Banho de boldo: de Oxalá, com alfazema, alecrim, manjericão e mais!

Banho de boldo: de Oxalá, com alfazema, alecrim, manjericão e mais!

Comumente associado ao fígado, o boldo é uma planta que pode ser usada também em banho de ervas. Conheça mais sobre os benefícios energéticos do banho de boldo!


Benefícios do banho de boldo

erva boldo

Utilizados há séculos por diversas culturas, os banhos de ervas são responsáveis por trabalhar e cuidar da energia e do campo vibratório de quem os utiliza. A troca energética com esses elementos da natureza traz diversos benefícios para a saúde física, emocional, espiritual e psíquica.

Conhecido na umbanda como tapete de Oxalá, por conta do toque aveludado das folhas, o boldo é uma planta de grande potência energética. Na fitoterapia, ele é indicado para desordens do sistema digestivo por conta da atuação no fígado.

Já na fitoenergética, o boldo é responsável por purificar, equilibrar e harmonizar o campo vibratório da pessoa que utiliza de suas folhas para um bom banho de ervas. Este deve ser despejado sempre do pescoço para baixo, por conta da presença do chakra coronário na cabeça, responsável pela conexão espiritual.

Isso se deve ao fato de que cada pessoa tem seu orixá regente em específico e cada um tem afinidade com determinadas plantas. No entanto, o banho de boldo é o único que pode ser jogado na cabeça (chamada também de coroa), independente da pessoa e do orixá regente.

Neste artigo você vai entender melhor as potencialidades da erva boldo, planta bastante encontrada na América do Sul e muito utilizada no Brasil, principalmente pelas suas propriedades medicinais.

Entendendo mais sobre o banho de boldo

erva boldo

Diversas culturas e religiões trabalham com banho de ervas como forma de harmonizar o corpo em suas camadas mais sutis, mas com efeitos que refletem no físico e na saúde como um todo. O boldo é uma das ervas mais conhecidas no mundo todo e já é utilizada há séculos nesse processo de banhos terapêuticos e de tratamentos espirituais.

Conheça mais sobre a história do boldo, para que a planta serve, seus usos, como a umbanda enxerga o potencial da erva, dicas e cuidados na hora de realizar o banho de boldo e mais!

Origem e história

Nas culturas tradicionais indígenas das Américas e também do continente africano, o boldo, assim como outras tantas plantas medicinais, já era utilizado tanto pelas propriedades de cura dos males físicos quanto do espírito.

O boldo é encontrado em regiões do planeta com predominância de florestas tropicais como a América do Sul e Índia, no entanto, existem diversas espécies da planta que, apesar de manterem as principais características, contêm particularidades químicas e estéticas.

O boldo mais comum encontrado nos jardins das casas no Brasil é o chamado Boldo-miúdo (Plectranthus neochilus) e o Boldo-grande (Plectranthus grandis). O famoso Boldo-do-Chile não tem esse nome à toa, pois só nasce na região chilena.

Porém, nas casas de ervas é possível encontrar as variedades da planta, inclusive o Boldo-do-Chile, pelo fato de a erva estar seca, o que possibilita a importação. Para os banhos de ervas, pode ser utilizado qualquer uma das espécies, pois o foco da captação é a parte energética da planta.

Para que serve?

O boldo é comumente associado ao tratamento de distúrbios do fígado e digestivos em geral. É por isso que pessoas que exageram na bebida encontram na erva um bom auxiliar para a recuperação do excesso de álcool no corpo.

Assim como o boldo funciona na ingestão como um purificador e equilibrador do corpo após uma ressaca, o banho de boldo também atua fazendo função semelhante, ou seja, realizando limpeza energética, purificando os corpos sutis da pessoa e auxiliando na diminuição da ansiedade e da tristeza.

Além disso, por ter uma atuação física no fígado, órgão associado à raiva na Medicina Tradicional Chinesa, o banho de boldo também ajuda a dissolver esse sentimento e a purificar o órgão, trazendo harmonia e equilíbrio para os chakras.

