Reiki: o que é, como funciona, princípios, benefícios, níveis e mais!

Reiki: o que é, como funciona, princípios, benefícios, níveis e mais!

Já ouviu falar do Reiki? Entenda como funciona a técnica de imposição de mãos para aplicação da energia universal na harmonização e equilíbrio da saúde.


Saiba tudo sobre a terapia do Reiki!

pessoa fazendo reiki

O Reiki é uma prática de terapia holística que vem sendo bastante difundida nos últimos anos e que se baseia principalmente na transferência de energia do Universo para os seres vivos no intuito de limpar e equilibrar o organismo como um todo.

É um tratamento de saúde complementar que traz bem-estar, tranquilidade, alívio de dores e também auxilia pessoas com depressão por meio da imposição das mãos sobre partes do corpo, animais e também objetos. Entenda o que é o Reiki, como funciona, sua história e conheça um pouco mais sobre essa técnica energética.

Entendendo o Reiki

pessoa fazendo reiki

Diversas culturas, em grande maioria orientais, possuem registros de tratamento de saúde com a transferência de energia por meio das mãos, que atuam como canal energético. O Reiki é exatamente isso, um sistema natural de harmonização e reposição de energia que visa recuperar e manter a saúde do indivíduo de forma integral.

A seguir, você vai entender um pouco melhor o que é o Reiki, como funciona, a origem da técnica, os principais fundamentos e como pode ser feita a aplicação.

O que é o Reiki?

O Reiki representa o Sistema Usui de Terapia Natural, em homenagem ao criador, MIkao Usui. "Rei" significa universal e representa a Essência Energética Cósmica que está em tudo e "Ki" é a energia vital que está presente em todos os seres vivos e é a responsável por manter a vida.

O Reiki é o encontro dessas energias, a do Universo e a energia vital de cada ser, no caso, o praticante de Reiki, chamado de reikiano, que atua como um canal para a transferência da Energia Cósmica.

História

O surgimento específico da técnica do Reiki aconteceu por meio de Mikao Usui, sacerdote japonês nascido em agosto de 1865. Há diversas lacunas e falta de registros na história de Usui, mas a mais aceita e considerada oficial diz que em 1922, Usui realizou uma meditação profunda aliada a uma técnica de jejum por 21 dias isolado na montanha sagrada Kurama, próxima de Kyoto, no Japão.

O estado meditativo, aliado ao jejum e a localização em meio à natureza e total isolamento teriam feito com que ele conseguisse receber a compreensão e os símbolos do Reiki, ou seja, a iniciação, por meio de uma visão.

Ao descer do monte, Usui conseguiu curar algumas pessoas doentes pelo caminho utilizando as mãos sobre as feridas e dores e não parou mais, tendo realizado peregrinações pelo Japão até a morte, em 1926.

Antes de falecer, Usui passou a técnica para aproximadamente 10 pessoas, que ficaram incumbidas de realizar a iniciação de outras pessoas e assim dar continuidade na disseminação do Reiki.

Fundamentos

Diferente da cultura ocidental, que trata a saúde por uma visão patológica e física, ou seja, com foco nos sintomas que o paciente apresenta, o Reiki faz parte da cultura oriental, onde o organismo é analisado como um todo: corpo, mente, emoção e espírito.

A técnica do Reiki faz uso da energia primordial que está disponível no Universo, direcionando-a para os pacientes e atuando para equilibrar e limpar o que for necessário naquele momento.

Relação do Reiki com os Chakras

Os chakras são centros energéticos do corpo responsáveis por todo o equilíbrio da região onde se encontram, incluindo os órgãos e as emoções correspondentes.

Já é sabido que os chakras também possuem ligação com glândulas específicas, então, quanto mais equilibrados, mais saúde, pois o equilíbrio permite que o fluxo energético aconteça livremente pelo organismo. A aplicação do Reiki diretamente nos principais chakras promove esse equilíbrio.

Aplicação em pessoas e animais

Como o princípio é a transferência de energia no intuito de proporcionar harmonização, o Reiki pode ser aplicado tanto em pessoas quanto animais e até mesmo em plantas. Além disso, o Reiki pode ser feito em qualquer lugar, pois a qualidade da sessão vai depender do reikiano e não do ambiente ou da pessoa/ser que vai receber a energia.

Porém, quanto mais tranquilo o local, melhor para a concentração na hora de aplicar o Reiki. É importante ter em mente que o Reiki não precisa ser utilizado somente quando se está com algum problema, dor ou, no caso das plantas, alguma deficiência.

Como funciona o Reiki?

