13 Orações aos Pretos Velhos: cura, dificuldades, amor e mais!

13 Orações aos Pretos Velhos: cura, dificuldades, amor e mais!

Pretos Velhos são feiticeiros poderosos extremamente sábios e humildes. Continue lendo e aprenda mais sobre esse Orixá e suas orações.


Por que fazer oração aos pretos velhos?

Homem realizando oração ao Preto Velho

Os pretos velhos são feiticeiros poderosos reencarnados de antigos escravos africanos e são capazes de benzer tudo ao seu redor e quebrar feitiços. Além disso, são símbolos de sabedoria e humildade, podendo eliminar as energias negativas de quem os procura.

Se você está procurando uma maneira de tratar seu corpo e espírito, expulsar as más energias e conquistar a paz interior, aprender as orações dos pretos velhos e aplicá-las no seu dia a dia irão certamente te auxiliar em sua missão.

Entendendo a falange de pretos velhos

Umbandista fazendo oração ao Preto Velho

Os pretos velhos são uma linha de trabalho dentro da Umbanda e se apresentam como velhos africanos que viveram nas senzalas, sendo majoritariamente escravos que morreram no tronco ou de velhice. Estes são divindades purificadas e de bem, conhecidos pela sua bondade, humildade, sabedoria e amor. Continue a leitura e descubra mais sobre essa poderosa figura.

O que são pretos velhos

Pretos velhos são algumas das diversas entidades da Umbanda. Conhecidos pelo seu carisma e sabedoria, esses ex-escravizados dominam diversos elementos da natureza e, mesmo com seu semblante sereno, são capazes de desfazer demandas.

Além disso, essas figuras são caracterizadas como pretos encurvados pelo peso de sua sabedoria de vivência, seus cabelos brancos advindos da idade e seu marcante cachimbo. É importante ressaltar que, na sabedoria africana, “velho” é aquele que tem muita experiência, não estando diretamente vinculado com sua idade.

Por fim, estarmos diante de um preto velho nos dá sensação de paz. Essas figuras são inspiração de sabedoria e transmitem diversos conselhos acolhedores, ensinando seus filhos lições de extrema importância. Esses espíritos ensinam sobre o amor, a esperança e a fé.

O que é umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana, que une diversos elementos do candomblé, espiritismo e catolicismo. Na Umbanda, existem os Orixás que são como os santos da igreja católica, inclusive existe um certo sincretismo entre essas figuras, Ogum é São Jorge, por exemplo.

Essa religião traz consigo diversos elementos vindos dos antepassados brasileiros, europeus, africanos e indígenas, assim como o brasileiro em si.

História da umbanda

A Umbanda foi criada através de um médium chamado Zélio Fernandino de Moraes, na época com 17 anos. De acordo com a história, Zélio havia sofrido um acidente que resultou em uma paralisia que, segundo os médicos, era irreversível. Após isso, o médium teria incorporado um espírito conhecido como Caboclo das Sete Encruzilhadas, que anunciou a criação da Umbanda por meio de Zélio.

Dentro da Umbanda, existem as chamadas entidades, que correspondem aos espíritos que são manifestados pelos praticantes. Alguns deles são: Preto Velho, Caboclo, Pomba Gira e Exus.

História dos pretos velhos

Para entendermos a história dos Pretos Velhos, temos que voltar para a época da escravatura. Durante este período, os escravizados vindos da África chegavam ao Brasil em condições desumanas, sendo vítimas de ações extremamente cruéis. Esses homens e mulheres, ao chegarem ao Brasil eram vendidos e destinados aos mais diversos tipos de trabalho braçal.

Nesse contexto, Pretos Velhos seriam homens que foram submetidos a essas condições durante a vida, e que trazem consigo todo o espírito de resistência e toda sua experiência, e as passam para aqueles que os buscam.

Orações aos pretos velhos

Umbandistas fazendo oração ao Preto Velho

Quando precisamos de proteção e de um bom conselho, podemos sempre contar com a ajuda de Preto Velho. Confira abaixo algumas orações para esse Orixá.

Oração aos pretos velhos para momentos difíceis

Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, louvado seja São Benedito, Louvado seja Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Bahia.

Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho (dizer seu nome de conforto) que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu (proclamar seu nome) preciso saber que estou cercada, amparada e protegida por vós, meu protetor(a) e que sua luz e seu amor me dão sustento e animo para seguir em frente apesar de todas as correntes contrárias que já, nesse momento são quebradas.

