Salmo para ansiedade: conheça as melhores passagens para te auxiliar!

Salmo para ansiedade: conheça as melhores passagens para te auxiliar!

Está tendo crise de ansiedade e não sabe lidar com ela? Os salmos podem te ajudar! Entre aqui e saiba como eles podem auxiliar na sua vida.


Você conhece algum salmo para ansiedade?

Mulher com as mãos na cabeça, confusa.

Sabe-se que a ansiedade juntamente com a depressão se tornou o mal do século XXI. Se você não tem, é possível que conheça alguém que sofra desta doença. Embora muitos julguem a ansiedade como frescura, ela é uma doença que requer atenção e cuidados. Muitas pessoas buscam na espiritualidade uma forma de sanar seus sintomas e encontrar paz interior.

É claro que, buscar por um diagnóstico médico é essencial, entretanto, estar em contato e intimidade com o Divino pode auxiliar muito durante todo o processo. É por isso que é possível encontrar salmos para ansiedade, capazes de te acalmar e deixar seu coração em paz.

Pensando nisso, decidimos compartilhar com você os salmos mais comuns direcionados à ansiedade. Você pode lê-los sempre que achar que necessário, ou enviar para alguém que precise. Confira cada um deles a seguir!

Salmo 56

Mulher com as mãos cruzadas em cima de uma Bíblia.

O salmo 56 é atribuído ao Rei Davi. Ele é considerado um salmo de lamentações, usado para fortificar a fé e estabelecer conexões com o Mundo Espiritual. O salmo de Davi demonstra fortes emoções e fala sobre a situação marcante que o Rei estava vivenciando no momento em que clamou a Deus.

Cantado em adorações comunitárias, o salmo 56 é cantado em adoração comunitária, pois é dirigido ao músico-chefe e deve ser executado com a melodia da canção Pomba silenciosa em terra distante.

Indicações e significado

O salmo 56 tem a mesma ambientação que o salmo 34, visto que ambos falam sobre fortes emoções e momentos conflitantes que Davi estava passando. Por isso, deve ser proclamado quando a pessoa se sentir sozinha, com medo e sem esperança, pois ele fala sobre a confiança no Senhor e a fé que tudo dará certo.

A estrutura do poema é a seguinte: (1) clamor a Deus, o único socorro de Davi (v. 1,2); (2) profissão de fé em Deus (v. 3,4); (3) descrição da obra dos seus inimigos (v. 5-7); (4) confissão do motivo de confiar em Deus na aflição (v. 8-11); (5) voto de louvor ao Senhor (v. 12,13).

Oração

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime. Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma. Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? O Deus, derruba os povos na tua ira! Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim. *Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra. Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças; Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?”

Salmo 57

Bíblia aberta em um píer, sol ao fundo.

O salmo 57 é direcionado às pessoas que precisam buscar refúgio e fortaleza. Se estiver passando por uma situação complicada em que somente Deus pode lhe ajudar, é a esse salmo que deve recorrer e depositar confiança. É um poema de Davi, quando este precisou se refugiar em uma caverna, cometeu um deslize contra Saul e se arrependeu.

Indicações e significado

Indicado para pessoas que querem se livrar dos medos do seu dia a dia, o salmo 57 é capaz de proteger, dar força e coragem. Além disso, ele proporciona paz, traz ideias claras para sair de situações complicadas, reforça a fé e é utilizado, na maioria das vezes, para sentir as mãos e a presença do Criador. A força desse salmo está na certeza de receber todo o apoio e toda a misericórdia do Divino.

Oração

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os Céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me (Selá). Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.

A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela (Selá). Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.

Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Pois a tua misericórdia é grande até aos Céus, e a tua verdade até as nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os Céus; e seja a tua glória sobre toda a Terra.”

Salmo 63

Bíblia aberta em uma pedra.

O salmo 63 feito por Davi enquanto estava no deserto de Judá, serve para ensinar muitas coisas, principalmente que estamos na Terra sujeitos a muitos momentos difíceis. Para Davi, Deus é um Deus forte e, por isso, ele o buscava incansavelmente.

No salmo 63, o Rei compara seu corpo com a terra árida, exausta e sem água. Em alguns momentos, nosso deserto árido são nossos inimigos ou situações conflituosas pelas quais precisamos passar e, devido a isso, o salmo é tão importante. Pois ele é capaz de reestabelecer nossa fé e nos dá ânimo.