O banho de boldo também alivia a sensação de peso do estresse do dia a dia e traz tranquilidade e energias positivas para a pessoa que o utiliza. É também, excelente para limpeza espiritual e descarrego, pois atua na energia de Oxalá, grande orixá das religiões de matriz africana.

Principais usos na Umbanda

Na umbanda, as ervas são sagradas e associadas à energia dos orixás. No caso do boldo, a energia tem ligação com Oxalá e é por isso que a planta também é chamada de tapete de Oxalá. A associação ao “tapete” se dá pela característica macia das folhas, levemente aveludadas.

Para os umbandistas, a energia do boldo tem o poder não só de limpar e purificar, o que é ótimo para fazer descarrego, mas também de magnetizar e fortalecer a conexão espiritual por ser uma erva que atua nos chakras superiores.

Você lembra que o boldo é uma das poucas ervas cujo banho pode ser tomado na cabeça? É por essa razão que o boldo é uma planta indicada para equilibrar o potencial mediúnico das pessoas e trazer proteção, por conta do seu elevado grau vibratório.

Ingredientes usados em conjunto

Os banhos de ervas são preparados alquímicos, onde a junção e a escolha adequada das plantas pode potencializá-lo. A combinação vai depender do objetivo que se pretende com aquele banho. A mistura também pode contar com outros ingredientes como sal, mel, aguardente, entre outros.

Porém, é preciso ficar atento ao potencial energético e à função da erva adicionada ao banho de boldo, pois algumas não podem ser usadas com muita frequência por serem plantas consideradas energeticamente agressivas, como é o caso da arruda e da guiné.

Dicas para potencializar os efeitos do banho de boldo

Apesar de existirem várias maneiras de realizar um banho de ervas, há um padrão básico, começando pela forma como a energia das plantas é ativada e transmitida para a água, que pode ser fria ou morna para quente.

Ao utilizar ervas frescas, o ideal é usar água fria ou no máximo morna, nunca ferva uma erva fresca! Macere (esfregue) as folhas com as mãos em um recipiente com a água fria ou morna até que saia o sumo da planta, ou seja, o caldo da erva. A quantidade de água usada tem que ser suficiente para poder despejar pelo corpo todo.

Neste momento, aproveite para se conectar com a energia da natureza, pedindo permissão e agradecendo pela planta que está sendo usada naquele momento. Esse procedimento é válido para qualquer banho de ervas.

Depois, é preciso deixar o preparo descansando por alguns minutos. É uma forma de dar o tempo necessário para que a energia da planta passe para a água. Se tiver feito o preparo com água quente, abafe o recipiente.

Como utilizar o banho de boldo na prática

Na hora de levar a mistura para o banho comum, coe se achar necessário. Algumas pessoas jogam o líquido do banho sobre o corpo com as ervas mesmo, para potencializar o efeito, mas se desejar coar, não tem problema. Atenção para a temperatura da água para não queimar a pele.

Antes de despejar o banho de ervas no corpo, concentre-se no presente e mentalize pensamentos positivos, de cura, de limpeza ou do objetivo escolhido para o banho. Se você tiver alguma afinidade com anjo da guarda ou guias espirituais, este é o momento para pedir que o banho seja potencializado. Isso vale para qualquer banho que você for tomar.

No caso do boldo, comece despejando o líquido na cabeça e na parte da frente do corpo, em seguida vá para as costas e depois para o lado direito. Finalize o banho despejando a água pelo lado esquerdo e espere alguns segundos ou até mesmo minutos antes de se secar para que a energia da erva atue no campo.

Ao se secar, procure não esfregar a toalha, seque-se lentamente e com delicadeza, para que a energética do banho não tenha tanta interferência. Essa dica também é para todos os banhos, sejam quais forem.

Cuidados com o procedimento da simpatia

É importante se atentar para, ao utilizar o boldo em um banho juntamente a outra planta ou ingrediente, não se deve jogar o preparo na cabeça. Somente o boldo é “neutro”, portanto, nesses casos de combinações, faça o procedimento jogando o líquido do pescoço para baixo, realizando o despejo na forma da cruz: frente, trás, lado direito, lado esquerdo.