Eu (proclamar seu nome) agora me abro e deixo que vossa luz e vossa presença inundem meu ser, minha alma, minha mente, minhas emoções e as acalme, alivie minha ansiedade e desespero.

Sei que vossas mãos poderosas Pai (Vó, Vô, Mãe, Tia ou Tio, dependendo do preto velho chamado) com a força da Rainha das águas, Yemanjá, pega todos os meus pensamentos negativos, meus medos, minhas aflições, minhas angústias e as elimina nas águas do mar sagrado.

Pego toda minha solidão, minhas confusões, minhas dores e receios e deposito nas mãos abençoadas de Oxalá e assim me sinto liberto de tudo que me cause frustração, desamparo, sofrimento ou dor.

Abro minha alma e meu coração para receber nesse momento sua santa presença em minha vida e desde já sinto todo alivio, toda paz, toda serenidade, toda confiança, toda força, toda alegria e assim vos oferto toda minha gratidão em forma de oração.

Salve, Deus; salve, Jesus; salve, Maria e José; salve São Benedito e Santo Antônio de Categeró; salve o meu protetor(a) (nome do Preto Velho). Axé e amém.

Oração aos pretos velhos para livramento de culpa

Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, Farol das Santas Almas, nossos amados Preto Velhos, nesse momento venho vos pedir meu Pai que com o apoio de (dizer o nome do preto velho de devoção), auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e em meu coração.

Venho pedir humildemente que todos aqueles que em algum momento eu feri ou magoei com gestos, atitudes ou palavras, possam em nome de Deus me perdoar. Que qualquer mau criado por mim, por minhas palavras ou por meus pensamentos em horas de raiva, ou medo, ou angustia, desespero ou dor, sejam eliminados e apagados de meu coração e de minha mente.

Sei que o Amor de o Sagrado Coração de Jesus tudo perdoa, sei que as Mãos Dispendiosas da Virgem Maria a todos acolhe então rogo, por intermédio de meu querido(a) Preto velho (dizer o nome do preto velho de devoção) eu seja liberto das amarras, dos cativeiros da culpa e do passado.

Quebrem-se todas as correntes que me ferem, que me doem, pois, sei que Deus me ampara e compreende, que sabe de minhas limitações e de minhas dificuldades e justamente por isso me deu esse guia maravilhoso para guiar e iluminar minha vida.

Sei que a partir desse momento, seu amor, sua paz, seu perdão inunda minha alma, minha mente e meu coração e assim também me perdoo, abro meu coração e minha alma para uma nova vida e já a sinto pulsar em mim, livre, liberta, leve! Que assim seja! Axé e amém!

Oração aos pretos velhos para momentos de desespero

Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia.

Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o Vosso Reino.

Senhor, perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria.

Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh! Meu Pai Santíssimo! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição.

Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre, Amém.

Oração aos pretos velhos para momentos de aflição

Louvados sejam todos os Pretos Velhos, Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição. Recorremos, neste dia, a estes espíritos de luz, grandiosos por sua humildade e iluminados pelo amor e bondade que irradiam.

Concedam-nos, oh, amados Pretos Velhos, a dádiva de alcançar um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos. Para que possamos cumprir a nossa missão na Terra, seguindo os vossos exemplos de bondade. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas. Adorei as Almas!

Oração aos pretos velhos para abrir caminho

Salve os Pretos Velhos! Peço iluminação! Saravá Pretos Velhos! Maleme as Almas! Olha por todos aqueles que acreditam em vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Aceita o arrependimento dos meus erros, indica o caminho que leve a evolução em minha vida.

Promovam a limpeza do meu espírito, da minha casa e do meu trabalho. Afasta de meus caminhos as energias desgovernadas e os espíritos sem luz. E que vossa bondade e misericórdia estejam sempre em minha vida, guiando-me pelos melhores caminhos! Salve os Pretos Velhos! Peço iluminação! Saravá Pretos Velhos! Maleme as Almas!

Oração à preta velha Vovó Maria Conga para o amor

Generosa e abençoada Vó Maria Conga, peço a sua proteção e bendigo a sua presença em todos os momentos. Quero lhe pedir que venha em meu auxílio juntamente com toda tua corrente bendita (fazer seu pedido aqui). Traga-me a benção de seus sábios conselhos. Dai-me a paz que traz no olhar. Seca minhas lágrimas com sua ternura.

