Significado da rosa vermelha: amor, paixão, compromisso e mais!

Significado da rosa vermelha: amor, paixão, compromisso e mais!

Símbolo de Vênus, a deusa do amor, a rosa vermelha tem um significado muito forte. Ligada à paixão e beleza, também está voltada para a consumação. Confira!


Qual é o significado da rosa vermelha?

Rosas.

Sendo uma das mais cultivadas no mundo, a rosa vermelha tem sua história traçada há 35 milhões de anos, de acordo com registro fóssil. Seu cultivo começou na China e se originou na Ásia há cerca de 5.000 anos atrás.

Com diversos significados, elas também estão voltadas ao respeito e devoção que um determinado indivíduo tem pela pessoa amada. Por conta de sua cor, são associadas ao fogo. Relacionadas à alma e coração, podemos dizer com toda certeza que a rosa vermelha é a melhor definição da frase "eu te amo".

Por essa razão, ela é muito utilizada em datas comemorativas. Um exemplo disso é o Dia dos Namorados. Quer saber mais? Confira o artigo a seguir.

Significado da rosa vermelha

Uma rosa.

Nem só em datas comemorativas a rosa vermelha é a melhor opção. Ela inspira pessoas a presentear entes queridos, mas é muito comum associarem à mulher e a sua sensualidade. Essa planta também representa respeito e, para o Dia das Mães, é um bom presente.

Sem deixar de citar o fato de que é uma flor consagrada, Afrodite e Vênus a usam com símbolo. Uma curiosidade voltada aos sonhos, é que a rosa vermelha está sempre associada com coisas boas e alegres. Por mais que exista uma simplicidade em seu presente, pode ter certeza que ela trará muita elegância e o deixará com uma boa intenção.

Saiba mais sobre o significado da rosa vermelha para o amor, paixão, pureza, beleza, compromisso e entrega.

Amor e paixão

Simbolizando o amor e a paixão, as rosas vermelhas também são de enorme delicadeza e distinção. Quem é que não se sente especial ao recebê-la em uma data especial? Significando respeito, admiração e coragem, as rosas são interessantes para enviar em ocasiões como batizados, bodas, aniversários, casamentos, etc.

Resultado de um grande amor, a rosa vermelha sempre será a marca da paixão. Além de toda a sua intensidade, ela também fala sobre a atração. Por isso, é necessário usar a criatividade. Se estiver no início de um relacionamento e em busca de alguém para dividir a vida, aposte nessa rosa e terá sucesso.

Pureza e beleza

As rosas vermelhas representam, também, a pureza e a beleza. O apreço que está ligado a ela pode transmitir a mensagem de que existe uma paixão pura e sincera. Caso sinta que está pronto para um compromisso mais sério, essas rosas lhe beneficiarão. Agora, se deseja manter e preservar um amor romântico, ela é uma ótima aliada para afirmar o sentimento que ainda existe na relação.

Mas, vale lembrar que o simbolismo por trás das flores sempre está sujeito a mudanças ao longo do tempo. Com isso, elas não são consistentes. Se tratando especificamente da rosa vermelha, ela é uma das poucas que contam com um significado universal e duradouro: o amor.

Compromisso e entrega

As rosas vermelhas geralmente estão ligadas à paixão, mas se engana quem pensa que seu significado é apenas esse. O compromisso e a entrega também entram em evidência, porque são necessários para cultivar um bom relacionamento. Mais do que isso, a honestidade e o respeito também fazem parte desse conjunto.

Não, necessariamente, implicando no abandono do amor-próprio ou da individualidade, a rosa vermelha fala sobre o bem-estar de um relacionamento que deve ser cultivado com colaboração constante, agradável e clara. Partindo desse princípio, ​por mais que existam dificuldades em manter uma relação, o compromisso e a entrega devem vir acima de tudo.

Significado da rosa vermelha nas diferentes culturas

Rosas.

