Nomes ciganos: Aurora, Carmen, Esmeralda, Igor, Pablo e mais!

Nomes ciganos: Aurora, Carmen, Esmeralda, Igor, Pablo e mais!

Nomes de origem cigana são populares aqui no Brasil e seus significados trazem votos para a vida da criança que o recebe. Clique e entenda o que cada um revela!


Quais são os nomes ciganos mais populares?

Meninas vestidas de ciganas

Você, com toda certeza, conhece algum Igor, Pablo, Diogo e Valter, não é? Isso porque os nomes ciganos são realmente muito populares aqui no Brasil, diferente do que muitos pensam. Esses nomes, em uma homenagem muito bonita, têm como função entregar bons votos para a criança que o recebe.

Por exemplo, se uma menina recebe o nome de Carmen, na tradição cigana, seus pais estão desejando que ela seja uma mulher forte, doce e muito inteligente. Esses votos, para a cultura deles, realmente era algo que se concretizava na vida adulta daquelas crianças, tornando a tradição ainda mais bonita e rica de simbologia.

Significados dos nomes ciganos de A a D

Menina vestida como cigana com carta de Tarot nas mãos e bola de cristal a sua frente

Alzira, Bóris, Carmen e Dalila são nomes conhecidos que vemos, muito comumente, em pessoas um pouco mais velhas. Seus significados de bênção os precedem e ainda são muito populares aqui no Brasil.

Continue lendo para saber mais sobre esses e mais nomes ciganos e seus significados na vida da criança que os recebe!

Alba

Alba tem como significado literal a clareza, brancura e pureza. Os ciganos tinham o costume de atribuí-lo a meninas que nasciam com a pele com um tom mais claro, trazendo como referência o ‘albino’. Essa era uma característica admirada entre eles e seu equivalente masculino é ‘Albano’.

Para a menina de nome Alba, os desejos eram de que ela fosse uma menina de beleza incomparável e singular. Essa mulher se tornaria uma dama respeitada e seria reconhecida por ser radiante, como uma alvorada.

Alzira

Alzira significa ornamento, objeto de grande beleza e que desperta interesse em quem o vê. Para uma menina que recebia o nome de Alzira, os votos de seus pais era que ela tivesse uma beleza estonteante. Assim como era, também, uma maneira lisonjeira de admirar o próprio bebê.

Na vida adulta, para os ciganos, Alzira seria uma mulher dotada de uma grande beleza que a ajudaria a casar-se muito bem e com quem seu coração desejasse e, dessa forma, ter a vida que sempre quis e merecia ter.

Amapola

Amapola tem como significado ‘bela flor’ e faz referência a flor, que é conhecida por sua beleza, existindo até músicas para exaltá-la dessa forma. Esse nome, assim como Alzira, evidenciam a beleza da menina que o recebia. Amapola era uma menina muito bonita.

Na vida adulta, os desejos para Amapola eram que ela se tornasse uma mulher linda e doce, assim como a flor que atribui seu nome e que, dessa forma, ela tivesse tudo que sempre quis, porque seu coração bondoso a auxiliaria a fazer boas escolhas, assim como sua beleza.

Aurora

Aurora é a deusa greco-romana da manhã e, digna de uma deusa, esse nome traz uma simbologia muito bonita. Para seus pais, Aurora foi um recomeço, uma nova manhã. A menina trouxe vitalidade e força para os pais, então merece o nome da deusa que traz o sol todas as manhãs.

Para a mulher que Aurora vai se tornar, os votos eram de que ela deveria ser linda e continuar iluminando todos os lugares por onde caminha. Essa é sua missão, trazer luz onde há escuridão e tristeza. O nome é de origem grega, mas se tornou muito popular entre os ciganos, até que foi incorporado aos nomes mais comuns.

Bóris

Sendo um dos nomes mais comuns entre os meninos ciganos, Bóris tem como significado literal ‘guerreiro’. Para os pais, o pequeno Bóris se destaca por sua força entre os demais meninos e essa característica o levará a ser um homem muito abençoado e com posses, assim como merece um verdadeiro guerreiro.

Na vida adulta, Bóris será um homem respeitado, além de, claro, ser um líder nato. Para a cultura cigana, a força de um homem era uma das características mais importantes, porque mostra que eles decidirão sobre o próprio destino, não serão levados pela cabeça de ninguém.

Carmen

Em um significado literal, Carmen significa poesia, poemas e versos. Quando ele é atribuído para uma menina, os pais desejam que ela se torne uma grande pensadora, mesmo ainda na infância. Carmen vai ser criada para sempre se posicionar e ter uma opinião sobre tudo, manifestando-se, principalmente, através da escrita.

