Saúde mental: significado, importância, como cuidar e mais!

Saúde mental: significado, importância, como cuidar e mais!

Você sabia que muito do que acontece na sua vida está relacionado a sua saúde mental? Clique e saiba como melhorar sua saúde mental e ser mais feliz!


O que é saúde mental?

Montagem com contorno de rosto feminino e céu com sol poente dentro do rosto

A saúde mental está relacionada a um estado de harmonia e bem-estar em que a nossa mente está bem o suficiente para lidar com as mais variadas situações cotidianas, de forma produtiva, sem sofrer impactos negativos.

Por isso, ela é tão importante e necessária para a nossa qualidade de vida, principalmente no mundo atual, em que as coisas acontecem em um ritmo cada vez mais frenético. Para trabalhar melhor a sua saúde mental, é importante conhecer outros aspectos que envolvem a compreensão do assunto.

Ao longo deste artigo, você vai encontrar mais informações relevantes e dicas preciosas para proporcionar um bem-estar à sua mente. Continue nos acompanhando e fique por dentro do que há de mais interessante quando o assunto é saúde mental!

Significado de saúde mental

Montagem com duas imagens de mulheres comemorand

Saúde mental significa estar bem consigo mesmo, com a mente preparada para encarar os desafios diários com positividade, não dando espaço para abalos emocionais ou psicológicos que lhe sejam prejudiciais. Mas há muito mais a aprender sobre o tema. Confira nos próximos tópicos!

Definição da OMS (Organização Mundial da Saúde)

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental, além de estar relacionada à nossa capacidade de manter a mente sã, mesmo diante de situações diárias estressantes, também diz respeito à condição favorável que apresentamos de atuar de forma positiva e produtiva junto à comunidade na qual estamos inseridos, contribuindo, inclusive, para a nossa vida social.

De acordo com a OMS, a saúde mental, na infância, contribui para o desenvolvimento da criança, influenciando positivamente na autoestima dela, na construção de relações sociais, na capacidade de lidar com diferentes emoções, além de proporcionar uma maior abertura para o aprendizado educacional.

A importância da saúde mental

A saúde mental é necessária para que o ser humano possa colocar em prática suas habilidade, nas mais diversas áreas, e exercer sua vida social de forma plena. Daí a importância dela para o nosso bem-estar no cotidiano.

Estar mentalmente saudável permite ao indivíduo uma maior integração com as pessoas ao seu redor. Isso gera um impacto positivo nas relações amorosas e profissionais, além de um melhor convívio com amigos e parentes.

Por isso, é fundamental estar atento aos aspectos que envolvem uma boa saúde mental e, desta forma, construir boas relações, ser produtivo e viver em harmonia e bem-estar.

Aspectos determinantes da saúde mental

No mundo contemporâneo, são muitos os fatores que podem impactar a nossa saúde mental. Problemas típicos da vida moderna, como questões econômicas ou sociais, exercem verdadeira pressão sobre as pessoas. Mas há, também, motivações psicológicas, emocionais ou até biológicas que podem levar a um desequilíbrio da mente.

Diante desse cenário, pessoas mais suscetíveis a sofrerem a influência desse conjunto de fatores devem contar com o apoio da família, que, por sua vez, deve buscar o auxílio de profissionais e tratamentos específicos.

É dever também das organizações promover a saúde mental dos seus trabalhadores, afinal um funcionário mentalmente saudável é mais produtivo e melhor contribui para o alcance dos objetivos da empresa.

Políticas de saúde mental

Apesar de a legislação brasileira atual prever a aplicação de verba destinada para o tratamento de pacientes psiquiátricos de hospitais públicos, as instituições não conseguem dar conta do amparo necessário a todas as pessoas com problemas mentais.

Por isso, é tão importante repensar as políticas públicas voltadas para os cuidados com a saúde mental. Com o sistema de saúde falho e sem a assistência devida, os pacientes ficam ainda mais propensos ao agravamento dos sintomas.

