O que é dor de cabeça? Causas, como tratá-las, enxaqueca e mais!

O que é dor de cabeça? Causas, como tratá-las, enxaqueca e mais!

A dor de cabeça é bastante comum no dia a dia das pessoas. Contudo, elas são divididas em algumas categorias e podem indicar problemas maiores. Confira!


Considerações gerais sobre a dor de cabeça

Mulher com dor de cabeça.

A dor de cabeça faz parte da vida das pessoas, por isso, elas acabam não dando muita importância a esse problema, simplesmente por considerá-lo comum. Contudo, as dores de cabeça podem ser um indício de um problema de saúde mais grave, que pode inclusive incomodar e limitar o indivíduo.

Existem diversos tipos de dores de cabeça, alguns são mais graves e outros menos. Contudo, dependendo das características dela, ela pode indicar doenças mais graves. Por isso, é importante ficar atento e não desconsiderar as dores de cabeça que está sentindo, pois ela pode ser um alerta do seu corpo para um problema maior.

Confira a seguir, os diferentes tipos e causas de dores de cabeça!

Dor de cabeça, dores primárias e dores secundárias

Criança com dor de cabeça.

Apesar das dores de cabeça serem muito comuns no cotidiano das pessoas, tanto que elas acabam não dando importância para isso, elas podem indicar que um problema mais grave está ocorrendo no organismo do indivíduo. Saiba mais nos tópicos a seguir!

O que é uma dor de cabeça

De modo geral, as dores de cabeça podem afetar todas as regiões da cabeça, por isso, pode acontecer tanto de um lado, quanto de outro, ou até mesmo nos dois. Além disso, existem alguns tipos de dores de cabeça, que podem manifestar alguns sintomas distintos como, por exemplo, dor extrema ou latejante.

A depender dos sintomas que são manifestados por essa dor de cabeça, ela pode ser considerada como leve ou grave e até mesmo se estender para outros membros do corpo, como o pescoço, por exemplo. As dores de cabeça podem se manifestar de diversas formas e na maioria dos casos ela simplesmente desaparece.

As dores de cabeça primárias

As dores de cabeça primárias não são resultado de alguma outra doença. Este tipo de cefaleia é ocasionado por sensibilidade à dor em alguma parte da cabeça ou hiperatividade. Os principais responsáveis pelo surgimento de dores de cabeça são a contração dos nervos ou dos vasos sanguíneos presentes no crânio, além de alterações na atividade química do cérebro e a contração nos músculos da cabeça.

As dores de cabeça primárias são duas, a enxaqueca e a cefaleia. Elas possuem características distintas e não possuem uma duração comum para todos os casos. As dores de cabeça primárias também podem ser um sinal de alguma outra doença.

As dores de cabeça secundárias

Diferente das dores de cabeça primárias, a secundária é um sintoma de uma determinada doença. Ou seja, isso quer dizer que dependendo da gravidade da patologia, diversos casos podem desencadeá-la como, por exemplo, uma desidratação, a gripe, uma ressaca, problemas nos dentes, pneumonia, entre outras coisas.

A cefaleia secundária também é capaz de ser causada pelos efeitos colaterais de um determinado medicamento, além do fato de que ela também pode surgir devido ao mal uso de remédios, como o consumo excessivo, por exemplo.

As dores de cabeça primárias e como tratá-las

Mulher idosa com dor de cabeça.

As dores de cabeça primárias são mais fáceis de se lidar, até por serem de menor gravidade. Contudo, não é porque elas oferecem um risco menor que elas devem ser deixadas de lado, sem que você se cuide quando elas surgirem. Saiba a seguir, como tratá-las!

Dor de cabeça tensional e seus sintomas

A dor de cabeça tensional é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou até mesmo por conta do couro cabeludo. Ela pode ser ocasionada por alguns fatores como a má postura, o estresse, a ansiedade ou a má qualidade do sono. Geralmente, esse tipo de dor de cabeça apresenta dores de leve a moderada.

