Celebração de Ostara na Wicca: origem, tradição, como fazer e mais!

Celebração de Ostara na Wicca: origem, tradição, como fazer e mais!

Ostara é o festival da primavera na Roda do Ano da Wicca. Clique e saiba tudo sobre esse momento de celebrar a volta da vida e plantar aquilo que deseja colher!


Conheça tudo sobre a importância do ritual Ostara na Wicca!

Flores e ovo em comemoração de Ostara

Ostara é a celebração que simboliza o início da primavera. Como parte do calendário wiccano, Ostara é um festival solar, conhecido como Sabbat, que representa o momento preparar a terra para então semeá-la e, assim, se preparar para a colheita daquilo que se deseja.

Esta data é considerada um momento de equilíbrio, pois a noite e o dia possuem a mesma duração. De acordo com a cosmologia wiccana, a Deusa, o princípio feminino, está em sua face Donzela e passa a andar sobre a terra para afugentar, à medida que caminha, o frio do inverno.

Sua caminhada sagrada também promover o renascimento das plantas e traz de volta à vida para a terra. Como mostraremos neste artigo, a celebração da primavera não é algo exclusivamente celebrado na Wicca.

Suas raízes são atestadas historicamente em diferentes regiões da Europa, especialmente datadas do período antes da conversão do cristianismo. Além disso, apresentaremos a história deste festival, como celebrá-lo, seus símbolos e curiosidades sobre ele. Confira!

Conhecendo o Festival Ostara

Lua tríplice com rituais da Roda do Ano Wicca

Ostara é um dos 8 rituais que compõem a Roda do Ano, o nome dado os conjuntos de rituais de povos pagãos europeus. A seguir, entenda mais sobre este festival a partir de sua origem e história, incluindo o significado do equinócio de primavera, suas celebrações em diferentes culturas e uma visão geral os outros rituais da Roda Celta. Confira.

Origem e história

Ostara é um de muitos nomes utilizados para se referir à celebração do equinócio da primavera que se origina na Europa pagã pré-cristã. De acordo com a Wicca, uma forma de reavivamento da Bruxaria Moderna, Ostara é um período de equilíbrio, em que a luz cada vez mais crescente derrota a escuridão do mundo.

A promessa que aconteceu no Imbolc, o festival solar que antecede Ostara, finalmente foi cumprida: cada vez fica mais evidente que a natureza está voltando a vida e despertando do sono. Durante o inverno, acredita-se que a Deusa precisou repousar após dar à luz o seu filho.

Neste período, toda a natureza passa a repousar juntamente com ela e, por isso, muitos animais também se recolhem e entram em processo de hibernação. Quando é chegado o equinócio, a Deusa desperta e, juntamente com ela, toda a natureza

O nome desta celebração leva o nome de uma deusa germânica da fertilidade. Por este motivo, a primavera é um período de reprodução e do desabrochar da vida.

O que é o Equinócio de Primavera?

O Equinócio de Primavera é um fenómeno astronômico que já era percebido pelos povos antigos e maraca o momento em que o inverno passava a ser menos intenso, com a chegada de dias mais claros e de temperaturas amenas.

A origem da palavra equinócio é muito simples e vem da expressão em latim que significa “noites iguais”. Isto acontece, pois, os polos da Terra não estão inclinados em relação ao Sol durante um equinócio.

Consequentemente, os raios do sol iluminam os dois hemisférios com, teoricamente, o mesmo grau de intensidade. Como resultado, os dias e as noites possuem basicamente a mesma duração. Por isso, o equinócio é um período de equilíbrio das energias.

Tradição

De acordo com a tradição, Ostara é um período de celebrar o retorno da vida e da luz. É um momento para que as esperanças do Imbolc possam ser observadas na vida, devido ao evidente pulsar da fertilidade nesta fase.

Como tradição, é comum pintar ovos, como símbolos da vida e da fertilidade da época. Homens e mulheres usam colares e coroas feitas com as primeiras flores da primavera, como símbolos de vida e honra à deusa que nomeia este festival.

Além disso, Ostara é um período em que tradicionalmente são plantadas sementes, tanto fisicamente falando como parte de uma tradição do calendário agrário, como também metaforicamente, dando os primeiros passos para a realização de metas e sonhos.

