Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Saiba nesse artigo como ter a sua quartinha, como cuidar da forma correta e o que não se deve fazer para mantê-la consagrada.


Saiba tudo sobre a quartinha na umbanda!

Quartinhas de cerâmica e de barro

Na umbanda, a quartinha é um ritual muito utilizado por diversas doutrinas da religião. Ela serve para manter uma conexão entre sua fé, seu Anjo da Guarda e Orixás. A quartinha se torna um ponto de equilíbrio energético para o médium, auxiliando assim em todos os momentos que necessitar de mais energia, mais conexão e evolução espiritual.

Por ser um elemento tão importante para a umbanda, é preciso seguir alguns cuidados e obter algumas informações importantes. Por isso, este artigo vai te entregar tudo que precisa saber para ter uma quartinha, como cuidar dela e o que fazer e o que não fazer com ela.

Entendendo a quartinha

Ilustração de vários tipos de quartinhas ou cântaros de barro

A umbanda é uma religião mágica por excelência e existem diversas ritualísticas dentro dela, que não são vistas por quem vai a um terreiro para tomar um passe ou participar de uma consulta. Essas ritualísticas têm por objetivo fortalecer o médium e a corrente mediúnica, a fim de proporcionar o melhor preparo espiritual para o momento da gira.

Uma dessas ritualísticas e fundamento é justamente a quartinha, que aos olhos de um leigo não passa de pote de barro ou cerâmica, mas, na verdade, é uma poderosa firmeza para sustentação mediúnica. Existem diversos tipos de finalidade para uma quartinha, desde uma inicial para o Anjo da Guarda até mais complexas para Orixás. Entenda mais detalhes a seguir.

O que é a quartinha?

A quartinha é um recipiente de barro ou cerâmica com uma tampa em cima, muito parecida com uma jarra. Você vai encontrar esses recipientes além da variação de material ou com e sem alça. As quartinhas podem oferecer cores das mais variadas, que geralmente são ligadas aos Orixás para que são destinadas, além de algumas terem desenhos.

As mais tradicionais e usadas, no entanto, são as quartinhas de barro natural ou as quartinhas brancas de cerâmica, encontradas facilmente em qualquer firmeza de centros por todo o Brasil, sempre fundamentadas e consagradas em nome de um Orixá, entidade ou firmeza de mediunidade específica.

Para que servem?

As quartinhas exercem um papel muito importante dentro da religião, a maioria das doutrinas de umbanda utilizam a quartinha e o médium vai entrar em contato com esse elemento em algum momento. Além disso, geram uma energia vital, atuando em alguns momentos como um receptáculo da comunhão do médium e o Orixá.

Em outros momentos, ela age como uma representação do Ori (cabeça) do médium. Independente da finalidade que ela está exercendo, o ponto principal a ser destacado é que deve ser tratada com respeito e muita seriedade. Assim, a necessidade de uma quartinha vem com a responsabilidade de cuidar dela.

Diferenças entre a quartinha com asa e sem asa

A origem das quartinhas se dá ao mistério dos vasilhames dobrados, existentes há milhares de anos. A umbanda faz muito uso deles. Dessa forma, a quartinha com asa tem ligação e uso para Orixás e guias femininos, já as quartinhas sem asa têm a ligação e o uso com os Orixás masculinos.

Conforme já mencionado anteriormente, você vai se deparar com diversos modelos de quartinhas quando for comprá-las nas casas de artigos religiosos e afins, e uma dessas variações é com ou sem alça, também conhecida como asa. Essa dúvida é muito comum para quem não conhece a respeito do fundamento e origem desses recipientes sagrados.

Fundamentos dos Orixás e Entidades

Imagem de Orixás

Uma das utilidades da quartinha é a sua consagração para um Orixá. Ela geralmente é feita quando existe uma iniciação e uma preparação do médium com aquele determinado Orixá.

Sempre respeitando a lei da maior e da necessidade real do elemento, você só precisa executar essa consagração se assim for determinado pelo seu sacerdote ou entidade. Nesta seção, você entenderá mais sobre o assunto. Então, continue a leitura.

Relação entre as quartinhas e os Orixás

Um dos fundamentos da umbanda apresentado pelo Caboclo da Sete Encruzilhadas é a regência e a sustentação da religião de umbanda pelos Orixás. Essa sustentação é praticamente unânime entre todas as vertentes de umbanda espalhadas pelo país, algumas têm em seus rituais o culto aos Orixás e outras não, mas todas têm a sua firmeza neles.

