Deusa Freya: origem, história, características, símbolos e mais!

Deusa Freya: origem, história, características, símbolos e mais!

Conheça a Deusa nórdica Freya, a mais bela, poderosa e temida entre todas. Rainha das Valquírias, ela comanda tanto a guerra, quanto as almas, a magia e o amor.


Conheça mais sobre o Deusa Freya!

Ilustração colorida da Deusa Freya e seus gatos selvagens.

Alguns Deuses e Deusas são bem conhecidos do público, entre eles, os nórdicos, como Odin, Thor, ou ainda Freya - Deusa guerreira, ela é associada à sabedoria e feminilidade. Líder das Valquírias, é responsável por encaminhar a metade dos guerreiros mortos em batalha para Sessrumnir, um salão criado por Odin especialmente para eles, enquanto que a outra parte ia para Valhala.

Apesar de suas características marcantes de força e independência, Freya está envolta em uma profunda aura de mistério e leveza. Entenda melhor essa Deusa nórdica, sua importância, seus símbolos e muito mais.

Conhecendo a Deusa Freya

Ilustração preta e branca da Deus Freya e seus gatos selvagens.

Pertencente ao reino de Asgard, a Deusa Freya pertence ao clã dos Vanir, aqueles que lidam com a fertilidade, prosperidade, artes e com a guerra. Profundamente apaixonada por seu parceiro Odur – que carrega a carruagem do dia pelo céu, ela é extremamente solitária.

Conta a lenda que Freya chora lágrimas de âmbar e ouro, pois nunca consegue se encontrar com Odur, levando assim prosperidade para todos na Terra. Da mesma forma, ela é uma implacável guerreira, sem pena do seu adversário. Conheça mais sobre essa Deusa complexa e intensa.

Origem

A Deusa Freya é filha de Njord, o Deus do mar e de Skadi, a gigante Deusa das montanhas e do gelo. Seu irmão, Frey, a complementa e ela é conhecida como a Deusa do amor, sexualidade, fertilidade e luxúria, tanto quanto é a Deusa da guerra e da morte.

Originalmente, ela não morava em Asgard, mas passou a ter esse direito depois de uma batalha, ligando-se profundamente aos Deuses da guerra. Ela é também considerada a Deusa da magia, das artes divinatórias e da sabedoria.

Características visuais

Linda e intensa, a Deusa Freya tem o corpo repleto de curvas, evidenciando sua sensualidade; não é muito alta – mas ainda assim extremamente forte e determinada. Com cabelos e olhos claros, seu rosto é repleto de sardas e dos seus olhos, as lágrimas se transformam em ouro e âmbar.

Repleta de admiradores, ela está sempre adornada com muitas joias e tecidos finos, utilizando sua beleza e força para conquistar o que deseja. Poemas e música são suas distrações, podendo passar horas a fio perdida entre suas melodias favoritas.

História

Njord e Skadi, pai e mãe da Deusa Freya, não ficaram juntos por muito tempo, pois ele não conseguia viver nas montanhas e ela não conseguia viver no mar. Dessa forma, Freya cresceu sob a orientação de sua mãe, tornando-se uma grande guerreira.

Por outro lado, em sua essência, ela carregava a prosperidade e fertilidade herdada de Njord, tornando-se, assim, a Deusa do amor sensual, no sentido da paixão e da reprodução. Casada com Odur, teve dois filhos: Hnoss e Gersimi, e passou boa parte do seu tempo em viagens cruzando os céus em sua carruagem à procura do seu amado que desaparecera.

O que a Deusa Freya representa?

Arquetipicamente, a Deusa Freya representa o feminino livre, natural, que é próspero e sensual. Ela é também a feiticeira, o oráculo, ligada às artes divinatórias e, por conseguinte, à intuição. Por outro lado, ela é força pura, guerreira e sabe escolher os melhores para estarem ao seu lado.

