O que é Chi Kung ou Qigong? História, Benefícios, objetivos e mais!

O que é Chi Kung ou Qigong? História, Benefícios, objetivos e mais!

O Chi Kung é uma prática que visa promover a saúde do seu praticante por meio de movimentos e técnicas de respiração. Continue a leitura para saber mais!


Significado geral do Chi Kung

Grupo praticando Chi Kung.

Chi Kung significa treino e desenvolvimento da energia. A palavra Chi significa energia, e a palavra Kung significa treino ou habilidade. Assim, o Chi Kung é uma prática tradicional de artes corporais chinesas, sendo uma arte que tem como objetivo desenvolver o entendimento que a tradição chinesa tem por energia vital.

Além disso, o Chi Kung possui diferentes tipos de escolas que ensinam a prática, e todas elas são derivadas das cinco principais. Cada escola possui suas próprias vertentes e objetivos, além de também possuir seus próprios sistemas de Chi Kung.

Nesse artigo, você verá todos os detalhes e as informações sobre essa prática. Confira!

Chi Kung, história, no Brasil, escola e sistemas

Homem praticando Qigong em praia.

O Chi Kung é um tipo de exercício que é praticado há milhares de anos pelos chineses e é uma técnica destinada para todos os que buscam o bem-estar interior. No Brasil, as realizações dessa prática taoísta tiveram início no ano de 1975 em São Paulo.

Para saber mais sobre essa prática milenar chinesa, continue a leitura!

O que é o Chi Kung

Chi Kung é um tipo de exercício milenar de cultivo de energia, considerado uma arte tradicional provindo da China. A técnica, basicamente, consiste em fazer repetições de conjuntos de movimentos extremamente precisos, que visam beneficiar a saúde do praticante.

A história do Chi Kung

A prática de Chi Kung é resultado de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia. Esta é uma técnica derivada de outras técnicas milenares, e o Chi Kung praticado nos dias de hoje remonta a época em que foi sistematizado, época essa conhecida por dinastia Han.

Muitos acreditam que o lendário imperador da China, conhecido como imperador amarelo, Huang Di, fazia a prática do Chi Kung e, por conta disso, viveu mais de cem anos.

Durante os períodos de 419a.C. - 220d.C., que foi marcado pela guerra dos estados da China, diversos sábios e estudiosos da época desenvolveram práticas e filosofias. Durante essa época, o Chi Kung foi bastante desenvolvido, pois muitos acreditavam que esse era um meio para alcançar a imortalidade.

Desde então, o Chi Kung criou diversos sistemas e costumes, até chegar no Chi Kung que conhecemos hoje.

O Chi Kung no Brasil

No Brasil, o Chi Kung recebeu contribuições vindas de diversos mestres chineses que residiam no país. Liu Pai Lin e Liu Chih Ming deram início em suas transmissões da prática em São Paulo, no ano de 1975. Essas práticas eram realizadas no Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental e no CEMETRAC.

Em 1986, chegou no Brasil o mestre Wang Te Cheng, que trouxe consigo o avançado sistema Zhan Zhuang, além também de trazer diversas novas variedades de técnicas do Chi Kung, que foram introduzidas rapidamente no país.

Em 1988, o mestre Cao Yin Ming se tornou o responsável por fundir os conhecimentos tradicionais com as instruções científicas que ele havia aprendido durante seus estudos. Isso resultou na criação do Instituto de Acupuntura e Qi Gong China-Brasil, que, hoje, passou a ser chamado de Instituto de Acupuntura e Cultura Chinesa.

Finalmente, em 1990, o alto sacerdote Wu Jyh Cherng começou a organizar o grupo que deu origem à Sociedade Taoísta do Brasil.

Escolas

No Chi Kung, existem diferentes tipos de escolas de ensino. No geral, todas as escolas existentes são ramificações das cinco principais escolas.

Entre as cinco principais escolas, estão a Escola Terapêutica e a Escola Marcial, que visam o fortalecimento do corpo e mente para alcançar seus respectivos objetivos. Já a Escola Daoista e a Escola Budista têm como objetivo o desenvolvimento espiritual. Por último, temos a Escola Confucionista, que tem como seu objetivo o desenvolvimento intelectual.

Sistemas

O Chi Kung conta com diversos sistemas espalhados pelo mundo, porém falaremos sobre os mais conhecidos e praticados.

Assim, os sistemas mais conhecidos atualmente são Wuqinxi (o jogo dos cinco animais), Baduanjin (as oito peças de brocado), Lian Gong (a palma dos cinco elementos), Zhan Zhuang (permanecer quieto como uma árvore) e Yijinjing (renovação dos músculos e tendões).

Objetivos

Em sua prática, o Chi Kung tem como principal objetivo promover o movimento e a passagem de QI pelo corpo. O QI se movimenta pelo corpo através de canais de energia, e o Chi Kung visa abrir certas portas nesses canais de energia, para que o QI flua por todo o corpo livremente.

