Óleo de coco: saiba os benefícios, como usar, como fazer e mais!

Óleo de coco: saiba os benefícios, como usar, como fazer e mais!

Você conhece os benefícios do óleo de coco? Continue lendo para conhecer suas utilidades e as formas de usar!


O que é óleo de coco?

óleo de coco

O óleo de coco pode ser denominado como uma gordura extraída do coco, estando ele fresco ou seco. Quando essa gordura é obtida da fruta fresca denomina-se óleo de coco refinado e quando ela é retirada do coco seco é caracterizado como extravirgem.

Composto por gorduras, ácidos graxos saturados e insaturados, o óleo de coco é um óleo vegetal e seu uso é um assunto um pouco polêmico entre os especialistas, principalmente no que diz respeito ao seu uso em demasia.

Muito conhecido por ter diversas funções, o óleo de coco é usado de várias maneiras, variando desde a alimentação até a utilização como máscaras hidratantes para cabelo, por exemplo.

O que não se pode negar, sem dúvidas, é a popularidade que esse queridinho ganhou nos últimos tempos. Mas vale ressaltar que, independente da forma que você irá usá-lo é importante consultar a opinião de um especialista da área para fazer seu uso de uma maneira segura. Descubra neste artigo, tudo sobre o óleo de coco.

Aspectos do óleo de coco

óleo de coco

Conhecido por ser uma gordura natural rica em nutrientes e antioxidantes, o uso do óleo de coco ficou popular pelas suas inúmeras utilidades. No entanto, devemos sempre prestar atenção no tipo do óleo de coco antes de utilizá-lo.

Podemos encontrar o óleo de coco em diferentes aspectos: o óleo de coco virgem, óleo de coco seco e óleo de coco hidrogenado. Continue a leitura para conhecer melhor cada um deles!

Óleo de coco virgem

Sendo o mais conhecido, o óleo de coco virgem é o mais benéfico, pois não é submetido a temperaturas altas e nem perde nutrientes devido ao fato de não ser processado e refinado.

No entanto, não se deve confundi-lo como o óleo de coco extravirgem. O óleo de coco virgem é extraído da parte marrom da fruta, entre a casca e a polpa, sendo que o extravirgem é retirado apenas da parte branca do coco.

Óleo de coco seco

O óleo retirado do coco seco é denominado de extravirgem, levando esse nome devido ao método de extração. Esse óleo é retirado da fruta seca sem a película que separa a parte branca da casca sendo prensado a frio.

Sua cor é totalmente transparente quando está em estado líquido e branco quando encontra-se em estado sólido. Devido ao modo que é retirado da fruta, o óleo de coco seco costuma ter um preço um pouco mais alto em relação a outros óleos.

Óleo de coco hidrogenado

O óleo de coco hidrogenado já não é conhecido por ser um produto tão saudável, pois ele é combinado com hidrogênio para transformar em estado pastoso ou sólido.

A gordura hidrogenada em excesso é prejudicial à saúde trazendo alguns desequilíbrios no organismo como aumento da insulina no sangue e problemas cardíacos, por exemplo. Desse modo, é interessante preferir os óleos de coco virgem ou extravirgem para consumo.

A versatilidade do óleo de coco

O óleo de coco é o óleo vegetal com mais funcionalidade que existe, sendo usado desde na cosmética até na alimentação, embora a sua ingestão ainda seja um pouco controversa.

No mundo da beleza, o óleo de coco é utilizado para umectação dos cabelos, hidratação da pele e para diminuir a sensibilidade dos dentes. Por fim, na alimentação sua utilidade se dá em substituir os óleos minerais, visto que eles não são nem um pouco saudáveis.

Contrariedades do óleo de coco

Embora o óleo de coco seja conhecido pelos seus inúmeros benefícios, alguns especialistas ponderam na hora de atribuir tanta credibilidade ao óleo vegetal devido a falta de evidências científicas no que diz respeito ao tratamento e prevenção de algumas doenças.

