Oração de Senhor do Bonfim: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Oração de Senhor do Bonfim: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Você sabia que através das orações de Nosso Senhor do Bonfim, você pode alcançar a graça que tanto almeja? Confira a seguir orações que podem lhe confortar.


Qual a importância da oração de Nosso Senhor do Bonfim?

senhor do bonfim

A oração do Senhor do Bonfim é conhecida por abençoar e ajudar em momentos difíceis. Por ser uma representação de Jesus Cristo, muitos fiéis se apegam ainda mais a Bonfim, na esperança de que ele ouvirá suas preces.

Essa oração pode ainda ser feita em qualquer momento de sua vida, afinal, se você é uma pessoa de fé, sabe ainda que o Senhor do Bonfim está com você em todos os momentos. Assim, sempre que precisar poderá recorrer a ele.

Jesus Cristo, através da representação de Bonfim, livra os fiéis de todos os males e adversidades que possam surgir no caminho. Portanto, saiba que sempre poderá contar com ele. No entanto, não se lembre dele apenas quando estiver precisando. Faça sua oração com frequência também para agradecer. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre Senhor do Bonfim.

Conhecendo Senhor do Bonfim

fitinhas do senhor do bonfim

Forte representação de Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim possui fiéis pelo Brasil todo, mas principalmente na região da Bahia. Essa devoção chegou ao Brasil muitos anos atrás, através de um capitão português que havia feito uma promessa a Bonfim, caso sobrevivesse a uma forte tempestade no mar.

Assim, já deu pra perceber que a história de Nosso Senhor do Bonfim é riquíssima e traz consigo informações preciosas. A seguir, entenda melhor essa história com mais detalhes.

Origem e história

A devoção ao Senhor do Bonfim chegou ao Brasil por volta do século XVIII, através de um capitão português chamado Theodósio Rodrigues de Faria. O homem em questão era capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa e chegou a ocupar cargos importantes no período da colônia.

Theodósio era dono de três navios negreiros que traziam escravos para as terras brasileiras. Em um certo dia, a tripulação foi surpreendida com uma forte tempestade. Foi então, que o capitão prometeu que se sobrevivesse, traria para o Brasil uma imagem de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia.

O capitão cumpriu sua promessa e a partir de então Nosso Senhor do Bonfim foi introduzido ao Brasil, e por aqui sua devoção tornou-se muito popular, principalmente em Salvador.

Características visuais de Senhor do Bonfim

A imagem de Nosso Senhor do Bonfim é representada pela figura de Jesus Cristo crucificado na cruz. Assim, ele encontra-se com a coroa de espinhos e também com um pano branco ao redor de seu quadril.

A devoção para Senhor do Bonfim é bem parecida com o que acontece com a Virgem Maria no catolicismo, onde ela é cultuada de maneiras diferentes, de acordo com a forma que apareceu em diferentes lugares.

No caso do Senhor do Bonfim, a devoção é feita sempre com a imagem de Cristo crucificado, sendo essa a principal característica visual de Bonfim.

O que o Senhor do Bonfim representa?

O Senhor do Bonfim nada mais é do que uma representação de Jesus Cristo. Assim, ele representa aquele que morreu crucificado na cruz, para salvar toda a humanidade. Representa o amor, a bondade, a solidariedade, a caridade, e o amor e confiança na vontade do Pai, sobre todas as coisas.

Assim, ao fazer sua prece para o Senhor do Bonfim, você está falando diretamente com Jesus Cristo, o salvador da humanidade. Deposite sua vida nas mãos dele e ele saberá sempre o melhor para você.

Devoção

Como você já aprendeu no decorrer desse artigo, a devoção a Nosso Senhor do Bonfim é feita sob a imagem de Cristo crucificado. E chegou ao Brasil, através da promessa feita pelo capitão português Theodósio.

Assim que a imagem chegou ao Brasil por intermédio do português, essa devoção logo foi introduzida no país. No entanto, tornou-se mais popular na cidade de Salvador, na Bahia. Por lá, ainda hoje, existe uma grande devoção através da fita de Bonfim, a qual consiste em presentear outra pessoa com a famosa fitinha, que é considerada um amuleto. Através dela, você pode fazer pedidos a Nosso Senhor do Bonfim.

Algumas orações de Senhor do Bonfim

pessoa em oração

Senhor do Bonfim possui inúmeras orações, desde para receber ajuda em momentos difíceis, passando por orações de descarrego até orações para a busca de sua salvação. Além disso, não é só no catolicismo que Bonfim possui fiéis. Dentro da umbanda também existem orações para cultuá-lo.

Nosso Senhor do Bonfim possui ainda sua novena e também seu canto de louvor. Para conhecer um pouquinho de cada, siga acompanhando a leitura a seguir.

