Pedra Jaspe e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Jaspe e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

O jaspe é um cristal de múltiplos poderes que traz harmonia e melhora a saúde mental. Leia esse artigo e descubra tudo sobre suas propriedades!


Quais os significados da pedra Jaspe?

Pedras Jaspe vermelhas.

Os significados da Pedra Jaspe estão ligados a calma, gratidão, relaxamento, harmonia e equilíbrio. Além disso, o Jaspe é uma pedra de proteção ligada às nossas necessidades básicas do corpo, como a nutrição e o sexo. Seu poder acalma o espírito, equilibrando funções como a digestão e a absorção de minerais e trazendo consigo o conforto e a segurança que precisamos para nos sentirmos plenos.

Além disso, o Jaspe também aumenta e prolonga o prazer sexual, podendo ser utilizando para melhorar o astral de ambientes carregados e sendo excelente para ajudar em dietas.

Por ser uma pedra versátil, extremamente acessível e poderosa, Jaspe é uma excelente companheira para melhorar as suas energias. Neste artigo, mostraremos como você pode se beneficiar de suas propriedades, incluindo dicas preciosas de como utilizá-la corretamente e manifestar o que você deseja. Acompanhe!

Características da pedra Jaspe

Pedra jaspe vermelha.

O Jaspe é um mineral da família do Quartzo e da Calcedônia. Encontrado em ampla variedade de cores, sua superfície é vítrea e opaca. Continue lendo para descobrir sua origem, se ele é ideal para o seu signo ou sua profissão e muito mais!

Origem e composição

O mineral Jaspe é originário de países como Brasil, Estados Unidos, Índia, Rússia, Indonésia, Madagascar e Austrália. Consequentemente, é facilmente encontrado em nosso país. Sua composição consiste em agregados microgranulares de Quartzo e/ou Calcedônia, com sistema cristalino hexagonal.

As cores apresentadas na pedra Jaspe também dependem da presenta de outros minerais. A Jaspe vermelha, por exemplo, possui essa coloração devido à presença de ferro. Algumas de suas variedades são encontradas somente em regiões muito específicas do mundo.

Cores, dureza e composição química

As cores da Jaspe podem variar bastante. Suas variedades principais são as cores vermelha, amarela, verde, preta, azul, branca, marrom, cinza e laranja. Existem Jaspes que possuem mais de uma cor, como é o caso do Jaspe papoula ou da pedra Picasso.

Além disso, ele é um cristal duro. Na escala de Mohs, uma escala usada no estudo dos minerais para determinar a dureza das pedras, o Jaspe possui índice de dureza de entre 6.5 e 7.0. Isso quer dizer que este cristal possui uma boa resistência à água.

Sua composição química consiste em sílica, outro nome comum do dióxido de silício, um dos componentes químicos da areia e cuja fórmula química é SiO2.

Benefícios

Os benefícios do cristal Jaspe são facilmente percebidos em momentos de crise e estresse. Ele auxilia a resolução de problemas, acalmando o corpo e a mente e trazendo confiança. Além disso, ele é excelente para combater medo, permitindo que seu usuário alcance a paz de espírito.

O Jaspe também auxilia na meditação, ajudando a desenvolver a atenção plena. Se você é ansioso, este cristal te ancorará no presente e fará com que você pare de pensar ou se preocupar com o passado e o futuro.

Além disso, o Jaspe auxilia a desenvolver a gratidão pelos eventos que ocorrem na sua vida, permitindo que você valorize quem está ao seu redor e aquilo que você já tem.

Crenças

Existem muitas crenças em torno do Jaspe. Os povos nativos americanos acreditavam que esse cristal tinha o poder de provocar chuva e, por isso, eles o chamavam de “fazedor de chuva”.

Acreditava-se que, para livrar de todo e qualquer perigo, gravar uma cruz de braços iguais sobre um Jaspe era algo capaz de afastar tudo de mal da vida de seu usuário. Quando segurado por uma mulher, o Jaspe auxilia no trabalho de parto, protegendo a integridade física da mãe e do bebê.

