Significado da pena: espiritual, cores, coruja, pomba e mais!

Significado da pena: espiritual, cores, coruja, pomba e mais!

Sabia que encontrar uma pena pode carregar simbologias de suma importância? Confira o artigo e veja mais informações sobre esse assunto.


Qual é o significado da pena?

Penas.

Antes de conhecer o significado por trás da pena, vale salientar que ela é uma das principais características que diferencia as aves, sendo responsável pela proteção quanto ao frio e outras situações, visto que atua como um importante isolante térmico. Também colaboram para os adornos dos pássaros, uma vez que se apresentam em várias tonalidades e características.

Outro ponto é que há tempos a humanidade vem se utilizando das penas para confecção de adereços e outros itens. Diante disso, a simbologia que a pena carrega costuma estar associada ao ato de voar e à liberdade. Para entender mais sobre o significado da pena, confira as informações contidas no artigo.

Aspectos do significado da pena

Três penas.

Sabendo que a simbologia da pena varia de acordo com diversas vertentes, nos próximos tópicos serão abordados o significado do item para cada uma delas. Nesse sentido, para conferir as funções da pena, bem como seus significados, atente-se aos tópicos listados.

Funções da pena

Entre as principais funções da pena, está o fato de auxiliar na estabilização dos pássaros durante o voo. Assim, ao passo que a ave bate as suas asas, vai ganhando mais energia para se fixar no voo. Como revestem o corpo do animal, retém o ar do ambiente e garantem um acolchoado que preserva a temperatura dele.

É comum ver penas em meio aos ninhos de aves, funcionando como um abrigo para os pequenos filhotes.

A pena no esoterismo

Em meio ao esoterismo, a pena pode receber diversas simbologias, as quais trazem significados que remetem à sorte e à proteção. De tal forma, vale-se dizer que no Egito Antigo a pena era símbolo de Justiça, podendo indicar que alguma situação será controlada de uma maneira justa.

O simbolismo da pena na Idade Média estava ligado ao oráculo, podendo fazer menção à necessidade de que é preciso se ater mais àquilo que vem acontecendo e das mensagens que o universo pode estar tentando te passar.

A pena no mundo espiritual

No mundo espiritual, a presença de uma pena em algum local pode simbolizar alguma mensagem importante à pessoa que a viu. Nesse sentido, encontrar uma pena em algum local, atentando-se à sua coloração, bem como à espécie da qual faz parte, pode revelar apontamentos de suma importância.

Diante disso, caso você encontre uma pena em sua casa pode ser um indício de que mudanças em diferentes aspectos de sua vida ocorrerão em breve, além de mostrar que o local está sob proteção e haverá estabilidade em alguma área por conta de suas ações.

A pena no xamanismo

Xamãs e sacerdotes costumam se utilizar da pena em diversos rituais, mostrando grande presença e simbologia no xamanismo. Assim, é comum que muitos xamãs se utilizam das penas de pavão com a finalidade de ocasionar o despertamento da sensibilidade, visando, na maioria das vezes, a cura física e espiritual.

Bastantes práticas xamânicas com o uso de penas acontecem em tribos indígenas brasileiras, em que a figura do pajé corresponde ao Xamã. Sendo assim, a pena, segunda a visão xamânica, possui sua simbologia associada à proteção e à clarividência.

A pena na umbanda

De acordo com Umbanda, a pena corresponde a um elemento muito poderoso, o qual está ligado à energia da natureza e aos caboclos. Com isso em mente, as penas costumam ser utilizadas em rituais para ornamentar figuras importantes, além de fazerem referência às ações feitas para os outros.

Sabendo que as aves são animais que fazem a união entre o céu e a terra, a simbologia da pena para Umbanda também diz respeito ao caminho entre o plano material e espiritual, indicando mensagens espirituais.

Significado da pena das aves

Pavão.

Outro ponto interessante para entender mais acerca de uma pena é distinguir a espécie da qual ela faz parte. Nesse sentido, tente perceber qual o tipo de pena e confira a sua simbologia abaixo.

Pena de pavão

A Pena de pavão é considerada uma das mais bonitas, possuindo simbolismos relacionados à proteção, clarividência e ao sexo, visto que as penas costumam ser utilizadas pelo animal para encantar a fêmea no ritual do acasalamento.

Além disso, caso você tenha encontrado no chão uma pena de pavão, saiba que poderá ter um período de sorte e bem-estar consigo, apontando também para sabedoria e para a possibilidade de aumentar o seu conhecimento e habilidades em alguma área.

Pena de águia

A águia é tida como um animal sagrado em diversas culturas, fazendo com que o significado de sua pena esteja representando o poder e autoridade. Assim, a pena de águia é um prenúncio de vitórias e de que os objetivos serão concluídos em breve.

