Qual o significado espiritual da cobra? No Xamanismo, Umbanda e mais!

Qual o significado espiritual da cobra? No Xamanismo, Umbanda e mais!

Esse artigo reúne tudo que você precisa saber sobre esse animal. A cobra tem grandes mensagens do universo para te mostrar, entre e se surpreenda.


Considerações gerais sobre a cobra e seu significado espiritual

Duas cobras.

Apesar de todo o estereótipo de medo, negatividade, veneno, traços de personalidade ruins e etc., que nossa cultura perpetua, a simbologia da cobra no mundo espiritual é muito maior e mais complexa que esses mitos e conclusões sobre o animal. Além de representar um ser sagrado, onde sua existência faz parte de toda uma cadeia e ecossistema, também traz significados diversos dependendo de sua espécie.

E é isso que será desbravado nesse artigo, você descobrirá o que significa e quais as mensagens especiais que a espiritualidade tem para você através das espécies de cobras e seus significados, confira tudo que precisa saber agora.

Significado espiritual, religioso e mitológico da Cobra

Cobra no lago.

Se a sua primeira reação ao se deparar com uma cobra, em um sonho, é achar que o seu parceiro ou amigo está te traindo, saiba que, apesar do medo colocado sobre esses animais nos filmes e histórias, as cobras tem muito a te oferecer no plano astral.

A cobra é um animal exótico quase impossível de não despertar algum sentimento nas pessoas, uma criatura perspicaz, ágil e misteriosa, presente em grande parte das faunas do mundo. São mais de 3,7 mil espécies espalhadas nos mais diversos climas e sua adaptação se tornou algo essencial para elas e essas forças é o que mais esse animal carrega.

Desde os povos mais antigos, as serpentes sempre foram representadas em suas culturas e crenças, a sua energia de cura transpassou as barreiras de várias religiões e permanece até hoje, sendo símbolo da medicina e da enfermagem no mundo. Descubra abaixo o quanto esse animal é poderoso e como pode ser usado em seu benefício.

Significado religioso da Cobra

Em Gênesis é escrito que uma cobra veio ao paraíso para atentar Eva a comer a maçã, nesse contexto a representação da cobra pode ser vista como a própria consciência, os pensamentos negativos e a dualidade. Até nesse contexto a cobra traz a sabedoria mental e nos mostra a representação de saber lidar com as nossas emoções e pensamentos.

Ao lado de grandes líderes e Deuses de diversas religiões a cobra estava presente, ao lado de Buda como o rei serpente. A serpente emplumada do rei Quetzalcoatl, o caduceu de Hermes e ainda diversas situações em momentos importantes na Bíblia. Esse animal é mágico-religioso e transcende as religiões pois a sua representação é maior.

Significado espiritual da Cobra

Durante milênios as cobras têm sido representadas em diversos povos e culturas, cada um à sua maneira, porém convergindo sempre para o simbolismo de cura, sabedoria, renovação, proteção e transmutação. Temidas por alguns, amadas por outros, o animal cobra traz sensações diferentes a cada um, mas todos podem absorver sua energia.

As cobras sofreram um certo estigma na sociedade que simplificou durante anos que sonhar com cobra é significado de traição, e isso não pode estar mais errado, no geral a cobra traz sinais de alerta, mas também representa a renovação e a transmutação em sua vida, pode significar a cura e a sabedoria, por isso não tenha medo desse poderoso animal.

Significado da cobra no Budismo

O Budismo é uma filosofia transcendental de evolução e sabedoria, Sidarta Gautama o primeiro Buda após atingir sua iluminação passou a ser protegido por uma serpente rei chamada Mucalinda. Esse fato, trouxe aos praticantes do budismo o arquétipo da cobra em forma de proteção durante os seus desafios, principalmente contra energias negativas.

Além disso uma das ferramentas do budismo é o feng shui que tem a cobra como um animal que pode atrair boa sorte e saúde para dentro do seu lar. No feng shui o principal objetivo é criar um fluxo energético positivo que envolva seu lar e traga harmonia para cada ambiente, trazendo assim, a harmonia, saúde, sorte e prosperidade para sua vida.

Significado da cobra no Hinduísmo

Kund = Queimar, Kunda = Orifício, Kundala= Bobina Espiral esses significados vem para explicar a palavra Kundalini, que para os hindus representa a serpente que habita em cada um de nós, que é ativada a queimar dentro de nós, da base da coluna até a cabeça, representando um estado de elevação espiritual, atingido através de muita meditação e desenvolvimento.

