Princípios do Reiki: Conheça os 5 princípios para mudar a sua vida!

Princípios do Reiki: Conheça os 5 princípios para mudar a sua vida!

O Reiki é uma técnica que ajuda a eliminar dores físicas e distúrbios emocionais, como ansiedade e estresse. Venha conferir!


Você conhece os cinco princípios do Reiki?

Mulher aplicando técnica de Reiki em cliente.

Os princípios do Reiki têm como objetivo proporcionar relaxamento profundo e oferecer conquistas cientificamente comprovadas através de técnicas de percepção e consciência, que são conquistadas por meio de princípios básicos.

A prática vai ajudar no tratamento do equilíbrio espiritual e físico através da imposição de mãos, que transferem a energia de quem aplica para quem recebe o tratamento. É semelhante ao passe energético que, inclusive, está entre os métodos aplicados pelo SUS.

Se trata de uma prática segura que não gera nenhum tipo de efeito colateral e tampouco tem relação com qualquer religião. O tratamento visa buscar o alívio das dores físicas e o reequilíbrio das emoções, eliminando sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Entenda melhor ao longo do artigo e tenha uma boa leitura!

Entendendo o Reiki

Mulher aplicando técnica de Reiki em cliente.

É importante ter em mente que o Reiki é uma técnica que tem embasamento científico para ser realizada. A pessoa que vai aplicar a técnica - ou Reikiano - estudou para entender a importância da imposição de mãos e a maneira correta de transferir sua energia vital. Para compreender melhor essa técnica, continue lendo!

Origem e história

Na história, os princípios do Reiki encontram sua origem no Tibete. Mas foi no ano de 1922 que Mikao Usui (que praticava um treino budista de 21 dias no Monte Kurama) teve essa "revelação". O treino de Mikao englobava práticas como meditação, oração, jejum e cânticos.

Usui voltou de seu treino dizendo que recebeu o dom de transferir a energia vital que recebia através de seu Chakra da Coroa (ou Sahasrara) para outra pessoa, reequilibrando problemas físicos, espirituais e emocionais. No mesmo ano, Mikao Usui se mudou para Tóquio, onde fundou o "Usui Reiki Ryōhō Gakkai", que, traduzido, significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui".

Usui ensinou o sistema que chamou de "Reiki" para mais de 2000 pessoas durante a sua vida. Dezesseis dos seus alunos continuaram esse treino para chegar ao terceiro nível.

Fundamentos

Antes de começar a sessão de Reiki, o Reikiano (pessoa que vai aplicar a técnica) vai fazer uma limpeza energética no ambiente de trabalho, a fim de deixar o local vibrando em sentimentos de amor e harmonia espiritual.

Em seguida, ele vai trabalhar sua imposição de mãos, seguindo sempre os fundamentos ou os princípios do Reiki, a fim de que o assistido reequilibre a sua energia e os seus chakras. Esses fundamentos não visam fazer nenhum tipo de cura milagrosa e muito menos vender a ideia de qualquer religião. Na verdade, pessoas de todas as religiões são bem-vindas na prática.

Benefícios

Os benefícios conquistados através dos princípios do Reiki são comprovados em estudos por todo o mundo, inclusive no Brasil. Estudos realizados na Universidade Federal de São Paulo apontaram para uma transformação na mente de pessoas estressadas e até a uma melhor resposta imune do organismo de ratos com tumores.

Ainda que não seja considerada medicina tradicional, o Reiki oferece resultados bastante positivos contra dores físicas e distúrbios emocionais, como é o caso da ansiedade e do estresse. Na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, a técnica foi capaz de reduzir dores e desconfortos causados em pacientes com tumores.

Símbolos do Reiki

No Reiki original, criado por Mikao Usui, existem três símbolos que são passados em uma iniciação de nível 2. O símbolo do nível 3 foi trabalhado por seus 16 alunos. Os símbolos são como chaves, capazes de abrir níveis profundos do corpo e da mente.


Essas chaves trabalham diferentes campos energéticos, envolvendo o físico, o emocional, o mental e o espiritual. São eles:


  • Cho-Ku-Rei - corpo físico e etérico;

  • Sei-He-Ki - corpo emocional;

  • Hon-Sha-Ze-Sho-Nen - campo mental;

  • Dai-Koo-Myo - corpo espiritual.

  • Os símbolos, assim como os princípios do Reiki, só surtirão efeito após estudos e conhecimento do mestre Reiki. Há tempos, o Reiki tradicional trabalha com esses 4 símbolos, mas outras vertentes utilizam muitos outros. No Reiki Xamânico Amadeus (baseado em elementos Tupi-Guaranis), por exemplo, são utilizados cerca de 20 símbolos.

    Níveis do Reiki

    Níveis do Reiki é o nome utilizado para falar sobre as diferentes etapas pelas quais o praticante deve passar, durante o treinamento. Quando os níveis são passados, o praticante compreende a teoria e a prática da terapia. O Reiki tradicional conta com os níveis 1, 2 e 3, além de um mestrado. Após essas etapas, o praticante é considerado um mestre Reiki.

    A duração de cada nível vai depender do método utilizado pelo mestre que ministra o curso. Entretanto, todos trabalham com uma combinação de teoria e prática. A prática é fundamental para a progressão de nível, pois é a partir dela que o aluno vivencia os princípios do Reiki.