Líder e destemida, ela é puro amor, sendo representada por uma deusa tríplice – a virgem, a mãe e a anciã. São as três faces do feminino: A jovem inocente e repleta de esperança, a mãe próspera e a sábia, que ajuda a orientar os seus pelos caminhos da vida.

Importância da Deusa Freya

Ilustração de vários deuses da mitologia nórdica com seus nomes.

Para os nórdicos, Freya é uma das principais Deusas, sendo a ela feitas as honras nas passagens entre a vida e a morte. É à Deusa Freya também que se pede por fertilidade e abundância. Porém, ela vai muito além, sendo a Deusa das artes divinatórias, muitas vezes confundida com a esposa de Odin. Entenda melhor.

Deusa Freya e as Runas

As runas nórdicas estão relacionadas à Deusa Freya, que descobriu e orientou Odin sobre como fazê-las. Esse oráculo é muito utilizado ainda nos dias de hoje para ajudar na conquista do autoconhecimento e na busca de respostas para o agora e para o futuro.

Segundo a lenda, elas foram criadas por Odin ao retirar a árvore da vida do solo e cortar sua pele, onde cada gota de sangue que pingou no chão se transformou em uma runa. Foi então que Ele deu um de seus olhos em troca de uma gota da fonte da sabedoria, passando assim a compartilhar o controle das runas com Freya e suas sacerdotisas.

Deusa Freya na Mitologia Nórdica

A Deusa Freya é uma das mais importantes na Mitologia Nórdica, tendo menções e homenagens diversas. Isso porque não há livros sagrados ou dogmas nessa fé, ainda menos pregadores ou igrejas. Isso não quer dizer que, mesmo que de forma falada, de geração em geração, os Deuses não recebam o devido reconhecimento.

Aliás, nos primórdios dessa fé, sacrifícios eram absolutamente normais, a fim de agradar os Deuses. Apaixonada por joias, flores e poemas, a Deusa nórdica do amor e da guerra prefere ofertas mais tênues, segundo as crenças nórdicas. Ela ajuda a todos, sem distinção, desde que vá de acordo com o que ela acredita.

Freya e Frigg

Muitas vezes a Deusa Freya, líder das Valquírias, é confundida com Frigg, esposa de Odin. Isso porque ambas são Deusas do amor, mas em sintonias diferentes. Freya é voltada par um amor mais sensual, paixão, magia e fertilidade. Já Frigg é o amor da família, o cuidado com o casamento e a prole.

Frigg obviamente está sempre ao lado de Odin, porém também Freya ocupa um lugar de destaque junto ao Deus, pois ajuda a encaminhar as almas dos guerreiros para perto de Odin, escolhendo os melhores para si. Além disso, eles compartilham os segredos das runas e mantém boas relações.

Deusa Freya em outras religiões

Assim como acontece em outras religiões, há um forte sincretismo da Deusa Freya com outras deidades, de outros panteões. A mais comum é a sua relação com a Deusa grega Afrodite, que também é uma bela mulher, Deusa do amor e da fertilidade.

Já no panteão egípcio, ela pode ser sincretizada com a Deusa Qetesh, formada pela tríade de Deusas Qudshu-Astarte-Anat. De origem semítica, ela é a Deusa da fertilidade e do prazer, sendo a única a ser retratada de frente em suas pinturas, contrariando a norma egípcia.

Símbolos da Deusa Freya

Estátua da Deusa Freya, céu ao fundo.

Como toda divindade, de qualquer panteão, a Deusa Freya tem seus ícones, que estão relacionados ao seu arquétipo. Entre eles, estão: o colar de Brisingamen, seu carro de guerra, gatos e linces, o javali Hildisvín e o manto de penas. Conheça cada um desses símbolos de Freya.

Colar de Brisingamen

O colar de Brisingamen é um dos símbolos de Freya e tem o poder de dar fim aos sentimentos e lembranças dolorosas. Além de aliviar a dor, ele também pode controlar o dia e a noite, contendo brilho semelhante ao do sol, o que lembra também o desaparecido marido de Freya.

