Oráculo: saiba o que é, as características, como consultar e mais!

Oráculo: saiba o que é, as características, como consultar e mais!

Conheça os diferentes tipos de oráculos que existem e descubra qual deles é o ideal para desvendar os mistérios ocultos!


Quais são os oráculos?

Bola de cristal com fumaça ao redor.

A arte de prever o futuro é objeto de interesse da humanidade desde os primórdios da cultura. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos diversos tipos de oráculos, que funcionam como ferramentas auxiliares nas artes divinatórias. Algumas das formas de uso dos oráculos mais famosas são: cafeomancia, cartomancia, quiromancia, numerologia, sonhos, bola de cristal e mapa astral.

Para quem está em dúvida sobre qual oráculo é mais adequado ao seu perfil, o ideal é mergulhar nos mistérios escondidos em cada um deles. A partir daí, é possível desvendar qual se conecta melhor, tanto com os objetivos buscados quanto com as preferências e as possibilidades individuais. Descubra aqui!

Cartomancia

Pessoa segurando cartas.

A cartomancia é uma das técnicas de uso de oráculo mais conhecidas. Nela, podem ser usados o baralho cigano, o Tarot e uma infinidade de outros baralhos oraculares. Entenda melhor como cada uma dessas opções funcionam!

O que é

Cartomancia nada mais é do que a arte divinatória que usa os elementos simbólicos, como os naipes e os desenhos, presentes nas cartas para formar ideias e traduzir emoções ou situações. O primeiro passo para o estudo da cartomancia é a escolha do oráculo, tendo como opções principais o Tarot e o baralho cigano.

A partir da escolha do objeto de estudo, é necessário conhecer o baralho escolhido, carta por carta. Todos os elementos presentes nas cartas possuem interpretações, sob o ponto de vista da cartomancia. Após o estudo das cartas, é indicado praticar a tiragem, de acordo com o método escolhido.

Características

Cada forma de cartomancia possui suas características individuais. No baralho de Tarô, as 78 cartas são separadas entre arcanos maiores e arcanos menores, que possibilitam uma interpretação mais profunda das questões, visando o autoconhecimento. Já no baralho cigano, as cartas usadas têm a proposta de respostas mais objetivas.

Além disso, ainda existem baralhos de oráculos que possuem as suas metodologias individuais. Alguns dos mais famosos são o Oráculo de Delfos (que tem como fonte de inspiração os templos gregos em Delfos, cidade em que os sacerdotes praticavam adivinhações) e o Tarô das Bruxas, que se diferencia do tarô tradicional por só utilizar os arcanos maiores.

O que é necessário

Para a prática da cartomancia, é necessário, antes de mais nada, o deck (baralho) escolhido. Além das cartas, podem ser usados objetos que representem os elementos da natureza, para criar uma maior conexão intuitiva. Algumas pessoas podem optar por usar um pano específico para forrar a mesa em que o baralho será aberto. Normalmente, o pano é reservado apenas para esse uso.

Para a representação dos elementos, podem ser usados incenso (ar e fogo), copo de água (água) e um quartzo ou outra pedra de preferência pessoal (terra). Além dos elementos para compor o ambiente de tiragem, é importante reservar um espaço tranquilo e silencioso para a leitura do oráculo.

Como consultar

Quem deseja consultar as cartas como oráculo deve fazer uma pausa para concentração e mentalização da questão a ser abordada. A partir daí, são embaralhadas as cartas que compõem o deck e retiradas uma a uma, dispostas sobre a mesa ou o pano de tiragem, de acordo com o método.

Além disso, existem diversos métodos de tiragem usados na cartomancia e, dentre eles, estão o Templo de Afrodite, a Cruz Celta, o método Peladan e a mandala astrológica. De acordo com cada um deles, existe a ordem de leitura e a interpretação adequada para as cartas. Após a escolha do método, resta apenas colocar o conhecimento em prática.

Cafeomancia

Xícara de café.

A leitura do futuro com base na interpretação dos símbolos formados na borra de café é uma prática secular, que desperta interesse de místicos até os dias de hoje. Conheça sua origem e aprenda como funciona o oráculo do café, a cafeomancia, a seguir!