De acordo com a medicina chinesa, o organismo humano e de todos os seres vivos é composto por várias camadas, os chamados corpos, onde o físico é o único que conseguimos enxergar a olho nu. No entanto, os demais corpos também influenciam na saúde e é nesse ponto que o Reiki também trabalha.

Apesar de se parecer com os passes energéticos realizados em casas religiosas, o Reiki é uma terapia que não tem ligação específica com religião. Pode ser aprendido e aplicado por qualquer pessoa, pois a energia transmitida não é a do reikiano e sim, a do Universo.

Ou seja, o praticante de Reiki não deve ficar exaurido energeticamente após uma sessão de aplicação de Reiki, pois ele atua somente como um canal dessa energia, que é inesgotável.

Benefícios do Reiki

pessoa dormindo

A aplicação de Reiki pode trazer diversos benefícios para os seres vivos, sejam eles pessoas, animais ou plantas. A energia atua positivamente tanto em questões físicas quanto emocionais e mentais, auxiliando sempre no equilíbrio do organismo como um todo. Como consequência, os benefícios do Reiki vão desde alívios de dores como diminuição da ansiedade.

Alívio de dores crônicas

Um dos benefícios do Reiki é o alívio de dores crônicas, ou seja, frequentes, como dores na coluna, enxaquecas e dores nas juntas. Uma sessão de Reiki por si só já pode proporcionar um alívio por conta do relaxamento causado no momento da aplicação, já que o ideal é que ambas as partes se concentrem no momento.

A aplicação regular vai potencializando o equilíbrio do corpo como um todo, o que potencializa um melhor fluxo de energia, sem contar a aplicação direta no local da dor.

Melhor qualidade do sono

Por trabalhar equilibrando os chakras, que são diretamente ligados às glândulas do corpo, a produção de hormônios que regulam o sono é afetada positivamente, de forma que o relógio biológico passa a funcionar melhor. Sendo assim, as boas noites de sono começam a se tornar mais frequentes também.

Alívio de estresse e ansiedade

Os benefícios do Reiki vão se somando e desencadeando várias outras mudanças nos corpo, como diminuição da ansiedade e menos estresse. Isso porque uma boa noite de sono, por si só, já prepara o corpo para o enfrentamento do dia.

O corpo humano aprende hábitos e quando mais inserimos certas atitudes na rotina, mais o corpo responde a elas. Nesse sentido, o relaxamento proporcionado pelas sessões de Reiki também vai auxiliar na diminuição da ansiedade do dia a dia de forma que a pessoa se mantenha mais tempo em um estado de equilíbrio.

Ajuda no tratamento contra depressão

É muito importante ressaltar que depressão é uma questão séria e que deve ser avaliada por um médico especializado, pois muitas vezes o caso envolve uso de medicamentos. No entanto, o Reiki pode ser um aliado fundamental no tratamento, principalmente porque não há efeitos colaterais das aplicações.

O equilíbrio energético proporcionado pelo Reiki alinha a energia da pessoa como um todo, de forma que os sintomas da depressão possam ser amenizados pouco a pouco.

Melhora na qualidade de vida

Além de atuar diretamente em questões específicas como dores e órgãos enfermos, o Reiki atua equilibrando os chakras e a região das glândulas do corpo. Com o organismo todo regulado, a tendência é uma qualidade de vida cada vez maior. Tensões, preocupações, dores crônicas, padrões não saudáveis no dia a dia, etc., são pontos onde o Reiki pode exercer influência.

Princípios do Reiki

pessoa meditando

A maneira como o mundo ocidental trata a saúde das pessoas é baseada no tratamento da doença. As técnicas orientais são diferentes e atuam muito mais na prevenção e no equilíbrio do organismo como um todo por conta do princípio de que um corpo equilibrado é um corpo saudável. É nesse conceito que o Reiki também atua.

Para que essa visão de mundo seja colocada em prática, o Reiki tem como base 5 princípios, que devem ser incorporados na vida do reikiano e dos pacientes sempre que possível, no intuito de evitar desenvolvimento de desequilíbrios energéticos. Eles são encontrados em algumas variações de palavras, mas sempre mantendo o mesmo sentido. São eles:

1º princípio: “Só por hoje sou calmo”

O princípio “só por hoje” norteia todos os demais princípios. O conceito é de que a evolução e o equilíbrio de cada um seja construído diariamente, por isso a ideia de trazer os pensamentos para o presente, que é o único momento onde é possível, de fato, criar a realidade de cada um. Viva um dia de cada vez.

