Baralho espanhol: origem, história, cartas, figuras, jogos e mais!

Baralho espanhol: origem, história, cartas, figuras, jogos e mais!

O baralho espanhol possui uma grande beleza e popularidade, mas poucos conhecem os seus significados na cartomancia. Confira todas as informações neste artigo!


Você conhece o baralho espanhol?

Mão sobre as cartas.

O baralho espanhol é um deque de cartas de rara beleza e muito popular em países europeus e da América latina, inclusive o Brasil. Muitos sabem se entreter com os jogos, no entanto, poucos conhecem o papel do baralho espanhol na cartomancia e a gama de significados ligados a ele.

O baralho espanhol fala do amor nos seus mais diversos sentidos e consequências, de conquistas e perdas financeiras, traz avisos sobre amigos e inimigos e oferece conselhos para uma melhor observação da vida. Neste artigo, você poderá conhecer todos os significados deste incrível baralho vindo da Espanha.

Entendendo o baralho espanhol

Mulher embaralhando cartas.

O baralho espanhol detém influência e caráter de importância na cartomancia e nos jogos de baralho em todo o mundo. A sua história é bem antiga e o deque guarda uma tradição e configuração de cartas e símbolos que se preserva até os dias de hoje, tanto nos jogos para o entretenimento quanto nas sessões de interpretação. Siga a leitura e conheça mais sobre o baralho espanhol.

Origem e história

Apesar de introduzido na Espanha no século 15, a primeira referência ao jogo de cartas no país foi uma lei do século 19, a qual, como em muitos momentos na História, o proibia. O deque conhecido como baralho espanhol, e que perdura até os dias de hoje, foi desenhado por Augusto Ríus e distribuído por Fournier.

O baralho é dividido em quatro naipes, os quais, supostamente, remetem às quatro classes da sociedade feudal: a realeza (Oros), o clero (Copas), o exército (Espadas) e o povo (Bastos).

Benefícios

Os benefícios do baralho espanhol não são apenas como ferramenta de entretenimento, esse jogo de cartas possui também uma forma de interpretação, que pode auxiliar na sua vida. Essa interpretação é um método respeitado que auxilia de diversas formas os interessados na arte, tanto para aprender quanto para se consultarem com o auxílio de cartomantes.

Por conta da sua importância histórica e dada a sua influência em diversos países, sem falar da beleza e profundidade das suas cartas, inspira incontáveis pessoas ao redor do mundo. Assim como o Tarot e outros baralhos, o deque espanhol funciona como guia para o autoconhecimento e para decisões na vida cotidiana.

Composição

Os naipes do baralho espanhol são: Oros (Ouros), Copas, Espadas e Bastos (bastões ou paus). O baralho possui duas versões, uma de 48 e outra de 40 cartas: na primeira, enumeram-se as cartas de 1 a 7 e de 10 a 12 e, na segunda, incluem-se os números 8 e 9, mesmo que a maioria dos jogos não os use.

Ademais, existem três figuras reais, o Valete (Sota), o Cavaleiro e o Rei, de numerações 10, 11 e 12, respectivamente. O baralho também faz uso das “pintas”, tracejados especiais que identificam os naipes das cartas.

Sinais e os símbolos do truco espanhol

Um dos principais sinais do baralho são as “pintas”, que identificam de modo exclusivo as cartas, dificultando aos outros jogadores a visão das mesmas. O baralho em si guarda uma rica ornamentação, tanto nos motivos dos naipes quanto nas figuras reais.

O baralho ilustra características típicas das figuras medievais, especialmente nas cartas reais, respectivamente: o pajem, o cavaleiro (no geral, montado) e o rei, todos munidos dos símbolos de seus naipes, ao passo que estes também representam, expressivamente, as cartas numeradas do 1 ao 9.

Diferenças entre o baralho espanhol e outros oráculos

A primeira particularidade deste baralho é a ausência de figuras femininas, exceto em raros baralhos do século 15. As “pintas”, única identificação do naipe nas bordas das cartas, também dão caráter de exclusividade ao baralho espanhol perante outros oráculos.

Diferente do baralho usual de 52 cartas, o baralho espanhol pode ser de 48 ou de 40 cartas, a depender do jogo. Tal variação também é encontrada em baralhos como o francês, com versões de 32, 36 e até 56 cartas.

Principais jogos com o baralho espanhol

Os jogos mais populares com o baralho espanhol são la brisca, el chinchón, el cinquillo, el mus e el tute. La brisca, conhecida como Bisca e jogada com os baralhos espanhol, francês e italiano, é um exemplo conhecido e jogado com várias versões no Brasil.

El mus é um jogo de mais de 200 anos de idade, muito popular na Espanha, na América Latina e em partes da França. Um último exemplo é el tute, do italiano tutti, que é um jogo muito popular e, assim como nos outros, com várias versões e maneiras de jogar.