O que é

A antiga prática divinatória da cafeomancia remete à cultura árabe e tem suas origens no Oriente Médio. Por volta do século XVII, esse oráculo se espalhou pela Europa e se tornou famoso pelo mundo, como é até os dias de hoje. A cafeomancia é, por essência, o oráculo que usa a borra do café para fazer previsões sobre o futuro.

Na borra que sobra do café bebido, formam-se imagens que podem ser vistas no fundo, nas bordas ou no pires da xícara de café. Com base na intuição, são interpretados os significados dos símbolos que se apresentam, sempre levando em consideração a pergunta que se tinha em mente no momento em que o café foi bebido.

Características

Uma das características da cafeomancia é ser um oráculo que faz uso da intuição como ferramenta para a arte divinatória. O café, a xícara e o pires se tornam apenas ferramentas para as mensagens místicas. Mas, para sua interpretação, é necessário contato com as habilidades intuitivas.

Assim como acontece em outros tipos de oráculo, na cafeomancia, a pergunta do consulente possui foco central, e a resposta é apresentada por meio da prática. Entretanto, também é possível fazer uma leitura de café sem ter uma questão objetiva, visando apenas obter previsões sobre a vida do indivíduo ou aqueles que o cercam.

O que é necessário

Para a prática da cafeomancia, são necessários elementos simples. Primeiramente, deve ser usado café, que pode ser normal ou café-arábica. No caso da escolha do café-arábica, a bebida pode ser preparada da forma tradicional, deixando o pó na xícara. Além do café, são necessários: água fervente, uma xícara de interior claro e um pires.

Assim, é importante escolher uma xícara que possua a parte interna de cor clara, pois, desta forma, torna-se possível enxergar os desenhos que são formados pela borra de café. Também é recomendado que os materiais sejam de uso exclusivo para a prática de cafeomancia, se possível.

Como consultar

Para a consulta de cafeomancia, é servida uma xícara do café ao consulente, que deve bebê-la, mentalizando a questão. Após o café ser bebido, existem duas formas de leitura: o método tradicional e o prático.

No método tradicional, a xícara é virada no pires e, após dez minutos, é virada de pé, mas, agora, a haste da xícara é virada para o lado oposto à mão que segurou-a. Os símbolos formados na xícara e no pires representam a mensagem. No método prático, o café é bebido e, após isso, só é invertida a posição da haste para iniciar a leitura, que começa no sentido da alça.

Quiromancia

Pessoa lendo mão.

A arte de ler mãos em busca de respostas sobre o passado ou previsões sobre o futuro, a quiromancia é conhecida e praticada até hoje. Entenda como consultar esse misterioso oráculo abaixo!

O que é

Quiromancia é o nome dado para o oráculo que busca previsões a partir da análise das linhas e dos formatos presentes nas mãos. Ver destino na palma das mãos pode parecer uma ideia instigante, mas a análise não é tão simples quanto parece, pois exige bastante estudo e atenção aos detalhes.

Na quiromancia, podem ser examinados o formato da mão e dos dedos, a cor da palma da mão, sua textura e espessura. A partir da observação dos detalhes mais superficiais, inicia-se a análise das linhas e dos chamados “montes” (áreas da mão que recebem nomes relacionados aos planetas).

Características

A leitura da palma das mãos é uma das artes divinatórias mais antigas das quais se tem notícia. Sua origem tem raízes na Eurásia e remete a cerca de cinco mil anos atrás, como uma prática dos povos nômades e da astrologia hindu. Por ser uma atividade que não exige materiais além de conhecimento e as palmas das mãos, tornou-se difundida no mundo.

No entanto, é necessário um extenso estudo para seu aprendizado e sua prática. Inclusive, é essencial ter conhecimentos sobre astrologia, pois a Quiromancia interpreta as predições com base na observação das características das mãos e as relaciona com os astros.

O que é necessário

Para a prática do oráculo que prevê o destino pelas linhas das mãos, a Quiromancia, são necessárias apenas duas ferramentas: as mãos. Porém, mesmo que não sejam necessários instrumentos físicos, o conhecimento sobre as diferentes formas de linhas, dedos e mãos se torna essencial para quem deseja dominar essa arte.