As penas da águia ainda representam a energia masculina e a figura de autoridade. Se você encontrá-la na rua, é provável que tome uma postura de liderança diante de alguma situação e é um aviso para quem não desista de suas metas.

Pena de andorinha

A simbologia da pena de andorinha diz respeito à proteção e, caso tenha visto a pena em sua residência, é sinal de que o local está protegido e seguro de energias negativas e conflitos. Ainda denota esperança e boa sorte, indicando que não deve desistir de seus planejamentos e deve trabalhar ativamente para conquistar aquilo que almeja.

Ademais, a pena de andorinha faz menção à prosperidade, uma vez que indica que seus empreendimentos poderão começar a prosperar ou que poderá receber uma promoção em âmbito profissional. Aconselha-se guardar a pena dessa ave em um cofre ou local com dinheiro para que ele se multiplique.

Pena de coruja

Sabendo que as corujas costumam ser conhecidas por seu símbolo de sabedoria e observação, é comum que suas penas sejam utilizadas em rituais que visão à busca por conhecimento e encontro da verdade para alguma situação, quando há o fim de acabar com a indecisão quanto a algo.

A pena também é amplamente utilizada na confecção de amuletos e, se você encontrou uma, esteja ciente de que poderá começar a enxergar em meio à escuridão de alguma situação que vem enfrentando, encontrando uma resolução para algum problema.

Pena de pomba

A pomba costuma ser um símbolo de paz e tranquilidade. De tal forma, a pena de pomba mostra que haverá um período de tranquilidade, em que muitos dos problemas atuais serão solucionados e você poderá estar em um momento livre de conflitos internos, experimentando uma fase de bem-estar pessoal.

Encontrar uma pena de pomba ainda pode adquirir outros significados, os quais falam sobre o amor e boas vibrações para tudo aquilo ligado à comunicação, indicando sucesso em seus relacionamentos e em suas interações profissionais.

Pena de gavião

As penas de gavião possuem uma ligação bastante forte com a magia, indicando sorte àqueles que a veem. Portanto, ao avistar uma pena de gavião, saiba que pode ser um momento adequado para começar a investir em seus projetos pessoais e trabalhar mais ativamente para conquistar seus verdadeiros desejos.

Outra simbologia está associada à proteção e felicidade, uma vez que indica que se você destinar mais atenção às coisas boas que acontecem, viverá melhor e com mais qualidade. Boas vibrações de coragem e força também costumam ser acionadas.

Significado das cores das penas

Várias penas.

Além da simbologia da pena variar de acordo com a espécie da qual é pertencente, sua coloração também exerce grande influência em seu significado. Com base nisso, confira as simbologias das penas listadas a seguir.

Pena branca

A pena branca está bastante associada à pureza e à paz, sendo um símbolo de tranquilidade e proteção. Devido a isso, costumam indicar a mensagem espiritual de que as coisas voltaram a entrar em perfeita sintonia e você se sentirá mais confortável com sua vida atual, mostrando ainda que seus entes queridos desencarnados estão seguros e protegidos.

Caso você tenha visto a pena branca em algum local, é sinal de que seus anjos estão te acompanhando em suas ações, abençoando os seus projetos e trabalhando em seus aspectos pessoais e na concretização de suas metas.

Pena preta

A pena preta é, na maioria das vezes, um sinal de que seus anjos estão fazendo sua proteção e estão dispostos a te ajudar na realização de seus planejamentos. De tal forma, há uma grande gama de conhecimento espiritual e magia disponíveis para você.

Pode ser que seja necessário que reserve um tempo para se reconectar mais com você, uma vez que pode estar sobrecarregado e vivendo em função de suas preocupações. Preze por recarregar suas energias e se mantenha em contato com o seu interior.

Pena verde

A pena verde está ligada ao fato de que você experimentará um momento de prosperidade em seus empreendimentos e negócios e que haverá abundância financeira em sua vida, podendo ter resultados ainda melhores se souber administrar o seu dinheiro. Também é um ótimo sinal para aqueles que esperam melhoras em sua saúde.

Penas verdes costumam dizer que é preciso que libere toda energia negativa que mantém dentro de si e que comece a abandonar as lembranças contínuas de situações desagradáveis do passado, a fim de evitar traumas e o mantimento de mágoas. Perdoe a si e aprenda com seus erros.

Pena marrom

A pena marrom costuma fazer referência à estabilidade, mostrando que a ocorrência de conflitos será mínima e que sua vida não tende a apresentar mudanças bruscas nos próximos tempos. A cor da pena também mostra que há boas energias entre o mundo físico e espiritual.

