Vaso de 7 ervas: para que serve, onde colocar, como cuidar e mais!

Vaso de 7 ervas: para que serve, onde colocar, como cuidar e mais!

O vaso de 7 ervas é um poderoso aliado para combater a negatividade e atrair mais proteção, quando feito de maneira adequada. Aprenda como fazer o seu!


Você sabe pra que serve o vaso de 7 ervas?

Vasos com ervas sendo plantadas.

O Vaso de 7 ervas serve para limpar e proteger ambientes carregados com energias negativas. Além disso, ele transmuta as vibrações ruins, tornando o ambiente mais agradável e harmônico.

Este vaso especial leva esse nome por conter dentre dele o poder de 7 ervas diferentes: manjericão, alecrim, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode, usadas em várias culturas devido aos seus poderes energéticos.

Além de possuírem uma beleza ímpar, que dará um toque especial ao seu lar ou ambiente de trabalho, a combinação destas ervas garantirá uma maior proteção. Em conjunto, funcionam como um verdadeiro escudo contra toda e qualquer negatividade.

Neste artigo, você receberá dicas sobre seus benefícios, onde deixar e como ter seu vaso para proteger seu lar, além de outras ideias preciosas para melhorar a sua vida. Confira!

Entendendo mais sobre o vaso de 7 ervas

Pessoa plantando erva em vaso.

Para entender mais sobre o vaso de 7 ervas, é importante saber do seu uso na Umbanda, seus benefícios e dicas importantes sobre onde deixá-lo. Incluímos também uma receita de banho poderoso de 7 ervas, para se beneficiar de suas energias. Confira!

O que é o vaso de 7 ervas da Umbanda?

O vaso de 7 ervas da Umbanda é um arranjo feito com sete plantas poderosas, devido às propriedades de proteção. Alecrim, manjericão, guiné, pimenta, arruda, espada-de-são-jorge e comigo-ninguém-pode são ervas que fazem parte das práticas de umbandistas, que as emprega em banhos de limpeza astral, conhecidos popularmente como descarrego.

Embora elas tenham sido utilizadas apenas como ingredientes para banhos de descarrego, hoje em dia, estas ervas fazem parte da decoração de muitos ambientes, por causa de sua beleza e caráter ornamental. Além de deixar o ambiente mais bonito, as ervas transmitem energias positivas e de alta vibração, tanto ao ambiente quanto às pessoas que circulam nele.

Benefícios

Os principais benefícios do vaso de 7 ervas são:

a) Filtragem, neutralização e combate a todas as energias negativas de um ambiente;

b) Transmutação das energias negativas, permitindo que o astral do ambiente se transforme positivamente;

c) Proteção contra entidades negativas, como espíritos obsessores e vampiros energéticos;

d) Afastamento de pessoas negativas ou mal-intencionadas, combatendo sentimentos como inveja e mau olhado;

e) Eficácia contra feitiços e trabalhos contra os moradores da casa;

f) Energização do ambiente;

g) Embelezamento da área em que o vaso ficará.

Esses benefícios, é claro, são dependentes do local onde você deixará o seu vaso. Por isso, também deve analisar essa área.

Onde colocar o vaso?

O vaso de 7 ervas pode ser colocado em basicamente qualquer ambiente. A única restrição é: o ambiente escolhido precisa ter boa iluminação natural (ou seja, deve bater sol nele) e boa circulação de ar e deve possuir uma abertura para as áreas externas da casa ou do apartamento em que ele estará.

Seguindo esses critérios, os ambientes que melhor se adequam são locais próximos a portas e janelas. A luz do sol permitirá que suas ervas vivam por mais tempo, garantindo, assim, maior proteção para o ambiente. Já a circulação de ar é essencial para que o fluxo de energias esteja garantido.

Banho de 7 ervas

O banho de 7 ervas é um dos mais poderosos banhos de descarrego. Para fazê-lo, você deve seguir os seguintes passos:

1) Ferva 3 litros de água numa panela.

2) Quando a água ferver, desligue o fogo e acrescente ao líquido um punhado de manjericão, alecrim, guiné, arruda, poucos grãos de pimenta e um pequeno pedaço de comigo-ninguém-pode e espada-de-são-jorge.