Assim, o Chi Kung também tem como objetivo o fortalecimento do corpo e da mente, além também do desenvolvimento espiritual e intelectual.

A prática

No geral, a prática do Chi Kung é composta por diversos exercícios, e todos esses são focados em melhorar o fluidez do QI pelo corpo.

O ponto chave da prática é o relaxamento e a respiração profunda, que são compostos por alguns exercícios e movimentos que têm como objetivo ajudar o praticante a se manter focado. O relaxamento e a respiração profunda são pré-requisitos para permitir que o QI flua pelo corpo livremente.

Os benefícios do Chi Kung

Jovem praticando Chi Kung.

A prática do Chi Kung traz diversos benefícios para o praticante, benefícios esses que podem ser sentidos em diversas formas, dependendo da técnica que o praticante realizou.

Assim, há diversos praticantes que relatam que sentem os resultados de forma quase instantânea. Eles dizem que se sentem muito relaxados e cheios de energia após a prática. Abaixo, falaremos mais sobre quais benefícios o Chi Kung pode trazer para você. Acompanhe!

Alívio do estresse e da ansiedade

A prática do Chi Kung pode ajudar no alívio do estresse e da ansiedade. Isso acontece pois a prática funciona como uma meditação em movimento, e os movimentos te ajudam a ficar totalmente focado no controle da respiração. Assim, é promovida uma grande sensação de relaxamento no corpo, que, por sua vez, acaba aliviando o estresse e a ansiedade.

Graças aos exercícios de respiração e os movimentos, o QI pode fluir livremente pelo corpo, liberando toda a tensão e a agitação presentes.

Postura flexibilidade e equilíbrio

O Chi Kung conta com diversos tipos de movimentos, que, por sua vez, promovem uma grande flexibilidade corporal, além de também ajudar no fortalecimento ósseo e muscular do indivíduo.

Assim, os movimentos praticados funcionam como alongamentos de longa duração, compostos também pelo controle respiratório. Por conta disso, a prática do Chi Kung ajuda muito na postura, na flexibilidade e no equilíbrio do corpo.

Energia

Um dos principais objetivos do Chi Kung é desenvolver a energia vital conhecida como QI, e é comprovado que a prática proporciona energia e disposição para os seus praticantes.

O porquê de a prática trazer energia a seus praticantes é simples: isso ocorre pois todos os exercícios físicos contam com a ativação muscular. Devido à ativação muscular, ocorre um aumento na frequência cardíaca, permitindo, assim, que o corpo libere endorfina, que é o hormônio que traz essa sensação enérgica para o corpo.

Equilíbrio emocional

A prática do Chi Kung traz muitos benefícios para os seus praticantes, e um deles é o equilíbrio emocional para seus praticantes. É claro que, para atingir esse equilíbrio emocional, é necessário a prática constante do Chi Kung.

Assim, esse equilíbrio emocional que o Chi Kung traz acontece porque a prática aumenta os níveis de serotonina, que é conhecida como o hormônio do prazer. Por conta disto, emoções negativas acabam sendo reduzidas, fazendo com que a pessoa se sinta mais leve e feliz.

Melhoria nas funções do organismo

Como todas as atividades físicas buscam promover a saúde de seus praticantes, o Chi Kung não seria diferente. A pratica constante do Chi Kung ajuda a promover melhoria nas funções do organismo, buscando alcançar o equilíbrio do organismo.

Assim, a prática ajuda a melhorar a pressão arterial e a imunidade do praticante, devido às suas técnicas de respiração. Além disso, também ajuda na melhoria do sistema digestivo e alivia dores de cabeça causadas pela tensão e o estresse do dia a dia.

Inspirações na natureza, Grou e tartaruga

Pessoa praticando Chi Kung na natureza.

Segundo a tradição chinesa, o sábios daoistas buscaram a compreensão dos princípios da natureza para criar os movimentos do Chi Kung. Os diversos sistemas do Chi Kung se baseiam na natureza, como algumas formas que se inspiram nos movimentos da ave Grou e da tartaruga, que, por sua vez, é um símbolo de longevidade para os daoistas.

Assim, você poderá ver mais sobre as inspiração na natureza do Chi Kung a seguir!

As inspirações na natureza do Chi Kung

Os movimentos do Chi Kung, foram criados pelos sábios daoistas, que, por sua vez, buscaram compreender os princípios da natureza. Os sábios entenderam que a natureza funciona em perfeito equilíbrio e que a mesma poderia ajudá-los a encontrar esse equilíbrio.

Assim, esses sábios passaram a observar os animais e seus movimentos e consideravam que alguns animais eram mais espiritualizados. Então, passaram a copiar os movimentos deles e a adaptá-los em forma de meditação.