Isso, além de trazer problemas à vida do indivíduo, gera impacto nos cofres públicos, pois há um maior custo com medicamentos e tratamentos. Ainda são necessárias políticas públicas que, além de trazer soluções eficazes para os pacientes, sejam guiadas, sobretudo, pelo respeito à dignidade humana.

Mitos e verdades sobre saúde mental

Senhor deitado olhando pela janela

Ainda existe muito preconceito quando o assunto é saúde mental. Há quem pense que todo mundo com algum problema mental sofre de loucura. Ou que a pessoa oferece perigo. Esses são só alguns dos equívocos cometidos. Saiba a seguir o que é mito e o que é verdade sobre o tema.

Mitos

A falta de conhecimento da sociedade, de uma forma geral, sobre a saúde mental, leva à criação de alguns mitos sobre o assunto. Entre eles podemos citar as seguintes afirmações: "distúrbios psicológicos são o mesmo que loucura", "pacientes com problemas mentais são perigosos", "problemas mentais são fruto de uma mente confusa" ou "não adianta procurar ajuda de um profissional".

Apesar de equivocadas, afirmações como essas costumam ser adotadas como verdadeiras por algumas pessoas. Isso gera um comportamento preconceituoso por parte de quem desconhece o assunto, o que é ainda mais prejudicial para a recuperação do paciente, que, por sua vez, deixa de buscar um tratamento adequado. Por isso, é preciso lutar contra a propagação desses mitos e incentivar ações educacionais sobre o tema.

Verdades

Se por um lado os mitos sobre saúde mental devem ser coibidos, por outro as verdades devem ser difundidas a fim de evitar preconceitos. Portanto, é correto afirmar sobre o tema que: depressão pode impossibilitar uma pessoa de trabalhar, abusar de álcool e drogas pode causar transtornos mentais, ansiedade excessiva pode ser um distúrbio mental e mau humor pode ser um sintoma de uma mente pouco saudável.

Ter conhecimento sobre essas e outras verdades pode ser um diferencial para quem conhece alguém com transtornos mentais. Ter um olhar sem preconceitos sobre esta pessoa ajuda a entender melhor suas dificuldades e a importância de buscar um profissional especializado que traga as soluções necessárias.

Práticas prejudiciais à saúde mental

Mulher triste com o rosto nas mãos no sofá

É muito comum que, no nosso dia a dia, adotemos comportamentos prejudiciais à nossa saúde mental, como uma espécie de autossabotagem. Hábitos como trabalhar demais ou fazer uso excessivo da internet são alguns deles. Conheça outros nos tópicos a seguir!

Pensamentos negativos

Quando adotamos posturas incorretas ou fazemos movimentos inadequados com o nosso corpo, podemos prejudicar a nossa saúde física. Com a mente não é diferente. Ter constantemente pensamentos negativos pode desencadear transtornos mentais que interferem na qualidade de vida.

A depressão e a crise de ansiedade são dois dos distúrbios que podem ocorrer em pessoas negativas e que costumam fazer queixa contra tudo e todos ao seu redor, além de serem autodepreciativas. Nessas situações, o ideal é procurar o auxílio de um profissional especializado para, a partir daí, adotar uma postura mais positiva, de forma a trazer maior equilíbrio para a vida.

Vícios diversos

O vício em álcool, jogos e drogas de uma forma geral exerce um impacto extremamente prejudicial à saúde mental. Ele pode desencadear problemas como mal desempenho de atividades cerebrais, dificuldades de concentração e de memória, má qualidade do sono, alimentação inadequada, entre outros.

No mundo moderno, novos vícios também estão entre aqueles que levam a essas consequências. A dependência de jogos virtuais, por exemplo, é um reflexo das novas tecnologias e, cada vez mais, atinge as pessoas, principalmente os jovens.