    Os 5 princípios do Reiki – Gokai

    Mulher aplicando técnica de Reiki em cliente.

    Além de aliviar sintomas e auxiliar no tratamento de doenças, o Reiki é uma filosofia de vida que visa o aprimoramento e a conquista do bem-estar de cada assistido, auxiliando ele a ter mais autoconhecimento, equilíbrio emocional, autoestima e muitos outros benefícios.

    O fato é que ele atua tanto na recuperação quanto na prevenção de desequilíbrios que podem gerar doenças. Para saber mais sobre cada um dos princípios dessa prática, continue lendo!

    1º princípio do Reiki: “Só por hoje sou calmo”

    O estresse, a raiva e a irritação são sentimentos e emoções altamente destrutivas para a saúde como um todo. Nessa ideia, o 1º dos princípios do Reiki diz que não temos controle das situações externas. Portanto, o ideal é não criar nenhum tipo de expectativa e desejo de controle quanto a elas.

    Ele mostra que tudo flui no seu tempo e do seu próprio jeito e cabe a todos o respeito e a resiliência. É fundamental treinar a mente, para não ficar alimentando ou mantendo emoções negativas que geram desgaste. Além disso, para não soar como uma lei, a regra é pensar que isso será apenas por hoje.

    2º princípio do Reiki: “Só por hoje confio”

    O 2º dos princípios do Reiki fala sobre viver o hoje e o agora. É comum que a mente, durante boa parte do dia, seja distraída por pensamentos que viajam entre o passado e o futuro. Medo, remorso, preocupação e frustração pelo que não aconteceu roubam a energia e a saúde.

    Os objetivos e desejos precisam ser utilizados como remos que guiam a vida, mas não é bom se deixar levar pela ânsia da realização imediata. Alguns desejos precisam ser deixados para depois. Assim, a tensão, as expectativas e a ansiedade devem ser substituídas pelo prazer de viver cada momento.

    3º princípio do Reiki: “Só por hoje sou grato”

    De acordo com o 3º princípio Reiki, a gratidão é um bálsamo capaz de sanar todas as dores da vida, evitando atitudes e pensamentos tóxicos. É comum depositar a felicidade no que ainda não se tem, mas é fundamental se lembrar de que, após uma conquista, a mente sempre vai voltar ao estado de querer algo mais, o que pode se tornar um ciclo perigoso.

    Dessa forma, sejam conquistas materiais ou de quaisquer outros âmbitos, elas não vão promover uma felicidade duradoura. Quando se aprende essa máxima, o aluno desenvolve autoconhecimento e amadurecimento. Uma cama para descansar e um teto para se proteger geram uma felicidade muito mais duradoura do que qualquer outro bem perecível.

    4º princípio do Reiki: “Só por hoje trabalho honestamente”

    O "trabalhar honestamente" do 4º princípio do Reiki não apenas fala sobre ser digno em seu trabalho, mas também sobre o cumprimento dos deveres que sua própria consciência exige. Estar em paz consigo mesmo é estar em concordância com aquilo que a sua consciência diz.

    A procrastinação e a preguiça são devastadoras para a saúde física e mental. Portanto, o quarto dos princípios do Reiki lembra que se manter em dia com seu trabalho e com tudo o que o abrange é uma excelente maneira de manter o corpo e a mente em equilíbrio. Nesse caso, a satisfação da tarefa cumprida fortalece.

    5º princípio do Reiki: “Só por hoje sou bondoso”

    "Gentileza gera gentileza" não deve ser visto apenas como uma frase exaustivamente repetitiva, mas como uma nova filosofia de vida. De acordo com o 5º princípio do Reiki, a gentileza cria um ambiente interno e externo muito positivo e feliz. Ser gentil consigo mesmo e com terceiros gera felicidade e prazer mútuos.

    Dessa forma, o último dos princípios do Reiki fala sobre a importância da atenção e do cuidado com os outros e consigo mesmo. Para além disso, revela a necessidade de ser gentil com tudo o que existe no planeta. A gentileza pode ser ofertada a tudo e a todos, sendo você mesmo o grande beneficiado dessa situação.

    Como aplicar os 5 princípios do Reiki?

    Reikiana com as mãos elevadas.

    Para aplicar os princípios do Reiki, reserve sempre um pequeno momento dos seus dias para sentar e respirar. Você vai sentir o amor sem distinções saindo do seu peito e preenchendo o ambiente em sua volta e ele vai continuar se expandindo para todos os lados. Dessa forma, não faça distinções: inseto, larva e barata também fazem parte do equilíbrio de um todo.

    Seja grato por esse sentimento amplo que é capaz de abranger todos os cantos do Universo com a mesma intensidade e o mesmo respeito. Sinta a completude do Universo recebendo seu amor e se aconchegando nesse sentimento profundo e verdadeiro. Esse é o amor pleno, que conecta tudo em um só, que vê todos como iguais e que não desampara nada nem ninguém.

    Repita para si os 5 princípios do Reiki e todo o ambiente vai se transformar em um local que abraça os bons sentimentos. Lembre-se de que o Reiki é um caminho para se conhecer e se iluminar. Portanto, brilhe!

    Autor deste artigo

    Apaixonada pela comunicação e por todas as formas como ela acontece.

    Palavras-chave relacionadas


    bem-estar energias

    Artigos relacionados


    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.