2º princípio: “Só por hoje confio”

Não se preocupe e confie. A preocupação é um sofrimento prévio sobre algo que não há certeza e sobrecarrega a mente e as emoções, afetando todo o corpo. Procure selecionar os pensamentos e dar atenção ao que realmente importa. O restante, confie e solte, pois se não há como controlar, não vale a pena gastar energia se preocupando. Só por hoje, confie.

3º princípio: “Só por hoje sou grato”

Diversas filosofias apontam que expressar gratidão é benéfico para o ser humano. Ser grato não significa estagnar e deixar de ir em busca pelo que se deseja, mas sim, reconhecer o valor das coisas, desde as mais pequenas às mais grandiosas e estar consciente de que cada coisa tem sua função na vida.

Quando se expressa a gratidão verdadeira, é emanado para o Universo o sentimento de merecimento, ou seja, ser grato propicia caminhos para a abundância. Comece a pedir menos e agradecer mais pelo que já tem.

4º princípio: “Só por hoje trabalho honestamente”

O trabalho é o responsável por fornecer os meios de sobrevivência na nossa sociedade atual por meio do dinheiro, que é algo positivo se usado sabiamente. Sendo assim, todo trabalho é digno e acrescenta algum tipo de crescimento e aprendizado, portanto, um dos princípios do Reiki tem a ver com dar o seu melhor no trabalho e fazê-lo com honestidade.

Quando se coloca intenção, amor e vontade nas ações, elas fluem com mais facilidade, pois tudo é campo energético.

No entanto, não leve ao extremo, pois o Reiki tem como intuito trazer mais qualidade de vida e saúde, então se dedicar só ao trabalho, principalmente para fugir dos problemas, também está longe de ser saudável.

5º princípio: “Só por hoje sou gentil”

O princípio da gentileza presente no Reiki também foi pontuado pelo mestre Jesus quando ele dizia para fazer aos outros o que se deseja para si. Então, não se esqueça que o mundo é regido pela lei da causa e efeito, portanto, seja gentil, afinal, cada um está carregando o seu próprio baú.

Não confunda gentileza com submissão. Ser gentil é respeitar a si mesmo e respeitar os outros. Muitas vezes, as pessoas passam por cima de si mesmas para serem gentis com as demais, mas dessa maneira é tirado do outro a oportunidade de aprender com um “não”. Seja gentil e saiba dizer “não” no momento certo.

Níveis do Reiki

pessoa fazendo reiki

Para ser um reikiano, é necessário passar pelo processo de iniciação por alguém habilitado, chamado de mestre. Os mestre são pessoas que realizaram todos os níveis de formação do Reiki, sempre com outro mestre habilitado. É possível puxar a árvore genealógica e assim se chegar até Mikao Usui, disseminador da técnica e primeiro a receber a iniciação por meio da visão na montanha sagrada.

Os interessados em aprender o Reiki não precisam necessariamente passar por todos os níveis, pois o nível I já habilita a pessoa, sintonizando-a com o canal da energia Universal. A escolha de passar pelos demais níveis vai depender do objetivo que se pretende com o Reiki. A seguir, entenda o que é ensinado em cada nível.

Nível I

No primeiro nível, chamado de “O Despertar”, o aluno aprende a origem do Reiki, os princípios básicos, como funciona e noções de responsabilidade na aplicação, afinal, mesmo que o aluno não deseje atuar como terapeuta, ele estará apto a aplicar o Reiki em outros seres e isso sempre vai envolver ética e responsabilidade.

Neste nível, o aluno recebe a iniciação, ou seja, é sintonizado pelo chakra coronário para que a energia Ki possa começar a fluir do Universo por meio daquela pessoa. É nele que se aprende o primeiro símbolo do Reiki, Cho Ku Rei, que tem uma atuação mais no campo físico.

Após a iniciação, o agora reikiano deverá fazer um processo de autoaplicação de Reiki por 21 dias seguidos. Essa etapa é muito importante, pois é uma autolimpeza inicial que se baseia no padrão holístico que diz que o corpo humano leva 21 dias para se renovar e adquirir um novo hábito.

Além disso, a purificação interna é fundamental, pois o primeiro passo para a cura é curar a si mesmo antes de começar a atender aos outros.

Nível II

Apesar de a partir do nível I o aluno poder se autoaplicar e até mesmo aplicar nos outros (após fazer a limpeza dos 21 dias), é passando pelo nível II que o aprofundamento acontece.

Este nível é chamado de “A Transformação” e habilita o reikiano para receber os dois símbolos seguintes, Sei He Ki e Hon Sha Ze Sho Nen. A sintonização no nível II amplifica a potência vibratória do aluno e a utilização dos símbolos permite que a energia Reiki atue em questões mentais e emocionais.