Celebrações pelo mundo

O equinócio de primavera era celebrado em diferentes partes da Europa. Na Antiga Roma, os seguidores da deusa Cybele acreditavam que a deusa possuía um consorte chamado Attis, que nasceu de uma virgem. Tanto a morte e o renascimento desse deus coincidiam com o período do equinócio da primavera.

Para os Druidas, o ritual do equinócio da primavera era conhecido por Alban Eilir, sendo o segundo dos três festivais primaveris quando a luz e a escuridão estão em equilíbrio. Longe da Europa, na região da antiga Pérsia, existia a celebração da primavera conhecida por No Ruz, ou simplesmente o festival do novo dia.

Nas américas, os maias celebravam a primavera num festival conhecido como o retorno da serpente do sul que podia ser visualizada como a sombra projeta de uma pirâmide no dia do equinócio.

Outros rituais sagrados durante o ano na roda da vida celta

A Roda do Ano é um calendário sagrado pagão constituído por 8 festivais solares sazonais que marcam os movimentos do sol ao longo do ano. Na Wicca, estes festivais são conhecidos por Sabbats.

Cada Sabbat está relacionado aos ciclos naturais observados a partir da relação do princípio feminino, a Deusa, e o Deus, o princípio masculino. É justamente a partir da união destes opostos que gera todas as coisas do universo e permite que as estações do ano sejam percebidas.

Existem 2 grandes grupos, nos quais os Sabbats são subdivididos: os Sabbats Maiores (Lughnasadh, Samhain, Imbolc e Beltane), praticados em datas fixas e baseados nos grandes festivais dos povos celtas, e os Sabbats Menores (Mabon, Yule, Ostara e Litha), sem datas fixas e que coincidem com o início astronômico das estações.

Entendendo mais sobre a Deusa Ostara

Flores e ovos na comemoração de Ostara

A celebração do equinócio da primavera, conhecido comumente como Ostara, recebe o nome de uma deusa germânica. Devido a esta estreita relação entre o festival e esta deusa, apresentamos mais informações sobre ela a seguir, partindo de sua história e apresentando seus símbolos, sua importância para os Wiccanos e fatos interessantes sobre ela. Confira.

Origem e história

Ostara é o nome de uma deusa germânica de história um tanto controversa. Embora o nome da deusa Ostara possua pouca evidência história, acredita-se que ela deu origem a Eostre, uma deusa anglo-saxã celebrada durante o equinócio da primavera, quando eram praticados rituais de fertilidade em sua honra.

De acordo com a lenda, Eostre encontrou um pássaro ferido na terra no fim do inverno e salvou a sua vida, transformando-o em uma lebre. No entanto, a transformação não foi completa e a lebre ainda manteve a habilidade de pôr ovos, que eram deixados para a deusa como um sinal de agradecimento.

Por isso, existe até hoje a associação do coelho aos ovos de Páscoa, que são, na verdade, adaptados pelos cristãos do culto dessa deusa pagã (no hemisfério norte, a Páscoa acontece muito próxima ao equinócio da primavera).

O que a Deusa Ostara representa para os Wiccas?

Ostara simboliza a fertilidade, o renascimento e a renovação para os Wiccanos. Por isso, no seu festival solar homônimo, dá-se início ao ciclo agrário, quando os fazendeiros começam a plantar suas sementes.

Ostara é também associada às flores e à primavera e representa o aspecto Donzela da Deusa, o princípio feminino. Representada pela Lua Crescente, a face Donzela da divindade está associada ao desenvolvimento dos ciclos e preparação para a maturação alcançada em sua próxima face divina, a Mãe.

Características da Deusa Ostara

Ostara é a deus germânica associada à primavera, fertilidade e ao amanhecer. Ela é uma deusa jovem, representada pelo frescor da primavera e está associada também à deusa grega do amanhecer chamada de Eos. Vista como uma jovem donzela, Ostara é madura o suficiente para reproduzir, mas não está preparada para se tornar mãe.

