Santa Rita de Cássia: história, devoção, simbolismo, milagres e mais!

Santa Rita de Cássia: história, devoção, simbolismo, milagres e mais!

Santa Rita de Cássia possui uma trajetória de vida repleta de milagres. Sua fé e devoção a Deus servem de exemplo para todos os fiéis. Saiba mais neste artigo!


Quem é Santa Rita de Cássia?

Imagem de Santa Rita de Cássia.

Santa Rita de Cássia era a única filha de Antônio Mancini e Amata Ferri. Ela nasceu na Itália em maio de 1381. Seus pais gostavam muito de orar. Durante a sua vida e após a morte foi uma mulher de oração, sempre rezando pelos mais necessitados. Ela veio a falecer em decorrência de uma tuberculose.

Após sua morte, seu nome foi ligado a diversos milagres e de lá para cá ela ficou conhecida como uma intercessora poderosa. No ano de 1900, Santa Rita de Cássia foi oficialmente canonizada. Foram necessários três milagres para provar que os fiéis podem rezar, sem nenhum receio, a esta poderosa santa. Santa Rita é conhecida popularmente como a “padroeira das causas impossíveis”. Quer saber mais sobre Santa Rita de Cássia? Confira este artigo!

A história de Santa Rita de Cássia

Mãos em cima de uma bíblia.

Santa Rita de Cássia sempre foi uma mulher de oração, preocupada com as necessidades das pessoas. A história dela serve como inspiração para todos os fiéis, por sua vida dedicada a fazer o bem aos outros e a oração. Confira mais sobre a história dela!

A vida de Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia tinha o desejo de ser religiosa, porém, seus pais arranjaram um casamento para ela, conforme o costume da época. O homem escolhido para ser seu marido foi Paolo Ferdinando. Ele era infiel a Rita, bebia demais e fez sua esposa sofrer por 18 anos. Ela teve dois filhos com Paolo e foi muito paciente com ele. Apesar do sofrimento, ela nunca deixou de suplicar pela conversão dele.

Por fim, os clamores de Rita foram atendidos e Paolo se converteu. Ele mudou de tal forma que as mulheres da cidade vinham se aconselhar com Rita. Infelizmente, Paolo criou diversas rixas enquanto não era convertido. Certo dia ele foi assassinado quando saiu para trabalhar, seus dois filhos juraram vingança contra o assassino, porém, Rita orou para que eles não cometessem esse pecado. Seus filhos adoeceram mortalmente, mas se converteram. Isso quebrou um ciclo de ódio que duraria anos.

Santa Rita de Cássia no convento

Santa Rita de Cássia, agora que estava sozinha com a morte do marido e dos dois filhos, desejou entrar para o convento das irmãs Agostinianas. Elas, porém, estavam em dúvida sobre a sua vocação, tendo em vista que ela tinha se casado, seu marido havia sido morto e seus dois filhos morreram de uma peste. Por conta disso, elas não queriam aceitar Rita no convento.

Em uma certa noite, enquanto dormia, Rita ouviu uma voz que dizia: “Rita. Rita. Rita.” Então, ao abrir a porta, ela avistou São Francisco, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram para Rita os acompanhar e depois de andar pelas ruas, ela sentiu um leve empurrão. Ela caiu em êxtase e, quando voltou a si, estava dentro do mosteiro com as portas trancadas. As freiras não puderam negar e a admitiram. Rita viveu ali por quarenta anos.

Santa Rita de Cássia e o espinho

Enquanto estava orando aos pés da cruz, Santa Rita de Cássia pediu a Jesus para que pudesse sentir pelo menos um pouco da dor que ele sentiu no momento da crucificação. Com isso, um dos espinhos da coroa de Cristo cravou-se em sua cabeça e Santa Rita sentiu um pouco da dor terrível que Jesus sofrera.

Esse espinho fez uma grande ferida em Santa Rita, de tal forma que ela precisou ficar isolada das demais irmãs. Com isso, ela passou a orar e jejuar ainda mais. Santa Rita de Cássia ficou com a ferida por 15 anos. Ela só foi curada quando ela visitou Roma, no ano santo. Porém, quando retornou ao mosteiro, a ferida abriu novamente.

