Mantras Indianos: confira o que são, benefícios e alguns exemplos!

Mantras Indianos: confira o que são, benefícios e alguns exemplos!

A prática diária dos mantras indianos traz benefícios como calma, concentração e bem-estar. Neste artigo você vai aprender 8 mantras que ajudarão em sua vida!


Você conhece os benefícios dos Mantras Hindus?

estatua de buda meditando

Quando as pessoas decidem incluir os mantras indianos em sua vida cotidiana, os benefícios trazidos por essa prática são muitos. Eles são uma excelente ferramenta de ajuda no controle de ansiedade, pois acalma a mente, aumenta o foco e a concentração, melhora a capacidade cerebral, ajuda no equilíbrio emocional e melhora a respiração.

Para se beneficiar desta prática é necessário perseverar, repetir estas palavras poderosas várias vezes. O indicado é que se repita os mantras diariamente e por várias vezes para ocorrer uma conexão efetiva com a vibração de energia produzida por eles.

Com o corpo e mente relaxados, com as energias renovadas pela prática dos mantras indianos, o dia a dia das pessoas se torna muito mais produtivo e feliz. Além disso, haverá mais disposição e uma grande melhora no seu humor.

Para entender melhor o que são, como funcionam e quais são os mantras indianos, neste artigo você verá diversas informações sobre eles como: sua origem, mais sobre seus benefícios e alguns dos mantras mais populares.

Entendendo os Mantras Indianos

mãos em posição de meditação

Para tirar o melhor proveito dos benefícios trazidos pelos mantras indianos, nada melhor do que entender mais sobre eles.

Nesta seção do artigo estão algumas informações para que você possa conhecer um pouco melhor o que são os mantras, qual sua história e origem, o poder da meditação, ensinamentos védicos, sons energéticos e os chakras.

O que são?

Os mantras são os sons sagrados de tradição budista. Eles são sons que possuem o poder de trazer encantamentos e vibrações positivas para a vida das pessoas. São como uma oração que quando repetidas várias vezes tem o poder de bloquear um padrão de pensamentos repetitivos.

Com isso, quando o fluxo mental é cessado, as pessoas conseguem entrar em um relaxamento do corpo e da mente, assim ela se abre para vibrações positivas e sutis, que permitem ampliar a percepção.

Para os hindus, ouvir ou pronunciar os mantras diariamente, é a melhor maneira de ativar as qualidades divinas dentro de cada indivíduo. Além disso, essa prática ajudará a abrir a mente e o coração para planos superiores.

Origem e história

A maior parte dos mantras indianos que são entoados durante a prática de yoga nos dias de hoje, tiveram origem há milhares de anos. Foram criados por sábios, que praticavam o hinduísmo e o budismo primitivos, dos tempos védicos.

Com origem no idioma antigo, Sânscrito, os mantras são considerados sagrados, devido aos sons e sílabas que os compõem. Assim, quando as pessoas praticam meditação unida aos mantras, elas fazem uma fusão entre o corpo e a mente.

Os mantras foram escritos em livros indianos sagrados, que foram resumidos pela primeira vez no ano de 3000 a. C. Em um desses livros havia por volta de 4 mil sutras, e a partir deles os mantras existentes hoje foram tirados. Eles possuíam características relacionadas a deuses, ao amor, compaixão e bondade.

O poder da meditação

A meditação tem o poder de combater o estresse, a ansiedade e a síndrome de Burnout, por exemplo. Além disso, consegue trazer equilíbrio e bem-estar às pessoas para enfrentarem os desafios da vida cotidiana.

Com a agitação do dia a dia, muitos acabam não conseguindo relaxar e vivem em constante tensão. A meditação é uma excelente ferramenta para ajudar a respirar de forma consciente, encontrando uma forma de relaxar o corpo e a mente.

O estilo mais conhecido de meditação é o indiano, ele normalmente é utilizado juntamente com a prática de Yoga. Nele são feitas repetições de mantras, que pode ser apenas a palavra OM, ou mesmo variações que irão induzir a um relaxamento imediato.

Ensinamentos védicos

Segundo os ensinamentos védicos a repetição constante dos mantras, faz com os praticantes consigam se conectar com a mesma energia de vibração que eles produzem. Dessa forma, abrem sua mente e seu coração para receber e entender os planos superiores.