Atualmente existem apenas estudos sobre as funções antiviral, antibacteriana, antifúngica, imunomoduladora do óleo de coco e não existem comprovações clínicas de que ele atenua ou protege doenças neurodegenerativas. Ou seja, são alternativas que ainda estão em experimentação.

Benefícios do óleo de coco

óleo de coco

O óleo de coco traz diversos benefícios ao seu usuário, abrangendo desde a culinária e cosmética, se estendendo até como um auxiliar nas doenças que causam demência como o Alzheimer, por exemplo.

Conhecido pela sua versatilidade, o óleo de coco é usado com diferentes finalidades. Abaixo você confere os seus benefícios no tratamento capilar, antienvelhecimento da pele, melhoramento dos níveis de gordura e mais!

Tratamento capilar

Devido aos nutrientes contidos no óleo de coco, ele torna-se um ótimo aliado na hora de hidratar os cabelos. Entretanto, deve-se cuidar para não aplicá-lo na raiz do cabelo, pois pode acabar entupindo os poros do couro cabeludo ocasionando assim, possíveis quedas de cabelo.

O óleo de coco pode ser utilizado sozinho ou adicionado a algum produto capilar. Lembrando que o seu uso proporciona hidratação aos fios, ou seja, sua recomendação são para cabelos secos, opacos e quebradiços e não deve ser usado todo dia.

Efeito antienvelhecimento da pele

O óleo de coco pode ser usado também no combate ao envelhecimento da pele, pois é composto de uma alta concentração de antioxidantes, responsáveis por proteger as células dos radicais livres.

No rosto, o óleo de coco pode ser utilizado tanto sozinho como um auxiliar junto ao cosmético escolhido com a finalidade de hidratar a pele, cuidando sempre para não usar em excesso, pois devido ser um produto gorduroso pode entupir os poros com o seu uso em demasia.

Melhora os níveis de gordura

Existem estudos que comprovam que a substituição de óleos minerais e gorduras vegetais hidrogenadas pelo óleo de coco melhora os níveis do colesterol total prevenindo assim possíveis doenças do coração.

E ainda foi confirmada uma incidência baixa de colesterol alto, acidente vascular cerebral, hipertensão e no enfraquecimento dos músculos do coração em pessoas que aderiram dietas com grande quantidade de consumo de coco.

Trata gengivite e formação de placa nos dentes

A gengivite é uma doença que causa inflamação nas gengivas deixando-as inchadas, sensíveis e em alguns casos ocasionando sangramento. Sua causa provavelmente tem origem em uma limpeza bucal inadequada.

Já, a placa bacteriana caracteriza-se por ser uma película pegajosa que não tem cor, formada por restos de comida e bactérias. Se não for removida ela poderá ocasionar a formação de tártaros, gengivites e cáries.

Foi constatado através de alguns estudos que o óleo de coco é um ótimo auxiliar na hora de fazer a nossa higiene bucal, pois além de ajudar a tratar a gengivite auxilia também a evitar a formação de placas bacterianas nos dentes.

Melhora diabetes

A diabetes é uma doença ocasionada pela hiperglicemia, ou seja, pelo aumento da glicose no sangue. Pode acontecer pelo funcionamento incorreto da insulina, hormônio responsável por controlar a glicose no sangue.

De acordo com alguns estudos, as propriedades antioxidantes do óleo de coco virgem ou extravirgem auxiliam no combate e ajudam na melhora da diabetes. Seu papel nesse caso é o de contribuir para a redução do nível de glicemia melhorando a tolerância a glicose.

Contribuição para a perda de peso

Devido ao fato de ser um ótimo antioxidante, o óleo de coco é um auxiliar na hora de perder peso, pois é responsável pelo aumento do gasto energético e oxidação das gorduras.

Contudo, deve-se ficar atento à forma de consumo, pois como bem sabemos tudo em excesso pode ser prejudicial e mesmo sendo uma gordura completamente natural, o óleo de coco não está descartado de trazer alguns malefícios devido ao uso excessivo.

Previne a doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que vai ocasionando a perda de memória e a deterioração cognitiva, gradativamente. Suas possíveis causas englobam a genética, acúmulo de proteínas no cérebro, diminuição do neurotransmissor acetilcolina, vírus da herpes, entre outros.