Morte de Santa Rita de Cássia

Em 22 de maio de 1457, o sino do convento começou a tocar sozinho, sem nenhuma causa aparente. Santa Rita de Cássia estava com 76 anos e sua ferida havia cicatrizado. O seu corpo inesperadamente começou a exalar um perfume de rosas e uma freira chamada Catarina Mancini, que na época tinha um braço paralítico, foi curada simplesmente ao abraçar Santa Rita no seu leito de morte.

No lugar da ferida de Santa Rita surgiu uma mancha vermelha que exalava um perfume celeste e isso impressionou a todos. Pouco tempo depois, uma multidão surgiu para vê-la. Com isso, tiveram que levar o corpo dela para a igreja e lá está até hoje, exalando um suave perfume que impressiona a todos.

Devoção a Santa Rita de Cássia

Em Roma, no ano de 1627, Santa Rita de Cássia foi beatificada. Isso foi feito pelo Papa Urbano VIII. Sua canonização foi feita no ano de 1900, mais especificamente no dia 24 de maio, pelo Papa Leão XIII e sua festa é comemorada anualmente, no dia 22 de maio. Na região Nordeste do Brasil, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, ela é sua padroeira.

Santa Cruz é a cidade que possui a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. Santa Rita de Cássia é considerada a Madrinha dos Sertões. Em Minas Gerais, existe a Cidade de Cássia, onde Santa Rita também é padroeira e seu aniversário também é comemorado no dia 22 de maio.

O simbolismo da imagem de Santa Rita de Cássia

Terço em uma mão.

Santa Rita de Cássia é representada pelos fiéis com alguns objetos, como um estigma na testa, segurando um crucifixo e uma coroa de espinhos. Cada um deles possui um simbolismo. Iremos compreender qual o significado deles a seguir!

O Crucifixo de Santa Rita

Na imagem de Santa Rita de Cássia, o crucifixo representa a sua paixão por Jesus. Ela passava horas meditando na paixão de Cristo, no desprezo e insultos que Ele sofreu enquanto trilhava o caminho do calvário carregando a cruz. Ela ansiava ardentemente por participar das dores de Cristo crucificado.

Ela ofereceu os 18 anos de convivência com o marido violento pela conversão dele e para participar dos sofrimentos de Cristo. Ela passou 18 anos sendo humilhada pelo marido, que veio a morrer após a sua conversão. Depois disso, seus dois filhos morreram, também após terem se convertido. Santa Rita de Cássia carregou sua cruz com fé e um grande amor.

A coroa de espinhos de Santa Rita

A coroa de espinhos presente na imagem de Santa Rita de Cássia, faz uma alusão direta a uma de suas práticas. Uma das orações que ela fazia era poder contemplar Cristo em seus sofrimentos em prol de toda a humanidade. A paixão dela por Jesus era tamanha que certo dia ela pediu para que Jesus lhe permitisse sentir um pouco de suas dores.

Ela teve o seu pedido atendido e recebeu um dos estigmas da coroa de Cristo em sua testa. Santa Rita de Cássia foi além, sua fé e amor por Cristo eram tamanhos que ela fez esse pedido. Ela ainda permaneceu por muito tempo com uma ferida em sua testa, que serviu como testemunho de sua grande fé e do quanto Cristo sofreu por nós.

O estigma de Santa Rita

O estigma de Santa Rita simboliza o sofrimento partilhado com Jesus. Em um profundo momento de oração, um dos espinhos da coroa de Jesus se desprendeu e perfurou a testa de Santa Rita de Cássia. O estigma durou cerca de 15 anos, até sua morte. Uma ferida se abriu na testa dela, ocasionando dores terríveis, como as que Jesus sentiu em sua crucificação.

Santa Rita de Cássia teve que permanecer isolada por um tempo, longe das irmãs, devido ao cheiro que sua ferida causava. Em uma certa ocasião, ela fez uma visita a Roma e a ferida desapareceu por completo. Contudo, quando ela voltou para o mosteiro, a ferida abriu novamente.

As rosas de Santa Rita

As rosas da imagem de Santa Rita de Cássia simbolizam uma roseira que ela plantou no convento. Algumas imagens da santa estão ornadas com muitas rosas. No ano de 1417, a irmã Rita plantou uma roseira no jardim do convento. Durante um período em que ela esteve doente, as irmãs levavam algumas rosas para ela.

O interessante desse fato é que as rosas haviam brotado milagrosamente, pois era inverno. Essa roseira continua dando rosas em todo inverno até os dias de hoje. As rosas simbolizam também a intercessão de Santa Rita de Cássia pela conversão de todos os pecadores e para que a bondade surja em seus corações.