Além disso, o Jaspe está associado à prosperidade e à riqueza. Por isso, ele é segurado sempre que se precisa tomar uma decisão importante que envolva o tema de finanças, além de auxiliar a atrair dinheiro.

Signos e chakras

De maneira geral, o Jaspe é a pedra de nascimento dos signos de Câncer, Virgem e Escorpião. Quando usado por estes signos, esse cristal equilibra aspectos importantes de suas vidas. Além disso, ele rege o chakra da base. No entanto, a depender do tipo de Jaspe, é possível atribui-lo a diferentes chakras e signos:

• Jaspe Brechado: chakras da base e do sacro. Signos de Áries e Escorpião;

• Jaspe Vermelho: chakra da base. Signo de Áries;

• Jaspe Dálmata: chakra da base. Signo de Virgem;

• Jaspe Verde: chakra cardíaco. Signo de Câncer e Peixes;

• Jaspe Pele de Jacaré: chakra cardíaco. Signo de Escorpião;

• Jaspe Leopardo (leopardita): chakra da base, da coroa e cardíaco. Signo de Gêmeos;

• Jaspe Oceano: chakra cardíaco. signo de Capricórnio;

• Jaspe Amarelo: chakra do plexo solar. Signo de Leão.

Elementos e planetas

Por possuir diversas cores, o cristal Jaspe também possui variação elemental e planetária, como indicado a seguir:

• Jaspe Brechado: elemento fogo e terra. Regido por Marte;

• Jaspe Vermelho: elemento fogo. Regido por Marte;

• Jaspe Dálmata: elemento terra. Regido por Vênus;

• Jaspe Verde: elemento terra. Regido por Júpiter e Vênus;

• Jaspe Pele de Jacaré: elemento água e terra. Regido por Vênus;

• Jaspe Leopardo (leopardita): elemento terra. Regido por Júpiter;

• Jaspe Oceano: elemento terra. Regido por Júpiter;

• Jaspe Amarelo: elemento fogo e ar. Regido pelo Sol e por Mercúrio;

• Jaspe Marrom: elemento terra. Regido por Saturno.

Profissões

O cristal Jaspe governa as profissões que envolvem segurança, força física, energia e cuidado ao próximo. Exemplos de profissões que melhor se beneficiam dos poderes desta pedra são: bombeiros, enfermeiros, garçons, médicos (especialmente gastroenterologistas, nefrologistas e nutrólogos), militares, nutricionistas, policiais, porteiros, seguranças, terapeutas e vigilantes.

Se você trabalha no comércio e fica muito tempo em pé, este cristal também é indicado para você. Além disso, o Jaspe Vermelho é excelente para profissões que envolvam atenção, como operadores de computador e contadores.

Efeitos da pedra Jaspe no corpo espiritual

Pedra Jaspe vermelha.

Os efeitos da pedra Jaspe no corpo espiritual são muito versáteis. Eles incluem o poder de acalmar, de desenvolver a gratidão, de harmonizar e equilibrar, de relaxar e de ajudar nos processos de nutrição energética. A seguir, aprenda como estes efeitos funcionam e como direcioná-los para o seu corpo espiritual!

Pedra Jaspe na calma

O Jaspe possui uma energia que influencia a calma. Quando utilizado com este proposito, o cristal produz um efeito calmante, decorrente de sua energia de vibração mais terna e baixa, que inibe os efeitos de situações estressantes sobre corpo, mente e espírito.

Além disso, o seu efeito calmante também acalma o coração, apaziguando emoções e ajudando a perceber o lado positivo delas.

Caso sua mente esteja muito inquieta, você pode utilizar brincos de Jaspe. Quando usados próximos à cabeça, os cristais atuarão diretamente na sua mente, acabando com o barulho mental e trazendo mais paz de espírito. Se você não usa brincos, deixe um cristal sobre sua cabeça, embaixo de um boné, por exemplo.