Embora esse assunto seja um pouco polêmico, alguns estudos apontam o óleo de coco como aliado a prevenção do Alzheimer. Isso se dá, porque o óleo de coco é rico em ácidos graxos que quando absorvidos pelo fígado serão transformados em cetonas, as quais são responsáveis por fontes de energia alternativa para o cérebro.

Ajuda a gastar mais energia e regular a fome

Se você quer perder peso, o óleo de coco pode ser um bom aliado. Pelo fato de ser composto de triglicerídeos de cadeia média, ele consegue fazer com que tenha o aumento do gasto de energia, se comparado a outras gorduras.

Outro ponto a se destacar é o seu papel em ser um redutor de apetite. Isso se dá pela forma como seus ácidos graxos são metabolizados, sendo assim um excelente auxiliar na hora de perder peso.

Trata peles secas, escamosas e ásperas

Conhecidas como xerose, as peles secas, escamosas e ásperas incomodam muitas pessoas, principalmente as mulheres. Isso ocorre, porque a barreira protetora natural da pele não está funcionando corretamente fazendo com que a pele descame.

O óleo de coco, conhecido pela sua propriedade hidratante torna-se um ótimo aliado no combate à xerose. Lembrando que para garantir resultados satisfatórios o ideal é fazer seu uso com constância.

Pode matar vírus, bactérias e fungos

Dentre suas diversas utilidades, o óleo de coco também é conhecido pela sua capacidade antibacteriana, antifúngica e antiviral. Quando digerido, o óleo de coco forma a monolaurina, um ácido láurico capaz de matar vírus, fungos e bactérias.

No entanto, existem apenas estudos clínicos que comprovam esse fato, sendo muito importante lembrar que não devemos dispensar a possibilidade de procurar orientação e ajuda médica dependendo do caso.

Como usar o óleo de coco

óleo de coco

Sendo um óleo vegetal rico em nutrientes, o óleo de coco possui diversas maneiras de se utilizar e observá-las é importante na hora de consumir essa gordura natural.

Levando em consideração as multifunções do óleo de coco, saber utilizá-lo é essencial para não cometer nenhum equívoco. Continue a leitura para aprender a usar o óleo de coco na comida, pra emagrecer, na higiene bucal e mais!

Óleo de coco na comida

Na hora de cozinhar, o óleo de coco também possui diversas funções. Pode ser usado para substituir a gordura que você utiliza para frituras, massas e bolos, seja ela manteiga ou óleo mineral.

É importante ressaltar que o consumo diário do óleo de coco não deve ultrapassar de uma colher de sopa ao dia. Entretanto, o óleo de coco extravirgem não é recomendado para se utilizar em frituras, pois ele queima a temperaturas mais baixas.

Óleo de coco para emagrecer

Apesar de ainda não ser comprovado cientificamente, alguns estudos apontam o óleo de coco como um aliado na hora de perder peso. Isso se dá devido ele possuir triglicerídeos de cadeia média, o que ajuda a não acumular gordura no tecido adiposo, como acontece com outros tipos de gorduras quando ingeridas.

No entanto, é recomendado cautela na hora de consumir o óleo de coco. Ingerir altas quantidades pode deixar de ser benéfico ao organismo devido às suas calorias, sendo que o seu consumo não poderá passar de uma colher de sopa ao dia.

Óleo de coco na higiene bucal

Mais uma utilidade para o óleo de coco está no combate contra a gengivite e a placa bacteriana dentária. Você pode adotar o seu uso diário e comprovar os benefícios.

Por não ser muito conhecida, essa função do óleo de coco ainda não é muito utilizada. No entanto, fazer bochechos com ele pela manhã ajuda a eliminar as bactérias e na redução da gengivite, tomando cuidado para não ingeri-lo nesse procedimento, pois estará composto de bactérias bucais.

Óleo de coco no cabelo

Uma das formas de uso pelas quais o óleo de coco ficou conhecido nos últimos tempos é pelo seu uso no cabelo. Devido a sua grande capacidade de hidratação, esse óleo vegetal pode ser usado sozinho, adicionado a máscaras capilares ou condicionadores.