Oração de Senhor do Bonfim para ajuda nos dias difíceis

"Meu Senhor do Bonfim, acho-me em tua presença, humilhando-me de todo o coração, para receber de ti, todas as graças que me quiseres dispensar.
Perdoa-me, Senhor, todas as faltas que porventura tenha cometido por pensamentos, palavras e obras e faz-me forte para vencer todas as tentações dos inimigos da minha alma.

Meu Senhor do Bonfim! Tu, que és o Anjo Consolador das nossas almas, eu te peço e te rogo ajudar-me nos dias difíceis e sustentar-me em teus braços fortes e poderosos, para que eu ande em paz contigo e com Deus.

Portanto, meu Senhor do Bonfim que és o santo de maior poder na terra, livra a minha casa e as pessoas que a habitam, de todo o mal.
Tu, Senhor, és o meu Bom Pastor. Nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos e guia-me por águas tranquilas. Assim seja."

Oração de Senhor do Bonfim para salvação

“Meu Senhor do Bonfim que sobre as águas andastes, hoje estais entre o cálice e a hóstia consagrada. Treme a terra mas não treme o coração do nosso Senhor Jesus Cristo no altar – treme o coração dos meus inimigos. Quando para mim olharem eu os benzo em cruz e eles não benzem a mim.

Entre o Sol e a Lua e as estrelas e as pessoas da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Na travessia avisto os meus inimigos, meu Deus o que eu faço com eles? Com o manto da virgem Maria Santíssima sou coberto, com o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo sou valido.

Se quiserem me atirar, água pelo cano da arma há de correr, assim como correu o leite do peito de Maria Santíssima para a boca do seu adorado filho. E outras armas que para mim levantarem ficarão suspensas no ar e não me atingirão.

Assim como ficou Maria Santíssima no pé da cruz esperando seu bendito filho. Corda que em mim botar nos pés há de cair, porta que me trancar há de se abrir. Assim como se abriu o sepulcro do Nosso Senhor Jesus Cristo para ele subir aos céus. Salvo fui, salvo sou e salvo serei, com a chave do Santíssimo Sacrário me fecharei. (3x).”

Oração de Senhor do Bonfim para descarrego

“Meu Senhor Do Bonfim, acho-me na Tua presença, humildemente, para receber de Ti, todas as graças que quiseres me dispensar. Perdoai-me, Senhor, por todas as faltas que porventura eu tenha cometido por obra ou pensamento. Fazei-me forte para vencer todas as tentações e malfeitos do inimigo.

Que o sagrado Orixá Ogum corte com sua espada todos os males que de mim se acercarem. Que Yemanjá, Rainha do Mar, com a Tua proteção, leve sob grilhões para o fundo do mar toda a inveja que sobre mim, recair; que Oxum leve consigo todas as lágrimas que eu tenha a chorar, para nunca o desespero ou a desgraça me alcançar.

Que Ossanha afaste de mim todas as tempestades para os ventos da bonança me trazerem prosperidade; que toda a fortuna do mundo possa chegar aos meus pés, com a proteção do grande orixá Oxum-Maré; que Xangô do alto da sua Santa Pedreira solidifique todos os bens que eu alcançar. Salve o Senhor do Bonfim, salve todos os orixás, que me protejam na vida, para nada me faltar.”

Oração de Senhor do Bonfim para o amor voltar

“Senhor Deus em nome de Jesus, te peço que neste exato momento (diga o nome da pessoa amada) sinta muitas saudades de mim (diga seu nome). Que não consiga me tirar da sua cabeça e dos seus pensamentos, tudo que olhe e veja se lembre de mim.

Que seja o que for que contrarie a nossa união acabe agora, em nome da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo de Deus que (diga o nome da pessoa amada) sinta uma profunda necessidade de me ver, de falar comigo, que ele reavalie a nossa situação e decida ficar comigo, que os nove coros dos Anjos soprem meu nome (diga seu nome) nos ouvidos de (diga o nome da pessoa amada) e que (diga o nome da pessoa amada) não se sinta sossegado até dizer que não pode viver sem mim (diga seu nome) ainda hoje.

Que minha imagem e o meu sentimento de amor entre no coração de (diga o nome da pessoa amada), que essa vontade de me ver e falar comigo, de me beijar, abraçar, de me amar se torne irresistível neste exato instante e sempre.

Louvado seja Jesus Cristo, louvado seja nosso Deus todo poderoso, Rei de todo universo, terra, céu e mar, louvados sejam os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Que este meu desejo se reforce na luz do Mestre Jesus e que se realize agora mesmo. Hoje mesmo.

Pela Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo de Deus, que quebre o orgulho, o egoísmo, a indiferença e o medo que se instalaram no coração de (diga o nome da pessoa amada). Peço à Nosso Senhor Jesus Cristo, que (diga o nome da pessoa amada) me ame.