Sendo a de maior simbolismo na cultura ocidental, a rosa vermelha é uma flor consagrada por muitas deusas da mitologia grega. No cristianismo, a rosa foi adotada como uma representação da pureza e da inocência. Existe um mito que quando Adônis estava ferido e Afrodite o viu, foi socorrê-lo e se picou num espinho. Seu sangue deu cor as rosas que eram consagradas.

Durante a Antiguidade, as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, simbolizando uma cerimônia chamada pelos antigos de "Rosália". No mês de maio e em todos os anos, enfeitam-se os túmulos com rosas. Para saber mais sobre o significado da rosa vermelha em diferentes culturas, continue lendo o artigo.

A rosa vermelha na mitologia grega

Na mitologia grega, a rosa vermelha está associada à Afrodite. E, segundo ela, a deusa nasceu das espumas do mar, que se transformaram em uma rosa. Ela é retratada com elas em volta de sua cabeça, pescoço e pés. Por conta de Adônis, que foi ferido pela morte e sua amada Afrodite o salvou, a rosa ficou associada ao amor imortal.

Também, existe uma história na qual Afrodite deu uma rosa ao seu filho Eros, o Deus do amor. Por isso, a rosa vermelha se tornou símbolo de paixão e desejo. Com isso, Eros deu a rosa a Harpócrates, Deus do silêncio, para ele não falar sobre as descrições amorosas de sua mãe. Sendo assim, a rosa vermelha também se tornou um símbolo de segredo e silêncio.

A rosa vermelha na mitologia romana

Já para os romanos, a rosa vermelha significa a ápice da paixão, do sangue e da carne. Também, sendo uma criação de Flora, deusa da primavera e das flores. Quando uma das ninfas morreu, Flora a transformou em uma flor e pediu auxílio para os outros deuses.

Segundo o mito romano, Apolo deu a vida, Bacus o néctar e Pomona o fruto para as abelhas se sentirem atraídas pela flor. Quando o cupido atirou suas flechas para espantá-las, todas se transformaram em espinhos. Consagrada à Ísis, as rosas são retratadas em uma coroa. O miolo dela, fechado, faz com que a flor signifique o símbolo do segredo.

A rosa vermelha no cristianismo

A rosa vermelha no cristianismo tornou-se símbolo de Virgem Maria. Remontada ao século III DC, naquela época o Santo Ambrósio acreditava que o Jardim de Éden era cheio de rosas com espinhos, simbolizando a queda e o pecado original. A Virgem Maria é frequentemente chamada de "rosa sem espinhos".

Toda vez que se reza Ave Maria, uma flor é dada à Maria Santíssima. A rosa vermelha simboliza a doação e o amor. Essa flor também tem um forte significado ao símbolo do coração de Cristo. A rosa é o segredo guardado, porque é uma flor que se fecha sobre o seu coração.

A rosa vermelha na era vitoriana

Na era vitoriana, mais abaixo da linha, as rosas vermelhas eram usadas para enviar mensagens de amor devido aos gestos românticos e demonstrações de afetos serem proibidos à época. Sendo muito presente na vida daquela sociedade, as rosas eram expostas em lojas, casas de campo e nos buquês de verão.

Quanto mais intenso era o sentimento, mais forte era a cor da flor. Sendo assim, a rosa vermelha era a melhor forma de se demonstrar uma grande paixão. Além desse detalhe, a quantidade de rosas transmitia diferentes mensagens. Quando Shakespeare ganhou notoriedade, presentear alguém com rosas vermelhas se tornou um padrão poético e todos a conheciam como um símbolo de amor.

A rosa vermelha em “A Bela e a Fera”

A rosa vermelha no filme 'A Bela e a Fera' representa o tempo que a Fera tem para quebrar o feitiço que foi lançado sobre ela e seu castelo. Para voltar à forma humana, é preciso encontrar um amor verdadeiro antes que a última pétala caia. Além do mais, o significado e a magia dessa rosa chamam a atenção pela duração dela.

Sendo assim, o simbolismo por trás da rosa é sobre carinho, amor e paixão. Juntando todos esses sentimentos à magia dos contos de fadas, é uma ótima escolha para presentear alguém. Por não durar muito tempo, pode causar receio. Mas, por conta da atitude, as rosas vermelhas são capazes de satisfazer e transmitir bons sentimentos.

