O que é Sanpaku? A teoria, previsões, famosos, aspecto dos olhos e mais!

O que é Sanpaku? A teoria, previsões, famosos, aspecto dos olhos e mais!

Sanpaku é o nome dado para um tipo de olho específico. Quer saber mais sobre o que esse tipo de olho diz sobre sua vida e morte? Confira aqui!


Significado geral de Sanpaku

Olhos arregalados.

Os olhos sanpaku são, de modo geral, olhos onde a íris (parte colorida dos olhos) não chega até a pálpebra inferior ou a superior, deixando assim um espaço em branco quando a pessoa olha para a frente. Segundo os japoneses, o termo, que ganhou força nos anos 1960, graças a George Ohsawa, significa ‘três brancos’, em referência a esses espaços ao redor da íris.

Muito especula-se sobre o os olhos sanpaku, já que acredita-se que ele tem uma influência no modo de vida e até uma relação direta com a morte das pessoas. Mas calma, isso não é só especulação. Continue lendo e entenderá o porquê!

Sanpaku, a teoria, sua base e previsões

Olhos de uma mulher.

Normalmente, se uma pessoa está olhando para a frente, a íris, aquela que contém a cor dos olhos, chega de um extremo ao outro, deixando a esclera (parte branca dos olhos) visível apenas nas laterais.

Faça o teste! Vá no espelho e deixe a cabeça o mais reta possível e, se você conseguir ver apenas as duas partes laterais, parabéns, seus olhos não têm nada incomum. Porém, se você notar que a sua íris não encontra alguma das extremidades, seus olhos são sanpaku. Continue lendo para saber o que seus olhos podem dizer sobre seu futuro e até sobre sua morte!

O que é Sanpaku

Em 1965, o teórico macrobiótico George Ohsawa publicou um livro de nome “You Are All Sanpaku”, em tradução livre, “Vocês são todos Sanpaku”. No livro, George afirma que ter essa condição é um indicativo de que o corpo está desalinhado - mente, corpo e espírito.

A ideia de Ohsawa é fazer um comparativo do corpo com a posição dos olhos, pois os olhos estando em equilíbrio e simétricos, revelam um corpo equilibrado. Os olhos sanpaku não trazem esse equilíbrio e, dependendo da posição que a íris está, significam coisas diferentes.

Além disso, os olhos sanpaku, segundo George, indicam pistas sobre os destinos das pessoas. E, embora pareça fantasioso, a lógica é simples. Um corpo desequilibrado, ações desequilibradas e, por consequência, um destino desequilibrado.

O que é Sanpaku para os japoneses

Embora seja entendido como uma coisa ruim e até como um ‘mau presságio’, entre os japoneses, os sanpaku são bem populares, inclusive são usados com bastante frequência em animes e mangás, como em Naruto e em Pokémon.

Para os japoneses, pessoas com os olhos sanpaku são dotadas de muita determinação e força e, normalmente, estão em cargos de liderança e forte atuação política; além de conseguirem se adaptar nos ambientes mais inóspitos. Essas são características desejáveis entre os heróis e isso explica a popularidade dos olhos em representações da cultura no Japão.

A teoria de George Ohsawa

Quando George Ohsawa fala, em 1965, sobre o desequilíbrio que significam os olhos sanpaku, ele traz uma série de elementos para a discussão que só são bastante difundidos na década de 1990, quando essa ideia ganha força aqui no ocidente.

Ohsawa é o defensor da dieta macrobiótica, que seria a solução para esse desequilíbrio físico, psicológico e espiritual. Diferente do que muitos dizem, os olhos sanpaku não são uma espécie de maldição, é apenas a sinalização do corpo de que algo não está como deveria e, segundo George, a dieta macrobiótica é a chave.

Base macrobiótica

A ideia da base macrobiótica é simples: colocar em equilíbrio o yin e o yang que há dentro de cada um de nós. Depois de muito estudo, George desenvolveu a dieta que consiste, majoritariamente, no consumo de cereais integrais, legumes e frutas frescas.

O livro diz que, ao longo da vida, a falta de alguns nutrientes vai mexendo com a posição dos olhos e, dessa forma, vão ficando cada vez mais longes do seu eixo central, causando assim os olhos sanpaku. A dieta macrobiótica, segundo Ohsawa, é a cura para tudo isso.

As previsões

Depois do lançamento do livro, Ohsawa começou a falar sobre o assunto em lugares mais visíveis e até sobre personalidades do momento, como John F. Kennedy e Marilyn Monroe que tinham esse tipo de olhos. As personalidades, por um infortúnio, tiveram fins trágicos e isso fomentou os boatos sobre o sanpaku ter uma relação direta no destino das pessoas.

E toda essa mística ganhou muita força, principalmente aqui no acidente, porque as personalidades não tiveram apenas as mortes trágicas, mas suas vidas públicas bastante conturbadas e isso, aliado com o desequilíbrio citado por George, fez com que a teoria fosse tida quase como uma sentença.

Os tipos de olhos Sanpaku

Olhos de uma mulher loira.