Ele é feito de ouro e foi produzido por quatro anões ferreiros com o poder da magia e manipulação dos metais. Para conseguir a joia, Freya passou a noite com cada um dos anões. Posteriormente, o colar foi roubado por Loki, sendo recuperado em seguida por Heimdall e entregue à Deusa.

Carro de guerra e seus gatos selvagens

Rainha das Valquírias, a Deusa Freya era uma guerreira que amava os campos de batalha, tanto quanto suas joias. Destemida, ela sempre tomava a frente do comando, avançando com as Valquírias em direção aos pobres soldados que encarassem sua fúria.

Para isso, muitas vezes ela utilizava uma carruagem de guerra extremamente ágil e veloz, que era puxada por dois linces (ou outros felinos, a depender da forma como a lenda é contada). Por isso, um dos seus símbolos mais conhecidos é o gato, tendo profundo laço com essa criatura carregada de misticismo.

Javali Hildisvín

Da mesma forma que a Deusa Freya utiliza sua carruagem de guerra puxada por linces para chegar primeiro ao campo de batalha, ela conta com outro transporte quando está em solo, frente a frente com os inimigos: Freya é retratada montada em um feroz javali, que não só se locomove, mas também ataca.

O javali é também um símbolo do seu irmão Freyr e está ligado às festas da chegada da primavera, representando prosperidade, renovação e fertilidade. Por isso, costumava-se sacrificar o animal no início do ano e ofertar aos deuses, levando ao costume de comer carne de porco na ceia de ano novo.

Manto de penas

Um dos símbolos mais conhecidos da Deusa Freya é o seu manto de penas de falcão, que dá a quem o veste o poder de se transformar nessa ave. Freya o utiliza nos campos de batalha, para ter uma visão mais ampla da estratégia a seguir.

Além disso, o manto de penas de Freya também tem a função de fazer seu usuário viajar entre os nove mundos de forma simples e rápida. Ele é tão eficaz que o próprio Thor o pediu emprestado uma vez para poder reaver seu Mjölnir que havia sido roubado enquanto ele dormia.

Outras informações sobre a Deusa do Amor

Cartas de tarot mostrando a Deus Freya ao lado de Vênus.

Há muitas lendas e informações sobre a poderosa Deusa Freya, sendo adorada até os dias de hoje por religiões pagãs e neopagãs. Entenda um pouco mais a fundo como era o lar, a família, hábitos e curiosidades da Deusa Freya. Aprenda também sua oração e como invocar sua energia para os seus dias.

Lar da Deusa Freya

Na Mitologia nórdica, havia dois povos principais: os Aesir, liderados por Odin, grandes guerreiros e Deuses da guerra; e os Vanir, liderados pelo pai de Freya, Njord, conhecedores profundos da magia e das artes divinatórias. Vivendo próximos ao mar e relacionados à pesca, os Vanir tinham as praias e regiões costeiras como seu lar.

Após a guerra entre os Aesir e Vanir, com perdas de ambos os lados, Odin e Njord decidiram se aliar e, como prova de amizade, Njord se mudou para viver com os Aesir e outra família importante Aesir foi morar com os Vanir. Dessa forma, Asgard passou a ser o lar da Deusa Freya, que ainda mantinha seu salão de guerreiros mortos em batalha na sua terra natal.

Família da Deusa Freya

Há controvérsias sobre quem é a mãe de Freya, se é a Deusa gigante das montanhas, Skadi, ou se era a irmã de Njord, Nerthus. Entre os Vanir, práticas incestuosas eram consideradas normais, apesar de absurdas para os Aesir. As interpretações cristãs podem ter levado a essa associação entre Skadi e Njord.

Independente da figura materna, uma coisa era certa: A Deusa Freya tinha um irmão que a complementava, chamado Freyr. Ele é o Deus da fertilidade e, associado à Freya, leva prosperidade e abundância ao povo nórdico. E, ao contrário da irmã, Freyr não é adepto à guerra, preferindo música e poemas.

