Oração para Oxóssi: proteção, prosperidade, boas energias e mais!

Oração para Oxóssi: proteção, prosperidade, boas energias e mais!

Oxóssi é o Senhor das Matas, e suas forças estão na fartura, nas conquistas e na prosperidade. Conheça agora todas as orações poderosas desse Orixá!


Qual a importância da oração do Orixá Oxóssi?

Contas de Oxóssi.

Uma oração é uma forma de se conectar com o espiritual e de alinhar sentimentos, pensamentos e seu caminho. Quando é feito uma oração para o orixá Oxóssi, é feito também uma ligação forte, seja um pedido ou um agradecimento. Esse orixá sempre se faz presente no coração e no local em que se está fazendo a oração.

Sua presença é muito forte em ambientes que contemplam natureza. Por isso, é o orixá que representa a caça, a conquista e a prosperidade. São diversos os pontos de força de Oxóssi e, nesse artigo, eles serão abordados, assim como orações e sua história. Confira agora!

Conhecendo mais sobre Oxóssi

Estatueta de Oxóssi.

Oxóssi é o grande senhor das matas, hábil caçador, guerreiro e muito sábio. Odé, como também é conhecido, passa pelas folhas no chão e não deixa a marca de seus pés, e a sua flecha é rápida e certeira. Dentro das matas, Oxóssi é o rei e é cultuado por diversas religiões, entre elas, a umbanda e o candomblé.

O culto a Oxóssi é diferente em cada uma das religiões. O candomblé tem como objetivo manter o culto que era feito aos Orixás na África quase intacto. Na umbanda, eles são cultuados como energias naturais e fatores de Deus. Confira mais detalhes sobre Oxóssi a seguir!

Origem de Oxóssi

Como todo o panteão dos Orixás, Oxóssi veio da África e seu nome é derivado de Osowusi, que significa guardião popular. Ele era cultuado na região de Ketu, no Benim, e era uma das mais antigas capitais dos iorubás. Keto também é considerada uma, dos sete reinos originais estabelecidos pelos filhos de Odudua.

Durante a diáspora, seu culto quase foi extinto pela morte de seus sacerdotes, porém alguns sobreviventes conseguiram manter sua tradição no Brasil e em Cuba. No candomblé, ele é considerado o rei da nação de Keto e, na umbanda, é regente da linha dos Caboclos, umas das 3 principais linhas de sustentação da direita.

História do Orixá

A mitologia Iorubá tem por objetivo passar o conhecimento e uma mensagem, por meio de contos chamados de Itã. O culto aos Orixás remonta a mais de 2.000 a.C. e, naquela época, a melhor maneira de transmitir o conhecimento e preservá-lo era através dos Itãs, que são contados até hoje, de geração em geração.

Confira, a seguir, o Itã do Pássaro das Feiticeiras:

Todos os anos, para comemorar a colheita do inhame, o rei de Ifé realizava uma festa para comemorar junto de seus súditos. As festividades aconteciam normalmente, até que um pássaro gigante pousou em cima do castelo, trazendo pânico a todos os participantes. O bicho havia sido enviado pelas Ia Mi Oxorongá, mães feiticeiras que se sentiram ofendidas por não serem convidadas.

Assim, o rei chamou todos os caçadores do reino para dar um jeito naquele pássaro, e seu chamado foi respondido pelos 3 melhores de todo o reino. De Idô, veio Oxotogum, com 20 flechas; de Morê, veio Oxotogi, com 40 flechas, e de Ilarê, veio Oxotadotá, com suas 50 flechas. Porém todas elas foram em vão, pois os 3 não acertaram uma única flecha naquele pássaro.

Então, um jovem caçador chamado Oxotocanxoxô apareceu e aceitou a missão de se livrar do bicho. Ele trazia apenas uma flecha em sua mão, sem nenhuma chance para errar. Sua mãe, quando ficou sabendo que seu filho estava naquela situação, foi até as feiticeiras e fez uma oferenda. Então, a única flecha do jovem caçador acertou aquele gigante pássaro.

O rei ficou extremamente satisfeito e lhe deu muitas honrarias, além de metade de todas as riquezas do reino. O povo fez uma grande festa, em que todos homenageavam e cantavam pela sua coragem. Assim, Oxotocanxoxô passou a ser chamado de Osowusi, “o guardião popular”. Depois disso, Osowusi continuou a proteger e a guardar aquele reino com as suas flechas sagradas.

Características visuais

O arquétipo de Oxóssi é do grande caçador. Forte e astuto, ele traz em sua mão o arco e a flecha e usa seus paramentos de penas e plumas. Está sempre descalço, pois não existe chão duro para ele, e passa por cima das folhas sem deixar suas marcas. Então, seus inimigos não o veem chegando, e ele protege as florestas e seus animais contra depredadores da natureza.

O que Oxóssi representa?