Figuras do baralho espanhol

Cartas em cima de uma mesa.

As figuras mais expressivas do baralho espanhol são as do conjunto real, todas masculinas, e que relembram o cenário da Idade Média. O valete (pajem), o cavaleiro e o rei são as figuras presentes neste baralho e guardam, cada um, a depender do naipe e da sua posição no jogo, significados distintos. Prossiga lendo esta sessão para descobrir mais sobre as figuras do baralho espanhol.

Reis

No baralho espanhol, os reis são figuras masculinas, coroadas, representadas de pé. Exceto no caso dos reis dos naipes de Copas e de Ouros, que aparentam serem mais jovens, os monarcas se mostram como homens de idade.

Dentre os significados atribuídos às figuras dos reis, existem as representações de figuras masculinas fortes, autoritárias, maduras, idealistas e racionais.

Cavaleiros

Uma das figuras neste baralho que guarda maior semelhança com a iconografia medieval é o cavaleiro, o qual é um homem montado em um cavalo, portando em uma das mãos o símbolo do seu naipe. Raríssimos deques apresentam cavaleiros desmontados, com a rédea de seus animais em mãos.

A simbologia dos cavaleiros no baralho espanhol se relaciona com trabalho, lutas, descobertas, viagens, mudanças no campo das finanças e à atividade em geral.

Valetes (Sotas)

O valete (sota) é a figura de um pajem medievo, o qual era iniciante nas armas e auxiliava, como um criado ou mensageiro, os príncipes e nobres. O valete se encontra de pé, com as cores das vestimentas, posição das pernas e a disposição do símbolo do naipe variando de autor para autor.

Os valetes no baralho espanhol se relacionam com pessoas inteligentes e perceptivas, orgulhosas, além de tanto amigáveis quanto capazes de ser potenciais inimigos, a depender do naipe e do jogo.

Cartas do naipe de Oros (Ouros)

Cartas de ouros.

As cartas do naipe de Ouros, no geral, estão ligadas à finanças, recebimentos e perdas de dinheiro e dos recursos para obtê-lo. Trata de pessoas que anseiam por riquezas, assim como pessoas mais simples, de pessoas estimulantes como, também, de pessoas passivas e estagnadas. As simbologias trazidas pelo naipe de Ouros são diversas e, nesta seção, você poderá conhecer todos eles.

Carta 1

O número 1 de Ouros, identificado em outros baralhos como o Ás, trata-se de uma carta muito positiva e que, aparecendo em um jogo, é sinal de benefícios em quaisquer sentidos. Em especial, anuncia e enaltece as alianças, os acordos, as sociedades e os casamentos que se aproximam e que trarão muitos benefícios.

O seu sentido inverso fala dos aspectos negativos do dinheiro e a sua relação com as pessoas. Trata de ganância, opulência e prodigalidade. Talvez seja necessário repensar o modo como você, ou uma pessoa próxima, está investindo o seu dinheiro e o seu tempo.

Carta 2

A segunda carta do baralho espanhol fala das faculdades do intelecto, da perspicácia e do dom da persuasão, da capacidade de adquirir e aplicar conhecimentos, além da descoberta do “eu” interior. Fala dos indivíduos que sabem agir com diplomacia. Anuncia, em adição, obstáculos e estorvos.

Em oposição, a carta também anuncia questões com a justiça, pessoas desagradáveis, indelicadas, e, por fim, o descrédito e dúvidas. Às vezes, e isto é um pensamento que ocorre naturalmente, é preciso se atentar para as suas relações e a maneira como estas o estão afetando.

Carta 3

A carta 3 anuncia a vinda de boas notícias e a colheita dos frutos do seu trabalho. Tais conquistas são bens materiais que, finalmente, podem vir a chegar na hora certa. Você está executando os seus projetos da maneira adequada e os ventos sopram ao seu favor.

Entretanto, é preciso ter cautela. O sentido oposto da carta anuncia precipitação, irresponsabilidade na tomada de decisões e ações imaturas. No campo dos investimentos e das finanças em geral, não esqueça de estar atento e sempre consultar profissionais da área para tomar decisões críticas.

Carta 4

A carta de número 4 fala de pessoas argutas e com tino comercial, dado que anuncia grandes conquistas no campo das finanças se, naturalmente, houver trabalho e estudo aplicados nesse sentido. Também anuncia a chegada de presentes, benesses e favorecimentos.

Na significação inversa, a carta número 4 fala do desejo de poder, avareza, sentimentos deturpados pelas materialidades e que resultam em complicações no campo das relações sociais e amorosas. Vale a pena repensar os desejos e ações que o estão conduzindo a um estado de felicidade ilusória.