3) Tampe a panela e deixe em infusão por cerca de 3 minutos.

4) Coe as ervas e acrescente a infusão num balde.

5) Tome seu banho higiênico.

6) Ao terminá-lo, use a infusão de ervas para molhar seu corpo do pescoço para baixo, imaginando tudo de ruim indo embora com a água.

Depois desse passo a passo, seque-se sem o auxílio da toalha e jogue os restos das ervas coadas num local verde. Tome esse banho, no máximo, duas vezes por mês.

O poder das sete ervas

Vaso de plástico com manjericão.

Para entender melhor o poder do vaso de 7 ervas, é importante saber as propriedades energéticas e os benefícios de cada uma das ervas que fazem parte dele. Por isso, você verá uma descrição detalhada de cada uma delas a seguir. Acompanhe!

Manjericão

O manjericão é uma erva regida por Marte e pelo elemento fogo. Usado popularmente em diversas culinárias tradicionais ao redor do mundo, o manjericão possui poderes ligados ao amor, à proteção, à limpeza astral e à prosperidade.

Assim, quando deixado em seu vaso, ele não somente afastará as energias negativas, como também auxiliará a manter o bom ânimo das pessoas do ambiente, já que a sabedoria popular diz que ele atrai a simpatia entre pessoas.

Além disso, é uma poderosa erva para atrair abundância, ajudando nos negócios e atraindo dinheiro para onde quer que ele seja cultivado com essa intenção.

Alecrim

Alecrim é considerado a erva da felicidade. Regido pelo Sol e pelo elemento fogo, seus benefícios estão relacionados a sabedoria, felicidade, proteção, purificação, cura e até exorcismo. Assim, quando plantado em ambientes, o alecrim suga toda e qualquer negatividade e ajuda a manter o equilíbrio do local em que ele cresce.

Quando usado como incenso, ele afasta espíritos obsessores e propicia mais concentração, sendo ideal para estudantes que se preparam para provas ou concursos. Além disso, o alecrim é uma erva que promove cura, especialmente se a doença for causada por questões espirituais ou energéticas.

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge é uma planta originária da África. Facilmente cultivada, devido à sua resistência ao clima seco, ela é preferida de muitos brasileiros, não somente por conta de sua fácil manutenção, como também pelos seus poderes de proteção.

Por isso, quando deixada em ambientes, a espada-de-são-jorge corta a energia negativa como uma verdadeira espada, dissipando também a inveja e o mau-olhado.

Além disso, ela auxilia na purificação do ar e é excelente para proteger sua casa do efeito de campos eletromagnéticos (CEM), emitidos por celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos que são prejudiciais. É uma erva regida por Marte e pelo elemento fogo.

Arruda

A arruda é, sem dúvida, uma das ervas mais poderosas e populares para proteção no país. Originária do mediterrâneo, seus poderes protetores já eram conhecidos na Antiguidade pelos romanos, que a carregava consigo para afastar os efeitos de entidades negativas, bem como quebrar a inveja.

No Brasil, a arruda é comumente deixada próxima à porta de entrada, com a mesma finalidade. O seu poder é originário de seu regente elemental, o fogo, e de Marte, o planeta nomeado após o deus romano homônimo, regente da guerra. Por isso, ela é excelente para combater energias invasoras e garantir a defesa de seus usuários.

Guiné

Guiné é uma erva nativa das Américas, cujos poderes estão relacionados à proteção contra energias negativas e entidades ruins e ao combate ao ciúme. Quando deixada no ambiente, a guiné funciona como uma antena captadora de energia negativa: ao entrar em contato com esta vibração invasora, ela a aprisiona e a neutraliza.

É comumente utilizada como ingrediente de banhos de descarrego, por conta de seu excelente poder de limpeza astral. A guiné também é conhecida por amansa-patrão, pois acredita-se que ela era usada pelos escravos para enfraquecer os seus patrões malignos. É uma erva regida por Marte e pelo elemento fogo.

Pimenta

A pimenta é uma erva representada por Marte e pelo elemento fogo. Seus poderes estão relacionados à proteção, à limpeza astral e ao exorcismo. Quando plantada num ambiente, a pimenta absorve o mau olhado e corta a inveja.

