Encontro de almas: origem, almas gêmeas, encontro cármico e mais!

Encontro de almas: origem, almas gêmeas, encontro cármico e mais!

As almas gêmeas podem ser casais, mas também amigos e familiares. Leia o artigo completo e entenda melhor o que é um encontro de almas!


O que é encontro de almas?

Alma saindo do corpo.

O encontro de almas é a união entre pessoas que já tiveram contato em outras vidas. As almas se atraem, dessa forma, acabam se encontrando em encarnações posteriores. Isso ocorre, muitas vezes, por decisão da alma, para restabelecer e passar por aprendizados, ou por um simples acaso do universo.

Nesse sentido, antes de voltar para a Terra, a alma decide quais vínculos deseja criar novamente. Na verdade, essa é a visão do espiritismo, que também defende que almas gêmeas não são complementares. Porém, crenças muito antigas indicam que as almas eram divididas, resultando em um espírito masculino e outro feminino em corpos diferentes.

Leia este artigo até o final para saber mais sobre o encontro de almas, almas gêmeas, relacionamentos cármicos, entre outros conceitos.

A origem do encontro de almas

Alma saindo do corpo.

A origem do conceito de almas é remota. Nessa lógica, algumas crenças defendem que uma única alma é dividida por Deus, enquanto outras apontam que essa divisão não ocorre. Entenda melhor a seguir.

Uma só alma dividida por Deus

Crenças muito antigas revelam que as almas eram separadas por Deus, assim, cada uma assume um espírito diferente, um masculino e outro feminino. Assim, as almas reencarnam em duas pessoas diferentes.

Nessa lógica, quando as almas complementares se encontravam, estabeleciam novamente a conexão perdida. Além do mais, as almas separadas seriam pessoas semelhantes, em suas preferências e até mesmo na aparência.

O conceito de Edgar Cayce

Edgar Cayce foi um espiritualista norte-americano, que tratava de assuntos como reencarnação, imortalidade e saúde. Para ele, cada pessoa não tem uma só alma gêmea, mas, sim, várias. Dessa forma, as almas gêmeas não estão ligadas somente às relações românticas, mas para contribuir umas com as outras na jornada da vida. Portanto, segundo o conceito de Edgar, as almas gêmeas têm interesses em comum, mas não são únicas e não são a metade da alma de outro alguém.

Encontro de almas como encontro cármico

Encontros cármicos ocorrem quando indivíduos são designados para estabelecer o equilíbrio de um carma. Como as almas têm o desejo de serem livre, essas pessoas se unem para conseguir curar algum processo importante. Muitas vezes, uma relação cármica é complicada e desgastante, isso porque, antigas feridas precisam ser sanadas. A conexão é a chave para resolver os conflitos entre as almas e alcançar clareza e equilíbrio.

Almas gêmeas na psicologia

Para a psicologia, as almas gêmeas não existem. Dessa forma, muitos profissionais da área acreditam que é apenas uma visão fantasiosa de um amor perfeito. Porém, não quer dizer que nenhum psicólogo, psicanalista ou terapeuta acredite no termo. Afinal, não existe algo provando que almas gêmeas existem, mas, também, nada que prove o contrário.

Além disso, alguns conceitos na psicologia descrevem os perfis humanos. Logo, pessoas têm características em comuns organizadas em grupos. Por isso, profissionais da área podem defender que personalidades parecidas não estão relacionadas com almas e vidas passadas.

O que acontece no encontro de almas

Alma saindo do corpo.

O encontro de almas não significa que a união leve a felicidade plena. Na verdade, o relacionamento pode ser complicado, porém, também muito enriquecedor. Descubra, a seguir, o que acontece no encontro de almas.

O encontro de almas não é o fim

Um encontro de almas gêmeas não aponta o fim da busca pelo amor e paixão, pelo contrário, pode acontecer certas coisas que impedem a união do casal. Nesses relacionamentos, a vontade de ficar perto é enorme, porém não é o suficiente para manter a união e felicidade.

Nesse sentido, o encontro com sua alma gêmea pode indicar um período cheio de aprendizados, mas também conflitos. Sendo assim, através da ligação com a alma gêmea, grandes mudanças podem ocorrer para contribuir com seu processo de cura e autoconhecimento.