Carta 5

A carta 5 fala de pessoas com enorme senso de criatividade e inteligência para resolver problemas, amenizar conflitos e situações críticas. Trata de conquistas financeiras advindas dessa capacidade, assim como, no entanto, de perdas necessárias para que seja possível alcançá-las.

Apesar do caráter inventivo dos indivíduos relacionados a esta carta, a mesma fala de aspectos negativos da individualidade, do egocentrismo e das consequências da falta de organização e da soberba. A sua situação financeira pode estar assentada sobre bases não muito sólidas.

Carta 6

A sexta carta do baralho espanhol fala de indivíduos magnânimos, generosos e que detém um espírito compreensivo. A carta também fala da chegada ou da doação de presentes e auxílios para outras pessoas. Existe o anúncio de que alguns problemas serão resolvidos em breve.

Contudo, é preciso prestar atenção ao sentido inverso desta carta, onde todas as virtudes são transformadas em vícios: fala-se de ganância, do desejo de acumular riquezas, enganação e hipocrisia, corrupção, inveja e ações arbitrárias para se obter o que se deseja.

Carta 7

A sétima carta trata da sorte, tanto da boa sorte quanto do azar, de um estado de positividade e de boas vibrações, como também da chegada de notícias não muito agradáveis ou de perdas, de modo que é preciso entender o contexto da carta no jogo.

O sentido invertido fala de preocupações desnecessárias, desânimo, falta de autoconfiança e covardia. Um conselho é para que você comece a acreditar mais em si mesmo e, em adição, para que esteja atento de maneira a não sofrer com a sua vontade constante de sempre querer agradar as outras pessoas.

Carta 8

O número 8 do baralho espanhol é voltado para a espiritualidade e para as conquistas e conhecimentos adquiridos nos campos da sabedoria, da religião e das artes divinatórias. Outro significado é o de um romance que se aproxima e de uma condição econômica favorável.

Esteja atento para que os seus recebimentos não agucem a sua soberba e ganância, pois o apego aos bens materiais só lhe trará prejuízos. Talvez este seja o momento de expandir os seus horizontes e conhecer pessoas novas, assim como candidatos a um relacionamento.

Carta 9

A última carta antes da sequência real fala da presença ou do desejo excessivo por riquezas, do ócio e da busca por uma vida com muito fausto e ostentação. Fala de pessoas com uma boa situação econômica. Além disso, fala de solidão e de uma vida demasiadamente estagnada.

De fato, a carta alerta para os perigos atrelados ao acúmulo de riquezas e bens materiais, tanto para as pessoas envolvidas quanto para as suas mentes. A carta também fala de enganações, de falsos amigos, de pessoas infiéis e de adultério.

Carta 10

O valete de Ouros fala de pessoas vaidosas, cheias de orgulho, narcisistas, egoístas e suficientemente inteligentes para alcançar os seus objetivos. Fala de indivíduos sedutores, muito belos e de caráter altivo. Pode-se tratar tanto de um homem quanto de uma mulher de um signo Terrestre.

A carta trata de pessoas e sentimentos superficiais, puerilidade e prodigalidade. Em se tratando de finanças, e não de pessoas, no entanto, traz boas notícias. No caso de recebimento de recursos ou ascensão financeira, é necessário ter cautela com as pessoas com as quais se deseja manter relações.

Carta 11

O cavaleiro de Ouros fala de atividade e mudanças no campo econômico, isto é, tanto positivas quanto negativas. Fala de pessoas jovens, no geral homens do signo de Terra, indivíduos cheios de saúde e ansiosos por realizar e passar por mudanças favoráveis. Também fala de viagens.

Existe uma mensagem de que é preciso passar por mudanças para que, de fato, coisas boas apareçam. Alerta para pessoas desinteressadas, negativas e desestimulantes. Além disso, sugere a necessidade de atividade para alterar aspectos e realidades que estão em repouso na sua vida.

Carta 12

O rei de Ouros é uma pessoa muito inteligente, interessada em ganhos financeiros, determinada e calculista. Agindo com a razão, pode guardar certa posição favorável na escala social. É um indivíduo de forte personalidade, no geral um homem. Igualmente, guarda relação com um signo de Terra.

Na presença desta carta em um jogo, é preciso que se tenha muito cuidado, pois a pessoa representada pela carta 12 de Ouros pode ser alguém que venha a querer, se já não estiver, aproveitar-se de você ou de outrem conhecido. Perigo de desonestidade, falta de escrúpulos e ações ilícitas.

Cartas do naipe de Copas

Cartas de copas.

As cartas de Copas estão especialmente voltadas para o amor. Esta parte do baralho espanhol fala de relacionamentos nos seus mais diversos sentidos e das consequências mentais, espirituais e físicas atreladas a eles. Este naipe é um dos mais esperados, juntamente com o de Ouros, na cartomancia em geral e, nesta seção, você será capaz de descobrir todos os seus significados.

