Oferenda para Oxóssi: veja como agradá-lo e dicas para fazer a sua!

Oferenda para Oxóssi: veja como agradá-lo e dicas para fazer a sua!

Veja as melhores formas de fazer uma oferenda para Oxóssi e tudo o que precisa saber sobre o Orixá guerreiro de uma flecha só!


Aprenda algumas oferendas à Oxóssi!

Pessoas da umbanda.

Oxóssi é pai provedor, caçado e protetor de quem trabalha todos os dias, para prover sua família. Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, faz-se oferendas a Oxóssi, para agradecer, religar ou pedir. Entenda melhor como isso funciona e mais detalhes sobre o guerreiro de uma flecha só.

Conhecendo mais sobre Oxóssi

Colares da umbanda.

Antes de fazer oferenda à Oxóssi, você tem que conhecê-lo mais a fundo. Na realidade, o ideal é que toda e qualquer oferenda seja orientada por uma Mãe ou Pai de Santo, então, o que você vai ler aqui são orientações gerais.

Afinal, cada pessoa é única e sua forma de religar e agradecer pode ser diferente de outra. Além disso, há coisas que não se pode colocar de forma alguma para o Orixá, também chamado de quizila. Para você ter uma ideia, as quizilas de Oxóssi são mel, carne de caça, bode, cabrito, banana, carambola, tangerina e milho vermelho.

Elas estão fundamentadas nos Itãs - que são as lendas africanas – e não podem ser usadas nas oferendas. Conheça alguns itãs, características visuais de Oxóssi e sua relação com outros Orixás. Além disso, saiba quais são as características dos seus filhos, suas ervas e como orar e agradar essa deidade.

História de Oxóssi

Toda a tradição das religiões de matriz africana tem como base o saber popular, contado de geração para geração. Por isso, os Itãs são tão importantes, visto que carregam toda essa sabedoria ancestral. Conta um Itã que Oxóssi ganhou o título de Rei, depois de salvar toda sua vila de um feitiço. Em Ijexá, a fartura era grande e o Rei sempre fazia festas com abundância de inhame, milho e coco para o povo.

Porém, ele nunca convidava as feiticeiras. Zangadas, as Yamin Oxorongá decidiram enviar um pássaro para destruir a vila, que colocava fogo em tudo com seu grito estridente. Foi então que chamaram os melhores caçadores da região para matar a praga.

Osótododá, com 50 flechas, errou todas. Veio então Òsótogí com 40 e Òsótògún, com 20 flechas, sem sucesso também. Foi então que decidiram buscar o caçador recluso na mata e Òsótokansósó com sua única flecha, matou a praga e trouxe de volta a prosperidade.

A população começou a gritar oxó wussi (caçador popular, do povo) e ele se tornou Oxóssi. Em gratidão, ele recebeu muita riqueza e tornou-se Alákétu, o Rei de Ketu, que governou até sua morte, tornando-se Orixá.

Características visuais

De origem africana, Oxóssi tem a pele negra e carrega consigo seu ofá (arco e flecha); iruquerê, feito dos pelos do rabo do boi com o objetivo de espantar eguns; a capanga, bolsa de couro onde leva a caça; e seu chapéu de couro.

No Brasil, ele foi naturalmente associado aos povos indígenas, tomando traços mais semelhantes a eles. A depender da sua qualidade, ele pode vestir verde, azul claro e peles de animais. Esguio e forte, ele é rápido e preciso, como todo caçador.

Relação com outros orixás

Filho de Yemanjá e Oxalá, Oxóssi é o irmão mais novo de Ogum e Exú, respectivamente Orixás das estradas e das encruzilhadas. Tem uma forte relação com Ossain, Orixá dono de todas as ervas e teve como seu grande amor Oxum, Senhora das águas doces.

E foi com Oxum que ele teve seu filho Logunedé, que carrega a doçura, beleza e inteligência da mãe, com a rapidez e perspicácia do pai. Com Ogum aprendeu a lutar e a caçar, sendo um grande parceiro. Ele é o chefe da falange dos Caboclos na Umbanda, tendo forte relação com os povos indígenas.

Sincretismo de Oxóssi

Sequestrados em sua terra natal e obrigados a realizar trabalhos forçados no Brasil, os africanos tiveram também que deixar seu credo de lado. Afinal, o catolicismo impunha a morte e penitência a quem não fosse do seu Deus.

