Significado da Pedra Citrino: conheça os chakras e signos do cristal!

Significado da Pedra Citrino: conheça os chakras e signos do cristal!

A pedra Citrino fornece motivação e atrai abundância financeira, sendo ideal para o ambiente de trabalho. Conheça mais sobre esse cristal neste artigo!


Quais os significados da pedra Citrino?

Cinco pedras citrino em fundo branco

A pedra Citrino é muito poderosa para atrair abundância e prosperidade material, mas também auxilia na cura energética, afastando pensamentos negativos. Desse modo, proporciona determinação, coragem, autoestima, amor-próprio, foco e concentração. Por isso, a pessoa consegue sair da estagnação e agir na direção dos seus próprios objetivos.

Além disso, proporciona clareza dos pensamentos, auxiliando na autoaceitação e despertando o brilho interior contido em cada ser. Para a saúde, é capaz de reduzir vícios, regular o sistema digestório e o hormônio da tireoide, aumentar a circulação sanguínea, entre outras vantagens.

Entretanto, pessoas com temperamento explosivo devem evitar essa pedra, já que ela promove maior energia. Quer saber mais? Então entenda a seguir o significado da pedra Citrino, qual seu chakra correspondente, sua composição, benefícios e muito mais!

Características da Citrino

Imagem ampliada de dentro da pedra citrino

O Citrino é um cristal muito poderoso para atrair boas energias e dissipar pensamentos negativos, desânimo e crenças limitantes. Seu uso pode ser diretamente no corpo, como uma pulseira ou um colar, ou então optar por deixá-lo em um ambiente específico.

Mas é fato que, de toda forma, a pedra fornece aceitação, paz e harmonia. Veja a seguir qual seu chakra correspondente, sua origem, composição, benefícios e muito mais.

Origem e composição

A origem do nome citrino é grega, sendo que significa “pedra de limão”. Durante a idade média, esse cristal era usado para atrair sorte, ainda acreditavam que ele era capaz de proporcionar vida eterna. Além do mais, os romanos utilizavam o citrino para afastar mau olhado e intrigas.

Seus materiais de origem são sílica, dióxido de ferro, manganês, cálcio e titânio. Grande parte do citrino comercializado é quartzo ou ametista aquecido, sendo que a pedra natural é rara de ser encontrada. A diferença entre a pedra original e a manipulada é nítida, pois a original é transparente e tem cores menos intensas.

Cores, dureza e composição química

A pedra Citrino pode ser encontrada em cores em variações do amarelo claro, laranja claro, laranja escuro (champagne) e marrom dourado, como também no tom marrom avermelhado e transparente.

Sua composição química é formada por dióxido de silício (SIO2), sendo assim, é um mineral do grupo da sílica e da classe dos silicatos. É uma pedra de baixo custo, mas é rara, sua dureza corresponde a 7 na escala Mohs (responsável por quantificar a dureza dos minerais).

Benefícios

Os benefícios da pedra citrino são inúmeros, mas, de modo geral, pode-se destacar a motivação e a abundância financeira. É uma pedra capaz de promover ânimo e coragem, afastando pensamentos negativos, cansaço mental , medos e angústias. Ainda proporciona autoestima e equilíbrio emocional.

Além do mais, impulsiona a sair da estagnação e realizar mudanças, deixando para trás coisas supérfluas, como também oferece paz e proteção. É a pedra ideal para quem deseja concretizar objetivos e atrair abundância financeira, isso porque além da motivação ela também estimula foco e concentração.

Crenças

A pedra Citrino promove maior autoestima e auxilia o indivíduo a desligar-se de crenças limitantes. Nessa lógica, pensamentos negativos e inseguranças são dissipados com a utilização desse cristal.

Dessa forma, a pessoa tende a atrair abundância e prosperidade, já que adquire motivação e autoafirmação para buscar aquilo que deseja. Isso ocorre, pois o Citrino promove clareza de pensamentos, assim, é possível observar a realidade como ela é, bem como agir com sabedoria.

Além disso, promove controle emocional, favorecendo a vida pessoal e profissional, já que os vínculos tendem a tornar-se mais leves. Mas, de forma geral, essa pedra é uma ótima opção para atrair riqueza material.

Signos e chakras

O signo correspondente à pedra Citrino é Libra, mas também tem relação com Leão, Áries, Gêmeos e Virgem. Além disso, ela está associada ao chakra plexo solar, conhecido também como chakra umbilical. Dessa forma, para que a pedra fique próximo ao chakra é aconselhado utilizar pingentes mais compridos ou anéis.