Carta 1

O 1 de Copas tem relação com aspectos familiares e amorosos. Fala do início de relações afetivas, casamentos, do desejo de partilhar a mesma casa com o cônjuge e toda a ação que guarde alguma relação com o amor. Fala de conquistas e de festas. Em um sentido mais específico, de uma casa, apartamento ou quarto de hotel.

Um conselho advindo do sentido inverso desta carta recomenda cautela para não se abalar com situações desagradáveis no ambiente familiar ou caseiro. É necessário saber distinguir o amor do trabalho. Talvez seja interessante prestar mais atenção no modo como os seus relacionamentos afetam a sua vida.

Carta 2

Existe uma mensagem do retorno de um estado agradável, e que um dia já foi realidade, para a sua vida. Pode-se tratar do recomeço de uma relação amorosa, de um momento oportuno no trabalho, entre outros. Além disso, no nível dos relacionamentos, fala de amigos verdadeiros e prestativos, além de conquistas amorosas.

O sentido oposto da segunda carta fala de problemas no casamento, no namoro e nas relações diversas. Mesmo uma relação aparentemente saudável guarda as suas dificuldades. Outro significado é o do adultério, de amores passageiros que surgem na vida do casal e de bigamia.

Carta 3

O 3 de copas trata do círculo familiar e, neste, do amor maternal. A carta fala de um familiar muito próximo e que exerce influência significativa na sua vida: no geral, a mãe, mas não necessariamente. Fala sobre a solução de problemas que há muito vêm incomodando a família ou o casal.

Talvez exista uma pessoa capaz de ajudar a resolver esses problemas ou, no sentido inverso, seja ela mesma a grande questão. Existem lutas internas, tanto na casa quanto na mente dos envolvidos, que precisam ser resolvidas, dado que estão atrapalhando a evolução do conjunto familiar ou afetivo.

Carta 4

A carta 4 que fala de situações complicadas envolvendo o amor. Trata do estabelecimento de relações amorosas e compromissos com várias pessoas. Existem conflitos e desentendimentos por conta da nebulosidade de escolhas e relacionamentos.

Uma das mensagens trazidas pela carta é para que os caminhos amorosos sejam melhor definidos e, por fim, as pessoas envolvidas possam compreender os seus lugares. Aviso sobre traição, pessoas mal intencionadas e, no sentido inverso da carta, sobre pessoas evitando relacionamentos amorosos.

Carta 5

A quinta carta fala sobre doações, tanto amorosas como econômicas, de abdicações e de prestimosidade. Trata de relações mal terminadas ou infelizes, conflitos e mediação dos mesmos com familiares. Em outro extremo, fala do recebimento de benesses, heranças e ganhos extras.

Outra significação fala das relações familiares e amorosas em geral e dos conflitos inerentes a elas. Pode-se tratar de um conflito de interesses de quaisquer naturezas. Anuncia recebimentos que estão, ou não, de alguma forma relacionados a esses conflitos.

Carta 6

A sexta carta do baralho espanhol fala do passado e da sua influência no presente. Anuncia o reencontro com pessoas do passado ou com a retomada de antigas ideias. Da mesma forma, pode querer incitar uma comparação de pensamentos mais pueris, passados, com os mais maduros do presente.

Você pode estar sendo afetado por uma onda de lembranças de um passado que não foi vivido da melhor maneira, ou mesmo desejando voltar a antigos relacionamentos. Outro significado é o do aviso da existência de projetos, no campo do amor e dos seus desejos pessoais, que podem vir a se realizar.

Carta 7

A carta 7 fala sobre sonhos, desejos intensos, fantasias e anseios reprimidos. Pode avisar sobre reencontros com pessoas agradáveis e momentos felizes. Em outros sentidos, fala sobre ingenuidade, frustrações, o aparecimento de doenças mentais e o consumo de drogas.

Em especial, avisa para que não se caia em falsas promessas e ilusões, assim como para não criar expectativas sobre algum empreendimento. É necessário pôr os pés no chão e encarar a realidade da melhor forma possível. Mesmo que as fantasias sejam excelentes, elas podem estar estorvando a sua visão do mundo.

Carta 8

Você irá se deparar com oportunidades decorrentes de algum relacionamento; esteja atento aos seus amigos e parceiros. Fala sobre uma pessoa que irá ser muito importante, em breve, na sua vida. Em um sentido mais específico, existe o anúncio da chegada de uma criança por meio da adoção.

A carta de numero 8 avisa para que você não negligencie as oportunidades que se apresentarão. Em outro sentido, alerta para buscar a sua independência de pessoas e dos seus desejos. Não ceda a pressões, sentimentalismos mal intencionados e ameaças.

