Pilates: saiba o significado, origem, benefícios, aliados e mais!

Pilates: saiba o significado, origem, benefícios, aliados e mais!

Os exercícios de Pilates são um sistema de movimentos que alongam os músculos enquanto fortalece. Que tal saber mais sobre essa prática? Clique e saiba mais!


O que é pilates?

pilates

O pilates é uma técnica para exercícios físicos que foi elaborada pelo alemão Joseph Pilates, no início do século XX e que ganhou praticantes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em suma, pilates é uma soma de exercícios que podem ser feitos sozinho ou com equipamentos específicos que se caracterizam pela falta de alto impacto durante a atividade, ao contrário de outras atividades físicas.

É um método que visa a educação, consciência e equilíbrio do corpo, tornando-o adequado tanto para a vida cotidiana quanto para o uso profissional. Sua vasta aplicabilidade é bem ampla, indo desde o pré e pós-operatório até o condicionamento físico de atletas.

Aliás, é por isso que se tornou um método tão famoso e praticado por vários públicos: idosos, crianças, gestantes, atletas, etc. Continue lendo e veja nesse artigo tudo sobre o pilates.

Significado de pilates

pilates

O pilates significa uma variação, um treino de força e flexão que auxilia a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Além disso, é um método que constrói os movimentos, um estudo corporal no qual se utilizam aparelhos únicos e que através de seis princípios chave, conectam o corpo e a mente.

O significado do pilates é melhorar a qualidade de vida daqueles que o praticam. Ademais, a sua prática visa trabalhar a resistência do corpo, além de fortalecimento dos músculos. Confira abaixo sua origem e principais objetivos.

Origem do pilates

Com 14 anos, Joseph Pilates começou a se aprofundar mais na área de anatomia, buscando conhecimento na medicina tradicional chinesa, entre outros. Através desses estudos ele descobriu diferentes tipos de atividades físicas, como a musculação.

Na época, Joseph sofria de asma, raquitismo e febre reumática, então ele teve a ideia de criar o método pilates para ajudar pacientes na mesma condição.

Além disso, Joseph atribuía a causa de seus problemas respiratórios à má postura. Com efeito, ele começou a trabalhar a sua respiração e passou a se exercitar ao ar livre. Originalmente, o pilates foi criado com o nome de Contrologia, pois equivale ao controle da mente sobre todos os membros e músculos do corpo.

Objetivo do pilates

O objetivo principal do pilates é trabalhar os estabilizadores e mobilizadores da coluna, através dos objetivos definidos para cada paciente.

Em todos os exercícios há o trabalho da cadeia primária, que se define como a ativação de grupos musculares tais como: o transverso abdominal, os músculos situados nos canais vertebrais, o pavimento pélvico e o diafragma.

Além disso, desde a sua popularização, o pilates ganhou adeptos de todas as idades que querem uma alternativa à musculação e a outros treinamentos aeróbicos para se exercitar.

Como o pilates atua

O pilates atua no controle e na correção da postura. Além disso, ele é eficaz no tratamento para reabilitação das pessoas que sofrem com algumas doenças.

As poses e exercícios do método fazem com que os praticantes mantenham uma postura neutra da coluna vertebral, minimizando movimentos musculares desnecessários, melhorando assim a estabilidade do corpo e prevenindo a fadiga muscular.

A boa postura é um hábito que traz um bem-estar físico, mental e social para o ser humano, já a má postura é um hábito ruim que deve ser modificado com pequenas atitudes diárias, como por exemplo, praticando pilates.

Para quem é o pilates

Pessoas de todas as idades podem fazer pilates. No entanto, há públicos específicos que se destacam para essa prática, como idosos com problemas de coluna, gestantes bem como crianças e adolescentes com má postura. Assim, o pilates é praticado de acordo com o limite de cada pessoa, sendo que a sua prática é indicada para todos.

Por fim, ele é utilizado por qualquer objetivo ou pessoa, como uma escolha de atividade física para aqueles que não gostam de caminhada, corrida e academia, e também para a reabilitação de pessoas com doenças posturais.