Além disso, o indivíduo também pode sentir uma certa pressão sobre a cabeça, dos dois lados. A dor também pode surgir na nuca ou na testa. Outro sintoma apresentado em casos de dor de cabeça tensional são a sensibilidade à luz e também aos barulhos.

Como tratar a dor de cabeça tensional

O tratamento para a dor de cabeça tensional consiste em tentar relaxar fazendo uma massagem no seu couro cabeludo, assim como tomar um banho de água quente ou realizar alguma atividade. Se isso não funcionar, a pessoa que está sofrendo com essas dores pode recorrer ao uso de medicamentos, como o paracetamol, por exemplo.

Além do paracetamol, existem outros medicamentos que podem ser consumidos em casos de dores de cabeça tensionais como, por exemplo, a aspirina, o ibuprofeno, ou algum outro remédio analgésico. Contudo, é importante consultar o farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Enxaqueca e seus sintomas

A dor de cabeça pode ser considerada enxaqueca a partir do momento em que ela é intensa e pulsante, além de geralmente ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e também de sensibilidade à luz solar. A enxaqueca geralmente apresenta um grau de intensidade de moderada a severa e também pode durar pouco tempo, ou até mesmo horas ou dias.

De modo geral, a enxaqueca atinge apenas um lado da cabeça, e os sintomas podem acabar deixando o paciente incapacitado de realizar algumas tarefas. A enxaqueca também é prejudicial para a visão.

Como tratar a enxaqueca

O tratamento da enxaqueca se dá com base em medicamentos, mais especificamente os analgésicos e também os anti-inflamatórios, como o paracetamol, o ibuprofeno ou a aspirina. Esses medicamentos ajudam a aliviar a dor em algumas pessoas. Também existe uma variedade de fármacos que causam a constrição dos vasos sanguíneos.

Essa constrição faz com que a dor seja inibida momentaneamente. Os remédios que causam esse efeito no organismo são o Zomig, Naramig ou o Sumax. Os antieméticos são uma boa opção para pessoas que sofrem com enjoos.

Dor de cabeça relacionada à sinusite

A sinusite pode ser definida como uma inflamação nos seios nasais, que geralmente ocasiona dores de cabeça ou na face. Essas dores são intensificadas quando o indivíduo abaixa a cabeça ou se deita.

Além das dores de cabeça ocasionadas pela sinusite, outros sintomas podem se manifestar. Entre eles, é possível mencionar sintomas como a dor em volta do nariz e dos olhos, além da tosse, da febre, do mau hálito e também da congestão nasal.

Como tratar a dor de cabeça relacionada à sinusite

Quando a dor de cabeça é consequência da sinusite, ela deve ser tratada com o uso de remédios anti-histamínicos como, por exemplo, a loratadina ou cetirizina. Os descongestionantes como a fenilefrina e analgésicos como o paracetamol, também são eficazes no tratamento das dores de cabeça causadas pela sinusite.

Em casos onde acontecem infecções, o melhor a se fazer é optar por um antibiótico, sempre levando em consideração as orientações dadas por um profissional especializado, caso contrário, você pode agravar o seu quadro.

Dor de cabeça em ondas (cefaleia em salvas)

A cefaléia em salvas é uma doença rara. Ela é caracterizada por uma dor de cabeça intensa, até mesmo mais forte do que a enxaqueca, e que atinge apenas uma parte do rosto e um dos olhos. Além disso, essas dores surgem na maioria das vezes durante as horas de sono, fazendo com que o indivíduo não consiga dormir direito.

Em casos de cefaléia em salvas, as dores são bastante intensas e ocorrem frequentemente ao longo do dia. Além disso, pessoas que têm esse tipo de dor de cabeça apresentam crises de corrimento nasal, além de ficar com os olhos lacrimejando e apresentarem inchaço nas pálpebras.