Carta 9

A última carta antes do conjunto real fala de muitos benefícios. Trata de recebimentos financeiros, fartura de bens e de boa sorte. Outro sentido fala sobre a chegada da aposentadoria e do amor nesta melhor idade, de modo que um companheiro será importante nessa jornada.

No entanto, é preciso tomar cuidado com falsas esperanças nas pessoas erradas e em projetos infundados. É preciso tomar decisões racionais para que se possa construir uma base sólida, tanto financeira quanto amorosa e mental, para que devaneios mínimos não derrubem toda a construção de uma vida.

Carta 10

O valete de copas retrata uma pessoa virtuosa, sonhadora e plena de sentimentos amorosos. Especialmente uma mulher, um símbolo de cônjuge feminino, de um signo Aquático. A carta pode trazer notícias sobre a chegada de um amor ou sobre uma amizade favorável.

É de caráter positivo na maioria dos jogos. No entanto, pode avisar sobre a existência de pessoas enfraquecidas, com sentimentos depressivos e que necessitam de atenção. Também fala de dependência amorosa e pensamentos errôneos ou receosos.

Carta 11

O cavaleiro de copas fala sobre mudanças voltadas ao amor e aos relacionamentos, sejam familiares ou não. Trata da necessidade urgente de mudanças. Pode falar de um indivíduo jovem do sexo masculino e de um signo de Água. Alterações benéficas e viagens agradáveis se apresentarão em breve.

Apesar do sentido positivo, a carta também pode falar sobre um fraco amadurecimento emocional, pobreza econômica e espiritual. Além disso, fala sobre dificuldades para manter relacionamentos e questões relacionadas ao processo de maternidade.

Carta 12

O rei de copas pode ser um homem honrado, maduro, com princípios desejáveis e demasiado amoroso; no geral, um indivíduo de um signo de Água. Não somente relacionado a um processo amoroso, essa pessoa masculina pode ser um parente próximo ou um guia que se apresentará oportunamente.

A carta avisa sobre o poder de persuasão e simplicidade de abordagem desse indivíduo. É preciso estar atento para pessoas desonestas e enganadoras que podem vir a aparecer em breve. Se você tem intenções de iniciar um novo relacionamento, tome cuidado com as suas escolhas.

Cartas do naipe de Espadas

Cartas de espadas.

As cartas do naipe de Espadas trazem significados delicados, mais relacionados a perdas, problemas e ao aparecimento de pessoas e situações desagradáveis. Conhecer o contexto explicado pelas cartas desse naipe é importante para que, previamente, seja possível realizar ações no sentido de minimizar os seus efeitos. Se quiser conhecer a simbologia e as significações do naipe de Espadas, basta seguir na leitura da sessão.

Carta 1

A primeira carta do naipe de Espadas é um indicador de uma grande conquista ou de um considerável fracasso, em algum sentido, no geral apresentado pelo restante das cartas do jogo. Fala sobre pessoas fortes, decididas e sobre as suas ações. indica a chegada de notícias.

A carta é uma mensagem sobre projetos que seguem por bons caminhos ou que não darão certo, a depender do contexto. Fala sobre batalhas e problemas que deverão ser enfrentados. Pode também tratar de finanças e, para mulheres, sobre complicações na hora de dar à luz.

Carta 2

A segunda carta fala sobre problemas ocultos ou pessoas traiçoeiras. Existem processos e trabalhos nos quais você está envolvido e que são de risco em algum sentido. Problemas envolvendo a incerteza e a dificuldade em tomar decisões importantes e críticas. Simboliza a noite e a escuridão.

Cuidado com os seus amigos e com as pessoas próximas de você. Elas podem estar guardando um segredo seu ou talvez intentem se voltar contra você de alguma forma. É recomendado reavaliar a maneira como se estão realizando projetos e empreendimentos pessoais.

Carta 3

A carta 3 anuncia decisões mal tomadas e problemas decorrentes delas. Avisa sobre a chegada de doenças e complicações de saúde que demandam gastos de recursos financeiros. Preocupações com questões inacessíveis ou pessoas distantes.

Um conselho derivado desta carta é para não ceder espaço a enfermidades mentais por conta de estresses e problemas do cotidiano. É preciso recomeçar, o mais cedo possível, processos e planos que deram errado por conta de decisões erradas.

Carta 4

A carta de número 4 avisa sobre conflitos e perigos diversos, além da presença de problemas de saúde como depressão, ansiedade e estresse. Está ligado a hospitais e instituições de saúde, podendo ter relação com os seus pacientes ou acidentes e problemas que levam até elas.

A carta pode falar sobre os efeitos de tais enfermidades na mente e no espírito das pessoas, assim como os advindos de traumas e estresses. É preciso ter cuidado com os próximos dias e, se possível, com os seus parentes e pessoas mais próximas.