O Kundalini é o ápice da evolução espiritual dentro do hinduísmo, é desejado e procurado por todos os seus praticantes, e ter uma serpente como símbolo mostra o quanto esse animal é poderoso e importante. O fogo que queima o seu espírito vem de baixo para cima de forma circular assim como o movimento de uma cobra, ter essa visualização pode ajudar.

Significado da cobra na Mitologia Grega

Seja em um símbolo sagrado de um Deus como no Caduceu de Hermes, ou em monstros impiedosos como as cabeças da Hidra, a cobra sempre esteve presente na cultura grega, representando a cura no caso do caduceu (usado até hoje como símbolo da medicina) ou na Hidra como símbolo de força de vontade espiritual sobre o domínio do ego.

Além da Hidra você vai observar a cobra em destaque em um outro ser mitológico de extrema importância para o panteão grego, a Medusa. Uma mulher que foi amaldiçoada pelos Deuses e teve o seu cabelo substituído por várias serpentes com o poder de transformar qualquer pessoa que olhe diretamente para ela, em pedra.

Significado da cobra na Mitologia Egípcia

Na mitologia Egípcia a cobra está associada na figura de Ouroboros, a serpente que engole a própria cauda, este símbolo representa durante milênios o ciclo da vida, a imortalidade e as formas cósmicas que contém tudo em si e está em todos os lugares. A circunferência representa a força sem começo e sem fim, a onipresença, a unidade Divina.

O círculo é entendido por diversas culturas como símbolo do todo a milhares de anos, curioso observar que no universo a forma mais circular é abundante, seja nos planetas, nas estrelas, em buracos negros ou até mesmo nas próprias galáxias. Depois dessas observações a conexão entre o circular e o divino, o todo, se tornou ainda maior.

Significado da cobra no Xamanismo

No Xamanismo a cobra é um grande animal de poder, representa a cura física e espiritual, é um animal que traz o poder de transmutação e de renascimento. A simbologia da troca de sua pele é muito grande no mundo espiritual pois ela tem a capacidade de deixar para trás aquilo que é velho se recobrindo de algo 100% novo, renascer, transmutar e se adaptar, essa é a energia que a cobra traz segundo o xamanismo.

Além de representar também a sutileza e a astúcia, rituais na energia da cobra são muito utilizados e são muito bons, porque esse animal de poder se apresenta de forma ancestral a ajudar cada pessoa que o invoca. Ter esse animal junto pode ser extremamente benefício, seja representado no escritório, no lar ou como uma forma de amuleto junto ao corpo.

A Cobra no Horóscopo Chinês

Os signos que temos no ocidente, são representados em formas de animais no oriente, trazendo seus próprios significados. Sabedoria, elegância, prudência, discrição, sedução, mistério e sensualidade são alguns dos atributos das pessoas que nascem no ano da serpente, se você nasceu em 1965, 1977, 1989 e 2001, esse é seu signo chinês.

A serpente é o sexto animal do horóscopo chinês, a serpente tem uma inteligência enigmática, uma sensualidade e uma grande beleza, essas são as armas que fazem com que ela tenha um grande poder sedutor, mas não pense que o rosto bonito é o que se sobressai, muitas das vezes o que realmente encanta e apaixona é sua mente ágil.

O Animal Espiritual Cobra e o simbolismo das diferentes espécies

Cobra preta.

As cobras têm suas características principal de cura, renovação, transmutação, sabedoria, renascimento e proteção representadas em sua grande maioria, porém esses significados podem sofrer algum tipo de alteração dependendo de cada cultura ou de cada tipo de cobra, além de ter significados diferentes, dependendo de como são utilizadas.

Compreender como interpretar cada espécie pode te levar a um entendimento maior de si e de como ela está impactando a sua vida. A cobra é um animal muito poderoso e sábio, entender o seu simbolismo é compreender o que a espiritualidade por meio desse animal está querendo te mostrar, fique atento a cada simbolismo abaixo para interpretar.

O Animal espiritual cobra

O universo foi criado em perfeita harmonia e comunhão, se você parar e observar a natureza, verá que tudo funciona perfeitamente e cada ser cumpre o seu papel destinado naquele ecossistema. Há muito tempo o ser humano se desconectou desse ecossistema e as consequências negativas desse fato vem sendo facilmente observadas.

Doenças novas, a depressão e as doenças mentais cada vez maior, a falta de harmonia entre a própria espécie, quando você está desconectado do mundo, você se sente vazio e fraco, observe que essa energia nem é associada a nenhum Deus ou a religião, mas uma coisa mais elementar que é a conexão com o mundo que vivemos, corpo, mente e espírito.