A relação do terreiro com o Orixá e a própria interpretação do que são os Orixás e de como cultuá-los vai depender de cada doutrina. Dessa forma, algumas casas com raízes no culto de nação vai ter uma carga de preparos e preceitos mais carregada na maneira de cultuar os Orixás como na África, outras mais ligadas ao espiritismo para o culto, sendo então, menos carregadas dessa influência.

Assim, todos estão certos. A umbanda pede essa dualidade e é preciso respeitar a individualidade das suas doutrinas e terreiros. Então, o uso das quartinhas dentro dos terreiros que trabalham as forças dos Orixás terá o papel de manter a ligação energética entre o médium e sua firmeza energética.

O útero gerador da vida

Se você observar o formato de uma quartinha, principalmente da variação com asa, irá reparar que ele lembra o formato de um útero, pois uma das definições empregadas a ela é justamente essa. Dessa forma, a quartinha representa e mantém o nascimento do médium com aquela energia específica e vem, muitas vezes, posterior a um ritual de iniciação com o Orixá.

Polo captador de energias

A quartinha funciona também como um receptáculo energético do poder nela emanado, pois ela representa a ligação individual do médium com a energia fundamentada nela, seja do Anjo da Guarda, de uma entidade ou de um Orixá - ela vai captar e manter as energias contidas dentro dela e pode ser usada em um momento de necessidade como fortalecedor energético.

Suponhamos que você fez a sua firmeza e entregou sua oferenda, se consagrando com a energia de determinado Orixá. Ali, naquele momento, você já fez a firmeza da sua quartinha e, então, leva para seu altar. Dentro dela estará a energia de conexão entre você e o Orixá.

Outras informações sobre a quartinha

Várias quartinhas de barro

A quartinha representa a individualidade do ser com a força superior em questão. Essa individualidade precisa ser consagrada e cuidada posteriormente através de elementos, e a maneira correta se dará conforme os guias ou o Pai de Santo orientarem, pois cada ser tem suas particularidades. Descubra abaixo sobre o seu uso, como renovar as energias e o que pode colocar dentro da quartinha.

Como é o seu uso?

A quartinha pode ter a sua morada depois de consagrada em dois locais, a depender exclusivamente da doutrina e das orientações recebidas. Ela pode ser colocada dentro do terreiro em um local específico, destinado pelo Pai de Santo, geralmente em um quarto reservado para esse fim.

A outra possibilidade é o médium reservar um local dentro da sua casa para guardá-la. Nesse caso, é importante ressaltar que o local deve ser preservado de uma maneira particular, não sendo recomendado o manuseio das quartinhas por outras pessoas, evitando lugares onde existam uma intensa movimentação de pessoas - lembrando que é um instrumento sagrado, deve ser cuidado e respeitado.

Pedras e cores que auxiliam

Dependendo da consagração da quartinha, um elemento muito usado é a pedra fundamental do Orixá. Ela costuma ser uma pedra que carrega sua energia. Por exemplo, o cristal é usado para Oxalá, o quartzo verde para Oxóssi e assim por diante. Um outro uso de pedra para quartinha é uma pedra retirada de um ponto de força natural através de um ritual.

As cores nas quartinhas representam a vibração energética de cada Orixá ou entidade que está firmada ali, elas podem ou não serem feitas dessa maneira, em forma de homenagem e, até mesmo, para se diferenciar uma da outra. Não é obrigatório e nem será prejudicial se firmar todos os Orixás com quartinha branca ou até mesmo de barro.

O que é colocado nas quartinhas?

Antes de qualquer outro item, é preciso colocar a energia do Orixá em questão dentro de uma quartinha, observando que os elementos destinados a esses Orixás vão variar muito de doutrina para doutrina. Em alguns casos, os elementos que ficam dentro da quartinha são retirados da natureza ou da oferenda de consagração.

Geralmente, dentro da quartinha há pedras fundamentais dos Orixás, bebidas, água mineral e minérios como: ferro, cobre, prata, ouro e etc.. Dependendo da força de cada Orixá, é preciso estar sempre dentro dos limites estabelecidos por cada doutrina, sendo que uma permite bebida alcoólica e outras a proíbem veementemente.

Respeitando a individualidade e a necessidade de cada um, não existe uma regra sobre a quantidade de coisas, e isso fica a cargo da orientação do Pai de Santo e das entidades do médium, sendo primordial entender a real necessidade de se ter a quartinha naquele momento porque é uma grande responsabilidade.