Embora o tipo mais conhecido seja o que deixa a esclera visível na parte inferior, existem dois tipos de olhos sanpaku, conhecidos como ‘Sanpaku Yin’ e ‘Sanpaku Yang’. E cada um deles tem um significado do funcionamento irregular do corpo.

Os indícios do sanpaku são muitos e, inclusive, alguns acreditam que pode dizer até se a pessoa tem tendências homicidas ou psicopatas. Continue a leitura para saber quais são as diferenças entre os dois tipos e como identificar se você tem algum dos dois!

Sanpaku Yin

Sanpaku Yin é o modelo que mais ouvimos falar, aquele onde a parte branca fica abaixo da íris. Na teoria, George sugere que as pessoas com esse tipo de olho são suscetíveis a atitudes irracionais e se colocam em perigo na maior parte do tempo.

Normalmente impulsivos, eles são dotados de um senso de heroísmo que, muitas vezes, os coloca em situação de vulnerabilidade. Nomes importantes estão nessa lista, como Princesa Diana, Abraham Lincoln, John Lennon e até Marilyn Monroe.

Sanpaku Yang

O Sanpaku Yang é um pouco menos comum, mas sua fama o precede. Em contraponto com o Sanpaku Yin, o ‘Yang’ deixa uma faixa branca na parte de cima da íris. E, segundo George, a pessoa que os possui pode ter tendências violentas e até homicidas.

O nome mais conhecido que tem esses olhos é Charles Manson, um assassino em série que foi o responsável pela morte de mais de nove mortes no final de 1969, nos Estados Unidos. Claro que ter os olhos Sanpaku Yang não significa que você é um psicopata, mas é um alerta para, principalmente, começar a ler sobre o assunto e a como se controlar.

Diferenças entre olhos Sanpaku e olhos normais

Vale ressaltar que o ângulo exato para você saber se tem ou não olhos sanpaku é olhando para a frente, porque a inclinação da cabeça pode dar a falsa impressão que você tenha esse tipo de olhos, mesmo sem tê-los.

Outra coisa que se deve levar em consideração é que os traços negativos de personalidade que pessoas sanpaku não são algo exclusivo da condição. Ou seja, você pode se colocar em risco em várias situações e ter tendências agressivas e, ainda assim, não ter olhos sanpaku.

A noção de “equilíbrio ocular”

Embora para alguns a teoria ainda pareça muito improvável e até mesmo lúdica, George usou a noção de equilíbrio ocular para construir toda a base do sanpaku. Como o ditado diz, os olhos são o espelho da alma e a leitura desses espelhos pode indicar muitas doenças.

Uma pessoa que desenvolve crises epiléticas, por exemplo, normalmente apresenta crises de ausência antes. Essas crises, nada mais são, que pequenas pausas no olhar. Os defensores do sanpaku acreditam que os olhos são sim um reflexo do equilíbrio ou falta dele dentro de nós e que, sim, podem ser ajustados com uma dieta ideal.

Pessoas famosas com olhos Sanpaku

A popularização do sanpaku que deu, principalmente, pelo número grande de personalidades públicas com a condição. John Lennon, John F. Kennedy, Lady Di e Marilyn Monroe são algumas delas.

Porém, engana-se quem acha que os olhos sanpaku ficaram no passado, pois figuras atuais como Angelina Jolie, Robert Pattinson, Amy Winehouse e até Billie Eilish apresentam esse tipo de olhos. A condição, inclusive, pode ser vista no Rei e na Rainha do Pop.

Quão raros são, Sanpaku de longa vida e dúvidas comuns

Menina olhando de rabo de olho.

Os olhos sanpaku, de modo geral, não são tão comuns assim, porém tampouco são raros. Muito se especula sobre a condição e a longevidade das pessoas que os possuem e, calma, esse tipo de olhos não é uma sentença de morte, como alguns pensam.

E, segundo Ohsawa, com a dieta macrobiótica ideal, você pode contornar e até ‘curar-se’ totalmente. A vida de um ‘Sanpaku Yin’ pode ser longa sim, ele precisa apenas aprender a se preservar em algumas situações e priorizar por sua integridade física. Continue lendo para entender mais sobre o sanpaku e a qualidade de vida de quem os possui!

Quão raros são os olhos Sanpaku

Embora não tenham dados específicos sobre o número de pessoas que possuem esses olhos, o sanpaku é comum, ainda que não seja popular. Ainda mais por se tratar de uma condição que, pode ou não, ser permanente.

Os olhos ‘sanpaku yin’, porém, já foram mais documentados que os ‘sanpaku yang’, mas não existem dados precisos se eles são mais raros, uma vez que não existe um estudo real sobre o número de pessoas sanpaku no mundo.

Como saber se vou morrer?

As previsões populares para o ‘sanpaku yin’ são de morte trágica e, normalmente, prematura. As histórias públicas que conhecemos sobre pessoas com esses olhos foram assim, então é entendido como um padrão que se repete. Porém, não é uma sentença definitiva, apenas uma consequência de um estilo de vida muito arriscado e imprudente.

