Borboleta preta: significado espiritual, tatuagem, em casa e mais!

Borboleta preta: significado espiritual, tatuagem, em casa e mais!

Qual o significado da borboleta preta? Tem a ver com morte? É um mau agouro? Ou será que ela é só um inseto incompreendido? Leia este artigo para saber mais!


Significado de borboleta preta

Borboleta preta pousada em uma flor.

Assim como muitos outros animais e itens de cor preta, a borboleta preta é frequentemente associada a coisas ruins. É comum a crença de que ver uma borboleta preta é um mau presságio. Vale ressaltar que não estamos falando de mariposas, que são bem diferentes das borboletas. Por exemplo, a maioria das borboletas tem hábitos diurnos, enquanto as mariposas têm hábitos noturnos.

Mas o que esses dois insetos têm em comum é o fato de terem sua existência permeada por estigmas e superstições que os vilanizam. Além de gerar angústia nas pessoas que os encontram, a predominância de certas crenças pode fazer com que esses animais inocentes sejam mortos à toa.

Sobre a borboleta preta

Borboleta preta pousada em um galho.

A borboleta é um inseto pertencente à ordem dos lepidópteros. Ela costuma ter hábitos diurnos e descansar com as asas em posição verticalizada ao pousar. A fase em que esse animal é de fato considerado uma borboleta (ou seja, tem asas após sair do casulo) é a última de sua vida, e sua alimentação nessa fase costuma ser à base de néctar.

Com um ciclo de vida intrigante e uma beleza que fascina, as borboletas são alvos de diversas superstições ao redor do mundo desde a antiguidade. A cor preta em si, por sua vez, é a cor mais envolta em misticismo, superstições e estigmas (muitas vezes negativos) na história da humanidade.

A borboleta preta então, sendo uma junção de um animal e uma cor que são rodeados de significados e superstições, carrega consigo uma ampla gama de crenças projetadas pela humanidade. Continue lendo para entender melhor os possíveis significados desse tipo de borboleta e por que ela é tão incompreendida.

Simbologia da borboleta preta

Com seu ciclo de vida peculiar, a borboleta é muito associada à metamorfose. Sua vida é marcada por quatro fases: ovo, larva, pupa e estágio adulto (quando de fato vira uma borboleta). Na fase da pupa, a lagarta fica em um casulo até concluir seu desenvolvimento e ganhar suas asas de borboleta.

Apesar de ser acompanhada por esse significado geral das borboletas, a borboleta preta tende a ser associada a outros significados, muitas vezes considerados ruins. Ela é historicamente associada à morte em diferentes culturas, principalmente naquelas ligadas à Europa. Especialmente em sociedades ocidentais, onde há um tabu maior em torno da morte, a borboleta preta tem um estigma negativo.

A borboleta preta na antiguidade

Na Grécia antiga, a borboleta, em geral, era considerada a personificação da alma humana no mundo físico. O termo usado para esse animal seria psique, que pode ser traduzido como “alma”. Segundo a mitologia grega, esse também era o nome da jovem que se casou com Eros, o deus do amor, e se tornou a deusa da alma.

Para o povo do Antigo Egito, a cor preta era associada à ressurreição e à vida eterna. Então, quando alguém morria, acreditavam que seu espírito saía do corpo na forma de uma borboleta preta. Essa concepção egípcia chegou até a Grécia e a Roma e, provavelmente, se espalhou também para outros povos. Em diversas culturas, existe a crença de que a borboleta preta é a alma de um morto.

Superstições com borboleta preta

A ideia difundida entre vários povos de que a borboleta preta seria a alma de um morto se assemelha um pouco à ideia de alguns povos da Europa sobre esse inseto. Segundo a superstição europeia, a aparição de uma borboleta preta em casa indica o falecimento recente ou iminente de um familiar.

Possivelmente como um reflexo da colonização europeia do Brasil, essa superstição chegou até nós. Para muitos brasileiros, a presença dessa borboleta também aponta para uma morte na família.

Em algumas tradições da Europa, como a tradição nórdica, também se diz que bruxas podem se transformar em borboletas pretas. Outra crença comum em países europeus é que as borboletas pretas seriam almas de crianças que morreram sem batismo.

Tatuagem de borboleta preta

Tatuagens de borboletas são muito populares pela elegância e leveza que transmitem. As tatuagens pretas em geral são as mais comuns, mas a escolha de ter na pele uma borboleta preta pode representar uma transformação importante na vida de quem a carrega a partir do fim de um ciclo e do começo de outro.