Ainda segundo as tradições védicas, os mantras não são uma criação humana, mas sim, orações recebidas por mestres no momento em que entraram em uma conexão profunda com o plano de existência mais elevado.

Sons energéticos

Segundo os cientistas, todos os sons geram ondas de vibração e amplitude diferentes, e elas são captadas pela audição e enviadas ao cérebro. Este, processa essas informações e redireciona para o corpo e produz uma resposta física a esse estímulo.

Cada som que chega ao cérebro e é processado, provoca uma reação no corpo e mente de cada indivíduo. Por exemplo, sons de cachoeiras ou canto de pássaros, trazem a sensação de relaxamento, alegria e tranquilidade.

O mesmo ocorre com os mantras, que também têm vibrações que provocam reações positivas no corpo das pessoas. E cada um deles produz um tipo de vibração, a depender das palavras que fazem parte de sua formação.

Chakras

Os mantras também trazem benefícios para os chakras do corpo, pois eles possuem uma grande conexão entre si. Os chakras estão localizados em vários pontos de energia do corpo do ser humano, eles vão desde a base da coluna até o topo da cabeça, e os mantras auxiliam em sua energização.

Quando recebem estímulos vindos dos sons dos mantras, os chakras, que são como centros de energia, começam a reagir de maneira positiva. Dessa forma, as energias interiores são acionadas, e assim é reativado o equilíbrio energético do indivíduo.

Alfabeto Sânscrito

O alfabeto Sânscrito é a versão antiga que deu origem à língua falada na Índia de hoje. Esse idioma era formado por sons que tinham o poder de expressar a energia das coisas. As palavras do Sânscrito, portanto, eram a reprodução da vibração energética das coisas a que elas se referiam.

Muitas vezes, é comum encontrar traduções diferentes para uma mesma palavra desse idioma, mas isso não quer dizer que uma seja certa e a outra errada. A variação dos significados ocorre, pois é difícil ter precisão na linguagem atual, para uma vibração energética.

Benefícios dos Mantras Indianos

mulher meditando

Os mantras indianos são formados por sons que produzem vibrações, e essas vibrações causam reações positivas e relaxantes ao corpo e a mente das pessoas. Portanto, há muitos benefícios nesta prática.

Abaixo estão mais informações sobre esses benefícios, como: ajudar na busca da cura interior, melhorar a autoconfiança, estimular o autoconhecimento, trazer relaxamento e auxiliar na concentração, combater o estresse e as preocupações e reduzir palpitação e fadiga.

Busca pela cura interior

Com a prática da meditação e dos mantras é possível encontrar a cura interior, pois ela auxilia no controle da ansiedade, ajuda a acalmar a mente, além de fazer com que as pessoas tenham mais foco e concentração.

Além disso, quem adere à prática dos mantras consegue aumentar a capacidade cerebral e um maior equilíbrio emocional. Com todos esses benefícios, com certeza as pessoas conseguirão encontrar a tão buscada cura interior.

Estimula autoconfiança e autoconhecimento

Quando as pessoas começam a fazer uso dos mantras durante sua prática de meditação, a energia é trazida pela vibração e causa modificações na forma de pensar dos indivíduos. A execução dos mantras é como uma limpeza de energias negativas.

Com essa prática as pessoas conseguem despertar diante de seu eu divino, e dessa forma, conseguem acessar maiores patamares de sabedoria e conhecimento. Assim, podem alcançar um maior estado de autoconfiança e autoconhecimento.

Auxilia na concentração e relaxamento

A prática de Yoga e meditação, unidas aos mantras, com certeza amplificará os benefícios trazidos para o relaxamento, aumento de energia, melhora da capacidade mental e concentração. Essas duas práticas inseridas na rotina, serão excelentes para a renovação da saúde mental e física.

Entoar um mantra, como o OM, por exemplo, no início da prática de meditação ou de yoga é muito bom para ajudar a melhorar a qualidade de vida. Trazendo mais energia para sua vida, fazendo com que corpo e mente fiquem equilibrados, relaxados e com maior concentração.

Combate ao estresse e preocupações

Alguns estudos mostram que uma noite de sono ruim tem o potencial de aumentar os níveis de estresse e ansiedade nas pessoas. Quando, ao contrário, as pessoas conseguem dormir bem, elas atingem um equilíbrio hormonal que beneficia a saúde como um todo.