O chakra plexo solar é o terceiro chakra e está localizado acima do umbigo, sendo ele responsável pela motivação e atitudes na vida. Além do mais, interfere em como uma pessoa se relaciona com outras pessoas e consigo mesmo. O alinhamento desse chakra pode proporcionar aceitação, paz e harmonia.

Elementos e planetas

Como a pedra citrino corresponde à Libra, ela está ligada ao elemento ar, promovendo inteligência, memória e concentração nos estudos. Esse elemento favorece a força de vontade e vontade de buscar por novas informações, como também auxilia na comunicação, mas o cristal também tem relação com os elementos fogo e terra.

O planeta relacionado à pedra Citrino é o sol, desse modo, oferece luz para diversas áreas da vida. Por isso, quando usada por uma pessoa ou em um ambiente, essa pedra atrai energia positiva, além de impulsionar a autoconfiança e diminuir bloqueios e desânimo.

Profissões

As pedras têm relação com profissões específicas, podendo auxiliar para que o trabalho seja executado da melhor forma possível. Como Citrino está ligado à comunicação, essa pedra favorece, principalmente, profissionais que lidam diretamente com o público.

Como, por exemplo, vendedores, comunicadores e terapeutas. Também é útil para aqueles que precisam transmitir mensagens, como em áreas do marketing, publicidade e jornalismo.

Efeitos da Citrino no corpo espiritual

Pedra citrino em cima de pano de crochê

O citrino atua potencializando a ligação do indivíduo consigo mesmo, dispersando pensamentos negativos que limitam a coragem e ação de buscar os melhores caminhos. Dessa forma, fornece prosperidade, riqueza, harmonia, equilíbrio, autoestima, entre outras virtudes. Confira a seguir esses e outros efeitos do Citrino.

Citrino na prosperidade

A Citrino atua oferecendo prosperidade, já que afasta energias negativas e atrai abundância financeira. Além disso, desperta o brilho interior que existe em cada ser, proporcionando motivação, autoconfiança, coragem e harmonia.

Nesse sentido, a pessoa se torna muito mais disposta e animada para fazer suas tarefas e concluir realizações. Isso ocorre, pois essa pedra consegue manter o equilíbrio emocional, fazendo com que seja possível lidar com situações difíceis sem perder o ânimo.

A pedra citrina ainda traz clareza e prudência para fazer escolhas certas, principalmente em situações novas e complexas. Sendo assim, é ideal para filtrar pensamentos e entender as próprias emoções, a fim de obter sucesso e prosperidade.

Citrino na riqueza

A riqueza pode ser atraída com o uso de cristais, sendo o Citrino uma ótima escolha para essa finalidade. Nesse sentido, essa pedra afasta energias negativas que impedem o indivíduo de ir além e conseguir alcançar seus objetivos.

Ainda faz com que a pessoa esteja em alerta para reconhecer seu brilho interior, como também às oportunidades que o universo oferece. Sendo assim, é uma ótima opção para colocar no ambiente de trabalho, com intuito de atrair boas energias e proteger contra perdas financeiras.

Citrino na harmonia e equilíbrio

A Citrino é a pedra do chakra plexo solar, sendo que um dos benefícios de alinhá-lo é a sensação de paz e tranquilidade, além de aceitação das próprias características. Nessa lógica, essa pedra influência promovendo harmonia e equilíbrio.

Além disso, a Citrino atua na motivação e coragem para buscar sonhos e conseguir concluir grandes objetivos. Como consequência disso, a pessoa tende a sentir-se realizada, tanto profissionalmente como financeiramente. Essa pedra também potencializa a autoconfiança e afasta energias que causam desequilíbrio.

Citrino na transmutação de energias

A pedra citrino oferece energia positiva em casos de desânimo e tristeza, dessa forma, é uma pedra capaz de transmutar energias negativas. Ainda auxilia para que a pessoa tenha motivação o suficiente para seguir o melhor caminho.

Nesse sentido, propicia clareza de pensamentos, para que seja possível olhar a vida com sinceridade e coerência, a fim de seguir a intuição e realizar o que deseja. Mas sem cair em ilusões. Além de tudo, fornece sabedoria para identificar perigos.

Citrino na autoestima

Ao utilizar a pedra Citrino, a autoestima e motivação tendem a aumentar, já que esse cristal afasta pensamentos destrutivos, alinhando as emoções e potencializando a autoconfiança. Essa pedra tem energia semelhante a do sol, por isso, fornece vitalidade e entusiasmo.