Ela é geralmente representada vestindo flores e folhagem fresca e está associada à dança e ao crescente lunar. Como a própria primavera, ela é caprichosa, inocente e consegue mudar repentinamente, oscilando bastante.

Símbolos

Um dos símbolos de Ostara é a lebre, já que ela está presente em seus mitos. Em algumas representações, Ostara é descrita com cabeça de lebre, um símbolo associado à fertilidade deste período. A lebre é também associada a outras deusas associadas com a lua e representa o renascimento da natureza.

Outros símbolos de Ostara são os ovos, já que eles contêm dentro de si todo o potencial da fertilidade e a promessa da renovação e criação da vida. O ovo é também um símbolo da criação de todos os seres vivos da Terra.

Além disso, Ostara também é simbolizada pelas flores da primavera e pelos seus brotos que geralmente são utilizados para fazer buquês, arranjos, coros e colares para serem utilizados em seus rituais.

Fatos interessantes sobre a Deusa Ostara

Existem muitos fatos interessantes sobre a deusa Ostara. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

• Existe muito pouca evidência histórica sobre o culto a Ostara;
• O nome Ostara, pelo menos do ponto de vista popular, é a raiz da palavra Páscoa em inglês (Easter, originário da palavra anglo-saxã Eostre, a versão desse povo da antiga deusa germânica);
• Ostara muitas vezes é representada com ombros e cabeça de lebres;
• O nome Eostre também é a raiz do hormônio essencial para a saúde e fertilidade feminina, o estrogênio.

Como celebrar a Ostara

Flores e ovos na comemoração de Ostara

Nesta seção, apresentamos uma meditação e reflexão de Ostara, seguida de sua oração, suas ervas e flores, bem como instruções sobre decorar a sua casa e altar, preparar um banquete e se vestir com temas desta data poderosa. Confira.

Meditação e reflexão

Para fazer uma breve meditação de Ostara, se puder, preferivelmente assim que o sol nascer, saia de casa para contemplar a natureza. Note as flores, os animais selvagens que você vê (como pássaros e insetos) e pense sobre aquilo que você gostaria de plantar nesta nova fase.

Reflita sobre suas esperanças para esta estação e, simbolicamente, invista em tudo aquilo que você deseja que brote em breve. Durante a sua caminhada, escolha flores bonitas e leve-as para casa para fazer parte do seu ritual de Ostara.

Caso você não tenha como sair de casa exclusivamente para isso, projete sua mente para um lugar na natureza agradável e repita todos os procedimentos acima. Em seguida, encerre a meditação com uma oração de Ostara.

Oração

Deusa Donzela, desperta,
Acorda e traz à tona a natureza,
Tão Bela.
Traz consigo os brotos e as flores da primavera,
Com o teu nome sagrado, Ostara,
Desperta.

Que por onde eu caminhe,
Eu instigue o florescer,
Com a força da primavera,
E a ajuda da deusa do amanhecer,

Planto meus sonhos,
Como um agricultor,
Celebro este dia de equilíbrio,
Com devoção e amor.

Como a lebre,
Que eu possa refletir
A fertilidade da deusa ancestral,
Que traz consigo a aurora,
Afastando de nossas vidas todo o mal.

Ervas e flores

Se você deseja celebrar o Ostara, experimente utilizar as seguintes ervas e flores no dia e noite do equinócio ou durante seu ritual. Você pode tanto utilizá-las para adornar o seu altar, decorar a sua casa ou simplesmente utilizar algumas delas como fragrâncias de incensos.

- Ervas: alecrim, cedro, gengibre, hibisco, hissopo, lavanda, manjerona, melissa, morango, sálvia, tomilho,

- Flores: calêndula, cravos, jasmim, ipomeias, lilás, lírios, madressilva, margaridas, narcisos, prímulas, rosas, violetas e todas as flores que encontrar na natureza neste dia.

Roupas e decoração

Para celebrar a primavera, use roupas claras ou de tons vibrantes, mas certifique-se de que sejam leves e que permitam que você se movimente livremente, já que é um momento de dança e celebração. Não esqueça de fazer coroas e colares de flores para usar durante seu ritual.