Livra-me de todos os perigos. Livra-me das incertezas e da insegurança. Vó Maria Conga peço-lhe coragem nos momentos difíceis. A você que sofreu tanto e suportou tudo com humildade e perdão, peço força e luz. Ajuda-me nesse momento para que eu consiga (fazer seu pedido). Que assim seja!

Oração aos pretos velhos para momentos de dúvida

Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento. Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrado e harmonizado, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.

Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece. Amém! Amado(a) Preto(a) Velho(a).

De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado sagrado, vós possa auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida. Peço ao senhor(a) que me equilibre energeticamente e acalme meu coração, para que equilibrado eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior.

Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento. Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliado pelas hierarquias de luz a qual estou ligado.

Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los. Ó meu amado Preto(a) Velho(a), seja a guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus, remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado.

Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me perturbam; Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra; Nunca deixe faltar o alimento de todo dia; Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos; Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus. Amém!

Oração ao preto velho Pai Benedito de Aruanda

Salve São Benedito! Saravá o Cruzeiro Santo das Almas! Saravá o bondoso preto-velho de Umbanda Pai Benedito de Aruanda, alma bendita e abençoada, que um dia nasceu nas terras da velha mãe África.
Suplico a tua força para me desamarrar dessas amarguras que depositaram em minhas costas.

Pai Benedito de Aruanda, fostes um grande rezador e curandeiro; livravas os infelizes das ganas dos males físicos e espirituais, me ajude agora e sempre, por onde meus pés cansados caminhar. Cruza a tua pemba imaculadamente branca, como são teus cabelos, pedindo o Pai Olorum, Pai Zambi, Pai Oxalá para trazer paz em minha vida e a angústia do meu coração desaparecer.

Ao fumar o teu cachimbo, tua fumaça faz desenhos no ar, carregando o medo, a calúnia e tudo o que venha fazer meu coração sofrer Ho! Meu Pai Benedito de Aruanda, com tuas ervas reze para abrir meus caminhos, espantando meus inimigos, os feitiços e as ciladas bem armadas, me livrando e livrando meu Anjo da Guarda.

Grande preto-velho da seara da Umbanda, vencedor de muitas demandas, pois nunca vi perder uma parada, me dê às vitórias que preciso. As Santas Almas te rendem homenagens meu bom preto-velho e as almas sofredoras como eu, pede a tua luz para clarear quem vive em trevas.

Pai Benedito de Aruanda, a partir de agora, respiro de alívio, pois sei, que diante desta reza, o meu hoje, o meu amanhã e o meu sempre, serão de alegria e de muitas felicidades. Saravá! Ao grande Pai Benedito de Aruanda. (Fazer o seu pedido).

Oração ao preto velho Pai Antônio

Ó Pai Antônio, pelas provações que tivestes na terra e as glorias que tem nos céus com Oxalá e com os anjos, me dai proteção e conforto espiritual para que possa seguir a vida sobre a terra tendo a sua proteção e sua benção. (Fazer seu pedido).

Pai Antônio, olhai por mim nesse momento de aflição e angústia, peço sua proteção, Pai Antônio que me proteja e abençoe minha vida sobre a terra, que traga paz e saúde. Que assim seja, amém.

Oração ao preto velho Pai Joaquim de Angola

Meu Bondoso e querido Pai Joaquim, tens sido um amigo de todas as horas em minha vida. Não haverá palavras que consigam nascer do mais íntimo do meu ser que possam expressar o meu sentimento de gratidão pelo que tem feito por mim, por minha família e por meus amigos.

Eu te agradeço, Pai amigo, por todos os momentos em que estive sentindo-me abandonado, sem saída, sem forças e, apenas ao elevar o meu pensamento na tua direção sentia a intensidade da tua presença, do teu amor e minha alma refrigerar-se com a certeza de que tudo se resolveria.

Não consigo meu Pai, lembrar-me de uma única vez que minha vida não se tenha restaurado após tua intercessão. Venho hoje te pedir que forme um grandioso círculo de proteção, de defesa a minha volta, limpando as formas-pensamentos que me possam tirar a alegria, que me possam trazer sofrimento; limpa a minha mente de qualquer pensamento que possa trazer-me influências negativas que venham prejudicar-me física e espiritualmente.