Pedra Jaspe na gratidão

A pedra Jaspe auxilia a desenvolver o sentimento de gratidão. Esta energia é essencial para promover uma saúde mental melhor, pois sentir-se grato é extremamente beneficial para a alma e a mente.

Se você sente dificuldades em expressar ou sentir a gratidão dentro de si, tenha uma Jaspe próxima ao seu corpo, preferivelmente em contato com a região do coração, para que você possa perceber, nos pequenos gestos da vida, motivos para se sentir grato. Os cristais verde ou marrom são os mais indicados para esta finalidade.

Pedra Jaspe na harmonia e equilíbrio

O Jaspe auxilia a instaurar a harmonia e o equilíbrio na sua vida. Para isso, medite com esse cristal, sentando-se confortavelmente e posicionando-o sobre o seu colo.

Além disso, você pode utilizar um pingente feito de Jaspe verde, Jaspe pele de jacaré ou Jaspe oceano. Ao usá-lo, certifique-se de que o cordão que o segura seja grande o suficiente para que seu pingente repouse entre os chakras cardíaco e laríngeo, ou seja, abaixo das clavículas e acima do coração.

Se preferir, deixe um Jaspe no seu bolso, para se beneficiar da mesma energia. Lembre-se apenas de que o bolso precisa estar do lado oposto da sua mão dominante (aquela com a qual você escreve melhor).

Pedra Jaspe no relaxamento

Para usar o Jaspe no relaxamento, experimente sentar-se numa posição confortável e colocar esse cristal em seu colo. Nesta posição, inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, enquanto sente a pedra em contato com o seu corpo, emitindo uma energia clara que vai te relaxar.

Caso você não possa realizar este breve ritual sentado, você pode deitar ou simplesmente segurar seu cristal de Jaspe com a mão que você possui menos habilidade para escrever e dizer:

“Jaspe sagrado, permite que o estresse seja afastado. Relaxa meu corpo, relaxa minhas emoções e minha alma, pois dentro de ti jaz a energia que o corpo, a mente e as emoções acalma! Que assim seja!”.

Pedra Jaspe, a pedra da nutrição

O cristal Jaspe é considerado a pedra da nutrição. Isso acontece porque ele nutre as nossas energias com sua vibração restauradora. Além disso, auxilia a cultivar pensamentos positivos na mente, que ajudam em dietas.

Quando usado como talismã, o Jaspe fornece força de vontade e disciplina, melhorando também os níveis energéticos do corpo. Sua energia constante e suave facilita a perseverança e, por isso, ele é usado durante jejuns.

Efeitos da pedra Jaspe no corpo físico

Tigela com pedras.

Os efeitos da pedra Jaspe no corpo físico atuam sobre a absorção de minerais, influenciando também o sistema digestivo, o prazer sexual e a perda de peso, além de promover a cura do fígado, dos rins, do baço e da bexiga. Aprenda como se beneficiar de suas energias de cura a seguir!

Pedra Jaspe na absorção de minerais

O poder da pedra Jaspe está associado também à absorção de minerais. Ela auxilia a equilibrar o metabolismo, equilibrando a absorção de minerais e regulando as reservas de manganês, cálcio, ferro, enxofre e até zinco.

Ela deve ser utilizada com este propósito juntamente com acompanhamento médico adequado, para maximizar os seus efeitos.

Pedra Jaspe no sistema digestivo

A pedra Jaspe está intimamente ligada ao sistema digestivo. Um elixir feito com este cristal equilibra e acalma o sistema digestivo devido à vibração calmante dele. Para fazer o elixir, deixe um cristal de Jaspe rolado dentro de uma jarra com 1 litro de água destilada.

O cristal deve ficar dentro dela da noite para o dia. Para tomá-la, retire o cristal e beba-a assim. Se preferir, você pode acrescentar a água do elixir nas suas receitas favoritas de sucos ou vitaminas.