Oxóssi representa a força, a determinação, o foco e o instinto protetor, de caça e de cuidado. O Orixá desperta em nós o incômodo com a mesmice e, como um caçador, nos convida a nos movimentarmos, para acharmos o melhor ângulo, terreno e local para caça. Ele traz o desejo de grandeza e humildade, porque é um rei, mas também um caçador.

Em contraponto, ele também carrega a energia da sabedoria divina, que aponta os momentos corretos de parar e esperar, de silenciar a mente de toda a turbulência externa e pensar de forma objetiva e clara. Além disso, traz proteção à sua vila e aos seus entes queridos.

Sincretismo de Oxóssi

O sincretismo de Oxóssi no Brasil sofre uma alteração, dependendo da região do Brasil em que você se encontra. Na Bahia e em alguns outros estados, ele é visto na figura de São Jorge. Já no Rio de Janeiro, é visto na figura de São Sebastião.

Assim, essa diferença é por conta da dualidade de guerreiro e caçador, que polariza junto com Ogum, também.

Como agradar Oxóssi?

O Orixá Oxóssi está no verde, na mata virgem e na natureza. Conectar-se com essa força não é difícil, então, por meio de oferendas e meditações no seu ponto de força natural, é possível agradá-lo.

Lembre-se de que ele é o senhor das matas. Vibrar na energia de preservação é crucial, então, evite descartar resíduos nas matas ou oferendas com materiais que não são biodegradáveis.

Algumas orações de Oxóssi

Pessoa realizando oração.

As orações destinadas a Oxóssi podem ser feitas em qualquer dia da semana ou local. A intenção que prevalece em seu coração e a sua fé é o que vão contar. Na sua casa ou escritório, você pode fazer um cantinho de oração com uma imagem ou apenas um ponto para acender suas velas e se conectar com o sagrado. Confira algumas orações a seguir!

Oração de Oxóssi para o seu dia

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Peço ao meu pai Oxóssi, senhor das matas que abençoe o meu dia, tirando da minha frente toda e qualquer energia ou pessoa que possa me fazer mal.

Abençoe a minha ida e a minha volta, e me dê o discernimento para observar as situações ao meu redor, me dê o seu olhar atento, a sua sensibilidade aguçada e a sua sabedoria divina.
Que a vossa flecha seja lançada na minha frente, me apontando o caminho e a direção.
Okê Aro Oxóssi!

Oração de Oxóssi para proteção

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Senhor das matas, protetor sagrado e divino, me cubra com as suas penas, me livrando de todo o mal que possa estar no meu caminho.

Corte qualquer cordão mágico, feche qualquer portal negativo, encaminhe qualquer espírito negativo que possa me acompanhar e anule qualquer ação mágica que possa estar agindo no meu corpo, na minha mente ou no meu espírito.

Que o Senhor me abençoe e me cubra com seu manto sagrado, que assim seja!
Okê Aro Oxóssi!

Oração de Oxóssi para prosperidade

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Que o Senhor da fartura e da caça me abençoe e nunca deixa a ceia faltar em meu lar.
Peço a vós que irradiem dentro do meu ser a garra e a veracidade do caçador, para que eu possa ser aguerrido nas minhas conquistas materiais.

Que o Senhor estimule em mim a energia do caçador para eu ficar atento às oportunidades que a mim estiverem disponíveis.
Que meu ego, minha vaidade e meu orgulho nunca atrapalhem meu crescimento pessoal.
Okê Aro Oxóssi!

Oração de Oxóssi para atrair energias positivas

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Me coloco humildemente na presença do Senhor para pedir que traga até mim, boas energias e vibrações.

Que seja afastado de meu ciclo as pessoas que me desejam o mal, que em meu coração eu cultive apenas o amor e a caridade, que eu possa ser bondoso com o próximo e que essa energia volte a mim, criando assim um ciclo de boas vibrações e energias.
Okê Aro Oxóssi!

Oração de Oxóssi para combater energias negativas no lar

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Peço ao Senhor meu Pai que me ajude a proteger a minha aldeia, que eu seja o provedor de boas energias, de amor, de caridade e de união do meu lar.

Peço ao Senhor meu Pai que proteja os quatros cantos do meu lar, o embaixo e o alto.
Que dentro da minha casa eu possa receber apenas as pessoas que estejam com boas intenções e que ao passar por elas deixem para fora toda e qualquer energia negativa.
Que nunca falte o pão de cada dia, amor e saúde, que assim seja!
Okê Aro Oxóssi!

Oração de Oxóssi para fechar o corpo

Peço licença aos meus mestres de luz, aos sagrados pais e mães Orixás, ao nosso Pai Maior.
Abro minha mente e meu espírito neste momento para alcançar a vossa misericórdia.

Peço meu pai que ative o seu fator e interceda a mim junto a Oxalá, vibrando a minha fé, que Oxum me transborde de amor, que Ogum esteja em minha defesa e Xangô me de equilíbrio e senso de justiça, que as doenças não proliferem em meu corpo pois Obaluaê me acompanha.

