja, de fato, seguro e indicado para o consumo, é importante que seja evitado. Alguns especialistas indicam que as pessoas que possuem o hábito de consumo desta planta (e não desejam parar de ingerir o chá) devem consumir apenas duas xícaras da bebida, ou 500ml deste chá por dia, pois são as quantidades que parecem não apresentar risco à saúde.

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!