Nossa Senhora Aparecida na Umbanda: sincretismo no Candomblé e mais!

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda: sincretismo no Candomblé e mais!

Qual Orixá faz o sincretismo com Nossa Senhora de Aparecida na Umbanda? Entre e conheça tudo sobre essa conexão entre Santa e Orixá.


O que representa Nossa Senhora da Aparecida na Umbanda

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida na igreja

A representação de Nossa Senhora da Aparecida na umbanda, é uma dúvida comum. A Umbanda possui em uma de suas bases o catolicismo, por tanto não é difícil encontrar praticantes de umbanda que também sejam devotos a santos católicos, em diversos centros de Umbanda você pode observar um congá (altar) apenas com imagens católicas.

Nossa Senhora de Aparecida por muitos é considerada um “Orixá” brasileiro, em sua imagem negra, representa a miscigenação brasileira, por isso a devoção de não só católicos praticantes, mas também de muitos cidadãos do nosso país.

Mas o que essa santa representa aos Umbandistas? Qual é a relação dela com a Orixá Oxum, senhora das cachoeiras? E como você umbandista pode fazer o seu culto a Nossa Senhora e a Oxum? Continue lendo que aqui apresentamos essas respostas e muito mais.

Quem é Nossa Senhora da Aparecida nas religiões de matriz-africana

Imagem de Oxum

Nossa Senhora de Aparecida não é somente uma Santa Católica, ela é uma Santa do Brasil. E por isso praticantes de diversas religiões a tem como um símbolo de esperança, amor e maternidade. A Padroeira que transpassa as paredes da igreja e chega ao centro de Umbanda, a roça de Candomblé e a rituais Xamânicos. Essa Santa representa não só a mãe de Jesus, mas também a mãe do Brasil e de cada um de nós Brasileiros.

Oxum como sincretismo religioso de Nossa Senhora Aparecida

Durante o tempo de escravidão o sincretismo se fez necessário, Nossa Senhora de Aparecida foi escolhida para carregar a pedra fundamental de Oxum, principalmente pela história da santa e as energias atribuídas a ela.

Oxum é a orixá das cachoeiras, e Nossa Senhora ter sido encontrada em um rio, também ajudou nessa identificação. A verdade é que mesmo os escravos olhando para imagem de Nossa Senhora de Aparecida e rezando para Oxum, ainda detinham um enorme carinho e respeito pela santa padroeira do Brasil.

O que é sincretismo religioso?

Em meados do século 16 chegaram os primeiros escravos ao Brasil, essas pessoas foram arrancadas de suas famílias, dos seus lares, do seu país de forma bruta e irreversível. Porém além de perderem o seu lar perderam também a sua cultura e o direito de professar a sua religião, sendo constantemente castigados quando pegos rezando para suas divindades.

Naquela época todos os escravos que chegavam no Brasil eram “convertidos” ao catolicismo podendo rezar pra Cristo e os Santos católicos, então os escravos para “disfarçar” sua religião colocavam dentro das imagens de santos católicos, pedras que representavam os seus Orixás, criando assim os sincretismos.

São Jorge era um cavaleiro, guerreiro e protetor da lei, assim como Ogum também tinha todas essas qualidades. São Lazaro era ancião, sábio e curador, assim como Obaluaiê. E então para cada Orixá eles achavam um santo católico com a mesma energia e colocava uma pedra de força dentro, assim quando o senhor da fazenda observava os escravos ajoelhados rezando em frente uma imagem não avistavam nenhum problema.

Elementos de Oxum

Oxum é a senhora do amor do ouro e da beleza, o seu ponto de força natural são as cachoeiras, assim, se deseja se conectar com Oxum poderá ir até o seu ponto de força e se banhar em suas águas, retirando todo mal e trazendo boas energias.

Cor de Oxum: Rosa, Amarelo e Dourado.
Ervas de Oxum: Malva, Dracema, flores amarelas e rama de leite.
Elemento de Oxum: Mineral
Saudação de Oxum: Ora-Aiê ieu!
Oferenda para Oxum: Toalha ou pano dourado, vela rosa ou amarela, fita rosa ou amarela, flores rosas, brancas, amarelas e vermelhas, frutas como, cereja, maçã, pera e melancia e as bebidas são champanhe de maçã, de uva ou licor de cereja.