Após utilizar as ervas para o banho, agradeça pelo uso e, se possível, devolva as plantas para a natureza descartando-as em um canteiro ou parque. Caso não seja possível, pode jogar no lixo comum.

Diferente de outras plantas mais fortes no quesito limpeza como a arruda, guiné e até mesmo o sal grosso, que exigem um espaçamento de semanas e até meses entre um banho e outro, o banho de boldo não possui contraindicação.

Siga a recomendação dos médiuns ou guias do terreiro e, caso você não seja frequentador da religião, use o bom senso e a intuição. Procure tomar um banho de boldo caso esteja sentindo sintomas como cansaço, tristeza, ansiedade e desânimo.

Banho de boldo de Oxalá para proteção

pessoa da umbanda fazendo banho de boldo

A erva boldo é associada a Oxalá, orixá masculino de muita luz e poder nos cultos de matriz africana, pois é considerado orixá da vida e pai de todos os outros. O banho de Oxalá tem diversas finalidades, mas traz como princípio a limpeza de energias negativas e a elevação espiritual, por conta do orixá associado. Entenda como fazer o banho de proteção de Oxalá com boldo.

Quem é Oxalá?

Oxalá é considerado o orixá maior por ser responsável pela criação do universo e de todos os seres. Nos adeptos da Umbanda, a primeira guia (colar) que se recebe geralmente é na vibração de Oxalá, que tem a cor branca como representante e traz os conceitos de pureza, respeito e sabedoria. Nas religiões cristãs, Oxalá seria o correspondente energético do mestre Jesus.

Um banho de ervas na energia de Oxalá traz a potência e a força que é esse orixá e coloca a pessoa em uma vibração energética de muita paz e luz e, consequentemente, proteção divina.

Importância do boldo para Oxalá

O boldo é considerada a erva sagrada de Oxalá pelas religiões de matriz africana como a umbanda e o candomblé. Sendo assim, o uso da erva nos banhos automaticamente conecta a pessoa com a energia do orixá, promovendo uma limpeza espiritual junto de equilíbrio, paz e harmonia ao mesmo tempo que potencializa a proteção, pois aproxima a vibração com a frequência de Oxalá.

Além disso, o banho de boldo para Oxalá limpa e potencializa a glândula pineal, localizada entre os olhos e associada à mediunidade. Tem como indicação ser tomado às sextas-feiras, por ser o dia do orixá, mas a recomendação não é regra e o banho de boldo pode ser tomado sempre que sentir necessidade.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- 1 litro de água.

Coloque a água para esquentar. Se estiver com folhas frescas, macere-as no recipiente da água e não deixe a temperatura subir muito, procure deixar a água mais para morna ou até mesmo fria. Se ferver vai queimar a planta. Mentalize o desejo de proteção enquanto faz o preparo.

Depois de macerar a erva, tampe e deixe abafando/descansando por cerca de 10 minutos. Leve para o banho e jogue em todo o corpo após realizar a higiene comum. Caso use ervas secas, a temperatura da água pode ser mais quente, mais ou menos como um preparo de um chá.

Banho de boldo para limpeza espiritual e descarrego

pessoa depois de limpeza espiritual e descarrego

O banho de Oxalá é bastante indicado para o descarrego, principalmente se for associado com ingredientes mais potentes de corte de energias negativas e limpeza, como é o caso da arruda e do sal grosso. Utilize esses ingredientes quando se sentir sugado no dia a dia, muito cansado ou quando perceber que as coisas não estão fluindo na sua vida.

Porém, banhos de descarrego que contenham outras ervas sem ser o boldo são mais potentes e não devem ser feitos com frequência. Se realizados além do necessário, pode acontecer o efeito contrário e os banhos acabarem por enfraquecer os corpos sutis por conta do excesso da limpeza.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Um punhado de folhas de arruda;
- 1 litro de água.

Macere as folhas das plantas em um recipiente com água, mentalizando a intenção de limpeza, pedindo à espiritualidade para que as ervas possam levar a negatividade embora. Esquente a água até ficar morna, abafe e deixe as plantas descansarem por pelo menos 10 minutos.