Pedra Jaspe prolonga o prazer sexual

Por estar relacionado ao chakra da base, o Jaspe tem o poder de prolongar o prazer sexual. Para este propósito, a melhor variação dessa pedra a ser utilizada é a vermelha. Para aumentar o seu prazer, massageie o seu chakra sexual, localizado próximo à região do osso pubiano, com um jaspe vermelho rolado, para estimular a sua libido.

Durante o ato sexual, você deve deixar um Jaspe vermelho próximo da sua cama, para garantir orgasmos mais intensos e duradouros. Além disso, um obelisco de Jaspe vermelho também pode ser utilizado para este fim.

Pedra Jaspe na cura de fígado, rins, baço e bexiga

Jaspe é considerado a pedra de cura para o fígado, os rins, o baço e a bexiga. Isto ocorre porque, especialmente em sua forma vermelha, o formato do Jaspe se assemelha a estes órgãos. Então, para se beneficiar de suas energias, medite com uma pedra Jaspe vermelha sobre a área que você deseja promover cura.

Lembre-se de que o uso de Jaspe não substitui o tratamento médico convencional e que precisa ser utilizado apenas de maneira complementar.

Pedra Jaspe na perda de peso

Por estar relacionado ao sistema digestivo e à absorção de nutrientes, o Jaspe é um excelente aliado para aqueles que desejam perder peso. Para isso, ele deve ser levado sempre com você, para que pensamentos negativos sejam afastados, bem como para que você desenvolva a perseverança e se mantenha focado na dieta.

Como usar a pedra Jaspe?

Pedra Jaspe em tigela.

Agora que você aprendeu sobre efeitos do Jaspe nos corpos espiritual e físico, você está pronto para aprender a utilizá-lo para meditar. Você aprenderá também maneiras eficazes de o utilizar como pingente ou pulseira, além de seus benefícios para os ambientes doméstico e profissional. Acompanhe!

Como usar a pedra Jaspe na meditação

Para utilizar sua pedra Jaspe na meditação, é importante que ela esteja em contato direto com o seu corpo - preferivelmente sobre a pele, mas sobre a roupa também é eficaz.

Quando meditar, visualize uma luz dourada que ativará os seus centros de poder (chakras) e que fará com que você se alinhe com o plano espiritual. Se preferir, queime incenso durante suas práticas meditativas, como o de cedro, de sândalo, de rosas brancas ou de estoraque.

Se desejar usar o Jaspe em contato indireto, você pode criar um espaço sagrado, deixando esses cristais em áreas delimitadas com formas geométricas, como círculo, triângulo ou quadrado, num local próximo a você e preferivelmente no máximo a três metros de distância do seu corpo.

Como usar a pedra Jaspe como pulseira ou pingente

Para usar a pedra Jaspe como pulseira, você pode escolher pulseiras de cascalho de Jaspe e suas contas feita de cristais maiores. Assim, se você deseja receber energias da Jaspe, use-a no pulso do lado contrário à da mão com a qual você escreve melhor.

Se desejar enviar energias para o ambiente, você deve usá-la no pulso da mão com a qual você escreve melhor. Além disso, se desejar usá-lo como pingente, é imprescindível que o Jaspe esteja visível para os outros, a não ser que deseje aumentar sua proteção.

Escolha um cristal de cor uniforme e dê preferência à sua forma rolada. Os pingentes atuarão mais em contato com o centro do seu corpo, atraindo os benefícios que você deseja.

Como usar a pedra Jaspe no ambiente

Se quiser usar o Jaspe no ambiente, deixe-o no cômodo mais frequentado da casa. Se você possuir animais de estimação ou crianças em casa, é ideal deixá-lo num local em que eles não tenham acesso, para que não haja acidentes.