Entenda que é essencial se manter conectado com a terra, ou seja, com aquilo que vem acontecendo no presente. Convém se ater a aspectos do futuro, mas não permita que eles influenciam em praticamente todas as ações que toma no agora e não permita que situações do passado correspondam a traumas, consentindo apenas que sirvam como ensinamentos.

Pena amarela

Notar a presença de penas amarelas diz que é preciso se manter alegre e otimista, sempre dando ênfase a situações boas que acontecem e evitando ao máximo se contaminar com o drama mundano, com objetivo de evitar o acúmulo de energias negativas e o pessimismo, pois isso poderia ser prejudicial ao andamento de seus projetos.

A pena amarela é um sinal bastante agradável para aqueles que mantém uma ideia, porquanto que ela é promissora e poderá de trazer resultados se posta em prática.

Pena azul

A imagem transmitida pela pena azul faz menção a uma energia de paz e de harmonia. Sendo assim, o momento é propício para realizar novas interações e para expandir mais seus conhecimentos, uma vez que essas ações serão realizadas de forma tranquila, sem a ocorrência de conflitos e podem colaborar para oportunidades futuras.

Caso você tenha pedido aos seus anjos para que ativassem o seu poder de cura para recarregar as energias de seu corpo físico, a pena azul afirma que logo perceberá melhoras nesse sentido. Você pode estar caminhando para o autoconhecimento, onde estará ciente de diversos fatos sobre si e aprenderá a se amar mais e perdoar os seus erros.

Pena roxa

De forma geral, a pena roxa diz que sua conexão com o plano espiritual está bastante agradável, porquanto tem significados associados a ele. Encontrar uma pena roxa, sendo algo mais complicado por ser rara, pode está apontando que será recompensado em breve e poderá haver a abertura de sua visão espiritual e psíquica.

A pena de coloração roxa mostra que suas habilidades intuitivas começaram a se mostrar mais presentes e serão de grande ajuda em futuras situações. Não tenha medo de abandonar padrões e hábitos que podem colaborar para prejuízos em alguma área, reconhecendo a necessidade de se aprimorar em alguns aspectos.

Pena laranja

As penas laranjas indicam, na maioria dos casos, que sua criatividade irá se mostrar mais presente em seus projetos e em âmbito profissional e que, caso se mantenha positivamente bem, logo alcançará resultados promissores e o sucesso em algum campo de sua vida. A pena de coloração alaranjada chama a atenção para que você aprecie mais a vida e entenda a grandiosidade associada ao viver.

Trabalhe mais ativamente para encontrar o propósito de sua vida e siga seu ideal para conseguir influenciar outras pessoas positivamente por conta de suas ações. Aproveite cada uma das etapas que vive da melhor forma e permita que as situações fluam na direção que devem seguir.

Pena pintada

Se você percebe que viu uma pena pintada, entenda que seu simbolismo está relacionado ao fato de que deve se desapegar de muitas coisas que aconteceram no passado, pois elas podem estar influenciando negativamente na forma que vive atualmente, uma vez que podem estar causando limitações.

Você pode estar convivendo com os traumas por conta de situações ruins que acredita terem tido origem por conta exclusiva de suas ações. Não atribua a culpa unicamente a si e se perdoe, compreendendo que muitas coisas não poderiam ter ocorrido de maneira distinta da qual se deu. Tente tirar proveito de tudo que fez ao invés de acumular traumas.

Qual é o recado que o significado da pena está escrevendo?

Caneta de pena com um caderno.

Tendo em mente que há diferentes tipos de penas, as quais variam de acordo com a espécie da qual pertencem e da sua coloração, o recado trago pela pena pode adquirir diversos significados. No entanto, de forma geral, encontrar uma pena faz menção ao fato de que está protegido e bem conectado com o plano espiritual.

Além disso, visualizar uma pena também aponta para o sentido de que seus anjos enviaram uma confirmação para aquilo que solicitou a eles, chamando também a atenção para a necessidade de começar a se abrir para uma visão otimista e acreditar mais em seus projetos para conseguir ver resultados a partir dele. Não perca a esperança em si e se mantenha sempre preparado.

Outro ponto é que a pena costuma trazer à tona que é preciso se dedicar mais ao presente, por meio da apreciação das situações boas e dos resultados de suas ações.

Autor deste artigo

Olá! Sou Daniela Marques, paulista apaixonada, sagitariana e redatora.
Escrever, para mim, é estar em constante aprendizado e espalhar conhecimento! Fazer parte da equipe Sonho Astral está sendo algo incrível, visto que entender melhor acerca de nossos sonhos é de suma importância para visualizarmos nossas qualidades e pontos que devem ser melhorados!

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.