Oxum na Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira fundada em 1908 pelo médium Zélio de Moraes, religião essa que por ser fundada no Brasil, bebe da fonte de diversas religiões. Uma dessas religiões é o culto de nação de onde importa os Orixás, porém com uma forma de explica-los e cultua-los diferente.

Oxum na Umbanda é o Orixá feminino do trono do amor e ajuda a quem pedir a ela dentro desse fator. Na Umbanda nós manifestamos a energia do Orixá, porém os trabalhos de atendimento são feitos com a incorporação de entidades que se reporta ao Orixá.

A Umbanda está pautada no desenvolvimento mediúnico do médium, no atendimento através das entidades e na sustentação de forças através dos fatores de Deus, que são os Orixás.

Oxum no Candomblé

O Candomblé diferente da umbanda é uma religião Afro-Brasileira que tem como fundamento recriar e manter as tradições de culto ao Orixá, como era feito na África.

Oxum é um desses orixás que foram importados para o Brasil, e na África cada aldeia cultuava 1 ou 2 Orixás, com a junção de escravos de várias tribos eles acabavam sendo cultuados juntos e assim nasce o candomblé no Brasil.

Cada filho de santo pode incorporar apenas o seu orixá de cabeça e na preparação desse filho é feita diversos trabalhos até que ele possa incorporar o seu orixá. Os orixás não falam e nem dão consultas, eles emanam suas energias para os filhos de santo e convidados do terreiro. O atendimento de consulta no Candomblé é feito por oráculos onde através dos Sacerdotes o orixá se comunica com seu filho.

A origem de Oxum

Oxum é uma divindade que surgiu na África, mais especificamente começou a ser cultuada pelos negros da Nigéria na região de Ijexá e Ijebu. Chamada assim por conta do rio que corre em Iorubalândia.

Cada religião que a cultua tem um princípio e fundamento sobre como se formou sua verdadeira origem, e em respeito as suas crenças, cada qual tem seu significado e entendimento. Um festival anual acontece na cidade de Oxobô na Nigéria, e o templo de Oxum é tido como patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 2005.

Oxum e a maternidade

Para algumas pessoas o maior e mais puro amor do mundo pode prover de animais e bichos de estimação, mas a maioria acredita que é o amor de mãe, por esse sentimento intenso e puro, mulheres podem matar e morrer. É um amor tão forte que faz as mães fazerem qualquer coisa por uma pessoa.

Oxum sendo a Orixá do amor, carrega consigo essa essência do amor mais puro de mãe e ajuda todas as mulheres que estão passando por esse momento. Junto com Iemanjá, são as Mães da vida. Iemanjá te ajuda na concepção, então se você deseja engravidar ou está com problemas para isso, recorra a Iemanjá.

Porém, se você já está gravida e a sua gravidez é de risco ou você deseja mais força para passar por esse momento, você pode procurar por Oxum.

Simpatia para prosperidade na gravidez: Em uma panela aqueça 500 ml de água, depois de ferver apague o fogo e coloque 2 rosas amarelas e 1 branca, deixe esfriar e depois do seu banho normal jogue a mistura do pescoço para baixo, lentamente mentalizando e vibrando na nossa querida e amada mãe Oxum, pedindo a ela força e proteção durante a gestação.

Essa simpatia pode ser feita sempre que se sentir frágil ou com baixa energia. Uma outra dica é sempre ter uma flor amarela dentro de casa.

Oxum e suas particularidades

Oxum é constantemente associada ao amor, mas ela não atua apenas nesse campo. Oxum também é a senhora do ouro e da prosperidade, podendo assim ser cultuada para esses fins. Além de ser a senhora da beleza podendo ajudar com problemas de autoestima e depressão.

Oxum não aceita os desvios do amor, podendo punir também aquelas pessoas que usam dos sentimentos de outras pessoas e aquelas que usam do amor como desculpa para cometer atrocidades. O amor de Oxum é puro e verdadeiro, não podendo ser desvirtuado ou usado para ganhos próprios, se for usado pra esses fins, segundo as religiões que a cultuam, acabará atraindo algo negativo.

As semelhanças entre Oxum e Nossa Senhora da Aparecida

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida

Oxum senhora do ouro e do amor. Orixá das cachoeiras e do belo, mulher forte e responsável pela maternidade divina. Dando a todas as mães o seu manto sagrado e divino de proteção.
Assim como Nossa Senhora de Aparecida é conhecida por atender os apelos das mães aflitas, por sentir a dor de ver seu filho em sofrimento.