Carta 5

A quinta carta do naipe de Espadas fala sobre perdas e furtos no campo financeiro ou amoroso. Existem pessoas mal intencionadas, ou não, que tentam se apossar de bens ou da preferência de outras pessoas. Desatenção e ingenuidade podem vir a prejudicar você.

É recomendada atenção e a busca por proteção no sentido exposto pelas outras cartas do jogo. Mesmo as pessoas mais confiáveis podem, mesmo sem querer, tirar-lhe algo importante. Avisa sobre heranças e o recebimento de recursos com algum prejuízo.

Carta 6

A carta de número 6 anuncia a chegada de mensagens e novidades que podem não ser agradáveis. Fala de afastamentos, perdas e da chegada de doenças. Avisa sobre coisas que poderiam ter sido evitadas e que irão acontecer. Problemas no campo amoroso.

O sentido geral desta carta é o da anunciação de novidades de diversas formas e naturezas. É preciso ter atenção e estar preparado para o que é vindouro. Pessoas importantes podem realizar uma viagem ou se afastar de você em breve.

Carta 7

A sétima carta do naipe de Espadas o aconselha a prestar mais atenção nas pessoas próximas de você e escutar os seus avisos e conselhos. Também fala sobre situações desagradáveis que devem acontecer e sobre a parada súbita no andamento de algum projeto.

Este não é o momento de agir com orgulho e ignorar os conselhos dos outros. Existem mensagens que precisam chegar até os seus ouvidos e o farão de alguma forma. Talvez as suas atitudes estejam ligadas ao aparecimento de algo negativo na sua vida ou na de alguém próximo.

Carta 8

A carta 8 trata de vícios e dependências. Você ou pessoas conhecidas podem estar sofrendo com alguma forma de vício ou dependência física, psicológica, econômica ou amorosa. São complicações muito difíceis de serem resolvidas e que se apresentam ou se apresentarão na sua vida.

A carta anuncia problemas decorrentes dos vícios e das dependências, tanto pessoalmente quanto com outras pessoas, quando, por conta dos mesmos, incorre-se em ações ilegais ou imorais que podem levar a condenações em diversos sentidos, até mesmo à prisão.

Carta 9

A carta 9 traz o significado de perda total, de ruína e de desespero. Tais cenários e realidades podem se tratar de quaisquer tipos de problemas e das consequências das suas ações. Pode anunciar a perda de uma pessoa querida, tanto por morte como por separação.

A carta demanda muita força, pois fala de momentos terrivelmente dolorosos e estressantes na vida das pessoas. Você ou outros indivíduos que estejam passando por algo do gênero podem estar precisando de ajuda e aconselhamento, antes que cometam irresponsabilidades e loucuras em razão de suas perdas.

Carta 10

O valete de Espadas é uma pessoa próxima de você e que está ciente de diversos aspectos da sua vida e do seu caráter. Pode ser uma mulher ou pessoa jovem do signo de Ar. Tal pessoa pode se tratar de um parente próximo, um detetive ou até mesmo um inimigo conhecido.

Você pode receber notícias que têm o potencial de mudar radicalmente o seu cotidiano. Esteja atento aos conselhos e palavras das pessoas próximas de você e saiba selecionar os indivíduos que realmente desejam o seu bem, dado que alguns detêm más intenções.

Carta 11

O cavaleiro de Espadas é uma pessoa ativa ou hiperativa, impulsiva, com ares belicosos e ansiosa por enfrentamentos, assim como por novos desafios. No geral um homem de um signo Aéreo, um indivíduo com alguma relação amorosa ou de envolvimento, tanto profissional como de amizade.

A carta pode falar de situações em que é preciso romper com realidades negativas ou promessas feitas previamente. Fala de pessoas com algum grau de impetuosidade ou irresponsabilidade que podem vir a causar algum impacto na sua vida ou na de outros.

Carta 12

O rei de Espadas simboliza e encarna a autoridade. Pode representar um homem mais maduro de um signo de Ar. É capaz de guardar relação com a Justiça, com a aplicação de leis, com a comunicação e com o poder de influência, estas que são grandes qualidades de tal indivíduo.

Uma pessoa, ou um grupo de pessoas, de poder e influência significativos, podem estar tentando exercê-los em um ambiente familiar. Fala de ações autoritárias e de comando, simbolizadas pela ditadura e pelo desejo de um controle centralizado.

Cartas do naipe de Bastos (Paus)

Cartas de paus.

As cartas do naipe de Paus guardam significados relacionados à inteligência, ao trabalho e a mudanças em diversos sentidos. É um naipe complexo, com significações tanto positivas quanto negativas e que, a depender do jogo, pode trazer avisos de extrema importância para os consulentes. Para conhecer todos os significados ligados ao naipe de Paus no baralho espanhol, basta seguir na leitura desta sessão.