A prática diária da entoação dos mantras, proporcionam um equilíbrio energético, trazendo maior relaxamento o que, consequentemente, trará maior qualidade do sono. Dessa forma, inserir os mantras em sua rotina, poderá beneficiar a redução do estresse e de preocupações.

Reduz palpitações e fadigas

Como os mantras, com suas vibrações de energia, têm poder de fazer com que o corpo todo dos praticantes vibrem na mesma energia, ele também consegue levar os indivíduos a um estado de relaxamento.

Esse relaxamento age diretamente no alívio de tensões, estresse e ansiedade, que são grandes causadores de palpitações e fadiga. Portanto, a entoação de mantras é uma ótima prática para reduzir esses males.

Estimula respiração

A entoação de mantras traz inúmeros benefícios aos indivíduos que tomam a decisão de incluir essa prática em sua rotina. Alguns desses efeitos são: acalmar a mente, aumentar a capacidade de foco, além de trazer equilíbrio emocional.

Como o corpo e a mente das pessoas entram em equilíbrio entre todas as suas funções, outro de seus benefícios é o estímulo da respiração. Dessa forma, os praticantes dos mantras conseguem ter um melhor fluxo de ar e uma respiração mais equilibrada.

Auxilia em problemas psicológicos

Vários problemas de saúde acabam causando sintomas psicológicos durante a busca pela cura. Seja devido ao estresse do tratamento, ou pela dúvida sobre sua eficácia, o que ocorre é que muitas pessoas acabam adquirindo problemas psicossomáticos.

Alguns estudos mostraram que a inclusão de práticas de meditação com mantras, foram de grande ajuda para reduzir os traumas psicológicos dos tratamentos. Dessa forma, os mantras com sua vibração são muito positivos no auxílio à recuperação de doenças físicas e psicológicas.

Aumento de endorfina

Outro benefício trazido pela prática dos mantras é o aumento da endorfina no corpo dos praticantes. Essa prática promove o aumento da produção dessa substância, causando uma sensação de satisfação existencial.

Estudos mostram, que as vibrações emitidas pelos sons dos mantras ativam partes do cérebro, que reduzem a ansiedade e frequência cardíaca e respiratória. Levando assim a um aumento dos mensageiros das células do sistema imunológico, aumentando a produção de endorfina.

Alguns Mantras Indianos para meditação

pessoa meditando na praia

Os mantras indianos trazem inúmeros benefícios às pessoas que os inserem em sua vida cotidiana. Para fazer melhor uso de seus benefícios é importante conhecer alguns deles para utilizar durante sua meditação.

Abaixo estão alguns dos mantras existentes que as pessoas podem usar para melhorar sua qualidade de vida.

Om Namah Shivaya

Este mantra é uma saudação a Shiva, que é o senhor da destruição e transformação e o principal deus da Trindade Hindu. Talvez, esse seja o mantra mais conhecido e comum dentro das tradições hindus e iogues.

"Om Namah Shivaya" é bastante conhecido como o “mantra das cinco sílabas” e tem o poder de evocar os cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. O significado do mantra "Om Namah Shivaya" é “Eu me consolo até no caminho inimaginável de destruição”. Ele tem o poder de purificar e curar.

O Mantra é entoado da seguinte forma: “Om Namah Shivaya”

Hare Krishna

"Hare Krishna" é uma abreviação de um mantra muito conhecido, o "Maha Mantra", que consiste em uma oração de amor, devoção e respeito dirigido ao divino. Hare é a representação do despertar do lado feminino de Deus.

Já Krishna tem o significado de “aquele que é atraente”. Portanto, é possível entender que o mantra "Hare Krishna" é um forte louvor de agradecimento a deus, por ser inteiramente amável, bondoso e trazer tudo de bom que as pessoas podem sonhar.

O Mantra deve ser entoado assim: “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”.

Om Tare Tutare Ture Dzambeh Moheh Dana Meti Shri Soha

Na cultura tibetana Tare é conhecida como Drolma, a Salvadora, ela é a manifestação da energia feminina, aquela que traz a sabedoria. Tare é a energia da intuição, da criação, da natureza. Dessa forma, a vibração de seu mantra traz o acender da vida e a espiritualidade.