Significado em números

Rosas.

Quando falamos sobre o significado dos números de rosas vermelhas que são destinadas a alguém, podemos concordar que um presente como esse é uma maneira de demonstrar sentimentos e principalmente dizer "eu te amo", "obrigada" ou "estou pensando em você"

Além do significado das cores, as rosas vermelhas falam sobre mensagens do coração. É uma tradição que foi estabelecida e seguida ao longo de muitos séculos. Conforme a complexidade das emoções, as pessoas procuravam por novos simbolismos às flores. Ainda, a quantidade de flores vermelhas que são enviadas podem representar muitas coisas.

Proclamar o amor presentando com rosas sempre foi uma forma simples, mas de grande importância. Para saber mais sobre o que significa ganhar uma determinada quantidade de rosas vermelhas, leia o artigo até o fim.

Uma rosa vermelha

Enviar rosas vermelhas é um gesto romântico, obviamente. Para demonstrar o seu amor, não importa quantas você dê para alguém. Por isso, se você ganhou ou presentou alguém com uma, ela geralmente está associada ao amor à primeira vista. Se continuar ganhando conforme a relação vai se firmando, esse é um indício de continuidade no relacionamento.

Conforme a relação vai se consolidando durante os anos, a pessoa que está te presenteando com uma rosa está afirmando que te ama intensamente. Por isso, receba com muito carinho e gratidão.

Duas rosas vermelhas

Melhor do que receber uma rosa, é receber duas. Por isso, quando você recebe duas flores de alguém, isso significa um par, um casal unido, amor correspondido, sintonia de sentimentos e afinidade entre vocês.

Além do mais, o número 2 simboliza o yin yang, que fala sobre a necessidade de ser completado. Caso tenha dúvidas sobre uma pessoa que está se relacionando, se receber um par de rosas dela, isso está te dando a resposta que precisa: ela está completamente apaixonada por você. Seja feliz e Invista.

Seis rosas vermelhas

Se você dá para alguém seis rosas vermelhas, isso significa que estão comemorando 6 meses de relacionamento. Isso também pode estar atrelado ao fato de que vocês nutrem uma grande paixão. Continuem assim.

Caso não tenha um relacionamento, seis rosas falam sobre uma paixão de escola ou uma paixão mais madura. Além do mais, por trás desse presente está a mensagem que você quer tanto dizer: quero ser seu, quero compartilhar a vida contigo. Se deseja levar a relação para o próximo nível, enviar esse número de rosas é a forma perfeita de expressar seus sentimentos.

Dez rosas vermelhas

Ganhar um ramo com 10 rosas vermelhas significa a mensagem que alguém quer tanto te dizer: nosso amor é perfeito. Uma relação perfeita consiste em um sentimento puro, sincero e verdadeiro. Mas, vale lembrar que um relacionamento só vai para frente se ambos desenvolverem em si, o amor que vem de dentro: o próprio.

O amor perfeito é aquele que é incondicional, não condicional. Com listas e restrições, é apenas nosso ego procurando sustentação e a força fora de nós. Quando se cria mecanismos de dominação, isso não é amor. Por isso, fique atento. Mas, se receber 10 flores vermelhas de alguém, saiba que sua vida e seu relacionamento são puros e completos por si só. Desfrute-o.

Onze rosas vermelhas

Receber 11 rosas vermelhas de alguém simboliza que a pessoa que te presenteou quer te dizer que você é a mais importante do mundo para ela. Viver com esse sentimento é pura satisfação e alegria. Por isso, aproveite todos os momentos. Além do mais, pode ter certeza que ela é profundamente e verdadeiramente apaixonada por você.

Não pense que pelo tamanho da flor que recebeu, ela tenha um impacto menor. Cada número de rosas vermelhas tem um significado profundo e especial. Por isso, fique satisfeito pelo ato gentil e não pelo tamanho do presente que recebeu.