Guia-me pelo caminho reto, ative em meu espírito o Fogo Divino para aquecer minha alma, para que minhas atitudes sejam dignas do teu amor. Continue a ser o intercessor junto ao Pai Celestial de todas as necessidades que tenho para que a felicidade seja plena em minha vida.

Movimente as forças espirituais de cura para que o meu corpo físico seja sempre saudável e para que o meu espírito esteja sempre equilibrado, mantendo-se em um estado vibracional elevado. Pai Joaquim, jamais me abandone, mesmo que eu na minha ignorância, na minha pequenez, na minha vaidade, no meu sentimento de orgulho, de prepotência, possa esquecer o quanto tu tens sido importante nessa minha caminhada terrena.

Quando penso o quanto tu amas a humanidade, o quanto tens trabalhado para a felicidade do ser humano, ganho em meu coração a certeza que jamais estarei só. Deus amado, eu agradeço por permitir que esse mensageiro do Teu Amor continue entre nós. Eu te agradeço, Pai Joaquim, por tua amizade e por teu amor. Eu te agradeço por estar ao meu lado, hoje e sempre. E dou Graças a Deus!

Oração à preta velha Vovó Cambinda

Salve minha Vovó vencedora de feitiços e demandas. Abra os caminhos de minha vida com fé, esperança e o desejo apenas o bem. Com seu cachimbo aromático dissolva os miasmas da inveja e maus pensamentos que, por acaso, venham em minha direção.

Envolva-me em sua pura vibração de amor, equilibrando minha mente, harmonizando a tudo e a todos ao meu redor. Oh! Minha Vovó Cambinda, com tua sabedoria e merecimento, reze para Oxalá curar meu corpo e fortalecê-lo para vencer as lutas de cada dia.

Que suas Falanges protetoras estejam vigilantes em minha vida, para livrar-me de todos os perigos. Seguindo seus sábios conselhos e exemplo, peço por um despertar de consciência aos meus inimigos para que se abram ao caminho do bem.

Querida Vovó, agradeço por todas as demandas vencidas e que me livraram de muitas dificuldades. Obrigado por sua presença, paciência e perseverança na minha vida, e peço que também esteja junta aos que amo. Saravá Vovó Cambinda. Que assim seja e assim se faça, amém!

Oração à preta velha Vovó Catarina

Em nome da água que tudo permeia, da terra que tudo forma, do ar que tudo clareia, do fogo que tudo transforma, que eu através da Vovó Catarina da Calunga, alcance o que mais desejo agora.
Pela lei do merecimento e dos reinos da natureza, meus caminhos se abram, que o Universo conspire ao meu favor.

Que desate todos os nós e feitiços que cheguem à mim, que através de suas orações e mandingas, leve para bem longe o que não é meu, não me pertence e não me faz merecedor! Pelas pipocas do Pai Omulu, Pelos ventos e raios de Yansã, Tenho meu corpo fechado pelas mãos desta amada Preta Velha. Valei me, salve! Saravá!

Oração ao preto velho Pai Cipriano para cura

Louvado seja Pai Cipriano! Louvados sejam todos os pretos-velhos! Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição!

A vós recorremos, pois sois espíritos grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorrei-nos neste momento de aflição. Através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós, trazei as vossas forças até nós e procede de imediato a uma limpeza espiritual completa para que removas todo o mal, físico ou espiritual, do nosso corpo.

Afastai de nós todas as pessoas e as energias negativas que tentam nos prejudicar. Dai-nos, amados Pretos Velhos, um pouco de vossa humildade, de vosso amor e de vossa pureza de pensamentos, para que possamos, assim, cumprir nossa missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade, caridade e simplicidade.

Tocai-nos com vossas forças, promovendo, assim, uma profunda limpeza espiritual para que removas, assim, todo o mal que nos ronda para que cures, então, as doenças do corpo e da alma. Curai toda a nossa vida e livra ela de todas as coisas ruins que a possam, assim, afetar e nos desviar dos caminhos do bem. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas! Assim seja!

Como posso agradecer um Preto Velho após a realização de um pedido?