Assim, a Quiromancia exige também o conhecimento sobre qual mão é dominante. Caso o indivíduo seja destro, sua mão dominante será a direita, sendo canhoto, torna-se a esquerda. A leitura interpreta as informações da mão dominante como predições sobre o presente e o futuro, enquanto a outra mão se conecta com o passado.

Como consultar

Para consultar o oráculo das mãos, a Quiromancia, é necessário iniciar a observação pela mão dominante do indivíduo. Nela, serão observadas inicialmente as linhas principais, e suas características, como intensidade, forma e posição devem ser analisadas com muita atenção. Além das linhas, podem ser observados também os montes, que se relacionam com os astros.

Assim, as previsões da mão dominante respondem perguntas relacionadas ao presente e ao futuro, apresentando também características natas do indivíduo. Após a mão dominante, pode-se analisar os mesmos elementos na outra mão, caso seja necessário entender alguma situação relacionada ao passado, a gerações anteriores ou, ainda, a vidas passadas.

Numerologia

Números flutuando.

O estudo esotérico da influência que os números e as letras exercem na vida das pessoas recebe o nome de Numerologia. Conheça esse oráculo mágico e aprenda a consultá-lo aqui!

O que é

A Numerologia é a arte esotérica que busca interpretar os valores numéricos como forma de predição, tanto do futuro quanto de características da personalidade dos indivíduos no presente. Esse oráculo também relaciona as letras aos seus números equivalentes, criando uma análise das palavras e dos nomes pessoais.

Desde seu surgimento, a Numerologia foi usada por filósofos como Pitágoras e religiosos como Santo Agostinho. Seu propósito é tornar a vida dos indivíduos mais positiva por meio do uso dos números e das letras, de forma adequada. Nesse método, acredita-se que cada número possui uma conexão com a energia do cosmos.

Características

Na Numerologia usam-se os números como ferramenta para transformar os aspectos da vida dos indivíduos de forma positiva. Por meio da equivalência entre os valores numéricos e as letras, é possível, por exemplo, criar o nome para uma empresa que esteja em sintonia com uma energia específica, buscando atrair harmonia ou prosperidade.

O filósofo grego Pitágoras acreditava que os astros possuíam uma vibração energética que se conectava com números. Para Pitágoras, a partir desse raciocínio, estabeleciam-se as relações com o uso de numerais para buscar essa sintonia, que é refletida na harmonia presente em toda a natureza e no universo.

O que é necessário

Quem deseja mergulhar nos encantos presentes no estudo da conexão entre os números e a energia do universo deve começar sua atividade com a pesquisa sobre a equivalência energética de cada número, individualmente. Após essa etapa, é necessário conhecer e entender o funcionamento da tabela pitagórica numérica, pois ela mostra a conexão entre letras e números.

A tabela, baseada nos estudos do filósofo grego Pitágoras, passa a ser um instrumento essencial para os estudantes e praticantes de Numerologia. A partir dela, podem ser calculados os números pessoais, além de possibilitar a descoberta dos significados numéricos presentes em palavras específicas.

Como consultar

Usando a Numerologia como oráculo, é possível descobrir a vibração energética que se conecta com um nome ou uma palavra. Para descobrir o número pessoal, que relaciona o nome e o sobrenome do indivíduo com os números, é necessário consultar a tabela pitagórica numérica e buscar a equivalência em números para cada letra.

Após a transformação das letras em números, é necessária a soma de numerais que estejam acima do 9, com exceção de 11 e 22. A ideia consiste em reduzir os resultados aos números entre 1 e 9, por meio da soma. O número restante após os cálculos é o número pessoal.

Sonhos

Mulher dormindo.

Sonhos podem ser uma fonte de inspiração e têm potencial para serem interpretados como premonições ou reflexos de angústias internas de cada indivíduo. Descubra, a seguir, o porquê de seu sonho poder ser um ótimo oráculo!

O que é

Os sonhos possuem ligação direta com o inconsciente, podendo guardar desejos, memórias, traumas, ideias ou até premonições. A ideia de que os sonhos possuem capacidade premonitória não é recente, e sua prática se chama Oniromancia. Nessa prática, acredita-se que cada elemento presente no sonho possui uma mensagem oculta.