Nessas situações, a família pode contribuir com o diálogo, a fim de ajudar a pessoa a compreender a sua condição de dependente para, a partir daí, ser direcionado para um tratamento especializado antes de um agravamento do problema.

Excesso de internet

Na atualidade, a sociedade, de uma forma geral, adotou um estilo de vida em que se sente, cada vez mais, com a necessidade de acessar informações de forma rápida, em tempo real, sobre os mais variados assuntos, por meio da internet. Contudo, o uso excessivo da rede tem provocado patologias mentais, principalmente nos jovens que já nasceram em um mundo caracterizado por esse acesso constante ao meio virtual.

Entre as consequências desse hábito estão o baixo rendimento escolar, o mau desempenho profissional, a pouca capacidade de tomar decisões, dificuldades para se planejar, entre outras. Nos casos mais graves, o excesso de internet pode levar ao surgimento precoce de transtornos mentais como a depressão.

Reprimir emoções e sentimentos

Pessoas que reprimem suas emoções por muito tempo podem gerar uma negativa reação em cadeia no seu corpo. Esse acúmulo de sentimentos gera uma resposta indesejável do organismo, o que conhecemos como estresse. Este, por sua vez, quando elevado, desencadeia uma série de sintomas bem desagradáveis, como, por exemplo, insônia e irritação constante e sem motivo aparente.

Outra consequência de reprimir emoções é o surgimento de crise de ansiedade. Este problema pode surgir a partir da dificuldade de lidar com problemas ao mesmo tempo em que se tenta camuflar os sentimentos despertados por eles. Nessa condição, o indivíduo se sente desamparado e sem apoio, comprometendo a saúde mental.

Trabalhar demais

Como disse certa vez o famoso sociólogo alemão Max Weber, "o trabalho dignifica o homem". Realmente, trabalhar faz a gente se sentir útil e produtivo para a sociedade, além de garantir o nosso sustento. Porém, quando essa dedicação ao ofício acontece de forma exagerada, a saúde mental e física pode ser afetada de forma considerável.

Trabalhar demais faz com que tenhamos o foco voltado para o nosso lado profissional, deixando de lado outras questões importantes para uma vida saudável. Quem adota esse estilo de vida, certamente em algum momento terá que interromper suas atividades funcionais para cuidar de si. Afinal, o trabalho em demasia traz consequências como o desgaste físico e, sobretudo, mental.

Fazer comparações constantes

Talvez muitas pessoas não percebam, mas o ato de, constantemente, fazer comparações entre elas e os outros pode ser prejudicial para a saúde mental. Isso porque este tipo de comportamento pode levar a um sentimento de inferioridade em relação ao que um outro indivíduo é ou possui, gerando inconformismo, insatisfação e um impacto direto na autoestima.

É preciso entender que cada pessoa possui suas próprias características e uma história de vida diferente. Não há motivo para comparar o que é distinto por natureza. Em vez de focar em algo que alguém tem e que seja melhor do que o seu, é melhor tentar entender quais as estratégias utilizadas e dificuldades enfrentadas por ela para obter aquela conquista. Daí pode-se tirar algum aprendizado.

Ser perfeccionista ao extremo

Se você é do tipo perfeccionista, tenha cuidado para não deixar que essa busca pela perfeição se torne uma obsessão. Pessoas com essa característica tendem a ter dificuldades para concluir algum projeto ou transformar em realidade alguma ideia que sai do papel, pois nunca se contentam com o resultado final alcançado, querendo sempre melhorar cada vez mais, perdendo o foco no objetivo principal.

Esse perfeccionismo ao extremo provoca reações indesejadas, como desânimo, frustração, insatisfação, entre outros sentimentos ruins que só prejudicam a saúde mental. Por isso, é preciso entender que a imperfeição é algo inerente à condição humana e que temos limites. Senão, cada esforço se transforma em decepção.

