Numerologia Pitagórica: como calcular a tabela, significado do seu nome, e mais!

Numerologia Pitagórica: como calcular a tabela, significado do seu nome, e mais!

Você irá se surpreender com o que os números podem revelar sobre as atitudes e o destino de uma pessoa. Saiba tudo sobre a numerologia Pitagórica nesse artigo!


Desvendando a Numerologia Pitagórica

Números flutuando.

A Numerologia Pitagórica pode ser descrita como o estudo dos números e suas influências em nossas vidas. Também pode ser descrita como uma ciência que se utiliza de misticismo, religião e dados empíricos.

Conforme seu nome já diz, esta numerologia foi desenvolvida pelo filósofo Grego Pitágoras, por volta do ano de 600 AC. Pitágoras, na sua juventude, teria ido viver no Egito, onde ficou por volta de 20 anos. Após isso, morou por 10 anos na Babilônia e, por fim, fundou sua escola em Crotona, na Itália.

Os alunos da Escola de Pitágoras eram chamados de Pitagóricos, e todos dedicaram seus estudos à explicação do universo através dos números. Segundo a teoria Pitagórica, os números têm valores metafísicos diferentes entre si, e esta numerologia é capaz de explicar grandes mistérios do Universo e da vida.

Nesse artigo, você verá tudo sobre a Numerologia Pitagórica e seu funcionamento. Confira!

Como calcular a Numerologia Pitagórica

Números flutuando.

Para saber o valor numerológico de um nome, é preciso somar o valor de cada letra até obter um número único, conforme a tabela de Pitágoras. Veja, a seguir, o significado dos números que acompanham nossas vidas!

Números de nome

Segundo os estudos de Pitágoras, os números possuem significados diferentes de seus valores matemáticos. De forma resumida, os números são as qualidades e os algarismos são a quantidade. Segundo sua tese, os números fazem parte do mundo astral, enquanto que os algarismos, da matemática.

Seguindo esse link, a numerologia nos diz que o Universo sabe quem somos pela repetição do nome, seja de forma escrita, falada ou até pensada, desde antes do nascimento.

Ainda segundo a Numerologia Pitagórica, cada nome emite diferentes vibrações energéticas, sendo as vogais consideradas as vibrações da alma, as consoantes sendo os sonhos, e o nome completo sendo a expressão. Então, uma boa dica é orgulhar-se do seu nome e seu sobrenome.

Número da alma

O Número da alma, também chamado de Número da motivação, é a soma dos valores de todas as vogais do nome (completo). Isso porque as vogais representam desejos, comportamentos e, de forma geral, a personalidade.

Dito isso, veja o exemplo de Maria Souza. Somando as vogais de seu nome, temos 1 + 9 + 1 + 6 + 3 + 1 = 21, sendo 2 + 1 = 3. Desta forma, o Número da alma de Maria Souza é 3.

Assim, cada número resultante indicará características energéticas de uma pessoa, que devem ser analisadas em conjunto com o posicionamento Astrológico no momento exato do nascimento.

Números de personalidade

O número da personalidade é aquele que mostra a identidade e a personalidade. É aquele que vai ajudar a revelar algumas tendências psicológicas. Assim sendo, para se chegar a este número, basta usar a tabela de Pitágoras e somar todas as letras do nome a ser analisado.

Entender o significado deste número irá te ajudar a compreender por que certos "vícios" de personalidade te incomodam tanto e não resultam nas melhores opções.

Números de aniversário

O Número de aniversário, também conhecido por Número pessoal, é cheio de misticismo e é energeticamente muito forte na vida de cada um. Ou seja, a energia da vibração cósmica se relaciona com cada um, conforme o dia, o mês e o ano do nascimento.

Portanto, vamos usar por exemplo uma pessoa que nasceu no dia 13 de dezembro de 1984, ou seja, 13/12/1984. Para saber o número de aniversário desta pessoa, é preciso deixar individualizado ( 1 a 9) o valor referente ao dia (13), ao mês (12) e ao ano (1984).

Dia: 13 = 1 + 3 = 4.

Mês: 12 = 1 + 2 = 3.

Ano: 1984 = 1 + 9 + 8 + 4 = 22 = 2 + 2 = 4.

Agora, soma-se o resultado do dia (4), do mês (3) e do ano (4), e resultado final dá 11. Caso o resultado seja um valor de dois algarismos não iguais (11, 22, 33, etc.), é preciso também somar estes números até chegar a um valor entre 1 e 9.

Números de atitude

Conforme nos ensina a Numerologia Pitagórica, o número da atitude também é conhecido como número da primeira impressão. De maneira resumida, ele descreve o comportamento externo de cada um, ou seja, a sua interação com o mundo.