Além disso, ela aumenta a conexão com a espiritualidade e intuição, para que a pessoa consiga reconhecer seu próprio brilho. Com isso, algumas questões internas se tornam mais claras e o indivíduo consegue expressar suas potências sem medo de julgamentos.

Efeitos da Citrino no corpo físico

Pedra grande de citrino em sua forma natural

A pedra Citrino auxilia na cura energética, mas também diretamente no corpo físico, auxiliando na regulação do hormônio da tireoide, estimulando a circulação sanguínea, diminuindo incômodos do período menstrual, aumentando a resistência física, entre outros benefícios. Entenda melhor a seguir.

Citrino no sistema digestório

A pedra Citrino opera positivamente no sistema digestório, pois purifica e revitaliza, permitindo um melhor funcionamento e equilíbrio do corpo. Ainda regula o apetite e diminui a propensão de vícios, como bebida e cigarro.

Dessa forma, a pedra pode ser colocada na água usada para beber, com o intuito de limpar tanto o sistema digestório, como os rins. Outro fator, é que ela também age potencializando a saúde da visão e desintoxicando o fígado.

Citrino na circulação sanguínea

A circulação sanguínea pode ser melhorada com a utilização do Citrino, sendo assim, é ideal para quem tem alergias e problemas de irritações cutâneas. Além do mais, também auxilia mulheres que sofrem em período menstrual.

Nesse sentido, ajuda tanto para aliviar dores e cólicas, como também para regular o ciclo, proporcionando bem-estar. A pedra Citrino ainda oferece energia curativa para náuseas, fadiga e regula o funcionamento da tireoide.

Citrino na tireoide

A pedra Citrino regula o hormônio da tireoide, proporcionando equilíbrio. Além disso, também facilita na diminuição do seu crescimento, como também, ativa o timo e alivia a constipação.

Outra ação hormonal do Citrino é no alívio dos efeitos da menopausa, reduzindo o calor excessivo, por exemplo. Desse modo, ter a pedra por perto é uma boa dica, mas o tratamento convencional não deve ser substituído.

Citrino no metabolismo

A Citrino opera na regulação metabólica. Inclusive, pode ser útil para emagrecer, pois acelera o metabolismo. Nesse sentido, a pedra ajuda a retirar o excesso de líquido e queima calorias, por isso, algumas pessoas utilizam o cristal na água que bebem.

Além do mais, favorece o sistema endócrino e ajuda a combater a fadiga. A Citrino também promove maior resistência física, fortalece o sistema digestório e possibilita estímulo para a prática de atividades físicas.

Citrino na cura

O cristal Citrino proporciona cura para questões internas e externas, ou seja, favorece o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Isso ocorre devido suas propriedades que auxiliam na regulação do metabolismo, da tireoide, circulação sanguínea, entre outras ações diretas.

Também é muito útil para dispersar pensamentos negativos, fadiga e desânimo. Assim, a pessoa tende a entrar em um ciclo positivo e leve, com disposição e coragem para perseguir seus objetivos. Além disso, possibilita clareza de pensamentos, oferecendo autoestima e amor-próprio.

Como usar a Citrino?

Pedra citrino com outras duas pedras em uma cumbuca

A citrino pode ser utilizado diretamente em um local da casa, sendo que existem os ambientes ideais para ele ser colocado, como é o caso do escritório. Mas também pode ser usado como um pingente para atrair prosperidade ou em meditações para equilibrar as energias e, principalmente, o chakra plexo solar. Descubra mais a seguir.

Advertências ao uso do Citrino para pessoas explosivas

Pessoas explosivas devem escolher outro cristal que seja ideal para seu temperamento, isso porque o uso do Citrino recebe energia solar e aumenta a atividade, podendo agravar os casos de nervosismo e irritação.

Dessa forma, a pessoa pode tornar-se agressiva, sendo desagradável e grosseira com os outros. Além do mais, para aqueles que já têm tendência a fazer fofocas e calúnias, o Citrino também deve ser evitado.

Sendo assim, é fundamental ser sincero consigo mesmo a respeito da própria personalidade, para livrar-se de dores de cabeça. É importante lembrar que o Citrino não causa esse efeito para todos, pelo contrário, é um cristal muito benéfico para atrair equilíbrio.

Como usar o Citrino meditação

Para utilizar o Citrino na meditação, é ideal colocá-lo diretamente no chakra do plexo solar, por esse motivo, a prática deve ser feita deitada. O próximo passo é semelhante a uma meditação comum, a pessoa deve inspirar e expirar profundamente, mas de forma lenta.