Dessa forma, as pessoas escravizadas buscavam formas veladas de louvar seus Orixás, associando a santos cristãos. Foi assim que se criou o sincretismo de Oxóssi com São Sebastião ou São Jorge (esse, apenas em alguns terreiros da Bahia), ou ainda também São Miguel (em Pernambuco).

Indo além do sincretismo católico, encontra-se Cernunnos para os celtas, Ártemis para os gregos, Humbaba para os babilônicos e Ullr para os nórdicos. Isso mostra que em essência, o mesmo arquétipo é interpretado de formas diferentes, sendo a religião apenas uma releitura do que é universal.

Filhos de Oxóssi

Na Umbanda e no Candomblé, os filhos de Orixá são aqueles que os têm como regente nessa encarnação. Também chamado de Orixá de cabeça, apresentam características comuns a todos os seus filhos, claro que com a influência do seu Orixá juntó, ancestre e de pé – ou qualquer outra configuração que seja aceita na casa onde pratica.

Os filhos de Oxóssi são inteligentes, comunicativos, reservados e independentes. Adoram estar em grupo, com pessoas que confia, mas precisa de momentos de solitude e silêncio, ainda melhor se for com os pés na terra, à sombra de uma árvore.

Apresentam grande capacidade de comunicação, tendo um certo ar jovial e uma perspicácia ímpar. Discretos e observadores, são desapegados – de relações ou bens materiais – com grande tendência a focar no que estão fazendo.

Com grande tendência a se tornarem workaholics, os filhos de Oxóssi se entregam ao trabalho com afinco, mas quando descansam, não querem saber de outra coisa. São provedores e tendem a serem pais e mães mais modernos, dando autonomia para seus filhos, prezando por relacionamentos livres e profundos.

Oração à Oxóssi

Você não precisa fazer oferenda para Oxóssi, a não ser que isso seja recomendado pelo dirigente da casa onde frequenta. Basta uma oração sincera e um pedido genuíno, para que Ele te escute. Se quiser, pode acender uma vela verde, limpa com alfazema ou a fumaça do incenso. Você pode orar com o coração ou, se preferir, usar essa daqui:

Glorioso Odé, caçador de glórias, aquele que nos traz a prosperidade, a fartura, o pão de cada dia, dai-nos a certeza de que nosso cotidiano a sua presença seja uma constante.

Conhecedor das ervas e folhas sagradas, peço que traga saúde aos nossos doentes, esperanças às nossas crianças, paz e tranquilidade aos nossos idosos. Odé, acalme nossas injúrias, nossas lamentações, dai-nos forças para prosseguir o nosso caminhar, com resignação para aceitar tudo aquilo que não podemos mudar.

Que no nosso caminho no dia a dia, sua Companhia seja mantida, que sua flecha corte todos os males e inimigos, ocultos e declarados. Que Oxalá nos cubra de paz, saúde, prosperidade e união.

Okê arô Oxóssi!

Folhas e ervas de Oxóssi

Na umbanda, as ervas são qualificadas como quentes (mais agressivas), mornas (equilibradas) ou frias (de uso específico). Saiba então quais são as ervas quentes e mornas de Oxóssi e seus verbos de ativação.

As ervas quentes de Oxóssi são: Guiné, picão preto, buchinha do norte, cânfora, espinheira santa, jurema preta casca, comigo ninguém pode e vence-tudo. Seus verbos atuantes são: Identificar, dividir, amarrar (cipó), explorar, contrair e deslocar.

Já as ervas mornas são: Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira e Carqueja Amarga.

Além disso, também tem o Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó São João, Confrei, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Louro, Folha de Manga, Manjericão, Samambaia e Sene. Seus verbos atuantes são: expandir, direcionar, propiciar, fornecer, tornar hábil, suprir, caçar e curar.

Para seu amaci, são normalmente utilizadas as seguintes ervas: Samambaia, capim limão, guiné, folha de araçá, pitanga, alecrim, malva cheirosa, alfazema, goiabeira, guaco e pariparoba.

Como agradar à Oxóssi?

Se você quer agradar à Oxóssi, precisa estar em harmonia com sua energia e seguir sua caminhada em conexão com o Sagrado, da forma que você o conceber. Trabalho sério, liberdade e movimento também são atributos apreciados pelo Orixá.