Os problemas no outro são apenas um reflexo

Ao encontrar sua alma gêmea, entenda que os defeitos do parceiro são, na verdade, um reflexo da sua própria personalidade. Isso não quer dizer que vocês são exatamente iguais, mas possuem muitas características semelhantes e complementares. Por isso, o encontro de almas é tão transformador.

Se a sua alma gêmea possui os mesmos pontos fortes e fracos que você, utilize isso a seu favor para identificar o que precisa fortalecer e o que precisa mudar. É muito comum as almas identificarem coisas que não gostam do outro, mas que tem em si mesmo, já que são tão parecidas.

Em um primeiro momento, pode ser difícil admitir que tem esses pontos negativos, mas, ao perceber que a relação entre almas tem o intuito de proporcionar crescimento, fica mais fácil aceitar que precisa mudar.

Sim, o amor pode ser incondicional

Os relacionamentos, geralmente, estão ligados a apegos, como também a diversas exigências de como deve ser o parceiro. Porém, em um encontro de almas, prevalece a aceitação. Dessa forma, tolerar os defeitos do outro não é algo tão difícil assim. O nível de tolerância em um encontro de almas é muito maior, afinal, muitos dos pontos negativos que um apresenta o outro também tem. Portanto, o amor tende a ser incondicional e enriquecedor.

Pode descobrir seu propósito

É provável que você encontre sua alma gêmea, mas, a princípio, não fiquem juntos. Isso porque, existem processos a serem vividos, assim, é necessário que haja a conexão e a separação entre vocês. Dessa forma, podem mergulhar em si mesmos e encontrar um propósito de alma.

Por mais interessante que possa parecer, também pode ser um período muito doloroso. Afinal, afastar-se de uma pessoa que você tem tanta afinidade tende a ser uma tarefa difícil. Por isso, é preciso entender que a separação é importante para o crescimento.

Durante a etapa de separação, muitas mudanças podem ocorrer na sua vida, sendo elas boas ou ruins, mas que precisam acontecer. Portanto, mesmo quando as pessoas estão separadas, o relacionamento de alma leva a caminhos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e cura.

Aprendizado de paciência e compreensão

Paciência e compreensão são duas virtudes a serem desenvolvidas nos relacionamentos entre almas gêmeas. Nesse sentido, podem ser relações difíceis, mas com muitos aprendizados. É preciso praticar o perdão, e a alma complementar auxilia nesse processo. Em um encontro de almas, as pessoas são capazes de lidar com ressentimentos, ciúmes e outros pontos negativos.

Assim, deixando de lado pensamentos e atitudes egoístas para construir um relacionamento mais leve. Nessa lógica, a aceitação tanto de si mesmo como do outro, torna-se mais fácil. Isso porque, cada uma das almas é tolerante e compreensiva umas com as outras. Por isso, mesmo quando ocorrem desavenças, podem superar as dificuldades ao passar um tempo juntos e cultivar a sinceridade.

As almas gêmeas despertam paz e sentimentos profundos, assim, resultando em ligações intensas e impactantes, por isso, não é fácil deixá-las para trás. Além disso, o encontro de almas também se torna uma forte parceria nos momentos difíceis.

Um novo conceito de fidelidade

O conceito de fidelidade é diferente em um encontro de almas. Nesse sentido, cada um não exige fidelidade por questões de apego, mas, sim, porque desejam ficar somente com sua alma complementar. Na sociedade, é comum ver relacionamentos que cumprem acordos de fidelidade, levando em consideração apenas questões individuais.

Porém, um encontro de alma proporciona justamente o contrário, pois ambas as partes sentem que querem estar juntas e prezam a parceria. Outra situação em um encontro de almas é que a parte complementar pode estar envolvida em um relacionamento. Nesses casos, é comum que a pessoa não cumpra seu acordo de fidelidade, já que encontrou alguém com quem tem uma ligação muito forte.

O amor como mestre

Em relações com almas gêmeas, o amor é tido como um mestre, ou seja, um meio de colher muitos aprendizados ao longo do tempo. Desse modo, as almas podem crescer muito, tanto em aspectos pessoais como profissionais.