Como renovar suas energias?

Depois de consagrada, a quartinha deve se manter em um lugar sagrado e ser cuidada todos os dias. O ideal é que, em todas as manhãs, você eleve a sua cabeça até a força da quartinha, saudando com uma reza ou com um cântico. Manter a quartinha com uma vela de sete dias sempre acesa é outro ponto ideal para que sua manutenção tenha forças.

Toda quartinha, independente de qual seja, tem um líquido dentro, e o principal é mantê-la assim, não deixando secar, pois a energia é emanada dali. Dependendo da orientação recebida, também há necessidade de renovar os elementos que estão dentro dela, seja frutas ou outros alimentos.

Nunca deixe que uma outra pessoa manuseie a sua quartinha a não ser seu Pai de Santo, se for preciso. As tarefas de mantê-la iluminada, cheia e com a manutenção em dia é única e exclusivamente sua, porque se trata da sua fé e da sua comunhão com o sagrado. Assim, o cruzamento de outra energia, por mais positiva que seja, vai cortar essa ligação.

Como fazer a limpeza da quartinha?

É imprescindível manter a limpeza da quartinha e do local onde ela está, principalmente da poeira natural que qualquer lugar tem. Para isso, utilize um pano novo e o deixe reservado apenas para aquele fim. Pode acontecer de algumas quartinhas precisarem de limpeza interna também.

Nesse caso, será passada a orientação de quanto em quanto tempo e de como proceder com os elementos que estão naquele local. Saiba mais na sequência.

Outros cuidados com a quartinha

Caso a quartinha, porventura, venha a se quebrar ou o médium, por algum motivo, não vá mais utilizá-la, não deve esquecer que ali esteve a representação e o amor do seu Orixá. Então, não poderá jogá-la simplesmente no lixo, pois além de ser uma falta de respeito, pode te trazer consequências pelo motivo do seu próprio subconsciente saber que é errado.

Dessa forma, o ideal é se direcionar a um ponto de força natural e fazer uma outra oferenda para despachar aquele elemento, pode ser feito o mesmo ritual no cruzeiro do cemitério, onde são recolhidas essas forças. Se for o seu caso, é mais do que recomendado fazer essa oferenda em um santuário de umbanda.

Onde comprar uma quartinha?

Não existe segredo ou dificuldade para encontrar uma quartinha, você pode encontrar todos os modelos e cores facilmente em uma casa de artigos religiosos (casas de umbanda) ou, até mesmo, pela internet. Não exige nenhum preceito prévio, apenas ter claro de forma intuída qual será o modelo específico.

Como consagrar a quartinha

Ritual de Umbanda com uma quartinha rodeada de velas coloridas em um tapete vermelho e preto de seda

A consagração de uma quartinha é extremamente importante, pois é esse ritual que vai gerar a conexão energética sagrada entre você e a energia superior. Essa consagração deve ser preparada e solicitada de acordo com a necessidade com seus Orixás ou guias. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a consagração da quartinha?

O ato de consagração é um ritual mágico para colocar uma energia específica em um objeto e, assim, torná-lo sagrado. Não é exclusivo para a quartinha, e tudo o que se refere a materiais e elementos utilizados dentro do ritual de umbanda são elementos que passam por algum tipo de consagração.

No caso, essa consagração da quartinha será feita para o Anjo da Guarda, assim como você tem o hábito de acender a vela dele toda semana, agora terá a quartinha para cuidar e aumentar a conexão, para sua proteção individual. Essa é a primeira consagração e a mais simples de ser executada, mas precisa de concentração, amor e fé.

Passo 1 – Descarrego e limpeza das quartinhas

A quartinha utilizada para essa firmeza será a quartinha de cerâmica branca ou uma de barro. Caso faça para o Anjo da Guarda, pode ser com ou sem asa. Geralmente, é usada sem. Logo após adquirir a quartinha, a deixe de molho em uma bacia de água com sal grosso por, no mínimo, 3 horas.

Logo após esse período, lave com água e sabão utilizando uma buchinha nova nunca utilizada. Tome cuidado nesse momento para não quebrar ou arranhar a quartinha. Deixe secar e coloque na luz do sol por 15 minutos para receber a irradiação necessária da natureza. Ela pode ser lavada com um pouco de alfazema também posteriormente.

