Quais são os salmos mais bonitos? Versículos, poder da palavra e mais!

Quais são os salmos mais bonitos? Versículos, poder da palavra e mais!

Conheça alguns dos salmos bíblicos mais bonitos, que são maravilhosos cânticos de louvor, agradecimentos, e também um modo de pedir a proteção divina.


Considerações gerais sobre os salmos mais bonitos e seus poderes

Salmo destacado.

A história dos Salmos, bem como da Bíblia inteira, ainda é repleta de controvérsias sobre os autores, as datas e os locais, mas quanto à beleza e a sabedoria dos ensinamentos contidos neles existe um consenso. Com efeito, eles tornam a leitura da Bíblia mais agradável e poética.

No aspecto de beleza, que é muito subjetivo, alguns salmos ganharam a preferência popular e as pessoas começaram a usar em camisetas, cartazes, e outros meios simples de divulgação a fim de conseguir a proteção e outras graças que os salmos prometem aos fiéis.

Os Salmos são uma fonte de poder pela sabedoria que transmitem, mas também por fortalecer a fé daqueles que os conhecem e procuram entender os ensinamentos e as promessas que eles guardam. Nesse sentido, com a leitura deste artigo você terá a oportunidade de entender melhor o significado de alguns dos mais conhecidos Salmos bíblicos.

O poder e a beleza das palavras do Salmo 32

Bíblia aberta na mesa.

Segundo um antigo adágio a palavra tem poder, e o que você fala pode voltar em sua direção. No Salmo 32 o poder anda ao lado da forma bonita como o texto é narrado, o que faz o leitor se sentir tocado tanto na mente quanto no coração. Conheça o Salmo 32 e uma breve interpretação do mesmo.

O Salmo 32

O Salmo 32 é, sem dúvida, um texto profundo, que pretende passar ao leitor a ideia da importância de reconhecer os erros diante de Deus, mesmo que Ele já os conheça em sua onisciência. A confissão significa o arrependimento e a intenção do pecador de se redimir diante de Deus.

Os salmos são verdadeiros hinos de reconhecimento à grandeza e ao poder de Deus. Assim, o Salmo 32 alerta sobre o peso na consciência que atinge o pecador persistente, e do alívio imediato que o perdão divino proporciona ao espírito liberto do erro. O salmo também fala da alegria real dos que comungam com o criador. Leia o Salmo 32 completo.

“1. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto; 2. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano; 3. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia; 4. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio; 5. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado; 6. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão; 7. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento; 8. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos; 9. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti; 10. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará; 11. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.”

Versículos 1 e 2

Os dois primeiros versículos do Salmo 32 já falam das bênçãos que alcançarão os que se arrependerem e se voltarem para o Senhor. O texto segue uma linguagem clara, sem sentido duvidoso ou de difícil interpretação, como ocorre em outros textos bíblicos que muitas pessoas não conseguem entender.

Na sequência o salmo mostra a felicidade que espera os que não guardam dúvidas ou enganos em seus corações, que estão limpos após o ato de confissão e o respectivo perdão divino. Uma clara orientação de como obter as dádivas do céu por meio da compreensão dos efeitos da confissão.

Versículo 3 a 5

Nos versículos 3, 4 e 5 o salmista discorre sobre o peso que o pecado exerce na consciência do verdadeiro cristão, que não encontrará alívio a menos que compartilhe com Deus o seu erro e a sua dor. Aqui, o autor usa uma expressão forte ao afirmar que até os ossos sentiram a força negativa do pecado.

O homem erra tanto por fraqueza quanto por intenção premeditada, mas nenhum erro escapa da visão divina que conta com a onipresença e onisciência sobre toda a criação. O salmista deixa bem explícito que somente por meio do reconhecimento do erro e da confissão será possível obter o bálsamo do perdão.

Versículo 6 e 7

No versículo 6 o salmo se refere à necessidade de orar para Deus, mas embora tenha usado a palavra santo, ele a usa no sentido de indicar aqueles que se purificaram com as boas intenções. O pensamento constante em Deus livra o homem do erro, e o direciona para o caminho divino.

Em seguida o salmista ensina que é possível se esconder em Deus, o que significa não apenas ter fé, mas também seguir a sua lei. Como nenhum mal chega ao criador os que vivem sob a sua guarda também não serão atingidos pelas dores e nem pelos tormentos que alcançam os pecadores.

Versículos 8 e 9

No prosseguimento da análise do Salmo 32 o versículo 8 lembra que o Senhor guiará os que se mostrarem dispostos a segui-lo, mesmo sabendo que o caminho pode ser difícil. Não haverá medo no coração do fiel ou dúvida em sua mente, uma vez que se encontre seguindo a lei divina.

O versículo 9 faz uma comparação do homem teimoso no pecado, que se recusa a entender a mensagem, com alguns animais que precisam de cabresto para que sigam o caminho desejado, pois não entendem a voz de seu dono. O salmista adverte tais homens para que abram o seu coração e a sua mente para Deus.

Versículo 10 e 11

No décimo versículo você encontra a saída para que não sinta as mesmas dores e sofrimentos dos ímpios, mas que deposite toda a sua confiança na misericórdia divina. Somente ela poderá lhe proteger dos castigos de Deus por meio do perdão. A confiança em Deus afasta o homem da iniquidade.

O versículo 11 é uma canção de alegria e esperança para os que praticam as virtudes em sua vida. O salmo expõe a alegria e o júbilo que acomete todos os que são invadidos pela essência divina. Assim, o Salmo 32 convoca os justos para que cantem a sua glória, que nada seria sem a glória do Pai Eterno

O poder e a beleza das palavras do Salmo 39

Bíblia aberta em um fundo escuro.

No Salmo 39 o autor fala em um tom de quem se reconhece fraco e vaidoso diante de Deus. Uma bela mensagem que fala da submissão à vontade divina, que o crente deve apresentar em suas orações e meditações. Veja mais explicações e também o Salmo 39 em seus treze versículos.

O Salmo 39

O Salmo 39 lembra ao homem, entre outras coisas, para que tenha atenção ao falar e não acabe pronunciando blasfêmias ou heresias. O salmista faz um desabafo de sua fragilidade, enquanto pede ao seu Deus que revele o dia de sua morte. Uma lamentação sobre as fraquezas humanas sem perder a fé em Deus.

O Salmo 39 embora tenha uma bela mensagem de fé e esperança não deixa de ser triste. O autor pede a misericórdia divina para com os seus erros enquanto chora por tê-los cometidos. O reconhecimento da sua inferioridade significa a queda do orgulho, um dos grandes desafios que o crente precisa vencer. Leia o Salmo 39.

“1. Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim; 2. Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou; 3. Escandeceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo; 4.Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou; 5. Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade; 6. Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará; 7. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti; 8. Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato; 9. Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste; 10. Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão; 11.Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade; 12. Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais; 13. Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais."

Versículo 1

Os autores dos salmos eram homens de muita fé e confiavam em Deus de uma maneira pura como prova o Salmo 39. O salmo alerta quanto ao mau que sai da boca do homem quando fala sem a devida reflexão do que diz e para quem o faz. Um alerta que se aplica muito bem aos nossos dias.

Assim, ao ler o primeiro versículo do salmo você já percebe o perigo de falar diante dos que não sabem ou não querem ouvir o que você tem a dizer. É este perigo que faz com que o salmista fale em amordaçar a própria boca para evitar cair em erro. Um exemplo de atitude que todos podem seguir.

Versículo 2 a 5

Os quatro versículos são complementares, juntando-se para que possam passar com exatidão a submissão do autor em relação ao Criador, assim com a sua declaração de fragilidade. O texto traz uma súplica para que seja revelado o fim de sua vida com a finalidade de destacar quão inferior o homem é.

A leitura dos salmos faz despertar a consciência para o caminho da retidão, da justiça e do amor a Deus. Ainda que o efeito não seja imediato, é uma semente que se instala no coração do leitor, e que irá germinar quando chegar o devido tempo.

Versículos 6 a 8

Os versículos 6, 7 e 8 descrevem a inutilidade das apreensões humanas, quando cita a incerteza sobre quem gozará dos frutos acumulados por quem se despede deste mundo. Amontoar riquezas na maioria das vezes significa amontoar também vaidade, orgulho e soberba, que afastam o crente de Deus.

Ao ter a certeza da inutilidade dessas coisas para chegar ao céu, o salmista deixa claro que a esperança reside em Deus, pois apenas Ele pode limpar o ímpio de suas faltas concedendo-lhe o perdão e recebendo-o de volta em seu seio. A mensagem é direta, sem meias palavras e podem levar a uma profunda reflexão.

Versículos 9 a 13

O sofrimento é um canal de evolução quando compreendido e suportado com coragem e fé. David passou por grandes dificuldades em sua vida e chegou a vacilar em sua fé por conta disso. Esses cinco versículos mostram a sua angústia ao afirmar que está sob castigo de Deus.

São palavras que tocam o coração da pessoa que é sensível à dor alheia, despertando a compaixão e a empatia com os sofredores. A dor pode ser grande o bastante para balançar a fé do crente, como o salmista revela ao pedir a Deus que desvie o olhar par que ele possa morrer.

O poder e a beleza das palavras do Salmo 45

Bíblia fechada.

No Salmo 45 o narrador usa um acontecimento na terra para falar das coisas do céu. O salmista detalha os procedimentos e a riqueza de um casamento real, com as suas tradições e rituais. Acompanhe a seguir o Salmo 45 com comentários.

O Salmo 45

Um casamento na realeza serve de palco para que o salmista descreva toda a opulência que havia na nobreza – que ainda continua – e ao mesmo tempo fale sobre o reino de Deus. No salmo o Rei e Deus se mesclam em uma só entidade e dessa maneira o narrador fala de atributos divinos por meio de um Rei mortal.

A linguagem exige atenção para identificar quando o autor fala do reino dos homens e do reino de Deus, mas a noiva representa a igreja que tem como noivo o Cristo em um cenário que retrata o ambiente celeste. Leia o Salmo 45 integral logo em seguida.

“1. O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor; 2. Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre; 3. Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade; 4. E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis; 5. As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti; 6. O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade; 7. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros; 8. Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram; 9. As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir; 10. Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai; 11.Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o; 12.E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor; 13. A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro; 14. Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti; 15. Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei; 16. Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra; 17. Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."

Versículo 1 a 5

Os estudiosos da Bíblia consideram a descrição do casamento real do Salmo 45 como uma referência ao Messias, já que o autor não especifica quem era o Rei e nem onde estava localizado o reino. O termo valente indica que os reis da antiguidade precisavam ser destemidos guerreiro para merecer o trono.

Verdade, mansidão e justiça são os atributos divinos que devem dominar os povos quando o reino de Deus se instalar na terra com toda a sua gloriosa majestade. Os povos somente aceitarão o reino divino após duras provações, que são simbolizadas por flechas atingindo os que não seguem o caminho para Deus.

Versículo 6 a 9

Nos quatro versículos seguintes o autor afirma de maneira simbólica que o Rei seria também o próprio Deus, o que demonstra a unicidade de Deus e Jesus Cristo. Ao citar o trono como eterno faz uma clara alusão ao reino celestial, o único que detém a eternidade.

Logo em seguida no versículo 7 o salmista deixa claro que o Rei tem aversão a injustiça e também a impiedade, que são ainda qualidades do soberano divino. Acontece então uma confirmação quando o salmista se refere ao Rei como Deus e ao mesmo tempo afirma ter ele sido ungido por Deus. Sendo que o ungido foi Jesus.

Versículo 10 a 17

Apesar da fala aparentemente se dirigir a um Rei terreno a ligação com o reino divino é bem definida em algum momento no salmo, como quando fala sobre a necessidade de esquecer a sua própria família para seguir a Deus. A família do filho de Deus é toda a humanidade, uma vez que todos são filhos do Pai Eterno.

Em um trecho sobre adoração o autor torna explícita a obrigação da igreja de adorar o Senhor, pois a noiva representa a igreja do Cristo. Enfim, quando se tira umas poucas palavras que fala do homem na terra, todo o Salmo 45 é um canto de louvor e profecia do que seria o reino de Deus.

O poder e a beleza das palavras do Salmo 91

Bíblia aberta com um crucifixo.

O Salmo 91 é um dos mais lidos entre os salmos bíblicos por falar da proteção que Deus pode oferecer aos que Nele acreditarem. Com efeito, todo o salmo é uma sucessão das promessas divinas de proteção. Acompanhe o Salmo 91 e use-o em sua vida para conseguir a salvação, caso ele toque o coração e o faça uma pessoa melhor.

O Salmo 91

Um salmo que faz o coração do crente se encher de esperança com a possibilidade de obter a proteção divina e a salvação para a eternidade. Com efeito, o salmista enumera muitos dos diversos perigos que rondam o mundo assegurando ao crente que nenhum cairá sobre ele.

O Salmo 91 visa fortalecer a fé, fazendo o homem caminhar sem medo, desde que deposite toda sua confiança em Deus. Você precisa conhecê-lo e estudar o conteúdo para que entenda todo o poder que ele transmite. Leia abaixo o Salmo 91.

“1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará; 2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei; 3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa; 4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel; 5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia; 6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia; 7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti; 8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios; 9. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação; 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda; 11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra; 13. Pisarás o leão e a cobra; calçarás aos pés o filho do leão e a serpente; 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome; 15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei; 16. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação"

Versículo 1

O versículo promete o descanso no reino celeste em companhia do Onipotente, mas para isso é preciso habitar com o Altíssimo. Viver com Deus não é apenas uma questão de lugar onde morar. Significa seguir os passos de Jesus que veio mostrar o árduo caminho da salvação.

Assim, é preciso realizar uma grande tarefa íntima para se tornar merecedor de viver no paraíso. Habitar no altíssimo é morar no coração do Senhor, compartilhando do seu amor de forma igual para todos os homens. É preciso quebrar o orgulho e dissolver a vaidade para chegar ao céu.

Versículo 2 ao 7

O segundo versículo já esclarece quanto ao tamanho da fé quando fala da necessidade de fazer do senhor a sua fortaleza, colocando Nele a sua total confiança. Certamente que a tarefa é difícil, mas a fé fortalece os que caminham em direção ao bem. Lê o Salmo 91 é uma forma de fazer crescer a sua fé.

Do terceiro ao sétimo versículo as promessas continuam para enfatizar o poder divino, dando a entender que não existe perigo que esteja acima desse poder. Para se tornar um protegido é preciso fazer da verdade divina o seu escudo que manterá afastado qualquer mal.

Versículo 8 e 9

Os versículos oito e nove dão prosseguimento ao ensinamento sobre a proteção divina que o Senhor oferece aos que provam o seu amor. Não haverá perigo ou doença que abale os filhos de Deus que reconhecem a sua grandeza e o louvam com devoção. O salmista passa para o leitor do Salmo 91 um exemplo de fé inabalável.

A fé é o principal pilar da tradição católica, e de outras doutrinas religiosas, e o Salmo 91 deixa muito claro o poder de proteção que é possível obter com o exercício da fé. Assim, procure seguir o caminho reto em direção ao pai por meio da leitura deste salmo, que mostra as promessas de Deus aos que permanecem na fé.

Versículo 10 ao 16

O sentido principal do salmo está em habitar com Deus em sua morada, sendo os demais fatos uma consequência direta desse acontecimento. O autor tem completa confiança e não hesita em falar da ajuda de Deus por meio de seus anjos, que descem para a terra em cumprimento de missões de auxílio aos fiéis.

Por fim, o salmista lembra a importância de seguir na trilha do bem, e que a vida eterna está ao alcance de todos que conseguirem fazer do Altíssimo a sua morada. O Salmo 91 é ao mesmo tempo uma oração e uma reflexão, que pode induzir o leitor a abandonar velhos hábitos e procurar o caminho dos justos.

Outros Salmos considerados entre os mais bonitos

Bíblia aberta em um salmo.

O livro dos salmos será sempre uma leitura instrutiva, que pode despertar o homem para o caminho da fé animado pelas recompensas divinas. Ao ler você encontrará um salmo que vai tocar no ponto que você está precisando. Continue lendo e saiba o sentido dos salmos 121, 139 e 145.

Salmo 121

O Salmo 121 também goza de muita popularidade e segue a mesma linha de confiar de modo integral Naquele que tudo criou. Para o salmista, bastaria olhar para os montes e pedir o socorro do Pai, pois Ele jamais dorme. Ao entregar a sua vida nas mãos de Deus com toda a sua fé, você estará protegido de qualquer mal.

Os salmos são cânticos de louvor e de fé firme, onde o fiel demonstra toda a sua pequenez diante do Senhor, uma vez que se acha incapaz de seguir no caminho desprovido da proteção divina. Experimente a emoção de ler os salmos e logo se tornará um bom hábito. Comece agora com a leitura do Salmo 121.

“1. Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro; 2. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra; 3. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará; 4. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel; 5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita; 6. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite; 7. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma; 8. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”

Salmo 139

Ler o Salmo 139 significa conhecer as qualidades divinas por meio da narrativa emocionada do autor. Com efeito, Deus conhece os seus servos da cabeça aos pés, incluindo os seus pensamentos, que de modo algum são segredos para Ele. Neste salmo a grandiosidade divina transborda na inspiração do salmista.

No Salmo 139 o autor também cita os inimigos de Deus como se dele fossem desejando a morte de todos eles. Tempos em que Deus se manifestava de forma violenta ao castigar os ímpios, atitude que os mais devotados não hesitavam em copiar. Abaixo está o salmo139 para a sua apreciação.

“1. Senhor, tu me sondas e me conheces; 2. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos; 3. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti; 4. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente Senhor; 5. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim; 6. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir; 7. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? 8. Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás; 9. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar; 10. Mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá; 11. Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor; 12. Verei que nem as trevas são escuras para ti; A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz; 13. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe; 14. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção; 15. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra; 16. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir; 17. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! 18. Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo; 19. Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos; 20. Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti; 21. Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti? 22. Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus! 23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações; 24. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

Salmo 145

Um belo poema de amor e devoção que é atribuído a David. O salmo inteiro é dedicado a louvar ao Senhor com todas as palavras e seus sinônimos. O salmista exemplifica a necessidade da adoração e do louvor para que as gerações futuras conheçam a majestade de Deus.

O louvor significa gratidão e reconhecimento do poder divino, mas também expressa o temor de que o Senhor abandone aquele que não o louvar. Nos tempos da fé pura não podia haver dúvida quanto à intensidade do sentimento. Medite sobre este salmo através da sua leitura completa que você pode fazer em seguida.

“1. Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos; 2. Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos; 3. Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável; 4. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará os teus atos poderosos; 5. Na magnificência gloriosa da tua majestade e nas tuas obras maravilhosas meditarei; 6. Falar-se-á do poder dos teus feitos tremendos, e eu contarei a tua grandeza; 7. Publicarão a memória da tua grande bondade, e com júbilo celebrarão a tua justiça; 8. Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, e de grande benignidade; 9. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras; 10. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão; 11. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder; 12. Para que façam saber aos filhos dos homens os teus feitos poderosos e a glória do esplendor do teu reino; 13. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações; 14. O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos; 15. Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo; 16. Abres a mão, e satisfazes o desejo de todos os viventes; 17. Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras; 18. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade; 19. Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva; 20. O Senhor preserva todos os que o amam, mas a todos os ímpios ele os destrói; 21. Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga toda a carne o seu santo nome para todo o sempre.”

Como os Salmos mais bonitos da lista podem me ajudar?

Bíblia aberta.

Os salmos são textos de grande inspiração e isso pode ajudar a despertar a sua fé no poder de Deus. Além disso, você pode aprender que sem devoção e adoração o seu contato com o divino não será forte o bastante para que mereça receber as suas dádivas.

Entretanto, você precisa lembrar que mais do que cantar lindos versos você deve ter uma postura de boas ações, e que Deus sabe de tudo que passa em sua mente, bem como em seu coração. Assim, os salmos podem estreitar os laços com o Criador, desde que sejam sentidos e não apenas falados.

Logo, o simples fato de ler os salmos já o aproxima de Deus, mas as atitudes no bem e o pensamento puro é que realmente importam. Senão, como os que não sabem ler falariam com Deus? A leitura também significa uma busca, mas para encontrar Deus busque-o em seu coração.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


salmos

Artigos relacionados


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Quer saber como melhorar a sua relação com o trabalho? Confira neste artigo as 15 orações que vão te ajudar no mundo laboral e mudar sua vida profissional!


7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

Existem alguns salmos específicos para afastar espíritos obsessores, que são entidades malignas que trazem diversos prejuízos. Conheça esses salmos aqui!


10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

Existem alguns salmos que falam sobre cura e libertação que podem ser rezados nos momentos que antecedem uma cirurgia. Neste artigo, você vai conhecer 10!


Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Conheça o Salmo 1 da Bíblia, o salmo que fala de bênçãos e do julgamento final, além do comportamento dos justos, que são em tudo diferentes dos ímpios!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!