O Grou no Chi Kung

O Grou de crista vermelha é considerada uma ave sagrada na China e no Japão. Para os daoistas, essa ave era um símbolo de espiritualidade.

Duas das 12 formas de Chi Kung que eram ensinadas pela prática Taiji Pai Lin eram inspiradas no Grou, e essas formas eram conhecidas como a "Respiração do Grou'' e o "Passo do Grou''. Também há 3 movimentos inspirados no Grou de crista vermelha, que estão presentes na sequência de "Exercícios para a Saúde dos 12 Órgãos Internos''.

A Tartaruga no Chi Kung

A tartaruga é representada por diversas culturas ao redor do mundo, tendo em cada cultura as suas diversas compreensões sobre o que o animal representa. Para os daoistas, a tartaruga é um animal de grande representatividade e é um símbolo de longevidade.

Assim, os sábios daoistas criaram alguns movimentos associados à tartaruga, sendo eles a "Respiração da Tartaruga'' e o "Exercício da Tartaruga''. Ambos os movimentos estão nas "12 formas de Chi Kung'' e na sequência de "Exercícios para a Saúde dos 12 Órgãos Internos''.

Movimentos e respirações do Chi Kung

Grupo de pessoas praticando Qigong.

O Chi Kung possui diversos movimentos e técnicas de respirações, ambos com o propósito de ajudar na fluidez do QI pelo corpo, além de ajudar o praticante a encontrar o equilíbrio dentro de si.

Com o tempo, as escolas de Chi Kung espalhadas pelo mundo popularizaram alguns desses movimentos e respirações. Abaixo, falaremos sobre os principais movimentos e as respirações presentes na prática do Chi Kung atualmente. Confira!

Respirações Tai Chi

As respirações de Tai Chi são formadas por oito exercícios. Neles, os praticantes devem regular a sua respiração em harmonia com os movimentos do seu corpo. Assim, seu objetivo é abrir as portas presentes nos canais de energia, para que o QI possa fluir livremente pelo corpo, além de também buscar o equilíbrio e o desenvolvimento corporal do praticante.

Respirações elementares

Na prática do Chi Kung, as respirações elementares são exercícios de grande importância. Eles ajudam na purificação da mente e do coração.

Assim, esses exercícios respiratórios fazem com que o corpo libere serotonina, que, por sua vez, traz sensação de prazer para o praticante. Ela limpa sua mente de sentimentos e emoções negativos, como medo, angústia e ansiedade.

Baduanjin

O Baduanjin é um conjunto de oito exercícios do Chi Kung, que têm como objetivo revigorar e fortalecer todo o corpo. Esses movimentos são praticados em toda a China, e o mais incrível é que não são alterados há quase mil anos.

No início, o Baduanjin era usado pelo exército chinês, com o foco de dar força e saúde para os seus soldados, além de também ajudá-los no alívio do estresse e da ansiedade.

Ershibashi

O Ershibashi é uma das sequências mais famosas do Chi Kung. Seus movimentos têm como base o Tai Chi, sendo suaves e fluidos.

Além disso, todos os movimentos do Ershibashi são simples de se reproduzir, porém todos os exercícios devem ser feitos com muita calma e concentração. Cada um desses movimentos visam algo diferente, e todos são benéficos para a saúde.

Zhan Zhuang

O Zhan Zhuang é um sequência que possui grande importância para o Chi Kung, já que é uma das sequências básicas da prática. Essa sequência consiste na realização de posturas de meditação em pé.

Para aqueles que desejam evoluir no Chi Kung, devem praticar regularmente as posturas de Zhan Zhuang, pois elas são a base para o desenvolvimento do QI. A sequência também ajuda no desenvolvimento da concentração do praticante, já que é um exercício que exige muito foco de quem o pratica, além de ajudar a desenvolver força física e mental.

Quais os ajustes aplicados ao Chi Kung no século XXI?

Idosos praticando Chi Kung em parque.

Houveram alguns ajustes no Chi Kung nos tempos atuais. Esses ajustes tiveram seu início em São Paulo, quando dois pesquisadores decidiram unir os seus conhecimentos orientais e ocidentais, propondo o chamado Chi Kung somático.

Assim, o Chi Kung somático é composto e organizado pelos mesmos princípios do Chi Kung original. Mas as diferenças entre eles se dão em alguns aspectos como a didática, pois, com o passar do tempo, esta mudou e evoluiu bastante, e também no aprofundamento na consciência corporal.

Dessa forma, essas diferenças ocorrem devido à evolução da humanidade, pois estudamos mais a fundo sobre a prática, cada vez mais.

Autor deste artigo

Estou me graduando em Fisioterapia e sou fascinado pelo mistério. Sempre tentei saber mais sobre os sonhos e o que eles contam, pois eu sempre pude me lembrar com muita clareza da grande maioria dos meus sonhos. Outros dos meus interesses são o mundo geek, espiritualidade, esportes, mitologias, história e arqueologia.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.