Também pode ser dito que, caso o seu número de Atitude não esteja alinhado com Número de Caminho de Vida, é possível que se confunda as intenções e as interações das pessoas e das situações.

Por fim, não se esqueça de que, para uma melhor interpretação do significado destes números, é recomendado fazer um Mapa Natal Numerológico completo e analisar todos os números em conjunto.

Números de caminho de vida

O número de caminho de vida ou número do destino pode ser considerado o número mais importante para a Escola de Pitágoras, uma vez que ele nos dita direções que devemos tomar nas encruzilhadas da vida.

Assim, esse número é como se fosse a trilha sonora de sua vida, pois é ele que vai ditar a maioria das características que a numerologia fornece.

Para saber o número do seu caminho de vida, basta somar todos os algarismos da data completa de nascimento a ser analisada. Caso o valor final seja um número de dois ou mais dígitos não iguais, é preciso somá-los até obter um valor único de 1 a 9 ou um número mestre (11, 22 e 33).

O significado dos números na Numerologia Pitagórica

Números flutuando sobre mãos fechadas.

Conforme estudos e teorias da escola Pitagórica, cada número de 1 a 9 possui um significado metafísico individual, sendo o 11, o 22 e o 33 números mestres. Desta forma, estes algarismos possuem vibrações cósmicas distintas entre si, capazes de influenciar as características e até o destino de cada pessoa.

Acompanhe os próximos tópicos e descubra o significado de cada número!

Número 1

O 1 tem como símbolo o ponto e está ligado diretamente ao individualismo e ao pioneirismo. Os indivíduos representados por este algarismo possuem forte traço de liderança e demonstram ser pessoas ambiciosas.

Além do mais, são dotados de independência e coragem e focados em seus objetivos. Sendo assim, não é raro encontrá-los em posições de liderança e chefia, seja no campo profissional ou pessoal.

O astro regente deste número é o Sol, sendo seu elemento o fogo, seu metal o ouro, e suas pedras o rubi, o topázio e o diamante. Por fim, seu aroma é o morango, e as profissões que mais combinam com o 1 são as de professor, gerente, aeronauta e funções relacionadas ao comando.

Número 2

O número 2 representa a dualidade, a polaridade e o equilíbrio, e, por isso, seu símbolo é o yin yang. Dito isto, você já pode imaginar que as pessoas representadas por ele costumam ter papel de mediadoras em suas funções.

Outra característica destacável costuma ser a gentileza. Estes são seres que se preocupam frequentemente com o próximo, por vezes, priorizando outras pessoas a si mesmos.

Como resultado, os indivíduos que carregam o número 2 costumam ocupar cargos que exigem mais a diplomacia e o cuidado com os demais, como áreas de cuidado com a saúde e o bem-estar, desde psicólogos a políticos.

Além disso, seu astro é a lua, e seu elemento é água. Suas cores são branco, verde claro e prateado. Por fim, o metal do número 2 é o prata, suas pedras são a jade, a pérola e a selenita, e seu aroma é o de laranja.

Número 3

As pessoas guiadas pelo número 3 possuem a comunicação, a criatividade e a expansão como suas principais características. O 3 também representa inteligência, sociabilidade e extroversão.

Já no campo espiritual, o 3 é tido como o resultado da união entre 1 e 2, sendo a junção entre corpo, espírito e mente - ou seja, o equilíbrio. Dito isto, já é possível prever que, no campo profissional, este é um grupo que está ligado à comunicação e a funções que exigem respostas e reações rápidas. Palestras, direito, humor, vendas e pedagogia são algumas áreas de sucesso daqueles que possuem o número 3.

Já o símbolo do número 3 é o triângulo, seu astro regente é Júpiter, seu elemento é o ar, e seu metal é o Estranho. Suas cores são púrpura, lilás, violeta e azul-celeste. Suas pedras são o Topázio e a Turquesa, e seu aroma é o de pêssego.

Número 4

O número 4 costuma representar a materialidade, seja na vida profissional ou pessoal. O indivíduo que possui este número pensa nas questões mais objetivas da vida, o que o faz ter um maior foco em lidar com questões do dia-a-dia.

Também é importante destacar a firmeza, a segurança e a racionalidade que costumam guiar esses indivíduos. Na questão profissional, este é um algarismo que se relaciona com o trabalho organizado, possuindo sucesso em áreas como Engenharia, Arquitetura, Medicina e Administração.

Por certo, estas são pessoas muito preocupadas com os detalhes, sendo perfeccionistas. Por isso, é preciso tomar cuidado para não se tornarem escravas de problemas que não podem resolver.