Você pode deixá-lo também no banheiro, sem problemas, especialmente por ele ter resistência à água. Lá, o Jaspe purificará as energias do local. Você pode também adquirir imagens e pequenas esculturas feitas da pedra, para decorar o seu lar.

Além de o deixar mais belo, o Jaspe emitirá suas energias de uma maneira discreta para os olhares dos curiosos. Igualmente, você pode deixar essas pedras em vasos de plantas, para que elas estejam sempre energizadas e limpem seu lar.

Como usar a pedra Jaspe no trabalho

O cristal Jaspe pode ser utilizado no trabalho para auxiliar na concentração das tarefas. Ele auxilia também a transmutar as energias e a amenizar as tensões diárias. Para usá-lo, deixe-o sobre sua mesa em algum local visitado pela maioria dos seus colegas de trabalho. Para não chamar atenção, você pode ter um Jaspe grande como um peso de papel.

Além disso, caso trabalhe em pé, use-o no seu bolso ou como pingente. Se for permitido, você também pode deixar um cristal de Jaspe vermelho próximo ao bebedouro do escritório, pois, assim, todos que beberem da água se beneficiarão das energias deste cristal. Outra maneira eficaz e cordial é presentear seus colegas com cristais de Jaspe.

Manutenção da Pedra Jaspe

Pedras Jaspe.

A manutenção da pedra Jaspe é simples, especialmente por ser um cristal resistente à água. Assim como outras pedras utilizadas para fins místicos e curativos, o Jaspe precisa ser limpo e energizado. Aprenda dicas de como limpá-lo, energizá-lo e encontrá-lo a seguir!

Limpeza e energização da pedra Jaspe

Para limpar sua pedra Jaspe, coloque-a sobre as suas mãos em formato de concha diretamente na água corrente (pode ser a água da torneira).

Feche os olhos, enquanto segura seu Jaspe sob a água e imagina uma luz branca ou dourada emanando da sua pedra e iluminando tudo ao seu redor. Então, recite, em prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Em seguida, é chegada a hora de energizar a sua pedra. Para isso, deixe-a em um vaso de plantas ou na sua janela, para que ela receba a luz direta do sol e da lua por no mínimo três horas. Depois disso, ela já pode ser utilizada.

Onde encontrar o cristal Jaspe?

O cristal Jaspe pode ser encontrado facilmente em lojas esotéricas, de artigos religiosos, em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais. Sua forma rolada é mais fácil de ser encontrada, mas sua forma bruta e outros itens, como pulseiras e artigos de decoração, também são relativamente fáceis de achar.

Quando escolher o seu Jaspe, utilize a sua intuição e o sentido do tato, no caso de compras em lojas físicas, e da visão, especialmente importante nas compras online. Por ser natural do Brasil, caso você more em regiões de brecha geológica, é possível até encontrar esse poderoso cristal na natureza.

A pedra Jaspe é ideal para o ambiente de trabalho?

Pedras Jaspe.

A pedra Jaspe é ideal para o ambiente de trabalho, pois ela possui uma energia calma, de baixa vibração e que é extremamente constante. Esta energia estimula um ambiente com mais harmonia e equilíbrio, proporcionando também o foco nas atividades profissionais e, consequentemente, o cumprimento de metas.

Por estar ligado à calma, o Jaspe cria um ambiente profissional acolhedor, saudável, livre de negatividade e de conflitos indesejados. Então, quando utilizá-lo, você sentirá instantaneamente os efeitos deste cristal, que não somente irá trazer mais harmonia para o ambiente, como também afastará ansiedade e outros problemas que comumente afetam a saúde mental.

Ao usá-la no ambiente de trabalho, a energia da gratidão será espalhada por ele, garantindo relações mais saudáveis entre colegas, chefes e clientes. Por isso, tenha sempre um ou mais Jaspes no seu ambiente de trabalho. Afinal de contas, isto garantirá uma vida profissional mais plena e harmônica!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cristais pedras energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!