Hábitos da Deusa do Amor

A Deusa Freya é puro movimento. Um dos seus hábitos, quando não está em alguma batalha ou acolhendo as almas dos mortos, é o de viajar. Ela costuma subir na sua carruagem puxada por felinos e visitar todos os recantos da Terra, não só para conhecer, mas também para tentar encontrar o seu amor, Odur.

Curiosidades sobre a Deusa do Amor

A palavra Freya é a base para a palavra fru, que significa senhora que domina seus bens – sendo, posteriormente, chamada somente de senhora. Hoje, no islandês, fru significa mulher, com derivações semelhantes em alemão. Outra curiosidade interessante sobre Freya é que ela está ligada à terra, enquanto seu marido é a representação do sol. Juntos, eles trazem fertilidade e abundância.

Oração à Deusa Freya

Seja para pedir por mais coragem, amor-próprio ou até mesmo fertilidade e prosperidade, você pode fazer uma oração em homenagem à Deusa Freya. Para isso, acenda uma vela azul, vermelha, branca ou verde e faça a seguinte oração:

"Salve poderosa Freya, peço proteção
Sob suas asas de falcão e sob o escudo da donzela de guerra
Ajude-me a fazer as pazes entre meus inimigos
E me dê coragem para lutar novamente

Deixe-me ser protegido também
E fechado contra transgressões,
Ajude-me a pagar de forma justa
E aceitar com justiça o que me é devido.

Salve Deusa do amor,
Carregada de âmbar, Senhora de Brisingamen.
Acenda dentro de mim a centelha criativa.
Me ajude a trazer beleza
Em minhas próprias ações e tudo o que eu faço.
Assim é."

Invocação à Deusa Freya

A invocação à Deusa Freya normalmente é relacionada a pedidos de amor-próprio, amor romântico ou sensual, fertilidade e parto, magia, criatividade e proteção. O ideal é fazer a invocação em uma sexta-feira (seu dia sagrado), no 13º dia do mês, que é seu número da sorte ou no dia 19 de abril.

Para isso, escolha velas nas cores azul, vermelha, branca ou verde, incensos, ervas frescas/secas ou óleos essenciais de Jacinto, margarida, morango, prímula, rosa e tanchagem, e como cristais, opte por Coral, Cristal de Quartzo, Granada, Pedra da Lua verdadeira ou Selenita.

Seu elemento é a terra, e você pode usar como símbolos penas (o ideal é de falcão, mas pode ser outra), colar de âmbar, runas nórdicas, lança e escudo. Escolha o símbolo de acordo com a intenção da sua invocação. As noites de lua cheia são as mais propícias para esse processo.

Então, é só firmar sua intenção e preparar o altar para a Deusa Freya com muitas flores, principalmente do campo e margaridas, velas, aromas e joias. Faça sua prece pessoal depois de acender as velas e invoque a Deusa para o fim desejado.

O ideal é usar suas próprias palavras – ação muito mais poderosa do que ler alguma coisa feita por outra pessoa. Depois, jogue os restos da homenagem no mar ou enterre em um vaso ou jardim.

A Deusa Freya representa o amor e a fertilidade!

Ilustração em preto e branco da deusa Freya.

Tanto a Deusa Freya quanto a Deusa Frigga estão relacionadas ao amor, porém Freya trata do amor romântico e sensual, enquanto Frigga é o familiar. Ligada à sexualidade, beleza e prazer, Freya também tem relação com a prosperidade e fertilidade, sendo requisitada para esses fins.

Dessa forma, mais do que uma guerreira, líder das Valquírias e dona de um poder inigualável em magia, ela é feminina, apaixonada pela vida e nutria em si um amor infinito pela humanidade. Não é à toa que a Deusa Freya é uma das mais queridas do panteão nórdico.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.