A interpretação dos sonhos como oráculos possui referências nas religiões, entre elas, o islamismo e o catolicismo. Nesse contexto, acredita-se que as divindades das religiões usem os sonhos como meio para se comunicarem com a humanidade e enviar alertas ou conselhos sobre situações que podem surgir no futuro.

Características

A arte divinatória que estuda os sonhos como uma forma de oráculo possui diversas origens e, por isso, também tem diferentes formas de aplicação. Podem ser analisados os elementos presentes nos sonhos separadamente, como as pessoas, o cenário, as cores e as sensações. Com base nos elementos isolados, são interpretados seus significados simbólicos.

No entanto, também existe a possibilidade de interpretação da mensagem contida no sonho de forma literal. Nesse caso, os sonhos podem conter personagens que inspiram sabedoria, como um antepassado que oferece um conselho. Além dos sonhos inspiradores, existem os que funcionam como avisos, como sonhar com um assalto, por exemplo.

O que é necessário

Para consultar sonhos como oráculo, é necessário apenas sonhar. Entretanto, alguns detalhes podem fazer essa atividade se tornar mais fluida. Podem ser bebidos, antes de dormir, chás de ervas que estimulam o sono e os sonhos. Algumas opções são: lavanda, artemísia, erva-do-sonho e valeriana.

Outros elementos que podem auxiliar os sonhos divinatórios são cristais próximos à cama. Para isso, são recomendados ametista e labradorita. Existem, ainda, as pessoas que fazem uso de ervas dentro do travesseiro, para que o seu sonho seja invadido pelo aroma místico. Para além das ervas e dos cristais, pode ser útil um caderno para anotação dos sonhos.

Como consultar

Quem deseja consultar os próprios sonhos como uma atividade divinatória pode utilizar as ervas e os cristais indicados para auxiliar na estimulação de sonhos proféticos, mentalizando a questão que possui, um pouco antes de dormir. Após o sonho, pode ser necessário anotar todos os detalhes, como elementos e sensações presentes no mesmo.

Com as anotações em mãos, pode-se iniciar a interpretação. Os detalhes presentes nos sonhos são analisados com base em uma fonte de confiança, que pode ser um livro sobre significados deles ou um site. A partir da interpretação dos símbolos, forma-se a mensagem geral, unindo os significados.

Bola de cristal

Bola de cristal brilhando.

Ter o poder de ver o futuro diante dos seus olhos é uma habilidade que instiga a curiosidade das pessoas há gerações. Portanto, conheça, a seguir, a bola de cristal e entenda como funciona esse oráculo!

O que é

Um dos oráculos mais antigos da humanidade é a bola de cristal. A bola, que comumente é feita de Quartzo transparente, Quartzo fumê ou Obsidiana, serve como uma fonte de canalização da energia do ambiente, tornando-se o objeto ideal para a projeção das visões que preveem o futuro ou esclarecem o presente.

Nessa arte divinatória, são escolhidas pedras naturais devido ao seu grande potencial energético, o que se acentua na forma esférica. Nesse oráculo, são feitas perguntas ao oraculista e, em seguida, este entra em um estado de transe para acessar as imagens que se projetam na bola de cristal.

Características

O oráculo da bola de cristal tem como princípio a ideia de que os indivíduos aptos devem possuir poderes psíquicos. As habilidades sobrenaturais são essenciais para essa prática, pois as imagens se formam de forma esotérica, não podendo ser enxergadas por pessoas que não pratiquem a habilidade da vidência.

Assim, o uso da bola de cristal se inicia a partir da questão que é abordada pelo consulente, que pode ser relacionada com o passado, o presente ou - mais comum- com o futuro. Tendo o objetivo em mente, é necessária concentração por parte do vidente, que inicia seu transe em busca por respostas na sua bola de cristal.

O que é necessário

Para a leitura da bola de cristal, é necessário o objeto central: a bola. Esse elemento deve ser feito de material natural, não podendo ser substituído por vidro industrializado ou plástico. Assim, algumas opções de pedras usadas como bolas de cristal são: cristal de Quartzo, Labradorita, Obsidiana e Ametista.