Você pode decorar sua casa com arranjos de flores da primavera ou utilizar as cores deste Sabbat: verde claro, amarelo, lilás e todas as cores que você consegue associar às flores ao seu redor. No seu altar, deixe cristais coloridos.

Além disso, você pode decorá-lo com flores, penas achadas por você (jamais arranque-as de animais, pois traz má sorte) e ovos decorados (se você é vegano, lembre-se que você pode substituir os ovos por desenhos ou escolher outro simbolismo da época).

Banquete

O banquete de Ostara deve ser constituído por comidas leves. Dê preferência a saladas, grãos e frutas da estação. Você pode preparar sucos ou celebrar com vinho, se preferir. Pães e chocolates também são típicos desta época. Você pode, se desejar, preparar um pão de Ostara para comer durante o seu ritual.

Como fazer o ritual da Ostara na Wicca

Altar na comemoração de Ostara

Para celebrar o ritual de Ostara, você pode seguir as instruções dadas a seguir. Nelas, não somente indicamos o momento adequado para praticá-lo, como também os materiais que você irá precisar e um exemplo simples de ritual. Confira.

Quando fazer

O ritual de Ostara deve ser feito no dia do equinócio da primavera, que acontece, a depender do ano, entre os dias 21 e 23 de setembro. Caso seja um dia inviável para você, praticar o ritual de Ostara nesse dia, celebre-o no final de semana mais próximo a ele. Se possível, Ostara deve ser celebrada logo após o amanhecer.

Materiais usados

Para fazer o ritual de Ostara, você precisará de:

• 3 velas (1 verde, 1 rosa e 1 amarela);
• 1 vaso com flores;
• 1 coroa de flores (opcional);
• Incenso de rosas;
• Cálice com água, suco ou vinho;
• 1 quartzo rosa;
• 1 vela vermelha;
• Comidas para o banquete.

Como fazer

No dia do equinócio, desenhe um círculo à sua volta, começando pela direção norte e seguindo no sentido dos ponteiros do relógio. No centro dele, monte o altar: no centro dele, deixe a sua coroa e fixe as três velas na seguinte ordem: verde, rosa e amarela.

Atrás delas, deixe o vaso com flores; no Leste, deixe o incenso; no Oeste o cálice com a bebida; no Norte, o quartzo rosa; no Sul a vela vermelha. A comida do banquete pode ficar sobre o altar ou fora dele.

Inspire profundamente para começar o ritual. Então, acenda a vela vermelha, usando-a para acender o incenso e as velas que estão no centro. Diga:

"Hoje é o dia de celebrar a renovação da vida e a deusa Donzela.
Chamo a ti, Ostara, e te convido para participar deste ritual em honra à chegada da Primavera."

Use a sua coroa ou a flor na cabeça. Pegue o incenso e dê três voltas ao redor do seu círculo. Em seguida, ponha o incenso de volta no Leste e pense nos planos que você quer pôr em prática. Recite a oração de Ostara. Se quiser, dance para celebrar a vida.

Separe um pouco da sua comida e bebida e ofereça em libação à deusa. Em seguida, se alimente. Desfaça o círculo e deixe as flores no seu altar. Quando elas murcharem, devolva-as à natureza, enterrando-as.

A Deusa Ostara na Wicca representa a renovação dos ciclos da vida!

Flores e ovos na comemoração de Ostara

Por estar associada ao renascimento, a deusa Ostara traz consigo a energia da renovação dos ciclos da vida. Com a sua chegada e caminhar pela terra, todos os seres acordarão do sono, preenchendo o ar com mais vida, amor e renovando as esperanças.

Em Ostara, é o momento ideal para refletir sobre os seus desejos e necessidades para as próximas estações. Por isso, esteja disposto a plantar tudo aquilo que você deseja ver florescer e cujos frutos você precisa colher em breve.

A partir deste dia de equilíbrio, o sol ganhará mais força e, juntamente com o seu brilho, dias mais claros e esperançosos virão. Neles, você poderá encontrar o seu lugar ao sol e celebrará também os desdobramentos do percurso solar e da dança sagrada do Deus e da Deusa.

Portanto, anime-se, entre na roda e celebre, pois a energia da renovação será emanada na sua vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura feitiços

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.