Profissionais de pilates

Os profissionais que são aptos a oferecer aula de pilates devem ter feito um Curso de Formação em Pilates, pois eles precisam saber quando é a hora certa de avançar o ritmo de treinamento, sempre respeitando as necessidades e habilidades individuais de cada aluno.

De acordo com os Conselhos de Classe dos Profissionais de Fisioterapia e Educação Física, o profissional, obrigatoriamente, deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia para que possa dar aulas de pilates. Além disso, Bailarinos e Terapeutas Ocupacionais também ministram o pilates.

Como são as práticas

A qualidade dos movimentos executados no pilates permitem que o praticante fique revigorado após a prática. As práticas de pilates priorizam o equilíbrio, sem que nenhum conjunto muscular fique sobrecarregado, fazendo com que o corpo trabalhe de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até à prática esportiva.

O pilates movimenta todas as áreas do corpo de forma isolada ou agrupada por meio da aplicação dos princípios de movimento e estabilidade, buscando sempre o equilíbrio muscular. O equilíbrio é estabelecido pela relação entre o tônus ou a força e o comprimento dos músculos em torno de uma articulação.

Pilates emagrece?

O pilates tonifica os músculos, aumenta a flexibilidade e corrige a postura. Para além disso, essa prática previne dores, melhora a resistência, aumenta a força e, quando associada a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, ajuda no emagrecimento.

Isso acontece, porque os movimentos do pilates promovem firmeza ao corpo, estabilizam as articulações e reeducam os movimentos como um todo. Além disso, quando se pratica pilates, todo o corpo fica em movimento, ocorrendo a queima calórica e contribuindo para a perda de peso.

Benefícios do pilates

pilates

O pilates proporciona vários benefícios como resistência física e mental, aumento da flexibilidade, correção problemas da postura, tonificação muscular, aprimoramento da coordenação motora e diminuição do atrito nas articulações.

Além disso, a prática contínua promove alívio de dores musculares, auxilia na respiração, previne contra a osteoporose, promove relaxamento e bem-estar, elimina toxinas e facilita a drenagem linfática, diminui o estresse, ajuda no emagrecimento e restaura o equilíbrio de todo o corpo. Veja a seguir com detalhes esses benefícios proporcionados pelo pilates.

Melhora da postura

A maioria dos defeitos posturais não estruturais são fáceis de corrigir, uma vez que tenham sido encontradas as causas dos problemas. Assim, os instrutores de pilates vão orientar as formas posturais aos alunos, ensinando a manter uma postura ereta correta quando estiver em pé, sentado e em outras atividades durante o dia a dia.

O pilates age com foco na musculatura, nos músculos do centro do corpo, isso faz com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas e corrigidas, melhorando a postura e prevenindo efeitos negativos que poderão vir a ocorrer, ou seja, as dores nas costas.

Mais prazer na relação sexual

A prática do pilates regula os hormônios que estão ligados ao estresse no sangue, os movimentos vão liberar dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de prazer e bem-estar. Além disso, o pilates vai trabalhar a musculatura do assoalho pélvico, onde ocorre maior estimulação de prazer durante o sexo, principalmente para as mulheres.

Além disso, o pilates facilita no prolongamento do orgasmo. Ele também fortalece as regiões interna e externa das coxas, nádegas e panturrilha, regiões mais trabalhadas no ato sexual.

Aumento do tônus muscular

Os movimentos de pilates fazem com que as fibras do corpo sejam rompidas e reconstruídas, facilitando a substituição da massa gorda por massa muscular, o que acentua o contorno corporal e reduz medidas.

Os exercícios do pilates executam a contração e força dos músculos, além de sua flexibilidade. Além de gerar uma combinação sincronizada entre fortalecimento, alongamento e tonificação muscular, ou seja, enrijecendo e flexibilizando os músculos, fazendo com que fiquem firmes e delineados e, ao mesmo tempo, relaxados.

Maior mobilidade articular

Ao fazer os movimentos de pilates, o praticante trabalha o corpo de forma total, estimulando, as suas articulações. Isso faz com que os movimentos do corpo tenham mais flexibilidade no dia a dia.