Passo 2 – Consagração a sua entidade regente

Para essa consagração, você vai precisar dos seguintes elementos:

● Uma quartinha;
● Uma garrafa de água mineral;
● Um Obi’d água (encontrado em qualquer casa de umbanda);
● 7 Pedras de quartzo branca;
● Um pouco de mel;
● Vela de 7 dias.

De preferência, faça em uma sexta feira ao meio-dia, a hora grande de Oxalá. Pode ser feito em um outro momento, mas sempre durante o dia.

A primeira coisa que você irá fazer é colocar o Obi na palma mão e fechar. Em seguida, passe 7 vezes pela sua cabeça sempre mentalizando as forças de Oxalá, pedindo proteção, luz, direcionamento e pedindo a Oxalá que nesse momento ele permita que seu Anjo da Guarda fortaleça o seu Ori.

Em seguida, coloque o Obi dentro da quartinha e, logo após, acrescente as sete pedras de quartzo branca. Nesse momento, complete a quartinha com a água mineral e apenas um fio de mel, tampe a sua quartinha. Agora, coloque ao lado a vela de 7 dias e acenda. Bata a cabeça para a quartinha, mostrando sua reverência e a sua fé a essa força.

Firme a cabeça em seu Anjo da Guarda e converse com ele, pedindo para que as suas energias sejam emanadas por essas forças, que você tenha essa conexão com ele e que ele possa te proteger e te guiar durante todo o seu dia e sua vida. Coloque sua quartinha no local reservado.

Passo 3 – Renovação semanal da energia

Após essa consagração e com sua quartinha no local adequado, você vai repetir a firmeza de acender uma nova vela de 7 dias toda a semana, além de sempre ir completando a água conforme baixar. Lembre-se de manter a limpeza do local e não deixar que outras pessoas manipulem a sua quartinha.

Consagração da quartinha para local de trabalho

Manter uma quartinha no local de trabalho pode ser permitido, seguindo as premissas de que você seja dono do seu local de trabalho e que tenha um local reservado, onde só você ou poucas pessoas transitam. Assim, você poderá rezar com seu Anjo da Guarda para te trazer boa sorte e proteção nos negócios.

As quartinhas guardam em si a força de um Orixá!

Imagem de Orixás

As quartinhas para Orixás guardam um fragmento da força do Orixá e, junto disso, a sua fé e conexão com ele. Elas representam a sua força individual e a força espiritual com o Orixá, ou seja, é a sua fé e devoção que vai fortalecendo ainda mais a energia dela, que será utilizada durante os seus momentos de necessidade para te energizar.

Assim, conforme foi possível analisar neste artigo, as quartinhas fazem parte dos rituais da umbanda e apresentam diferentes formas para serem consagradas, principalmente por quem é, de fato, praticante dessa religião. Como todo ritual sagrado, ela requer muitos cuidados na sua manutenção, envolvendo uma conexão forte e delicada, repleta de cuidados e respeito para os seus praticantes.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


rituais religiões

Artigos relacionados


Terçol: significado espiritual, causas físicas, causas emocionais e mais!

Terçol: significado espiritual, causas físicas, causas emocionais e mais!

Neste artigo, falaremos sobre o terçol. Muitas pessoas experimentaram o incômodo de ter terçol, mas nem todo mundo conhece seu significado espiritual. Confira!


Pomba Gira Cigana da Estrada: história, características, oferenda e mais!

Pomba Gira Cigana da Estrada: história, características, oferenda e mais!

Você sabia que a Pomba Gira Cigana da Estrada pode te ajudar a ser mais sensual, autoconfiante e prosperar no amor e nos negócios? Clique e descubra mais!


0303 e significado: numerologia, Bíblia, anjos, horas iguais e mais!

0303 e significado: numerologia, Bíblia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Leia também suas mensagens na Bíblia e de seu anjo!


Sonhar com Jesus Cristo: na cruz, no céu, falando, de branco e mais!

Sonhar com Jesus Cristo: na cruz, no céu, falando, de branco e mais!

Os sonhos com Jesus Cristo são considerados ótimos sinais, indicando positividade e grandes realizações. Veja como interpretar este sonho!


Sonhar com Deus: nas nuvens, no céu, falando, orando, com Jesus e mais!

Sonhar com Deus: nas nuvens, no céu, falando, orando, com Jesus e mais!

Sonhar com Deus é uma das experiências mais intensas que podemos ter durante o sono. Veja algumas interpretações deste sonho na sua vida.


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!