Alimentar preocupações

No mundo atual, onde a cada dia nos deparamos com inúmeras notícias negativas nos meios de comunicação, é natural alimentarmos algumas preocupações. Mas se preocupar de uma maneira excessiva com o que vai acontecer no nosso futuro, ou com as pessoas com quem nos importamos, é prejudicial à nossa saúde mental.

Essa preocupação desmedida, muitas vezes até com coisas de menor importância, pode desencadear o medo de acontecerem coisas ruins e, consequentemente, problemas de ansiedade. Portanto, se você é do tipo que costuma se preocupar muito, procure relaxar mais e viver cada situação de uma vez. Evitar o consumo excessivo de notícias negativas também é um bom passo a ser dado.

Levar as coisas para o lado pessoal

Apesar de, às vezes, termos a certeza de que algo foi feito de propósito só para nos atingir, nem sempre isso condiz com a verdade. Isso costuma acontecer com quem tem o hábito de levar as coisas para o lado pessoal, e isso pode ser um problema.

Pessoas com esse perfil são suscetíveis a terem a autoestima baixa e a cultivarem pensamentos autodepreciativos. Isso provoca um abatimento emocional e psicológico, comprometendo a saúde mental. Outra consequência disso é o impacto na vida social, pois alguém que levam tudo para o lado pessoal pode acabar se isolando por se sentir perseguido ou atingido por outras pessoas ao seu redor.

Dicas para cuidar da saúde mental

Homem meditando no trabalho

Se por um lado muitos fatores podem ser prejudiciais à nossa saúde mental, por outro há vários hábitos que podem ser adotados para cuidar dela. Confira a seguir algumas dicas para manter a sua mente sempre saudável!

Abandone a mesmice

Abandonar a mesmice é um convite a sair da rotina e acrescentar outras atividades no dia a dia. Um bom exemplo disso é passar a praticar algum esporte com regularidade, ou adotar exercícios de relaxamento. Essa mudança de hábitos é muito benéfica para o corpo e mente, diminuindo a ansiedade e melhorando a concentração.

Uma simples caminhada já é capaz de produzir um efeito bem positivo. Durante esta prática, procure observar a paisagem do local, a natureza, os animais, as crianças brincando e tudo aquilo que cause boas sensações. Outras atividades que saiam da rotina, como ler um livro ou fazer trabalho voluntário, também são bem-vindas.

Domínio positivo da mente

Dominar de forma positiva a sua mente é direcioná-la para bons pensamentos, evitando dar espaço para coisas ou situações que não trazem bons sentimentos e sensações. Essa prática traz contribuições importantes para manter uma boa saúde mental, pois ela inibe o surgimento de problemas como a depressão, ansiedade e tristeza.

Vale salientar que esse domínio positivo da mente acontece de forma gradual, com a prática diária, mas cada pessoa tem seu próprio ritmo e suas particularidades. Por isso cada um deve estar atento às suas limitações, sempre tendo o cuidado necessário para manter a calma e não ficar ansioso.

Procure relaxar alguns minutos

Com a correria do dia a dia, muitas vezes até esquecemos de dar uma pausa. Mas ter alguns minutos de relaxamento é essencial para cuidar da nossa saúde mental. Além disso, viver num ritmo muito frenético pode interferir diretamente no nosso sistema imunológico, diminuindo a defesa do nosso corpo e, consequentemente, nos deixando mais vulneráveis contra doenças.

Para evitar que isso ocorra, o ideal é procurar formas de trazer mais leveza e descanso à mente. Práticas como alongamento e meditação, ou a leitura de um bom livro, em alguns momentos do dia, podem fazer uma diferença significativa, trazendo mais qualidade de vida.

Dê atenção a quem precisa

Atitudes simples, como dar atenção a quem precisa, podem ser bastante benéficas. Isso gera uma relação mútua de ouvir e ser ouvido, promove uma socialização produtiva e ainda fortalece os laços afetivos. Tudo isso contribui positivamente para uma boa saúde mental.