Porém, há também outras formas, como por exemplo, acender uma vela, montar um congá (altar) em sua homenagem ou fazer uma oferenda na mata ou altar. Claro que sempre com a devida orientação e estudo.

Oferenda para prosperidade com milho para Oxóssi

Espigas de milho.

Um itã conta que, depois de receber muitas críticas, Oxóssi se escondeu e ninguém conseguia encontrá-lo. Ogum, rodou pelas estradas; Iansã com seu vento percorreu os nove oruns, Exú rapidamente olhou em todos os lugares e nem mesmo Ifá, que tudo via, conseguiu saber onde Oxóssi estava.

Os alimentos começaram a acabar, a fartura virou fome e o mundo ficou sem vida. Oxum, depois de chorar rios e cachoeiras, foi consultar o Ifá, que indicou um trabalho. Ogum o realizou e Oxóssi voltou para o Aye, pegou seis espigas de milho e rezou.

Então ele jogou os grãos para cima e, sacudindo o Eruquerê, espalhou as sementes pelo mundo. As plantas voltaram a crescer e a fartura voltou a ser a regra. É por isso que a oferenda de milho está relacionada à prosperidade e Oxóssi.

Quando fazer?

Sempre que tiver a orientação de uma Mãe ou Pai de Santo, você pode fazer essa oferenda à Oxóssi. Siga as recomendações dadas pela sua casa, mas em linhas gerais, pode seguir esse guia.

Ingredientes

Para fazer a oferenda à Oxóssi, você precisa de um alguidar, que é um prato de barro mais abaulado. Além disso, reserve 7 espigas de milho, 1 coco seco ralado ou em lascas, melado de cana (nunca mel) e carvão em brasa.

Modo de preparo

Enfeite o alguidar com as palhas do milho e coloque as espigas já assadas na brasa, da forma que achar mais bonito. Cubra com o coco ralado ou cortado em lascas e regue com o melado de cana, fazendo uma espiral do centro para a borda.

Oferenda para prosperidade e abrir caminhos com frutas para Oxóssi

Oferenda com frutas.

Todo mundo quer ter uma vida próspera, repleta de amor e – por que não dizer – dinheiro. Saiba que as frutas com sementes são o próprio símbolo da fartura e prosperidade. Para agradar o Orixá, você pode fazer uma oferenda à Oxóssi com frutas verdes, sempre tendo o melão presente.

Ela pode ser colocada na mata, sob uma árvore em um terreno com plantas ou em seu altar. Mas é claro que sempre deve ser feita com orientação de uma Mãe ou Pai de Santo, ok? Veja como é simples fazer essa oferenda, sempre colocando sua intenção de abertura de caminhos enquanto prepara.

Quando fazer?

Assim como qualquer outra oferenda, ela deve ser feita principalmente sob orientação do dirigente da casa, terreiro ou barracão. Mas via de regra, é feita para pedir a abertura de caminhos e prosperidade.

Ingredientes

Para fazer essa oferenda à Oxóssi, você vai precisar escolher 3, 5 ou 7 frutas verdes diferentes. Por exemplo, melão, uvas, goiaba branca, maçã, cana de açúcar, pera etc. Além disso, precisa também de 1 coco seco ralado ou em lascas, melado de cana e um alguidar.

Modo de preparo

Abra as frutas da forma que achar mais interessante e monte sua oferenda à Oxóssi no alguidar com elas e o coco, formando uma mandala. Depois, regue com o melado de cana e pronto.

Oferenda de melão especial para Oxóssi

Oferenda embrulhada.

A vida é repleta de momentos de alegria e apresenta inúmeras oportunidade para mostrar sua gratidão. Infelizmente, nem sempre conseguimos prestar atenção, colocando nosso foco somente no que não é como esperávamos.

Ao mudar essa visão e agradecer pelo que já tem de bom – lutando para alterar o que já não serve – pode-se começar a sentir a abundância que pertence a todos nós. Se sua intenção é agradecer, através da oferenda à Oxóssi, você pode fazer essa daqui. Simples e bonita, pode ser feita sem maiores dificuldades.

Quando fazer?