Como tratar a dor de cabeça em ondas

A cefaleia em salvas é uma doença que não tem cura e existe também um fator que agrava a situação de pessoas com esse tipo de dor de cabeça: os tratamentos não demonstram ser eficazes, nem solucionam as crises, apenas diminuem os sintomas ou a duração deles. Geralmente, os remédios utilizados no tratamento da cefaléia em salvas são os anti-inflamatórios.

A máscara de oxigênio também é utilizada para aliviar os sintomas nos momentos de crise. Entre os fatores causadores da cefaléia em salvas, também é possível incluir as alterações hormonais, a hipertensão ou até mesmo alguma lesão na cabeça.

Quais as principais diferenças entre a dor de cabeça comum e a enxaqueca?

Existem diferenças entre a dor de cabeça comum ou tensional e a enxaqueca. As dores de cabeça comuns geralmente apresentam uma intensidade de leve a moderada. A dor pode ocorrer em todas as áreas da cabeça, dando uma certa sensação de que algo pesado está sobre ela ou até mesmo que sua cabeça está sendo pressionada.

No caso da dor de cabeça comum, tomar um analgésico ou repousar um pouco já alivia os sintomas. Com relação a enxaqueca, ela possui um grau de intensidade maior, que vai de média a forte, e sempre vem acompanhada de sintomas como: perda de apetite, enjoo, vômitos, tontura, sensação de desequilíbrio, entre outras coisas.

Os gatilhos da enxaqueca

Existem algumas circunstâncias, hábitos ou práticas que podem desencadear a enxaqueca. Eles são chamados de “gatilhos”, pois devido a enxaqueca surge, na maioria dos casos, devido a essas coisas. Entre elas estão: cansaço, estresse, má qualidade do sono, passar por longos períodos de jejum, consumo de álcool, entre outras coisas.

Outro fator que pode desencadear a enxaqueca são as variações climáticas, por isso, pessoas que vivem em lugares onde o clima tende a variar muito acabam sofrendo mais com a enxaqueca.

As causas mais comuns para dores de cabeça secundárias

Homem com dor de cabeça.

As dores de cabeça secundárias apresentam um grau de dor maior do que as comuns. Elas geralmente vêm acompanhadas de outras doenças, e podem ser ocasionadas devido a uma série de fatores. Confira mais detalhadamente cada um deles!

Má alimentação

Os maus hábitos alimentares ou o consumo de alimentos específicos pode desencadear dores de cabeça secundárias. Isso se deve ao fato de que alguns alimentos possuem substâncias que favorecem à dor. Entre eles estão o café, o molho shoyu, chocolate, cebola, alho, e até mesmo frutas cítricas.

Outro fator determinante para o surgimento das dores de cabeça são os alimentos consumidos frios. Eles podem contrair os vasos sanguíneos, causando a cefaléia. Entre os alimentos que podem causar isso, estão as bebidas geladas e os sorvetes. Ficar muito tempo sem comer também causa dores de cabeça, devido à alta liberação de adrenalina.

Má qualidade do sono

A má qualidade do sono também é um fator determinante para o surgimento das dores de cabeça secundárias, primeiramente pelo fato de que um sono desregulado ocasiona o estresse, que é uma das causas indiretas da cefaléia. Sem falar no fato de que não dormir adequadamente ou não descansar as oito horas de sono recomendadas prejudica a produção de melatonina.

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo que tem como função a síntese de analgésicos naturais, ou seja, ele é de fundamental importância para evitar as dores de cabeça.

Estresse

O estresse também pode ser incluído como um dos fatores causadores das dores de cabeça secundárias, isso por conta do fato de que ele libera a adrenalina. Junto com ela vem o cortisol, que também é uma fonte de vasoconstrição, e isso desencadeia a dor de cabeça. Com isso, pessoas que possuem uma rotina estressante podem sofrer com dores recorrentes.

Isso faz com que seja necessária uma mudança nas atividades laborais diárias ou até mesmo no contexto familiar ou social, a fim de que o estresse seja reduzido e consequentemente as dores de cabeça.