A escolha da pedra fica a critério do oraculista, mas é essencial se atentar à ausência de riscos ou bolhas de ar na sua superfície e ao seu formato esférico. A bola pode ser usada sobre uma base de madeira ou metal e pode também possuir um sigilo escondido em sua base.

Como consultar

A consulta à bola de cristal deve acontecer em um ambiente calmo e sem luz intensa, para a criação de uma atmosfera adequada para o transe do oraculista. A consulta a esse oráculo se inicia com a pergunta central, feita pelo consulente, que também deve se concentrar na atividade.

Após o questionamento, o oraculista vidente precisa se conectar com a vibração energética emanada pela bola de cristal e buscar, em sua intuição, a capacidade para interpretar as imagens que se formam no interior da bola. O objeto se torna, assim, uma ferramenta para a canalização da vidência presente no oraculista.

Mapa astral

Mapa astral brilhando.

Consultar as estrelas em busca de respostas ou previsões é uma das funções presentes na Astrologia. Para isso, é usado o Mapa Astral. A seguir, leia e decifre os mistérios que as estrelas escondem nesse oráculo!

O que é

O Mapa Astral é o registro da posição dos astros no exato momento em que uma pessoa nasce e pode incluir os trânsitos, que são as movimentações atuais dos astros em relação ao Mapa Astral natal. Para sua criação, é necessário saber a data, o local e o horário exatos do nascimento de uma pessoa.

Com base nesses dados, é formado o Mapa Astral natal, que abriga o posicionamento de todos os planetas e as constelações. Esse oráculo mostra a forma que planetas ou constelações influenciam nas características de personalidade e no destino dos indivíduos, enquanto os trânsitos refletem o céu atual.

Características

Um Mapa Astral é composto por doze casas astrológicas. Cada uma delas representa uma área da vida, e a área pode estar relacionada às finanças, ao trabalho, ao amor e a demais âmbitos. Já os signos presentes podem se localizar dentro ou entre casas, sendo representações de características e modos de agir ou de viver que são encontrados em diferentes setores.

No caso dos planetas, a Astrologia entende como frequências energéticas. Por exemplo: Vênus possui a energia relacionada com beleza, amor e fertilidade. Por isso, sua combinação com as casas e os signos traduz a forma que as relações amorosas acontecem.

O que é necessário

Para criar um Mapa Astral, conhecido também como carta astral, é essencial ter os dados referentes ao nascimento, sendo eles: horário exato, data e local. Com base nesses dados, é traçado um mapa que reflete a posição em que os planetas e as constelações se encontravam naquele momento específico.

Além dos dados essenciais para a criação do mapa, também é interessante possuir o conhecimento sobre o significado presente nos signos, os temas regidos por cada uma das casas astrológicas e a simbologia ligada aos astros e às constelações. Para isso, podem ser usados livros ou sites que expliquem sobre os temas.

Como consultar

Quem deseja decifrar os mistérios astrológicos do Mapa Astral pode consultar esse oráculo de duas formas: por conta própria ou com a orientação de um astrólogo. Caso a intenção seja aprender por si só, é essencial criar o mapa, que pode ser feito em sites que possuem o gerador com base nos dados de nascimento.

Após a criação do mapa, os que desejam decifrá-lo devem estudar inicialmente as casas que possuem astros e signos zodiacais dentro delas em seu mapa. Em seguida, é necessário entender o significado de cada um dos astros e signos para chegar a uma análise completa.

Como escolher o melhor oráculo?

Leitura de oráculo em bola de cristal.

A melhor estratégia para quem deseja escolher o melhor oráculo é conhecer todas as opções e seguir a própria intuição, analisando qual das práticas divinatórias se enquadra melhor nas possibilidades pessoais e se alinha melhor com as crenças do indivíduo em questão. Além disso, também é importante observar os aspectos práticos de cada uma.

Quem deseja se consultar com um oráculo deve entender que cada um deles possui suas particularidades, podendo exigir mais estudo, objetos, tempo disponível ou um espaço reservado para seu exercício. Dessa forma, é possível conhecer diversos oráculos e escolher um deles para servir de meio, deixando a intuição fluir.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


cartomancia mapa astral números

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.