Na vida adulta, Carmen será uma mulher que falará muito bem e será uma intelectual, sempre muito educada e branda. A dádiva de pensar dada a Carmen pode ser motivo de muita inveja, mas ela não nasceu para agradar, apenas escrever sua própria história.

Carmecita

Carmecita, de maneira literal, significa ‘jardim cheio de flores’ e, assim como é vários nomes femininos, faz menção a beleza dessa menina. Carmecita é bonita, assim como um jardim na primavera e isso será muito importante para sua vida adulta, quando Carmecita for uma mulher feita.

Na vida adulta, Carmecita será conhecida por sua beleza de uma flor e encantará seus pretendentes com isso, porque terá plena consciência de sua beleza. O nome também recebe, em algumas interpretações, o significado de canção.

Carmela

Carmela tem um significado parecido com o de Carmecita, significando ‘jardim cheio de flores’. Porém, Carmela fala sobre um jardim celestial, quase divino. Evidencia a beleza da menina Carmela, que é quase divina.

Aqui vale a menção de que, quando falamos da figura de um deus, pode ser de qualquer um, já que ciganos são nômades e têm como base religiosa a do lugar que se estabelecem. Sendo assim, Carmela é dotada de uma beleza celestial, mas não existe apenas um astro celeste que o justifique.

Constância

Diferente da maioria dos nomes femininos de origem cigana, Constância é um desejo que a menina tenha uma personalidade forte. Constância será ouvida e nunca vai abaixar a cabeça para ninguém e isso será incentivado desde a infância.

Na vida adulta, Constância será a escritora do próprio destino, porque não vai se sujeitar às vontades de terceiros. Será uma líder entre as mulheres e sua força a fará encontrar o amor e ele será natural, fluído, porque quem a amar vai amá-la como um todo, sendo grande.

Dalila

Dalila, de maneira quase literal, significa ‘fraca, indefesa’, o que pode ser um pouco problemático para atribuir a um bebê. A ideia é que essa menina seja delicada e doce, beirando a submissão, como se isso fosse algo positivo.

Na vida adulta, Dalila será uma nora, esposa e filha obediente. Servirá seus pais na velhice e cuidará de tudo com muito amor. O nome, infelizmente, faz parte da safra dos que não envelheceram muito bem, mas é válida a menção, principalmente por se tratar, também, de uma figura bíblica.

Diogo

Quando o nome Diogo era atribuído a um menino cigano, seus pais desejavam que ele fosse um homem sábio e de um coração absurdamente bom. Diogo seria incentivado, desde a infância, a pensar sobre as coisas importantes da vida e a cuidar dos seus.

Quando adulto, Diogo será um homem de grande inteligência. E quando falamos sobre inteligência, não é só aquela que os livros podem trazer; ele será compreensivo e entenderá sobre as pessoas em sua essência. Realmente, um ser iluminado.

Dolores

Dolores é um nome que tem uma história um pouco diferente. Originalmente, esse não era um nome tradicional entre os ciganos, mas foi adicionado aos nomes mais comuns depois da passagem do povo pelo continente europeu, em uma homenagem a Nossa Senhora das Dores.

Nesse caso, o significado não é muito levado em consideração, principalmente porque ‘dolores’ é dores em espanhol, é apenas a homenagem para a santa que, com o passar do tempo, ganhou muitos devotos entre os ciganos.

Significados dos nomes ciganos de E a N

Pequena boneca de cigana

Alguns outros nomes ciganos são muito famosos, como Esmeralda, Gonçalo e Igor, por exemplo. E, embora a gente ouça com frequência, não sabemos qual é o real significado na tradição cigana.

Alguns, inclusive, nem sempre são lembrados como nomes ciganos, porque já fazem parte dos nomes mais populares do Brasil. Confira os nomes ciganos de E a N e seus significados e votos de vida para os bebês que os têm!

Esmeralda

Talvez esse nome seja o nome cigano mais conhecido, pois foi popularizado pelo romance de Victor Hugo, ‘Corcunda de Notre Dame’ que, posteriormente, virou filme e até animação. Porém, além disso, Esmeralda significa ‘preciosidade’. Os pais a acham linda, tão linda, que é lida como uma joia de brilho intenso.

A simbologia do nome é seu atrativo, já que sua cor verde faz referência ao verde presente na natureza, elevando a Esmeralda para um patamar quase divino. Esmeralda, assim, é o verde precioso que floresce sobre as coisas. Realmente, um nome com um grande significado espiritual.