Passar um tempo com os pais, filhos, amigos ou outros entes queridos, por exemplo, faz muito bem. Esse contato, além de ser um ato solidário com quem precisa de atenção, gera uma boa sensação de utilidade por ajudar alguém. Portanto, não hesite em fazer companhia a alguém que você estima. Isso será muito bom para você e para ele.

Controle a ansiedade

A ansiedade, principalmente no mundo atual, é um dos fatores que comprometem a qualidade de vida de muitas pessoas. E controlar ela não é uma tarefa tão simples assim. É necessário adotar alguns hábitos como treinar o cérebro para aprender a lidar com as diversas situações do dia a dia que podem nos colocar em uma situação de ansiedade.

Para exercer esse controle da ansiedade, é preciso também cultivar os pensamentos positivos de forma regular e afastar da mente qualquer negatividade que crie insegurança e medo. Além disso, a melhor coisa é conhecer bem a si mesmo para identificar seus pontos fortes e descobrir qual a melhor maneira de lidar com os desafios que se apresentam.

Cuide do sono e da alimentação

Cuidar do sono e da alimentação também são ótimas estratégias para manter a mente sã. Dormir bem é algo revigorante para todo o corpo. Faz bem para o humor e propicia um bom clima para as relações sociais. Já os bons hábitos alimentares contribuem diretamente para a manutenção de uma vida saudável.

Durante o sono, o corpo produz substâncias importantes responsáveis por provocar a sensação de bem-estar. Ou seja, dormir combate o estresse, a irritabilidade e a estafa física e mental. Já os alimentos, como algumas frutas e folhas, trazem certas características que contribuem para evitar transtornos como a depressão.

Busque tratamento, se necessário

É muito importante ter a consciência de que, se você sofre de algum transtorno mental e nada do que tenha tentado resolveu, é necessário buscar tratamento. O quanto antes essa ajuda especializada chegar, melhores são as perspectivas para os resultados. Por isso, é essencial que a pessoa reconheça a existência do problema para ir em busca da solução.

Vale a pena pesquisar e conhecer as variadas possibilidades de tratamento que existem hoje em dia. Há diversos profissionais que atuam no reestabelecimento da saúde mental e que podem auxiliar na diminuição dos riscos de problemas mais graves. Esse é um passo importante para uma melhor qualidade de vida.

Quando a saúde mental precisa ser olhada?

Homem se consultando com terapeuta

A verdade é que precisamos sempre estar atentos à nossa saúde mental. Observar como nos sentimos, se temos a mente sempre voltada para coisas negativas, quais os tipos de pensamentos que cultivamos e quais as reações provocadas por esses pensamentos. Se percebemos que há algo errado, promovemos mudanças a fim de manter a mente saudável.

Mas se não temos esse controle e sofremos um impacto direto na vida, é preciso olhar a nossa saúde mental de uma forma mais especializada, com um profissional que possa traçar diagnósticos e nos direcionar o tratamento mais adequado.

Para evitar chegar a esse ponto, o ideal é adotar comportamentos que contribuam para o melhor equilíbrio mental, como evitar trabalho e uso de internet em excesso, dormir e se alimentar bem e pensar de forma positiva. Esses e outros hábitos produtivos nos levam a uma vida mais saudável.

Autor deste artigo

Jornalista, assessor de comunicação, apaixonado por boas histórias e pela vida, sempre sintonizado com as boas energias do nosso mundo e do universo.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação indica mudanças que o sonhador precisa fazer em sua vida. Para saber mais e conhecer todas as revelações, clique aqui!


Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo é um presságio de melhorias em diversas áreas da sua vida. Confira essa e outras interpretações desse sonho!


Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala simboliza enfrentamento de dificuldades. Mas não só isso. Veja todos os simbolismos do animal aqui e saiba como agir!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Se você sonhou com uma estrela-do-mar e está curioso para saber as interpretações, leia esse artigo e descubra os significados de sonhar com estrela-do-mar!