Aliás, o ponto central do nosso corpo é a coluna vertebral, ou seja, é nela onde se sente a diferença quando se perde mobilidade, tornando os movimentos mais difíceis de realizar ou até mesmo com muitas dores.

Para melhorar ou estabelecer essa mobilidade, a prática de exercício físico é essencial, principalmente os exercícios de pilates, porque ele é uma modalidade que dá mais atenção à coluna vertebral.

Evolução da marcha e corrida

Os movimentos globais são estimulados durante os exercícios de pilates, fazendo com que movimentos comuns, como a caminhada, se tornem mais simples e melhor executados.

No entanto, quando a marcha prejudica alguma articulação ou está sofrendo disfunção por alguma doença, ou até mesmo mudando por causa do processo de envelhecimento, é preciso iniciar uma reeducação, para corrigir as anormalidades nos padrões.

Além disso, o pilates proporciona os exercícios apropriados com equipamentos, que podem auxiliar na melhora da marcha.

Alívio de tensões

O pilates traz alívio às tensões por meio de técnicas como o controle da respiração e concentração na realização do movimento. Assim, durante a prática, gradualmente o corpo vai entrando em processo de relaxamento.

Ainda em relação ao alívio de tensões, a prática de pilates também estabiliza a cintura escapular, pois quando elas não estão relaxadas podem sobrecarregar os músculos do pescoço e dos ombros. O alívio é ainda maior quando os exercícios acontecem em um ambiente calmo, com uma música suave e agradável.

Foco na respiração

A respiração adequada é desenvolvida quando se pratica o pilates. Isso porque, respirar corretamente durante os exercícios, melhora vários aspectos da saúde do corpo em geral. Assim, de acordo com o exercício, a respiração deve ser feita de forma correta para que os movimentos possam trazer todos os benefícios propostos pelo pilates.

A forma de respirar tem uma influência direta na qualidade de vida. Ao respirarmos bem, podemos ficar mais calmos, desacelerando o ritmo e melhorando a concentração. Ademais, quando a respiração está normal, é possível oxigenar o cérebro com facilidade e, assim, obter resultados melhores nas atividades diárias.

Incremento da flexibilidade

Os exercícios de pilates voltados para este benefício são aqueles que estão focados no alongamento do corpo. O pilates trabalha todas as partes do corpo e aumenta sua flexibilidade, resistência e força.

Aliás, a flexibilidade também é um elemento muito importante para o bom desempenho muscular, pois ela desenvolve a consciência corporal, aliando a postura, de acordo com os alongamentos feitos nas várias partes do corpo.

Com efeito, o pilates ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, ao estimular movimentos espontâneos e flexíveis.

Tipos de pilates

pilates

O pilates pode ser praticado no solo sem o auxílio de nenhum equipamento, tornando-se uma alternativa de baixo custo para quem deseja iniciar na técnica.

Apesar disso, existe uma disciplina na execução dos movimentos, por isso é importante que os iniciantes sejam monitorados por um profissional para que não somente obtenham resultados melhores, mas também não se machuquem por praticarem de forma incorreta. Para saber mais, confira abaixo os dois tipos de pilates.

Pilates com aparelhos

No pilates com aparelhos são utilizadas molas de cores diferentes que incluem preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

Os aparelhos de pilates são compostos por essas molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: podendo reduzir o esforço do praticante facilitando o movimento ou carregando parte do peso que deveria ser puxado, dificultando o movimento.

A escolha de como utilizar essas molas irá depender dos seus objetivos, dando a possibilidade de suavizar ou intensificar o movimento.

Pilates solo

O pilates de solo é realizado com a utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizado. Por ser praticado sem a necessidade de aparelhos, essa modalidade oferece uma maior diversidade de desafios ao método.

No pilates solo, os exercícios originais foram desenvolvidos pelo próprio pai do pilates, Joseph Pilates. Ele elaborou e realizou esses exercícios no próprio corpo sem utilizar qualquer acessório. Alguns exercícios realizados no pilates solo são de modelos educativos, ou seja, foram elaborados para o aprendizado da respiração e do centro de força.