Por isso, para saber se a sua casa está sendo vítima de pessoas invejosas ou de influências negativas, deixe um vaso de pimenta dentro dela. Se a pimenta secar, é sinal de que sua casa está sendo alvo de negatividade, mau olhado ou até entidades negativas.

Além do seu excelente poder de limpeza astral, a pimenta também pode ser usada para “apimentar” relacionamentos que estão precisando reacender a chama da paixão.

Comigo-ninguém-pode

A "comigo-ninguém-pode" é uma das plantas preferidas para limpeza astral. Quando deixada em casa, esta planta regida por Marte e pelo elemento fogo serve como um filtro energético, sugando todas as energias negativas do ambiente e fazendo uma neutralização. Ela protege contra inveja e afasta pessoas negativas, quando deixadas próximo à porta de entrada da casa.

Além de seu poderoso benefício contra a energia negativa, a comigo-ninguém-pode também auxilia na purificação do ar. Esta planta se adequa bem a locais pouco iluminados, já que é nativa de matas densas tropicais. No entanto, ela é uma planta venenosa e deve ser mantida fora do alcance de crianças ou de animais de estimação.

Como ter um vaso de 7 ervas

Caixa com vasos e ervas plantadas.

Sabendo sobre as energias individuais de cada erva que terá no vaso, você estará pronto para aprender a como ter um vaso de 7 ervas. Continue lendo para ter dicas de como escolher o vaso e as plantas, a melhor hora de plantar e outros cuidados essenciais de manutenção!

Escolha o vaso de sua preferência

Quando escolher o vaso para plantar as 7 ervas, procure utilizar um material que seja condutor de energia, como o barro, a madeira, o cimento, o vidro, a pedra ou até a porcelana. Evite materiais artificiais, como o plástico, pois eles não conduzem energia.

Portanto, é importante escolher um vaso que combine com o ambiente que você pretende deixá-lo. Escolha entre jardineiras ou bacias, dependendo do tamanho das plantas. A profundidade do vaso também é importante: quanto mais fundo, mais crescimento das raízes de suas plantas e mais competição ocorrerá entre elas.

Além disso, é importante que ele possua furos no fundo, para que a água possa ser drenada, impedindo que as raízes apodreçam e suas plantam morram.

Escolha bem as plantas

Quando for escolher as plantas para o vaso, é necessário que você preste atenção nos seus tamanhos. Você pode criar arranjos bonitos, dispondo-as em profundidades diferentes e usando plantas com tamanhos diferentes, mas preste atenção na altura delas: plantas de alturas muito diferentes acabarão competindo por mais espaço e podem ficar desarmônicas.

Ao escolher as mudas, preste atenção nas suas folhagens, escolhendo aquelas de cor uniforme. É importante também escolher um tamanho padrão para elas. Finalmente, já que todas as plantas podem crescer, deixe um espaço uniforme entre elas no seu vaso, para que possam crescer sem muita competição.

Além disso, não se esqueça: você precisará de uma muda de cada uma das seguintes ervas: manjericão, alecrim, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode.

Adicione um substrato à terra

Para que as plantas do seu vaso de 7 ervas cresçam sadias, é importante que você invista em um bom substrato. Em lojas de jardinagens ou em grandes supermercados, busque por substratos para mudas. Às vezes, eles também são chamados de terra preta, terra vegetal ou condicionador de solo. Além disso, quando escolhê-lo, misture-o com húmus de minhoca, adubo NPK ou outras variantes.

Hora de plantar

Quando adquirir suas mudas, você deve plantá-las com seu torrão - aquela parte com terra enraizada que fica com a forma do saquinho preto que você retirou. Além disso, não o quebre ou o esfarele, para não afetar as raízes. Ao plantá-lo, faça uma cova e, após inserir o torrão nela, cubra-o com substrato.

Depois disso, arranje suas ervas, de acordo com o seu gosto pessoal. Quando as 7 ervas estiverem plantadas no vaso, não se esqueça de regá-las.

Exposição ao sol e quantidade de água

O seu vaso de sete ervas deve ser deixado próximo a uma janela com luz natural e ventilação. A comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge não precisam de luz direta do sol, mas as outras ervas aromáticas sim, pois precisam produzir seus óleos essenciais.