Nessa meditação é importante mentalizar que o Citrino está aquecendo todo o corpo a partir do plexo solar, sendo que o calor deve iniciar lentamente, saindo do ponto onde se encontra o chakra e espalhar-se para os outros membros.

É fundamental estar consciente durante a prática, para imaginar o calor sendo disseminado a cada respiração. É aconselhado fazer esse tipo de meditação até duas vezes na semana, sendo que itens como florais podem ser adicionados para auxiliar na busca por paz de espírito.

Como usar o Citrino como pulseira ou pingente

Ter o Citrino sempre por perto, como em uma pulseira ou pingente, é uma ótima opção para transformar energias negativas, com o intuito de buscar leveza e prosperidade. Dessa forma, a pedra é capaz de aumentar o poder pessoal, assim, a pessoa tende a tornar-se mais autoconfiante e determinada.

É uma pedra que promove boas energias e prosperidade para realizações, por isso, carregá-la como pulseira ou um pingente favorece a saúde, o bem-estar e a abundância financeira. Lembre-se que, se for utilizá-lo como colar, é ideal que seja grande, para que fique próximo ao chakra plexo solar.

Como usar o Citrino no ambiente

O Citrino pode ser utilizado para energizar vários ambientes, sendo que em alguns, ele é mais recomendado. Nessa lógica, é interessante colocar uma pedra de Citrino na área externa da casa, pois favorece a autoconfiança dos moradores.

Outro ambiente favorável é o escritório ou local de trabalho, já que a pedra Citrino é capaz de promover motivação, determinação e coragem. Assim, a vida profissional tende a prosperar.

Como usar o Citrino no trabalho

O cristal citrino é ótimo para ser utilizado no ambiente de trabalho, tanto para quem trabalha em casa, como para quem trabalha fora. Você só precisa encontrar um lugar para deixá-lo, a fim de atrair boas energias e prosperidade.

Em casa, ele pode ser deixado no escritório ou próximo ao local em que são feitas as atividades profissionais. Vale lembrar que mantê-lo por perto por meio de um pingente ou pulseira também pode favorecer a abundância nas finanças e trabalho.

Manutenção da Citrino

Pedra citrino em fundo branco

A manutenção da pedra Citrino é mais simples que a de muitos outros cristais, isso porque, ela transforma as energias negativas, mas não absorve. Mas cuidado ao adquirir um Citrino, pois nem sempre o que é comercializado é o cristal natural. Entenda melhor abaixo.

Limpeza e energização do Citrino

O Citrino é o cristal da prosperidade que carrega energias provenientes do sol, sendo assim, sua quantidade de energia é sempre suficiente. Além disso, diferente de outros cristais, o Citrino não absorve energias negativas, mas, na verdade, transmuta, por isso, a limpeza energética tende a ser mais simples.

Nesse sentido, a pedra Citrino tem a capacidade de se autorrecarregar, dessa forma, lavar com água corrente é suficiente para manter as propriedades do citrino. Assim, as energias ruins são dissipadas e o cristal pode ser usado novamente. Além disso, outra opção mais potente é colocá-lo diretamente em contato com o sol por alguns minutos.

Onde encontrar o cristal Citrino?

O cristal Citrino é facilmente encontrado na internet ou em lojas especializadas de cristais e esoterismo. Entretanto, vale lembrar que, na maioria das vezes, a pedra comercializada não é o Citrino natural.

Nessa lógica, o que é vendido é o quartzo ou ametista aquecido, sendo que o Brasil é o maior produtor desses tipos de cristais. Portanto, o Citrino não é tão fácil de ser encontrado e deve ser adquirido em lojas confiáveis.

A pedra Citrino é ideal para o ambiente de trabalho?

Pedra citrino lapidada em forma de coração, sendo segurada por uma pinça

A pedra Citrino é ideal para o ambiente de trabalho, já que fornece energia e auxilia para conseguir abundância financeira. Essa pedra promove maior motivação, diminui a fadiga e potencializa o foco, sendo assim, utilizá-la pode trazer crescimento profissional.

Desse modo, é aconselhado deixá-la no ambiente de trabalho ou, até mesmo, carregá-la como pingente ou pulseira, para ter sua proteção e energia sempre por perto. Esse cristal é potente para estimular e encorajar a ir na direção que deseja, pois fornece clareza de pensamentos e autoestima.

Ainda possibilita boa saúde e equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Portanto, as vantagens de ter um Citrino são inúmeras, agora que você já sabe quais suas aplicações e benefícios, pense se é isso que está precisando e comece a usar esse poderoso cristal.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais bem-estar

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.