O hábito de Santa Rita

O hábito na imagem de Santa Rita de Cássia representa sua vida religiosa. A presença do véu preto representa seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. A parte branca representa a pureza do coração de Rita. O hábito de Santa Rita de Cássia revela um milagre. Depois que Santa Rita de Cássia ficou viúva e o Senhor levou seus dois filhos, ela pediu para entrar no convento das irmãs Agostinianas e conseguiu de forma milagrosa.

As freiras se recusavam a aceitá-la, pois era uma viúva e o marido tinha sido assassinado. Porém, em uma certa noite, São Nicolau, São João Batista e São Francisco apareceram à ela. Rita entrou em êxtase na hora, e mesmo com as portas fechadas, os santos colocaram ela dentro do convento. As irmãs reconheceram a vontade de Deus e a admitiram.

Milagres de Santa Rita de Cássia

Freira rezando.

Sem dúvidas, Santa Rita de Cássia realizou muitos milagres em vida e até mesmo no leito de morte. Sua vida de fé e devoção à Cristo serve como um exemplo para todos os fiéis. Confira a seguir, mais informações sobre os milagres de Santa Rita de Cássia!

A videira milagrosa

Para colocar à prova a obediência de Santa Rita de Cássia, a superior do convento ordenou a ela que regasse diariamente um galho seco, um ramo de videira já seco. Rita não questionou e fez como lhe foi mandado. Algumas irmãs a observavam com ironia. Isso durou cerca de um ano.

Em um certo dia, as irmãs ficaram assombradas. A vida reapareceu naquele galho ressequido e surgiram brotos nele. Além disso, apareceram folhas e aquele galho se transformou em uma bela videira, dando no tempo certo uvas deliciosas. Essa videira ainda hoje permanece no convento dando frutos.

O perfume do corpo da santa

Este milagre aconteceu de forma singular e impressionante. Em 22 de maio de 1457, inesperadamente, o sino do convento começou a tocar sozinho. A ferida de Santa Rita de Cássia, quando ela estava com 76 anos, simplesmente cicatrizou e começou a exalar um perfume indescritível de rosas.

Outro fato impressionante foi o de que no lugar da ferida surgiu uma mancha vermelha, que espalhava um perfume celestial por todo o ambiente e isso encantou a todos. Quando isso ocorreu, uma multidão se reuniu para vê-la. Depois, levaram o corpo dela para a igreja, onde está até os dias atuais, exalando um perfume suave que impressiona a todos que se aproximam.

A menina Elizabeth Bergamini

Outro dos milagres de Santa Rita de Cássia aconteceu com Elizabeth Bergamini. Ela era uma jovem que corria o risco de perder a visão devido à varíola. Seus pais aceitaram o parecer dos médicos, que disseram que a condição da criança era crítica e que não poderiam fazer nada. Por fim, eles decidiram mandar Elizabeth para o Convento Agostiniano de Cássia.

Eles suplicaram fervorosamente que Santa Rita livrasse a filha deles da cegueira. Quando chegaram ao convento, a criança vestiu um traje em homenagem à santa. Após quatro meses, Elizabeth enfim conseguiu enxergar. Ela começou a dar graças a Deus junto às freiras.

Cosimo Pelligrini

Cosimo Pelligrini sofria de gastroenterite crônica e hemorroidas tão graves que já não havia esperança de recuperação. Ao retornar um dia da igreja, ele ficou muito fraco com um novo ataque da sua doença. Isso quase o levou à morte. Os médicos ordenaram que ele recebesse os últimos sacramentos.

Ele os recebeu na cama, com toda a aparência da morte que se aproximava. De repente, ele viu Santa Rita de Cássia, que aparentava cumprimentá-lo. Logo, sua antiga força e apetite voltaram, e dentro de pouco tempo ele conseguiu fazer o trabalho de um jovem, embora tivesse mais de setenta anos.

Como se conectar com Santa Rita de Cássia

Terço em uma mão.

Existem alguns meios de se conectar com Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. Assim como existem orações e simpatias específicas para que você possa ter acesso aos milagres feitos por Deus por meio de Santa Rita. Confira a seguir!