Ela entrega o acalanto, a proteção e a resiliência para as mães conseguirem lutar e ajudar os seus filhos. Ambas não são a mesma divindade, mas representam a mesma essência, o amor divino. Ambas são guardiãs do maior amor conhecido pela humanidade que é o amor de mãe.

Amor esse que faz uma mulher fazer qualquer coisa pelos seus filhos, seja trabalhar 18 horas, levantar um carro com as mãos ou até mesmo passar pela maior dor de suas vidas na hora do parto e ainda assim no final, com seu filho nos braços, dizer que tudo valeu a pena.

Mulheres negras

Nossa Senhora de Aparecida e Oxum firmaram suas imagens negras. Segundo estudos realizados a imagem encontrada de Nossa Senhora de Aparecida era Negra devido aos anos que passou perdida no rio antes de ser resgatada e a Oxum que surgiu na África trás em sua essência a cultura e raça local.

Ambas representam a população brasileira, que segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 56,10% da população brasileira declarou-se negra no último ano.

"Rainhas"

A busca pela proteção e conexão divina com Nossa Senhora de Aparecida e Oxum mostram sua popularidade como entidades sagradas. Ambas são procuradas em diversas religiões para fins espirituais, por isso, se tornaram verdadeiras Rainhas do Brasil.

Surgidas das águas

A Orixá Oxum advém das águas cristalinas de cachoeiras, e a Santa Nossa Senhora de Aparecida foi resgatada e encontrada em um rio no Brasil. Esse fato gera uma enorme conexão entre ambas e promove uma magnífica semelhança.

Divina para seus seguidores

Todos que cultuam tanto a santa, quanto ao orixá, são seguidores fiéis, que estão sempre levando consigo algo que as representem para si. Ambas são divinas e sagradas para todos que as seguem como símbolo espiritual e de fé.

Usam um manto azul

O manto divino e sagrado é um atributo em comum na Nossa Senhora de Aparecida e Oxum. O Manto representa a proteção, a humildade, a projeção de afeto e do amor de mãe. É feito para cobrir de bênçãos e energia positiva seus fiéis.

Nossa Senhora de Aparecida

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida

Nossa Senhora de Aparecida é tão importante para o Brasil que no local onde ela foi encontrada, hoje existe o Segundo maior templo católico do mundo e o maior do Brasil. Lá já foram recebidos 3 papas e mais de 12 milhões de fiéis.

Nossa Senhora de Aparecida é a Santa do Brasil e mais que isso é mãe de todos nós, não é atoa que dedicamos a ela a suplica de olhar por nós em vida e também no momento de nossa morte.

A figura de Maria para Igreja

Maria é importante para a igreja desde o começo, sendo reconhecida e reverenciada desde o começo dos cristianismos, principalmente por ser a mulher que deu vida ao filho de Deus, e em algumas visões cristãs até ao próprio Deus.

O que vai diferenciar entre as correntes cristãs é justamente o quanto importante ela é, apesar de ser muito respeitada e adorada na igreja católica, com músicas, hinos, festas e orações, ela não é considerada divina, e orações direcionadas a ela são respondidas por Deus.

Já em igrejas protestantes, Maria é reconhecida como a mãe de Jesus, uma mulher devota a Deus e nada mais além disso. Apesar de Martinho Lutero, celebrar a festa da Assunção de Maria e apoiar a Imaculada Conceição até 1532.

Maria e sua origem

Em uma jovem, seguindo as tradições da época, foi prometida a José por volta dos 13 anos e logo em seguida recebeu a visita do Anjo Gabriel, oferecendo a ela a missão de ainda virgem trazer a terra o filho de Deus. Essa jovem não foi forçada pelo Senhor, a ela foi oferecida uma benção que com sua devoção a aceitou.

Maria vivia em Nazaré, uma cidade da antiga Galileia com seu pai São Joaquim e sua mãe Santa Ana. E o seu nascimento já foi visto como um milagre, São Joaquim era descendente direto do rei Davi, o mesmo que venceu Golias.

São Joaquim era constantemente julgado por não ter filhos, e tendo sua mulher uma idade mais avançada, gerar uma criança parecia cada vez mais difícil. Com muita fé e devoção se retirou do deserto para orar e meditar, eis que lhe apareceu um anjo do senhor, que o ordenou que voltasse para casa, e pouco tempo depois sua mulher ficou grávida de Maria.