Aparelhos do pilates

pilates

Os aparelhos usados na prática foram planejados por Joseph Pilates para se certificar que as pessoas poderiam movimentar o corpo e, ao mesmo tempo, melhorar a postura. Segundo Joseph, ao se exercitar com uma carga externa, o movimento humano se torna mais eficiente e harmonioso na sua condição habitual.⠀

Assim, a maioria dos aparelhos tem molas que têm como função, permitir a intensificação ou diminuição do esforço. Conheça a seguir cada um desses aparelhos.

Cadillac

Este aparelho recebeu o nome Cadillac em homenagem a um carro da época em que Joseph Pilates viveu. Esse automóvel fez muito sucesso. Para Joseph, esse aparelho era luxuoso e inovador, assim como o Cadillac.

Além disso, ele auxilia pacientes com dificuldades de locomoção, facilitando o movimento para aquelas pessoas que não conseguem realizar os clássicos exercícios de solo. Portanto, é um aparelho grande que tem vários tipos de funções e possibilidades de exercícios em posições distintas, como por exemplo deitado, sentado, ajoelhado, em pé e também suspenso.

Ladder Barrel

Sua aparência é de um barril com escada e foi inspirado num barril de cerveja. Por possuir esse formato arredondado, permite mobilizar a coluna para que ela se eleve ao máximo, dificultando ainda mais os exercícios abdominais, o que é ótimo para manter a coluna alinhada e saudável.

Por dificultar os exercícios, esse aparelho não tem uso de molas. Aliás, ele possui uma particularidade em relação aos outros. Atualmente, ele é muito utilizado para reabilitação e tratamentos posturais, mas também pode ser utilizado para a melhora do condicionamento físico.

Step Chair

A Step Chair foi criada baseada no modelo de uma cadeira de rodas, porém Joseph colocou um pedal móvel com duas molas para resistência, tem encosto e alças para as mãos.

O tamanho da Step Chair é menor em relação aos outros aparelhos, e ela não tem muitos acessórios, ou seja, possui apenas pedais e barras paralelas. Para utilizá-la é preciso ter muita força nos braços, pois necessita de um esforço maior para realizar os exercícios.

Bola suíça

A bola surgiu na Suíça e por lá começou a ser utilizada como acessório para auxiliar nos exercícios de pilates, sendo empregada para os movimentos de reabilitação física e cinesiologia. Assim, ficou conhecida pelo mundo inteiro como bola suíça.

A bola é um dos acessórios mais utilizados nas atividades de pilates na modalidade solo. Ela é um acessório que ajuda a prevenir lesões, ganhar mais força muscular, aumentar a flexibilidade, além de melhorar a respiração, trazendo muitos benefícios.

Reformer

Joseph criou o Reformer com o objetivo de reformar o corpo como um todo. Ele possui uma pequena cama com rodinhas e um trilho pelo qual desliza este carrinho. O Reformer é composto por uma parte móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de quatro molas com a mesma tensão.

Além de proporcionar estabilidade, esse aparelho oferece um amplo modelo de exercícios, tornando possível a realização de diversos movimentos, de acordo com as necessidades do praticante.

Faixa elástica

A faixa elástica surgiu na Rússia e é um acessório usado em diversos movimentos do pilates. Ela foi criada para o treinamento de atletas em reabilitação, bem como para recuperação articular e muscular. Nos exercícios de pilates a faixa elástica proporciona a melhora da flexibilidade, tonifica e fortalece todo o corpo, além de trabalhar o equilíbrio, fazendo mobilização articular.

A faixa elástica se destaca pelas cores: vermelha, roxa e azul que são usadas de acordo com cada tensão. Seu objetivo é trabalhar a potência e a força e as intensidades intermediária e forte.

Magic circle

Um clássico acessório do pilates, o magic circle também foi inventado por Joseph no intuito de ser acessível ao método, pois pode ser utilizado em diferentes ambientes. Ele consiste num aro flexível com aproximadamente 40 cm de diâmetro, utilizado, entre outras finalidades, para aumentar a atividade de pilates.

O Magic Circle é o único acessório original que ainda é fabricado em larga escala e muito utilizado nas aulas de pilates. Ademais, ele se tornou também muito popular no mundo fitness e hoje é utilizado não só em estúdios de pilates, mas também em academias e clínicas de reabilitação.