A partir dos ensinamentos desse nível, o reikiano passa a poder enviar Reiki à distância e também para tempos diferentes.

Nível III

Conhecido como “A Realização”, o nível III dá ao aluno o grau de Mestre Interior. Um símbolo sagrado é ensinado, o que amplifica mais ainda a potência energética do aluno e intensifica todos os outros símbolos ensinados anteriormente. É passando pelo terceiro nível que o reikiano fica habilitado a harmonizar várias pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, a profundidade no próprio tratamento também é intensificada, pois é no nível III que o reikiano entra em contato com o próprio carma.

Nível mestrado

O último nível do Reiki é chamado de “O Mestrado” justamente por possibilitar que o reikiano passe a ensinar e iniciar outras pessoas no Reiki. É o nível mais intenso e demorado, chegando a meses de ensino e com alguns compromissos como cuidado com alimentação.

Símbolos do Reiki

simbolo do reiki

Símbolos são chaves e devem ser tratados com respeito e propósito, sem banalização. A divulgação dos símbolos do Reiki já foi e ainda é, inclusive, um tema bastante polêmico por conta dessa questão. Portanto, tenha sempre em mente que você está lidando com conhecimentos antiquíssimos e que merecem respeito e cuidado.

Um símbolo é a junção de uma imagem com um som, o nome, e funciona como um portão ou botão que aciona algum conhecimento ou poder. Mais ou menos como os mantras.

Assim como o próprio Mikao Usui, a verdadeira história da origem dos símbolos energéticos utilizados no Reiki não possui uma comprovação muito firme, o que de forma alguma diminui a potência e a credibilidade da prática. Usui teria recebido os símbolos por meio da visão espiritual que teve ao meditar no monte sagrado.

Os níveis iniciais do Reiki utilizam 3 símbolos básicos, mas estudiosos dizem que há muitos mais símbolos e chaves que foram perdidas ao longo dos séculos. Aqui, você vai conhecer os 3 principais. Eles devem ser visualizados no local da aplicação do Reiki durante a prática junto com o nome de cada um. Há também a importância de se “desenhar” ele com a mente a partir da ordem correta da escrita, como você verá a seguir.

Cho Ku Rei

Cho Ku Rei é o primeiro símbolo aprendido no Reiki e também o primeiro que geralmente é aplicado durante a sessão. Ele funciona como se fosse a porta de entrada para os outros símbolos no tratamento. É de origem taoísta e tem como significado o “aqui e agora”, trazer a ação para o momento presente, equilibrando o corpo físico e o chamado duplo etérico.

Ele também pode ser aplicado em ambientes para a limpeza do local e eliminação de pensamentos e sentimentos negativos. Além disso, a utilização do símbolo na água e nos alimentos também torna-os mais próprios energeticamente para o consumo.

Sei He Ki

O Sei He Ki é o segundo símbolo ensinado ao aprendiz de Reiki e tem origem budista. Tem como principal função trazer a harmonização e a purificação emocional do chakra/região em que está sendo aplicado, atuando em questões do inconsciente.

Ele auxilia a diluir padrões negativos que causam mágoa, raiva, culpa, medo, insegurança, frustração, etc. Por lidar com emoções, é um símbolo de conexão com a lua e é bastante positivo de ser utilizado também nos animais, pois eles são seres que absorvem as emoções dos donos.

Hon Sha Ze Sho Nen

O último símbolo da tríade inicial do Reiki é o Hon Sha Ze Sho Nen, que tem origem no Japão e é composto pelos chamados kanjis, elementos da escrita japonesa. É o mais difícil de ser visualizado por conta da complexidade do desenho, mas tenha em mente que a ordem correta dos traçados é fundamental de ser feita na hora da aplicação.

Esse símbolo dirige a energia para o corpo mental, ou seja, o consciente, e tem ligação com a energia solar. Com ele, é possível fazer a aplicação à distância, pois seu potencial é muito poderoso e supera os limites físicos. Além disso, o Hon Sha Ze Sho Nen também vai além da fronteira do tempo, podendo ser aplicado para tratar pessoas que já se foram ou situações do passado ou que ainda estão para acontecer.

Outras informações sobe o Reiki

pessoa fazendo reiki

O Reiki não é inacessível ou difícil, o que não significa que seja simples, pois envolve estudo teórico e comprometimento na prática, principalmente com a limpeza em si próprio. Entenda como e quando pode ser feita a aplicação de Reiki e também como fazer para se tornar um reikiano.