Sendo assim fruto de um grande milagre, pode até se pensar que antes mesmo do seu nascimento, Deus já lhe havia escolhido, e a retidão e devoção a Deus que ela praticou durante a vida lhe confirmou que ela era digna de tamanha luz.

Maria e seus dogmas

Um dogma significa que é uma verdade absoluta da igreja, trago por inspiração divina ou um contexto claro e evidente. Assim sendo alguns dogmas foram estabelecidos pela igreja em relação a Maria, mais especificamente 4. Que são:

1) Maternidade Divina
A maternidade divina de Maria foi proclamada no Concílio de Éfeso em 431.
Vários nomes são usados para descrever o papel de Maria como mãe de Jesus. Ela é chamada de "Mãe de Deus", que traduz o termo grego mais precisamente declarado "Theotokos" ou "Doadora de Deus".
O Concílio de Éfeso (431) atribuiu a Maria o título de Mãe de Deus.

2) Virgindade perpétua
A expressão virgindade perpétua, sempre virgem, ou simplesmente "Maria, a Virgem" refere-se principalmente à concepção e nascimento de Jesus. Desde as primeiras formulações de fé, especialmente nas fórmulas batismais ou profissões de fé, a Igreja professou que Jesus Cristo foi concebido sem semente humana pelo poder do Espírito Santo somente.

3) Imaculada Conceição
A definição solene da Imaculada Conceição de Maria é como a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua parte da doutrina cristológica, mas foi proclamada como um dogma independente pelo Papa Pio IX em sua Constituição Apostólica "Ineffabilis Deus" (8 de dezembro de 1854). Embora destacando um privilégio de Maria, na verdade enfatiza a dignidade e a santidade necessárias para se tornar "Mãe de Deus". O privilégio da Imaculada Conceição é a fonte e a base da santidade de Maria como Mãe de Deus.

4) A Assunção
Esse dogma mariano foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950 em sua Encíclica Munificentíssimos Deus.

Uma distinção precisa ser feita entre Ascensão e Assunção. Jesus Cristo, Filho de Deus e Senhor Ressuscitado, subiu ao céu ao sinal do poder divino. Maria, ao contrário, foi elevada ao céu pelo poder e graça de Deus.

Maria e a maternidade

Maria vivenciou uma das maiores dádivas de Deus que é ser mãe, porém se Jesus foi o homem mais importante que pisou na terra, pode-se atribuir a Maria, o titulo da mãe mais importante que nela também esteve.

Ela teve todos os sentimentos que uma mãe pode ter por um filho de maneira muito mais amplificada, ela sentiu orgulho, gratidão, dor e sofrimento nos níveis mais altos e isso a tornou muito mais compreensiva aos anseios e angústias humanas.

Por conhecer e se identificar com a história de Maria as mães começaram a suplicar a ela suas dores, e foram atendidas, tornando assim Maria a divindade procurada nos momentos difíceis relacionados a maternidade

As diferenças entre Oxum e Nossa Senhora de Aparecida

Imagem de Oxum

Apesar da inegável similaridade de força entre as duas, muitas diferenças fundamentais também são encontradas entre elas. Diferenças essas que podemos verificar muito da maneia que ambas são retratadas e principalmente por quem elas são retratadas.

Os relatos de Oxum veem da África, lugar esse que sofreu naquela época pouca interferência externa, onde a mulher era considerada sagrada e em alguns rituais apenas elas eram aceitas como sacerdote por exemplo. O Homem era o guerreiro e provedor, mas as mulheres eram a força de sua aldeia ou tribo.

Já Maria, teve os relatos como a mentalidade machista da época, onde a mulher servia apenas como o suporte do homem, não assumindo o protagonismo e muito menos qualquer papel de liderança, seja religiosa ou social.

Maria: Mulher virgem, pura e mãe por intercessão divina

No inicio do Cristianismo existiam diversas correntes ideológicas, correntes essas que aceitavam Cristo como seu único salvador, porem muitas divergências também existiam. E uma delas era sobre a Virgindade de Maria, Jesus havia sido concebido através de um milagre do Espirito Santo ou a sua concepção teria sido feita através de um relacionamento carnal, não diminuindo assim a sua santidade?