Muitas pessoas entram em relacionamentos pelas motivações erradas, ou seja, dinheiro, carência, atração física, comodidade, entre outras. Entretanto, essa atitude leva a desentendimentos futuros e insatisfações. Por isso, encarar as relações como um processo importante para o crescimento pessoal e em conjunto, proporciona uma união saudável.

Assim, as almas gêmeas vivenciam etapas de aprendizados psicológicos, emocionais e espirituais. Por isso, muitas opiniões tendem a mudar, já que se percebe diversos equívocos e erros que precisam ser reparados.

Encontro de almas gêmeas no espiritismo

Um casal.

Para o espiritismo, algumas almas compartilham propósitos em comum, sendo que essas semelhanças são traços de vidas passadas. Dessa forma, nesta vida, buscam se encontrar novamente para cumprir processos importantes. Entenda melhor o que é o encontro de almas no espiritismo.

A existência de almas afins

As almas afins são espíritos que se encontram para cumprir sua missão evolutiva, por isso, tem pensamentos semelhantes e os mesmos propósitos. Nessa lógica, uma pessoa pode encontrar suas almas afins ou não, mas é provável que se juntem de alguma forma, já que elas se atraem.

São uniões ligadas pela amizade e respeito, mas nada impede a formação de casais. Além do mais, a ligação entre almas afins é feita pelo coração, por isso, trocam pensamentos e sensações intensas, assim, o relacionamento é envolvido por uma forte paixão.

O encontro de almas afins

Para o espiritismo, almas que estiveram juntas em vidas passadas podem sentir que precisam se encontrar novamente nesta vida. Dessa forma, ainda carregam as mesmas afinidades que proporcionou a união anteriormente.

Seus pontos em comum fazem as almas se conectarem, além da atração que uma gera na outra. Apesar disso, as almas afins nem sempre ficam juntas, mas seus encontros sempre trazem aprendizados e transformações.

A predestinação na doutrina espírita

Na doutrina espírita, não existem almas que estão predestinadas a ficarem juntas, porém, ainda assim, duas pessoas podem sentir necessidade de estabelecer uma união devido a outras vidas. Nessa lógica, o afeto e propósitos em comuns provenientes de reencarnações anteriores fazem com que desejem ficar juntos novamente.

Além disso, as almas podem se encontrar nesta vida por diversas razões, ou seja, não necessariamente, para formar um par romântico. Por isso, o encontro de almas pode acontecer entre amigos e familiares.

O projeto de encontro das almas

No espiritismo, acredita-se que cada ser estabelece seu próprio caminho evolutivo antes de reencarnar. Dessa forma, cada um decide quais almas afins vai encontrar nesta vida. Porém, mesmo que alguém prefira não encontrar uma determinada alma, o acaso pode gerar essa união.

Isso não quer dizer que as almas devem ficar juntas para sempre, na verdade, muitas vezes, cada uma decide seguir o seu caminho. Em todo caso, o encontro de almas gêmeas e afins resultam em situações e aprendizados intensos, sendo que nem todo mundo está preparado para tal experiência.

“Almas gêmeas” por Emmanuel

Segundo Emmanuel, no livro “Consolador”, de Chico Xavier, o conceito de almas gêmeas está ligado ao amor, simpatia e afinidade. Nessa lógica, não são metades separadas, logo, não precisam um do outro para se sentirem inteiros.

Por isso, as almas gêmeas devem ser interpretadas como seres completos que em união podem estar em perfeita sintonia. Por conta de suas semelhanças se atraem, proporcionando paixão intensa e, consequentemente, um grande desenvolvimento pessoal.

O encontro de almas gêmeas realmente existe?

Uma alma.

O encontro de almas realmente existe, porém, para o espiritismo, não é a união de almas complementares, ou seja, uma mesma alma que foi dividida. Além disso, também existem as almas afins, indivíduos que se unem para cumprir um mesmo propósito, sendo que isso não quer dizer que a conexão seja para o resto da vida.

Outro ponto é que existem crenças que defendem que Deus faz a separação de uma única alma, o que resulta em um espírito masculino e outro feminino, que reencarnam em corpos diferentes. Portanto, os encontros de almas são descritos de forma diferentes dentro da espiritualidade.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


religiões energias mantras

Artigos relacionados


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!