Florisbela

Fazendo referência a flores, que é parte importante da cultura cigana, Florisbela faz menção a uma flor bonita. Mas, assim como alguns outros nomes, ele foi incorporado na cultura posteriormente; é tido como um nome ‘recente’. Linda como uma flor, é isso que ela diz sobre a menina que o recebe.

E, assim como uma flor, Florisbela será doce, graciosa, romântica e muito querida por todos além de, claro, ser bonita. Esses são desejos grandes para a filha, que será rodeada por amor, como seu nome sugere.

Gonçalo

Gonçalo, de maneira literal, significa ‘aquele que foi salvo na guerra’. O nome é uma forma muito simbólica dos pais desejarem proteção para o filho que já nasceu um sobrevivente, seguindo a simbologia do nome.

Gonçalo, dessa forma, será sempre cercado de amor e de pessoas boas, porque ele é ‘imune’ ao conflito. Mas isso, de maneira nenhuma, significa que ele não seja forte para se proteger; ele apenas será um grande provedor da paz em todo espaço que estiver inserido. A guerra nunca estará onde estará Gonçalo.

Igor

Para Igor, os votos são de que ele seja um homem de uma grande capacidade conciliadora e amor pelo próximo. Os pais acreditam que ele seja verdadeiramente bom e que, assim, pode fazer sua diferença no mundo, sem o uso da força. Bem, sem o uso da força física.

Para o futuro do menino Igor, é esperado que ele faça o bem e apenas isso. Que ele traga conforto para os seus nos momentos mais difíceis e que seja dotado de um imenso coração. Mas, claro, Igor não será ingênuo; ele saberá em quais ambientes pode florescer e ser sua melhor versão, sempre respeitando seu coração.

Leoni

Leoni significa uma mulher guerreira, literalmente ‘leoa’. E, assim como uma leoa, Leoni, será uma mulher que lutará com unhas e dentes para defender os seus interesses e as pessoas que ama. Sua força será ensinada desde a infância e isso fará toda a diferença. A versão masculina de Leoni é Leon.

Na vida adulta, Leoni será uma mulher valente que fará tudo que for necessário para que suas vontades prevaleçam. Leoni será, assim como os votos de seus pais para sua vida, sempre se fará ouvida. Sua força será um fator importante de sua personalidade.

Miro

O nome Miro é uma referência à planta mirra e ao seu perfume. Assim como seu significado bíblico, ele atrai o bem. Miro pode ser, também, o diminutivo de Miroslav, que significa paz e glória. O desejo dos pais é que seu filho leve apenas o bem nos lugares que estiver, assim como a mirra levada para Jesus quando nasceu.

Quando adulto, Miro será um homem de paz e terá como hábito edificar os lugares que estiver. O bom coração será seu ponto forte e o guiará em todas as decisões que tomar durante a vida, principalmente nas dificuldades. Miro será um bom mentor e alguém de confiança de seus amigos e famílias.

Natasha

Natasha significa, de maneira literal, ‘grande mãe’ ou ‘aquela que dá à luz’. Na cultura cigana, a simbologia da mãe é muito poderosa, porque ela é a que tudo provê. Para seus pais, Natasha, quando adulta, será uma incrível mãe, progenitora de filhos fortes que serão seu legado em vida.

Além disso, essa figura forte que o nome Natasha traz se estende para vários âmbitos da vida. Espera-se que Natasha seja uma boa amiga, muito solícita e leal; uma esposa companheira fiel, uma filha cuidadosa e respeitosa e, obviamente, uma mãe amorosa e dedicada.

Significados dos nomes ciganos de P a W

Menino vestido como cigano

Alguns nomes são muito populares em toda a América Latina, não só como primeiro nome, mas também como sobrenome, como Ramirez, por exemplo.

Essa popularização em um continente tão rico culturalmente, traz elementos novos para serem pensados acerca dos nomes que, por si só, já tinham significados bonitos e intensos. Confira mais alguns nomes de origem cigana e como sua influencia na vida de quem o possui!

Pablo

Pablo é um nome que atrai um grande reconhecimento espiritual. Pablo, na cultura cigana, é um provedor de orações e prosperidade. Como votos, os pais chamam seu filho de Pablo para que ele seja um homem que caminha sempre para a frente e com a consciência limpa, além de, claro, um bom coração.

Na vida adulta, espera-se que Pablo ocupe um lugar de apaziguador entre os seus. Que seja um homem de grandes feitos, mas que ainda assim seja humilde e que caiba em qualquer lugar que estiver. Pablo é um homem que sua fama o precede, de maneira positiva, claro.

Ramirez

Ramirez, de maneira literal, significa ‘homem famoso’ e, como desejo de seus pais, ele será um homem conhecido por seu talento e encanto, além de ser respeitado no meio em que vive. Ramirez é muito comum como sobrenome nos países hispânicos, mas carrega o mesmo significado, independente de ser um nome ou sobrenome.