Carta 1

A primeira carta do naipe de Paus fala do começo de um novo ciclo, de novos projetos e empreendimentos. É uma carta positiva e que trata de realizações, de potência (simbologia masculina) e guarda os símbolos do nascimento, do cetro (de poder) e da primavera.

A carta 1 traz o anúncio de uma onda positiva nos campos do amor, da família e das realizações pessoais. Pode avisar as mães acerca de processos de gravidez não desejados, surpresas felizes, conquistas nos relacionamentos e de recomeços em geral.

Carta 2

A segunda carta fala da força das amizades e das associações, de modo que simboliza o poder de pessoas unidas por algum ideal ou desejo mútuo. Tais amizades podem surgir no ambiente de trabalho, na família ou mesmo no campo amoroso.

É uma carta que fala de conquistas alcançadas com a ajuda de pessoas queridas, assim como do início de relacionamentos amorosos e de amizades duradouras. Grandes realizações estão a caminho, de modo que essas pessoas serão de extrema importância para que você atinja o sucesso que espera.

Carta 3

A carta 3 fala sobre mudanças não esperadas, alterações repentinas e decisões de última hora. Pode tratar de pessoas precipitadas, que desejam alcançar seus objetivos o mais rápido possível. Pode avisar, em outro sentido, sobre a presença de amantes e adultério.

O sentido mais geral da carta, no entanto, é positivo. Fala sobre mudanças benéficas e da concretização de desejos amorosos e profissionais. Anuncia intervalos de tempo pacíficos e períodos sem conflitos e complicações no geral.

Carta 4

A carta 4 fala sobre associações e pactos realizados em virtude de algum desejo. Aborda os sítios da paixão, do prazer, da luxúria, pomposidade e desejos que se realizam. Pode anunciar a vinda de uma realidade profícua e feliz para um casal.

Você pode estar vivendo um novo romance ou está ansioso por embarcar em algum. Tal relacionamento é cheio de força e paixão e existem sonhos de um futuro duradouro. É preciso, no entanto, saber reconhecer relações abusivas e não misturar essa paixão com o amor.

Carta 5

A quinta carta fala de lutas na direção de conquistas, brigas, contrariedades e disputas. O caminho que se está trilhando pode levar tanto a resultados positivos quanto a negativos, a depender das outras cartas do jogo. Pode anunciar uma separação.

Tais contendas provavelmente o levarão a resultados positivos. A justiça, no entanto, será a intermediária de quaisquer disputas, de modo que não será possível lutar contra ela para obter vantagens indevidas. A separação pode ser um divórcio.

Carta 6

É preciso haver paciência para enfrentar e compreender a série de mudanças que surgirá em breve. Você será alvo de muitas dúvidas acerca de questões delicadas. Você não se sente seguro com as suas decisões e com o seu poder de persuasão.

A sexta carta recomenda inteligência para agir com esperteza e cautela diante dos problemas e inovações. Você é uma pessoa paciente, mas determinadas situações podem ser capazes de miná-la. É aconselhado não se deixar levar em demasia pelas emoções.

Carta 7

A carta 7 fala sobre negócios, deliberações, discursos de convencimento e persuasão. Pode tratar de pessoas que mudam muito rapidamente de condição e saltam de estados positivos para negativos, e vice-versa, com frequência.

A incerteza e a desorganização podem ser constantes na vida de tais pessoas. As suas vidas profissionais, amorosas e mentais podem estar comprometidas sem um senso de ordem e de uma mudança no péssimo hábito de tomar decisões precipitadas.

Carta 8

A oitava carta fala sobre a família e a abundância. Em outro sentido, fala sobre a insistência em prosseguir com atos e pensamentos não muito favoráveis, de modo que pode anunciar um grande conjunto de efeitos negativos decorrentes de más decisões. Em adição, pode prever a chegada de doenças.

É necessário mudar atos e alterar o rumo de desejos, ideias e linhas de pensamento que o estão conduzindo a maus resultados e mudanças desagradáveis. Recomenda atenção com a sua saúde, tanto mental quanto física, assim como a da sua família.

Carta 9

A carta de número 9 fala sobre trabalho em um sentido negativo, de modo que pode avisar sobre a fadiga e exaustão que resultam do excesso de trabalho. Pode revelar métodos ineficientes para realizar projetos, atrasos e preguiça. Anuncia problemas decorrentes de ações atrasadas e não realizadas.

A carta pode avisar sobre a chegada de uma enfermidade, desvio de conduta ou acidente grave na família. Existe uma mensagem sobre a necessidade de abandonar hábitos prejudiciais e atrasados de maneira a livrar os corpos pessoal e familiar de doenças e estresses evitáveis.