O dia de Santa Rita de Cássia

O dia 22 de maio é dia Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a “padroeira das causas impossíveis”, protetora das viúvas e a santa das rosas. Ao contrário de muitos outros santos católicos, Santa Rita de Cássia possui uma peculiaridade: é possível conhecer muitos detalhes de sua vida.

Já se sabe que ela nasceu em uma cidade italiana chamada Roccaporena, uma espécie de vila localizada a cerca de 5 km de Cássia, em 1381, e morreu no dia 22 de maio de 1457. Por isso, o dia 22 de maio foi destinado à celebração de Santa Rita de Cássia. Ela foi uma mulher de fé e que sempre buscava fazer o bem.

A oração de Santa Rita de Cássia

“Ó Poderosa e Gloriosa Santa Rita de Cássia, eis, a vossos pés, uma alma desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos casos impossíveis e desesperados. Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça, de que tanto necessito, (fazer o pedido).

Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós”.

Tríduo a Santa Rita de Cássia

Comece rezando uma Glória ao Pai como oração inicial todos os dias:

"Deus, que vos dignastes conferir a Santa Rita tamanha graça que, havendo ela vos imitado no amor aos inimigos, trouxe no coração e na fronte os sinais de vossa caridade e sofrimento, concedei, nós suplicamos, que pela sua intercessão e merecimentos amemos os nossos inimigos e, com o espinho da compunção, perenemente contemplemos as dores de vossa paixão e mereçamos receber a recompensa prometida aos mansos e humildes de coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém."

1º dia

"Ó poderosa Santa Rita, advogada em toda a causa urgente, escutai benigna as súplicas de um coração angustiado e dignai-vos alcançar-me a graça de que tanto necessito" (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

2º dia

"Ó poderosa Santa Rita, advogada nos casos desesperados, confiante no poder de vossa intercessão, a vós recorro. Dignai-vos abençoar minha firme esperança de obter, por vossa intercessão, a graça de que tanto necessito." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai).

3º dia

"Ó poderosa Santa Rita, socorro na última hora, a vós recorro cheio de fé e amor, já que sois meu último refúgio nesta aflição. Intercedei por mim, e vos hei de bendizer por toda a eternidade." (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai).

Simpatia a Santa Rita de Cássia para prosperidade

As simpatias estão continuamente ligadas à superstição e magia. Elas são praticadas costumeiramente por boa parte dos brasileiros. Para receber a ajuda de Santa Rita de Cássia a fim de ter prosperidade, comece rezando um Salve-Rainha em louvor a ela. Depois disso, acenda um maço de velas brancas sobre um pires, na parte da manhã.

Por fim, faça a seguinte oração: “Com a ajuda de Deus e de Santa Rita de Cássia, a Santa dos Impossíveis, eu hei de vencer o que preciso. Amém”. Jogue o que sobrar das velas no lixo e use o pires normalmente.

Simpatia a Santa Rita de Cássia para o impossível

Para realizar essa simpatia, você deve segurar uma imagem de Santa Rita de Cássia, pode até mesmo ser um santinho de papel, e rezar com fé a seguinte oração: “Ó gloriosa Santa Rita de Cássia, vós que fostes prodigiosamente participante da dolorosa paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtende-me a graça de sofrer com resignação todas as penas desta vida e protegei-me em todas as minhas necessidades. Amém”.

Carregue a imagem sempre com você. Só assim a simpatia fará efeito e você verá a causa impossível ao qual pediu ser realizada diante dos seus olhos.

Por que Santa Rita de Cássia é a santa das causas impossíveis?

Freira acendendo uma vela.

Santa Rita possui uma trajetória repleta de milagres. A própria entrada dela no convento foi milagrosa. Pelo fato dela ser viúva e mãe, não poderia ser admitida em ordens religiosas da época. Ela até mesmo chegou a tentar três vezes antes de conseguir entrar. Conforme a tradição religiosa, em uma certa noite, ela viu três santos.

Em um momento de êxtase, eles conduziram Rita para dentro do convento de madrugada, com a porta trancada. Essa foi a prova definitiva da intervenção divina, por isso ela foi aceita. Ela não é a padroeira das causas impossíveis por acaso.

Esse título tem a ver com sua história de vida. Santa Rita viveu cerca de 40 anos na ordem religiosa e dedicou sua vida à oração e o nome que ela recebeu também tem a ver com o fato dela conseguir tudo o que pedia a Deus, por conta de sua rotina de oração.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.