Já para os olhos ‘sanpaku yang’, as previsões são igualmente tristes, já que as tendências a violência deixam a vida de quem os possui bem solitária e, até em casos extremos, uma vida encarcerada. Normalmente, as pessoas ‘sanpaku yang’ têm dificuldade em criar laços por conta de seu temperamento explosivo. Mas, com autocontrole, tudo pode ser resolvido.

O que é Sanpaku de longa vida?

Diferente do que se pensa, o sanpaku pode sim ter uma vida longa. O problema, normalmente, está atrelado a qualidade dessa vida. Pessoas impulsivas e agressivas normalmente se metem em mais confusão e fazem coisas mais impensadas.

Caso você tenha olhos sanpaku, tome-os mais como um aviso para que você pondere suas ações e até alguns pensamentos, porque essa é a real influência na sua longevidade, não o sanpaku em si. Você é o responsável pelas ações que toma, o sanpaku é um fator importante, mas que pode ser controlado.

Há cura para o Sanpaku?

Exceto a dieta macrobiótica, alguns orientais acreditam que o consumo de alguns chás florais podem ‘desfazer’ os olhos sanpaku. E alguns acreditam, ainda, que eles podem ir se recentralizando sozinhos, ao longo da vida.

Tanto os chás, quanto o equilíbrio ocular espontâneo, não tem comprovação de eficácia, são apenas especulações. A dieta, porém, é a recomendação feita por George Ohsawa, que tem como função a restauração do equilíbrio da mente, corpo e espírito. Caso você seja sanpaku, é válido tentar a dieta, pois é a única ‘cura’ oficial.

Causas para o Sanpaku, segundo autoridades médicas

Olhos de um homem.

Como o sanpaku tem um diagnóstico dado de maneira bem superficial, é necessário entender que existem condições clínicas que podem dar a falsa impressão que a pessoa tem olhos sanpaku e que, talvez, você deva procurar seu médico para saber mais sobre elas.

A pessoa pode sofrer com alguma retração das pálpebras, tanto a inferior como a superior e isso, ao longo do tempo, pode deixar os olhos desprotegidos, além de outros efeitos que podem surgir ao longo do tempo. Confira a seguir algumas dessas causas!

Ectrópio (queda de pálpebra)

O ectrópio é uma condição em que a pálpebra inferior começa a dobrar-se para fora, o que deixa a parte de baixo do olho mais exposta do que deveria. Com isso, ela pode causar uma conjuntivite crônica, pois os olhos não se fecham totalmente, ficando suscetíveis a receber poeira e ácaros. É importante consultar um médico, pois o quadro pode se tornar uma úlcera na retina.

Normalmente, o ectrópio afeta pessoas com a idade mais avançada, porém, não é raro acometer pessoas mais jovens também, o que compromete muito a qualidade de vida. Muitas podem ser as causas, como alguma cicatriz próxima do olho, queimaduras e alguns defendem que até o estresse pode ser uma das causas.

Retração da pálpebra inferior

A retração das pálpebras também é uma condição que pode dar a falsa impressão de olhos sanpaku. Existe a retração da pálpebra inferior, da superior e de ambas, o que já é bem mais grave, porque implica em infecções constantes nos olhos.

A causa mais comum para essa retração é o descontrole da tireoide, que podem deslocar um pouco os olhos, dando essa diferença no comprimento das pálpebras. A retração, nesse caso, é o sintoma de uma doença que afeta todo o corpo, exigindo que você busque por um médico.

Exoftalmia e Proptose

O descontrole da tireoide também pode ser o causador da exoftalmia, que é um aumento da pressão intraocular, deixando os olhos mais saltados. Isso se dá porque há um estreitamento da órbita, o que joga os olhos para a frente, por não caberem onde deveriam estar.

A proptose tem o mesmo fundamento, porém é um desalinhamento da íris, pois como os olhos estão fora do eixo que deveriam, pode acontecer um deslocamento da posição da íris, tanto para a direita, quanto para a esquerda. Ambas as doenças são seríssimas e exigem um acompanhamento médico.

Depósitos de lipídios

Os depósitos de lipídios, nada mais são, que pequenas bolsinhas de gordura que podem se formar ao redor dos olhos. Como elas têm algum peso, os olhos, normalmente, cedem um pouco para baixo, dando a impressão de serem sanpaku.

Essas bolsinhas podem ter inúmeras causas, desde um sono desregulado ou até mesmo uma herança genética. Normalmente, não são sinal de algo mais grave, mas as pessoas se incomodam por comprometer um pouco a estética do rosto.

Meu cachorro parece ter os olhos sanpaku, o que significa?

Olhar de um cachorro.

Relaxe! Cachorros não podem ter olhos sanpaku, mesmo que, em alguns, a parte de baixo da íris fique visível. Isso se dá porque cachorros fazem algo conhecido como ‘olhos do cachorrinho’, a conhecida carinha de dó, que os deixa mais fofos e eles sabem disso, então a fazem quando querem algo dos donos.

Algumas raças de cachorro, ainda, têm os olhos 'caidinhos' como um traço da raça, então é absolutamente normal que a esclera inferior apareça sem que eles façam nada de especial. Embora não tenha nenhum registro de George Ohsawa sobre isso, o sanpaku não acomete animais.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.