Conhecer seu animal de poder é se reconectar com essas energias. Há muito tempo o ser humano criou a sua conexão com o mundo animal e aprendeu com ele, mas foi deixado de lado, o convite de você conhecer seu animal de poder é justamente para se reconectar com a verdadeira essência da humanidade. Se a cobra te escolheu saiba que pode significar muitas coisas, mas principalmente que sua força sempre será grande e poderosa.

Simbolismo da Anaconda

Desapego, essa é a mensagem principal que a Anaconda traz, ela pede que você exercite a sua capacidade de deixar as coisas acontecerem e que você entenda que não tem a capacidade de controlar tudo, não foque apenas no resultado, se apaixone pelo processo das coisas, ter um planejamento é ótimo, mas às vezes o inesperado pode trazer mais do que espera.

Simbolismo da Cascavel

A Cascavel simboliza o respeito aos seus limites e principalmente as limitações de outras pessoas. Seja gentil e tenha empatia, entenda que nem tudo deve ser do seu jeito. Outra mensagem que essa cobra traz é que a espiritualidade se fará mais presente em sua vida, fique atento e trabalhe mais a sua intuição, tenha mais confiança em você e nos espíritos que te acompanham.

Simbolismo da Cobra Cabeça-de-Cobre

A Cobra Cabeça-de-Cobre é uma espécie que vem trazer a mensagem de interiorização, ela te convida a entrar em sua toca interior e ouvir a sua voz interna. Resolver os seus problemas interiores para que possa se desenvolver na vida exterior. Ela traz o chamado do seu Eu, confia na sua intuição e lute por aquilo que sabe que é certo.

Simbolismo da Cobra-do-Milho

Um poderoso aviso da espiritualidade que você está no caminho certo! A Cobra-do-Milho simboliza a segurança e a abertura dos caminhos. É importante ressaltar que as escolhas nos levam a caminhos diferentes, então tenha claro o que você quer, para que a espiritualidade possa agir em conjunto no caminho que você escolher percorrer.

Simbolismo da Cobra-do-Leite

A Cobra-do-Leite é símbolo de reconhecimento da sua maturidade. Pois ela mostra o momento que as palavras venenosas não te atingem mais. Mostra que você não se importa mais com a opinião de qualquer pessoa e que você tem segurança em você e no seu caminho, não se importando com pessoas negativas, a sua prioridade é agradar a si.

Simbolismo da Cobra-Rato

Tenha firmeza de propósito e perseverança que tudo irá se realizar, a Cobra-Rato traz essa mensagem. Ela mostra que agora você está passando por um momento de crescimento acelerado, onde a clareza é sua principal amiga. Além disso, ela te dá o alerta para prestar atenção nas intenções ocultas e não se deixar levar pelo o que parece.

Simbolismo da Jiboia

A mesma segurança que impede de perder também pode impedir de ganhar, a mensagem da Jiboia é clara: não sufoque com super proteção às pessoas que você ama, todos têm suas histórias de acerto e erro, e é no erro que a maioria das pessoas aprendem. Proteger demais não é uma ajuda, é impedir que a pessoa cresça e aprenda com sua própria perna.

Simbolismo da Mocassim d’Água

A oportunidade de viajar para terras novas e desconhecidas, esse é o prelúdio que traz a Mocassim d’Água. Além disso, ela representa uma mudança e o renascimento em sua vida, mas cobra que você procure a cura interior de traumas e feridas do passado, é preciso encarar os seus “demônios” para que um novo você renasça dessa experiência.

Simbolismo da Naja

A Naja traz um sinal de alerta para boas oportunidades repentinas, fique atento a variações que podem te trazer bons frutos. Ao mesmo tempo tome cuidado com a impulsividade e principalmente não ligue para opinião alheia, se você acredita então tome a atitude que vai te levar por onde deseja. Busque ter inteligência e estratégia em seus movimentos.

Simbolismo da Píton

A Píton lhe traz uma constatação: você já é poderoso! No entanto é de suma importância que você renove suas baterias de poder, e para isso o caminho mais certo é “trocar a sua pele” deixando para trás tudo aquilo que te paralisa, que te atrapalha e te enfraquece. Lembre-se que você tem o poder, mas como usar esse poder é você que escolhe.

Simbolismo da Víbora

A Víbora é a única cobra que vai te trazer o aviso direto de “traição”, ela dá o alerta que alguém no seu ciclo de amigos ou de familiares não está sendo verdadeiro. Abra os olhos da sua intuição para entender que nem tudo é o que parece, fique alerta e quando identificar a pessoa, se afaste e não participe da energia negativa, seja superior.

