O que significa acordar às 3 da manhã? Para umbanda, espiritismo e mais!

O que significa acordar às 3 da manhã? Para umbanda, espiritismo e mais!

Se você acorda, de forma constante, às 03:00 da manhã, então esse artigo vai ajudá-la a entender o motivo de despertar nesse horário.


Significado geral de acordar as 3 da manhã

Uma mulher.

Acordar fora do horário em que você está habituado não é nada agradável. De maneira geral, isso pode estar ligado a um aviso, principalmente se for às 3 da manhã. Se você acordou nesse horário, perceba como estão os seus pensamentos. Caso eles estejam confusos ou denotando algum tipo de medo, é sinal de que você precisa estar atenta ao fato de que algo importante está prestes a acontecer.

Em outras palavras, para acalmá-la, faça as suas orações ou rituais de purificação, para que você possa descarregar qualquer problema relacionado a acordar às 3 da matina. Nos próximos tópicos, você encontrará mais informações a respeito desse assunto.

Motivos que levam a acordar às 3 da manhã

Uma mulher desligando um relógio.

A partir do momento em que você acorda num horário muito diferente, então é melhor ficar ciente quanto ao significado. Nos próximos pontos, veja alguns motivos mais comuns disso estar acontecendo.

Motivos de natureza física

Os motivos de natureza física estão ligados inerentemente aos processos biológicos. Se por algum motivo você teve de acordar às 3 da manhã, ou teve motivo para ficar acordado até essa hora, existirá, portanto, uma grande possibilidade de você ficar acordando nesse horário por tempo indeterminado. Geralmente, é muito difícil ajustar o sono após uma quebra de ciclo, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Isso também está relacionado ao ciclo circadiano, que é a forma como o organismo regula o dia e a noite. Ele não só regula o sono como, também, regula o apetite. O ciclo circadiano tem a duração de 1 dia. Logo, se você precisar ajustar, precisará ficar acordado até o determinado tempo que queira dormir.

Motivos de natureza espiritual

A visão mais aceita a respeito de acordar em determinada hora é a de que o mundo espiritual está querendo ter contato com você, principalmente se for algo recorrente. Há algumas formas de lidar com isso. A primeira é meditar; a segunda, orar. Sem falar na purificação do local onde você dorme.

Aceite isso como algo bom. Se algo está querendo deixar você alerta, então é melhor prevenir do que remediar. Tente imaginar o que pode ser. De qual forma, isso pode ajudá-la a estar ciente de problemas que podem acontecer em sua vida futuramente. Muitas vezes, algo não muito positivo pode estar acontecendo, e esse mecanismo de alerta espiritual é algo positivo.

Acordar todos os dias no mesmo horário

Acordar todos os dias no mesmo horário tanto pode ser de ordem espiritual como, também, pode ser de ordem natural.

Nós falamos sobre os ciclos circadianos, que estão ligados ao processo natural de regulação do sono. Outro fator que pode estar fazendo com que você acorde no mesmo horário: o local onde você dorme está abafado, com pouca saída e entrada de ar, e isso pode incomodar o corpo em determinados horários, porque o nosso pulmão tende a estar mais ativo enquanto dormimos.

O fator espiritual está associado ao modo de alerta que algo no mundo invisível está lhe indicando. Nessa linha, pense em criar um ambiente mais agradável em seu quarto e fazer as suas orações de maneira mais constante.

A interpretação de diferentes abordagens sobre acordar às 3 da manhã

Um homem.

As religiões podem ter opiniões diferentes acerca de um determinado assunto. Contudo, muitas vezes, elas representam o mesmo objeto de reflexão com o mesmo significado, ainda que tenham as suas particularidades. Veja, nos próximos tópicos, tudo o que você precisa saber sobre isso.

Acordar às 3 da manhã, segundo o catolicismo

O catolicismo mostra que acordar às 3 da manhã tem um significado negativo, porque Jesus, segundo a tradição católica, sacrificou-se pela humanidade às 15:00, e o horário indica coisas bonitas e louváveis. É um ótimo horário para você, que é católico, rezar e adorar ao seu Deus.

Contudo, três horas da manhã tem um significado negativo. Segundo essa tradição, Lúcifer se apossou desse horário, porque ele é completamente oposto à luz do dia e ao sacrifício de Jesus Cristo. Nesse caso, é válido rezar para que nenhum espírito negativo esteja tentando influenciar você de alguma forma. A maldade e a tentação tendem a assolar, durante esse horário, quem é cristão.

Acordar às 3 da manhã, segundo o espiritismo

Para o espiritismo, acordar às três da manhã é uma forte evidência de espíritos querendo ter algum tipo de contato com você. No começo, você acorda sem razão alguma para despertar; depois, de forma contínua, acorda sempre no mesmo horário. Sem qualquer explicação lógica.

A religião espírita diz que em determinados horários os espíritos de outro plano têm mais facilidade para a comunicação. Acordar nesse horário seria o reflexo disso. Algo foi manifestado em seus pensamentos e que agora vai ajudá-la a ter melhores decisões durante a vida. Quanto mais consciência espiritual você tiver, mais recorrente será esse tipo de sinal.