Ele também fala sobre renovação e sabedoria, além disso traz a consciência da necessidade de aprender as lições com os acontecimentos da vida. Esse mantra expressa compaixão, bondade igual a aquela dedicada pela mãe a um filho.

O mantra é entoado da seguinte forma: "Om Tare Tutare Ture Soha".

Om Gam Ganapataye Namaha

Este é o mantra que foi elaborado para Ganesha. Esse deus segundo os ensinamentos védicos é o Deus da Sabedoria. Ele tem o poder de remover os obstáculos da vida das pessoas, tanto no âmbito material, quanto espiritual.

As pessoas também o cultuam por ser responsável por abrir os caminhos que levam à prosperidade. Este mantra é uma forma de conectar com a divindade é uma forma de enaltecer aquele que tira os obstáculos da vida das pessoas.

O mantra é: "Om Gam Ganapataye Namaha".

Om Namo Bhagavate Rukmini Vallabhaya Swaha

Este mantra está relacionado à beleza e rejuvenescimento, e não somente para o combate do envelhecimento, mas ele tem a capacidade de transformar o interior de uma mulher. Com isso, é possível conseguir maior paz de espírito e harmonia.

Além disso, ele auxilia na libertação de pensamentos obsessivos, aumenta o amor próprio, a confiança e o potencial de vida. Dessa forma, as pessoas passam a ter uma vida mais harmônica, feliz e positiva.

O mantra entoado é: "Om Namo Bhagavate Rukmini Vallabhaya Swaha".

Om Mani Padme Hum

Este é um poderoso mantra que nasceu na Índia e no Tibete. Ele é um dos mantras mais entoados em todo o mundo, sua tradução diz “Louvor à Joia no Lótus”. O Lótus significa o esforço de transformar, emergir da lama, desabrochar com a flor de lótus.

A entoação desse mantra, simboliza um caminho espiritual. É o ato de confiar na sabedoria para ajudar a sair de situações de ignorância. Ele também une aqueles que o cantam à outras pessoas que também fazem o mesmo em outros lugares do mundo.

O mantra é entoado assim: "Om Mani Padme Hum".

Mangala Charan Mantra

A entoação deste mantra tem por finalidade limpar a mente de dúvidas que impedem o caminho das pessoas. Além disso, ele tem o poder de abrir portas onde serão encontradas orientações e a proteção que cada indivíduo necessita.

Além disso, ele também pode ser usado na meditação para trabalhar a limpeza do campo energético que circunda as pessoas. E ajuda a melhorar as barreiras protetoras das pessoas, assim como, traz maior iluminação às suas auras.

O mantra é: "Mangala Charan Mantra".

Gayatri Mantra

Este é um dos mantras favoritos e mais venerados pelo hinduísmo. Ele foca na espiritualidade, portanto, é entoado para trazer iluminação para a mente e para a inteligência. Traz também a sabedoria e o direcionamento divinos, que são fatores muito importantes para que as pessoas tenham uma vida melhor.

É essa sabedoria e direcionamento que fazem com que as pessoas consigam vencer seus problemas, se livrarem de seus sofrimentos, doenças e miséria. Esse é o caminho para que as pessoas consigam ultrapassar as barreiras e alcançar a prosperidade.

O mantra deve ser entoado da seguinte forma: "Om bhūr bhuva svar tat savitur varenyam bhargo devasya dhīmahi dhiyo yo nah prachodayāt".

Como os Mantras Indianos podem auxiliar no seu dia-a-dia?

mulher meditando no escritorio

Os mantras indianos irão auxiliar no dia a dia, pois fazem com que sejam elevados os níveis de consciência das pessoas que os cantam. A entoação de mantras também faz uma renovação e limpeza da energia do ambiente em que as pessoas se encontram.

Uma forma comum de utilizar e se beneficiar dos mantras é usá-los durante a meditação, pois eles têm uma influência direta sobre a mente. Sua entoação durante a meditação fará com que se atinja um grau de concentração maior.

Neste artigo você viu todas as informações sobre os mantras indianos e seus benefícios para as pessoas que incluem essa prática em seu dia a dia. Coloque-os na sua rotina e perceba as mudanças chegarem.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.