Após o banho de higiene normal, despeje o conteúdo do pescoço para baixo e imagine um caldo escuro saindo do corpo e indo embora junto com a água, levando embora o que não lhe faz bem. De forma alguma jogue esse banho na cabeça, pois é uma combinação de ervas.

Banho de boldo para purificação e conexão espiritual

pessoa com conexão espiritual

O boldo por si só traz inúmeros benefícios no quesito limpeza e atração de energias positivas, mas para um banho de boldo para conexão espiritual mais potente, o ideal é realizar a combinação com outra erva que também tem esse tipo de função, como é o caso do alecrim. O banho de boldo com alecrim é ótimo para purificar as energias e os chakras, trazendo também clareza mental, foco e disposição. Veja a seguir.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Alguns galhos de alecrim fresco ou um punhado de folhas de alecrim seco;
- 1 litro de água.

Se estiver com o alecrim fresco, retire as folhas dos galhos e juntamente com as folhas do boldo macere-as em um recipiente com água fria. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Se for o alecrim seco, aqueça a água (sem ferver), jogue as folhas de alecrim no recipiente, mexa, abafe e espere cerca de 10 minutos.

Coe se achar necessário. Após o banho de higiene normal, despeje no corpo do pescoço para baixo na ordem da cruz (frente, trás, lado direito e lado esquerdo). Espere alguns minutos antes de se secar e evite esfregar a pele com a toalha.

Banho de boldo para atrair o parceiro ideal

coração

Muitas pessoas fazem simpatias em busca do amor ideal, mas antes de sair por aí procurando alguém para partilhar a vida, o mais saudável a se fazer é cuidar primeiro de si, pois só assim a pessoa terá mais chances de atrair um relacionamento com respeito e amor.

Sendo assim, um bom banho de ervas para atrair o parceiro ideal leva ingredientes que purificam, elevam a autoestima e trazem energias do amor, como é o caso das rosas. O anis estrelado também pode ser adicionado para potencializar a prosperidade e a autoestima. Veja mais a seguir.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Um punhado de pétalas de rosa vermelha (frescas ou secas);
- Um punhado de anis-estrelado;
- 1 litro de água.

Como o anis-estrelado é um ingrediente mais duro, será necessário ferver a água com o punhado da planta. Comece então por ele, adicionando as estrelas de anis na água e deixando ferver por poucos minutos. Em seguida, desligue o fogo, abafe e espere a água ficar fria ou pelo menos morna.

Depois, macere as folhas de boldo e as pétalas de rosa no recipiente que já contém o anis-estrelado, caso vá usar as ervas frescas. Se o boldo e as pétalas de rosa estiverem secas, pode adicionar enquanto a água ainda estiver morna.

Tampe, aguarde cerca de 10 minutos e coe se achar necessário. Leve para o banho e, após a higiene normal, despeje no corpo do pescoço para baixo. Seque-se dando leves batidinhas com a toalha na pele para não criar fricção e interferir na energia do banho.

Banho de boldo para ansiedade

pessoa com ansiedade

Por ser a erva de Oxalá, o boldo por si só traz uma energia de luz e calmaria, mas para potencializar o poder terapêutico de aliviar a ansiedade, é interessante combiná-lo com outra planta de energia ansiolítica para ter um banho tranquilo. O banho de boldo com alfazema ou lavanda é excelente para trazer tranquilidade e diminuir a ansiedade.

A camomila também é uma erva que pode ser utilizada em combinação com o boldo para acalmar a ansiedade. Ela pode ser acrescentada na combinação com boldo e alfazema ou entrar no lugar da alfazema. Acompanhe como fazer o banho de boldo para ansiedade.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Um punhado alfazema ou lavanda;
- 1 litro de água.

Macere as ervas frescas na água fria ou morna em um recipiente e deixe a mistura descansar por 10 minutos ou mais. Depois, coe se achar necessário e leve ao banho. Faça o procedimento padrão de jogar a água abaixo do pescoço após a higiene normal e espere uns minutos antes de se secar.