Sedentarismo

O esforço físico excessivo pode ser um fator desencadeador das dores de cabeça, mas o contrário também pode ocasionar a cefaléia. O sedentarismo é um fator que contribui para esse quadro devido ao fato de que os exercícios físicos auxiliam no processo de vasodilatação, o que evita a cefaléia. No caso do sedentarismo, essa vasodilatação não ocorre.

Com isso, um estilo de vida sedentário acaba ocasionando a cefaléia. Contudo, após saber disso, você não deve praticar exercícios físicos de qualquer jeito, é necessário realizar de uma forma equilibrada.

Excesso de esforço

A prática de atividades físicas em excesso também é um fator desencadeador da cefaléia. Por isso, algumas práticas que exigem muito esforço físico, acabam fazendo com que as pessoas sintam dores de cabeça, entre elas estão as atividades esportivas, a academia, o trabalho ou até mesmo a prática sexual.

É importante ficar em estado de alerta, pois o surgimento de dores de cabeça devido a prática de atividades físicas pode indicar algo mais grave, como o aneurisma, por exemplo. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Odores

Cheiros fortes também podem desencadear a cefaléia, e isso é algo comprovado cientificamente. Geralmente, as pessoas têm dor de cabeça quando são expostas por um tempo muito prolongado a cheiros intensos, como o da gasolina, do cigarro, de perfumes fortes ou até mesmo de solventes.

Por isso, é importante evitar a exposição excessiva a esses cheiros fortes. Caso não seja possível, você pode utilizar algum equipamento que iniba a presença desses cheiros, como uma máscara, por exemplo.

Postura

Um cotidiano onde a pessoa passa o dia em má postura pode desencadear a cefaléia. Isso se deve ao fato de que os nervos da coluna acabam sendo comprimidos, e essa compressão pode irradiar para a cabeça, ocasionando as dores tensionais. Quando o indivíduo possui problemas como o bico de papagaio ou hérnias, a dor de cabeça acaba se tornando crônica.

A osteoporose também é um fator desencadeador da cefaléia crônica. Por isso, se você não quer sofrer com problemas relacionados a má postura ou com dores de cabeça permanentes, procure corrigir sua postura, seja no ambiente de trabalho ou em casa, fique atento a isso.

Fatores ambientais

Algumas condições ambientais fazem com que o corpo fique desidratado, e esse é um dos fatores desencadeadores da cefaléia. A entrada e saída de potássio e sódio das células pode acabar desencadeando a desidratação e consequentemente as dores de cabeça. Isso ocorre devido ao calor, à umidade, a pressão e até mesmo a poluição do ar.

Quando a pessoa está em um lugar com essas condições, o surgimento da cefaleia se torna mais propício. Por isso, o que você deve fazer é procurar se hidratar ao máximo e evitar ficar em ambientes com alto teor de poluentes.

Quando devo me preocupar com uma dor de cabeça?

Homem idoso com dor de cabeça.

Através deste artigo, você pode conhecer os fatores que ocasionam a cefaléia, compreendeu que existem alguns tipos de dores de cabeça, que são classificados de acordo com a intensidade da dor. Pôde descobrir quais são os principais sintomas, tratamentos e também as causas da cefaléia.

Contudo, você deve ficar bastante atento à ocorrência das dores de cabeça, pois dependendo da frequência com que elas surgem, pode ser um indicativo de uma doença mais grave. A partir do momento em que uma dor de cabeça se manifesta por três dias seguidos, ou descontinuados dentro de uma semana, procure um médico.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação indica mudanças que o sonhador precisa fazer em sua vida. Para saber mais e conhecer todas as revelações, clique aqui!


Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo: ladeira, escada, barranco, significado e mais!

Sonhar que está subindo é um presságio de melhorias em diversas áreas da sua vida. Confira essa e outras interpretações desse sonho!


Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala simboliza enfrentamento de dificuldades. Mas não só isso. Veja todos os simbolismos do animal aqui e saiba como agir!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Se você sonhou com uma estrela-do-mar e está curioso para saber as interpretações, leia esse artigo e descubra os significados de sonhar com estrela-do-mar!