Reiki à distância

Uma dos grandes benefícios da técnica de Reiki é que ela pode ser aplicada à distância, o que amplia seu poder de atuação. É possível aplicar a energia Reiki as pessoas do outro lado do ambiente, em outras cidades, outros países e também em regiões do corpo onde não conseguimos alcançar, como as costas, por exemplo.

Porém, antes de aplicar Reiki à distância, peça mentalmente autorização para iniciar o processo, já que, por ser à distância, talvez a pessoa não saiba da aplicação e a energia fique comprometida por conta da invasão de privacidade.

Na aplicação à distância, a ordem dos símbolos deve ser invertida e o primeiro a ser usado é o Hon Sha Ze Sho Nen, que abre o canal do envio à distância, seguido do Sei He Ki e depois o Cho Ku Rei.

Existem diversas formas de aplicação à distância como a da redução, que é imaginar a pessoa entre suas mãos, a do substituto, onde um objeto é colocado no lugar do paciente, a técnica da foto, que utiliza a imagem da pessoa, e, por fim, a técnica do joelho. Nesta última, o reikiano deve considerar que o joelho é a cabeça e a coxa é o restante do corpo. A outra perna representa a parte das costas.

Quando não fazer o Reiki?

O Reiki não tem contraindicação e nem efeitos colaterais. Pode ser aplicado em qualquer pessoa e em qualquer lugar. Porém, é preciso ter em mente que o Reiki não salva e nem é a resposta para tudo. O equilíbrio e a cura são temas complexos que envolvem hábitos, alimentação, atitudes, pensamentos e tratamentos externos.

Investigação científica sobre o Reiki

Como toda terapia holística, o Reiki também não escapa das polêmicas sobre sua efetividade. Assim como muitos temas inexplicados ou que demoraram séculos para serem reconhecidos ou provados (como o fato de a Terra girar em torno do Sol, teoria que levou o cientista Galileu Galilei à morte), o Reiki divide opiniões e até mesmo as pesquisas contra e a favor não trazem certezas.

No entanto, há pesquisadores que respaldam as teorias e os efeitos positivos na saúde da aplicação de Reiki. Portanto, busque por si mesmo e experimente receber Reiki ou estudar mais sobre o tema para tirar suas próprias conclusões.

Como aprender o Reiki?

O reflexo de colocar as mãos em cima de um machucado ou região onde há dor, acompanha o ser humano há muito tempo. Prova disso são os registros históricos de técnicas de cura com as mãos no Tibete há mais de 8 mil anos. Só esse ato já traz conforto e ameniza dores, pois há energia, é o princípio do Reiki.

Porém, é com a iniciação no nível I que um mestre habilitado desbloqueia ou potencializa o canal de cada um para que a energia Reiki possa, de fato, fluir do Universo para as mãos das pessoas.

Além disso, o curso do nível I de Reiki também traz toda a história, os conceitos e a filosofia Reiki, fundamental para que a aplicação tenha mais potência. Existem diversas escolas espalhadas pelo Brasil que oferecem os cursos, busque a que mais tenha a ver com seus objetivos.

Onde fazer e quanto custa uma sessão?

Por ser considerada uma terapia holística, espaços de medicina alternativa geralmente contam com aplicação de Reiki. Mas com a disseminação da técnica, muitas pessoas que não necessariamente trabalham com Reiki, mas fizeram a sintonização podem aplicar, se assim desejarem. Pode ser que você tenha algum conhecido que seja reikiano e não sabe.

As sessões nos espaços variam de preços, assim como qualquer outra terapia holística como acupuntura, shiatsu, etc., pois fatores como tempo de profissão, nível de habilitação do profissional, tempo de sessão, espaço físico e a cidade influenciam diretamente nos valores.

A prática do Reiki atua nos corpos físico, mental, emocional e espiritual!

pessoa fazendo reiki

Neste artigo, foi possível conhecer um pouco sobre a terapia Reiki e perceber que ele é muito mais do que uma técnica de proporção de bem-estar e alinhamento energético por meio da imposição das mãos, pois seus benefícios vão além da atuação física e de saúde.

A filosofia por trás do Reiki também faz um convite para que se olhe ao redor e repense o modo de vida e as relações que os seres humanos têm vivido e construído ao longo da passagem pelo planeta Terra.

É nesse sentido que o Reiki também surgiu como forma de auxiliar em uma mudança de comportamento, como uma corrente que pode beneficiar a todos os seres vivos e situações, na construção de um mundo melhor.

Autor deste artigo

Sou jornalista de formação, mas tenho buscas pessoais nas áreas das terapias holísticas, das danças e da espiritualidade. Procuro sempre aplicar os aprendizados adquiridos em todos os setores da minha vida, pois acredito que tudo está interligado.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar chakras energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.