Existe também a crença mística de que a borboleta preta simboliza a proteção contra energias negativas geradas pela própria pessoa protegida – afinal às vezes somos nossos maiores inimigos. Carregar na pele a imagem de uma borboleta preta, então, é carregar consigo um amuleto para se proteger dessas energias.

Sonhar com borboleta preta

Sonhar com uma borboleta preta pode ser um aviso sobre energias negativas cercando você. Não um mau presságio – um aviso. Seria, então, uma oportunidade de repensar sua forma de se relacionar com o mundo e talvez, assim como a borboleta, permitir-se uma transformação.

Esse tipo de sonho também pode representar a vivência do fim de um ciclo, já que essa é uma das principais simbologias dessa borboleta.

Mas é importante lembrar que cada caso é um caso: reflita sobre seu sonho a partir do que você está vivenciando e a partir das experiências passadas que teve com borboletas pretas. Essas são pistas importantes para interpretar corretamente a mensagem onírica.

Borboleta preta dentro de casa

Se uma borboleta preta aparecer em sua casa, não se desespere! Isso não significa necessariamente a morte de alguém. Tenha em mente que o conceito de morte é muito mais amplo, especialmente quando se fala em questões espirituais e psíquicas. Então esse encontro seria apenas um indicativo de uma grande transformação, que pode ser iminente ou já estar acontecendo.

As borboletas, em geral, são consideradas mensageiras espirituais. Por seu significado mais denso e cheio de superstições assustadoras, a borboleta preta pode ser intimidante para quem a encontra em casa. Mas sua mensagem é tão válida quanto a de qualquer outro tipo de borboleta seria, ou até mais.

Mitos sobre o significado de borboletas pretas

Assim como a ideia de que gato preto dá azar, a ideia de que a borboleta preta traz a morte é um mito. Mesmo se ela for considerada um sinal de morte, isso não deve ser motivo para ter aversão a ela e muito menos machucá-la, pois ela estaria atuando apenas como uma mensageira, e não como uma causa.

Mas é importante lembrar que a morte não se refere apenas à morte física. Ela pode se referir ao fim de um ciclo, como o fim de um relacionamento ou de um emprego. Ao contrário do que muitas vezes acreditamos, essas coisas não necessariamente são ruins: o fim é uma oportunidade para um novo começo.

A borboleta preta, portanto, não seria um mau presságio, mas apenas uma anunciadora do fim de um ciclo e de um consequente recomeço.

Significado espiritual da borboleta preta pelo mundo

A metamorfose é o principal significado da borboleta. A diferença marcante entre o período em que esse inseto ainda é uma lagarta e o período em que se torna de fato uma borboleta é a metáfora perfeita para grandes transformações e evoluções pessoais e espirituais.

A simbologia da borboleta preta costuma ser envolta de um mistério maior. Ao longo da história da humanidade, as diferentes interpretações têm em comum a ideia de que esse inseto tem uma conexão com outras dimensões, e seu significado parece mais denso do que o de outras borboletas.

Para egípcios, gregos e outras culturas, as borboletas pretas seriam almas de pessoas. Uma interpretação aparentemente neutra, mas que ganha uma conotação negativa em alguns países. Para alguns povos, borboletas pretas seriam um mau presságio. Mas parece comum a diversas culturas a ideia de que, de uma forma ou outra, a borboleta preta simboliza finais de ciclos.

Medo da borboleta preta

Diante de tantos estigmas e de tanto mistério, é comum ter medo de borboletas na cor preta. Em uma sociedade que teme tanto a morte, um animal que possa ser minimamente associado a ela inevitavelmente causa apreensão e temor.

Esse medo muitas vezes é irracional e uma herança de coisas que internalizamos ao longo da infância e da adolescência. Pode ser também uma herança cultural. Mas é possível combater crenças errôneas internalizadas e dar a esse belo animal seu devido valor, com a consciência de que, assim como outros animais, ele faz parte de um perfeito sistema de comunicação do universo.

O que fazer após ver uma borboleta preta?

Ao ver uma borboleta preta, primeiramente entenda o que isso faz você sentir. Caso sinta apreensão, questione a origem disso. Ao que você associa a borboleta preta? Sente medo disso significar a morte de um ente querido? Ou tem medo de grandes mudanças em geral?

Ao constatar a origem do seu desconforto, confronte essa ideia com questionamentos e busque indícios de que seu medo ou sua aversão podem ser injustos. Jamais projete seus sentimentos negativos em um animal!