Carta 10

O valete de Paus é uma pessoa simples, com poucos recursos, humilde e trabalhadora. Pode se tratar da chegada de um indivíduo desconhecido. No geral, fala de uma mulher de um signo de Fogo. Pode trazer notícias de lugares distantes ou de pessoas do passado.

Mesmo podendo realmente se tratar de uma pessoa com um certo grau de humildade e simplicidade, é preciso estar atento para não cair em golpes ou enganações. Podem vir notícias sobre adversidades e outros sinais sobre as pessoas citadas mais acima.

Carta 11

O cavaleiro de Paus simboliza mudanças em geral, em especial no trabalho e nos estudos. Pode anunciar viagens para se afastar de problemas. Pode se tratar de um homem jovem de um signo de Fogo e que viaja com frequência ou que vem de um país estrangeiro.

A carta avisa sobre a existência de complicações que precisam ser contornadas para que se mantenha uma determinada estabilidade, que pode ser tanto financeira como emocional. Existe um aviso sobre a necessidade de se deslocar fisicamente para alcançar esse intento.

Carta 12

O rei de Paus é um indivíduo trabalhador, com características masculinas, simples e demasiado responsável. Pode ser um homem maduro de um signo de Fogo. A depender do sentido do jogo, pode se tratar de uma pessoa favorável e com boas intenções.

É uma carta de significação positiva. Trata da vinda de uma ajuda da parte de uma pessoa experiente e que mantém um grande carinho por você. Esteja aberto aos conselhos dessa pessoa, ou aos sinais que ela lhe dará, pois serão importantes em muitos sentidos no seu presente.

A Espanha desempenhou papel fundamental na história do jogo de cartas!

Cartas em cima de uma mesa.

O baralho espanhol é um dos mais antigos com influência e significação remanescentes até os dias atuais, tanto como ferramenta de jogo como de adivinhação. Os diversos sentidos e interpretações atrelados às cartas do deque espanhol guardam mensagens importantes sobre a vida e sobre o processo de autoconhecimento dos indivíduos.

Ao revelar aspectos desconhecidos do indivíduo, anunciar mudanças relevantes em sua vida, avisar sobre problemas decorrentes de pessoas e escolhas e fornecer orientações sobre decisões críticas, o oráculo espanhol não é menos relevante do que os diversos outros que existem mundo afora, tais como o Tarot e o oráculo cigano.

O conhecimento dos significados do baralho espanhol é de interesse tanto dos estudantes das artes divinatórias quanto dos curiosos que, ao se depararem com a beleza e complexidade deste baralho, descobrem com alguma surpresa o universo de significados atrelado a esse aclamado ícone da cartomancia.

Autor deste artigo

Iniciante na vida e um curioso viandante nos caminhos dos seus mistérios. Apesar de aprendiz das Ciências Exatas, corre no sangue a misteriosa e subjetiva substância das Artes e do Oculto - mesmo sabendo que, no fim, tudo se interliga. Estudante na área de tecnologia e aspirante a escritor. Gratidão sempre!

Palavras-chave relacionadas


cartomancia

Artigos relacionados


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

A Árvore é a carta que traz as noções de segurança e estabilidade, falando sobre a saúde, suas raízes, ou até sobre comodismo. Clique para entender tudo!


Carta 10 do baralho cigano – A Foice: mensagens, combinações e mais!

Carta 10 do baralho cigano – A Foice: mensagens, combinações e mais!

A carta 10 do baralho cigano representa tudo aquilo que você precisa ter atenção: o corte ou a colheita. Descubra as suas mensagens tocando aqui!


Conheça seu arcano pessoal: como descobrir, características  e mais!

Conheça seu arcano pessoal: como descobrir, características e mais!

O Arcano Pessoal é sua carta de nascimento. Análogo ao seu signo, ele também rege a sua vida e determina suas habilidades e os traços da sua personalidade.


Últimos posts


Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Os benefícios da ora-pro-nobis: Para imunidade, anemia e mais!

Conheça a ora-pro-nóbis, uma planta rica em fibras, proteínas e vitaminas com diversos atributos positivos para a saúde. Entenda aqui como consumir!


Horas iguais 22:22: significado no amor, para os anjos, espiritual e mais!

Horas iguais 22:22: significado no amor, para os anjos, espiritual e mais!

As horas iguais são uma mensagem divina com vibrações poderosas. Leia o texto e entenda qual mensagem as horas 22:22 quer entregar a você.


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Planta Crista-de-Galo: origem, benefícios medicinais, como cuidar e mais!

Conheça aqui a planta crista de galo, que traz diversos benefícios para a saúde, e saiba como cuidar dessa preciosidade em sua casa!