Doze rosas vermelhas

Ganhar uma dúzia de rosas vermelhas pode representar ocasiões especiais, seja uma comemoração do Dia dos Namorados ou até mesmo um pedido de casamento. As 12 rosas que foram ganhas simbolizam o verdadeiro amor e o desejo de estar com aquela pessoa especial para toda a vida.

Pode ser também sobre 1 ano de namoro, que são 12 meses. Ou, talvez, até mesmo sobre 12 dias de um relacionamento. Melhor do que isso, só o fato de que aquela pessoa que te presentou te quer ao lado dela daqui para frente.

Quinze rosas vermelhas

Na vida, passamos por tudo, até mesmo por sentimentos desconfortáveis. Se alguém te magoou e depois te presentou com 15 rosas vermelhas, pode ter certeza que esse ato é um pedido de desculpas. Quem nunca se arrependeu que atire a primeira pedra. Por isso, aceite de acordo com seus princípios.

Se deseja se redimir com alguém por conta de uma atitude ou situação errada, envie para ela 15 rosas vermelhas. Pode ser sua mãe, namorada, esposa, amiga, não importa. O que vale é a atitude de arrependimento e o pedido de desculpas.

Vinte rosas vermelhas

A representação ao ganhar 20 rosas vermelhas está ligada ao fato de que a sua vida é repleta de sentimentos puros e sinceros. Independente de quem seja, o sentimento é real e verdadeiro. Melhor do que isso, receber esse grande número de rosas demonstra a importância da sua presença na vida de alguém.

Se está tendo a chance de compartilhar a vida com uma pessoa especial, não existe nada melhor do que mostrar o quanto aquela pessoa é importante para você. Se for presentear alguém com algo, dê a ela um buquê com 20 rosas vermelhas, o significado é o mais bonito que existe, ele é sobre a pureza de um amor sincero.

Trinta rosas vermelhas

Os princípios básicos de um relacionamento são o amor sincero e a fidelidade. Por isso, presentear alguém com 30 rosas vermelhas em 30 dias de relacionamento ou a cada mês de um namoro, casamento é uma ótima aposta. Além do mais, o significado por trás desse presente está voltado para a fé.

Mais do que isso, esse grande número de flores vermelhas expressa também que aquela pessoa não se esquece de todos os momentos românticos e cheios de amor que partilhou junto a ti. Portanto, se deseja expressar esse sentimento essa é a melhor forma de demonstrar aquilo que carrega consigo.

Cinquenta rosas vermelhas

Sendo um número muito especial para presentear alguém com rosas vermelhas, 50 delas representam o seu amor que não tem limites e pode com tudo e todos. Um buquê com essa quantidade é ideal também para demonstrar que nunca sairá de sua memória aquele grande amor.

Se tratando das Bodas de Ouro, que é um momento muito especial para qualquer casal que se encontra há muito tempo junto, presentear com 50 rosas vermelhas é o ideal para demonstrar que o amor ainda continua vivo dentro de ambos. Além do mais, esse momento também é importante para renovar os votos e as promessas que foram feitas.

A rosa vermelha ainda hoje é um símbolo de romantismo?

Uma rosa.

Não existe símbolo mais forte e predominante do que o romantismo ligado às rosas vermelhas. Desde muito, elas são consideradas como uma representação de carinho, perfeição, paixão, amor e amizade. Nelas é possível identificar também, a pureza do coração. Elas aparecem de todos os jeitos e formas: em filmes, obras clássicas, contemporâneas, na literatura, poesia, etc.

Dos mais antigos primórdios da nossa civilização, elas são cultivadas e existem relatos de que colhidas, servem para presentear como um gesto de respeito e elegância. A rosa vermelha é clássica e muitas vezes a melhor opção para expressar sentimentos profundos por aquela pessoa especial.

Se deseja surpreender alguém, dê a ela um grande buquê de flores! Seja numa ocasião romântica ou até mesmo num primeiro encontro, com certeza essa é uma das melhores maneiras de impressionar alguém. As rosas vermelhas carregam em si, um significado oculto, enigmático e misterioso. Todas elas podem assumir algo conforme se apresentam durante o ato de ganhar ou presentear.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.