Bosu

O bosu é uma plataforma funcional que tem como finalidade melhorar a condição física em exercícios cardíacos, de força e flexibilidade. Por ser um equipamento que possui muita versatilidade, ajuda no treinamento e no alinhamento do eixo de gravidade.

Ele pode proporcionar a melhora da consciência corporal, da coordenação motora, do equilíbrio, da eficiência neuromuscular. Nos exercícios de pilates, o Bosu é utilizado para a realização dos exercícios normalmente feitos na bola suíça, porém de uma maneira segura e confortável.

Tonning balls

As Toning balls são bolas pequenas e que pesam de 0,5 kg a 6 kg. São usadas nas aulas de pilates, tornando os exercícios mais desafiadores. Além disso, trazem mais firmeza para a estabilidade dos ombros e outros grupamentos musculares.

Essas bolas são usadas para rolar, propiciando um excelente trabalho de alongamento. Sua principal característica é o peso que elas têm, somando a carga de trabalho uma cadeia cinética aberta, estimulando a pessoa na realização dos movimentos.

Rolo de espuma

O rolo de espuma é um acessório de pilates usado para apoiar o corpo, ajudando em diversos tipos de trabalhos, como alongamento, massagem, equilíbrio e exercícios de força e resistência. O material do rolo de espuma promove uma superfície instável, que contribui para o fortalecimento do núcleo.

Quanto à densidade, quanto mais dura, maior a aplicação para liberação miofascial. Por outro lado, quanto mais maleável, melhor para relaxamentos mais suaves.

Ótimos aliados do pilates

pilates

Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para quem os pratica, por isso o pilates associado a uma alimentação saudável e equilibrada, pode ajudar na melhora da qualidade de vida, bem-estar e saúde.

Nesse sentido, o Crossfit se tornou um grande aliado do pilates em associação com a força, flexibilidade e postura, contribuindo para o equilíbrio corporal e a coordenação motora. Saiba mais sobre os aliados do pilates, a seguir.

Hábitos saudáveis

Alguns hábitos saudáveis, quando adotados paralelamente ao pilates, como caminhadas, esportes e outros tipos de exercícios físicos, tornam a prática ainda mais eficaz. Além disso, uma rotina de cuidados com a pele, prática de yoga e meditação também são bons exemplos de hábitos saudáveis.

Mas, para um bom funcionamento do corpo, também é necessário se livrar de hábitos ruins e prejudiciais à saúde como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Outra dica é beber bastante água e dormir pelo menos 8 horas por dia para manter uma rotina equilibrada.

Crossfit

Nos últimos anos, o pilates vem surgindo como grande aliado dos praticantes de Crossfit que procuram a modalidade para auxiliar na prevenção de lesões e para trabalhar aspectos da respiração. Ademais, o pilates é referência na correção da postura, ponto importante para a realização correta dos treinos no Crossfit.

Por fim, o Crossfit necessita que o aluno adquira boa flexibilidade e consciência corporal e junto ao pilates, ele pode desenvolver mais equilíbrio e mobilidade articular.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos exigem que as pessoas exercitem a musculação, para proporcionar benefícios aos principais grupos musculares. Além disso, eles ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e distúrbios produzidos pelo estresse. O treino aeróbico tem como papel principal e fundamental a redução de peso e queima de gorduras corporais.

Desse modo, o pilates é aquele exercício perfeito de resistência, mas para encontrar o equilíbrio ideal seria ótimo associá-lo a algum exercício aeróbico. Mas, vale lembrar que o pilates não substitui as atividades aeróbicas, e somente a prática dessas atividades combinadas promove maiores benefícios ao corpo.

O pilates tem alguma contraindicação?

pilates

Por se tratar de exercícios que pode ser praticado por qualquer pessoa, com qualquer condicionamento ou em qualquer faixa etária, o pilates não tem contraindicação.

Porém, é preciso ter certos cuidados como não fazer exercícios de pilates sem orientação profissional, ou praticar a modalidade em lugares agitados, que podem dificultar a concentração e o pleno desempenho da prática.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números