Altar para Preto Velho

Uma maneira de agradecer um Preto Velho após a realização de um pedido é através de uma oração de agradecimento, confira:

Grande é vossa luz, Meu Preto velho. Que transformar com seu olhar sereno, a profundeza de sua sabedoria. Que nos dar conforto, segurança, paz, para seguimos sempre os nossos caminhos. Onde estamos sempre pagando, aquilo que cometemos em tempo longínquos. Com sua sabedoria, nos aliviar nas nossas provações, guiando-nos pelos caminhos justos, para fugimos da ira da injustiça.

Mostrando-nos o reino de Deus, com sua luz irradiada do criador. Estende tua mão aos necessitados, nunca abandona os seus filhos, não guardar rancor, e sempre está com sua mão estendida, para ajudar aqueles que lhe procuram. Grande é a sua luz, meu Preto Velho! Eu te saúdo com uma imensa alegria, pela sua presença, nos mostrando o seu amor.

Salve a todos os Pretos Velhos! Que Oxalá nos ilumine sempre, para que possamos ter sempre a gratidão de agradecer, pela grande força que nos dar, com sua presença sempre carinhosa. Salve a todos os Pretos Velhos! Felizes são aqueles que andam conforme a lei, felizes são aqueles que agradecerem com todo o seu coração, e que andar sempre nos passos de um Preto Velho.

Nas suas lágrimas nos mostraste, que todos os nossos caminhos, será sempre regido pela caridade, e pelo amor. Salve os Pretos Velhos!

Autor deste artigo

Me chamo Felipe, sou escritor e programador. Além disso, sou um entusiasta da espiritualidade, cultura oriental e da busca pelo saber.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Sonhar com Jesus Cristo: na cruz, no céu, falando, de branco e mais!

Sonhar com Jesus Cristo: na cruz, no céu, falando, de branco e mais!

Os sonhos com Jesus Cristo são considerados ótimos sinais, indicando positividade e grandes realizações. Veja como interpretar este sonho!


Sonhar com Deus: nas nuvens, no céu, falando, orando, com Jesus e mais!

Sonhar com Deus: nas nuvens, no céu, falando, orando, com Jesus e mais!

Sonhar com Deus é uma das experiências mais intensas que podemos ter durante o sono. Veja algumas interpretações deste sonho na sua vida.


O que significa sonhar com Oxum? Chorando, dançando, na cachoeira, e mais!

O que significa sonhar com Oxum? Chorando, dançando, na cachoeira, e mais!

Quer saber o que significa sonhar com Oxum? Entenda o que sonhar com essa deusa nos mais diferentes jeitos revela sobre sua vida!


Sonhar com o papa: em minha casa, abençoando, conversando e mais tipos!

Sonhar com o papa: em minha casa, abençoando, conversando e mais tipos!

Sonhar com o papa tem relação direta com a sua vida espiritual. Confira o que cada detalhe desse sonho significa aqui!


Sonhar com procissão: fúnebre, na igreja, com padre, católica e mais!

Sonhar com procissão: fúnebre, na igreja, com padre, católica e mais!

Sonhar com procissões revelam mensagens sobre a sua vida profissional e as suas emoções. Quer entender como? Leia o artigo e descubra!


Últimos posts


O que significa sonhar com tapioca? Com a massa, a goma, a farinha e mais!

O que significa sonhar com tapioca? Com a massa, a goma, a farinha e mais!

Sonhar com tapioca pode estar ligado à necessidade de cuidado do sonhador. Quer saber mais sobre o significado desse sonho? Leia nosso artigo!


Sonhar com melão: verde, amarelo, fatiado, plantação, sementes e mais!

Sonhar com melão: verde, amarelo, fatiado, plantação, sementes e mais!

Sonhar com melão traz revelações surpreendentes sobre a personalidade do sonhador. Quer saber mais sobre esse sonho? Confira o nosso artigo!


É possível desfazer simpatia?

É possível desfazer simpatia?

Todo mundo já deve ter se perguntado isso uma vez. Afinal, é possível desfazer uma simpatia? Como faz? Veja a seguir as principais dicas.


Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Você sabia que há muitas formas de pedir ajuda ao santo casamenteiro? Nesse artigo, conheça simpatias de Santo Antônio para potencializar o amor na sua vida!


Sonhar com salvamento: de crianças, pessoas, animais e mais!

Sonhar com salvamento: de crianças, pessoas, animais e mais!

Sonhar com salvamento fala a respeito de buscas presentes na vida do sonhador. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!