Que (diga o nome da pessoa amada) não seja desviado por más influências e nem por sentimento por outra mulher. Que (diga o nome da pessoa amada) queira estar a todo instante ao meu lado e me coloque sempre em primeiro lugar. Peço aos três Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael que afastem de (diga o nome da pessoa amada) pessoas que possam afastá-lo de mim (diga seu nome), principalmente, as mulheres que ele procurar ou procurarem por ele.

Que (diga o nome da pessoa amada) fique protegido e não se sinta atraído ou desejo por ninguém ou nenhuma outra mulher além de mim (diga seu nome) e que pare de procurar outras mulheres que não seja eu (diga seu nome) e não sinta desejo por nenhuma delas. Oh Mestre, eu suplico que nesse momento (diga o nome da pessoa amada) sinta uma irresistível vontade de ligar pra mim (diga seu nome), que tudo se cumpra assim que eu publicar essa oração.

Eu (diga seu nome) sou a realização desse desejo, eu sou a pura atração de (diga o nome da pessoa amada). Eu sou a imediata saudade de (diga o nome da pessoa amada). Eu (diga seu nome) sou o amor perfeito de (diga o nome da pessoa amada). Eu sou a realização de (diga o nome da pessoa amada). Eu (diga seu nome) sou o coração de (diga o nome da pessoa amada).

Eu (diga seu nome) sou o amor verdadeiro da vida de (diga o nome da pessoa amada). Amém, em nome de Jesus, meu Deus te suplico e já te agradeço, pois, sei que por tua misericórdia, tu vais me conceder esse desejo realizado, os meus três arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel intercedam por mim perante deus. Amém.”

Oração de Senhor do Bonfim para Umbanda

No estado da Bahia existe um sincretismo muito grande entre Nosso Senhor do Bonfim e Oxalá, que vale lembrar, foi o primeiro orixá a ser criado pelo deus supremo da umbanda, o Olodumaré.

Assim, Oxalá recebeu a missão de criar o Universo, assim como, todos os seres ou coisas que nele poderiam existir. Oxalá é ainda um símbolo de paz e pureza, por isso veste branco. Dentro da umbanda existem duas principais orações para Nosso Senhor do Bonfim, confira:

1- “Meu Senhor do Bonfim, acho-me na Tua presença, humildemente, para receber de Ti, todas as graças que quiseres me dispensar. Perdoai-me, Senhor, por todas as faltas que porventura eu tenha cometido por obra ou pensamento.

Fazei-me forte para vencer todas as tentações e malfeitos do inimigo. Que o sagrado orixá Ogum corte com sua espada todos os males que de mim se acercarem. Que Yemanjá, Rainha do Mar, com a Tua proteção, leve sob grilhões para o fundo do mar toda a inveja que sobre mim, recair."

2- “Que Oxum leve consigo todas as lágrimas que eu tenha a chorar, para nunca o desespero ou a desgraça me alcançar; que Ossanha afaste de mim todas as tempestades para os ventos da bonança me trazerem prosperidade;

Que toda a fortuna do mundo possa chegar aos meus pés, com a proteção do grande orixá Oxum-Maré; que Xangô do alto da sua Santa Pedreira solidifique todos os bens que eu alcançar. Salve o Senhor do Bonfim, salve todos os Orixás, que me protejam na vida, para nada me faltar. Assim seja.”

Hino de Senhor do Bonfim

“Glória a ti neste dia de glória, glória a Ti, Redentor, que há cem anos nossos pais conduziste à vitória pelos mares e campos baianos desta sagrada colina mansão da misericórdia, dai-nos a graça divina da justiça e da concórdia glória a ti nessa altura sagrada. És o eterno farol, és o guia, és, senhor, sentinela avançada, és a guarda imortal da Bahia.

Desta sagrada colina mansão da misericórdia, dai-nos a graça divina da justiça e da concórdia. Aos teus pés que nos deste o direito aos teus pés que nos deste a verdade canta e exulta num férvido preito a alma em festa da tua cidade. Desta sagrada colina mansão da misericórdia dai-nos a graça divina da justiça e da concórdia.”

Novena de Senhor do Bonfim

As orações a seguir devem ser rezadas por 9 dias consecutivos.

1 - “Santíssimo Salvador, Jesus, Senhor do Bonfim, que terríveis dores que sofrestes, na cruz, na vossa cabeça ferida da coroa de espinhos, em vossos pés e em vossas mãos, trespassados de cravos, pelo vosso suor de sangue, concedei-me a graça de (peça a graça que deseja alcançar).