Para o espiritismo, é normal acordar no meio da noite?

Para o espiritismo, não é normal acordar no meio da noite, principalmente quando é uma coisa recorrente. A anormalidade do fato não significa que seja algo ruim ou bom, é necessário que você compreenda como está se sentindo em relação a isso. A nossa intuição pode nos dar boas ideias sobre acordar no meio da noite. É um aviso. Isso é um fato.

Se não conseguir respostas imediatas, faça as suas preces para que tudo fique mais claro, límpido. Um médium também pode ajudá-la caso o fato persista. Eles vão lhe dar a resposta da qual você está precisando.

Recomendações para a proteção, segundo o espiritismo

Como foi dito anteriormente, o espiritismo não vê o fato de acordar às 3 da manhã como algo ruim. Possivelmente, há espíritos tentando se comunicar com você. É claro que você é quem decide se quer ou não dar continuidade a essa comunicação.

Por isso, caso se sinta incomodado por acordar nesse horário, faça orações ou purifique o local onde você dorme. Você também pode meditar. Pode ser uma meditação guiada ou simplesmente ouvir mantras. O espiritismo lida com energias e tudo o que você puder fazer para melhorá-las será benéfico para você e para quem está próximo.

Acordar às 3 da manhã para a umbanda

A religião umbandista adota uma abordagem diferente quanto às horas. Segundo a umbanda, há 3 horários significativos: as horas abertas, as horas neutras e as horas fechadas. E três horas da manhã está no grupo último grupo citado. As horas fechadas têm um aspecto positivo, então pode ficar tranquilo. O pensamento a respeito de acordar 3 horas da manhã, assim como no espiritismo, é confluente com a positividade.

Portanto, não precisa ter qualquer dúvida a esse respeito. Algo positivo está sendo comunicado ao seu subconsciente. Aproveite o momento e, qualquer coisa, entre em contato com um membro da sua religião.

Acordar às 3 da manhã segundo a ciência

Para a ciência, as pessoas que acordam em horários diferentes do habitual tendem a perder a melhor parte do sono, que é o sono mais profundo, conhecido como fase REM. Quando as pessoas estão nessa fase de sono, os seus olhos se mexem rapidamente. É nesse momento que acontecem os sonhos mais vívidos.

Há muitos motivos, entre eles: o ciclo circadiano sem controle adequado; estresse; perturbações externas, como: alarmes, buzinas, quarto com pouca saída e entrada de ar. É importante entender o que o seu corpo está lhe dizendo e procurar, se for preciso, a ajuda de um profissional.

Acordar às 3 da manhã segundo a medicina tradicional chinesa

A medicina tradicional chinesa desponta quanto a sua importância para o mundo. Ela diz que, quando o assunto é acordar fora do horário convencional, então só pode ser um diagnóstico de ansiedade, medo ou depressão. Essas ondas que percorrem o corpo não estão ajustadas e podem levar a problemas maiores.

É algo que você vai precisar trabalhar a sua respiração e melhorar o seu estilo de vida. Além disso, é bom procurar ajuda com um especialista. Ele vai entender o que vai funcionar para você, baseando-se no seu estilo de vida. E isso, naturalmente, vai atrair coisas boas a sua vida, melhorando os seus ciclos de sono.

Horas abertas, neutras e fechadas da umbanda

Um relógio.

A umbanda é uma religião com elementos culturais fortemente ligados às religiões africanas, indígenas, europeias e orientais. Essa mescla deu a ela uma grande diversidade, atraindo, assim, pessoas de outras religiões. Nos próximos tópicos, você vai entender a importância dos horários para essa religião.

As horas abertas

As horas abertas são ótimas para realizar: irradiação, vidência e meditação. Tudo isso por causa das vibrações energéticas que há em cada horário. São boas também para: amacís (banhos) e agrados. As correntes energéticas correm com mais facilidade, então é bom se precaver de energias contrárias que podem ocorrer durante esse horário.

Horas abertas são positivas. Elas ajudam a você entrar em estados contemplativos de uma forma fluida. Logo, se você está precisando de um relacionamento profundo com o seu interior, segundo a crença umbandista, esse é o melhor momento para fazê-lo. São consideradas horas abertas: 06:00, 12:00, 18:00 e 00:00.

As horas neutras

As horas neutras são relacionadas aos horários em que todos os tipos de ritos vão poder ser realizados. Em outras palavras, são momentos em que todos os atos litúrgicos podem ser iniciados sem preocupação com as energias que esses horários possuem. Contudo, siga as orientações da sua religião para que tudo ocorra bem.

Essas horas são às de: 06:00 e 18:00. Dentro dos fundamentos da religião umbandista, esse horário é favorável para fazer pedidos e acender velas. É necessário que você siga, de maneira correta, os atos litúrgicos ou ritualísticos que a umbanda propõe a esses momentos.