Lembre-se: a borboleta preta é um inseto inocente. E, mesmo que fosse um mau presságio, qualquer acontecimento ruim não seria culpa dela. Ela é apenas uma mensageira, e pode estar ali para te alertar ou anunciar algo importante – não necessariamente algo ruim. De qualquer forma, receba-a com gratidão e tente entender a mensagem.

O que significa encontrar uma borboleta em casa?

Borboleta preta pousada em uma flor.

Ao encontrar uma borboleta em casa, muita gente tende a ignorá-la, enxotá-la ou até mesmo matá-la. Mas não faça isso! Além de ser inofensiva, ela pode estar trazendo uma mensagem.

Se aparecer uma borboleta em sua casa, preste atenção nela. Em como se move, onde pousa e principalmente na cor de suas asas. As cores possuem significados especiais, que podem ser ainda mais especiais associados a um animal como a borboleta.

Simbologia

A borboleta possui muitas possibilidades de significados. Dentre os principais estão a transformação, a evolução, a liberdade e a beleza. Ela é o estágio final da vida do inseto que inicialmente é apenas uma lagarta. Ao se libertar do casulo, o animal abre suas novas e belas asas e levanta voo.

Apesar de ter uma vida curta, esse animal consegue, normalmente, atingir o estágio máximo de sua evolução. Refletir sobre as borboletas, portanto, pode nos trazer duas importantes lições: abraçar as mudanças como oportunidades de evolução e extrair o máximo possível da vida que temos e do momento presente.

Significado segundo o espiritismo

Em muitas culturas antigas, a borboleta representa a libertação da alma em relação à carne. O mesmo pode ser dito do pensamento espírita, para o qual ela é associada a uma liberação da alma para reencarnar em outro corpo. O significado da borboleta no espiritismo, portanto, é a reencarnação.

A reencarnação, na doutrina espírita, é vista como uma chance de recomeçar e fazer escolhas mais sábias para atingir um patamar de evolução espiritual mais alto. Então também é possível afirmar que a borboleta, no espiritismo, representa o recomeço – o que remete à ideia de metamorfose, tão frequentemente associada a esse animal.

Significado segundo o Feng Shui

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como objetivo harmonizar lares através de mudanças físicas, e um de seus objetivos é aproximar-nos da natureza. Segundo essa prática, a borboleta representa liberdade e leveza na busca pelo equilíbrio, e também tem ligação com o amor e com o instinto natural de cura.

Decorar um ambiente (como seu lar ou local de trabalho) com borboletas, então, é uma forma de trazer a ele mais positividade. Para o Feng Shui, a presença da figura da borboleta inspira mudanças positivas. Para aderir a essa ideia, você pode, por exemplo, colocar cortinas estampadas com borboletas ou algum objeto decorativo em forma de borboleta.

Significado no Japão

Por sua graciosidade, leveza e destreza, no Japão, as borboletas são vistas como representantes do universo feminino. Elas são frequentemente associadas às gueixas em particular, que eram treinadas em diversas formas de arte, como a dança e o canto, e cujo trabalho era o entretenimento de fregueses do sexo masculino.

Mas, assim como no resto do mundo, no Japão as borboletas também são vistas como representantes do ciclo da vida e associadas ao mundo espiritual. A cultura japonesa conta com uma vasta coleção de lendas sobre borboletas, que estão presentes em seu folclore desde tempos muito antigos.

Mensageiras espirituais

As borboletas trazem importantes lições sobre evolução pessoal e espiritualidade. Além das ideias de abraçar as mudanças que vêm e viver o presente ao máximo, podemos extrair do ciclo de vida desse animal a importância da introspecção e do autoconhecimento: é durante o tempo no casulo que as asas se desenvolvem.

E, certamente, se você parar para observar as borboletas, descobrir e refletir mais sobre elas, vai encontrar muitos outros significados e extrair muitas outras lições importantes. As borboletas, ao visitar sua casa, podem trazer mensagens pontuais, mas elas também são portadoras de lições muito maiores para sua vida.

O ciclo de vida da borboleta: a metáfora

Borboleta preta na mão de uma mulher.

Os lepidópteros, como são chamados os insetos que têm o estágio de borboleta ou mariposa como última fase da vida, possuem um ciclo de vida particularmente interessante. Do ovo ao voo e até mesmo por seu curto tempo de vida, as borboletas têm muito a nos ensinar.

As fases pelas quais esse animal passa durante sua existência podem ser usadas em metáforas que refletem a nossa realidade, e remetam a importantes questões da existência humana. Afinal, a natureza é sábia. Confira!