Simbolismo da Víbora Áspide

A Víbora Áspide vem trazendo a mensagem para você se lembrar e se tornar ciente das sementes que você semeou no seu caminho, isso é ao mesmo tempo um alerta bom porque pode significar que você pode colher uma semente positiva que plantou, mas também pode significar algo ruim se você plantou sementes negativas, que podem voltar para te picar.

Simbolismo da Víbora europeia

O respeito é conquistado e não imposto, ao exercer um cargo de poder, você deve lembrar que está lidando com pessoas. Esse é o simbolismo da Víbora europeia. Pessoas que cometem erros assim como você e que tem sentimentos, tenha cuidado ao dar suas ordens ou pedir algo para alguém, é importante que você tenha controle e responsabilidade dos sentimentos causados aos outros.

Simbolismo da Thamnophis

Boas venturas para suas ideias mais criativas. A Thamnophis traz a energia da criatividade e a realização em sua vida, aproveite essa energia para tirar todas as suas ideias do papel, os números de boa sorte estão a seu favor então não se preocupe e nem dê ouvidos a opinião de pessoas que acham suas ideias malucas e descabidas.

Diferentes cobras como Animal Totem

Cobra Naja.

O animal totem representa a energia que rege o seu espírito, cada pessoa tem o seu animal pessoal que difere dos outros e a melhor maneira de descobrir é através de um ritual xamânico de iluminação, conhecer seu animal significa conhecer a si e um novo mundo de oportunidades e descobertas, se o seu animal é a cobra, veja abaixo o que isso significa.

A Cobra comum como Animal Totem

Muito parecido com as pessoas que tem como seu animal de poder o besouro, quem tem como totem a cobra, está constantemente passando por mudanças em sua vida, mudanças essas que conseguem superar com facilidade. Pessoas com o totem de cobra possuem uma qualidade natural de equilibrar energias e são ótimos para cura e regeneração espiritual.

Como o andar de uma serpente essas pessoas geralmente são flexíveis, tendo a mente aberta e se dão muito bem em qualquer roda de conversa. Costuma ser atribuída a elas uma personalidade sedutora pois exalam confiança e seu olhar é intenso e misterioso, são ótimos para conversar e sempre te dão um ponto de vista diferente e atencioso.

A Cobra Constritora como Animal Totem

Atenção para não sufocar as pessoas que você ama. As pessoas que trazem a cobra constritora como animal totem são leais e protetoras, uma combinação muito boa, mas que precisa ser dosada de maneira correta para não se transformar em um grave defeito, a sua super proteção não vem de ciúmes ou de controle, mas sim do cuidado que tem com os outros.

Essas pessoas tem uma gentileza velada, elas não se preocupam em agradar as pessoas logo de cara e muitas das vezes podem ter uma postura meio intimidadora. São focadas, poderosas, confiam nos seus instintos e tem uma conexão espiritual muito forte, são dedicadas e destemidas, sabe o que quer e não mede esforços para chegar em seu objetivo.

A Cobra Venenosa como Animal Totem

Ao contrário do que possa parecer, essas pessoas são extremamente leais e confiáveis, quem tem como totem uma cobra venenosa manifesta uma personalidade magnética e extremamente carismática, são excelentes ouvintes no que diz respeito aos sentimentos dos outros e estão sempre disponíveis para um bom conselho.

Mas sua gentileza não pode ser confundida com ingenuidade, essas pessoas são espertas e não costumam se deixar enganar, porém elas sempre avisam antes de atacar, dando a oportunidade de mudar as coisas, se movem de uma forma suave entre as situações de mudança e sempre defendem sua posição quando as coisas ficam difíceis.

O significado espiritual da Cobra pode ser manifestado em sonhos?

Cobra desenhada na pedra.

Os sonhos são estudados há séculos e atualmente muitos cientistas concordam que eles têm um significado. Na espiritualidade como um todo é praticamente unânime a conclusão que Deus, o Espírito Santo, os Orixás, os Guias, as Divindades, os Mentores e etc., usam dos sonhos para se comunicar conosco, trazendo direcionamentos, alertas ou conexão.

O mundo dos sonhos precisa ser analisado e entendido pois o seu significado pode variar muito de situação para situação. Sonhar com várias cobras entrelaçadas pode significar um estado de tumulto interno e requer de você uma atenção especial para se interiorizar e
“desatar” os nós que estão em sua mente, uma mente confusa tende a ter decisões erradas.

Já sonhar com uma cobra branca subindo em algo, por exemplo, é um presságio positivo. A cobra branca representa a cura, transformação e sabedoria, fique atento para se renovar e ter mudanças positivas. Assim como se o sonho for com uma cobra enrolada, pode significar que você precisa ficar atento a novas oportunidades em sua vida e assim que chegar agarre forte.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números