Banho de boldo para tristeza

mulher triste

O manjericão é uma planta aromática indicada para limpar as energias negativas, assim como o boldo. Sendo assim, um banho de boldo com manjericão tem um bom potencial para ser utilizado no combate à tristeza, pois traz motivação, energia de renovação e alegria. Existem diversas espécies de manjericão, mas o banho pode ser usado com qualquer uma.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Um punhado folhas de manjericão (frescas ou secas);
- 1 litro de água.

Pegue as folhas frescas das plantas e macere-as em um recipiente com a água fria ou morna. Tampe e deixe a mistura descansar por no mínimo 10 minutos.

Leve ao local do banho e após realizar a higiene normal, despeje o líquido do pescoço para baixo na sequência da cruz enquanto mentaliza toda a tristeza escorrendo pelo ralo. Espere alguns minutos antes de se secar com a toalha.

Banho de boldo com hortelã

banho com hortelã

O banho de boldo com hortelã é igualmente indicado para momentos de tristeza e desânimo, mas também para quem deseja um banho de purificação espiritual, pois a hortelã é uma erva que equilibra os chakras e limpa a aura energética das pessoas, ainda mais associada ao boldo. O frescor da erva hortelã associada ao boldo traz ainda uma sensação de bem estar e limpeza. Veja mais a seguir.

Ingredientes e como fazer

- Um punhado de folhas de boldo (frescas ou secas);
- Um punhado folhas de hortelã frescas;
- 1 litro de água.

As folhas de hortelã frescas são bastante delicadas, finas e queimam-se com facilidade, portanto, dê preferência para fazer o preparo macerando a erva na água fria, juntamente com as folhas de boldo. Em seguida, deixe o preparo descansar por no mínimo 10 minutos, coe se achar necessário e leve para o banho.

Ao despejar o líquido pelo corpo, mentalize boas vibrações e espere uns minutos antes de se secar com a toalha.

Como o banho de boldo pode auxiliar na sua vida?

boldo

Por ser uma das poucas plantas que podem ter seu banho jogado no corpo todo, incluindo a cabeça, já dá pra entender o quanto o boldo pode ser benéfico para a saúde espiritual, emocional e até mesmo física das pessoas.

A combinação do banho de boldo com outras ervas ainda potencializa o poder de limpeza, purificação, tranquilidade e conexão com o divino que a erva associada a Oxalá já traz em sua essência.

Sempre que sentir que não está bem, procure tomar um banho de boldo. Na dúvida, use somente ele, sem as combinações. A frequência com que toma o banho de boldo vai auxiliar a recompor os corpos sutis e trazer resultados positivos ao longo das semanas e te colocar cada vez mais alinhado com a natureza e a espiritualidade!

Autor deste artigo

Sou jornalista de formação, mas tenho buscas pessoais nas áreas das terapias holísticas, das danças e da espiritualidade. Procuro sempre aplicar os aprendizados adquiridos em todos os setores da minha vida, pois acredito que tudo está interligado.

Palavras-chave relacionadas


banhos ervas feitiços

Artigos relacionados


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Banhos de sal grosso e louro: para que serve, como fazer, como tomar e mais!

Sal e louro são temperos tradicionais da culinária que quando acrescentados ao banho tornam-se poderosos aliados para a abertura de caminhos para o sucesso!


Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Banhos de ervas: para proteção, abrir caminhos, descarrego e mais!

Auxiliando os processos de transformação, os banhos de ervas são capazes de promover uma troca energética e de proporcionar um equilíbrio pleno. Saiba mais!


Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Banho de 7 ervas: para que serve, significado de cada erva, como fazer e mais!

Deseja afastar a inveja, o mau olhado e as energias negativas do seu caminho? Conheça aqui o poderoso banho de 7 ervas e aprenda como prepará-lo!


Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Banho de Oxalá: com boldo, canjica, rosas brancas, arruda e mais!

Os banhos de Oxalá são excelentes para a vida e para saúde. Alguns deles curam até mesmo dores físicas, você sabia? Entre aqui e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.