Por fim, o símbolo do número 4 é o quadrado, seus planetas são Saturno e Urano, seu elemento é a terra, e seu metal é ouro. Suas pedras são o Topázio e a Safira, sendo suas cores o amarelo, o vermelho e o laranja, e seu aroma é de maçã verde.

Número 5

Versátil, evoluído, curioso, sedento por aventuras e livre são alguns dos adjetivos que podemos vincular a quem carrega consigo o número 5. Este número está ligado a novas oportunidades e à ideia de movimento e de transformação.

Além disso, estas pessoas podem ser consideradas muito confiáveis e harmoniosas, além de possuírem ótimo senso de humor. Toda essa energia que carrega o número 5 faz com que, por vezes, sejam inquietas, o que contribui para uma maior dificuldade de se adaptar a rotinas.

Já no campo profissional, as áreas que mais se adequam a estas pessoas são: psicologia, vendas, turismo, pesquisas, etc. Também é importante lembrar que seu símbolo é a cruz, seu planeta é Mercúrio, seu elemento é ar, e seu metal o mercúrio.

Por fim, suas cores são o cinza e o azul claro, suas pedras são a Safira amarela e o Diamante, e seu aroma é o de camomila.

Número 6

O sexto número é o das pessoas criativas, amáveis, equilibradas e com senso social. Estes indivíduos estão sempre em busca do que consideram perfeito, e sua prioridade é sempre a família. Ou seja, são pessoas tolerantes, humanistas e passionais.

São pessoas que estão sempre dispostas a ajudar, a emprestar algo e a ser a anfitriãs, tendo muito da energia do número 6 em suas auras. Já em direção ao campo profissional, esse grupo de pessoas costuma ter felicidade em trabalhos que exijam ajudar o próximo ou trabalhar em grupo.

Dito isso, é hora de saber que o símbolo do número 6 é de dois triângulos opostos, seu planeta é Vênus, seu elemento é o ar, e seu metal é o cobre. Fora isso, sua cor são todas aquelas com nuances de azul, suas pedras são a Safira, a Esmeralda e a Turquesa, e seu aroma é o de canela.

Número 7

O número 7 é aquele que tem maior ligação com ocultismo, esoterismo, espiritismo e intelectualidade. As pessoas que carregam o 7, além de toda forte ligação sensitiva, costumam ser criativas e inteligentes.

Este número está ligado à perfeição e à integração entre o mundo físico e espiritual. Quem o leva costumam ser pessoas mais solitárias, que gostam de se sentir isoladas da agitação do mundo. Já no quesito profissional, possuem grande tendência a seguirem atividades artísticas, além de ramos das ciências humanas.

Ademais, seu símbolo é a estrela, seu planeta é Netuno, seu elemento é a água, e seu metal é prata. Para finalizar, a cor do número 7 é a púrpura e a violeta, sendo suas pedras o Rutilo violeta e a Ametista, e seu aroma o de uva.

Número 8

Para a Numerologia Pitagórica, o número 8 representa a renovação, o renascimento, a sabedoria e a liderança. As pessoas com este número lutam e se dedicam plenamente a alcançar seus objetivos.

O 8 é um número prático, que pertence a um grupo de pessoas organizadas e com altíssima confiança. Sendo assim, é sugerido que estes indivíduos direcionem suas energias para as posições que exigem tomadas de decisões.

Dito isso, as profissões que mais combinam com aqueles que têm o número 8 são as de gerente, advogados, críticos literários e gastronômicos, auditores, executivos, etc.

O símbolo do número 8 é a roda da fortuna, o seu planeta é Saturno, seu elemento é terra, e seu metal é o Chumbo. Outra característica importante do número 8 é a sua atração pelas cores marrom, cinza e preto, pelas pedras Turmalina negra e Ônix, e pelo aroma da mirra.

Número 9

O 9 é o número da inspiração, é aquele descrito por alguns como um grande imã da humanidade. De acordo com a numerologia, ele pode ser usado para descrever o amor universal e o mais alto nível de entrega ao outro e ao todo.

Além disso, o número 9 representa um novo ciclo e contém a experiência de todos os outros números juntos. É a conclusão e a totalidade. Assim, as pessoas que o tem possuem grande senso humanitário e de solidariedade, sendo muito animadas e românticas.

Já no campo profissional, este é o algarismo que rege aqueles indivíduos que precisam estar compartilhando conhecimento ou ajudando de alguma forma. Por isso, destacam-se como professores, escritores, palestrantes, atores, jornalistas e muitas outras profissões.

Também é importante citar que seu símbolo são três triângulos, seu planeta é Marte, seu elemento é o ar, e seu metal é o ferro. Além do mais, suas cores são branco e vermelho, suas pedras são Ágata e Granada, e seu aroma é o de mel.