Para Ramirez, a vida será repleta de graciosidade e fama. Ele fará seu nome em todo lugar que estiver, será reconhecido pelo que possui e pela pessoa que é. Mas, independente de tudo, ele será um homem bondoso e calmo, não um monstro da fama, como há muitos por aí.

Samara

Com um significado muito bonito, Samara é uma protegida de ‘Del’. Del é uma representação cigana de Deus. Na verdade, Del é a mesma figura do Deus latino, mudando apenas a grafia do nome. Samara, dessa forma, é uma protegida de um deus onipresente, onisciente e onipotente, ganhando um significado todo especial.

Na vida adulta, Samara é a mulher que obedece aos desígnios da fé e que usa-se como uma figura de carne e osso para espalhar as mensagens de Del. Samara, além disso, é uma mulher amigável, doce e branda, que edifica todo lugar que ocupa com uma paz, uma paz proveniente dos céus.

Tâmara

O nome Tâmara é em referência a fruta homônima, que é muito popular entre os ciganos. Conhecida por sua doçura, a fruta inspira o nome e traz os votos de que a menina seja muito doce e dócil.

Na vida adulta, espera-se que Tâmara seja muito sociável e amiga das pessoas. Que seja alguém de confiança em todos os lugares que estiver; que seja querida, muito querida, pelos mais velhos e que ocupe posições de destaque, onde sua sensibilidade seja usada.

Valter

Sendo um dos nomes ciganos mais populares do mundo, Valter significa grande líder e, na cultura cigana, esse é um dos maiores títulos que se pode receber. Um grande líder é parte de uma grande mudança no mundo; é isso que um pai deseja para seu filho, que ele seja protagonista de sua própria história.

Dessa forma, Valter é uma pessoa vista em espaços de liderança, principalmente porque foi criado para ser assim, um líder nato. Bondoso e assertivo, ele deve usar de sua capacidade de estratégia para fazer o bem para o seu povo e as pessoas que ama. Chamar Valter, para a cultura cigana, é quase um presente, além de um grande voto de confiança.

Wladimir

Assim como Dolores, que teve sua influência na passagem do povo cigano pela Europa, Wladimir significa rei e hoje é um dos nomes mais populares entre os ciganos. Bons reis são providos de muito ouro, pode, além de uma inteligência única para gerir seu povo. Esses também são os votos para Wladimir.

Na vida adulta, espera-se que Wladimir ocupe um espaço de respeito entre os seus. Que saiba a hora de falar e também de calar. Que faça escolhas boas para e ele e para o outro e, claro, que seja um homem que acumule fortuna, mas que saiba geri-la com um bom coração que também sabe partilhar.

Por que escolher um nome cigano?

Menina vestida de cigana com leque

Os nomes ciganos são muito simbólicos, porque trazem expectativas e votos para aquelas crianças para a vida toda. Entender os nomes além do seu significado literal é fundamental para saber quais são os planos espirituais para cada criança.

Nomes são fatores decisivos na vida de uma pessoa, seja pela numerologia ou pela origem. Um nome de origem negativa, por exemplo, não traz bons presságios para a vida da criança que o tem. Mesmo que seja algo que você não acredita, por exemplo, traz uma bagagem negativa do povo que tem aquilo como crença.

Exceto serem muito bonitos, os nomes ciganos são um convite para que os pais pensem sobre o que querem agregar para a vida daquele novo ser que, em um primeiro momento, só trazem boas influências para o mundo. Os bebês só têm boas energias quando nascem, afinal, não há karma nenhum. E esse pensamento é válido com qualquer nome, cigano ou não.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


nomes

Artigos relacionados


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Os significados dos números na numerologia: Números mestres, simples e muito mais!

Os significados dos números na numerologia: Números mestres, simples e muito mais!

Você sabia que existem diferentes tipos de numerologia? Confira nosso artigo para descobrir mais sobre as numerologias e os significados de cada número!


Numerologia Pitagórica: Origem, como calcular, como funciona e muito mais!

Numerologia Pitagórica: Origem, como calcular, como funciona e muito mais!

Aprenda neste artigo como calcular os números da sua personalidade, destino e muito mais segundo a numerologia pitagórica. Confira agora em nosso artigo!


Numerologia 9: Significado, personalidade, no amor e mais!

Numerologia 9: Significado, personalidade, no amor e mais!

Você sabia que o número 9 na numerologia expressa sentido de transformações e mudanças? Descubra agora porque o número 9 indica uma personalidade humanitária!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!