Sempre que você quiser agradecer uma graça recebida ou simplesmente pela vida, fartura, abundância ou pelo que quiser.

Ingredientes

Para essa oferenda à Oxóssi, você vai precisar de 1 melão, alguidar, 1 coco seco ralado ou cortado em lascas e melado de cana. Se não tiver um alguidar, pode usar um prato de barro queimado ou até mesmo porcelana, porém nunca plástico.

Modo de preparo

Corte o melão da forma que achar mais bonita, sem tirar as sementes. Coloque sobre o alguidar com o coco seco e o melado de cana, fazendo uma mandala com os ingredientes. Oferte da forma que foi orientado a fazer.

Oferenda para abundância e bem-estar material para Oxóssi

Oferendas em cima da mesa.

Às vezes, as coisas ficam mais difíceis e crises podem tomar conta de uma fase da vida. Pode ser que a semente esteja esperando o momento de germinar, então continue trabalhando, lutando pelo seu crescimento.

Provedor e ligado à fartura, fazer uma oferenda à Oxóssi pedindo por abundância é bastante comum. Apesar de ser desapegado, Ele vive muito bem e distribui o que tem com quem está em volta. É sempre uma boa ideia fazer o mesmo em nossas vidas.

Quando fazer?

Você pode fazer uma oferenda à Oxóssi para pedir abundância e bem-estar material sempre que sentir vontade. Também é uma boa ideia fazer isso antes de uma data importante profissionalmente ou se sentir necessidade.

Ingredientes

Reserve um alguidar e corte um coco seco em rodelas. Vai precisar também de 3 espigas de milho, vinho branco doce, uma taça de vidro transparente ou cristal e 6 velas azuis claras.

Modo de preparo

Cozinhe o milho em água sem sal e coloque no alguidar. Cubra com o coco e ao lado ponha a taça com o vinho branco. Deixe a garrafa aberta ao lado, acenda as 6 velas em volta e faça seu pedido.

Axoxô para Oxóssi

Milho em uma cumbuca.

Existem algumas oferendas que são tradicionais, tanto na Umbanda quanto no Candomblé. Elas são receitas passadas através da oralidade, de geração em geração. Entre elas está o axoxô, um prato feito com milho, coco e às vezes melado de cana.

O axoxô é uma tradicional oferenda à Oxóssi, sendo indicada para uma maior conexão com o Orixá, agradecimento ou até mesmo pedido. Deve ser feito com intenção e claro, com a devida orientação de alguém experiente.

Quando fazer?

Você pode fazer o axoxô sempre que tiver a orientação dos responsáveis pela sua casa, terreiro ou barracão. Também pode ser usada no altar e feita também no dia do Orixá, que pode ser 20 de janeiro, se sincretizado com São Sebastião. Veja quais são os ingredientes necessários para fazer essa oferenda à Oxóssi e o modo de preparo.

Ingredientes

Para fazer o axoxô, você precisa de 250 g de milho de canjica amarelo, 1 coco seco em lascas ou ralado, alguidar de barro e melado de cana.

Modo de preparo

Cozinhe o milho de canjica amarelo em água pura, sem adicionar sal. Deixe esfriar e escorra todo o caldo. Coloque o milho cozido no alguidar e cubra com as fatias de coco seco. Regue com o melado de cana e está pronto.

Oxóssi é o Orixá das matas, caçador e lutador!

Oferenda com vela e quartinha.

Fazer oferenda à Oxóssi é pedir para o caçador te trazer concentração e foco no objetivo, resistência e força para trazer o alimento para sua casa ou sua alma. É saber respeitar o espaço do outro e o seu próprio, mantendo a solitude quando necessário e deixando ir o que só pesa e não contribui.

Oxóssi é orixá das matas e tudo o que lá habita, plantas e animais. Ele é o protetor e que traz fartura às mesas dos seus protegidos. Irmão de Ogum, é também um grande guerreiro, mantendo o mal afastado, usando seu eruexim para dissipar os eguns e espalhar a fartura.

Em suma, peça a ele pela sua prosperidade e abundância, mas dê o seu melhor para conquistar o que deseja. Afinal, não há oferenda à Oxóssi que seja aceita, se a pessoa não faz sua parte. Ele é pai justo, provedor da fartura e felicidade, que apoia o seu crescimento.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


rituais religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.