Bem sei que os meus pecados pesam muito, que pouco mereço o vosso perdão, mas sei também, senhor, que o vosso infinito amor à humanidade é infinitamente maior. Apesar de pecador, eu creio em vós, senhor meu deus. Creio na vossa justiça, na vossa bondade, na vossa misericórdia.
Senhor do Bonfim, sede propício à minha prece. Amém!”

2 - Ave-Maria (Reza-se 3x)
“Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.”

3 - Pai Nosso (Reza-se 3x)
“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Outras informações sobre Senhor do Bonfim

fitinhas do senhor do bonfim

Representado por Cristo crucificado, Nosso Senhor do Bonfim possui muitos fiéis por todo o mundo. Por isso, ele possui muitas celebrações e festejos em sua homenagem. Além disso, as fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim, que você já viu rapidamente nesse artigo, merecem ainda um destaque especial, que você poderá acompanhar na sequência.

É claro que com uma história tão rica, Bonfim ainda possui mais inúmeras curiosidades, que você também poderá acompanhar a seguir.

Celebrações de Senhor do Bonfim pelo mundo

Nosso Senhor do Bonfim possui uma devoção muito forte também em Portugal. Essa fé por lá ganhou ainda mais fiéis depois que Dom João VI fez promessa diante dos pés de Bonfim, para o restabelecimento da saúde de seu pai, Dom Pedro II.

Desde então, por lá existem algumas comemorações em homenagem a Bonfim. No entanto, vale ressaltar que a partir da introdução dessa devoção no Brasil, por aqui as celebrações acabaram ficando ainda maiores e famosas.

Celebrações de Senhor do Bonfim no Brasil

Senhor do Bonfim é padroeiro de inúmeras cidades no Brasil e por isso as celebrações em sua homenagem por aqui, são muitas. Pode-se encontrar nos estados do Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, entre outros. No entanto, a maior devoção, certamente é na Bahia, onde ele é padroeiro de todo o estado.

Por lá, pode-se citar com uma das celebrações mais conhecidas, a lavagem da escadaria da Igreja de Bonfim. A festa tem início no segundo domingo após o dia de Reis, finalizando apenas no outro domingo. Por ser uma festa tão tradicional, no ano de 2013, ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como um patrimônio imaterial do país.

Fitas do Senhor do Bonfim

As fitinhas são uma das tradições mais conhecidas na festa do Bonfim. Segundo os fiéis, ela é uma espécie de amuleto, com o qual deve-se presentear outra pessoa. A fita precisa ser colocada no pulso e cada uma deve conter 3 nós.

Enquanto se dá os nós da fita, a pessoa deve fazer um pedido em silêncio para o Senhor do Bonfim. A tradição acredita que assim que a fita arrebentar, os pedidos serão atendidos.

Esse costume é bem antigo na Bahia, tendo seu início em 1809, por intermédio de Manoel Antônio da Silva Servo. Esse por sua vez foi tesoureiro da devoção de Bonfim, e procurava aumentar a arrecadação de dinheiro para a adoração em questão. Foi então, que teve a ideia de introduzir as fitas para Bonfim.

Fatos interessantes sobre Senhor do Bonfim

Uma curiosidade interessante sobre Senhor do Bonfim e, mais especificamente sobre suas fitinhas, é que nem sempre elas foram usadas no punho, como vemos hoje em dia. Antigamente, entre os anos de 1809 a 1950, elas eram utilizadas como um colar.

Nas fitas eram penduradas medalhas, pingentes e santinhos, que representavam as graças alcançadas por intermédio de Bonfim. Para pagar a promessa, o fiel carregava consigo uma foto ou até mesmo uma escultura, que representasse a parte do corpo curada, com a ajuda de Nosso Senhor do Bonfim.

Como a oração de Senhor do Bonfim pode auxiliar na sua vida?

nosso senhor do bonfim

Para quem verdadeiramente tem fé, uma oração pode auxiliar em diversos momentos de sua vida, sejam eles os mais diferentes possíveis. Assim, ao falar sobre Senhor do Bonfim, se você de fato confia dele ao pedir uma graça, saiba que suas orações podem ajudar com livramentos, curas de doenças, ajudas com trabalho, dentre outras coisas.

Portanto, ao falar sobre orações e como elas podem lhe auxiliar, o mais importante primeiramente é ter a consciência de que seus pedidos devem ser feitos de coração aberto. Além disso, você deve buscar as palavras mais sinceras que vêm do fundo de sua alma e de seu coração, para se conectar com o plano Divino.

Entenda que a oração para o Senhor do Bonfim pode lhe socorrer em todos os momentos de sua vida. Pode lhe dar a graça que tanto almeja ou a luz e as respostas que você precisa para seguir adiante. Entretanto, lembre-se sempre que é necessário ter fé e confiar nele acima de tudo.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!