E que toda a dor e sofrimento sejam arrancados do meu coração pela minha mãe divina Iemanjá.
Okê Aro Oxóssi!

Outras formas de se conectar com o Orixá Oxóssi

Velas acesas para oferenda a Oxóssi.

Oxóssi é uma força da natureza, uma energia viva e expansionista, e está presente no verde das matas, nas praças ou no seu belo jardim. Trabalhar e manipular as forças do Orixá Oxóssi é basicamente exaltar e reverenciar essas forças, e respeitar a natureza é respeitar Oxóssi.

Antigamente, era comum as casas terem um terreno grande, com árvores frutíferas e cheio de plantas, e, se esse lugar fosse amado e cuidado, as forças de Oxóssi poderiam ser consagrados e manifestados naquele lugar. A conexão com Oxóssi não é difícil, ela está lá o tempo todo, e cabe a nós nos abrirmos para ela. Conheça algumas formas de se abrir e se conectar com esse orixá a seguir!

Saudação à Oxóssi

O entoar de cânticos de Oxóssi pode agir como um mantra que te coloca em um estado de conexão espiritual e comunhão junto ao Orixá. Esses pontos repetidos vão te ajudar a entrar nesse estado:

Sou filho do guerreiro de uma flecha só
Sou filho de Oxóssi caçador
E todo bom guerreiro não anda só
Tem sempre um irmão merecedor

O Rei das Matas
O meu protetor
O Rei das Matas
O meu protetor

Sarava meu pai Oxóssi
Sua bênção meu senhor
Oke Arô

Sou filho do guerreiro de uma flecha só
Sou filho de Oxóssi caçador
Ele é mensageiro do Pai maior
E cumpre sua missão com muito amor.

Oferenda para Oxóssi

A oferenda a Oxóssi pode ser realizada em florestas, praças, jardins e no verde. Sempre respeitando a natureza e tomando cuidado com o uso de velas e outros materiais que demorem a se decompor, é possível realizar essa oferenda. Não há problema em ativar a oferenda através das velas, aguardar um pouco e respeitosamente retirar as velas e ascender em outro lugar.

Para oferendar Oxóssi, você vai precisar de uma folha de bananeira ou uma folha grande para forrar o local da oferenda. Em seguida, deverá colocar frutas variadas de qualquer tipo - siga sua intuição -, circular a oferenda com água de coco natural e ascender 4 velas verdes, uma em cada canto. Firme a cabeça em Oxóssi e faça seu pedido ou agradecimento.

Vela para Oxóssi

Oxóssi corresponde à cor verde, mas, nas oferendas, também pode ser usada a vela branca, verde e branca ou azul escuro. Também são utilizadas, principalmente nos estados onde se faz o sincretismo com São Jorge, as velas vermelha e branca. Podem e devem ser acesas dentro de casa, em um lugar específico para esse fim.

Simpatia para Oxóssi

O Orixá Oxóssi é o Senhor das matas e pode ser associado à fartura e à colheita de alimentos. Então, é extremamente aconselhável ter uma simpatia para Oxóssi na sua cozinha, além de poder consagrar um vaso de planta na energia de Oxóssi de forma simples.

Para começar, pegue um Quartzo Verde e acenda do lado uma vela verde. Firme sua cabeça em Oxóssi, deixe a vela queimar e coloque a pedra em sua cozinha.

Banho de Oxóssi

Para o banho de Oxóssi, aqueça em uma panela 500ml de água. Quando esta ferver, desligue o fogo e coloque um punhado de erva cidreira. Espere esfriar e, após o banho higiênico, jogue-o do pescoço para baixo e faça uma oração para Oxóssi. Fique cerca de 3 minutos sentindo a energia e se seque normalmente. As pétalas podem ser descartadas em um jardim ou em um vaso de plantas.

Oxóssi é defensor de todos aqueles que lutam pelo seu sustento!

Ilustração de Oxóssi.

Quando falamos de Oxóssi, caçador e guerreiro, vale a pena explicar que Ogum é o Senhor das guerras e batalhas. Então, quando o momento de sua vida estiver combativo, é a ele que você pode suplicar e se fortalecer.

Oxóssi é o guerreiro protetor e provê e cuida da sua tribo, dos seus filhos e de toda a sua aldeia. Ele é patrono e protetor do lar e está do lado de todos que lutam e batalham pelo seu sustento.

Quando o assunto for prover, chame Oxóssi para te acompanhar no seu trabalho, para ir e voltar com saúde e proteção. Quando estiver em uma fase difícil no trabalho, peça a ele que te ilumine e jogue a sua flecha, te apontando o caminho a seguir. Com sua fé estabelecida e fortificada, Oxóssi sempre estará junto a você!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações energias

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza