Orações de São Patrício: couraça, proteção, ter sorte e mais!

Orações de São Patrício: couraça, proteção, ter sorte e mais!

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, São Patrício realizou milagres importantes na Irlanda. Acesse para conhecer suas orações e fique protegido!


Quem foi São Patrício?

Placa de São Patrício.

Muito se fala sobre São Patrício, mas poucos conhecem sua verdadeira história. No Brasil, esse santo não é muito comemorado, mas, nos Estados Unidos, há até um dia para celebrá-lo. Patrício (ou Patrick), nasceu no ano de 385, supostamente em um território Gales ou da Escócia, e foi escravizado aos 16 anos por guerreiros pagãos celtas.

Durante esse período, ele teve a fé cristã fortificada e, ao ser libertado, tornou-se um sacerdote. São Patrício foi o grande responsável por converter os pagãos ao cristianismo. Feito seu trabalho com êxito e realizando diversos milagres na Irlanda, ganhou o respeito e a admiração de muitos ao redor do Mundo. O santo padroeiro da Irlanda tem relação até com a cerveja, mas não somente aos cervejeiros está ligado.

Então, afinal, qual é a verdadeira história de São Patrício e por que ele marca tanto o país Irlandês? Essas e outras perguntas você vai descobrir agora! Confira!

Conhecendo mais sobre São Patrício

Símbolo de São Patrício.

Sabe-se que São Patrício foi um dos personagens mais icônicos da história irlandesa e, por isso, ele é visto como um símbolo de fé e do folclore irlandês. A figura de São Patrício conta a história de um missionário enviado à Irlanda para pregar sua fé, mas sua caminhada está ligada a muitas lendas que mostram o personagem com poderes sobrenaturais.

Por exemplo, a expulsão das pragas na Irlanda foi um dos milagres mais importante e mais famosos já vistos. Para saber mais sobre a história e origem de Patrick, continue lendo o artigo!

Origem e história

Quanto à história de São Patrick, não se sabe ao certo de onde ele é, mas acredita-se que ele tenha nascido na Escócia ou no país de Gales e que seu nome nada tinha a ver com Patrício. Historiadores acreditam que sua verdadeira nomenclatura foi Maewyn Succat, filho de Calpornius, um oficial do exército romano-britânico e diácono.

Nascido no ano 385, Patrick foi raptado aos 16 anos por guerreiros pagãos celtas e acabou sendo escravizado. Durante a pregação, era comum ver Patrício segurando uma folha de trevo, a fim de explicar o conceito de Santíssima Trindade. Patrick foi responsável por criar escolas, igrejas e monastérios na Irlanda.

Consequentemente, criou um forte laço com o cristianismo e tornou-se um dos sacerdotes mais comentados da história irlandesa.

Morte

Em relação à morte, São Patrick faleceu no dia 17 de março de 461 em Saul, uma aldeia na região de Downpatrick, na Irlanda do Norte. Foi neste lugar que ele havia estabelecido sua primeira capela, em um celeiro.

Seus restos mortais, por sua vez, estão enterrados na Down Cathedral, em Downpatrick. Em memória do padroeiro, o dia 17 é comemorado o dia de São Patrício.

Milagres de São Patrício

Há muitas lendas e milagres atribuídos a São Patrício, mas apenas um é o mais conhecido e citado entre as pessoas. Acredita-se que Patrick foi o responsável por expulsar todas as serpentes da Irlanda.

Antes de sua estadia no país, a região continha um número muito grande de cobras, mas o número sofreu uma queda, após um suposto milagre atribuído a São Patrício. É por isso que, em muitas imagens, São Patrício é visto com um cajado em mãos, matando um animal.

Características visuais

Num geral, São Patrício é retratado como um jovem de 16 anos com pele branca, cabelos grisalhos e barba média também grisalha. Nas imagens, ele é visto com roupas verdes compridas e coroa e está sempre segurando um cajado. Além disso, é comum que São Patrick seja visto como um símbolo de fé e do folclore irlandês.

O que o São Patrício representa?

Entre as principais representações de São Patrício, estão: o trevo de três folhas, o duende, a cruz celta e as bebidas. Confira cada uma:

- Trevo de três folhas: A Igreja Católica acredita na santíssima trindade de um Deus uno e trino ao mesmo tempo. A fim de simplificar a explicação, Patrício costumava utilizar o trevo de três folhas para ilustrar Deus, Pai, Filho e Espírito Santo como uma figura só.

- Duende: Leprechaun (ou duende), é uma criatura semelhante a um pequeno homem com orelhas pontiagudas. A representação está associada à cultura céltica, que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.

- Cruz celta: É uma criação de São Patrício, a fim de converter celtas irlandeses em cristãos. Uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.

- Bebidas: O governo irlandês costuma proibir o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, durante todo o ano, exceto no dia 17 de março, em que se comemora o dia de São Patrício. Essa liberação aumenta a compra de bebidas alcoólicas, e as famosas marcas de cerveja chegam a dobrar as vendas durante esse dia.

Devoção no mundo e a cerveja

Celebrado no dia 17 de março em vários países do mundo, São Patrício é considerado o santo dos cervejeiros. Inclusive, a marca de cerveja Guiness é a bebida do Dia do Padroeiro. No dia em que se comemora o feriado de São Patrick, é comum que o consumo dessa cerveja aumente de 5,5 milhões para 13 milhões de litros.

Na Irlanda, em contrapartida, semanas antes do Dia de São Patrício, os bares reforçam seus estoques, para que não falte Guinness na festa.

Oração de Couraça de São Patrício

Mulher fazendo oração a São Patrício.

A oração de Couraça de São Patrício era muito utilizada durante a Idade Média, a fim de proteger os cavaleiros dos golpes de seus inimigos. É uma oração poderosa e que realmente funciona. Ela é bastante usada para proteger as pessoas contra o mal.

Por isso, se a sua intenção for afastar o mal e pessoas mal-intencionadas, a oração de Couraça é para você. A seguir, conheça a oração, quais suas indicações e como fazê-la corretamente!

Indicações

Em relação às indicações, é recomendável que a oração para São Patrício seja feita ao amanhecer. Assim, a pessoa que a fizer terá a proteção do santo o dia inteiro. É uma oração poderosa e que serve como uma armadura divina contra o mal, a violência e as adversidades espirituais.

Significado

Segundo a Tradição, São Patrício escreveu a oração por volta de 433 d.C., a fim de invocar a proteção divina, depois de converter do paganismo ao cristianismo, com êxito, o rei irlandês e seus súditos. Além disso, o termo “couraça” se refere a uma peça de armadura que se usa para uma batalha.

Oração

Confira a oração que você deve redigir a São Patrício a seguir:

Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, a invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,

Pela afirmação da unidade
Do Criador da criação.
Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do nascimento de Cristo e de seu batismo,
Pela força de sua crucificação e sepultamento,
Pela força de sua ressurreição e ascensão,

Pela força de sua descida para o julgamento dos mortos.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Pela força do amor dos Querubins,

Em obediência aos Anjos,
A serviço dos Arcanjos,
Pela esperança da ressurreição e do prêmio,

Pelas orações dos Patriarcas,
Pelas previsões dos Profetas,
Pela pregação dos Apóstolos

Pela fé dos Confessores,
Pela inocência das Virgens santas,
Pelos atos dos Bem-aventurados.
Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do céu:
Luz do sol,
Clarão da lua,
Esplendor do fogo,

Pressa do relâmpago,
Presteza do vento,
Profundeza dos mares,
Firmeza da terra,

Solidez da rocha.
Levanto-me, neste dia que amanhece:
Que a força de Deus me dirija,

Que o poder de Deus me ampare,
Que a sabedoria de Deus me guie,
Que o olhar de Deus me vigie,

Que o ouvido de Deus me ouça,
Que a palavra de Deus me faça eloquente,
Que a mão de Deus me guarde,

Que o caminho de Deus me esteja à frente,
Que o escudo de Deus me proteja,
Que o exército de Deus me defenda

Das armadilhas do demônio,
Das tentações do vício,
De todos os que me desejam mal,
Longe e perto de mim,
Agindo só ou em grupo.

Oração de São Patrício para proteção

Homem realizando oração.

Sabe-se que, nos dias de hoje, pedir proteção a algum santo é essencial e muito importante. É imprescindível que tenhamos com quem contar, quando o coração apertar ou quando sentirmos que algo ruim está prestes a acontecer.

Pensando nisso, decidimos compartilhar a oração de São Patrício em que se pede proteção a ele. A seguir, saiba como realizá-la e quais são as indicações!

Indicações

A oração pedindo proteção a São Patrício é indicada para àqueles que estão passando por um desafio e estão em perigo ou precisando de ajuda. Sempre que sentir a necessidade de clamar por São Patrício, não hesite em fazer essa oração, pois ele estará sempre ao seu lado.

Significado

Orar pedindo para que São Patrício te dê proteção é saber que você estará cercado e protegido contra qualquer negatividade ou maldade que tentar rondar sua vida. Portanto, é necessário saber a oração correta para que São Patrício interceda pelo fiel.

Oração

Para receber a proteção de São Patrício, você deve realizar a oração citada a seguir:

Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal,
Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Contra a encantação de falsos profetas,

Contra as leis negras do paganismo,
Contra as leis falsas dos hereges,
Contra a arte da idolatria,

Contra feitiços de bruxas e magos,
Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.
Cristo guarde-me hoje,

Contra veneno, contra fogo,
Contra afogamento, contra ferimento,
Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.

Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo em baixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,

Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,

Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

Oração de São Patrício para sorte no jogo

Oração a São Patrício.

Se você acha que São Patrício está ao lado somente dos cervejeiros, está enganado. Em sua misericórdia, São Patrício atende até aos jogadores. Então, no importa se você joga no bicho, na Mega-Sena, no bingo ou se é um jogador de futebol.

Se você orar a São Patrício, tenha certeza de que ele virá ao seu encontro e te auxiliará. A seguir, conheça a oração de São Patrick para sorte no jogo, as indicações e mais!

Indicações

Normalmente, a oração de São Patrick para ter sorte no jogo é indicada para pessoas que gostam de jogar. É comum do ser-humano entrar em um jogo com a intenção de ganhar e nunca de perder. Portanto, aqueles que vão competir ou jogar em algum lugar - mesmo que só por diversão - podem orar a São Patrício e pedir auxílio.

Significado

A oração de São Patrício para sorte no jogo é utilizada para trazer sorte às pessoas, dar um empurrãozinho na hora que os jogadores precisam e, mais do que isso, afastar a maré de azar que, de vez em quando, costuma aparecer. Assim, ela é muito poderosa nessas áreas.

Oração

Para realizar a oração para ter sorte no jogo, repita as seguintes preces a São Patrício:

Ó misterioso espírito, tu que diriges todos os fios de nossa vida!
Desce até a minha humilde morada.
Ilumina-me para que eu consiga por meio dos abstratos e secretos números dos jogos, o prêmio que há de dar-me fortuna.

Com ele, a felicidade e a tranquilidade que tanto preciso dentro da minha alma.
Examine-a. Certifique-se que as minhas intenções são boas e nobres.
Só visam o bem e o proveito meu e da humanidade em geral.

Não ambiciono riqueza para mostrar-me como egoísta ou tirano.
Desejo dinheiro para comprar aquilo que preciso, ter paz a minha alma, a ventura dos meus, dos que amo e a prosperidade das minhas empresas.

Todavia, se tu sabes, ó soberano espírito, chave infinita de sabedoria que ainda não mereço a fortuna e que devo ainda esperar muitos dias sobre a terra no meio das dificuldades, amarguras e batalhas da pobreza, faça-se a tua soberana vontade.

Eu me resigno aos teus decretos, mas tenha em conta os meus propósitos e o fervor que te invoco, as necessidades em que me encontro, para que no dia que estiver escrito no livro do destino seja atendidos satisfatoriamente os meus desejos expostos com toda a sinceridade, verdade e ansiedade do meu coração. Amém.

Oração de São Patrício para interseção

Mulher realizando oração a São Patrício.

As pessoas que buscam proteção, misericórdia e auxílio de São Patrício podem conhecer a oração utilizada para interseção, a fim de conseguir atingir metas e realizar sonhos e objetivos, com a ajuda do santo padroeiro. Portanto, conheça a oração, suas indicações, significados e muito mais, como a Novena de São Patrick!

Indicações

A oração de São Patrício para interseção deve ser feita por pessoas que estão precisando de ajuda ou proteção. São Patrício está sempre pronto para auxiliar aqueles que precisam dele e humildemente o procuram.

Significado

Usada a fim de conseguir realizar seus planos e objetivos, a oração de interseção pode e deve ser aprendida pelas pessoas que sentem a necessidade de se unir a São Patrício em suas vidas. Ela, sem dúvidas, será muito importante.

Oração

Confira a oração de São Patrício para interseção a seguir:

Eu me uno hoje,
À grandeza de Deus para dirigir-me,
Ao poder de Deus para proteger-me;
À sabedoria de Deus para iluminar-me;
Ao amor de Deus para libertar-me;

Ao olho de Deus para discernir;
Ao ouvido de Deus para escutar;
À palavra de Deus para esclarecer e criar;
À chama de Deus para purificar.

À mão de Deus para me abrigar;
À senda de Deus para caminhar;
Ao escudo de Deus para guardar-me;
Ao exercito de Deus para defender-me.

Contra as armadilhas do demônio;
Contra as tentações e os vícios;
Contra inclinações errôneas;

Contra homens que tramam o mal;
Perto ou longe, sejam muitos ou poucos;
Encarnados ou não, pelo rádio ou pela televisão.

Cristo à minha frente;
Cristo atrás de mim;
Cristo à minha direita;
Cristo à minha esquerda;

Cristo acima de mim;
Cristo abaixo de mim;
Cristo esteja sempre comigo;
Cristo esteja sempre em meu coração.

Cristo na visão,
De cada olho que me procurar;
Em cada ouvido que me escutar;
Em cada boca que me falar.

Cristo portanto,
Em cada coração eu saúdo.
Eu me uno hoje a tríade;
E chamo, com fé a trindade;

Para a unidade de Deus sobre tudo;
Em toda a parte manifestada.
Amém.

Novena de oração de São Patrício para interseção

Mulher rezando a São Patrick.

A novena é a reza de um conjunto de orações criada pela Igreja Católica, mas qualquer pessoa de qualquer religião pode realizá-la. Para saber como funciona a Novena de interseção para São Patrício, continue lendo o artigo e conheça as indicações, o significado e qual oração não pode faltar na hora da reza. Confira!

Indicações

Normalmente, as novenas são indicadas para as pessoas que fizeram pedidos ou promessas e que pretendem cumprir as rezas durante o prazo de nove dias. Portanto, se você prometeu que faria isso, é importante fazer e não esquecer de realizar suas obrigações.

Significado

São Patrício foi um dos principais missionários da Igreja Católica. Quando faleceu, ele já havia convertido quase toda a Irlanda ao catolicismo. Assim, é um exemplo de perdão e ensina que devemos desejar sempre o melhor para aqueles que nos fizeram sentir dor, pois onde houver um coração em paz haverá as glórias de Deus. A Novena é um ato para liberar o perdão e preencher o coração de paz e amor.

Oração Inicial

A seguir, confira a oração inicial da novena para São Patrício:

São Patrício, dai-me a graça de amar a Deus com todo o meu coração, para servi-lo com toda a minha força, e perseverar em bons propósitos até o fim, ó fiel pastor do rebanho irlandês, que teria depositado mil vidas para salvar uma alma, tome minha alma e as almas de meus conterrâneos sob seu cuidado especial. Permita que todos os corações possam compartilhar os frutos abençoados do Evangelho que você plantou e pregou.

Cristo comigo,
Cristo dentro de mim,
Cristo a minha frente,
Cristo atrás de mim,

Cristo abaixo, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo quando durmo,
Cristo quando descanso,
Cristo quando me levanto,

Cristo no coração de todo homem que pense em mim
Cristo na boca de quem fale de mim,
Cristo em todos os olhos que me veem, Cristo em todo ouvido que me ouve.

Hoje me levanto com a poderosa força e invoco à Santíssima Trindade com a trinitária fé professando a unidade do Criador e da criatura.
Amém!

Oração Pai Nosso

Realize a oração de Pai Nosso para prosseguir com a novena de São Patrício:

Pai Nosso que estais nos Céus,
Santificado seja o vosso Nome
Venha a nós o vosso Reino
Seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal. Amém.

Oração Ave Maria

Durante a realização da novena para São Patrício, repita as preces para Ave Maria:

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém.

Oração Glória Pai

Para prosseguir a novena de São Patrício, realize a oração Glória Pai:

Glória ao Pai e ao Filho
e ao Espírito Santo.
Como era, no princípio,
agora e sempre.
Amém.

Couraça de São Patrício

Antes de finalizar a novena de Patrick, repita a Couraça de São Patrício:

São Patrício, roga por nós a Cristo, Nosso Deus, pela remissão dos nossos pecados e pela graça que pedimos nesta novena (fazer pedido de proteção). Que teu exemplo de vida desperte em nossos corações a fé e a humildade. Amém.

Oração final

Para dar fim à novena de oração de São Patrício, realize as preces finais ao santo:

Enquanto viveste na terra, ó bendito pai Patrício,
tu te puseste sob o nome da Santíssima Trindade,
a Indivisível Trindade que criou o universo.
Agora que estás diante do trono celeste,
roga a Cristo Nosso Deus pela salvação de nossas almas.

Como fazer uma oração de São Patrício corretamente?

Símbolo do dia de São Patrício.

Se você faz parte do time de pessoas que gostariam de saber como fazer uma oração a São Patrício corretamente, pode comemorar. Sabe-se que, antes de qualquer coisa, quando alguém está a fim de fazer uma oração para qualquer santo ou deus de todas as religiões, a fé é o ingrediente mais importante para que seu pedido seja atendido. É imprescindível, portanto, que a pessoa acredite.

Então, acredite firmemente que suas súplicas serão ouvidas e atendidas, porque, sem fé, nada será possível. Com São Patrício não poderia ser diferente, não é mesmo? Independentemente da sua religião, você precisa ter fé no padroeiro da Irlanda e acreditar que, além de te ouvir, ele virá ao seu encontro e te auxiliará. Contudo, há sempre algo a mais que pode ser feito na hora de orar a ele.

Saber a oração corretamente é o primeiro passo para orar a São Patrício, mas, antes de rezar e fazer algum pedido, é importante que você se benza, para que evite energias sobrecarregadas durante a oração, reze 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria, e comece rezando a forte oração de São Patrício contra feitiços e malefícios.

No final da oração, benza-se novamente e agradeça a São Patrício por ter ouvido a sua prece e todos os seus pedidos. Feito isso, você já poderá começar a oração e esperar para receber as bênçãos!

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.