Além disso, para saber o momento certo de regá-las, faça o teste do dedo: insira seu dedo na terra. Se ele sair sujo e úmido, suas ervas não precisam de água. No entanto, se ele sair seco, é momento de regá-las.

Como cuidar das plantas

Sempre que possível, cheque o estado de suas plantas no vaso de 7 ervas. Lembre-se de regá-la constantemente e que elas precisam da luz do sol para sobreviver. É importante também adubá-las periodicamente, para que elas possam crescer, preferivelmente a cada 15 dias.

Além disso, caso elas estejam crescendo desordenadamente, lembre-se de que você pode podá-las. A poda pode parecer cruel, mas é necessária para garantir a sua longevidade e beleza.

Controle de pragas e doenças

O controle de pragas e doenças deve acontecer com frequência em seu vaso de sete ervas. Não use agrotóxicos, pois eles são venenos e podem prejudicar a saúde das suas plantas e a sua própria saúde. Além disso, tanto a água em falta quanto em excesso pode provocar doenças.

Dessa forma, use sempre receitas orgânicas e, se uma planta estiver muito doente, substitua ela por outra, para não infectar as demais. Atente-se também para sinais energéticos de que a planta recebeu uma carga muito pesada. Se murcharem ou morrerem do nada, esteja atento e reforce suas defesas.

Cuidados com pets e crianças

Ao possuir um vaso de 7 ervas em sua casa, é preciso que você tenha cuidado redobrado, se tiver pets ou crianças em sua casa. Isso ocorre porque plantas como a comigo-ninguém-pode e a espada-de-são-jorge são tóxicas.

Portanto, o simples contato destas plantas com peles sensíveis poderá provocar erupções cutâneas, irritação, ardência e coceira. Estas plantas jamais devem entrar em contato com mucosas (boca, olhos, nariz etc.), pois sua toxicidade pode ser mortal.

Além disso, caso crianças ou animais de estimação entrem em contato com essas plantas ou as ingira acidentalmente, o perigo é ainda mais alto. Portanto, deixe seu vaso num local seguro, longe do alcance deles.

O vaso de 7 ervas traz proteção e boas energias!

Vasos com ervas plantadas.

Como você viu ao longo do artigo, possuir um vaso de 7 ervas em sua casa ou ambiente de trabalho traz proteção e boas energias. Isto acontece devido ao poder energético de suas ervas, todas sendo regidas pelo elemento fogo, que representa a energia, a purificação e a renovação, e que se encarregará de afastar toda a escuridão direcionada ao seu lar, trazendo a luz necessária para combater todo o mal.

Além de deixar os ambientes mais belos, este vaso poderoso também melhorará a qualidade de vida de todos os que passarem por ele, já que ele atuará diretamente na aura de cada um.

Por isso, ao adquiri-lo ou fazê-lo, não esqueça de deixá-lo num local arejado e ensolarado, tendo o cuidado de fazer sua manutenção com água, podas e adubo. Desta maneira, você possuirá esta ferramenta energética atuando na sua vida por muito mais tempo!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


rituais feitiços

Artigos relacionados


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Celebração de Ostara na Wicca: origem, tradição, como fazer e mais!

Celebração de Ostara na Wicca: origem, tradição, como fazer e mais!

Ostara é o festival da primavera na Roda do Ano da Wicca. Clique e saiba tudo sobre esse momento de celebrar a volta da vida e plantar aquilo que deseja colher!


Sal grosso e alho: proteção, purificação, simpatias, rituais e mais!

Sal grosso e alho: proteção, purificação, simpatias, rituais e mais!

O sal grosso e o alho são temperos comumente difundidos. Além de serem uma excelente sinergia gastronômica, eles também são usados para proteger e purificar.


Os ciclos da amarração amorosa: perigos, efeitos contrários e mais!

Os ciclos da amarração amorosa: perigos, efeitos contrários e mais!

A amarração amorosa é composta por ciclos. Em cada fase desse ciclo, a vítima da amarração apresenta um comportamento diferente.


Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Como consagrar a quartinha? Fundamentos e outras informações!

Saiba nesse artigo como ter a sua quartinha, como cuidar da forma correta e o que não se deve fazer para mantê-la consagrada.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.