Os fatos são que se Jesus fosse concebido fruto do relacionamento carnal isso iria significar que a sua concepção teria a mancha do “pecado original”, e essa era a principal divergência entre as doutrinas que defendiam um lado ou outro.

No século XIX Ficou decidido pelo Papa Pio IX que Maria teria engravidado de Jesus de forma Imaculada, de forma pura e livre do pecado original. Tanto sua Imaculação, tanto a sua virgindade perpetua se tornaram dogmas da igreja católica e é até hoje retratada como tal.

Oxum: Deusa da Fertilidade e Sensualidade

Oxum é a senhora o amor, da beleza e do ouro. Oxum sempre foi retratada pela sua beleza sem igual. Os “filhos” desse Orixá tendem a ser pessoas que admiram tudo que seja belo, são pessoas que amam a beleza, gostam de sedução e são muito bons em paqueras e flertes.

Oxum divide com outras Yabas a regência sobre a maternidade, sendo ela responsável pela fertilidade em si. Oxum é a orixá responsável com ajudar mulheres com dificuldade em engravidar, propiciando aquele momento especifico da fertilização.

O contraste entre a maternidade em Maria e Oxum

Maria é a mãe protetora e acalentadora, Oxum é a mãe forte e que traz em si o fator da concepção. Fato interessante e divagando que, aquele anjo que foi anunciar que Maria ficaria grávida, e a força do espirito que estava naquele momento, provavelmente eram forçar irradiadas pela nossa mãe Oxum.

Por sincretismos nesse aspecto de maternidade, podemos falar que Maria reúne duas forças, a de Oxum e Iemanjá, porque Maria ajuda as futuras mães, aquelas que estão gerando e as mães que estão criando.
Enquanto responde as futuras mães, vibra na energia de Oxum e quando responde as mães que já estão grávidas, vibra na energia de geração do Orixá Iemanjá.

O contraste entre a maternidade em Maria e Oxum, não necessariamente vem de uma diferença entre ambas, mas sim de uma complementação de forças e energia. Oxum no momento de uma concepção está vibrando dentro da energia de Maria, e Maria por sua vez mantem a sua atuação durante a geração.

Maria e o conservadorismo

Apenas no século XIX as mulheres começaram a conquistar os seus direitos de igualdade de voto. Antes disso não era possível, que no sec. V, existiam homens elevando uma mulher ao posto mais alto da igreja, colocando Maria como a Mãe do próprio Deus, atribuindo ela um grau onde até Deus lhe pedia permissão, podendo ela interceder em suas decisões.

Durante anos o mundo foi repleto de Deusas, sendo atribuído a elas uma posição de destaque entre os homens, sendo Atena, a Deusa da Guerra, Deméter a deusa da agricultura, Ártemis deusa da caça e até o mais forte, mais inteligente e mais poderoso Homem, devia reverenciar e respeitar essas mulheres pois estavam acima deles.

Esse é o retrato de uma outra sociedade que vivemos, diferente da história retratada no tempo de vida de Nossa Senhora de Aparecida. Os conservadorismos sócio-político e religioso que existia naquela época fez com que muitas das mulheres fossem colocadas de maneira coadjuvante ou até marginalizadas, em livros e escrituras.

Oxum e o empoderamento

Bela e poderosa, consciente, obstinada e decidida. Essas são algumas atribuições destinadas as filhas de Oxum. E essas características atribuídas a Orixá Oxum em suas filhas da o entendimento de como Oxum age em nossas vidas.

Muitos confundem a energia de beleza de Oxum, a “beleza” atribuída pela sociedade, Oxum te dá a capacidade de admirar a beleza divina, que não está associada a um estereótipo em si. Oxum faz com que se olhe no espelho e se sinta bem com quem seus fiéis retratam.

Oxum é um orixá independente e forte, dona do ouro e de si mesma. A força não vem do seu sexo e sim da sua alma, essa é uma mensagem de Oxum para todos os seus filhos, seja homem ou mulher, com Oxum se carrega a beleza divina.

Qual a oração de Nossa Senhora da Aparecida na Umbanda

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida

Na Umbanda se reza tanto o Pai Nosso quanto a Ave Maria. Então no seu momento de suplica ou agradecimento, sendo católico ou umbandista saiba que Nossa Senhora irá interceder por ti.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.