As horas fechadas

As horas fechadas não são positivas para realizar tudo o que envolve os rituais da religião umbandista. É dito que não se podem frequentar lugares proibidos ou desonestos. Também, não se pode ter pensamentos e ações negativas do tipo: discussões, praguejar e amaldiçoar.

As horas fechadas são: de 11:45 às 12:45 e de 23:45 às 00:15. Segundo a crença umbandista, é a hora de fazer descarregos energéticos e de emprego das forças para boas práticas. Contudo, é importante que nenhum ritual seja realizado nesse momento, exceto se você conhecer de forma profunda as forças que estão alocadas nesses horários.

Significado de perder o sono em diferentes intervalos de tempo

Uma mulher desligando um relógio.

Nesse tópico, nós vamos focar em mostrar os diferentes significados que acordar em determinados horários podem ter. Sabe-se que há muitos elementos para serem abordados. Eles dependem tão somente de como as suas crenças os recebem.

Entre as 21h e 23h

Perder o sono, durante 21h às 23h, pode significar que o seu relógio biológico não está ajustado. Você precisa, portanto, conseguir reequilibrar esse momento inicial do sono. Outro motivo bastante comum é o de ficar muito tempo usando o smartphone ou outros aparelhos eletrônicos antes de se deitar.

É importante, para a sua saúde, reequilibrar esse momento. Caso não consiga por conta própria procure um especialista da área. Com toda certeza, ele ajudará a melhorar isso com técnicas e com métodos para você usar antes de deitar. Lembre-se que meditar antes de dormir ajuda a diminuir o estresse que você sentiu durante o dia.

Entre as 23h e 1h da manhã

Não conseguir dormir, durante 23h a 1h da manhã, significa que você pode estar com algum grau de ansiedade. Se isso persistir, é recomendado procurar ajuda médica para solucionar o que está causando essa falta de sono. Outro motivo: certifique-se de que não haja ruídos e de que o clima esteja agradável no seu dormitório.

Espiritualmente falando, pode indicar de que você precise meditar ou fazer preces, segundo o que a sua religião recomenda. Às vezes, algo que não podemos ver é capaz de estar nos incomodando, então somente com orações ou meditações você poderá voltar a ter uma boa noite de sono.

Entre as 1h e 3h da manhã

Segundo a medicina tradicional chinesa, perder o sono durante 1h às 3h pode significar acúmulo de raiva. Esse horário está associado ao fígado, que tem a função de filtrar o sangue eliminar as toxinas. Consuma alimentos que ajudam esse importante órgão e modifique seus pensamentos para que todo sentimento de raiva deixe o seu corpo.

Meditações e beber água fria nesse momento de perda de sono aliviarão as tensões causadas pelo sentimento de raiva. Nutra-se, também, com alimentos que mantenham o seu fígado funcionando de maneira correta, mesmo que os sentimentos ainda não tenham sido superados.

Entre as 3h e 5h da manhã

Quando se trata de perder o sono entre as 3h e 5h da manhã, então os seus pulmões podem estar querendo alertar sobre algo que está desequilibrado. Se você tem o hábito de fumar, nesse caso, o seu sono tende a ser atrapalhado de uma maneira mais evidente durante esse horário.

Há, também, a possibilidade de um espírito estar tentando algum tipo de comunicação. Três horas da manhã é considerado um horário chave para tentar conseguir revelações com o mundo espiritual. É claro que, se você tiver mais dúvidas a respeito desse assunto, vai precisar de apoio de um mestre espiritual para guiá-la durante essas comunicações.

Entre as 5h e 7h da manhã

Se o seu horário de acordar não estiver entre às 5h e às 7h da manhã, isso tende a ser algum tipo de bloqueio emocional. O órgão que está relacionado a esse horário é o intestino. Ele tem maior atividade durante esse momento do dia.

Caso você esteja passando por alguns bloqueios emocionais, o recomendado é conversar com um especialista da área de psicologia. Se não for algo tão recorrente, então, ao acordar, faça alongamentos físicos. Um suco de laranja cedinho também pode ajudar na sua digestão.

O que devo fazer ao acordar às 3 da manhã?

Uma mulher.

A primeira coisa que você deve fazer ao acordar às 3 da manhã é ter calma e não se preocupar. Se não conseguir voltar a dormir, tente fazer orações ou beber um pouco de água. Chá de camomila e de erva-cidreira também podem ajudar a repousar.

Para concluir e unir todos os pontos, acordar às 3h da manhã indica que o mundo espiritual está tentando se comunicar com você. Cada religião tem o seu ponto de vista, então cabe a você discernir o que é mais próximo do que está sentindo. A explicação científica, contudo, mostra que há uma passagem do sono leve para o sono profundo e que, durante esse processo, você poderá acordar.

Autor deste artigo

Minha paixão é escrever. Adoro passar o dia escrevendo artigos sobre sonhos e espiritualidade. Trabalho como redator há mais de 5 anos.

Palavras-chave relacionadas


religiões energias

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.