Indicações e significado

Indicado para pessoas que estão passando por problemas difíceis, que enfrentam pequenas tempestades ou que choram devido à ansiedade, o salmo 63 de Davi traz consolo, paz e acalma a ansiedade. Para aqueles que estão passando por uma crise, depositar a confiança nesta oração fará toda a diferença.

Oração

“O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios. Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.

Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir irão para as profundezas da Terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira.”

Salmo 74

Homem passando as páginas de uma bíblia.

No salmo 74, o salmista lamenta pela destruição de Jerusalém e do Templo, na época de Nabucodonosor, o rei da Babilônia. Ele se encontra triste e decepcionado, optando por clamar a Deus e o questionar pela permissão. Para ele, o salmista, Deus não deveria ter permitido tamanha crueldade, entretanto, ao ler o livro dos profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel, é compreensível a vontade do Divino.

Indicações e significado

A ansiedade dificulta nossa capacidade de concentração e de discernimento. Nos impede de tomar decisões claras e atingir nossos objetivos, por isso é importante recorrer ao salmo 74, a fim de combater a tristeza, a ansiedade e as angústias. Com fé e com o coração aberto, o salmo será capaz de esvair o peso que está no seu ser.

Oração

“Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto? Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste. Levanta os teus pés para as perpétuas assolações, para tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuário.

Os teus inimigos bramam no meio dos teus lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais. Um homem se tornava famoso, conforme houvesse levantado achados, contra a espessura do arvoredo. Mas agora toda obra entalhada de uma vez quebram com machados e martelos. Lançaram fogo no teu santuário; profanaram, derrubando-a até ao chão a morada do teu nome. Disseram nos seus corações: ‘Despojemo-los duma vez’.

Queimaram todos os lugares santos de Deus na Terra. Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre? Porque retiras a tua mão, a saber, a tua destra? Tira-a de dentro do teu seio.

Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da Terra. Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos.

Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol. Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste. Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao Senhor e que um povo louco blasfemou o teu nome. Não entregues às feras a alma da tua rola; não te esqueças para sempre da vida dos teus aflitos. Atende a tua aliança; pois os lugares tenebrosos da Terra estão cheios de moradas de crueldade.

Ó, não volte envergonhada a oprimida; louvem o teu nome aflito e necessitado. Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia. Não te esqueças dos gritos dos teus inimigos; o tumulto daqueles que se levantam contra ti, aumenta continuamente.”

Salmo 65

Homem passando as páginas de uma bíblia.

Curiosamente, o 65º salmo da bíblia carrega junto consigo uma energia de resgate, capaz de nos livrar das tribulações da vida. Seja qual for o problema que você está passando, tenha em mente que Deus está aqui para te ajudar. Se você faz parte do time de pessoas que estão com a mente carregada pelas aflições, então esse salmo e sinta-o trazer a paz e esperança ao seu coração.

Indicações e significado

O Salmo 65 é indicado para ser usado na recuperação da saúde e superação de algum mal, a fim de potencializar a energia física até voltar à vida normal. Ele ajuda nas dificuldades e provações pessoais, além de proteger das calamidades com fogo e água. A força deste salmo está na busca pela superação.

Oração

“A ti, ó Deus, espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto.

2 O tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne.

3 Prevalecem as iniquidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões.

4 Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.

5 Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar.

6 O que pela sua força consolida os montes, cingido de fortaleza;

7 O que aplaca o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos.

8 E os que habitam nos fins da terra temem os teus sinais; tu fazes alegres as saídas da manhã e da tarde.

9 Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada.

10 Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades.

11 Os cingem de alegria.

12 Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.”

Salmo 116

Páginas da bíblia com salmos.

O salmo 116 é um dos mais importantes do livro dos salmos, isso porque ele tem uma ligação extremamente íntima com Jesus Cristo. Ele foi entoado durante a Páscoa pelo Messias e seus discípulos. Ele é considerado um hino da libertação de Israel do Egito.

Indicações e significado

Normalmente, o salmo 116 é proferido na Páscoa, após o almoço. Entretanto, isso não significa que você não possa fazê-lo o dia que achar necessário e se sentir à vontade para isso. Lembre-se que ele é uma forma de agradecer a Deus. Com ele, você deposita confiança no Divino e reestabelece a conexão com o Mundo Espiritual.

Oração

''Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver.
Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.

Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma.
Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia.
O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou.
Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.

Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda.
Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes.
Cri, por isso falei. Estive muito aflito.
Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo.
Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.

Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.
Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor.
Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o meu povo,
Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao Senhor.''

Salmo 121

Bíblia aberta com folhas voando.

O 121º salmo da bíblia é de suma importância, assim como os outros. Uma vez que você entende que ele é considerado uma prova sobre a confiança e a segurança em Deus, começa a acreditar e a depositar esperanças no Divino, pois sabe que ele jamais irá te abandonar. Aprenda e entoe o poema sagrado para renovar sua fé e também para pedir proteção e enfrentar os problemas com confiança.

Indicações e significado

O salmo 121 é um salmo de fé, utilizado para acalmar os corações ansiosos e trazer esperança e entusiasmo para vida. Ele enaltece a proteção divina e é um dos mais apreciados do livro dos salmos. Isso porque ele é capaz de transmitir mensagens que firmam a confiança e a segurança do povo nas mãos de Deus.

Oração

"Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre."

Salmo 23

Bíblia aberta em uma pedra.

Escrito há 3 mil anos, o salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo diante de tantas pressões. Ele é um dos versos mais conhecidos da bíblia sagrada e expressa a gratidão de Davi com as bênçãos de Deus em sua vida.

Indicações e significado

O salmo 23 expressa a gratidão e a confiança em Deus. As pessoas que entoam esse salmo e o entende, jamais terá preocupações, pois acredita que a confiança está no Divino e que ele está no controle de tudo. Embora as coisas pareçam minimamente complicadas, quem tem fé em Deus sabe que nada nos faltará.

Oração

"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará
Deitar-me faz em verdes pastos
Guia-me mansamente a águas tranquilas
Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça
Por amor do seu nome

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte
Não temeria mal algum, porque tu estás comigo
A tua vara e o teu cajado me consolam
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos

Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda
Certamente que a bondade e a misericórdia
Me seguirão todos os dias da minha vida
E habitarei na casa do senhor por longos dias."

Salmo 91

Bíblia aberta.

O salmo 91 também é muito conhecido entre os fiéis da bíblia sagrada. Ele foi feito por Davi e inspira segurança, alegria, proteção e recompensa da fé e do amor a Deus. O salmo 91 mostra que a palavra de Deus é viva e eficaz e, mais do que isso, penetra mais do que espada de dois gumes.

Indicações e significado

O salmo 91 deve ser lido, meditado e guardado para que a mensagem possa entrar em ação nas nossas vidas. Ele é capaz de nos proporcionar libertação, salvação, sanidade e, mais que isso, pode revelar o caminho que é Jesus Cristo. Os que se refugiam nas palavras de Deus, têm o verdadeiro descanso espiritual.

Oração

"1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.

8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

9. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13. Pisarás o leão e a cobra, calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei, pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

16. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação."

Como conhecer salmos para ansiedade pode auxiliar na sua vida?

Homem sentado no sofá com a mão no rosto.

Passar por momentos difíceis é angustiante e requer muita sanidade e estabilidade mental. Durante os momentos conflituosos que a vida nos coloca, é importante que você se apegue a algo que lhe faça acreditar que tudo dará certo, independente do que esteja acontecendo. Os salmos são formas de lhe aproximar de Deus e do Mundo Espiritual.

Nos momentos difíceis, só queremos alguém que nos abrace e nos acolha. E, quando você sabe que há um Ser muito maior segurando as suas mãos, a caminhada começa a valer a pena. Procure ver os salmos com outros olhos, pois eles são uma forma de dizer que o Criador está contigo. Conhecendo-os, você vai perceber que eles acalmarão a sua ansiedade e auxiliarão na sua vida em todos os aspectos.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


salmos

Artigos relacionados


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Quer saber como melhorar a sua relação com o trabalho? Confira neste artigo as 15 orações que vão te ajudar no mundo laboral e mudar sua vida profissional!


7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

Existem alguns salmos específicos para afastar espíritos obsessores, que são entidades malignas que trazem diversos prejuízos. Conheça esses salmos aqui!


10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

Existem alguns salmos que falam sobre cura e libertação que podem ser rezados nos momentos que antecedem uma cirurgia. Neste artigo, você vai conhecer 10!


Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Conheça o Salmo 1 da Bíblia, o salmo que fala de bênçãos e do julgamento final, além do comportamento dos justos, que são em tudo diferentes dos ímpios!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!