O ovo

A borboleta fêmea adulta, depois da fecundação, costuma pôr seus ovos em folhas de plantas. Ela prioriza folhas resistentes que não se quebrarão com o peso dos ovos, para garantir a proteção dos embriões. O embrião fica inativo dentro do ovo até que as condições externas estejam favoráveis para seu desenvolvimento e saída.

Essa fase pode nos ensinar muito sobre cautela. A borboleta que coloca os ovos é cautelosa na escolha de onde eles ficarão. Da mesma forma, devemos ser cautelosos com relação ao local que colocamos nossos ovos – ou seja, no que investimos nossa energia, nosso tempo e nosso dinheiro, dentre outras coisas.

Além disso, o fato de o embrião ficar inativo até que as condições estejam favoráveis nos mostra a importância de ter paciência e sabedoria para dar o primeiro passo em direção ao novo.

A lagarta

Durante a fase de larva ou lagarta, o animal tende a comer muito para crescer bem e armazenar energia, o que é importante para o período que passará dentro do casulo. Além disso, a lagarta é capaz de produzir fios de seda que se prendem a superfícies e podem protegê-la contra predadores.

As lagartas, então, podem nos ensinar sobre precaução e sobre trabalhar para que nossos objetivos sejam alcançados com êxito. Ela faz o possível para ter energia para seu desenvolvimento e se manter viva. Da mesma forma, precisamos trabalhar para satisfazer nossas necessidades e ter cautela em relação a quem se aproxima de nós, mantendo sempre o foco nos nossos objetivos – nas asas que queremos ter.

O casulo

O casulo (ou crisálida) é formado pela seda que a lagarta produz, uma vez que ela está pronta para entrar nesse período de intenso resguardo. Ela se isola do mundo exterior dentro do casulo pelo tempo necessário, e sofre modificações em sua transformação em borboleta.

Essa fase nos mostra a importância da introspecção e do autoconhecimento para a nossa evolução. É importante ter momentos para olhar para si e eliminar as interferências externas. Saber calar é tão importante - ou até mais importante - que saber falar. É no silêncio que ouvimos de forma mais clara nossos pensamentos e é na solitude que nos deparamos com nossa essência.

O primeiro voo

O primeiro voo é um momento de glória na vida do lepidóptero. Depois de tantas lutas e de um longo resguardo, a então borboleta pode finalmente sair do casulo e abrir suas novas asas. Ela pode finalmente voar e conhecer o mundo de forma que não poderia antes.

Esse momento retrata as recompensas que sempre vão suceder as batalhas que enfrentamos em nossas vidas, bem como a importância da liberdade e da evolução pessoal. Uma vez que nos permitimos evoluir e conquistamos a liberdade, podemos explorar ângulos que jamais seríamos capazes de explorar antes, e ver o mundo a partir de um ponto de vista inédito.

O retorno à terra

Durante a fase adulta, a borboleta tem como principal objetivo a reprodução – ou seja, dar origem a novas vidas, a novas futuras borboletas. O ciclo, portanto, não se encerra quando ela morre, pois ela deixa descendentes que começarão literalmente de baixo (vivendo como lagartas) e também tentarão avançar em direção ao estágio de borboleta.

Isso nos mostra que não existem finais que não sejam mais do que meros finais. A última fase da vida desse inseto dá origem à primeira fase da vida de novos insetos. Finais são seguidos sempre de novos começos e o mesmo se aplica às nossas vidas.

Borboleta preta significa mau presságio?

Borboleta preta pousada em uma folha.

Na biologia, a forma adulta do lepidóptero que emerge do casulo é chamada de imago. A imago é, então, o estágio que o inseto alcança através da metamorfose que sofre dentro do casulo. Mas, curiosamente, a palavra “imago”, em latim, significa “imagem”. Isso é um indício de que a borboleta pode ser um reflexo de nossas vidas – uma imagem refletida num espelho.

A borboleta preta, em particular, tem uma cor que remete ao luto. O luto é um estado emocional associado à morte física de um ente querido, mas também existe em outras situações, a exemplo do rompimento de um vínculo afetivo. Mas a vida das borboletas é um ciclo marcado por importantes metamorfoses. Isso é um lembrete de que finais são, além de finais, oportunidades de novos começos.

Logo, a borboleta preta não é necessariamente um mau presságio. Ela é um indicativo de um fim e de um consequente recomeço. A mensagem que tem para nós é de extrema importância, e, embora o novo pareça assustador, ele é crucial para a continuidade da vida.

Autor deste artigo

Psicóloga recém-nascida e redatora do Sonho Astral. Católica e noiva.
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas. Por um triz não sou uma bruxa" (Martha Medeiros).

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.