As máscaras capilares com óleo de coco têm a finalidade de hidratar e nutrir os cabelos secos, quebradiços e sem vida. Para tanto, deve-se aplicar a mistura ou apenas o óleo de coco no comprimento dos fios, tomando cuidado para não passar na raiz do cabelo.

O ideal no momento da aplicação do óleo de coco, é que o cabelo esteja molhado, lavado apenas com xampu. Após aplicar pelo comprimento dos fios, é interessante deixá-lo agir de quinze a trinta minutos e finalizar com um condicionador normalmente.

Óleo de coco na pele

Uma forma bastante comum de usar o óleo de coco é aplicá-lo sobre a pele, seja ele sozinho ou como um carreador para algum óleo essencial. Devido a suas propriedades antioxidantes e nutritivas, o óleo de coco auxilia na hidratação da pele, seja o rosto, lábios ou corpo em geral.

Pode ser usado diretamente no rosto para deixar agir durante a noite, como protetor labial ou ainda como removedor de maquiagem. Para isso, basta que você aplique um pouco de óleo de coco em um algodão e deslize sobre a parte que deseja remover da maquiagem.

Como fazer óleo de coco em casa

óleo de coco

O óleo de coco auxilia no processo de emagrecimento, a regular a diabetes, o colesterol e até a imunidade. Além de outras utilidades como a hidratação da pele e do cabelo, auxílio no combate à gengivite e placas bacterianas, por exemplo.

Agora vamos para a parte mais bacana! É possível fazer óleo de coco em casa, sendo uma alternativa fácil e prática para quem não conseguir encontrá-lo pronto para comprar. Basta ter dois ingredientes, um recipiente e um liquidificador.

Ingredientes

Para preparar óleo de coco em casa você vai precisar de apenas dois ingredientes. Serão necessários:

- 3 copos de água de coco;
- 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pequenos pedaços.

Modo de preparo

Para fazer o óleo de coco caseiro, bata a água de coco juntamente com os seus pedaços cortados. Em seguida, coe o líquido em uma garrafa de plástico com o auxílio de um pano limpo.

Coloque a garrafa com o líquido em um ambiente escuro e deixe repousando por quarenta e oito horas. Passado esse tempo, mude a garrafa para um lugar fresco com uma iluminação natural e deixe por mais seis horas. Após, coloque o recipiente na geladeira por mais seis horas.

Terminados esses passos, ao retirar a garrafa da geladeira você irá observar que o líquido passou a ficar em estado sólido. Para retirá-lo da garrafa é necessário cortá-la na parte em que estará a separação da água e do óleo devendo ser aproveitado somente o óleo. É indicado transferi-lo para um recipiente com tampa e armazená-lo em um lugar fresco.

O óleo de coco é realmente benéfico?

óleo de coco

Nos últimos tempos, o óleo de coco ganhou uma grande popularidade. Sem dúvidas, esse óleo vegetal traz inúmeros benefícios para seus usuários que vão desde o uso adequado na alimentação até como um auxiliar natural e potente na cosmética.

Entre os inúmeros benefícios do óleo de coco podemos destacar os mais comuns, entre eles a sua capacidade de hidratação devido a sua alta quantidade de antioxidantes e nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da saciedade e um auxiliar na perda de peso.

O que deve ser levado em consideração é o modo de usar. Por mais que seja uma gordura natural, o óleo de coco deve ser consumido em pequenas quantidades, não podendo passar de uma colher de sopa ao dia, embora sua ingestão ainda seja controversa.

Outro ponto a se destacar é observar a variedade de óleo de coco. Deve-se evitar consumi-lo na forma hidrogenada, pois essa gordura não faz muito bem à saúde. Prefira os óleos de coco em sua versão virgem ou extravirgem, dependendo da forma que você for utilizá-los.

Autor deste artigo

Formada em Ciências Contábeis sempre fui encantada pelas palavras e assuntos relacionados à espiritualidade. Já tive um blog sobre assuntos atuais e esotéricos e hoje contribuo com esse site.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.