Número 11

O primeiro número mestre, 11, representa a intuição, o espiritual e o idealismo, pois possui forte magnetismo e também está ligado à capacidade de clarividência. Ou seja, representa pessoas com dons de mediunidade, sendo regidas pelo mais forte dos números espirituais.

Estas costumam ser indivíduos que trazem alegria e inspiração aos demais, sendo necessário tomar cuidado para não beirar ao fanatismo. Além disso, possuem grande capacidade de analisar o todo e sucesso na área filosófica, sociológica e de estratégias. Também podem ser ótimos sacerdotes e conselheiros.

Número 22

O segundo número mestre, 22, se caracteriza por representar o raciocínio lógico e é considerado o número do “criador”, pois guia aqueles que conseguem transformar ideias em realidade.

O número 22 representa o meio físico e material e se relaciona com o palpável. Sendo assim, é o algarismo que demonstra a construção de uma melhoria, conforme a necessidade humana de crescimento e expansão. Por muitas vezes, a pessoa de número 22 é tida como “fora da casinha”, por imaginar coisas fora da sua zona de conforto e por enxergar além do que os outros podem ver.

No campo profissional, são pessoas que preferem o planejamento, sendo arquitetos e professores ou podendo seguir áreas da segurança pública.

Número 33

O número 33 é uma data reduzida e muito difícil de ocorrer. Quando esta ocorre, é provável que represente um grande líder profissional ou espiritual, como, por exemplo, o Dalai Lama, que carrega o número 22 em si.

Assim, o 33 é tido como o número do mestre. Representa um indivíduo que tem por objetivo aumentar o nível de amor e equilíbrio na humanidade. Estas pessoas estão ligadas ao altruísmo e se preocupam com o todo, como quase ninguém se preocupa.

Interpretações da Numerologia Pitagórica

Números flutuando.

Conforme os conceitos e as teorias da Numerologia Pitagórica, o indivíduo possui, desde antes do nascimento, um Mapa Numerológico de como será sua vida na Terra. Este Mapa tem significado de acordo e trata-se apenas de números. Confira as interpretações que ele traz a seguir!

O seu número

Conforme a Numerologia Pitagórica, cada algarismo tem uma vibração singular e distinta entre si, completa de possibilidades.

O número de uma pessoa se dá de acordo com a data exata do nascimento. Por isso, ao contrário de outros tipos de numerologia, não é possível alterar a sorte de alguém adicionando ou retirando letras do nome, pois sua numerologia já foi estabelecida no nascimento.

Ou seja, a combinação da data de nascimento e o cálculo numérico gerado pelo seu nome completo formam seu Mapa Numerológico Natal, de acordo com a escola de Pitágoras.

A força do seu nome

Para entender a força de um nome, não basta apenas saber o número de vida, mas fazer uma análise completa. Por exemplo, é possível descobrir características de uma pessoa, com a análise da primeira vogal de seu nome, com a primeira consoante, com a soma das consoantes, etc. Ou seja, são várias variáveis.

Dito isto, é importante que sejamos chamados pelo nosso nome, e não por apelidos diminutivos ou pejorativos, que emitem energias diferentes das propostas para cada um. Ou seja, na Numerologia Pitagórica, cada nome é uma espécie de mantra, um som que, quando pronunciado, envia e recebe vibrações que reforçam suas características.

Tabela de Numerologia Pitagórica

A tabela Pitagórica, como o próprio nome já nos diz, foi criada por Pitágoras. Ele acreditava que cada som tinha um significado diferente e um número a ele atribuído. Com esta tese, criou a tabela a seguir, em que cada letra do alfabeto possui um valor numérico:

A, J, S = 1
B, K, T = 2
C, L, U = 3
D, M, V = 4
E, N, W = 5
F, O, X = 6
G, P, Y = 7
H, Q, Z = 8
I, R, = 9

Esta é a tabela base para todos os cálculos da numerologia Pitagórica, que obterão resultados a serem analisados mais profundamente por especialistas, na construção de um Mapa Numerológico Natal.

Descubra como a Numerologia Pitagórica pode te ajudar!

Números flutuando sobre mãos.

Através da Numerologia Pitagórica, é possível buscar uma maior compreensão para atos que não encaixam ou atitudes e formas de agir que temos no dia a dia e que não geram o resultado esperado.

Assim, conhecer mais profundamente a si próprio através de um estudo profundo e detalhado com as técnicas e as significações de Pitágoras é uma experiência que ajuda a esclarecer muitas coisas em nossas vidas.

Para finalizar, tenha em mente que você não precisa fazer um estudo detalhado de seu Mapa Natal Numerológico, mas que você merece fazer um, pois todos merecem. Esperamos ter ajudado em sua leitura!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


números nomes

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.